Segunda-feira, 17 de Agosto, 2009


050005037039

Por vezes o óbvio continua a maravilhar.

Mafalda vai ter estátua em Buenos Aires

mafalda141

Mais 22,4% de desempregados inscritos nos centros de emprego no 1º semestre

Sócrates satisfeito por Portugal ter sido um dos primeiros países a “sair da recessão técnica”

Confesso que não estava à espera de tão despudorada tentativa de OPA sobre os professores em pleno período pré-eleitoral.

Não sabemos bem os prazos, estamos mesmo a meio das férias – desta vez não há que nos refugiarmos no eufemismo da interrupção das actividades lectivas – e o objectivo é tão só seduzir os professores através de uma candidatura que na prática é meramente virtual, pois nem sequer todos os que possam ser aprovados na dita prova poderão depois aceder a titulares por via das quotas.

Sent: Monday, August 17, 2009 2.32 PM
Subject: Assunto: Prova pública de acesso à categoria de professor titular

Exmo. (a) Sr. (a)
Director (a)

Na sequência do Decreto-Lei n.º 104/2008, de 24 de Junho, informamos que a partir de hoje se encontrará disponível o formulário electrónico para candidatura e upload do trabalho, da prova pública de acesso à categoria
de professor titular.

Solicita-se assim que informe todos os docentes do Agrupamento ou Escola não agrupada que reúnem os requisitos exigidos para tal.

Informa-se ainda que após a entrada dos requerimentos electrónicos, os dados dos candidatos ficarão disponíveis para validação das respectivas escolas.

As várias etapas deste processo, bem como a operacionalização do mesmo, constam da Nota Informativa, a disponíbilizar na página electrónica da DGRHE.

Com os melhores cumprimentos,

A DGRHE

No entanto eu acho que esta será uma óptima oportunidade para um dos tais combates simbólicos contra este ME. Acho mesmo que – e até já poderíamos ter aproveitado o Lurditas d’Oiro, mas aí é mais complicado por causa das burocracias inerentes – é uma oportunidade dourada para marcarmos a nossa posição.

Acho que todos os docentes em situação de concorrer o devem fazer e transformar a sua prova pública num manifesto individual – sempre com fundamentação se possível irrepreensível e adjectivação moderada – contra este modelo de carreira e de avaliação.

Quem me conhece de perto sabe que é isso que de há muito penso fazer, pelo menos desde que soube que haverá este mecanismo de prova pública.

Acho que este é uma ocasião que se não pode perder para quem tem a coragem de assumir uma posição de recusa das políticas deste ME para a classe docent o fazer em nome individual, na sua escola, perante os seus pares e publicamente.

Sem medos.

Sem escusas pífias.

Sem refúgios atrás de ninguém.

Com orgulho e de cara aberta.

Afinal nada temos a perder, a não ser a nossa coerência e respeito por nós, caso o não façamos.

Uns milhares de provas públicas em que os candidatos aproveitassem para fazer valer a sua voz.

E na eventualidade de uma reprovação, levar até às últimas consequências os seus protestos para saberem se isso se ficou a dever a falta de mérito ou delito de opinião.

Porque eu quero mesmo ver os tais júris formados por vezes por titulares de encomenda a chumbar colegas com maior competência e capacidade que els próprios, que nenhuma prova fizeram para tal função.

Eu acho que isto pode acabar por ser giro, muito giro, em forma de ricochete.

083

Olhem que não, olhem que não…