Tenho actividade como trabalhador independente há muitos anos, com ligeiras interrupções, em grande parte como resultado da remuneração de publicações e trabalhos de investigação.

Que eu tivesse conhecimento, em Dezembro de 2011, recebi uma carta que me mandava fazer pagamentos mensais de 186, 13€ na sequência de ter auferido cerca de 2000 @ de rendimentos que declarei, de forma englobada, com os meus salários.

Comuniquei por carta à S.S. que sendo eu funcionário do Estado e já pagando a minha contribuição mensal  para a C.G.A. estaria isento de um pagamento que, a ser feito, significaria uma duplicação da colecta.

Não recebi qualquer resposta.

Por essa altura divulguei mais alguns casos caricatos (este, este e este, por exemplo).

Em Dezembro de 2012, insistiram, embora pedindo valor mais modesto. Confesso que, dessa vez, após confirmar na escola que esse pagamento seria equivalente a ser colectado duplamente, não mandei carta nenhuma.

Assumi que se cruzam os dados com o fisco para detectar a actividade independente e quanto recebi, também cruzariam para ver quanto paguei para a C.G.A.. todos os meses (mais de 200 euros).

Burro eu.

Agora recebo uma carta que indica uma dívida remontando a Maio de 2010.

Phosga-se, pá, Vespa Soares… vai-te tratar e mais à forma como queres sacar dinheiro a todo o custo à malta.

Ainda há um ano e tal tive de entregar uma declaração a certificar que não tinha dívidas a pagar ao Estado para que me fosse feito um pagamento e agora dizem-me que devo dinheiro desde 2010?

Andam a gozar com o mexilhão, é?

E dizem-se vocês protectores dos contribuintes?

Só cruzam os dados para o que vos interessa?

ZePovinhoOraToma