Confesso que não estava à espera de tão despudorada tentativa de OPA sobre os professores em pleno período pré-eleitoral.
Não sabemos bem os prazos, estamos mesmo a meio das férias – desta vez não há que nos refugiarmos no eufemismo da interrupção das actividades lectivas – e o objectivo é tão só seduzir os professores através de uma candidatura que na prática é meramente virtual, pois nem sequer todos os que possam ser aprovados na dita prova poderão depois aceder a titulares por via das quotas.
Sent: Monday, August 17, 2009 2.32 PM
Subject: Assunto: Prova pública de acesso à categoria de professor titularExmo. (a) Sr. (a)
Director (a)Na sequência do Decreto-Lei n.º 104/2008, de 24 de Junho, informamos que a partir de hoje se encontrará disponível o formulário electrónico para candidatura e upload do trabalho, da prova pública de acesso à categoria
de professor titular.Solicita-se assim que informe todos os docentes do Agrupamento ou Escola não agrupada que reúnem os requisitos exigidos para tal.
Informa-se ainda que após a entrada dos requerimentos electrónicos, os dados dos candidatos ficarão disponíveis para validação das respectivas escolas.
As várias etapas deste processo, bem como a operacionalização do mesmo, constam da Nota Informativa, a disponíbilizar na página electrónica da DGRHE.
Com os melhores cumprimentos,
A DGRHE
No entanto eu acho que esta será uma óptima oportunidade para um dos tais combates simbólicos contra este ME. Acho mesmo que – e até já poderíamos ter aproveitado o Lurditas d’Oiro, mas aí é mais complicado por causa das burocracias inerentes – é uma oportunidade dourada para marcarmos a nossa posição.
Acho que todos os docentes em situação de concorrer o devem fazer e transformar a sua prova pública num manifesto individual – sempre com fundamentação se possível irrepreensível e adjectivação moderada – contra este modelo de carreira e de avaliação.
Quem me conhece de perto sabe que é isso que de há muito penso fazer, pelo menos desde que soube que haverá este mecanismo de prova pública.
Acho que este é uma ocasião que se não pode perder para quem tem a coragem de assumir uma posição de recusa das políticas deste ME para a classe docent o fazer em nome individual, na sua escola, perante os seus pares e publicamente.
Sem medos.
Sem escusas pífias.
Sem refúgios atrás de ninguém.
Com orgulho e de cara aberta.
Afinal nada temos a perder, a não ser a nossa coerência e respeito por nós, caso o não façamos.
Uns milhares de provas públicas em que os candidatos aproveitassem para fazer valer a sua voz.
E na eventualidade de uma reprovação, levar até às últimas consequências os seus protestos para saberem se isso se ficou a dever a falta de mérito ou delito de opinião.
Porque eu quero mesmo ver os tais júris formados por vezes por titulares de encomenda a chumbar colegas com maior competência e capacidade que els próprios, que nenhuma prova fizeram para tal função.
Eu acho que isto pode acabar por ser giro, muito giro, em forma de ricochete.
Agosto 17, 2009 at 6:22 pm
Pulhas, até ao fim!
Testemunhos – Raul Iturra
http://www.educar.wordpress.com/2008/04/10/testemunhos-raul-iturra/#comments
Agosto 17, 2009 at 6:27 pm
Excelente ideia, Paulo!
Vamos a isso, quem reúna condições para o fazer.
Só que essa prova deve realizar-se já depois do 27 setembro, o que é pena….
Agosto 17, 2009 at 6:30 pm
Declaração de voto
Por estrita disciplina partidária, imposta pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, voto contra as propostas de alteração apresentadas pelo PCP e pelo PSD, inseridas na apreciação parlamentar n.º 39/X, referentes ao Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, que altera o Estatuto dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
(…)
o novo Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, inviabiliza, em muitos aspectos, a consecução dos objectivos atrás referidos.
Assim:
1. O novo diploma, produzindo alterações profundas na carreira docente – revogando a essência da legislação anterior, muita dela de autoria de governos do Partido Socialista – introduz, de forma artificial, um conceito de verticalização da carreira.
2. A divisão dos professores em duas categorias terá repercussões negativas na organização interna dos estabelecimentos de ensino. A determinação do número de vagas para professor titular e o consequente concurso para a respectiva categoria não reconhece a dimensão mais relevante na actividade docente: a sala de aulas.
3. O desempenho de cargos formais na escola – decorrentes do próprio exercício da profissão – é, no novo estatuto, claramente sobrevalorizado, em detrimento do trabalho docente, tanto na sala de aula, como em todas as actividades pedagógicas e culturais extra-lectivas que se desenvolvem fora das competências inerentes aos referidos cargos. Esta flagrante desvalorização das actividades lectivas, pedagógicas e culturais, essenciais à actividade de qualquer professor, perante a sobrevalorização do exercício dos cargos formalmente prè-estabelecidos, para além de estimular o “garrote” burocrático, que tanto tem vindo a asfixiar a qualidade do ensino em Portugal, lesa ainda a coerência do discurso da valorização do mérito, abalando a sua credibilidade de modo inexorável. Tal contradição é ainda agravada pelo funil da quota, artifício administrativo, em consequência do qual, 2/3 dos professores portugueses estarão injustamente impedidos, ainda que o mérito o justifique, de chegar aos escalões de maior relevo estatutário e remuneratório nas suas carreiras. Será este o prémio com que se pretende motivar os professores, valorizá-los, dignificá-los, como se pode ler no preâmbulo do Decreto-lei 15/2007?! Ou, pelo contrário, será mais um forte contributo para a sua indignação?
4. A verticalização da carreira, constituirá mais um obstáculo à salubridade pedagógica das escolas e à eficiência do processo ensino/aprendizagem. É mais uma diferenciação burocrática, que ostensivamente ignora as qualidades que realmente contam na relação pedagógica e cultural do professor com o aluno e com toda a comunidade escolar e educativa. Não é certamente por se desempenharem mais cargos durante mais tempo que se é melhor professor. Esta diferenciação artificial de estatutos e competências irá trazer mais conflitualidade e piorar o ambiente escolar. A introdução forçada do sistema de quotas representa uma profunda injustiça sobre a actividade docente. Estas duas novidades vão contribuir para a desvalorização social e material dos professores. Este não é, em meu entender, o caminho para a avaliação do mérito profissional, a dignificação da classe e mais do que isso, a defesa e qualificação da escola pública. Há uma contradição insanável entre um discurso favorável ao reconhecimento do mérito e da excelência, por um lado, e, por outro, a imposição de quotas para a atribuição de menções de bom e de excelente.
(…)
Palácio de São Bento, 20 de Março de 2007
O Deputado do Partido Socialista
João Cândido da Rocha Bernardo
Agosto 17, 2009 at 6:34 pm
Excelente!
Agosto 17, 2009 at 6:35 pm
# 2
E após 27 de Setembro a “coisa” tem, a 100% garantidas, mudanças totais atendendo ás posturas de todos os partidos políticos durante esta legislatura. Como não existe hipótese de maioria absoluta para qualquer um dos partidos políticos, inevitavelmente …
Agosto 17, 2009 at 6:44 pm
# quem se acredita em 100% de garantias dadas seja por quem for?
Neste momento, limito-me, para já, a dizer que não alinho na fantochada. Pim!
Agosto 17, 2009 at 7:16 pm
Ó Paulo, desculpe lá mas não concordo nada com a sua sugestão. Acho mesmo que TODOS os candidatos a titulares se deviam recusar a fazer a dita prova, isto para serem coerentes com a abolição da divisão da carreira.
Na minha Escola, após o Simplex 2, também houve gente que, para “entupir” o processo de avaliação sugeriu que toda a gente se devia propor a Excelente e Muito Bom. E sabe porquê? Porque muitas dessas pessoas eram avaliadoras e só queriam mesmo “tramar” quem elas não gostavam.
Agosto 17, 2009 at 7:41 pm
Isso de todos os Titulares recusarem a fazer a prova é uma utopia, pois sei de alguns que esperam fervorosamente tal oportunidade. Há também muitos contra e farão o que acharem justo para lutar contra este injusta divisão da classe.
Este ME age como se as eleições estivessem no papo. Esta oportunidade é mais uma forma de campanha eleitoral.
Agosto 17, 2009 at 7:46 pm
Agosto 17, 2009 at 7:53 pm
“Acho que todos os docentes em situaçãode concorrer o devem fazer e transformar a sua prova pública num manifesto individual”
É uma boa oportunidade, SE A MAIORIA DOS PROFESSORES NESSA SITUAÇÃO ALINHAREM PELO MESMO DIAPASÃO, de tornar a “coisa” ridícula.
Mas Paulo não estou a ver isso assim tão simples, porque os chico-espertos aproveitam estas alturas para furarem o sistema.
E um deles, há cerca de meia hora, já me perguntou por um trabalho que eu realizei em conjunto com uma professora do ensino superior cujo tema é:
“A Ansiedade como um dos factores de problemas de aprendizagem na Matemática”
Tendo tomado conhecimento do aviso da DGRHE o “cromo” teve a distinta lata de perguntar-me se podia utilizar esse trabalho, que não é só meu, para apresentá-lo na tal prova pública.
Se isto é assim,já estou a imaginar muitos mais destes cromos a telefonarem para os tais peritos que elaboram mestrados/dissertações a troco de 1500 euros e no fim apresentarem trabalhos(fraudes) como se fossem feitos pelos próprios.
Mas o lado mais caricato é que estou a ver os honestos e os competentíssimos professores que não alinham em fraudes a ficarem para trás.
Eu sou a favor de uma resistência bem pensada mas que não dê qualquer margem de manobra aos oportunistas de fazerem as suas aldrabices.
Deveríamos pedir para consulta a maior parte dos trabalhos e submetê-los ao “Google”. Sempre queria ver…
E já agora sejamos radicais: denunciar trabalhos copiados nem que seja do colega ao lado.
LAMENTO! MAS OS OPORTUNISTAS NÃO CONTEM COMIGO!
Agosto 17, 2009 at 7:55 pm
CEGOS, CEGOS QUE VÊEM, CEGOS QUE VENDO, NÃO VÊEM!!…
Agosto 17, 2009 at 7:55 pm
UMBIGUISTAS DENUNCIEM QUALQUER TRABALHO COPY/PASTE!
Agosto 17, 2009 at 8:05 pm
isto é a loucura… nunca pensei….sou 7º escalão e portanto estou a ver o filme, não sou actor.Confesso que é mais absorvente do que ir ao cinema. Devo mudar de indice em 2030(ou 50). Isto é de gritos…..
Agosto 17, 2009 at 8:06 pm
Agosto 17, 2009 at 8:08 pm
Tal como num terramoto de grande intensidade aparecem os comportamentos mais imprevisíveis.
Agosto 17, 2009 at 8:09 pm
Estamos num manicómio. Que ninguém o negue…..
Agosto 17, 2009 at 8:11 pm
“Solicita-se assim que informe todos os docentes do Agrupamento ou Escola não agrupada que reúnem os requisitos exigidos para tal.”
Já sabemos que as sede de Agrup. não encerraram, mas alguns Directores estão de férias. Terá que ser alguém da direcção (de prevenção, como os bombeiros) a verificar os docentes com os requisitos exigidos e avisar pelo telefone. Ou isto é começa agora (podia ser em Set) porque é útil à campanha eleitoral do PS? Nesta época está tudo em letargia do Verão os tipos atacam… Os Zecos estão sós mais vulneráveis. Afinal este ME não aproveitou sempre períodos de menos acção docente para atacar (até domingos)
Agosto 17, 2009 at 8:12 pm
Agosto 17, 2009 at 8:13 pm
Esta prova é mais burocracia no quotidiano das escolas!!!
Em nada contribui para a melhoria dos professores e das Escolas
A forma de resistência mais fácil é ninguém concorrer.
Agosto 17, 2009 at 8:36 pm
“Acho que todos os docentes em situaçãode concorrer o devem fazer e “Acho que todos os docentes em situaçãode concorrer o devem fazer e transformar a sua prova pública num manifesto individual””
Se os sindicatos fizessem uma pausa nas férias para desta vez aconselhar os professores a não se candidatar ou melhor transformar a sua prova pública num manifesto individual” acreditaria na derrota deste ME. Agora nesta circunstancias os tipos jogaram a sua cartada no momento certo, isto sem querer se derrotista.
Agosto 17, 2009 at 8:39 pm
Bons e competentes professores não irão concorrer porque não concordam com isto.
Muitos irão concorrer.
Com trabalhos emprestados ou, quiçá, usando os mesmos que usaram já por várias vezes, tipo “3 em 1.”
Muito poucos irão fazer como o Paulo está a pensar fazer.
Uma das razões é que nem todos leccionam em escolas com bom ambiente.
Outra das razões é que nem todos têm o reconhecimento público que o Paulo tem.
Seja como for, isto é uma sedução.
Júris, provas, concursos não poderão ser feitos até 27 de Setembro.
E em 27 de Setembro muito terá de mudar.
Agosto 17, 2009 at 8:43 pm
Se esta notícia fosse em tempo de aulas este blog já teria 100 entradas ou mais. Outros meios emails e sms telefonemas estariam a funcionar.
Como sempre programam a humilhação aos professores pela calada da noite.
Agosto 17, 2009 at 8:44 pm
Agora não entendi. Sou contra o modelo de avaliação, não entreguei os objectivos, defendi também que não se entregasse a ficha de auto-avaliação e… vou fazer a prova de acesso??!
Não estou a perceber…
Agosto 17, 2009 at 8:45 pm
#20,
Espero que os sindicatos alertem desta vez.
Embora me custe ver óptimos colegas que não concorrerão e “floreados” que irão concorrer, tal como se passou com o Simplex.
Agosto 17, 2009 at 8:47 pm
#23,
Só concorre se quiser.
Agosto 17, 2009 at 8:50 pm
Júris, provas, concursos serão ser feitos em pleno período eleitoral, será uma forma de afirmarem que está tudo a correr bem…
Atenção partidos da oposição… As eleições ganham-se e perdem-se em pequenos detalhes…
Agosto 17, 2009 at 8:51 pm
Acabei de ver o aviso no meu e-mail, enviado pela escola.
É dito que hoje será disponibilizada informação no site da DGRHE.
Que vergonha!
Quando os professores estão de férias!
Vou ao cinema.
Agosto 17, 2009 at 9:17 pm
Fuck you, Maria!
Fuck you, Valtinho!
Fuck you, Pedras!
Fuck you, Fax!
Agosto 17, 2009 at 9:28 pm
Estamos em férias o que significa direito ao descanso.
Sair um aviso destes durante as férias é um insulto aos professores. É uma provocação, uma manobra de humilhação denotando a maior falta de respeito que alguma vez assisti por um grupo profissional.
Sinto-me ferido na minha dignidade, sinto que me estão a provocar, sinto que estão a tentar ultrapassar os limites da nossa paciência. Fazem-nos guerrilha da forma mais vil e traiçoeira.
Sinto que nos estão esfaqueando pelas costas de uma forma sádica e metódica, rindo-se nas nossas costas.
Sou tolerante, mas mesmo muito tolerante com a livre escolha de cada professor, mas após mais uma manobra destas começo a não conseguir encarar os professores que nos atraiçoaram pelo seu oportunismo.
E sentir isto é mesmo muito mau para mim…porque não gosto do rancor e do ódio.
Pela última vez espero que os professores digam não, um não não só pelo que está em causa mas um não porque também em pleno mês de Agosto mostraram por nós um total desprezo pelo nosso descanso.
Agosto 17, 2009 at 9:36 pm
# 30
Os objectivos são, essencialmente, dois:
1.º) «Adoçar» a boca aos professores;
2.º) Encontrar um argumento para justificar a acção do ME. Sócrates, além da diarreia que tem evacuado pela boca, poderá também, agora, afirmar que abriu o concurso para PT e que não sei quantos mil docentes se candidataram e tal e coisa.
E vai uma apostinha como a coisa funciona? E sabem que mais? Não conseguirei quem se candidatar. É a diferença entre ter um vencimento de 1500 ou de 3000 euros.
Quanto à oposição, todos caladinhos que nem ratos, que é o que são.
Agosto 17, 2009 at 9:41 pm
Acho que esta iniciativa do ME foi boa porque pode criar um clima de confusão tão grande que isto pode rebentar. Obrigado ME, estava a ver que não!
Agosto 17, 2009 at 9:47 pm
Olá a Todos…
Já desde o dia 30 de Julho que fui informada que reunia as condições para prestar a prova pública!
O centro de formação a que pertence a minha escola elaborou a “lista” e enviou para a escola que, posteriormente, enviou por mail aos docentes visados.
Apesar de não ter recebido o dito mail (já é habitual, o servidor não aceita o meu novo endereço!, fui avisada por dois colegas.
Liguei, na altura, para o centro de formação que me informou estar a cumprir ordens e que ainda não se sabia a natureza da prova nem a data da mesma…mas que era “obrigatória”…(nas entrelinhas percebi que “concorríamos” à força!).
Vou aceitar a sugestão do Paulo, até porque imaginação não me falta… (lá vai mais um clip para o youtube)
Confesso
Agosto 17, 2009 at 9:48 pm
Confesso que vai ser mais um DESAFIO!
Agosto 17, 2009 at 9:53 pm
#3
Por estrita disciplina partidária, imposta pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, voto contra as propostas de alteração apresentadas pelo PCP e pelo PSD, inseridas na apreciação parlamentar n.º 39/X, referentes ao Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, que altera o Estatuto dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Esse gajo não presta, está a atacar o pc; mais um a lançar confusão.
Agosto 17, 2009 at 9:58 pm
Concorrer a Titular depois de toda a luta contra a divisão da carreira? Com que cara olharia para os colegas já titulares, quando defendi nas suas barbas a extinção da sua categoria? Não, nem pensar! Não tenciono concorrer e continuarei a lutar contra a divisão da carreira que acredito tem os dias contados à semelhança da candidatura ao 8º escalão. No entretanto, esforçar-me-ei para que os titulares fiquem sempre com as turmas mais difíceis, para que possam mostrar o seu bom desempenho! Espero que os titulares continuem horas a fio em reuniões a discutir grelhas, decretos, fichas…o sexo dos anjos, o que quiserem! Prefiro ficar de fora a assistir à sua azáfama e concentrar-me, tranquilamente, nas minhas turmas e alunos. Em cada momento agirei em conformidade com a legislação em vigor e não hesitarei em sentar algum chico esperto no mocho, se, eventualmente, me pisar algum calo de estimação.
Agosto 17, 2009 at 9:59 pm
Não há paciência,
fala de vencimentos líquidos ou iliquídos? Não conheço nenhum professor que ganhe mais de 2000/2100 com abonos de família incluídos e no antigo 10º escalão.
Agosto 17, 2009 at 10:02 pm
#36
É verdade, o décimo escalão que é o topo corresponde a 20xx, o nono 1750, o oitavo 1550, o sétimo 1450 mais ou menos. O que é justo pois esta profissão mata-nos! Conheço colegas que quano chegam à reforma estão chalupas.
Agosto 17, 2009 at 10:04 pm
mas entretanto chegaram os ladrões e a justiça foi-se. Agora chego aos 65 a trabalhar o mesmo que os outros e a ganhar 1490 euros porque não mostrei que era dos melhores (ahahahahahahahahahah). mas continuo a servir para dar aulas. o sonho deles era nós dar-mos aulas a troco de comida.
Agosto 17, 2009 at 10:04 pm
# 36
Não conhece? Olhe, eu conheço… Ah, vencimentos líquidos.
Agosto 17, 2009 at 10:05 pm
claro vencimento líquido. ninguem almoça com o ilíquido
Agosto 17, 2009 at 10:05 pm
foi um roubo e nós os roubados. o pior é se o ladrão parte uma perna… ou as duas.
Agosto 17, 2009 at 10:07 pm
Boas noites, Xotores!
É só para lenvrar que o 5º capítulo do Romance lai já foi prepublicado aqui, no dia 11 de Agosto! Cheiinho de entrelinhas para ler e savorear da primeira à última palabra!!!!
Uma excelente OPORTUNIDADE de se dibertirem, Xotores! Garantia de Controleiro!!!
Agosto 17, 2009 at 10:07 pm
O interessante é verificar que, dos que se manifestaram e que têm condições para concorrer, a maioria anuir, independentemente do conteúdo do trabalho que vai apresentar.
Agosto 17, 2009 at 10:10 pm
Benzódeus!!!
Os Bosses e Bossas nem no merecido descanso dos Xotores deixam de querer axibangar-lhes a vida!!!
Piratice salseira mais desavergonhada!!!
Agosto 17, 2009 at 10:11 pm
Estão à caça da possibilidade de ganhar mais e só isso e estragam a luta dos colegas. é triste pois estão a formar uma geração de jovens que vão ser bufos e oportunistas como os seus mestres. O ensino realmente está mal.
Agosto 17, 2009 at 10:12 pm
XOTOR GUINOTE!!!
Bamos é de criar um XIBANGUITA de Ouro!!!! Para premiar as maiores xibanguices salseiras que têm de sido feitas aos xotores e xotoras da nossa querida Pátria!!!!
Agosto 17, 2009 at 10:12 pm
Reuno condições para concorrer em Setembro. Não concordo com a divisão da carreira, não vou concorrer.
Agosto 17, 2009 at 10:14 pm
Bão de ler os primeiros parágrafos do quinto capítulo do romance que era da Maria Campos!!!
Lá tanvém aparece isso do concurso coisa e tal… dos titulares de contrabando e assim!!!
Agosto 17, 2009 at 10:16 pm
Paulo, DISCORDO! Sendo contra a divisão da carreira, en nome de que santinha vou eu concorrer?! Vou ficar muito quietinha no meu canto e à espera. Perfaço 26 anos de serviço no final de Agosto, passei por todas as estruturas da escola, desde o CE até delegada à profissionalização, passando por DT, Delegada de disciplina, coordenadora do pees durante anos, etc, etc. Estou com o índice de vencimento do 2º escalão de professor titular, logo, nem “categoria” profissional tenho na nomenclatura ( sei, sou professora e com muita honra!)concorro para quê?
Não mexerei sequer uma pestana. A defesa da minha dignidade será o meu último e eterno reduto e nela ninguém tocará.
Parabéns,# 35 LuisM, concordo a 500%!
Agosto 17, 2009 at 10:20 pm
# 49
Grande mulher!
O que os nossos colegas, que se dizem e que depois vão concorrer, farão é LEGITIMAR OS DITAMES DO ME!
Agosto 17, 2009 at 10:21 pm
«que se dizem contra…». Irra!
Agosto 17, 2009 at 10:22 pm
Esta equipa não dá ponto sem nó… Lança agora a candidatura precisamente para que o novo governo receba o processo já a decorrer… Com eleições a 27 de Setembro e com a tomada de posse do governo adiada lá para o fim do ano (por ausencia de maioria absoluta e necessidade de entendimentos pos eleitoriais) o M.E poe venenosamente o “comboio” em andamento. No final do ano milhares de professores já terão submetido a sua candidatura e estarão em plena azafama de apresentações…
É mais dificil travar um processo que já está a decorrer do que pura e simplesmente liquida-lo à nascença.
Esperemos para ver…
Agosto 17, 2009 at 10:27 pm
Ó meus amigos, a solução para este tipo de agressões passa por não mexer uma palha. Eles que concorram. Se algum erro os professores cometeram foi terem começado a aderir à política deste Ministério da Aldrabice concorrendo a professor titular.
Agosto 17, 2009 at 10:34 pm
NÃO, NÃO CONCORDO!
Concorrer agora a titular – sob que forma for – significaria virar-me do avesso e comer as próprias entranhas.
A recusa a esse ‘titalu’ é forma mais honesta e consentânea com os meus actos destes últimos anos.
Agosto 17, 2009 at 10:37 pm
Xotores Célia e José Rocha e outros xotores que dizem Não!
Têm muita Razão!!!!
Eu oubi de dizer aos vosses que isto era mais uma cenourinha para os coelhitos que eles quarem empalar… para depois virem todos salseiros coisa e tal que os xotores até de concorreram e assim!!!
E Xotor Guinoite!!!!
Isso de concorrer e protestar no seu travalho pode até de ser para o Xotor Guinote que até aparece na telebisão e assim!!! Mas dos outros xotores, nem que escrevam duas florestas de papel a defender protestos, não se vai saber nem nada, depois ainda os reprobam à toa e lá bão els ficar sem probeito nem HONRA!!! Porque concorreram e daí amostraram que concordavam com essas ideias de proba tola e toleirona!!!!!
Valha a todos Santo Onofre e que proteja a paciência de todos os Xotores para eles não perderem a tramontana e aderirem à causa de Santa Digitália como o outro a fazer corninhos!!!!!!
Agosto 17, 2009 at 10:46 pm
Nem mais. A ideia parece-me boa. Vamos a isso!
Agosto 17, 2009 at 10:55 pm
Há aqui qualquer coisa que não bate certo…
Agosto 17, 2009 at 10:57 pm
# 57
Onde, concretamente?
Na abertura do concurso?
Agosto 17, 2009 at 10:58 pm
Concordo com o Paulo. Vamos lá começar a investigar.
Agosto 17, 2009 at 10:58 pm
Realmente era bom o Paulo explicar se se trata de um xiste!
Então agora defende a candidatura a titular?
Agosto 17, 2009 at 11:01 pm
Olinda:
Concorda com o quê: que nos devemos candidatar a titulares?
Agosto 17, 2009 at 11:02 pm
Normas de uma inscrição de uma prova pública
Click to access nota%20inf%201%20Prova%20Publ.pdf
Já agora desistam das férias e comecem a inscrição.
Façam bom proveito!
Agosto 17, 2009 at 11:03 pm
para uma prova pública…
Agosto 17, 2009 at 11:05 pm
Ah! Mas devem ter uma classificação da avaliação de desempenho superior ou igual a BOM.
Logo estou eliminado! Ainda bem!
Agosto 17, 2009 at 11:06 pm
A DGRHE acha que os Directores não têm direito a férias em Agosto. Provavelmente irão gozá-las em Setembro!
Agosto 17, 2009 at 11:06 pm
NÃO é possível, Paulo Guinote!
Não apresentei objectivos,nem fichas e agora ia concorrer a titular???
Sou contra a divisão da carreira!!!
NINGUÉM DEVE CONCORRER!!!!!
Ninguém!
Agosto 17, 2009 at 11:06 pm
A candidatura destina-se a docentes dos quadros do Ministério da Educação
que tenham completado 15 anos de serviço docente, até à inscrição, com
avaliação de desempenho igual ou superior a Bom e que preencham os demais
requisitos.
Agosto 17, 2009 at 11:07 pm
A paz de espírito que se ganha ao borrifarmo-nos para estas tretas não tem preço. Sabe mesmo bem :-)!
E era o que faltava estar a perder as minhas férias com estas porcarias. Até me dá uma enorme satisfação dizer que NÃO QUERO candidatar-me! Vão pentear macacos e deixem-me dar as minhas aulas descansada, já nem peço mais nada. Mas sem me pisarem os calos, que a paciência é mais que pouca!
Agosto 17, 2009 at 11:08 pm
# 68 Também eu Ana e olha também não podemos concorrer… pq não fomos avaliados eh eh eh
Agosto 17, 2009 at 11:09 pm
Com amor para a milu e para o engenheiro e para os muitos mirones fantasmas que não sabem onde acordar. Cuidem-se …a besta anda à solta… e está em todo o lado. Parabéns pela sua criação em 2005.
Agosto 17, 2009 at 11:10 pm
Se alguém precisar de trabalhos eu vendo a 1500 euros cada um!
São seis que tenho ao meu dispor
:devil:
Agosto 17, 2009 at 11:10 pm
👿
Agosto 17, 2009 at 11:13 pm
Pedro Castro 🙂
Vender trabalhos?
Agosto 17, 2009 at 11:13 pm
Pois, Pedro, e mais essa 🙂
Estou mesmo preocupada com isto tudo!!! Tão preocupada que amanhã vou para a praia para esquecer 😉
Eu quero é ser titular na minha vida pessoal, na profissional sinto-me MUITO BEM como professorzeca!
Agosto 17, 2009 at 11:14 pm
Até se podem ir fazendo aqui…
Agosto 17, 2009 at 11:15 pm
Também não vou concorrer. Ficaria sem dormir, pois sentia-me uma traidora. Apregoei, em alto e bom som, que não concorria a titular, na altura do 1º concurso.
Agosto 17, 2009 at 11:16 pm
Este concurso é para os sabujos que se candidataram ao muito bom e ao excelente.
Como fui contra o simplex e contra o modelo de avaliação como poderia agora candidatar-me?!
Vão candidatar-se os mais novos que pediram a avaliação e passam-me a perna!
É incrível!
Já nem neste umbigo encontro coerência…
Sinto-me só!!! Nem acredito…
Agosto 17, 2009 at 11:16 pm
“A apresentação do trabalho deverá obedecer aos requisitos formais estipulados
no despacho disponibilizado na página da DGRHE, e baseia-se na experiência
do quotidiano escolar, do docente, devendo incidir sobre dois dos seguintes
domínios:
a. Preparação e organização das actividades lectivas, relação pedagógica
com os alunos e avaliação das respectivas aprendizagens.
b. Projectos inovadores desenvolvidos ou a desenvolver que contribuam
para a melhoria dos resultados escolares dos alunos.
c. Área de gestão e organização escolar.”
Vendo:
4 na área da Matemática
2 na área da gestão escolar.
Agosto 17, 2009 at 11:17 pm
Xprof
Calma não estás sozinho!
Agosto 17, 2009 at 11:18 pm
Por falar em compra de trabalhos: então não é que um dos candidatos a excelente da minha escola foi pedir planificações de aulas a um colega doutra escola e que por puro acaso que está na escola de um amigo nosso? E que num jantar que tivémos há pouco tempo ele comentou a situação comigo???
Tem piada, esta avaliação do mérito…
Agosto 17, 2009 at 11:18 pm
#71
Compro um!
É favor enviar contacto!
Obrigado!
Agosto 17, 2009 at 11:19 pm
As provas não são para entregar até dia 31 de Outubro?
Duvido que o concurso se faça…
NINGUÉM devia concorrer!!!!!!!
Agosto 17, 2009 at 11:22 pm
[…] Dito isto, o ME tenta agora lançar uma OPA sobre os professores. […]
Agosto 17, 2009 at 11:22 pm
#79
somos a maioria do setimo para baixo mais os do oitavo que estão emperrados (alimentados com se, com um talvez, com um vai abrir), mais os grandes de espírito aqueles homens(e mulheres claro) com H grande, estes com que temos de contar fatalmente para mudar a História.E não nos excluamos deles.
Agosto 17, 2009 at 11:22 pm
Ana
deixa lá!
Há bocado um cromo pediu-me um trabalho que eu tinha feito há 10 anos atrás na área da gestão. Pedi-lhe 1500 euros…na brincadeira claro!
Ele ficou meio envergonhado, mas já fez queixinhas a outro colega.
Estamos no período surrealista, cubista, sei lá…
Agosto 17, 2009 at 11:22 pm
Perfil e motivações dos candidatos que se prestarem a realizar a prova pública:
Justamente indignados por terem iguais ou mais avantajadas condições para o serem, e, por via de quotas ou menor pontuação, não foram providos no 1º concurso;
Mostrarem aos seus pares que por mérito – agora, sim, por mérito – também foram providos.
Os primeiros que concorreram, já sabemos, fizeram-no por várias razões: ou foram ao engodo, ou perceberam que estavam lixados, concorressem ou não, ou são mais papistas que o papa… coisa que já foi aqui sobejamente debatida.
Os próximos poderão invocar qq razão (ou não invocar nenhuma), mas nunca poderão dizer que não estavam bem informados das consequências.
Já dei aqui testemunho do meu caso pessoal. Candidatei-me (foi provido com 115 pontos), não considero uma distinção ser titular, não tenho nem prazer nem interesse em avaliar colegas; candidatei-me porque sabia que ou era titular e passaria a ganhar mais, ou teria de desempenhar as mesmíssimas funções, nomeado em comissão de serviço, por uns bons euros a menos, e ficaria o ressto da vida no 9º escalão. E o resto da vida não era uma coisa de somenos importância. Era a diferença entre os 25 anos que tenho e os 40 que terei de fazer (se aguentar a pressão até ao fim).
Porém, continuo a protestar a divisão da, carreira e a defender a revisão urgente do ECD.
Cada um saberá o que faz; mas novas candidaturas farão passar para o ME a ideia de que, afinal, há interessados, logo, a iniciativa da tutela corresponde a expectativas legítimas. Mais um trunfo para o governo.
Agosto 17, 2009 at 11:24 pm
Pedro, se ele voltar a pedir, diz que agora são 2000 euros 🙂 e é por ser para ele 😛
Agosto 17, 2009 at 11:25 pm
#77 Xprof
Como pode ver há muitos Umbiguistas qiue não vão entrar nisto.
E muitos, que sei que também não vão alinhar, estão de férias…
Agosto 17, 2009 at 11:26 pm
# 86
Brilhante, não haja dúvida!
Entre outras pérola: «Cada um saberá o que faz; mas novas candidaturas farão passar para o ME a ideia de que, afinal, há interessados, logo, a iniciativa da tutela corresponde a expectativas legítimas. Mais um trunfo para o governo.»
Então e o ilustre colega fez o quê há uns largos meses?
Agosto 17, 2009 at 11:29 pm
1 – Eu não me inscrevo na prova pública.
2 – Quem não for avaliado também não se inscrever.
3 – Não faz sentido contestar a avaliação e depois concorrer a esta “fantochada”, que ainda é pior porque é um verdadeiro convite à fraude. Ora vejam:
“O trabalho ficará acessível para visualização apenas para os membros do Júri.”
Agosto 17, 2009 at 11:29 pm
Agosto 17, 2009 at 11:31 pm
#90
Corrigir para:
“2 – Quem não for avaliado também não se pode inscrever.”
Agosto 17, 2009 at 11:34 pm
#30
Estou no 9º escalão e recebo 1780€. Tenho colegas que estão no 10º escalão que recebem 3134€ ilíquidos, mas liquidos são 2100 e poucos €€€. 3000 limpos só os que eram Presidentes do CE ou os actais DEs.
É uma situação que conheço muito bem!!
Agosto 17, 2009 at 11:34 pm
Ah!
Isto obriga ainda a entregar os OI e a FAA mesmo no fim do período de avaliação.
Estes indivíduos querem mesmo torcer a nós docentes como “spaghetti” até ao fim!
Agosto 17, 2009 at 11:38 pm
o congelamento é geral……acho que não me consigo mover… nem escrever……ah…estou congelado……
Agosto 17, 2009 at 11:38 pm
A maior piscadela de olho nem sequer é esta do concurso para titulares. Tem passado ao lado de muita gente por estar dissimulada quanto basta. Diz respeito ao bonús da aposentação sem penalização com 52 anos de idade e 32 de serviço. Deveria ser pra professores de 1.º Ciclo em monodocência pois o regime especial de aposentação foi criado para quem não usufruiu, ao longo da carreira, de reduções à componente lectiva. Mas…! e este mas poderá levar muitos professores de outros ciclo a recorrer aos tribunais (especialmente os que viram cortes brutais no vencimento por aposentação antecipada), pois a marosca está prometida para quem teve reduções enormes ou totais à compenente lectiva. A saber: (Presidentes e vice-presidentes dos C. executivos: dirigente sindicais, com redução parcial ou total; destacados em vários serviços do ME… Isto quer dizer que um professor dos 2.º, 3.º ciclo ou Sec, que recorra ao tribunal terá seguramente direito a indeminização. Fiquem atentos. Redução total não penaliza, redução de duas, 4 ou 6 horas penaliza brutamente. Que País é este?!!
Agosto 17, 2009 at 11:40 pm
DREs estão a criar falsas expectativas aos professores: em causa, ainda, o inexistente concurso a professor-titular
Não haverá, nesta Legislatura, qualquer concurso a professor-titular. Esta foi a informação prestada pelo Ministério da Educação, à FENPROF, nas últimas reuniões que se realizaram.
Essa não parece ser, no entanto, a informação que as direcções regionais de educação querem fazer passar junto dos professores. Da DRE do Alentejo sai a informação de que se realizará esse concurso; da DRE do Norte saiu uma lista de “possíveis candidatos a concurso para professores titulares”, em que são identificados 834 docentes.
Confrontado com a forma apressada como as DRE’s têm imposto a composição dos júris, para a realização da prova de acesso a professor-titular, o Secretário de Estado Adjunto e da Educação (SEAE) esclareceu que se tratava, apenas, de uma medida cautelar, pois, nos termos do Decreto-Lei n.º 104/2008, de 24 de Junho, sempre que 5 candidatos de uma mesma área departamental de escolas/agrupamentos do mesmo centro de formação de associação de escolas requerer a realização da prova, ela terá de se realizar.
Contudo, a realização da prova, com sucesso, não se traduz em qualquer benefício na carreira, quer ao nível da progressão dentro da categoria de professor, quer da promoção a professor-titular. Para ambos os casos, é necessário que se realize um concurso, que terá de ser autorizado pelo Ministério das Finanças, cabendo-lhe, ainda, autorizar o número de vagas a preencher.
Ora, é precisamente esse concurso que não terá lugar, conforme garantiu o SEAE, não se realizando, também, qualquer concurso extraordinário como, anteriormente, o mesmo secretário de estado havia tornado público. Por essa razão, nenhum dos milhares de professores impedidos de progredir a partir do anterior 7.º escalão da carreira, progredirá ou poderá chegar ao topo, o mesmo acontecendo aos que, entretanto, completaram o tempo de serviço para serem opositores a esse concurso (15 anos de serviço) e, ainda, os que ficaram “parados” nos anteriores 8.º e 9.º escalões.
Portanto, qualquer informação diferente desta, designadamente as que fazem crer que se realizará, em breve, um concurso, não passa de uma mentira posta a circular, decerto, com objectivos que não vão ao encontro nem do interesse das escolas, nem dos professores.
Como a FENPROF já denunciou, estamos, pois, perante um equívoco que, deliberadamente, se pretende pôr a circular para iludir/enganar os professores e educadores, criando-lhes falsas expectativas.
É nisto, foi sempre nisto que o ME se especializou ao longo do mandato que agora expira: criar ilusões para disfarçar a realidade!
Há, pois, que estar atento, sendo lamentável que, por objectivos alheios ao interesse das escolas e dos professores- o contexto eleitoral que se vive – o ME e as suas capitanias regionais estejam a fazer passar estes equívocos, enganando os professores.
Aliás, seria de todo inaceitável que estas provas, obrigatoriamente anteriores a qualquer concurso, se realizassem durante o mês de Agosto, quando os professores se encontram em período de férias.
Por fim, e a propósito desta questão – divisão da carreira dos docentes em categorias -, a FENPROF repete a reivindicação e palavra de ordem dos professores nas suas extraordinárias manifestações: “Categoria há só uma, Professor e mais nenhuma!”.
É por esse objectivo que a FENPROF se baterá na próxima Legislatura, tendo já garantido junto dos partidos políticos, com excepção do PS, o compromisso da sua concretização.
O Secretariado Nacional da FENPROF
30/07/2009
Agosto 17, 2009 at 11:41 pm
Eu preferia que se distinguisse logo à entrada o blog do Paulo dum tribunal.
Dei-te conhecimento do meu caso pessoal e das minhas razões, e também da opinião que tenho sobre todo este processo de merda. Também me lembro de ter escrito que cada um saberá o que faz. Não venho aqui dar conselhos a ninguém. Se a frontalidade não for aqui considerada virtude, também sei dizer umas coisas e pensar outras.
Agosto 17, 2009 at 11:41 pm
#47 Ana
Pelas mesmas razões também não vou concorrer. Afinal uma das grandes tazões da luta dos professores é a divisão da carreira. Portanto, eu entendo que concorrendo estou a ir contra aquilo que defendo.
Em 27 de Setembro o pesadelo vai terminar. NÃO VOTAR PS!
Agosto 17, 2009 at 11:47 pm
Agosto 17, 2009 at 11:49 pm
Eu compreendo as razões de pura guerrilha do Paulo:
haveria um entupimento de inscrições e de discussões de provas públicas, causando danos ao sistema.
Mas Paulo por certo não serás avaliado logo não poderás inscrever-se na tal prova ou se o fizesses a tua inscrição seria invalidada.
Esta manobra para mim só tem um fim:
obrigar mais profs, no final do período da ADD, a entregar os OI e a FAA.
Agosto 17, 2009 at 11:49 pm
#69 Pedro e Ana, idem. Não entreguei. Avaliação, desconheço. OI’s entregues pela PCE, actual directora, acho que tenho para assinar… com retroactivos.:D
Nisto, e até que me provem o contrário, não alinho.
E quero ter férias. Até goastava da reforma, mas tenho 20 anos e pico disto pra papar. E, como já disse há pouco, estou a tentar travar a minha alma de portuense pra que não fale com todos os F’, c’s e PQP’s.
E pronto’s, carago! Ah, o trabalhito tá pronto. Mas num dou!!!
Agosto 17, 2009 at 11:49 pm
Uma das nossas queixas era a forma como foram escolhidos os titulares.
Lembram-se da proposta do Paulo?
Agosto 17, 2009 at 11:50 pm
“O trabalho ficará acessível para visualização apenas para os membros do Júri.”
Mais uma vez aqui existe o convite à fraude e aos favores…não tenham dúvidas!
Agosto 17, 2009 at 11:53 pm
http://iluminacoes.wordpress.com/2009/08/16/danke-5000-entradas/
Olá e adeus!!!
Agosto 17, 2009 at 11:54 pm
Os resultados das avaliações simplex que aconteceram em 2009, deveriam ser publicadas em Diário da República ou, no mínimo, num jornal local! A bem da transparência, não faz sentido exigir uma prova pública a alguém cujos antecedentes não são do domínio público.
Agosto 17, 2009 at 11:54 pm
Interrompo as férias de net e zás: posso ser “lady” 🙂 Mas não quero o títAlo.
Fico soldado raso.
Também tenho trabalhos de mestrado para venda (sobre as relações escola/família) Mas como já têm 16 anos deve valer só uns 700 euritos
Agosto 17, 2009 at 11:56 pm
Pedro,
Período pós-pós-surrelistico-socrático. É isso.
Agosto 17, 2009 at 11:56 pm
#102 Olinda, como em tudo isto, todos nós já pensámos muita coisa, e muitos arguementos foram, ou não, válidos.
Estes, AGORA, não me parecem.
Admito, e defendi-o, que houve tempos para exigirmos “tudo aquilo a que temos direito”.
Falávamos, na altura, de ADD. Pensávamos em entupir. Como é óbvio, pelos timmings, não entupiremos nada.
Poderemos ser pavões, quando muito. Ou fingir que tentamos qualquer coisa.
E, a partir daqui, penso que esta discussão não deveria ser em aberto. Disse.
Agosto 17, 2009 at 11:57 pm
Tb não quero o títalo. Há medalhas? Disso gosto.
Agosto 17, 2009 at 11:58 pm
ISSO ISSO, Xotores das brabas resistências!!
Não concorrer a maisessa xibanguice e ir-se divertindo a ler e a pensar com o ~5º ca´pitulo não titular mas muito repimpado do Romance Lai ! Está num poste do dia 11 de Agosto!!!!
Voas noites, xotores!!!
Agosto 18, 2009 at 12:00 am
# 108
Gata nem me fales destes “gajos”, desculpa-me o termo.
Só a desestabilização do pessoal em férias merecia uma resposta a condizer:
ficarmos todos de saco-cama em vigília em frente ao ME até começarem as aulas!
Agosto 18, 2009 at 12:00 am
que chatice! continuo congelado…….
Agosto 18, 2009 at 12:01 am
Olá! chegou o Controleiro. 😆
Espero que não haja concurso pra ler o romance lai. 😉
Kiss
Agosto 18, 2009 at 12:02 am
#112,
Por mim, topo. Têm é que emprestar um saco. Alinho.
Agosto 18, 2009 at 12:02 am
Xotora Maria Teresa!!!
A Xotora não vaixe preços!!!
Também há a INFLACÇÃO coisa e tal!!!!
Agosto 18, 2009 at 12:04 am
A inflação está mal para vender… Baixaram os preços, doutor Controleiro…
Agosto 18, 2009 at 12:05 am
Xotor Vatchá!!!!
A única coisa que um pobre controleiro pode fazer pelo xotor ..é arranjar-lhe uma botijita de água quente!!!
Agosto 18, 2009 at 12:05 am
#113 Eu também estou congelada, mas até sabe bem com este calorzinho 🙂
Agosto 18, 2009 at 12:05 am
Agosto 18, 2009 at 12:06 am
Esqueci-me do acento no “líquido” e o u em “actuais”
Agosto 18, 2009 at 12:06 am
Pessoal:
1- arranjai uns sacos-cama.
2- se possível uma tenda.
3 – Vamos todos acampar em frente ao ME em vigília.
Umas centenas e não sobravam jornalistas…
Agosto 18, 2009 at 12:08 am
Xotora GAta!!!
Não há quotas nem concursos para iren de ler o Romance salseiro!!!
Só uns sais para resistirem às malandrices da Maria Prado…!
E não peço relatórios!!!
Só um comentáriozinho e outro,,, coisa pouca… sem provas públicas!!!
Bem, é uma proba pública, mas de muitos milhares de visitas e não de cinco axibangados e de segredos e assim, com vatotas próprias de Titulares de contrabando!!!
Agosto 18, 2009 at 12:09 am
Ando à procura do post do Paulo sobre propostas e alternativas mas não encontrei ainda.
Agosto 18, 2009 at 12:09 am
#113 Ana, e congeladas ficaremos. Juntinhas dá bloco de gelo? 😉
Agosto 18, 2009 at 12:10 am
http://www.fenprof.pt/
NO SITE DA FENPROF, NADAA.
NÃO HÁ UM COMUNICADO A TOMAR POSIÇÃO. INACREDITÁVEL.
Não respondem de imediato ás provocações. Como sempre.
DÊEM INSTRUÇÕES AOS PROFESSORES (TODOS), DE IMEDIATO – expliquem o que está em causa de forma que TODOS O ENTENDAM.
TANTO IDIOTA. XIÇA.
Mal atacaram um sector profissional, os sindicatos reagem no momento. Os sindicatos dos professores,não.
Devem estar de férias!
Agosto 18, 2009 at 12:11 am
Xotora gata!!
Mas não podem vaixar os preços das savedorias!!!
E quem bende esses travalhos não será assim como um assesor ou consultor coisa e tal.. PAGO A PESO DE OURO?????!!
Agosto 18, 2009 at 12:12 am
#126 Ana,
lê #97
Agosto 18, 2009 at 12:15 am
#126 Que instruções, ana, se nem sequer nos entendemos? Qual dos teus sindicatos tas deu? Ah, provável que estejam de férias, verdade. Os concursos decorreram até dia 6, ou algo no género.
Qualquer um de nós manda bocas sobre o que acha. Mas sindicato agora já não tem obrigação de nos representar a todos?
Agosto 18, 2009 at 12:15 am
#89
Para sermos todos poupados a intervenções inúteis, era importante logo à entrada não confundirmos o blogue com um tribunal. Dei-te a conhecer o meu caso pessoal, expliquei as razões e dei opinião sobre o processo, que acho muito triste. Não dei nenhum conselho a ninguém. E lembro-me de ter escrito que cada um fará o que entender. Se eu começar a perceber que a frontalidade e a verdade não são aqui apreciadas, também sei dizer umas coisas e pensar outras. Precisamente o que muita gente que anda por aí a agitar bandeiras fez.
Agosto 18, 2009 at 12:16 am
Xotora Anaxotora!!
Se quiser também lhe envio uns casaquitos, e umas polainas quentes daqueles tricotados aos quilos pela minha Maria da Purificação, que ela nem dava falta tantosd são!!!
Mas isto com todos os respeito xotora!!!
Agosto 18, 2009 at 12:17 am
#128 Pedro, essa parte já foi sobejamente publicada. mas acredito que a ana não quis ler.
Agosto 18, 2009 at 12:19 am
#58
A “linha editorial” do blogue baralhou-me. É isso. Embora compreenda a defesa (e a força)das posições individuais que o Paulo preconiza (se é que tenho vindo a ler bem a coisa), com as quais, aliás, me identifico, pareceu-me ver aqui um paradoxo. Isto é: pode-se defender uma posição e o seu oposto, procurando com isto obter o mesmo resultado?
De qualquer maneira, deve ser o efeito de um pouco de calor a mais. Amanhã ando de boné.
Agosto 18, 2009 at 12:20 am
XOTORA MARIAZITA!!!
Dois vlocos de gelo juntos dão I— Ai— Aicevergue!!!
Ou então uma vevida de Verão ONderóque!!!!
Agosto 18, 2009 at 12:21 am
#134 e não pode ser uma caipirinha, pergunto eu?
Agosto 18, 2009 at 12:22 am
Pedro Castro (128) e maiazeca
PORRA. É UM COMUNICADO VELHO, DE 30 de JULHO.
ISTO É DE HOJE, DIA 16 de AGOSTO.
HOJE DEVERIA TER SAÍDO JÁ UM COMUNICADO. PORRA.
E INSTRUÇÕES CARAS PARA TODOS OS PROFESSORES.
A respostas devem ser em TEMPO REAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Agosto 18, 2009 at 12:22 am
E INSTRUÇÕES CLARAS PARA TODOS OS PROFESSORES.
Agosto 18, 2009 at 12:23 am
#134 Cuntroleiro Chiibanguito, num taba a pensar só em duois, coño!
E num taba numa de róque, nem on, era mais IN! 😉
Agosto 18, 2009 at 12:23 am
Caros colegas
A partir de 27 de Setembro nenhum partido terá maioria absoluta. Prevê-se uma fragmentação do panorama político português com a eventual formação de um governo minoritário. Não prevejo coligações até porque as figuras que lideram os partidos são incompatíveis entre si em termos pessoais, excepto o Paulo Portas mas esse não terá mais de 6%.
Temos condições únicas que talvez não se venham a repetir.
Por amor de Deus não deixem cair esta oportunidade!
Agosto 18, 2009 at 12:27 am
XOTOR VINTE E CINCO SEMPPREVINTE E CINCO!!! ( volas, xotor! Continua a apostar sempre no mesmo numbro das lotarias?! Isso é ganas e paciência, Xotor!)
Eu acho que no seu palabreado lá em cima foi muito sincero e falou muito Vem!!!
Toda a gente save, entre xotores, que muitos xotores foram lebados ao engano no prmeiro concursito de titulares!!!
Agora neste já que não podem de dizer isso!!
Na primeira todos caem… na segunda… coisa e tal,,
Já dizia o meu abozinho que deus tenha!!!
Todos os Xotores de bem (e não falsários) Têm merecida palabra neste vlogue!!!
E mesmo não xotpores!
(Xibangosos: os xores e xoras são caso á parte!! Já savem!!!)
Agosto 18, 2009 at 12:30 am
Ana
Eu não preciso de instruções!
Já decidi: não me vou inscrever na tal prova pública.
A FENPROF não pode atar os professores a uma cadeira… que eu saiba.
Cometeu erros? Claro que cometeu… mas também não são eles os culpados de tudo os que nos cai em cima.
Cada um faça que faça a sua parte (sacrifício).
Eu vou fazendo aquilo que posso e já não foi pouco.
Agosto 18, 2009 at 12:30 am
# 130
Para mim, não faz sentido combater algo e depois alinhar, nem que seja parcialmente.
Eu também poderia ter sido não sei o quê por despacho do PCE durante dois anos, pois não havia titular na minha área disciplinar, mas, em conversa franca que tive com ele, disse-lhe o que pensava sobre todo o processo e acrescentei um NÃO que se manteve até hoje em tudo.
É só isto. E fui por aí: não entreguei OI, logo não fiz auto-avaliação, logo… que se dane. Chama-se coerência.
Quanto ao tribunal, enfim, não temos feito outra coisa senão «julgar» o ME, esta medida, aquela, tudo e, por vezes, nada.
Agosto 18, 2009 at 12:31 am
Ah!, e quem foi «enganado» no primeiro concurso para titular, pode sempre afastar-se. Creio…
Agosto 18, 2009 at 12:32 am
Xotota ANaxotora!
Isso de caipiritas não sei se dá, que sou ccontroleiro e não varman!!!
Mas aprobeite bem o gelito, que poupa no frigorífico é o que eu digo!!!!
E Xotores congelados ficam mais frescos e conserbados… para boltarem no nobo ano a dar cavo da paciência aos vosses e bossas, no nobo ano…. ou no resto do ano em que esses bosses bão de andar ao mando—
Cala-te voca!!!
Agosto 18, 2009 at 12:33 am
O Paulo ainda se arrisca a ficar mesmo professor titular!… Não vejo qualquer motivo para que o seu trabalho contra este modelo de ADD não possa ser alvo de uma alta classificação. De resto, currículo não lhe falta!
Agosto 18, 2009 at 12:33 am
Os critérios que nortearam o primeiro Concurso de Acesso a Professor Titular geraram uma divisão artificial e gratuita entre “professores titulares” e “professores”, valorizando apenas a ocupação de cargos nos últimos 7 anos, independentemente de qualquer avaliação da sua competência pedagógica, científica ou técnica e certificação da mesma.
Este não é bem a mesma coisa.
Agosto 18, 2009 at 12:37 am
Xotora Mariazita!!!
CONTROLEIRO escrebe-se cum um O. e nã cum U, Xotora, desculpe o reparo….
E , xotora, muitos cuvos de gelo dão para pôr a refrescar centenas e milhares de garrafitas de Champán!! Para depois as avrir em festejos numa tal data!!!! que vem aí!!!!
Agosto 18, 2009 at 12:41 am
Olinda
Mas ao alinhar na prova não estamos a dizer à opinião pública que concordamos com a divisão da carreira?
Com os 1ºs titulares a situação é reversível porque no fundo todos sabem que a sua situação resultou de um sorteio.
Agora para aqueles que adquirirem a titularidade através de uma prova a situação passa a ser diferente, talvez se entre numa situação irreversível…aí o professor que obteve a titularidade até pode alegar inconstitucionalidade pela perda de direitos se houver nova lei que extinga o professor titular.
E aí o 25sempre25 tem toda a razão.
Agosto 18, 2009 at 12:42 am
Xotor Pedro!!!!
Se resolber fazer o tala campamento à porta dos vosses, não esqueça de lebar o repelente contra as melgas!!!
É que por lá sei que há muitas!!!
E eu posso lebar um holofote e uma garrafinha de rum para aquecer os ànimos caso esteja frescote. Ou para descongelar xotor mais congelados do que a conta!!!
E Limonada para as noites quentes, que tenho lá recevido na Caserna muitos limões… e quem tem lomões na bida… faça limonada. é bom de ber! Mas nada de espremer estes limões axaropados que andam a querer oferecer aos xotores agora!!!
Agosto 18, 2009 at 12:44 am
#146 Olinda, então este já é lógico, transparente e defensável?
Agosto 18, 2009 at 12:44 am
# 148
Bingo!
Agosto 18, 2009 at 12:47 am
# Chor Contruleiro! Xeculpe!
E bueremus muinnntaxe, is-pero!
Compri-mentus!
Agosto 18, 2009 at 12:48 am
Xotora Olinda!!
Não caia nessa!!!
É mais uma armadilha!!!
E ser abaliado em proba púvlica por titulares do contrabando é dar balidade não só a esse nobo concurso xibangoso como dar balidade ao balor desses alguns titulares de contrabando!!
Ou estarei errado?!?!
Agosto 18, 2009 at 12:50 am
Xotora Mariazita!!
O que é isso de MUINNNTAXE? Taxes de Champán????
Agosto 18, 2009 at 12:51 am
#149 Controleiro
A acontecer será um prazer conhecê-lo!
Agosto 18, 2009 at 12:51 am
“Acho que todos os docentes em situação de concorrer o devem fazer”.
Em tempo, apelou à não entrega, primeiro dos OI’s, depois da FAA. Apela agora a que “todos” concorram. Será que ainda vão a tempo de entregar OI’s e FAA?
No meu caso pessoal, é fácil dizer que não vou concorrer. Só completo os 15 anos de serviço em Outubro. Mas aos co9legas que reúnem condições para concurso, pergunto: são favoráveis à divisão da carreira em duas categorias? Já repararam que mesmo aprovados em prova pública, dois terços nunca chegarão a titulares? Já pensaram que apresentar uma prova pública contra este modelo de ADD não garante reprovação e pode contribuir duas vezes para estatísticas que interessam (em termos propagandísticos) ao ME: nº de apresentações à prova e nº de aprovados?
Defendamos a categoria única. Boicotemos a prova pública.
Agosto 18, 2009 at 12:52 am
#153 Chor Contruleiro!
Cais Lai, cais caneco!
Bocê é da pezada e bateas setas!
Comprimentuo!
Agosto 18, 2009 at 12:52 am
No dia em que toda a legislação produzida – ou encomendada – por Walter, for anulada ou devolvida a Boston ou a Castelo Branco, é que não vão ser Hellas.
Agosto 18, 2009 at 12:53 am
#156, Nem mais Apache!
Agosto 18, 2009 at 12:53 am
[…] Titulares, concursos e Umbiguices Uma Excelente Oportunidade […]
Agosto 18, 2009 at 12:54 am
Não concorri a titular quando tive oportunidade de o fazer por ser contra a divisão da carreira. Fui uma dos 5 professores, em cento e vinte e qualquer coisa, que não entregou objectivos na minha escola. Fui uma dos dois que não entregámos FAA…
As árvores morrem de pé.
Agosto 18, 2009 at 12:55 am
#157 Chor COntruleiro, MUINTAXE du que boxê quizer! Xampám, ó Cumpám! Xempre!
Agosto 18, 2009 at 12:57 am
VOU OUTRA VEZ INSISTIR:
“O trabalho ficará acessível para visualização apenas para os membros do Júri.”
Qualquer prova deverá ser pública. Pelo menos é assim nas universidades.
Não percebo este secretismo… ou melhor percebo muito bem!
Agosto 18, 2009 at 12:59 am
Xotora Sílbia!
As arvres morrem de pé, mas mesmo assim continuam a fazer sonvra— às plantitas murchas e salseiras, tipo erba daninha, que andam à sua bolta!
Valentes Xotoresw e xotoras não se deixem lebar e continuem as brabas resistências!!!
Agosto 18, 2009 at 1:01 am
Xotor PEDRO CASTRO:
Ora essa, xotor, o prazer vai de ser todo meu!!!
para mais que, com isto de aqui andar à conversa com o xotoer ou assim, sinto— como que já nos conhecêssemos coisa e tal!!!
Benzódeus, Xotor balente!
Agosto 18, 2009 at 1:04 am
Xotora Mariazica!!!!
O que é afinal isso de ser da pezada?
e ser das setas ou lá o que é????
E Lai eu nunca disse que sou, ui ui…
Claro que nos meus tempos de jubentude torturei alguns, mas com muita meiguice… mas isso de ser Lai… issso é o romance salseiro da “Maria”!!
Agosto 18, 2009 at 1:08 am
#166 PerontoS! Perontus! Num zãogue!
Pincei que fôce lebezinho, maxe é um Sinhôr de pezo!
Perontuxe! Xeculpe e voas noites! Bou drumir, eim?
Agosto 18, 2009 at 1:08 am
Xotor Pedro!
(Já lhe respondi aos cumprimentos mais acima, xotor)
Isso de ser proba pública mas para os juris vai de ver que é como aqueles concursos das misses de contrabando (como a quilo de directores ou pior) onde as probas ou DESprovas dos vestiditos sõ feitas diante dos menvros dos júris, os desavergonhados malandros que deixaram as mulheres piedosas em casa a fazer o jantar e eles ali a mirar as moças em privado!!!
Benzódeus!!!
Isso é muita salseirice das batotas e dos cunhados e de desvergonhices privadas a fingir púvlicas!!!
Agosto 18, 2009 at 1:11 am
Xotora Mariazita!
Durma vem, que eu não fiquei zangado só queria entender o seu falar, xotora!!!
E ,confesso , sou de peso, mas ando de dieta e coisa e tal…. coisa pouca…
Sonhe com vitóriad dos xotores e com mais dias de sol!!!
Agosto 18, 2009 at 1:12 am
Pode haver quem não saiba, embora isso não tenha já nenhum interesse, que não havendo coordenador titular, alguém tinha de ser obrigatoriamente nomeado em comissão de serviço. E sublinho “obrigatoriamente”. Nos casos em que o professor não tinha salvação (ou se candidatava ou era fatalmente nomeado), as pessoas optaram por se candidatar. Não foi coerente? Coerente com quê? Nessa altura, a maior parte de nós nem tinha ainda lido o ECD quanto mais o resto da legislação… à data do 1º concurso nem se falava do assunto! E no entanto a divisão da carreira já está prevista no ECD!Não é preciso recordar que o ME publicou legislação em catadupa justamente para não dar tempo a ninguém para fazer fosse o que fosse. Para provocar divisão e total desorientação. Nos professores e nas suas estruturas sindicais. Tudo foi planeado com o máximo rigor, por gente que sabe muito bem fazer o mal e melhor ainda o mal que faz. E a prova é que passaram 4 anos e estamos quase no ponto zero. O inimigo é manhoso e está escondido. Alguém acredita que a sonsa da MLR seja suficientemente habilitada para ser a ideóloga de toda esta trama que se abateu sobre a escola? Não. É peixe muito mais graúdo e habitante de águas muito mais profundas…
Agosto 18, 2009 at 1:15 am
#170 Claro que isto é do Zézito!
Agosto 18, 2009 at 1:16 am
# 170
Há sempre a «outra» hipótese coerente, agora que já lemos e conhecemos toda a tralha legislativa: «Obviamente, demito-me!».
Já sei: «eles» não deixam. (:)
Agosto 18, 2009 at 1:18 am
Xotor dos 25!
Concordo com vigor no que diz, xotor! Há bosses e bossas , há um bosse dos bosses e há manhosos bosses do Bosse dos bosses…~
Cala-te voca!
E a todos restantes valha-nos Santo Onofre!
Voas noites!
Agosto 18, 2009 at 1:20 am
O primeiro concurso para titular parecia obrigatório, dizem agora os que concorreram. E parecia, realmente parecia, até se perceber que apenas depois da morte ou reforma dos oponentes a concurso que ficaram colocados se vão abrir novas vagas. Nunca houve tanto incentivo ao assassínio profissional entre colegas.
Agosto 18, 2009 at 1:22 am
Xotor Pedro!
Isso de Zézito é como a personagem das anedotas…. há mais Josés e josefinas e coisos e tal no planeta, xotor, que um só zesito não dá conta do recado… que lhe amandam a ele fazer….
Eu sei de um moço de recados que para não se esquecer anda sempre com os papelitos na mão à modosque de cábula, quw já nem tem tempo para decora r todo o recado, como aqueles actorzitos de nobela que têm de decorar muitas folhitas da noite para o dia e só querem é saver se estão bem penteaditos e assim…!!
Agosto 18, 2009 at 1:22 am
#172 Não há paciência
Não é o caso de eles não deixarem.
Na minha escola um colega pediu a demissão de professor titular e informaram-lhe que já tinha deixado de ser professor (normal) e que assim seria exonerado.
A mesma resposta foi dada a um colega de Vale de Cambra que também pediu a demissão.
Ambos voltaram atrás porque seriam “despedidos” do ME.
Não se esqueça que eles assinaram a tomada de posse de uma outra carreira em termos jurídicos.
Declaração de interesse: não sou prof titular.
Agosto 18, 2009 at 1:24 am
Sou titular sem orgulho nem convicção.
“Sete anos de pastor Jacob servia, mas…não servia o pai…servia a filha”
Deixem-me ser professor!
Agosto 18, 2009 at 1:25 am
Controleiro
os bosses do Bosse são os Motaengis, os Salgados e doces e tal…
Agosto 18, 2009 at 1:27 am
#178
são os tais que andam com uns malotes…
Agosto 18, 2009 at 1:32 am
Por o exemplo do triunvirato, imagine-se COMO ESTÃO os Ensinos politécnico e universitário!
Agosto 18, 2009 at 1:37 am
#180 Por + o = Pelo ( contracção de proposição e artigo)
Não é preciso imaginar. E o poli e o univ não estão pior do que nós, apesar de tudo. São menos, mas o peso tem sido outro…
Agosto 18, 2009 at 1:40 am
Voa noite, controleiro. E espero que boes alto…
Vou descansar o costado deixando uma última, que ligo ao já dito por Pedro Castro. Se forem providos titulares por via da prova pública, que argumento legal lhes poderá retirar a condição? É preciso pensar nisso. Podemos sempre admitir uma solução, que pode até nem ser nenhum quebra-cabeças. A carreira deixa de ser dividida e os ex-titulares são automaticamente posicionados num escalão mais elevado. Mas se a situação se concretizar é mais um problema que teremos para resolver.
Tenho muitas dúvidas sobre muita coisa. Numa estou absolutamente certo: a grande oportunidade que todos vamos ter é dia 27. Pela minha parte, o PS e o PSD/CDS já passaram à oposição.
Agosto 18, 2009 at 1:41 am
mariazeca – 181
Estou a escrever com imensos erros. Um atentado à LP.
Agradeço (todas) as correcções.
Agosto 18, 2009 at 1:41 am
Xotora Mariazita!
Pois o peso tem sido outro, xotora….mas a balança tanvém!….
Agosto 18, 2009 at 1:43 am
#183 Fossem essas as maiores… a LP até te perdoa!
Agosto 18, 2009 at 1:44 am
Xotor 25sempre!
Atão será 27sempre27!!!!
Agosto 18, 2009 at 1:45 am
E vom descanso para os costados do xotor e restanrtes xotores!!!Também bou à deita, agora de vez…
Agosto 18, 2009 at 1:48 am
Chor Cunteruleiro, bom deitado nu costado!
Agosto 18, 2009 at 1:50 am
O “Umbigo” começa a fervilhar. Estamos a meio de Agosto, mas pelo andar da carroça daqui a uma semana estaremos novamente em ebulição e o blog a bater novo recorde.
Agosto 18, 2009 at 1:50 am
#186
Lololol
27sempre27!!!!
Agosto 18, 2009 at 1:51 am
#188 Mariazeca,
hoje tu e o Controleiro estão imbatíveis.
Bem hajam!
Agosto 18, 2009 at 1:52 am
O Chor Cumtruleiro é um must! 😀
Agosto 18, 2009 at 1:53 am
Podes crer, controleiro. Deste-me uma ideia. Eu até gosto do 25. Mas se os gajos perderem, em homenagem à tua ideia e à derrota dos ditos, mudo para 27… Amanhã é um dia lixado. Tenho ali uma enorme praia do Atlântico à minha espera…
Agosto 18, 2009 at 1:54 am
Acesso à categoria de professor titular? Não, obrigado.
Exmo. (a) Sr. (a)
Director (a)
Na sequência do Decreto-Lei n.º 104/2008, de 24 de Junho, informamos que a partir de hoje se encontrará disponível o formulário electrónico para candidatura e upload do trabalho, da prova pública de acesso à categoria de professor titular.
Solicita-se assim que informe todos os docentes do Agrupamento ou Escola não agrupada que reúnem os requisitos exigidos para tal.
Informa-se ainda que após a entrada dos requerimentos electrónicos, os dados dos candidatos ficarão disponíveis para validação das respectivas escolas.
As várias etapas deste processo, bem como a operacionalização do mesmo, constam da Nota Informativa, a disponibilizar na página electrónica da DGRHE.
Com os melhores cumprimentos,
A DGRHE
COMUNICADO DO PROmova
Aguardava-se algo deste género em tempo de férias, pois é habitual os fracos, inseguros e cientes da repelência dos seus actos, aproveitarem os momentos de ausência ou de relaxamento das pessoas para atacarem.
A abertura, a pouco mais de um mês do fim da legislatura, de um concurso para acesso à categoria de professor titular que a esmagadora maioria dos professores rejeita, que nenhuma estrutura representativa dos professores aceita e que todos os partidos da oposição recusam, é um gesto de hostilidade e uma declaração de guerra aos professores, além de que constitui uma falta de escrúpulo democrático e de seriedade política.
Nesta fase e tendo em conta o contexto político actual, os professores que são contra a divisão da carreira e que não vão sancionar de nenhuma forma o abjecto e fantoche primeiro concurso para professor titular só têm dois caminhos a tomar:
1) não concorrerem à prova pública de acesso à categoria de professor titular, mantendo a coerência das suas posições e não dando trunfos eleitorais a esta ministra da Educação e a Sócrates, ao mesmo tempo que trairiam o apoio que todos os partidos da oposição deram à exigência de revogação da carreira;
2) contribuírem para a derrota deste PS de Sócrates, nas próximas eleições legislativas, dando oportunidade a que BE, CDS/PP, PCP e PSD acabem de vez com a arbitrariedade e a injustiça que é a divisão da carreira.
Esta gente não presta mesmo e só a sua derrota eleitoral, em 27 de Setembro, trará paz às escolas e condições de mobilização dos professores para uma educação pública de exigência.
Vamos todos, nas próximas eleições legislativas, votar à esquerda ou à direita, mas NUNCA neste PS de Sócrates.
E para Setembro estamos a preparar iniciativas de recrudescimento da contestação, com grande impacto mediático e político, pelo que solicitamos a todos os colegas para estarem atentos e, chegado o momento, se mobilizarem massivamente para a participação nas mesmas. Brevemente, haverá novidades.
PROmova,
PROFESSORES – Movimento de Valorização
Agosto 18, 2009 at 1:58 am
Era um bocado injusto sair sem fazer jus ao trabalho sempre abnegado do Paulo (às voltas também com as vacas nos Açores). Mesmo em férias, este assunto mereceu quase 200 comentários até às 2 da matina. É obra…
Agosto 18, 2009 at 1:59 am
#191 Pedro, bem “hajamos” todos!
Hoje, quando recebi a “notícia”, a neura foi grande. Entre isto tudo, consegui raciocinar. Umbigada’s a todos! Bjs 😀
Agosto 18, 2009 at 2:01 am
#196 Mariazeca
Até amanhã!
Agosto 18, 2009 at 2:02 am
Até manhã companheiros da noite!
Agosto 18, 2009 at 2:03 am
197 Pedro, até logo! 😉
Agosto 18, 2009 at 2:09 am
Por 1 era feio!
Boa noite a todos! 🙂
Agosto 18, 2009 at 2:10 am
200 comentários! Yeah! Yeah! Yeahs
Já agora com esta música que passou a ser o meu lema:
Heads Will Roll
Agosto 18, 2009 at 2:13 am
Sim, as nossas.
Desconfio que este concurso vai ter uma adesão, logo um sucesso, extraordinária.
Mais uma vitória para a…
Agosto 18, 2009 at 2:15 am
Podias ter posto tu, ó preguiças!
Agosto 18, 2009 at 2:15 am
#202 Não desanimes…
Agosto 18, 2009 at 2:19 am
Bibam os Professores Portugueses.
E biba eu.
E bibam todos aqueles que honram a Profissão e o País.
E Bibam os Sindicatos de Professores … Fortes!
(esta é especialmente para a mariazeca)
Bora lá, meninos, fazer sair um Comunicado da Plataforma Sindical. Amanhã. Avancem.
Vá lá MN e Fenprof. Avancem.
Agosto 18, 2009 at 2:23 am
# 202
Mais um tiro nos pés das criaturas.
Mais uma derrota para a…
Agosto 18, 2009 at 2:30 am
You wish…
Agosto 18, 2009 at 3:18 am
Se não estou enganada, pela leitura que fiz do DL 104/2008, entre a candidatura à prova pública e a saída final das listas definitivas resultantes do concurso, são para aí uns bons meses. Poderá estar concluido todo este processo lá para Janeiro????
Assim sendo, esta é uma grande manobra de sedução feita a cerca de 1 mês das eleições legislativas.
Como se prevê que o PS de Sócrates não vai ter maioria absoluta, para que serve isto?
Ultrapassa todos os limites de falta de seriedade e de respeito pelos professores, pelas escolas e pelo país inteiro.
Uma boa medida, caro PM e ME e todos os outros, seria uma medida que acabasse com a divisão da carreira e com os professores titulares. Teriam mais votos…ou não.
Agosto 18, 2009 at 9:53 am
Estas porras já se fazem por ofício?
“Sent: Monday, August 17, 2009 2.32 PM
Subject: Assunto: Prova pública de acesso à categoria de professor titular
Exmo. (a) Sr. (a)
Director (a)
´… re-béu-béu, pardais ao ninho…`
Com os melhores cumprimentos,
A DGRHE”
?????????????????
Não deviam estar publicadas no Diário da República?
Qualquer dia mandam um SMS para os Directores e o pessoal fica logo com os testículos/ovários a bater!
O povo é sereno!
É só fumaça!…
Agosto 18, 2009 at 10:01 am
Agosto 18, 2009 at 10:37 am
[…] Percebo agora, perfeitamente, o alarido e até alguma confusão entre os “umbiguistas” pela aparente “recaída” do Paulo que propõe outra linha de ataque ao sustentar que todos os docentes em situação de concorrer [ao recém-criado concurso de titulares] o devem fa… […]
Agosto 18, 2009 at 10:53 am
Estou de férias!!!
Depois do dia 27 de Setembro pensarei no assunto.
Agosto 18, 2009 at 11:31 am
Ninguém devia concorrer. Vai ser aproveitado politicamente.
Agosto 18, 2009 at 11:57 am
Não não e não. Limpar ranho e baba de cachopos ainda vá. De gente crescidinha que regride por conveniência, não.
A melhor maneira de contestar é não concorrer.
Agosto 18, 2009 at 12:07 pm
Este país é inviável. Estamos na fila a seguir à Hungria?
666
Agosto 18, 2009 at 1:46 pm
POSIÇÃO DA APEDE:
http://apede.blogspot.com/2009/08/prova-publica-de-acesso-categoria-de.html
PROVA PÚBLICA DE ACESSO À CATEGORIA DE PROFESSOR TITULAR – AS MANOBRAS E PROVOCAÇÕES DO ME CONTINUAM! A NOSSA RESPOSTA É UM ROTUNDO NÃO!
Como já vem sendo habitual nos períodos de férias, situação que se agrava este ano, dado o actual contexto político-eleitoral, que pode levar ao fim da divisão da carreira (uma das questões centrais da nossa luta), o ME, via DGRHE, apostando claramente num eventual avolumar de situações de facto consumado que venham a dificultar a sua inversão, por parte do próximo governo, e numa atitude de baixa política, “lançando o barro à parede para ver se cola”, está a enviar para as escolas a seguinte informação:
Exmo. (a) Sr. (a)
Director (a)
Na sequência do Decreto-Lei n.º 104/2008, de 24 de Junho, informamos que a partir de hoje se encontrará disponível o formulário electrónico para candidatura e upload do trabalho, da prova pública de acesso à categoria de professor titular.
Solicita-se assim que informe todos os docentes do Agrupamento ou Escola não agrupada que reúnem os requisitos exigidos para tal.
Informa-se ainda que após a entrada dos requerimentos electrónicos, os dados dos candidatos ficarão disponíveis para validação das respectivas escolas.
As várias etapas deste processo, bem como a operacionalização do mesmo, constam da Nota Informativa, a disponibilizar na página electrónica da DGRHE.
Com os melhores cumprimentos,
A DGRHE
Mesmo conhecendo o esclarecimento da FENPROF, de 30 de Julho, a APEDE, numa atitude de prudente alerta e total coerência com as posições que sempre assumiu, lembrando que deste ME tudo se pode esperar, e deixando claro que desta vez não haverá desculpas, por falta de informação ou conhecimento das consequências (pois todos já sabemos a finalidade das políticas educativas deste governo e o seu carácter perverso e iníquo), vem afirmar claramente que a resposta daqueles a quem se dirige este “convite” envenenado, só pode ser um digno e rotundo NÃO!!! A APEDE não discute sequer a questão da existência de mais ou menos vagas para aqueles que forem aprovados nesta prova pública, porque o que está verdadeiramente em causa é a divisão da carreira e quanto mais professores concorrerem agora (seja lá qual for a justificação, argumento ou objectivo escolhidos) mais difícil será acabar com essa divisão iníqua. Os milhares de professores que exprimiram nas ruas a sua indignação, afirmando bem alto “Categoria há só uma, Professor e mais nenhuma”, saberão manter a sua coerência e não irão agora, seguramente, deixar-se iludir por “cantos de sereia”, logros e manobras em torno de um novo concurso para professor titular. Deverão dar, isso sim, com o seu NÃO! a mais esta jogada perversa e cirúrgica do ME, uma resposta firme e convicta a quem nos continua a agredir e provocar. E em Setembro, nas urnas e não só, voltaremos a mostrar que não nos rendemos, que não desistimos, que iremos vencer esta justíssima luta!
Agosto 18, 2009 at 3:48 pm
Concorrer a titular????? Nem a brincar! Não intupiriamos nada e daríamos muito prazer a quem propôs tal desiderato no ME! Como poderíamos contestar o Estatuto e simultaneamente concorrermos a titulares? E depois quanto à coerência dizíamos «Ah, era uma forma de protesto, concorremos como forma de protesto!». Por Deus!Que ninguém concorra a tal coisa, principalmente numa altura de eleições, em que tudo será usado para demonstrar o SUCESSO DAS POLÍTICAS DO GOVERNO!
Agosto 19, 2009 at 12:14 am
Verdadeira política…..
EXCELENTE!!! adorei o blog…
Agosto 19, 2009 at 12:22 pm
Vai complicado, vai…e longa. A Novela.
Boas férias Guinote.
Abraço.
Agosto 20, 2009 at 12:26 am
Não estou nada de acordo com o facto de se concorrer a titular numa altura destas (nem em nenhuma outra,sublinhe-se),nem que seja para entupir o sistema…então que andámos nós a fazer nas manifestações?e nas greves(que nos saíram do bolso,até agora sem grandes resultados)?
Então a luta não é para prosseguir ? não podemos dar azo a outra interpretação que não seja : NÃO QUEREMOS ESTE ECD!!
Dezembro 8, 2009 at 4:59 am
[…] Dito isto, o ME tenta agora lançar uma OPA sobre os professores. […]