Não adianta perder tempo a tentar elaborar a Tese de Titularamento, ou encomendá-la a algum boy do PS, pois:
1- Só o PS é que teima na divisão da carreira; todos os outros partidos com assento parlamentar já assumiram que querem acabar com essa divisão;
2- Se, como se espera, houver mudança de Governo, acabará a divisão da carreira;
3- Se o PS ganhar com maioria relativa, cai com eleições antecipadas ao fim de alguns meses;
4- Se o PS ganhar com maioria absoluta, não adianta os professores fazerem a tal prova, porque têm de fugir do país;
5- Em qualquer caso, uma Tese de Titularamento demoraria meses a elaborar e teria de ser defendida perante um júri, portanto essa tarefa nunca estaria pronta antes das eleições de 27 de Setembro;
6- Professor competente é aquele que aproveita o início do ano lectivo para preparar as actividades escolares e não para arranjar Teses de Titularamento;
7- Se uns não precisaram de apresentar Tese de Titularamento para chegarem a professores titulares, então os outros também não.
Adriano Pinto
Agosto 20, 2009 at 3:39 pm
Podemos apresentar N teses, mas em minha opinião há apenas uma que deveria valer para todos os que fizeram algo contra o absurdo do ECD do ME, a de NÃO concorrer a este ENGODO, porque não há cêntimos ou poucos euros que paguem toda a trama engendrada por esta gentalha.
Professor que se preze assim deveria continuar, “apenas” PROFESSOR!!!
Agosto 20, 2009 at 3:41 pm
Concordo plenamente!
Contaram pontos e passaram a titulares (arrependidos… “coitados”)…
Tese de Titularamento???
Era o que faltava.
Urtigas..
Agosto 20, 2009 at 3:44 pm
#1
Nem mais!
Sempre “Professores”!
Agosto 20, 2009 at 3:49 pm
A short film from 1952 about being a teacher.
Goofy – Teachers Are People
Agosto 20, 2009 at 3:50 pm
#4,
Já corrigi o link quebrado de ontem com este vídeo.
Agosto 20, 2009 at 4:05 pm
#5,
ººk
Agosto 20, 2009 at 4:10 pm
#5
Desculpa, não tinha visto.
Agosto 20, 2009 at 4:18 pm
Tese de titularamento ih ih ih ih!
A todos os colegas que levaram o computa para férias, por favor descansem, ganhem energias e não desperdicem as férias…
Para tranquilizante acompanhem o Umbigo por favor. O Umbigo é um bom Prozac!
Agosto 20, 2009 at 5:37 pm
Só o PS é que teima na divisão da carreira; todos os outros partidos com assento parlamentar já assumiram que querem acabar com essa divisão;
Por enquanto… por enquanto… Deixem-nos pousar.
Agosto 20, 2009 at 5:46 pm
Agosto 20, 2009 at 5:53 pm
Haverá sempre interessados e à tutela até convém que não sejam muitos. Quem depende do título para progredir a curto prazo, irá candidatar-se. Pouco haverá a fazer em relação a isso. Talvez seja mais fácil inviabilizar a medida se aparecerem muitos candidatos, mas com poucos a coisa vai andando e vai-se instalando.
Agosto 20, 2009 at 6:18 pm
Excelente texto do Adriano Pinto…concordo em absoluto.
Estou em condições de concorrer mas NÃO lhes vou entregar bodega de tese de “titularamento” nenhuma….e não é por ter medo ou por não a saber executar. Fiz tese a sério num mestrado pré Bolonha, por isso, isto seria lavar o rabinho a meninos.
É uma injustiça atroz a diferenciação: uns foram automaticamente “elevados” à condição “mui nobre” de titulares e outros, “a ralé” tem agora de fazer uma prova pública, submeter-se a um júri que nem se sabe se tem qualificações adequadas para tal, etc,etc. A obscuridade de tudo isto chega a ser bizzarra…
Que venha o dia das eleições: quero ver o barco do PS a afundar como o Titanic.
Agosto 20, 2009 at 6:19 pm
#10
Esse vídeo é mto belo, já o conhecia, mas com o título Educador de Infância… seja como for somos todos Educadores/Professores. 🙂
Agosto 20, 2009 at 6:29 pm
Cada vez mais a escola tem de substituir aqueles que têm por obrigação de educar: os pais.
Agosto 20, 2009 at 6:38 pm
nunca é demais citar a fenprof
Desde logo, é uma vergonha que o Ministério da Educação torne pública esta informação em pleno período de férias dos professores e educadores. Depois, é necessário perceber que, ainda que fosse possível os professores submeterem-se a tal prova, ela de nada serviria, pois não abrirá qualquer concurso para acesso à categoria de professor titular, única forma de aceder à mesma. Recorda-se que responsáveis do ME tinham anunciado a realização de um concurso extraordinário, ainda durante a actual Legislatura, mas, confirma-se agora, não falavam verdade.
Agosto 20, 2009 at 6:39 pm
Para os professores será completamente indiferente que se realizem, ou não, provas de acesso a professor titular, pois sabem que, independentemente do resultado que nelas obtiverem, o que contará será a existência de concurso, sabendo-se, à partida, que o mesmo deixará de fora a esmagadora maioria dos docentes, pois será o Ministério das Finanças a autorizar a abertura desse concurso que, no mínimo, impedirá 2/3 dos professores de chegarem ao topo da carreira.
Agosto 20, 2009 at 6:44 pm
: lol :
Agosto 20, 2009 at 6:44 pm
😆
Agosto 20, 2009 at 7:00 pm
Nem mais!
Completamente de acordo com o Adriano. Corrijo apenas o ponto 4 ficando, na minha opinião, com a seguinte redacção:
“4- Se o PS (ou qualquer outro partido) ganhar com maioria absoluta, não adianta os professores fazerem a tal prova, porque têm de fugir do país;”
Agosto 20, 2009 at 7:24 pm
há mais smiles sem ser
😆
: lol :
se houver digam
Agosto 20, 2009 at 7:24 pm
ou aonde é que eles estão?
Agosto 20, 2009 at 7:36 pm
watcher, usa os atalhos do msn
😉 ; ) 😦 : ( 😛
Agosto 20, 2009 at 7:55 pm
#20 watcher
Também tens estes que vou escrever por extenso senão fica logo o boneco. Escreves tudo seguido sem qualquer espaço. Espero que percebas:
boneco verde – 2pontos mrgreen 2pontos
diabo vermelho de raiva – 2pontos evil 2pontos
boneco a rir – 2pontos lol 2pontos
revirar os olhos – 2pontos roll 2pontos
envergonhado – 2pontos oops 2 pontos
chocado – 2pontos schock 2pontos
Se falhou alguma coisa da minha parte, desculpa lá…
😳
Agosto 20, 2009 at 8:38 pm
# 9, vaderetro
Agosto 20, 2009 at 9:02 pm
Talvez o texto mais certeiro que se escreveu sobre o assunto. Meus parabéns ao autor.
Agosto 20, 2009 at 9:06 pm
Uma pergunta: no tal memorando (do nosso descontentamento), um dos pontos acordados não tinha que ver com a questão dos titulares e a sra. maria de lurdes não prometeu que o próximo concurso seria também por pontos?
Agosto 20, 2009 at 9:19 pm
Concordo com o texto, muito objectivo e esclarecedor.
Agosto 20, 2009 at 9:50 pm
#24,
e não só vade retro… acrescentemos a expressão toda vade retro Satanás t’arrenego Belzebu 🙂 Mas a ver vamos…
Agosto 20, 2009 at 9:50 pm
😉
Agosto 20, 2009 at 9:51 pm
#22
thank you for the dica 😉
Agosto 20, 2009 at 9:57 pm
#22 e #23
thnk you all
😳
Agosto 20, 2009 at 10:00 pm
Perante este quadro, bem pode o ME desdobrar-se em iniciativas e informações que, pensará, irão enganar os professores em vésperas de eleições. Não o conseguirá, pois os professores reservarão as suas forças para o que é mais importante: eliminar esta inaceitável divisão dos docentes em professores de primeira e de segunda!
Sabe-se já, porque tornaram pública essa posição, que CDS-PP, PSD, PEV, PCP e BE assumiram o compromisso de acabar com a fractura introduzida na carreira docente. Sendo apenas o PS a defender a existência de categorias hierarquizadas na carreira dos professores, tudo indica que, brevemente, estas deixarão de existir. Quando tal acontecer, estaremos perante uma extraordinária vitória dos professores que muito têm lutado contra essa injusta e inaceitável divisão.
Agosto 20, 2009 at 10:03 pm
bell e alebana,
Aqui vai: http://codex.wordpress.org/Using_Smilies
Agosto 20, 2009 at 10:13 pm
Já não posso ouvir falar em titulares. Arre!Se tiver que ficar a meio da carreira, fico. Mas deito-me à sombra da bananeira , que eu sou uma pessoa muito doente.
Agosto 20, 2009 at 10:35 pm
Parabens, Adriano! Onde trabalhas agora?
Agosto 20, 2009 at 10:36 pm
#33
😎
Agosto 20, 2009 at 10:42 pm
🙂
Agosto 20, 2009 at 10:54 pm
#31,
Watcher,
Já pode ir pensando nessa tal de prova com estas ajudas.40 páginas com estas coisinhas.
Depois é só desenvolver 1 bocadinho o que representam na prática pedagógica.
Hum?
Não é uma ideia original?
Se eu fosse Júri, teria 20 valores pela criatividade, honestidade, empenho, novidade e pela promoção das TIC no contexto de ensino-aprendizagem e nas boas práticas.
Agosto 20, 2009 at 11:34 pm
Fernanda,
com o cabeçalho a 4,5 cm, as margens a 3 (mais 3 para as notas), o corpo 12 de um tipo de letra bem escolhido (assim para o encorpado), um espaçamento de 1,5, uns bonecos/esquemas/fotos e uma bibliografiazita, as 40 páginas da prova para acesso ao infinitamente distante e desinteressante cargo de tritolé correspondem, na boa, a 23-25 páginas. Aliás a malta do júri não tem tempo para ler muito blá-blá que isto é só para inglês ver e chatear/enganar os zecos 😆 .
Agosto 20, 2009 at 11:43 pm
Já estou a preparar o meu trabalho.
O problema é que não tenho vontade de o elaborar; depois, quero que «eles» se vão f****; em terceiro lugar, não percebo um chifre do Manuel Pinho de gestão e administração escolar.
Assim sendo, a minha tese vai (des)andando.
Agosto 20, 2009 at 11:43 pm
[…] A prova “pública” e os preliminares Tese De Titularamento […]
Agosto 21, 2009 at 12:10 am
O PS divide assim, os outros como será que querem dividir? Tanto jogam à defesa que perdem outra vez… Mesmo se o PSD ganhasse dificilmente dispensariam os professores titulares. Muito dificilmente. É só bluf!
Agosto 21, 2009 at 12:30 am
Titular? Eu gostaria é de sobreviver a este massacre de trabalho que tem vindo a surgir nas escolas.
E fala-se muito pouco disto!
Agosto 21, 2009 at 12:40 am
Todos os partidos são contra a divisão???
Acha mesmo que o psd MEXERIA no ECD? Para quê? É muito melhor que o SIADAP que inventou (em 2002, acho): tem quotas, congelamentos de carreira, “avaliação” por objectivos, patamares, tem TUDO o necessário para poupar em salários. O psd PODERIA fazer uma cosmética para justificar eventuais promessas decorrentes de FALSAS alianças à luta dos profs. Lembra-se das faltas dos seus deputados, que poderiam ter chumbado a avaliação? Lembra-se de MFLeite como ME e MFinanças? Foi neste Min que ELA tomou as medidas mais gravosas: idade e tempo de aposentação, congelamento de carreira, SIADAP… Os €€€€ são-lhe demasiado caros! A luta dos profs pode fazer mudanças, sim, mas acreditar em revisões favoráveis pelo psd é, no mínimo, ter má memória.
Agosto 21, 2009 at 2:54 am
#43 Já devia estar a dormir, mas venho sp tarde ao Umbigo. Por isso, só agora li estes comentários. Realmente, devia falar-se mais na sobrecarga de trabalho. Vai começar tudo de novo, na mesma. Não dá. Se ninguém põe cobro a isto, a Escola pública morreu! E até os professores, se não mudarem de “galho” rapidamente.
Agosto 21, 2009 at 8:08 am
#33 working on a dream
Muito obrigada!
🙂
Agosto 21, 2009 at 4:12 pm
“Se uns não precisaram de apresentar Tese de Titularamento para chegarem a professores titulares, então os outros também não.” (Adriano Pinto)
Ora aqui está uma citação que me parece muito interessante. Uns passaram a titulares “com um pontapé nas costas” e os outros é que vão ter de fazer uma tese.
E, por fim, essa mesma tese iria ser avaliada pelos que já são titulares e que passaram com o dito “pontapé”. Ora tenham vergonha!