Não é que os dados não possam ser apresentados desta ou daquela forma, escolhendo a dedo o início e fim das séries. Não é que os gráficos não se possam apresentar com esta ou aquela escala para parecerem simétricos, numa proporcionalidade inversa.
Não é que alguém que consegue ter dados antes de serem divulgados oficialmente pelo governo esteja impedido de apresentar uma série que termina em 2010 quando existem outros mais recentes.
A verdade é que Marques Mendes optou por fazer isto, comparando o incomparável:
Isto é desonesto a vários níveis pois compara o número de alunos de um único ciclo de escolaridade com o número de professores de todos os ciclos de escolaridade e vai buscar para início da série um ano em que o sistema estava completamente em ruptura, quer pelo lado da procura (o aumento da natalidade de meados dos anos 70 levou a um grande número de alunos no 1º ciclo no início da década de 80), quer da oferta (as escolas estavam com um enorme défice de professores, algo que eu comprovei enquanto aluno nessa mesma altura).
Marques Mendes optou por não comparar os números de alunos e docentes do 1º ciclo e optou por outra coisa. E escolheu para início da série o ano de 1980.
Porquê?
Não vale a pena responder já e façamos antes algo metodologicamente mais correcto, com base nas estatísticas oficiais online (existem ainda mais actualizadas) e tomemos os números do Perfil do Aluno 2010-11:
É fácil perceber que desde finais dos anos 90 se deu uma quebra total de 40.000 alunos jovens (não estou sequer a usar o quadro com os adultos das NO), o que significa uma redução de 2,4% dos alunos, assim como uma redução perto dos 52.000 alunos no 1º ciclo (cerca de 10.6%).
Nesse mesmo período, os ganhos na escolarização foram os seguintes:
Se fizermos uma regressão a 1980 os ganhos são ainda maiores. Este nível de progresso é incomensuravelmente superior ao desempenho da economia e nem é bom falar na inanidade da política, governos em que Marques Mendes foi qualquer coisa incluídos.
Quanto ao número de professores (novamente com os dados mais recentes online, mas que já diminuíram muito desde então), neste período temos os seguintes dados:
Se tomarmos como base todos os professores temos uma descida de 166.372 para 162.742 (descida de um pouco mais de 2%), mas se tomarmos os da rede pública temos uma descida de 146.040 para 142.144 (redução de 4%).
Se formos ao 1º ciclo, temos uma redução global de 6600 professores (quebra a rondar os 18%) e na rede pública de cerca de 7000 (redução de 20,6%).
Se fizermos os quadros com barras, o resultado é muito, muito diferente do que apresentou Marques Mendes, ontem, na SIC, sem direito a qualquer contraditório.
Vejamos com ficariam os quadros, com valores absolutos e escalas não adaptadas para alunos e professores apenas do 1º ciclo da rede pública:
Mas mais correcto seria analisar a evolução, na base da construção de um índice em que o primeiro ano da série tem o valor 100:
Isto demonstra que desde o final dos anos 90 o número dos professores do 1º ciclo diminui muito mais do que o número de alunos.
Mas se quisermos recuar a série dos professores do 1º ciclo a 1980 podemos encontrar os seguintes números:
Ou seja, não existe um aumento de professores no ciclo de escolaridade que o comentador escolheu para apresentar o número de alunos, mas sim uma redução bem superior a 20%. Não quer dizer que o número de alunos não tenha diminuído ainda mais, mas… a verdade é que o número dos professores destinados a leccionar aquela ciclo de escolaridade também se reduziu e não aumentou, como Marques Mendes deu a entender de forma visualmente sugestiva.
Percebeu, caro ex-ministro, ex-líder do PSD, ex-deputado, actual comentador e recadeiro Marques Mendes? Como se devem comparar números, mesmo se queremos reforçar uma ideia?
Isto só demora cerca de uma hora a fazer quando se é desarrumado como eu a guardar os ficheiros.
.
Adenda (em resposta a vários comentários) com os quadros reais da evolução dos professores e alunos no 1º ciclo, rede pública, entre 1980 e 2010 a partir dos dados da Pordata. Repito que os dados para o número de professores é, em 2013, bastante mais baixo e proporcionalmente com uma redução superior à dos alunos desde 2010:
Eis, de novo, o que Marques Mendes mostrou:
.
Bibliografia estatística básica na DGEEC e Pordata.
Maio 5, 2013 at 5:31 pm
Então e um papagaio daqueles, a ganhar do bom para botar faladura, não vai ser desmentido no próprio sitio onde mentiu?
Maio 5, 2013 at 5:34 pm
Pois, ficava bem um desmentido público. Quem envia estes dados para a Sic e para o baixinho?
Maio 5, 2013 at 5:35 pm
#1,
Isso agora não é comigo…
Eu não recebo avenças da SIC para desmentir outros comentadores… só lá fui por convite e sem qualquer remuneração nem para as “portages” ou “gásóil”.
Aliás, até espero que alguns desmentidos se possam inspirar nestes dados… 🙂
Já estou habituado…
Maio 5, 2013 at 5:35 pm
A mentira e o Mendes tèm perna curta. Eh!eh!Eh! Obrigada, Paulo Guinote.
Maio 5, 2013 at 5:36 pm
#0
Isto é uma arte.
Manipular os dados desta maneira é obra!
MM usou dados de 30 anos.
Aqui usaram-se os últimos 12 de modo a que os resultados fossem os pretendidos.
Deixo uma dica:
Tente com outras séries. Pode ser que o número de alunos até aumente!!!
Maio 5, 2013 at 5:37 pm
Este senhor, a mando do governo, vem atirar dados para o ar, como se os professores não soubessem ler e interpretar gráficos!
Obrigada Paulo por desmontar esta grande aldrabice.
Compare-se o comparável, Não invente Sr Marques Mendes…., compreendo que se falasse do que sabe, falaria muito pouco!
Maio 5, 2013 at 5:39 pm
têm (maldito teclado espanhol…)
Maio 5, 2013 at 5:40 pm
#5,
Marques Mendes não usou qualquer série. Usou dados dispersos, seleccionados sem qualquer lógica. Porquê 1980 para início da série?
O que fiz foi colocar os dados oficiais disponíveis numa série para os anos posteriores ao ECD de 1998 e que estão nas publicações linkadas.
Não fiz gráficos caídos do céu, sem sabermos de onde ou como.
Para além, disso tudo está explícito, dos anos aos números, passando pelas fontes.
Manipular é comparar a evolução dos alunos do 1º ciclo com o total de professores.
Maio 5, 2013 at 5:41 pm
Excelente, Paulo.
Maio 5, 2013 at 5:56 pm
Hoje os portugueses sabem:
PSD = Mentira
Isto só melhora quando estes artistas sairem do governo.
Lembrem-se no dia das eleições e não vão em conversas.
Maio 5, 2013 at 6:07 pm
Este sujeito, como tantos outros, humilham a Ética. Chega de gente de mal.
Tanto que ele evocou o nome da Ética em vão.
Maio 5, 2013 at 6:08 pm
A partir do momento em que aceitamos entrar num jogo devemos respeitar as regras do mesmo.
Paulo Guinote arrisca-se a ser apanhado no jogo que os politiqueiros estao habituados em que usam e abusam de números e outras armadilhas.
Só se deve comparar o que é comparável e portanto #5 tem alguma razão, o que sinceramente lamento…
Maio 5, 2013 at 6:12 pm
#12,
Há uma “ligeira” diferença… as minhas fontes e critérios estão explícitos.
Em post com mais tempo posso recuar a análise, mas a verdade é que a diferença não será substancial, pois a quebra do número de professores nos últimos dois anos ainda acentuará mais o que escrevi e a comparação disparatada de Marques Mendes ressalta ainda maior.
Maio 5, 2013 at 6:12 pm
#5:
Tu e o Mend€s o que precisavam era de um baldinho de m€rda…
Maio 5, 2013 at 6:15 pm
http://www.pordata.pt/Portugal/Docentes+em+exercicio+nos+ensinos+pre+escolar++basico+e+secundario+total+e+por+nivel+de+ensino-240
Maio 5, 2013 at 6:18 pm
#0
Parabéns Paulo. Uma demonstração excelente.
#10
E em quem votamos?
De cada vez que o PSD nos apresenta mais austeridade, o Seguro apenas diz: “O País está a beira de uma tragédia…”, “É uma carga pesada…”, “Nós não aceitaremos mais austeridade…”, etc., etc.. E mais nada!
Há muito tempo que o Seguro devia ter convocado os Portugueses para uma GRANDE MANIFESTAÇÃO, à boa maneira de 75, se estivesse, de facto, contra estas medidas.
Outros muito semelhantes são os dirigentes sindicais. Como escreveu o Paulo, há dias atrás, logo que deixam de ser professores (sejam sindicalistas, deputados ou outras coisa que tais) depressa esquecem a profissão.
Maio 5, 2013 at 6:20 pm
Só não percebo por que é que os jornalistas não fazem trabalho semelhante. Muito bom, vou partilhar!
Maio 5, 2013 at 6:20 pm
Bem, eu como sou um funcionário público preguiçoso vou continuar a corrigir testes intermédios, porque hoje é Domingo e amanhã continua a interminável semana de trabalho que já dura há 23 anos.
Continuo à espera que esta corja apresente o modo de fazer a rescisão amigável porque estou a mais e não estou para continuar a levar com estes enxovalhos de quem andou a mamar à conta de um regime que faliu graças a tanto mamão…
Maio 5, 2013 at 6:21 pm
O rec@deiro c@ga tacos.
Maio 5, 2013 at 6:23 pm
Acabo de c ompletar o post e completarei com todos os dados que ajudem a perceber que não se faz uma comparação visualmente atractiva com coisas não comparáveis.
Os gráficos de barras que coloquei lado a lado respeitam o mesmo intervalo de tempo e ciclo de escolaridade, meu caro h5n1.
Maio 5, 2013 at 6:27 pm
O h5n1 é filosofia a mais para a minha camioneta…no fim depois acaba por dar o votinho à padilha do M€nd€s M€nt€s.
Maio 5, 2013 at 6:29 pm
#5
Funny boy!
Maio 5, 2013 at 6:29 pm
Pandilha, perdão gripe das aves, a minha verborreia é curta:
pandilha
s. f.
1. [Antigo] Conluio entre vários indivíduos para enganar alguém.
s. 2 g.
2. Cada uma das pessoas que entram nesse conluio.
3. Vadio; pulha; homem sem honra.
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=pandilha
Maio 5, 2013 at 6:33 pm
Paulo,
Excelente trabalho de desmontagem das mistificações tóxicas que nos vão servindo como propaganda disfarçada de comentário político. Infelizmente esta tua análise não tem acesso aos órgãos de intoxicação social que passam por televisões…
Maio 5, 2013 at 6:37 pm
Muito obrigada Paulo Guinote! Este sim é um trabalho sério!
#5 e #12 Demonstrem, com gráficos, que o que MM disse a abrir o seu comentário, em que comentava a medida do Governo para despedir, hoje, professores do Quadro, “hoje temos mais 50% de professores e menos 50% de alunos”… MM pretendia demonstrar “cientificamente” que hoje, temos professores a mais. MM manipulou, sim. A apresentação dos dados que apresentou é ERRADA! MM pretendia apenas “demonstrar a necessidade” de despedir professores do público. Paulo Guinote apresentou dados reais!
Maio 5, 2013 at 6:43 pm
Assim se vê a força da irracionalidade quando se desvaloriza e chama nomes a quem pensa e a quem não participa na missa em latim.
Maio 5, 2013 at 6:46 pm
#26,
Suponho que isso não é comigo…
O que lhe pedia é que comentasse o facto de eu ter já revisto o post e acrescentado dados.
Maio 5, 2013 at 6:56 pm
Ir buscar dados a 1980 terá alguma coisa a ver honestidade intelectual, quando a escolaridade obrigatória até ao 9º ano data da Lei n.º 46 /86?
E ainda há quem se queixe de missas em latim!
Maio 5, 2013 at 6:58 pm
Comecei por dizer que a estatística não faz parte da minha argumentação política.
Também afirmei que só se deve comparar o que é comparável. Aguardo o gráfico de barras equivalente ao exibido pelo MM.
De qualquer maneira acho que não é por aí que se consegue desmontar uma política, porque só um movimento político organizado para a emancipação poderá levar a algum lado.
O Medina Carreira apresentas numeros e gráficos todas as semanas na TV e o efeito é ?
Mas mesmo assim admiro e aprecio o esforço…
Maio 5, 2013 at 7:01 pm
#26
É boa sim senhor.Com que então “irracionalidade”? Tu é que foste atrás do papagaio do ” bem atento”…armas-te em filoqualquercoisa, e depois,pimba.
Ficas-te chateado?Aborrecido? Saiu-te a gracinha pseudo intelectual ao lado? E o que dá, armar de “anarca filosofo “” da treta.
O dono do tasco, explicou muito bem .
E já agora, escusas de “lamentar”…
Maio 5, 2013 at 7:05 pm
Discurso do filho da puta
O pequeno filho da puta
é sempre
um pequeno filho da puta;
mas não há filho da puta,
por pequeno que seja,
que não tenha
a sua própria
grandeza,
diz o pequeno filho da puta.
no entanto, há
filhos-da-puta que nascem
grandes e filhos da puta
que nascem pequenos,
diz o pequeno filho da puta.
de resto,
os filhos da puta
não se medem aos
palmos,diz ainda
o pequeno filho da puta.
o pequeno
filho da puta
tem uma pequena
visão das coisas
e mostra em
tudo quanto faz
e diz
que é mesmo
o pequeno
filho da puta.
no entanto,
o pequeno filho da puta
tem orgulho
em ser
o pequeno filho da puta.
todos os grandes
filhos da puta
são reproduções em
ponto grande
do pequeno
filho da puta,
diz o pequeno filho da puta.
dentro do
pequeno filho da puta
estão em ideia
todos os grandes filhos da puta,
diz o
pequeno filho da puta.
tudo o que é mau
para o pequeno
é mau
para o grande filho da puta,
diz o pequeno filho da puta.
o pequeno filho da puta
foi concebido
pelo pequeno senhor
à sua imagem
e semelhança,
diz o pequeno filho da puta.
é o pequeno filho da puta
que dá ao grande
tudo aquilo de que
ele precisa
para ser o grande filho da puta,
diz o
pequeno filho da puta.
de resto,
o pequeno filho da puta vê
com bons olhos
o engrandecimento
do grande filho da puta:
o pequeno filho da puta
o pequeno senhor
Sujeito Serviçal
Simples Sobejo
ou seja,
o pequeno filho da puta.
II
o grande filho da puta
também em certos casos começa
por ser
um pequeno filho da puta,
e não há filho da puta,
por pequeno que seja,
que não possa
vir a ser
um grande filho da puta,
diz o grande filho da puta.
no entanto,
há filhos da puta
que já nascem grandes
e filhos da puta
que nascem pequenos,
diz o grande filho da puta.
de resto,
os filhos-da-puta
não se medem aos
palmos, diz ainda
o grande filho-da-puta.
o grande filho da puta
tem uma grande
visão das coisas
e mostra em
tudo quanto faz
e diz
que é mesmo
o grande filho da puta.
por isso
o grande filho da puta
tem orgulho em ser
o grande filho da puta.
todos
os pequenos filhos da puta
são reproduções em
ponto pequeno
do grande filho da puta,
diz o grande filho da puta.
dentro do
grande filho da puta
estão em ideia
todos os
pequenos filhos da puta,
diz o
grande filho da puta.
tudo o que é bom
para o grande
não pode
deixar de ser igualmente bom
para os pequenos filhos da puta,
diz
o grande filho da puta.
o grande filho da puta
foi concebido
pelo grande senhor
à sua imagem e
semelhança,
diz o grande filho da puta.
é o grande filho da puta
que dá ao pequeno
tudo aquilo de que ele
precisa para ser
o pequeno filho da puta,
diz o
grande filho da puta.
de resto,
o grande filho da puta
vê com bons olhos
a multiplicação
do pequeno filho da puta:
o grande filho da puta
o grande senhor
Santo e Senha
Símbolo Supremo
ou seja,
o grande filho da puta.
Alberto Pimenta…
ele mente para que os pequenos filhos da puta reproduzam o seu discurso.
É A MESMA COISA QUANDO UM GRANDE FILHO DA PUTA DIZ QUE HÁ CRISE POR CAUSA DOS IMIGRANTES , POR CAUSA DAS GREVES, POR CAUSA DA FUNÇÃO PUBLICA, POR CAUSA DO TIPOS DO RENDIMENTO MÍNIMO….
O POVO ACREDITA .. e depois só quer que eles sejam queimados
Maio 5, 2013 at 7:05 pm
ele mente para que os pequenos filhos da puta reproduzam o seu discurso.
É A MESMA COISA QUANDO UM GRANDE FILHO DA PUTA DIZ QUE HÁ CRISE POR CAUSA DOS IMIGRANTES , POR CAUSA DAS GREVES, POR CAUSA DA FUNÇÃO PUBLICA, POR CAUSA DO TIPOS DO RENDIMENTO MÍNIMO….
O POVO ACREDITA .. e depois só quer que eles sejam queimados
Maio 5, 2013 at 7:07 pm
[…] um vigarista dos números, Marques Mendes de seu […]
Maio 5, 2013 at 7:09 pm
#29,
Equivalente como?
Escolho para aquela série temporal todos os alunos para comprar com todos os professores ou apenas os professores do 1º ciclo com os os alunos que ele usou?
É que há duas hipóteses…
Até faço post específico, se necessário for.
Já várias vezes disse que a estatística se usa para combater a estatística, sempre que isso é útil.
Se é a minha base favorita? Não necessariamente.
Mas não fujo dela.
Maio 5, 2013 at 7:10 pm
Mas há algum gráfico que seja mostrado na TV que não sejam manipulado no tempo, nos números ou seja no que for? Esse é um dos maiores cancros do país. Parte-se de números errados e quer-se chegar a resultados certos. Isto é de doidos!
Razão tem o h5N1 que, não percebendo nada de números, vai amandando umas bocarras inconsequentes a ver se pega. 😉
Maio 5, 2013 at 7:11 pm
não insultem as mulheres da vida por favor..
Maio 5, 2013 at 7:16 pm
O que ouvi ontem de Marques Mendes? Que a população estudantil no ensino Básico foi reduzida em 51% entre os anos de 1980 e 2010.
O que verifico nos dados publicados pelo Pordata?
Que em 1980 havia 42500 alunos no ensino básico
Que em 2010 havia 33.044 alunos no ensino básico
Uma reduçao de 23%
Nem quero falar na redução do número total de alunos (básico, 2º e 3º ciclo), pois o que eu vejo é uma duplicação. Ressalvo a possibilidade de estar a fazer uma leitura incorrecta da tabela.
Mas corroboro a ideia de que só uma luta organizada poderá colocar um termo a estes desmandos. O que estranho é um anarquista propôr isso mesmo. Devo ter uma concepção pouco-muito-pouco-mesmo-pós-moderna do anarquismo.
Maio 5, 2013 at 7:33 pm
#29,
Já inclui uma das versões correctas possíveis.
Maio 5, 2013 at 7:41 pm
#38
Ainda tem de melhorar muito os seus gráficos.
Veja o deste tipo que está muito interessante:
Maio 5, 2013 at 7:48 pm
#39,
O director Agnelo Sopinhas tem dois problemas:
1) Tem medo de vir aqui comentar em nome pessoal, pelo que aparecem “atentos”.
2) MArtela os dados pois o que apresenta é a agregação de todos os alunos e professores, com público e privado misturados e, se bem percebi, apagando dos alunos o pré-escolar.
😆
Parece-me bastante incompetente em matéria de “sofismas”.
Maio 5, 2013 at 7:50 pm
Este Bem Atento é o Agnelo ou é aquele Pedrito que também anda por aqui?
Maio 5, 2013 at 7:50 pm
Parabéns, Paulo. Mais uma vez, acaba de prestar um grande serviço ao país, pois permite que possamos dizer que Marques Mendes é um ALDRABÃO!
Maio 5, 2013 at 8:00 pm
Aldranão
Maio 5, 2013 at 8:04 pm
Sinceramente tenho alguma relutância em argumentar com base em estatística mas é pouco interessante comparar gráficos com referenciais diferentes (MM e PG).
Das duas uma, ou os gráficos de MM são absurdos e inverificáveis, ou então estão errados.
As duas coisas em simultâneo é que não é possível em termos lógicos e científicos.
Maio 5, 2013 at 8:10 pm
O lema destes políticos é “uma mentira dita muitas vezes, passa a ser verdade”
Maio 5, 2013 at 8:25 pm
[…] Porque Mentes, Mendes? – Versão 2.1 […]
Maio 5, 2013 at 8:28 pm
neste país de pequenino se deve aprender a ler nas entrelinhas
e a caçar o erro, a gralha, a mentira,
que farta que estou de ser portuguesa….
Maio 5, 2013 at 8:36 pm
Percebo a intenção do Paulo, mas também compreendo o ponto de vista do h5n1 sobre a questão política de fundo.
Devem rebater-se as mentiras, distorções da realidade e falácias do discurso ideológico dominante com dados rigorosos e seguros.
Mas o passo fundamenteal é o seguinte, uma vez que a questão essencial é política, passa pelo combate político e ideológico.
Gramsci explicou isto bem: para se conseguir transformar consequentemente este estado de coisas, tem que se combater a perspectiva ideológica hegemónica, no caso, a que vem tratando a Educação de uma perspectiva predominantemente economicista e tecnocrática (que foi a usada, não por acaso, por MM).
Maio 5, 2013 at 8:36 pm
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/mais-horas-de-aulas-para-professores-do-superior-significara-dizer-adeus-a-investigacao-alerta-sindicato-1593423
cá entre nós que ninguém nos lê, sabemos bem que as carreiras foram divididas em ensino e investigação (equiparada para todos os efeitos ás dos profs do superior), por vontade dos profs do superior, para dividir territórios, e para alguns entre eles se poderem dedicar a tempo inteiro à investigação (“trabalho de campo” nas cc, marabilha, he he)
Maio 5, 2013 at 8:55 pm
#44,
Não percebo a sua falta de compreensão lógica.
A coisa é muito simples e o H5N1 já o percebeu.
MM decidiu comparar a produção de batatas num dado período com o número de lavradores e achou que existiam lavradores a mais, sem especificar que estava a juntar os que também cultivavam tomates, abóboras e morangos.
O que é apresentado está errado porque é absurdo.
O que não impede que se compare a evolução da produção de batatas com a dos seus produtores ou a de todos os legumes com o total de lavradores.
Mas eu compreendo que o meu caro tem aquele problema de que muitos me acusam… 🙂
Maio 5, 2013 at 8:56 pm
#41,
O pedrinho não é. Quanto ao director Agnelo… é possível… mas não desconfirmo nem minto,.
Maio 5, 2013 at 9:07 pm
Depois deste excelente trabalho do Paulo, seria interessante,com devida autorização do seu autor,que uma apreciável quantidade de profes o reencaminhassem para os media e para os partidos políticos com assento na AR.
Mas, esta é a minha opinião…
Maio 5, 2013 at 9:17 pm
o Alberto Pimenta deu-me 16 a estética do texto, que foi uma das várias opções que fiz fora do meu departamento de origem. Um grande intelectual. (e bem arrependido por ter trocado a Alemanha onde dava aulas na univ de Heidelberg, por Portugal a seguir ao 25 de Abril…)
Maio 5, 2013 at 9:17 pm
Maio 5, 2013 at 9:23 pm
#51
Dr. Guinote, sei bem que ao comentar aqui levo sempre com os salpicos da merd@.
Todavia, deixe que lhe assegure que não é qualquer bardamerda que me afasta, muito menos assusta, não sei se está a ver.
Tenha maneiras!
Maio 5, 2013 at 9:25 pm
Se cá venho ler?
Claro que sim.
Como é que hei-de saber o que emerge do chafurdo?
Maio 5, 2013 at 9:26 pm
genial, Paulo:
http://joaquimalexandrerodrigues.blogspot.pt/2012/10/agnelo-figueiredo-versus-paulo-guinote.html
Maio 5, 2013 at 9:29 pm
mas creio que o teu campeonato é outro e não te devias envolver em polémicas da treta com eminências pardas.
Maio 5, 2013 at 9:30 pm
#55 e 56,
O seu nível de argumentação salpica toda a gente, pelo que é melhor recolher-se e não dar conselhos…
Olhe… estude… aprenda a não misturar tudo.
Passe bem e deixe-se de bravatas que já não tem idade para se armar em ganapo.
Maio 5, 2013 at 9:31 pm
59 -> 58
Maio 5, 2013 at 9:32 pm
esta teve piada:
“Aldranão”
Maio 5, 2013 at 9:42 pm
ESTOU TRISTE!!! senti-me envergonhado por este homenzinho ter manipulado desta forma as estatísticas. Ele vestiu a pelo de cordeiro quando é um lobo. Este Marques Mendes não é um dos responsáveis pela situação do país? Ele não esteve no governo? Este gafanhoto que salta de tacho em tacho pelo ter cartão do partido como se digna tratar assim os professores? Aldrabão, palhaço e mentiroso são aquelas pessoas que contam meias verdades para mim é muito pior que mentir, ele limitou-se a denegrir e queimar profissionais do mais digno que existe em Portugal (em lume brando). Juro por Deus que se aquele homenzinho estivesse ao pé de mim e manipula-se na minha frete as estatísticas da forma tão grosseira como o fez eu dava-lhe um par de estalos. Quanto à SIC se é um canal com o mínimo de imparcialidade deve permitir o direito de resposta e repor a verdade dos factos.
Maio 5, 2013 at 10:26 pm
Aqui está ele, o opinador.
Maio 5, 2013 at 10:27 pm
Trabalho muito meritório, Paulo. Parabéns.
Maio 5, 2013 at 10:34 pm
Depois do adeus talvez mesmo a melhor série de sempre na tv..hoje um episódio particularmente bom.. emocionante..o discurso do Pinheiro de Azevedo parecia tão actual.. a Grândola cantada nas vigília de Caxias..LAMENTO DIZÊ-LO MAS SEM QUERER PARECER SAUDOSISTA HOJE SOMOS APENAS UM SOMBRA PÁLIDA DESTES TEMPOS NO QUE TOCA Á ACÇÃO AO ACREDITAR… ALGUM canal privado seria capaz de fazer algo assim?? Duvido…
Maio 5, 2013 at 11:27 pm
Alguns temas educativos…
Democracia
cidadania
justiça
valores
moralidade
representatividade
desobediência
comunicação social
legalidade
construção de gráficos
legitimidade
análise de dados
estratégis de manipulação
códigos deontológicos
sociedade civil
crise social
revolução
etc.
… serão muito melhor entendidos pelos alunos quando explicados com recurso a exemplos significativos e próximos da sua realidade.
Os professores DEVEM, na abordagem destes temas, promover a melhor compreensão possível recorrendo a estes exemplos vivos.
O respeito que as instituições ainda nos merecem obriga-nos a não pactuar e a denunciar (sempre que as matérias o permitam) farsolas, mentirosos e corruptos que persistentemente teimam em destruir o que os professores levam anos a tentar erguer.
Se não denunciarmos ESTAS situações junto dos mais novos… os MENTIROSOS seremos nós.
Maio 5, 2013 at 11:36 pm
Vou divulgar o trabalho (post). Merece ser feito por todos nós, professores ou não.
Maio 6, 2013 at 12:11 am
Uma boa análise que deveria ser aproveitada pelos sindicatos de professores para “obrigarem” Marques Mendes e a SIC a retratarem-se no próximo sábado. Aliás, o silêncio da FNE e da Fenprof sobre o assunto é ensurdecedor…
O que se passou é grave! É que os poucos minutos que Marques Mendes passou a falar dos professores conseguiram “moldar” mais a opinião pública em desfavor da classe docente do que 10 ou 20 conferências de imprensa de Mário Nogueira, pelo que se exige que a SIC se retrate e fale verdade no próximo sábado.
Maio 6, 2013 at 12:21 am
#0
Muito bem!
Outro post a divulgar !
E seria óptimo se fosse parar ás TVs (não pode haver um daqueles “direitos à resposta”?
Esses gráficos da treta do MM foram demais !!!(não o vi em directo, mas pelo que vejo aqui confirma-se o que disseram ontem! Vergonhoso!)
Maio 6, 2013 at 1:15 am
Gráficos feitos por políticos e ex-políticos já se sabe que são aldrabados para proveito próprio….então este saloio do MM deve ser especialista.
Maio 6, 2013 at 2:19 am
Mais uma vez, Parabéns ao Paulo. Pelo trabalho, pela persistência, pela transparência, pelo rigor e pela justiça que procura promover para com os professores e a escola em Portugal.
marques mendes, por sua vez, foi a evidente mediocridade/ desonestidade/ roubalheira que explica o estado deste país.
Maio 6, 2013 at 10:48 am
68
O Pedro tem razão. É que o MM é conotado como gente de bem…. pelo menos era. Não sei se já mudou. Eu deixei de ver notícias e comentadores políticos. Estou farta deles. Nem o Marcelo já oiço.
Até tu, MM?
Maio 6, 2013 at 2:16 pm
Um pormenor para análise: há qualquer coisa no quadro 1.1 que não está bem, já que as suas contas estão correctas: “Se formos ao 1º ciclo, temos uma redução global de 6600 professores (quebra a rondar os 18%) e na rede pública de cerca de 7000 (redução de 20,6%).” – como é que pode haver uma quebra menor no nº global de professores, do que no específico (público)?
Maio 6, 2013 at 9:38 pm
gostei bastante dos seus argumentos e principalmente pela sua adenda final ao comparar os dados desde a década de 80. fica clara a manipulação feita por MM que até aposto nem saiu da cabecinha dele mas de alguma cabeça pensante que o assessoria.
no entanto, não fazia a ideia de que estávamos neste ponto. então temos quase 1 professor para cada aluno do 1º ciclo ?? isto parece-me surreal e embora compreenda que os professores tenham dançado a musica que lhes tocaram o facto é que esta disparidade de números tem de acabar algum dia…
Maio 6, 2013 at 10:50 pm
A desonestidade desta gentalha está inscrita no DNA.
Só há uma solução, dinamitar a casta.
Maio 6, 2013 at 10:53 pm
#73,
Se no outro específico tiver aumentado o número…
Maio 6, 2013 at 10:54 pm
#74
1 professor para cada aluno?
Onde é que viu isso?
Maio 7, 2013 at 8:38 pm
já vi. 400 mil para 30 mil. que susto… tinha lido 40 mil para 30 mil…
Maio 8, 2013 at 12:39 pm
#0
Obrigado Paulo.
Qualquer pessoa que conheça o sistema, mesmo sem a verificação dos dados e apenas por intuição, viu logo que o artista estava a mentir.
#31
O Discurso Sobre o Filho-da-Puta de Alberto Pimenta é muito apropriado. Vale a pena ler o livro. Está em
http://pt.scribd.com/doc/73763121/Alberto-Pimenta-Discurso-Sobre-o-Filho-Da-Puta-Fenda-1991
#5 e #12
Pode custar a aceitar, principalmente quando o posicionamento das pessoas na sociedade se rege sempre pela óptica clubística, mas estamos a ser bem tramado.
Maio 8, 2013 at 4:25 pm
[…] que complementa o que já tinha sido dito aqui e aqui e com fontes citadas no final da […]