Alunos sem vaga na escola EB1 de Gualtar

Cerca de 20 alunos que frequentam a Ecola EB1 de Gualtar, não residem na freguesia.
A denúncia foi feita pelos pais de alguns alunos, que apesar de residirem na freguesia, alegam não ter vaga naquele estabelecimento de ensino.

“Ao tentar inscrever o meu filho na escola verifiquei uma situação que não me parece correcta: vários pais de outras freguesias delegaram a responsabilidade de encarregado de educação noutras pessoas da freguesia. Alguns até pediram atestados à junta de freguesia”, denunciou um dos pais, que pediu para não ser identificado.
De acordo com o mesmo encarregado de educação, a situação vivida na EB1 de Gualtar está a criar muitas dificuldades às famílias.

“Eu que moro em Gualtar, não sei onde vou colocar o meu filho. Possivelmente terei que levá-lo para Pedralva ou Espinho. Isso implica que todos os dias tenha de fazer um desvio de mais de 20 quilómetros, quando moro apenas a um quilómetro da escola de Gualtar”, desabafa o mesmo pai. Isto se conseguir garantir vaga nos estabelecimentos de ensino dessas freguesias, porque “até esses estão cheios”.

A situação, garante, já foi denunciada à Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), mas as respostas “são muito evasivas”.
Por esse motivo, os encarregados de educação prometem apresentar hoje, ou o mais tardar até ao final da semana, uma providência cautelar.
“Queremos saber da legalidade da delegação de competências de encarregado de educação, apresentados pelos pais de alunos que não moram na freguesia”, refere o mesmo pai.