O entusiasmado, liberal e defensor de um Estado Magro, ministro Miguel Relvas contratou um motorista por ajuste directo, por 73.4446 euros por 30 meses de trabalho.
Isto dá qualquer coisa como 2448 euros por mês.
Para ter a carta de condução basta ter o 9º ano.
Em contrapartida, tem enaltecido as virtudes da emigração para profissionais qualificados nas áreas da Educação, Saúde, Tecnologias da Informação e etc.
Considera o senhor Presidente que, no âmbito das suas funções de aconselhamento que designa e auto-elogia como discretas, do seu magistério de influência como primeira figura da República, até em coerência com o que foi afirmando sobre a necessidade de distribuir os sacrifícios e a austeridade de forma justa, não será tempo de ter uma palavrinha com alguém no sentido do ministro Relvas (o Universalista Tropicalista) ser um pouco mais contido na forma como utiliza os dinheiros do Estado?
Eu sei que sou corporativo mas, no caso dos professores, até ao actual 7º escalão ninguém (mesmo se tiver doutoramento e todas as demais especializações possíveis) ganha mais do que este senhor motorista. Apesar de todo o respeito que me deve a função de motorista de um nóvel e entusiasmado senhor ministro, os professores têm a seu cargo dezenas de crianças e jovens todos os dias, mesmo centenas ao longo de uma semana.
Entretanto, este senhor motorista (pelo qual já nutro um certo ciúme socioprofissional e financeiro) ganha em bruto mais 300 euros do que eu, que dou aulas desde os tempos em que o primeiro-ministro não sabia sequer se iria conseguir fazer um curso superior.
Eu sei que sou corporativo, senhor Presidente, mas a verdade é que partilho da sua angústia quanto ao facto de não saber quando as minhas receitas (estando no activo e sem horizonte de aposentação) deixarão de dar para as despesas.
E, nesse sentido, fico com certo ciúme de não me ter tornado motorista de ligeiros, com gosto por aturar, com um sorriso cúmplice, platitudes de engomadinhos de fresco. Eu sei que não é uma qualidade cristã esta da inveja mas, mesmo que isso o choque, sou obrigado a confessar que não acredito na existência de um Ser Supremo, nem sequer a Razão, o que também sempre me impediu de, em consciência aderir à Maçonaria, outra via rápida para conseguir colocação bem remunerada no Estado ou contrato por ajuste directo, no caso de ter escritório.
Por tudo isto, senhor Presidente, desculpe-me lá se lhe peço por esta via para relembrar ao ministro Relvas que, em campanha eleitoral e mesmo quando sonha no leito consigo mesmo enquanto grande estadista, ele é um homem Liberal, defensor da Ética na Política e do Estado Magro, sem Gorduras ao volante.
Muit’agradecido pela atenção (não) dispensada.
Janeiro 27, 2012 at 10:16 am
5 estrelas, Paulo!
Perspicácia, ironia e muita inspiração!…
Janeiro 27, 2012 at 10:30 am
Porque pensámos que poderíamos deixar tudo nas mãos deles?
http://lmmgarcia.wordpress.com/2012/01/27/o-outro-lado-daqui/
Janeiro 27, 2012 at 10:31 am
Muito bom. Já publicaste no FB do Aníbal?
Janeiro 27, 2012 at 10:38 am
Sim senhor! Uma divinal e saborosa análise.
Janeiro 27, 2012 at 11:18 am
Para ter a carta de condução não é preciso ter 0 9º ano.
Até um aluno com NEE-C.E.I a pode ter .Esse é mais um mito do”diz que disse que ouvi dizer” , mas se lessem a leizinha…
Artigo 126.º código de estrada
Requisitos para a obtenção de títulos de condução
1 – Pode obter título de condução quem satisfaça cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Possua a idade mínima de acordo com a categoria a que pretenda habilitar-se;
b) Tenha a necessária aptidão física, mental e psicológica;
c) Tenha residência em território nacional;
d) Não esteja a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de
concessão de carta de condução;
e) Tenha sido aprovado no respectivo exame de condução;
f) Saiba ler e escrever.
2 – Para obtenção de carta de condução são necessárias as seguintes idades mínimas, de acordo com a
habilitação pretendida:
a) Subcategorias A1 e B1: 16 anos;
b) Categorias A, B e B + E: 18 anos;
c) Categorias C e C + E e subcategorias C1 e C1 + E: 21 anos ou 18 anos, desde que, neste caso,
possua certificado de aptidão profissional comprovativo da frequência, com aproveitamento, de
um curso de formação de condutores de transportes rodoviários de mercadorias efectuado nos
termos fixados em regulamento;
d) Categorias D e D + E e subcategorias D1 e D1 + E: 21 anos.
3 – Para obtenção de licença de condução são necessárias as seguintes idades mínimas, de acordo com
a habilitação pretendida:
a) Ciclomotores : 16 anos;
b) Motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3: 16 anos;
c) Veículos agrícolas da categoria I: 16 anos;
d) Veículos agrícolas das categorias II e III: 18 anos.
4 – Só pode ser habilitado para a condução de veículos das categorias C e D e das subcategorias C1 e
D1 quem possuir habilitação para conduzir veículos da categoria B.
5 – Só pode ser habilitado para a condução de veículos das categorias B + E, C + E e D + E quem possuir
habilitação para conduzir veículos das categorias B, C e D, respectivamente e das subcategorias
C1 + E e D1 + E quem possuir habilitação para conduzir veículos das subcategorias C1 e D1,
respectivamente.
6 – A obtenção de título de condução por pessoa com idade inferior a 18 anos depende, ainda, de autorização
escrita de quem sobre ela exerça o poder paternal.
7 – São fixados em regulamento:
a) Os requisitos mínimos de aptidão física, mental e psicológica para o exercício da condução e os
modos da sua comprovação;
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b) As provas constitutivas dos exames de condução;
c) Os prazos de validade dos títulos de condução de acordo com a idade dos seus titulares e a forma
da sua revalidação.
Click to access codigo_estrada.pdf
——–
Basta saber ler e e escrever…depois o médico atesta a capacidade física e mental para conduzir..
Certo?
🙂
Janeiro 27, 2012 at 11:27 am
Boa malha!
Literalmente…
😉
Janeiro 27, 2012 at 11:30 am
Estou no 7º escalão e tenho um vencimento bruto de 2.473,40 euros/mês.
Tenho 27 anos de serviço (no ensino) e 30 anos de carta de condução (sem qualquer acidente ou infracção registados).
Aceito contratação como motorista privada.
Janeiro 27, 2012 at 11:34 am
Também não me importo de ir conduzir o relvas, aliás aposto que ele ia gostar da minha condução…
Janeiro 27, 2012 at 11:37 am
Portugal passou a ser um dos poucos países que tendo razão para comemorar um dia da independência o deixou de fazer. Gostava de ver o que aconteceria se Obama fizesse semelhante proposta nos EUA.
Janeiro 27, 2012 at 11:39 am
Quanto a motoristas acho que estão a ver mal a coisa. Os homens que têm o destino de “conduzir” a nação devem receber condignamente.
Janeiro 27, 2012 at 11:46 am
Que se acabe com o 5 de Outubro parece lógico. Hitstoricamente o 25 de Abril acabou com o que que tinha sido criado nessa data. Não faz, portanto, sentido comemorar os dois.
Janeiro 27, 2012 at 11:58 am
Vereador do Porto declara falência
As decisões que Manuel Fernandes Gonçalves tomou poderão ser anuladas, uma vez que a lei o impedia de se candidatar a cargos públicos.
De acordo com o Correio da Manhã, o vereador do Ambiente da Câmara do Porto e administrador da empresa Águas do Porto foi declarado falido em 2008. Um facto que escondeu, mas que o impedia de concorrer a órgãos autárquicos. O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, já lhe terá pedido explicações.
As decisões tomadas por Manuel Fernandes Gonçalves, secretário-geral adjunto do CDS, poderão ser anuladas.
Janeiro 27, 2012 at 12:00 pm
#11 o 25 de Abril restaurou a monarquia??? Não tinha dado conta, mas às tantas tenho andado desatento…
Janeiro 27, 2012 at 12:27 pm
Estou no 7º escalão, tenho um vencimento bruto de 2473,46€, que passou a 2327,71€, devido à taxa de redução de 5,893% que me foi aplicada.
Tenho 20 anos de carta de condução, sem qualquer acidente e 26 anos de serviço.
Aceito colocação como condutora num qualquer ministério ou serviço afim.
Janeiro 27, 2012 at 2:12 pm
O 25 de Abril acabou o que começou no 5 de Outubro? Cruzes! Pensei que Abril tinha acabado com o que começou em 28 de Maio de 1926 ou com o Estado Novo de 1933… tenho que reler a história de Portugal que o Collon de Rektal é que sabe… deve ser professor de história ou de…. estórias…
By the way, tenho carta de condução embora não saiba lamber botas. Posso ser motorista do Relvas? É que às vezes também sou capaz de “comer a relva”…
Janeiro 27, 2012 at 2:14 pm
É destes posts que eu mais gosto… Incisivos, certeiros!
Janeiro 27, 2012 at 2:39 pm
#5,
Prontos!!!
Mas consta que para servir de motorista no Estado, com contrato de trabalho, chega o 9º ano.
Também ouvi dizer, não fui ler.
Janeiro 27, 2012 at 2:39 pm
#15,
Mmmmm… por vezes a relva foi cortada…
Janeiro 27, 2012 at 2:48 pm
Excelente artigo!
Lamento não me sentir preparada para me candidatar a motorista de pessoas tão importantes … Ainda não consegui aprender “a arte de ouvir, ver e calar”.
Janeiro 27, 2012 at 2:59 pm
Se o homem lesse isto ficaria, seguramente, sem conseguir responder. Ou então diria mais umas barbaridades, ao fim de longos momentos de reflexão…
Janeiro 27, 2012 at 3:25 pm
Eu cá acho que ia ficar um must de farda e luva branca… e depois loirinha de olho azul…ui… seria uma motorista e tanto…
😀 😀
Janeiro 27, 2012 at 4:11 pm
🙂 🙂 🙂
Espera-se ansiosamente por resposta!
Janeiro 27, 2012 at 4:29 pm
Por vezes ainda me deixo convencer de que os sacrifícios são necessários, o país está num estado calamitoso/comatoso, etc, etc, mas, senhor primeiro ministro e demais responsáveis(?), digam-nos lá se exemplos destes não causam um imenso sentimento de revolta?
Janeiro 27, 2012 at 5:03 pm
O MOTORISTA CONTRATADO É FAMILIAR DE QUEM????
Janeiro 27, 2012 at 5:11 pm
Ahahah!!
Adorei! 😆
Janeiro 27, 2012 at 5:12 pm
#3
Isso é que era!! 😆
Janeiro 27, 2012 at 5:43 pm
Imaginativo (ou será que lhe ensinaram na maçonaria) este sr. ministro.
“Ajuste direto” para contratar pessoas existe na legislação laboral?
Janeiro 27, 2012 at 5:57 pm
Boa tarde,
Nao é justo falaram tao Negativamente da Funçao Motorista de um Membro do Governo.
Um Motorista de Um Membro do Governo Nao tem Horario ( é o primeiro entrar ao serviço e a Sair do serivço )
Um Motorista de Um Membro do Governo pode fazer diariamente 13h,14h,15h,16h. 17h.18h seguidas.
Um Motorista de Um Membro do Governo Nao tem Vida Propria..
Um Motorista de Um Membro do Governo Nao tem vida Familiar,^
Um Motorista de Um Membro do Governo pode fazer mil ou dois mil Kms diarios ou tambem fazer 20 Km diarios ( depende do que possa aparecer no momento de Agenda ).
Um Motorista de Um Membro do Governo nao tem hora para tomar as suas refeiçoes e por vezes nao toma refeiçao.
Um Motorista de Um Membro do Governo tem que ser Responsavel pela Segurança da Entidade que Transporta ..
Um Motorista de Um Membro do Governo nao tem WC dentro da viatura ( pelo menos por agora) e por essa razao existem varias viagens que se tornam horriveis porque nao ha tempo a Perder,
Um Motorista de Um Membro do Governo nao tem Fins de Semana para descansar.
Um Motorista de Um Membro do Governo tem que ser alguem de Confiança politica porque com a Existençia dos telemoveis a Confiança tem que existir mais intensa.
E podia aplicar mais algumas situaçoes que se passam com os Motoristas de um Membro do Governo,
( nao esqueçer que 80% dos Motoristas do Estado e de Gabinetes de Ministros ou Secretarios de Estados nao Recebem esse valor como vencimento Completo) ( Vencimento,Horas Extras Semanais,Ajudas de Custo e Horas de trabalho Extra aos dias de descanço ).
Nao vale comparar Profissoes porque cada uma no seu sitio.
Aposto que nem toda gente tem paciençia para apanhar secas de horass seguidas mesmo a Ganhar horas.
Eu sei do que digo.
Boa tarde e Obrigado.
Janeiro 27, 2012 at 6:46 pm
[…] […]
Janeiro 27, 2012 at 6:54 pm
eu não dava para motorista detesto conduzir mas fiquei com uma certa inveja
Janeiro 27, 2012 at 7:14 pm
#28,
Acredito nisso tudo e também que os motoristas de carreiras Expresso devem sofrer coisas similares.
Vá lá que o país se faz todo em coisa de 5-6 horas de uma ponta a outra à velocidade das viaturas oficiais.
Janeiro 27, 2012 at 7:23 pm
A ÚNICA GRANDE MUDANÇA COM ESTE GOVERNO FORAM OS BOXER SHORTER…DE COR DE ROSA PASSARAM A LARANJA COM FIO DENTAL..NO RESTO..STILL THE SAME…
Janeiro 27, 2012 at 7:24 pm
CLARO E OS CARROS NEM RÁDIO NEM AR CONDICIONADA DEVEM TER NEM JORNAIS..QUE SECA..SE CALHAR SÓ UMA SENHORA A FAZER UM BLOWJOB…COISAS..FUI..
Janeiro 27, 2012 at 9:41 pm
#0
“contratou um motorista por ajuste directo, por 73.4446 euros por 30 meses de trabalho”
Está um quatro a mais no texto (espero eu!)
Já agora, aproveito junto a minha candidatura (mais uma) a motorista do maçom tonto. Aceito o vencimento proposto mas manifesto preferência pela condução de carros italianos ou franceses.
Janeiro 27, 2012 at 9:55 pm
#31
“Vá lá que o país se faz todo em coisa de 5-6 horas de uma ponta a outra à velocidade das viaturas oficiais.”
De Braga a Albufeira (por auto-estrada) são 583 km, coisa que um modesto Laguna a gasóleo (menos de 50 mil euros, novo) papa em menos de 3 horas, com consumos a rondar os 6 litros aos 100 km.
Janeiro 27, 2012 at 10:07 pm
#35,
Eu a essa hora perco o capachinho nas curvas.
Janeiro 28, 2012 at 8:41 pm
Paco Santos, com todos esses condicionantes, se souber de uma vaga, por favor avise. É que o meu marido cumpre-os todos e até limpa feses, urina e vómitos de bêbados, e aufere o ordenado minimo nacional. Tem 20 anos de carta de todas as categorias sem acidentes, é educado e ouve e cala na perfeição – “desliga a ficha” e segue!! Agradeço a informação da dita vaga!
Janeiro 28, 2012 at 8:45 pm
Toma lá,
um aluno com NEE – CEI só consegue tirar a carta se a sua elegibilidade para a alinea e) do Dec Lei 3/2008 de 7 de Janeiro estiver mal documentada/avaliada! Será necessário ter uma das competências, fisica ou mental, severamente comprometida para essa medida educativa ser aplicada.
Janeiro 28, 2012 at 8:57 pm
Eu gostava mas perco-me em todo o lado, tenho um péssimo sentido de orientação. Ah, e detesto andar depressa. Sou daquelas que vai a 90 na autoestrada e bem chegadinha à direita…