E pronto, as contemplações terminam aqui e não há boa impressão pessoal que resista a isto.
Passos Coelho sugere a emigração a professores desempregados
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sugere que os professores desempregados emigrem para países lusófonos, realçando as necessidades do Brasil.
Questionado sobre se aconselharia os “professores excedentários que temos” a “abandonarem a sua zona de conforto e a “procurarem emprego noutro sítio”, Passos Coelho respondeu: “Em Angola e não só. O Brasil tem também uma grande necessidade ao nível do ensino básico e secundário”, disse durante uma entrevista com o Correio da Manhã, que foi publicada hoje.
Pedro Passos Coelho deu esta resposta depois de ter referido as capacidades de Angola para absorver mão-de-obra portuguesa em sectores com “tudo o que tem a ver com tecnologias de informação e do conhecimento, e ainda em áreas muito relacionadas com a saúde, com a educação, com a área ambiental, com comunicações”.
Caro PM, faça o favor de calar-se ou então, caso não o consiga, deixe a conversa de merd@ apenas para o relvas, os secretários de estado ou os duques que nomeia para grupos de trabalho?
Temos mais ou menos a mesma idade, certamente que aceitará a familiaridade de lhe dizer que entre o seu trajecto e o de muitos professores com a nossa idade, a principal diferença foi a jotice, o agachanço ao padrinho ângelo e o ter aceite abdicar das suas convicções que um dia afirmou serem sociais.
Entre um professor com médio desempenho e um PM desorientado, não há dúvidas quanto a quem escolher. Se não consegue fazer mais do que um qualquer governante do Estado Novo que, perante a incapacidade para gerar riqueza e desenvolvimento, estimula a população (neste caso até qualificada) a emigrar, então é porque está a ocupar o cargo errado e, no seu caso sim, está a mais entre nós.
Bute nisso!
Anexo sobre as reformas:
Dezembro 18, 2011 at 11:54 am
A CARRAÇA APRESENTA EM 1ª MÃO A MENSAGEM DE NATAL DO NOSSO EXCELENTÍSSIMO 1º MINISTRO CUELHO..
http://zebedeudor.blogspot.com/2011/12/carraca-apresenta-em-em-1-mao-mensagem.html
Dezembro 18, 2011 at 11:54 am
Ainda hoje de manhã comentava cá em casa sobre o sentimento que tenho de estarmos a caminhar para uma espécie de Estado Novo do séc. XXI…
Dezembro 18, 2011 at 11:56 am
AÇO NOTAR SÓ ESTA CONTRADIÇÃO GRITANTE …MESMO COM NATALIDADE DECRESCENTE..PORQUE SERÁ SRº ÚLTIMO MINISTRO?
País tem os menores níveis de escolaridade da Europa
Passos Coelho sugere a emigrção aos professores desempregados
Dezembro 18, 2011 at 11:58 am
São as influências «ramiristas»
Dezembro 18, 2011 at 11:59 am
Espero que ele diga isso aos filhos…
Dezembro 18, 2011 at 12:01 pm
Olha la porque não diz aos seus filhos para emigrarem para a Guiné Bissau?
Dezembro 18, 2011 at 12:08 pm
o que se passa com o blogue do Ramiro?!
Dezembro 18, 2011 at 12:13 pm
VENDE DILDOS AO DOMICILIO E REMETE PARA AS PÁGINAS PORNO DA REVISTA GINA…
Dezembro 18, 2011 at 12:19 pm
Ele que dê o exemplo .
Dezembro 18, 2011 at 12:20 pm
Realmente, só um politico português para incitar o seu povo a emigrar !
Dezembro 18, 2011 at 12:21 pm
Respeitemos os nossos emigrantes.
Não é desprimor emigrar. Bem pelo contrário, demonstra coragem, determinação e espírito lutador.
Bem melhor que ficar à sombra de um subsídio de desemprego ou de reinserção social.
Dezembro 18, 2011 at 12:21 pm
#7:
Não sei, não me interessa e nem quero saber.
Dezembro 18, 2011 at 12:22 pm
Ele que dê o exemplo:
Emigre para Angola.
Dezembro 18, 2011 at 12:24 pm
“Mercado da língua portuguesa” pode ser alternativa para professores portugueses – PM
De Paulo Agostinho (LUSA) – Há 2 horas
Lisboa, 18 dez (Lusa) — O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, admite hoje, em entrevista ao Correio da Manhã, que os professores portugueses podem olhar para o “mercado da língua portuguesa” como uma alternativa ao desemprego que afeta a classe em Portugal.
“Em Angola e não só, o Brasil também tem uma grande necessidade, ao nível do ensino básico e secundário, de mão de obra qualificada”, respondeu o primeiro-ministro quando questionado se aconselharia os professores excedentários em Portugal a abandonar a sua zona de conforto e procurar emprego noutro sítio.
“Sabemos que há muitos professores em Portugal que não têm, nesta altura, ocupação. E o próprio sistema privado não consegue ter oferta para todos. Estamos com uma demografia decrescente, como todos sabem, e portanto nos próximos anos haverá muita gente em Portugal que, das duas uma, ou consegue, nessa área, fazer formação e estar disponível para outras áreas ou, querendo manter-se, sobretudo como professores, podem olhar para todo o mercado de língua portuguesa encontrar aí uma alternativa”, disse.
© 2011 LUSA – Agência de Notícias de Portugal, S.A.
http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5gJGSw3vrivXrWaKvXKa72JoFJEyA?docId=13501123
Dezembro 18, 2011 at 12:24 pm
Ao que este país chegou!
Um primeiro ministro com um discurso de m@erda só pode ter vindo das jotas e ter sido formado pelas Novas Oportunidades.
Por mim e pelos meus, estou pronto e incentivo a uma REVOLUÇÃO a sério. Não com cravos.
Dezembro 18, 2011 at 12:25 pm
Tem à escolha, Angola, onde já viveu, e Guiné-Bissau, onde há-de ter muita família. Como é um homem que fomenta as economias e os negócios sugiro-lhe a Guiné-Bissau, pois precisa muito de luminárias como ele.
Cá é que não faz falta nenhuma…
Exportamos professores e importamos CEF’s? Vai-te catar ò político de pacotilha!
Dezembro 18, 2011 at 12:26 pm
TÁ BEM AMOCHAS COM,O OS OUTROS E MAIS NADA…
Dezembro 18, 2011 at 12:26 pm
#11,
Os emigrantes merecem respeito.
Quem os empurrou ou empurra, não.
Muito menos quando, pelo menos num caso, se empurra para um país com um regime político meio “coiso”.
O dinheiro não pode valer tudo.
Dezembro 18, 2011 at 12:28 pm
Este PM não existe – “espeta” os professores com uma mala de cartão na mão na mão e diz à malta:
“É pá, emigra!
É que o dinheiro tem de dar para as PPP, para os amiguinhos…é a vida!”
Embaixador português em França admite impacto negativo dos cortes de professores
O embaixador de Portugal em França afirma que já alertou em tempo útil para o impacto dos cortes financeiros no ensino de português no estrangeiro. O Instituto Camões anunciou recentemente que iria reduzir até janeiro 50 postos de trabalho de professores de português da rede no estrangeiro, sobretudo em França (20), Suíça (20) e Espanha (nove), o que vai obrigar à interrupção do ano letivo para milhares de alunos. Seixas da Costa admite à Antena1 em Paris que a medida é negativa, embora recorde as limitações da sua atuação.
2011-12-17 18:13:52
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Embaixador-portugues-em-Franca-admite-impacto-negativo-dos-cortes-de-professores.rtp&headline=46&visual=9&article=510587&tm=93
Dezembro 18, 2011 at 12:29 pm
POP o Coelho.Nas próximas eleições estamos cá .
Dezembro 18, 2011 at 12:29 pm
Ave, Paulus Ginotius!
Dezembro 18, 2011 at 12:29 pm
PQP
Dezembro 18, 2011 at 12:29 pm
#7,
Talvez tenha cumprido a sua missão.
Ou então foi em “missão”.
Dezembro 18, 2011 at 12:30 pm
#11:
Sabes bem que não é isso que está em causa – e tu sabes bem!
Dezembro 18, 2011 at 12:30 pm
Z isso não está em questão..que temos quase todos de emigrar já o sabemos.. tenho um puto de 8 anos e já o vou consciencializando para isso.. agora que seja o líder diga isso…mas já estamos habituados a lideranças destas desde o D.João Vi e a sua “emigração” para o Brasil…
Dezembro 18, 2011 at 12:30 pm
Não há mais pachorra para tantos dislates dos nossos governantes…
Desculpem lá, mas… o estado de graça, o benefício da dúvida ou lá o que quiserem chamar-lhe, já era! Eles próprios andam a demoli-lo todas as semanas.
Não há pachorra mesmo! 😦
Dezembro 18, 2011 at 12:31 pm
Mas há coisas a fazer antes:
http://lishbuna.blogspot.com/2011/12/e-que-tal-fechar-as-escolas-superiores.html
Dezembro 18, 2011 at 12:33 pm
Mais valia ficar calado.
Fogo!
Dezembro 18, 2011 at 12:34 pm
#27 Tu és parvo? Então não vês que temos de pagar para formar indivíduos para depois irem desenvolver os outros países, enquanto eles nos enchem as escolas com CEF’S para nós pagarmos e aturarmos?
Dezembro 18, 2011 at 12:34 pm
Isto não é uma questão de desrespeito pela emigração.
É simplesmente a m@erda da política e dos políticos a porem em causa a democracia, os valores pelos quais foram eleitos, o dever de lealdade, de equidade, de justiça, de sentido social e de sentido de estado.
Ainda há gente boa e capaz de endireitar este cantito. Somos apenas 10 milhões! Uma cidade pequena de muitos outros países.
Tenhamos juízo ou então corramos com eles, Tejo abaixo.
Tem que ser esta a nossa postura.
Vamos lá abrir a pestana!
Dezembro 18, 2011 at 12:36 pm
O dinheiro não pode valer tudo.
tens mesmo a certeza que quem par quem nos nos conduz não é verdadeiramente tudo mas mesmo tudo so help me good?
“Numa espécie tão carente e constituída de necessidades como a humana, não é de admirar que a riqueza, mais do que qualquer outra coisa, seja tão estimada e com tanta sinceridade, chegando a ser venerada; e mesmo o poder é apenas um meio para chegar a ela. Assim, não é surpreendente que, objectivando a aquisição, todo o resto seja colocado de lado ou atirado para um canto…
Os homens são amiúde repreendidos porque os seus desejos são direccionados sobretudo para o dinheiro e eles amam-no acima de tudo. Todavia, é natural, e até mesmo inevitável, amar aquilo que, como um Proteu infatigável, está pronto em qualquer instante para se converter no objecto momentâneo dos nossos desejos e das nossas necessidades múltiplas.
Arthur Schopenhauer, in ‘Aforismos para a Sabedoria de Vida’
Dezembro 18, 2011 at 12:40 pm
No fundo, no fundo, se o menino sempre se sentiu angolano e não português – ele que pegue na malinha e na sua licenciatura feita às três pancadas e ponha-se a caminho de África – agora digam ao menino que, quem manda em Angola são os chineses…
Angola possui acordos a com China no valor de nove mil milhões
(…)
http://sol.sapo.pt/inicio/Lusofonia/Angola/Interior.aspx?content_id=35839
Dezembro 18, 2011 at 12:41 pm
Fui.
Dezembro 18, 2011 at 12:43 pm
IDEM…MAS ANTES LIVRESCO ESPREITA A MENSAGEM DE NATAL DO NOSSO ÚLTIMO PRIMEIRO…BOM DOMINGO…
http://zebedeudor.blogspot.com/2011/12/carraca-apresenta-em-em-1-mao-mensagem.html
Dezembro 18, 2011 at 12:45 pm
Também não quero saber do blogue do Ramiro. Mas o teor do seu último post é, no mínimo, estranho…
Dezembro 18, 2011 at 12:47 pm
Emigrar é uma escolha pessoal legítima, sejam quais forem as razões. Agora, é uma coisa completamente diferente querer governar um país e, ao mesmo tempo, dizer às pessoas que não há lugar para elas nesse país e que devem partir. Na melhor das hipóteses é ridículo. Na pior, enfim…
Dezembro 18, 2011 at 12:50 pm
#36,
Exacto!
#35,
Das últimas dezenas de posts foi o menos parvo.
Dezembro 18, 2011 at 12:51 pm
Na pior, e para ser suave, é autosabotagem.
Dezembro 18, 2011 at 12:52 pm
Tutto e finito tra noi. Niente piú cene risotto.
😡
Dezembro 18, 2011 at 12:53 pm
Gosto.
Dezembro 18, 2011 at 12:53 pm
Autozabotagem? Auto-sabotagem
Dezembro 18, 2011 at 12:54 pm
NA PIOR DAS HIPÓTESES É ESQUIZOFRENIA GALOPANTE E ESTUPIDEZ MAIS DO QUE CEFELIANA…
Dezembro 18, 2011 at 12:56 pm
#35:
Estranho?
Nos últimos tempos bem longos foi o único que se aproveitou.
Dezembro 18, 2011 at 12:57 pm
#34:
Mortal!
Muito bom!
Dezembro 18, 2011 at 1:01 pm
Pontos prévios:
1. Não votei PSD.
2. Não tenho a menor simpatia pessoal ou política por Pedro Passos Coelho (PPC).
3. Portugal progrediu substancialmente em termos educativos nas últimas décadas, mas ainda temos um longuíssimo caminho a percorrer até atingirmos valores de escolarização e qualificação profissional que não nos envergonhem face aos nossos congéneres europeus.
4. As decisões que Nuno Crato apresentou no quadro da revisão curricular, assim como outras, que têm como objetivo primordial cortes no orçamento do ME, são péssimas para o país e ameaçam recuos cujas consequências ameaçam ser catastróficas no que respeita à educação das nossas crianças e jovens.
Dito isto vou sintetizar o que penso das declarações do primeiro-ministro e do Paulo Guinote:
1. PPC tem razão quando afirma que Portugal tem um excesso de formação de professores de professores que faz desaguar os docentes no desemprego. Segundo li recentemente existem mais de 600 cursos de formação de professores em Portugal! Uma verdadeira loucura. Muitos deles são públicos, ou seja, pagos com os nossos impostos. Quem entrou nesses cursos nos últimos sabia que, com algumas exceções, o mais provável era não encontrar emprego na área para a qual se tinha formado. Das duas uma: ou os docentes diplomados encontram outras áreas de trabalho em Portugal ou devem mesmo emigrar e aproveitar oportunidades noutros países. PPC limita-se a dizer uma “lapalissada”. O mesmo se pode dizer de outras áreas de formação superior.
2. Poder-se-á argumentar, com alguma razão, que a responsabilidade da criação de cursos superiores, principalmente privados, em saídas profissionais é dos sucessivos governos desde, pelo menos, de finais da década de 80. Mas a má gestão política desta questão, como tantas outras, não deve isentar a responsabilidade individual, sob pena de a culpa ser sempre do sistema ou do governo ou do país ou de toda a gente menos nós. Se um aluno do 12º ano opta por um curso de Direito com o objetivo de ser advogado e esperar, no final do curso, do estágio e do polémico exame de acesso à Ordem dos Advogados obter um emprego ou é filho de um familiar com escritório com nome na praça, que garante a sua colocação, ou vive noutro planeta ou simplesmente estúpido
Outro exemplo: se eu, iludido pelo crédito fácil que se obtinha no passado, me endividei até ao pescoço, comprando tudo o que me apetecia sem parar para pensar no que tinha que pagar e não antecipando possíveis situações nas quais os meus rendimentos poderiam diminuir, não vou imediatamente apontar a pistola à cabeça dos Ulrich’s deste país gritando: “por vossa causa vou perder a casa e o carro porque não consigo pagar os empréstimos que contraí.”
3. O comentário do Paulo é um ataque ad hominem a PPC e não à substância da ideia que ele apresenta apresenta. Detesto o percurso de tantos políticos deste país que fazem o mesmo que PPC. A classe política portuguesa é, na generalidade, com algumas exceções, de uma mediocridade confrangedora. Mas quando começamos a criticar os políticos à marretada, principalmente em blogues tão lidos como este, ainda por cima relacionados com a educação, que penso ser foco principal de interesse, estamos a dar o flanco. Quanto mais sólidos forem os nossos argumentos e menos corporativos parecerem aos olhos de outros (e este aspeto é muitas vezes descurado no combate das ideias no espaço público), maior é a probabilidade de sermos credíveis.
Dezembro 18, 2011 at 1:01 pm
Subscrevo integralmente.
Tolerância zero!
Dezembro 18, 2011 at 1:02 pm
#37 de facto…
🙂
Dezembro 18, 2011 at 1:10 pm
kafka isto sim é verdadeiramente corporativo..o resto são peanuts…
Dezembro 18, 2011 at 1:10 pm
THE BEST PART..
Dezembro 18, 2011 at 1:12 pm
Acho que é do frio mas estou incapaz de perceber a razão porque as escolas superiores de educação ainda estão abertas e a formar ainda mais professores.
Suponho que esses sejam muito mais dificieis de “reciclar” …. ou …. temos algum protocolo com os paises lusófonos relativo à formação e fornecimento de mão de obra portuguesa para as suas escolas?
Dezembro 18, 2011 at 1:14 pm
PQP!
Dezembro 18, 2011 at 1:16 pm
Outro exemplo: se eu, iludido pelo crédito fácil que se obtinha no passado, me endividei até ao pescoço, comprando tudo o que me apetecia sem parar para pensar no que tinha que pagar e não antecipando possíveis situações nas quais os meus rendimentos poderiam diminuir, não vou imediatamente apontar a pistola à cabeça dos Ulrich’s deste país gritando: “por vossa causa vou perder a casa e o carro porque não consigo pagar os empréstimos que contraí.”
OK MAS COMO JÁ AQUI O DISSE FOI COMO OS DROGADOS PRIMEIRO DERAM QUASE DE GRAÇA DEPOIS PUSERAM A PREÇOS EXORBITANTES…TUDO ISTO FOI FEIRO DE FORMA QUASE SUBLIMINAR…CERTO QUE A VONTADE DAS PESSOAS CONTA…MAS ATÉ QUE PONTO SE SOMOS QUASE COMPELIDOS A CONSUMIR …
O ATAQUE AD HOMINEM NÃO É MAIS DO QUE UMA FORMA DE CATARSE PORQUE A VERDADE É QUE RARAMENTE SE DISTINGUE O HOMEM DAS ACÇÕES QUE SIMBOLIZA OS QUE É ASSOCIADO…UM E OUTRO SÃO PARTES SIMBIÓTICAS…NUNCA ENTENDI ESSA DE ESTAR AQUI COMO1º MINISTRO E ÁS VEZES COMO PRESIDENTE DO PARTIDO …VOU-ME AO ALMOÇO…
Dezembro 18, 2011 at 1:17 pm
DIGO…O ATAQUE AD HOMINEM NÃO É MAIS DO QUE UMA FORMA DE CATARSE PORQUE A VERDADE É QUE RARAMENTE SE DISTINGUE O HOMEM DAS ACÇÕES QUE SIMBOLIZA E A QUE É ASSOCIADO…UM E OUTRO SÃO PARTES SIMBIÓTICAS…NUNCA ENTENDI ESSA DE ESTAR AQUI COMO1º MINISTRO E ÁS VEZES COMO PRESIDENTE DO PARTIDO …VOU-ME AO ALMOÇO…
Dezembro 18, 2011 at 1:20 pm
A emigração tem sido, desde há séculos, uma componente estrutural do nosso “modelo de desenvolvimento”. Desde os Descobrimentos, pelo menos. Portanto, é mais do mesmo.
Estes governantes de meia-leca, estes liberais com empregos pagos pelo contribuinte que decretam o liberalismo do “desenrasquem-se!” para os outros, fazem o mesmo que fizeram os governantes do Estado Novo, como notou o Paulo, e antes deles fizeram outros governos e regimes.
Podemos lamentar que não tivessem explicado ao bom povo, antes das eleições, que a receita para os nossos males colectivos afinal era esta. Emigrem uns, empobreçam outros. Que nós, e os nossos amigos, e os que estiveram cá antes mas deixaram a vida deles orientada, estamos “blindados”, e nos nossos interesses não se pode tocar.
Podiam ter explicado ao bom povo isso tudo, que com a vontade que havia de “mudança”, mesmo assim eram capazes de ganhar…
Dezembro 18, 2011 at 1:26 pm
Até admito que ele “pense” isso ou aconselhe os seus próximos nesse sentido.
– Não me choca a ideia.
Mas, enquanto 1º ministro, “sugerir” torna-se triste.
Para não dizer absurdo.
…
Dezembro 18, 2011 at 1:27 pm
Se acha que há professores a mais então reduza as vagas nos cursos do ensino superior.
Hoje os professores, amanhã os polícias, depois os psicólogos, médicos, maquinistas, jardineiros, canalizadores, etc,etc.
Mas… Ó PPC quem é que depois ia pagar os impostos!? Os políticos?
Mais depressa o país vivia sem os políticos do que sem as outras profissões.
Já agora PPC diga lá qual é o sítio que era capaz de acolher os nossos VALOROSOS políticos?… Sim talvez só mesmo em Angola.
Dezembro 18, 2011 at 1:28 pm
#45
O “ad hominem” que acusa é o resultado do excesso de individualismo que, na minha opinião, se tende a colocar na análise política, aqui e em muitos outros sítios.
A crença ilusória no homem providencial, nos “homens sérios” vencendo os “aldrabões”, na superioridade da nossa “Ética” contra os “moralismos” dos outros, dão nestas coisas. Como se esses fossem os factores determinantes e decisivos…
Dezembro 18, 2011 at 1:30 pm
Ontem o PPC falou em tecto para as pensões mais elevadas… mas para quando?
Quando ele e os seus comparsas já não estiverem a mamar?
Com efeitos retroactivos como acontece ao mexilhão?
PPC se quer governar então GOVERNE, caso contrário vá-se embora pois de certeza que um gestor tão bom como você arranja lugar em qualquer grande empresa que não viva à custa do Estado.
Dezembro 18, 2011 at 1:34 pm
No que respeita às pensões de reforma estou de acordo com as críticas (que chovem de todos os quadrantes) que relevam a inabilidade. Até Sócrates, o coveiro da esperança, foi mais sensato quando propôs taxar as pensões e arranjaram maneira de o pôr na rua. Em relação à imigração o problema é que um político poucas vezes deverá falar verdade. De resto, dúvidas para quê? O algodão não engana. Eles poderão não imigrar, mas como não terão direito a subsídio de desemprego ficarão pior que se imigrassem. Claro que caladinho ficaria melhor na foto, mas tb é verdade que o homem já várias vezes referiu não estar numa de seduzir o Povo. É a história do “velho, o rapaz e o burro”.
Dezembro 18, 2011 at 1:37 pm
Pedro Passos Coelho veio de Angola para Portugal e agora manda os portugueses, que cá nasceram, embora?
Ele que volte para de onde veio! Se trabalhar em Angola é assim tão bom, ele que se vá embora daqui e volte para lá!
Ele que vá para Angola mandar os angolanos emigrarem!
Dezembro 18, 2011 at 1:39 pm
E os nossos governantes não emigram?
Quando virmos os exemplos vindos de cima começaremos a pensar nisso.
Dezembro 18, 2011 at 1:46 pm
E tudo ralha, e tudo discute e tudo volta no mesmo.
E tudo fica muito admirado com as reformas que deixam de o ser e passam a ser no ano seguinte e ninguém expressa uma opinião tão simples como esta:
É legítimo o Estado exigir uma escolaridade obrigatória para todos. Em nome de quem e de quê?
Vai uma aposta em como daqui a uns anitos esta coisa da escolaridade obrigatória já era?
E andamos ainda a discutir a escolaridade obrigatória até ao 12º ano a 100% e uma superior “já que chegámos aqui”. E um emprego já que chegaram ali.
Dezembro 18, 2011 at 1:47 pm
#0
Hum!, estou a ficar irritado com a tendência natural para a asneira dos nossos funcionários governativos. Disse.
Dezembro 18, 2011 at 1:50 pm
#45 E que está a fazer o governo para reduzir o número de cursos de formação?
Dezembro 18, 2011 at 1:51 pm
É sempre mais fácil falar do que não se sabe.
Há dois anos um professor de História confessava-me, numa zona de alta natalidade do Brasil, que se tinha reconvertido em guia turístico porque o que ganhava no ensino não dava para pagar a renda da casa.
Quanto a Angola há sempre dois problemas: pagarem e não entrarem em convulsão política nos próximos 12 meses.
No entanto, se a emigração for a escolha, evitem retornar fundos. Guardem o vosso dinheirinho por lá.
Dezembro 18, 2011 at 1:54 pm
O facto de termos uma geração de professores pronta a entrar na rotatividade das caixas de supermercado representa uma melhoria substancial do status quo: os anteriores não sabiam fazer contas.
Dezembro 18, 2011 at 1:55 pm
Espero não ser mal interpretado, mas qual é a alternativa?
Não me parece assim tão despropositado esta leitura da realidade portuguesa.
Dezembro 18, 2011 at 2:03 pm
#57,
Há uma outra crença ilusória muito próxima da que referes:
– A crença cega na força das ideologias.
Quem é capaz de acreditar que com palavras de ordem, gritos, bandeiras e lógicas do tipo “Não Pagamos” consegue levar o país a bom porto, é tão ou mais ingénuo do que os que acreditam em homens providenciais.
José Sócrates era um canalha – com provas dadas.
Há quem considere que isso era irrelevante porque, do alto da sua sabedoria, já sabia que Passos Coelho seria tão mal ou pior.
Eu sou um dos que não conseguia saber.
– Apenas sabia que era urgente livrar o país de um pilantra.
Se o que veio será pior?
Continuo a achar que pior que o Al Drabone é impossível. E mesmo tão mal quanto o outro deve ser extremamente difícil.
Cá estaremos, espero eu, para confirmar quem tinha a razão.
Dezembro 18, 2011 at 2:04 pm
Não há alternativa fácil. É mais uma mistificação. Jovens sem compromissos devem tentar arranjar a vida noutro local. Talvez. Mas isso deixará Portugal desvalido para aumentar a competitividade da economia. Quem continua a fugir com o rabo à seringa mostra que não consegue interpretar correctamente as dinâmicas sociais actuais.
Dezembro 18, 2011 at 2:11 pm
Se lerem isto, talvez interpretem as palavras de Passos Coelho como conselhos de amigo:
Governo tem plano para retirar britânicos de Portugal se euro colapsar
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2011/12/18/governo-tem-plano-para-retirar-britanicos-de-portugal-se-euro-colapsar
Dezembro 18, 2011 at 2:14 pm
Votei PSD.
Neste momento sinto vergonha por ter que coabitar com pessoas que não tendo qualquer tipo de ética ocupam os lugares de decisão deste País.
Sou conservador por formação. No entanto, ouvindo alguns dos nossos governantes, entendo ser chegado o momento de se fazer uma limpeza profunda na sociedade portuguesa. Alguns destes bandidos nem imaginam o que os espera. Pelotão de fusilamento é pena demasiado leve. Gente frouxa deve ser tratada como merece. Prefiro o caos a ter que ouvir malandros, bruxos e idiotas sem escrúpulos.
Dezembro 18, 2011 at 2:15 pm
ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS NEM PARA NOVOS NEM PARALÍTICOS NEM PARA NINGUÉM..NEM PARA OS MORTOS…
MORTOS EMIGREM TAMBÉM..PEÇAM A TRANSLADAÇÃO DOS CADÁVERES…
Dezembro 18, 2011 at 2:19 pm
cantemos esta serenata junto à sede do governo e em todo os púlpitos governamentais …
Dezembro 18, 2011 at 2:25 pm
#73
Está na hora de perder a compostura. Subscrevo.
Dezembro 18, 2011 at 2:27 pm
Pelo sim, pelo não…
Tenham algum dinheiro em casa. Nunca se sabe o que nos espera em 2012.
Dezembro 18, 2011 at 2:39 pm
Que emigre vosselência e já agora leve toda a família.
Já ter residência na Guiné Bissau torna a coisa mais fácil.
Dezembro 18, 2011 at 2:43 pm
PSD PSD PSD
(GRITANDO com os dedos em V no ar)
Dezembro 18, 2011 at 3:00 pm
JÁ O REGIME FASCISTA DO ESTADO NOVO DIZIA A MESMA COISA…PERANTE A INCAPACIDADE DE PROMOVER O DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DO PAÍS, NADA COMO INCENTIVAR A EMIGRAÇÃO. DEVIAM ERA EMIGRAR OS 10 599 999 DE PORTUGUESES E FICAVA PASSOS COELHO SOZINHO A GOVERNAR PARA ELE. QUE LEGITIMIDADE TEM UM INDIVÍDUO QUE SE FORMOU AOS 37 ANOS(VIVIA ANTES DE QUÊ?HÁ JÁ SEI…DA SUA JOTINHA (JSD)) E QUE COMEÇOU A TRABALHAR (OU MELHOR ARRANJOU “TACHO” NA EMPRESA DO AMIGO ÂNGELO CORREIA) DEPOIS DESSA IDADE? MUITOS PROFESSORES DA SUA IDADE ANDAM DE TERRA EM TERRA A ENSINAR POR ESSE PAÍS FORA, GANHAM O SEU ORDENADO (PEQUENO) SEM AJUDAS DE CUSTO E AFINS E LUTARAM E CONTINUAM A LUTAR PELO DIREITO DE ENSINAR, NÃO SUBIRAM NA VIDA À CUSTA DO TRAMPOLIM DA “JOTINHA” E DO NEGÓCIO DO LIXO DO ÂNGELO CORREIA. PASSOS COELHO JÁ CHEGAM AS POLÍTICAS TERRORISTAS ANTI-SOCIAIS DO SEU GOVERNO, NÃO ABRA A SUA BOCA PARA DIZER @ERDA, DEIXE ISSO PARA O TESTE DE FERRO, MIGUEL RELVAS!
Dezembro 18, 2011 at 3:04 pm
Nem tenho palavras. Para isto só palavrões.
Dezembro 18, 2011 at 3:11 pm
SÁBIAS PALAVRAS…
Dezembro 18, 2011 at 3:20 pm
Noutros tempos enchiam um barco com os que incomodavam o regime e embarcavam para o Tarrafal, pelo que costa, não pagavam bilhete. Agora mandam-nos para a “Terra de Nenhures”… sem bilhete pago. Tá bonito!
Dezembro 18, 2011 at 3:20 pm
Sim, embora PSP não aponte a emigração como alternativa exclusiva, ele sugere explicitamente, de facto, essa posibilidade. É uma certa viragem em relação ao discurso de fixar a mão-de obra qualificada em relação ao passado. E é esta parte que choca: dizer que se é qualificado, pode emigrar, ou, pode-se inferir sem abusar muito, pode emigrar se tem “qualificações a mais” porque em Portugal “não há lugar para si”…
Dezembro 18, 2011 at 3:22 pm
Resposta ao senhor Primeiro Ministro: Y tu madre, también 😛
Dezembro 18, 2011 at 3:23 pm
É surrealista, o homenzinho que governa este país diz aos cidadãos que devem emigrar!!!?? Folders!
Dezembro 18, 2011 at 3:24 pm
Ficam cá só os que ppodem levar no cu dos politicos…isto,porque eles não deixam escapar nada nem os deficientes…
Dezembro 18, 2011 at 3:25 pm
# 79
Nem mais, D.!!! 😦
Mas que bando de ….jerhfgrgfhlh#”$XXX!!!
E logo da boca do seu “lider”. Tanta relvice é mais que descaramento! É desrespeito pelo povo que era suposto governar!
Dezembro 18, 2011 at 3:28 pm
vejam o que disse na Grécia o ministro das finananças…
“O ministro das Finanças da Grécia pediu hoje aos jovens helénicos que não abandonem o país por considerar que só assim se poderá voltar a ganhar confiança na sociedade grega.
“Devemos aproximarmo-nos dos nossos filhos, dos nossos netos e dizer-lhes que estamos cá e que vamos ficar na Grécia. Isto pertence-lhes”, indicou Evangelos Venizelos numa conferência em Atenas, citado pela Bloomberg.
14 DEZEMBRO – http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=525407
Dezembro 18, 2011 at 3:28 pm
Será que o Figo vai retirar os investimentos do país, por sugestão o PPC?
A Nissan… o homem vai implodir este país!!!??? Folders!!!
Dezembro 18, 2011 at 3:34 pm
Mas os gregos são um país com mulheres de anos fundadorse d democracia ..nãosomos um país porque um estrangeiro o quis..aiás cada vez mais me convenço que foi por mero acaso..tipo queca fugidia de uma noite só…e daí surgiu este lugarejo…essa é a difernça…que faz toda a diferença..
Dezembro 18, 2011 at 3:35 pm
#0
Subscrevo por inteiro o post! Já não há pachorra!
Ouvir e ver ontem este senhor em fatinho apurado e perna cruzada a falar do corte para 50% das pensões em 20 anos (deve ser o guião em que anda a ser instruído pelos verdadeiros “senhores do Mundo”, em toda a acepção demoníaca da expressão), como se estivesse a falar de coisas banais, como a necessidade de fechar umas faixas de rodagem para obras na auto-estrada, ou como da inevitabilidade de comer menos doces no Natal…
Vergonhoso!
E agora mandar emigrar! Precisamente o convite contrário do feito pelo governo grego, que apela à não emigração, visto que o país precisa de todos! :O
E subscrevo por completo a ideia de que um “simples” professor português, mesmo que só com 2 ou 3 anos de serviço, faz muito mais falta a Portugal do que este senhor, pois nem é ele a tomar as decisões que toma. Agora temos a prova, com essas declarações, que não faz cá falta nenhuma!
Dezembro 18, 2011 at 3:35 pm
sorry os erros mas me vou e estou com pressa…
Dezembro 18, 2011 at 3:36 pm
#92 Buli
Belo post o tal dos votos de Natal! 😉
Dezembro 18, 2011 at 3:36 pm
#87
Mas esse é grego…
Dezembro 18, 2011 at 3:40 pm
#88:
Será?!
Com a falta de patriotismo e de vergonha na cara destes tipos, já nada me admirava! Esvaziar tudo, implodir, ao estilo das torres do Aleixo, no Porto, para depois reconstruir do zero, um paraíso de luxo para os trastes amigos todos! 😦
Dezembro 18, 2011 at 3:43 pm
#94
Qual patriotismo?!
Dezembro 18, 2011 at 3:43 pm
Ficam cá os “Madaís”, gente que irá contribuir decisivamente para o desenvolvimento do país… arranjaram-lhe agora, bem fresquinho (já que acabou de terminar o seu mandato à frente da federação portuguesa de futebol), um lugar de coordenador para o intercâmbio desportivo com os países de expressão portuguesa (um projeto de “desenvolvimento” de que necessitamos com urgência, sobretudo quando há dinheiro de sobra no orçamento do estado).
O ministro Relvas achou que devíamos investir nisto. Cria-se um lugar para quem precisa.
Há que modernizar: não mais “a terra a quem a trabalha”, antes “o país para quem o negoceia”…
Dezembro 18, 2011 at 3:45 pm
O PPC atirou-nos um osso e nós apenas ficamos por aqui a roê-lo. Já não há pachorra para correr a ossos!…
Dezembro 18, 2011 at 3:46 pm
Vai chocar para outro lado que dos professores não levarás nada enquanto não te distanciares do chefe que mandaram para França para ver se a gente se esquece do mal que nos fez. Hipócrita!
Dezembro 18, 2011 at 4:02 pm
É o que eu penso Paulo Guinote, se em vez dos jovens, talvez alguns velhos do Restelo fizessem 0 favor à nação irem ver o mar do outro lado….AhAHahAHHAH!!!!!
Dezembro 18, 2011 at 4:05 pm
“Emigra Tu!”
Dezembro 18, 2011 at 4:14 pm
E se ele fosse estudar filosofia?
Já não digo para Paris…Mas para Cabul…
Dezembro 18, 2011 at 4:15 pm
Quando numa batalha o general manda aos soldados, desertar estará convencido da derrota… talvez seja isso…. mas então, que dividendos aguardará ainda, e só se for para si e para os seus?…
… dê a vez a quem tenha o orgulho de ser e a convicção de vencer!…,
isto não é o seu partido, isto é um País!
A pequenez das lideranças…
A ruína construída da sociedade/ economia e desenvolvimento …
A falta de orgulho na história, nos valores e na língua…
Mais uma diferença entre os orgulhosos ingleses e os pequeninos governantes que temos neste cantinho:
– Os primeiros elaboram planos de contingência para ir buscar os seus, os segundos mandam os seus emigrar!
Dezembro 18, 2011 at 4:17 pm
Mário Nogueira a fazer beicinho na foto, falando em directo para a sicn. Só tinham aquela foto???
O Coelho está a passos largos de fazer a mesma figura do outro embora este já se sabia para o que ia. Liberalização. Amanhemo-nos.
Ora foi basicamente esta a mensagem: quem não está bem ponha-se. Ou mude de profissão ou emigra.
MEDO
(…vou continuar trabalhar as avaliações…)
Dezembro 18, 2011 at 4:20 pm
#102: Nem os nazis mandaram as tropas desertar…
Dezembro 18, 2011 at 4:22 pm
Este abriu uma página na Wikipédia para se promover
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramiro_Marques
Bem que podia emigrar
Dezembro 18, 2011 at 4:23 pm
URGENTE uma MEGAMEGAMANIFESTAÇÃO NACIONAL.
VAMOS INVADIR MESMO O PARLAMENTO!
e, SENTAR a CLASSE POLÍTICA no banco dos réus.
Coragem! Vamos lá?
Dezembro 18, 2011 at 4:27 pm
Emigrar é um plano que ainda tenho em cima da mesa. Mas com algumas condições: vender tudo o que tenho em Portugal; colocar as minhas poupanças em bancos estrangeiros, de preferência em off-shores; descontar os meus impostos exclusivamente para outro sistema fiscal. Enquanto mãe tenho procurado educar as minhas filhas para que elas um dia, assim que possam, vão para um país que as mereça. Enquanto professora, estimulo os meus alunos a que invistam nas línguas estrangeiras e em áreas que lhe possibilitem, assim que possam, emigrar para um país que lhes dê o devido valor.
Dezembro 18, 2011 at 4:43 pm
Dezembro 18, 2011 at 4:44 pm
Em perspectiva pós- 25 de Abril, a emigração, do tempo de Salazar, é tida como um grave problema nacional criado pelo “fascismo”. Hoje, é havida, pelos políticos que nos governam, como uma solução para o gravíssimo problema do desemprego em Portugal.
Razão tinha Sophya de Mello Breyner quando escreveu: “Em nome do anti-fascismo não se pode criar um novo fascismo”!.
Dezembro 18, 2011 at 4:52 pm
Governo tem plano para retirar britânicos de Portugal se euro colapsar
O Governo britânico tem um plano de contingência para retirar os seus nacionais de Portugal e Espanha de aviões, barcos e autocarros se o euro colapsar, noticia hoje a imprensa britânica.
“Crise na zona euro: Relações Exteriores tem plano de retirada de expatriados” é a manchete do jornal The Daily Telegraph.
O jornal afirma que os britânicos que vivem em Espanha e em Portugal “podem ter ajuda do Governo para deixarem os países se a crise na zona euro arrastar os seus bancos” e eles deixarem de “ter acesso às suas contas bancárias”.
Segundo o jornal, vivem em Espanha cerca de um milhão de britânicos e 55 mil em Portugal.
Ao jornal Sunday Times, o Ministério das Finanças confirmou os planos, mas recusou-se a dar mais detalhes.
O Ministério das Relações Exteriores disse ao diário que se está a preparar para um “cenário de pesadelo”, com milhares de britânicos sem dinheiro a dormir nos aeroportos e sem meios para chegar a casa.
Entre os planos de contingência que o Governo está a preparar consta o envio de aviões, navios e autocarros.
Segundo uma fonte daquele ministério, os planos estão a ser debatidos para entrarem em acção caso se verifique o pior cenário.
Em causa está a crise da dívida soberana nos países da zona euro que tem estado sobre foco nos principais mercados.
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2011/12/18/governo-tem-plano-para-retirar-britanicos-de-portugal-se-euro-colapsar
Dezembro 18, 2011 at 4:55 pm
E nao esquecer os 33 professores de Português no estrangeiro que vao já para o desemprego, decerto acompanhados no fim desteano lectivo por muitos mais, cá e lá …. resumo da situacao : ou arranjamos rapidamente um novo governo que em vez de tratar dos seus proprios interesses e daqueles dos amigos proteja os portugueses dentro e fora de Portugal ou teremos de optar pela miséria monetária e intelectual, pois quem agora nos “desgoverna” nao quer saber de nós!
Teresa Soares – professora de Português na Alemanha, dirigente sindical e explorada pelo Instituto Camoes e MNE, como todos os professores de Ensino Portugues no Estrangeiro
Dezembro 18, 2011 at 5:13 pm
Está chocada, a peste! Levaram-nos quase tudo o que havia para levar e agora estão chocados?!!
Dezembro 18, 2011 at 5:13 pm
Não percebo a histeria!
Há muito que o ME envia professores para os PALOP e para outros países onde há emigrantes portugueses. Agora, que deixou de haver lugar para os excedentários, qual é a razão pela qual os professores portugueses, que tenham condições e vida para tal, recusam trabalhar nesses países, explorando o nicho de mercado que decorre da retirada de professores colocados pelo ME?
Há demasiada hipocrisia, demasiado comodismo e demasiada lata entre os que consideram que o estado lhes deve assegurar os empregos!
Que diriam os professores que hoje trabalham em lojas ou caixas de supermercado, sabendo que os seus impostos serviriam para assegurar salários a colegas que não fazem falta?
Não querem emigrar? Estão no seu direito. Eu também nunca o quis fazer. Então, pensem noutro tipo de trabalho, ou sejam criativos e criem uma empresa! A obrigação de criar postos de trabalho é de todos e não somente daqueles que tão criticados são por aqui: os terríveis patrões.
Dezembro 18, 2011 at 5:16 pm
http://www.lexico.pt/canalhocracia/
E quanto ao anexo… não serão seguramente TODAS as reformas reduzidas a metade.
”O governo tem um braço comprido e outro curto: o comprido serve para apanhar e chega a toda a parte; o braço curto serve para dar e só alcança os mais chegados.” ~ Ignazio Silone
Dezembro 18, 2011 at 5:16 pm
tt NÃO TENTES ESCONDER AS EVIDÊNCIAS…QUE acharias do comandante do Titanic antes do navio afundar dizer :corram para os botes cada um por si….pois…CURIOSO QUE NEM TE TENHAS REFERIDO AO QUE O CONGÉNERE GREGO DISSE SOBRE O mesmo aos gregos……
Dezembro 18, 2011 at 5:19 pm
POR MIM TAMBÉM ACHO E JÁ ESTOU A PREPARAR O MEU FILHO PARA EMIGRAR…COM COMANDANTES DESTE NENHUM BARCO CHEGAR A BOM PORTO..FRACO REI FAZ FRACA FORTE GENTE..FUI…E QUEM DEFENDE GENTE DESTA POR PARTIDARITE CEGA ENFIM…
Dezembro 18, 2011 at 5:22 pm
Antes de ir ..um post para os que adoram o Deus nosso senhor the moneyMAKER….Deus give me the money o resto que se lixe..
http://bulimunda.wordpress.com/2011/12/18/mensagem-de-natal-da-troika-e-o-dinheiro-sehor-e-o-dinheiro-senhor-que-nos-adoramos
Dezembro 18, 2011 at 5:22 pm
Neste País quem fala verdade merece castigo. Porque será que as pessoas continuam a gostar do estilo Sócrates: engano-te e tu até gostas.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=526043
Dezembro 18, 2011 at 5:26 pm
Era o que faltava. Depois da marimba o berimbau.
Inacreditável. Já não são casos isolados. Não têm médico assistente que os obrigue a fazer uma semana de repouso, uma cura de sono ou algo semelhante?
Dezembro 18, 2011 at 5:27 pm
Bom…esta conversa deriva da total incapacidade de governar, criando riqueza…empurrar para a emigração é a única solução que estes incompetentes têm para reduzir o desemprego.
Não diminuem o peso do Estado, porque isto é um quintal onde o orçamento é um pitéu a distribuir pelas elites, da esquerda à direita. Nenhum político se preocupa com os cidadãos que o elegem, nunca se preocuparam, mas disfarçavam, agora deixaram de disfarçar, porque se acabou o dinheiro para os rebuçados.
A democracia é impossível nesta Europa endividada e sem rumo, está suspensa! Até quando? É a pergunta!
Dezembro 18, 2011 at 5:28 pm
NÃO É A QUESTÃO DE FALAR VERDADE É QUESTÃO DE LIDERANÇA CEGO!!
Proposta da carraça. trazer 5 milhões de chineses para Portugal …pagar a cada um 500 euros ..tipo sub contratação..ora se cada português ganhar mil euros -aumenta-se o ordenado para isso..- 500 são para o chinês..como trabalha mais de 12 horas dia não faz greves nem protesta é obediente e teria de fazer descontos para caixa de aposentações estava resolvido o problema..podia ter mais de um filho….fazíamos cá o Luxemburgo chinês da Europa…
Dezembro 18, 2011 at 5:29 pm
Evidência, Buly,é estarmos a um pequeno passo de constatar que o estado não tem recursos nem crédito para pagar salários a quem faz falta!
É óbvio que me chocam os problemas pessoais e sociais que decorrem das medidas de emagrecimento do estado. Nesse sentido, faço a minha parte: crio empregos, os possíveis, e, para isso,há muito abdiquei de férias, de fins de semana e de trocar de carro com regularidade.
Espero que os que reclamam emprego para todos sejam capazes de mais do que gritar nas ruas e instigar outros a lutas suicidas. Unam-se e criem postos de trabalho!
Dezembro 18, 2011 at 5:30 pm
A única solução não é Maria podem distribuir cicuta de forma gratuita…
Dezembro 18, 2011 at 5:39 pm
SERÁ MAS será que esta é a única via? O curioso é que no tempo da outra senhora também diziam isso..não existia alternativa…as colónias independentes’?Temos de lutar por elas não existe alternativa..viu-se…o Equador é talvez outra via…não sei se adaptável na totalidade á Europa..ver Debytocracy…deram-nos a droga quase de graça viciaram-nos e agora fazem-nos pagar caro..e a ressaca vai custar…poupe e não consuma mas e poupar e não consumir existirá mais desemprego….trabalhe mais tempo..mas a ser implementado isso não se vai empregar mais pessoas…em 29 o estado ajudou a sair da crise mas para mim houve um factor determinante para se ter saído da crise..A 2º GUERRA…E ESTE TIPO DE CRISE FAZ VIR AO DE CIMA OS NACIONALISMOS..O FECHAR-SE EM SI MESMOS OS PAÍSES…NÃO SEI SE A HISTÓRIA NÃO SE IRÁ REPETIR…mas de forma diferente..grande texto gosto de ler os artigos deste kurz…muito actual…
Robert Kurz
O CAPITALISMO NÃO SE REPETE
Na atitude perante a vida, a lembrança de tempos supostamente melhores, por exemplo, do milagre económico, não passa de nostalgia. Na cultura pop chama-se a isso “retro”: Quando os produtores de ideias não se lembram de mais nada, eles requentam coisas velhas ligeiramente modificadas. E ao voltar à “cena do crime” pela terceira vez deve ter-se em atenção se ela foi vista há poucos anos. Nada de novo sob o sol, parece ser o lema. De algum modo se espalhou a crença de que quem quiser encontrar uma receita para o presente só tem de olhar para o passado. Por que outra razão estariam a política, os média e a ciência económica, perante a crise em desenvolvimento nos últimos anos, sempre à procura de paralelos históricos? Quem abre um jornal acredita muitas vezes que está perante uma aula de história.
Especulações financeiras alucinantes, crises grandes e pequenas, toda a série de falências nacionais, mesmo uma ou outra união monetária falhada ‒ os historiadores económicos dos tempos modernos têm oferta praticamente para tudo. E a moral da história? Tudo já ocorreu antes, o que deve significar também que nada é assim tão mau e tudo pode ser gerido no terreno dos factos vigentes. Aqui não é só o desejo que é pai do pensamento, mas também uma certa imagem do capitalismo, como eterno retorno do mesmo. A conjuntura económica ora floresce, ora estoura; há quem suba e quem desça de divisão, cada ano ou cada século. Mas acredita-se, por princípio, que será sempre assim.
No entanto, isso é um erro. Não estamos lidando com um sistema estático, mas sim com um sistema dinâmico. O capitalismo não se repete, e também não gira em círculo, porque ele próprio é um processo histórico irreversível. A valorização do capital não recomeça sempre de novo do zero, pelo contrário, tem de ultrapassar o seu último nível na escala social para poder ir mais longe. O grau de integração económica global não pode voltar atrás, nem certamente o desenvolvimento das forças produtivas. A concorrência universal não o permite.
Mas se a globalização e a produtividade se desenvolvem cada vez mais, então por que hão-de ser o carácter, a profundidade e a abrangência das crises sempre os mesmos? A história que se gosta de contar sobre a especulação com os bolbos de tulipa na bolsa de Amesterdão no século XVII não nos ensina nada sobre a bolha imobiliária de 2008 nem sobre a falência do Lehman Brothers. Para se perceber que uma falência estatal no início do século XIX era algo completamente diferente do que seria uma falência estatal hoje basta olhar para a parte do Estado do produto nacional. A aula de história dos peritos e leitores de sinais actualmente nos média não passa de uma hora das bruxas.
Repetidamente se ouve a afirmação de que a política e a gestão teriam aprendido tanto com as crises do passado que hoje já disporiam de instrumentos e ferramentas suficientes para lidar com elas. Os diagnósticos discutem sobretudo se a crise agora será como a de 1872, ou possivelmente como a de 1929 ou então apenas como a de 1973. O sucesso da aprendizagem parece ser mínimo quando governos e bancos centrais nos provam diariamente que os seus planos de política económica e monetária são quase tão úteis e competentes como a caixa de ferramentas duma locomotiva a vapor para a reparação de emergência de um TGV. Quem como as elites do presente fala tanto do futuro não devia contar muito com os resgates do sistema já passados. De qualquer modo os antigos pacotes de resgate e as suas consequências apresentam-se na memória da humanidade sobretudo como catástrofes.
Original KAPITALISMUS WIEDERHOLT SICH NICHT in http://www.exit-online.org. Publicado em Neues Deutschland, 12.12.2011.
Dezembro 18, 2011 at 5:45 pm
Ainda há pouco falei aqui daqueles que abordam as questões políticas pelo ângulo da “clubite”, i.e, pelo preconceito ideológico.
As disparatadas declarações de PPC despoletaram comentários bem significativos desse ponto de vista. Para uns, que mal conseguem conter a satisfação, tratou-se apenas de uma confirmação: vindo daquele “lado”, não se podia esperar outra coisa…
Para outros, por virem de onde vêm, aquelas declarações nem são assim tão descabidas, PC limita-se a dizer alto o que outros pensam…
Um primeiro ministro que vê como solução para uma das classes profissionais mais habilitadas do seu país a emigração coloca esta dúvida crucial: ou este país não serve para este primeiro ministro ou este primeiro ministro não serve para este país.
Dezembro 18, 2011 at 5:48 pm
Bora lá tratar do passaportezinho, stôres!
E cuidado que que lá não há mordomias para preguiçosos…
Boa viagem, stôres.
Dezembro 18, 2011 at 5:50 pm
Nem mais Farpas…era como se uma doença grave contagiasse os portugueses e o nosso 1º ministro dissesse: Portugueses o melhor a fazer é o suicídio ou a eutanásia assistida…!!
Eu acho que esta afirmação trás água no bico..é a preparação para a sangria que aí vem para o ano…espero enganar-me mas desconfio que não..
Dezembro 18, 2011 at 5:51 pm
Dezembro 18, 2011 at 5:53 pm
Reacções:
Reacção
Mário Nogueira diz que quem deve emigrar é o primeiro-ministro
Económico com Lusa
18/12/11 13:05
A FENPROF indignou-se hoje por Passos Coelho ter sugerido aos professores desempregados que procurem emprego lá fora.
“Penso que o senhor primeiro-ministro podia aproveitar (a sugestão) e ir ele próprio desgovernar outros países e outros povos. Não desejo no entanto que esses países e esses povos sejam os nossos irmãos de língua portuguesa”, disse Mário Nogueira, reagindo à entrevista hoje publicada pelo Correio da Manhã.
(…)
http://economico.sapo.pt/noticias/mario-nogueira-diz-que-quem-deve-emigrar-e-o-primeiroministro_133994.html
Seguro “chocado” com afirmações de Passos sobre docentes desempregados
Económico com Lusa
18/12/11 14:35
O secretário-geral do PS acusa Passos Coelho de ser “um primeiro-ministro demissionário”.
“Significa que é um primeiro-ministro que está demissionário, que está passivo e de braços caídos”, disse o líder socialista aos jornalistas em Maiorca, concelho da Figueira da Foz, onde participou num almoço de Natal com militantes.
António José Seguro frisou que “já não é a primeira vez que o Governo diz que a solução para os desempregados em Portugal é emigrar”.
Primeiro, “foi um secretário de Estado que o disse”, recordou numa alusão ao secretário de Estado da Juventude, que também sugeriu aos jovens desempregados para procurarem trabalho no estrangeiro.
“Estamos a falar de professores, jovens nos quais o Estado investiu bastante na sua qualificação. Gente qualificada, com inteligência, que está disponível para dar o seu melhor ao país”, acrescentou.
http://economico.sapo.pt/noticias/seguro-chocado-com-afirmacoes-de-passos-sobre-docentes-desempregados_133997.html
Dezembro 18, 2011 at 5:57 pm
WIBORG FAZ UM FELLATIO AO TEU PRIMEIRO E RASPA A LÍNGUA POIS A MESMA ANDA SUJA POR ANDARES A LAMBER PELAS BANDAS DO BIC…. VAI TU PARA ANGOLA COM UMA BUNDA COMO A TUA TENS FUTURO POR LÁ…FUI QUE AS POIAS COMEÇAM A BOIAR. POR AQUI…
Dezembro 18, 2011 at 5:58 pm
Já antes, a 16 de Novembro:
O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, considerou hoje, no Parlamento, que a emigração de jovens portugueses qualificados sem oferta de emprego em Portugal pode ser algo “extremamente positivo”.
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2128461
Dezembro 18, 2011 at 5:59 pm
Estou “expantada” ! Não fosse o caso de não termos tempo para mais “expanto” dado o trabalho para as reuniões que estão aí, a coisa ficava feia. Já não bastava o sec estado da juventude que quer ser sec da 3ª Idade , temos um coelho que quer virar 1º de um país em extinção.
Dezembro 18, 2011 at 5:59 pm
(…)Penso que o senhor primeiro-ministro podia aproveitar (a sugestão) e ir ele próprio desgovernar outros países e outros povos. Não desejo no entanto que esses países e esses povos sejam os nossos irmãos de língua portuguesa”, disse Mário Nogueira, reagindo à entrevista hoje publicada pelo “Correio da Manhã”.
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/mario-nogueira-diz-que-quem-deve-emigrar-e-o-primeiro-ministro=f695123#ixzz1guUhJIfK
Ó Mário: ele que não se esqueça de levar o Relvas!
Dezembro 18, 2011 at 6:08 pm
Bom, que mais há para fazer para quem tem formação superior e não arranja colocação neste país? Só não concordo que seja o governo a dizê-lo e, ainda para mais, para países onde a democracia de alguns é muito duvidosa, e onde os professores ganham misérias. Podiam, então, aconselhar a emigração para países desenvolvidos e, pelo caminho, aconselhados a não voltarem para este atoleiro. Se eu, porventura, emigrar(sse), não voltaria nem mandaria para cá remessas de dinheiro.
Porcaria de país e de governantes!
Dezembro 18, 2011 at 6:11 pm
“desgovernar outros países e outros povos” mas será que MN abandonou a teoria da solidariedade internacionalista?
O secretário-geral do PS, António José Seguro, voltou hoje a acusar o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, de ser “apaixonado pela austeridade” e de fazer “tudo pelos mercados”.
Se o mercado brasileiro precisa de professores então tudo bem! falta de coragem é que falta. Já vimos que PPC não vai salvar Portugal… mantém por mais uns tempos a ilusão que permite manter as reformas douradas a uns e põe mais pobre a maioria da população!
Dezembro 18, 2011 at 6:16 pm
Ó seu láparo: emigra tu mas é para um buraco negro! Assim é garantido que nunca mais voltarás!
Dezembro 18, 2011 at 6:19 pm
A lei do mercado, supostamente, seleccionaria os melhores para quem paga mais. Assim sendo os melhores emigram. O primeiro-ministro não precisa de bater mais no ceguinho. O seu governo é a prova de que quem tem dois dedos de testa emigra e não volta.
Dezembro 18, 2011 at 6:22 pm
É certo que este governo não passa de uma comissão liquidatária do país, depois de décadas de incompetência e corrupção governativas e não só. E ouvir um PM a sugerir a emigração dos recursos mais qualificados é assustador, fica-se a pensar “o que é que esta gente sabe que nós ainda não sabemos?” Só por isso devia ser demitido, sem apelo nem agravo. Mas um povo que aceita governantes destes (e dos outros que lá estiveram antes) devia saber que não nos resta outra saída. Quantos de nós não estamos a aconselhar filhos e alunos nesse sentido?
Dezembro 18, 2011 at 6:23 pm
Ui! Perigoso! Ainda anda por aqui muita gente tocada pelo síndrome. E o síndrome tem um sintoma terrível que consiste em adorar ouvir mentiras do tipo: “desemprego? Vamos acabar com ele a curto prazo” SCUTS? Serão grátis até 2050″ “TGV? Amanhã abrirá a linha Faro_Huelva”Saúde? grátis!” Educação? “Grátis e obrigatória até ao 12.º ano” Dívida? Qual dívida? não se paga?!! Mas não há no PS quem tenha o mínimo de vergonha na cara e assuma que Sócrates conduziu pessimamente o País? Deixem em paz quem nos deu quase tudo. Ainda queriam mais? Vejam este o que ele vos dá!
Dezembro 18, 2011 at 6:33 pm
Com esta tirada, PPC garantiu a vitória nos círculos da emigração nas próximas legislativas.
Os professores que ajudaram a garantir a sua vitória (e foram muitos milhares) irão lá para fora, mas continuarão a votar neste excelente PM.
Dezembro 18, 2011 at 6:33 pm
#45,
Como de costume, “vareia” um bocado na argumentação que me dirige, muito em particular.
Porquê?
1) Porque eu critico, em primeiro lugar, a ideia de PPC de mandar emigrar quem não tem cá emprego, significando isso que ele não tem qualquer plano para melhorar a situação.
2) Porque quando se fazem acusações generalistas não se tem coragem de identificar quem é visado. Ora… eu viso directamente o autor das declarações infelizes, desajustadas e que não foram ditas pelo Zé da Esquina. Logo… é minha obrigação dirigi-las directamente a quem as proferiu, fazendo o devido contraste entre quem faz um percurso profissional público e quem o fez, em termos empresariais, em empresas que souberam florescer em pleno ambiente económico-financeiro que agora se critica.
#113,
Então porque acabam com os professores portugueses em países com outras línguas, na Europa? É assim tão caro como trocar os Falcon para o senhor ministro da Defesa ser fotografado para uma peça no Expresso?
Dezembro 18, 2011 at 6:33 pm
Os nossos primeiros fogem, por tradição, para a Europa ou para o Darfur. Mas acontece que já não há vagas. Assolados pelos nossos emigrantes de luxo, os indígenas recusam-se a receber mais encomendas expedidas de Portugal. Vai daí este inventou uma nova estratégia: manda o povo embora.
Dezembro 18, 2011 at 6:35 pm
A isto se chama a maior desfaçatez que um político ousa afirmar. Primeiro foram os jovens, agora os professores, mais tarde serão os médicos e… por aí fora. A esta direita não interessa uma massa crítica pensante. O empobrecimento geral, uma assimetria social polarizada numa maioria pobre e numa minoria rica, é a solução para estes políticos que nada fizeram na vida mas que ousam agora interferir com a de terceiros. Em vez de promoverem políticas de emprego, escorraçam quem os incomoda. E se nós também lhes déssemos guia de marcha para o exterior? De preferência para a Patagónia onde novas paragens a aragens poderiam interferir com escassa massa cinzenta pensante.
Dezembro 18, 2011 at 6:37 pm
Haaaaaaaa, grande Guinas!!!!!!!!!
Dezembro 18, 2011 at 6:39 pm
D.JOÃO -ou melhor sua mãe a louca D: Maria – foi para o BRASIL…consta que a mulher rendeu bom dinheiro à coroa e deixou descendência até nos índios da Amazónia…
Dezembro 18, 2011 at 6:42 pm
Nos anos 60, os nossos pais emigraram à procura de uma vida melhor para si e, sobretudo, para os seus, Uns foram para África, outros ficaram-se pela Europa (muitos às escondidas ). Nós crescemos com algum conforto até que chega um salazarista encapuçado e diz aos nossos filhos: sigam as pisadas dos vossos avós, vão-se embora que este país não é para vós!
É caso para perguntar: este país é para velhos?
É incrível como o funcionário que contratamos para 1.º ministro assume publicamente que não quer sê-lo para todos os portugueses.
Não se pode rescindir o contrato?
Dezembro 18, 2011 at 6:44 pm
Ah…é apenas um desabafo de um africano de Massamá…
E porque não emigra ele para Líbia?
Dezembro 18, 2011 at 6:45 pm
por falar em africano…
http://zebedeudor.blogspot.com/2011/05/o-africano.html
Dezembro 18, 2011 at 6:49 pm
Se não fosse o padrinho, estaria a dar aulas de…(não posso referir nenhuma disciplina senão os colegas começam a chatear-me…)
Dezembro 18, 2011 at 6:50 pm
CANETA TERIA ALGO A VER COM O POST DA CARRAÇA EM 148?
Dezembro 18, 2011 at 6:56 pm
#148
…a dar aulas???!!!Com que habilitações? Com um curso igual ao do outro mentiroso?
Dezembro 18, 2011 at 6:57 pm
#149…Claro.
Dezembro 18, 2011 at 6:59 pm
…e que emigre ele, para o… inferno.
Dezembro 18, 2011 at 7:06 pm
#150 Ifigénio,
Pobre Caneta,não pode estar mentalmente preparada …
E fazes-lhe o convite para espreitar a carraça.
Dezembro 18, 2011 at 7:07 pm
#151: Thats the issue…
Dezembro 18, 2011 at 7:09 pm
#146 serena,
A época natalícia dei-lhe a volta ao miolo!
Agora “debita” comentários tipo senhouradoutora serena de esquerda?
Benza-a Deus…
Dezembro 18, 2011 at 7:11 pm
Que o senhor Pedro Passos Coelho dê o exemplo e emigre já! Não deve esperar tanto como esperaram Guterres, Durão e Sócrates. Como não há três sem quatro, que siga já para Angola, Brasil ou …
Dezembro 18, 2011 at 7:19 pm
# 0
Subscrevo.
Desilusão e engano são as palavras que me ocorrem, tentando evitar o vernáculo. Não foi para isto que votei nestes senhores!
Dezembro 18, 2011 at 7:22 pm
o conselho deveria para não se inscreverem nos cursos de ensino, mas isso é incompetência do governo pq se esses cursos não servem para nada e continuam a existir nas escolas superiores públicas…
Dezembro 18, 2011 at 7:25 pm
#113 Uma coisa é eu aconselhar aqui ao amigo do lado que emigrar é uma solução, outra completamente diferente é um governante admitir que a solução para o problema de desemprego é emigrar. Como base de governação é admitir o falhanço de um país.
Dezembro 18, 2011 at 7:33 pm
No ido mês de JUNHO um 1º foi deposto um outro foi imposto… duas faces da mesma moeda!
Numa mensagem de boas-festas divulgada no site da presidência da República, o Presidente Cavaco Silva ao lado da mulher, desejou aos portugueses um ano de 2012 «tão bom quanto possível».
Podia ao menos, se nada vai fazer, deixar de ser hipócrita e calar-se. Já transformava o ano de 2012 um pouco melhor.
Dezembro 18, 2011 at 7:34 pm
Pobre país! Pobre povo! Quando um governante tem a desfaçatez (a estupidez, o desatino, a cretinice…) de dizer o que PC disse, só merece uma ordem – RUA!
E não é que começa a apetecer-me ir para a rua de novo e gritar que é urgente que todos estes policotes emigrem para o raio que os parta?!
Dezembro 18, 2011 at 7:34 pm
Guinote…não tem obrigação de relatar no blogue a sua vida pessoal…mas pergunto-lhe na mesma se anda a ponderar sériamente a possibilidade de emigrar. Tendo em conta que o segmento mais capaz da sociedade portuguesa o está a fazer cada vez em maior número, talvez seja irresponsável uma pessoa da sua idade não acautelar devidamente o futuro, excluindo hipóteses que não sejam as de ficar amarrada ao cadáver que dá pelo nome de Portugal.
No fundo o que toda estas gerações de emigrantes actuais estão a dizer ás gerações mais velhas é que não pretendem minimamente assumir o fardo de futuramente sustentar com o seu trabalho e os seus impostos os chamados “direitos adquiridos” dessas gerações mais velhas. E tambem não pretendem assumir o fardo de pagar futuramente a divida externa portuguesa….pretendem simplesmente mandar ás urtigas tudo isso e recomeçar a vida noutro local. As gerações mais velhas que “adquiriram direitos” e contraíram a divida externa….que paguem elas próprias os direitos que adquiriram e a divída que contraíram…é essa a mensagem que a imensa e cada vez maior multidão de emigrantes definitivos transmite à geração do Guinote e a outras gerações mais velhas.
Dezembro 18, 2011 at 7:46 pm
Pois a solução será mesmo a reprodução obrigatória de pelo menos dois filhos por cada mulher.
Só assim se poderá resolver o problema que o desajeitado do Passos Coelho comentou de forma tão leviana.
Lamentavelmente ignora-se para onde o homem aponta e só se reclama que alguém lhe corte a mão.
Dezembro 18, 2011 at 7:51 pm
tt refere algures:
“É óbvio que me chocam os problemas pessoais e sociais que decorrem das medidas de emagrecimento do estado. Nesse sentido, faço a minha parte: crio empregos, os possíveis, e, para isso, há muito abdiquei de férias, de fins de semana e de trocar de carro com regularidade.”
– Danos colaterais, será? Neste momento, o empobrecimento da generalidade da população portuguesa, o acelerado crescimento do número de pobres e de indigentes – crescentemente desapoiados, o aumento continuado do desemprego – indivíduos e famílias cada vez mais sós e desprotegidas, a morte definitiva da classe média, o colapso das pequenas e médias empresas – principais empregadoras, o fim da pequena iniciativa privada, o encerramento e/ou degradação dos serviços públicos que servem directamente as populações, o enterro sem ética e moralidade de valores constitucionais – legais que protegiam os mais fracos (os outros têm sempre protecção) … tudo, danos colaterais … chocante… mas, paciência.
– Emagrecimento do estado???? – Onde??? Nas estruturas intermédias de poder e decisão??? Nas fundações/ associações/ empresas públicas/ parcerias público-privadas??? Nas chefias, direcções, assessorias e adjuntices??? Nas inúmeras benesses vergonhosas que a classe politica e dirigente (a nível nacional/ regional e local) continua a usufruir à custa dos impostos dos portugueses (estes – os restantes portugueses, se querem benesses têm que sair do seu bolso …) – está a brincar, “né”?
– Eles também fazem a sua parte: continuam a manter e criar empregos… na administração pública, nas empresas públicas, nas fundações, nos serviços externos – externalidades variadas, … QUE MAIS??? (numa lógica clientelista, partidária e, inúmeras vezes, incompetente que, desde logo, consegue quebrar/ obstaculizar e anular qualquer eficiência na organização e funcionamento dos serviços públicos básicos … o emagrecimento será sobretudo nestes – que servem directamente os cidadãos e não nas estruturas e malhas que servem os interesses político-partidários e de lobbies… e que apenas servem para subtrair muitos euros ao erário público – sem nada dar em troca às populações
– Eu, como muitos outros portugueses – do público e do privado, não precisei da crise para dar trabalho em troca de nada – sentia-me, apenas parte de um todo, sentia o todo como a minha casa – já não sinto (que ela, sem vergonha e impunemente, foi-me roubada!)
– Por fim, e apesar de não se falar em crise, nunca troquei de carro com regularidade (durou-me anos e anos e anos … princípio da poupança – que de lições de moral não careço de quem gastou o que não tinha e não era seu)…
Dezembro 18, 2011 at 7:54 pm
#163,
Estou e pensar emigrar internamente, assim de mim para mim mesmo.
#164,
O facto de ele indicar o caminho para um país com um regime de ditadura encapotada com práticas de empreendedorismo altamente suspeitas?
É isso?
Acho que passei por esse assunto,
Dezembro 18, 2011 at 7:58 pm
nem digo mais nada porque já palavrei muito noutro sítio….
só acrescento:
ESTE PAÍS DE POLÍTICOS PAROLOS, ALCOVITEIROS, MALFORMADOS MALPARIDOS, LADRÕES, MENTIROSOS, ININPUTÁVEIS E OUTROS RRRRRRRRRRRRR
—– TAMBÉM É MEU
ele que se mate num avião a caminho de Angola onde perdeu o Ipad, e a vergonha!!!
fui….gegrgrgrgrgrgrgrg
Dezembro 18, 2011 at 7:58 pm
Que emigrem, mas que levem consigo os alunos, para ficarmos mais descansados. Para onde? Angola e Brasil? Cabo Verde? Seria um sucesso no aproveitamento dos que cá ficassem.
Dezembro 18, 2011 at 7:58 pm
146,
Correções
1- em vez de “…os seus, Uns…”, leia-se: …os seus. Uns…
2- encapuzados
156,
A tara de agora é que é padre? A esposa gosta, é?
Dezembro 18, 2011 at 8:03 pm
#166
Não se trata de olhar para a parte da emigração mas sim para o problema na sua essência.
A invenção de “disciplinas” e áreas abstrusas para acolher o maior número possível de docentes a par da extensão, em contra ciclo, dos anos de escolaridade, foram o expediente burocrático encontrado para manter empregos na Educação.
A paz sindical assim o exigia…
Dezembro 18, 2011 at 8:11 pm
Um dia destes ainda descobres que os sindicatos encobrem uma conspiração planetária e foram os culpados pela guerra fria segunda guerra mundial e mesmo da revolução industrial…será que forma eles que abriram nas universidades privadas do papel e fotocópia nos anos 90 que vieram atafulhar todo o sistema educativo no que concerne a professores?
Na minha opinião e não retirando a culpa que os sindicatos tiveram em todo o processo educativo nos últimos 25 anos terá sido um Pinheiro ajudado por Deus que iniciou toda esta cogulemização de universidades que faziam e fazem ainda a formação de professores..segui-se depois segui-se um carneiro e a a carneirada foi a seguir …e os outros continuara o que já havia antes…
Dezembro 18, 2011 at 8:15 pm
http://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/vaclav-havel-heroi-da-revolucao-_1914.html#4543
Dezembro 18, 2011 at 8:19 pm
Vão-se os que ainda prestavam e tinham visão.. muito MAIS DO QUE UM PRESIDENTE O VACLAV ERA UM HOMEM DA CULTURA…fica o inevitável vazio dos seres feitos do nada…
Dezembro 18, 2011 at 8:29 pm
Le Nouvel Observateur parle de la dévalorisation des profs. Não sei se consigo por aqui o link.
.
SAPO LinksTwitterFacebookDiggRedditTechnorati
.
Dezembro 18, 2011 at 8:40 pm
Estamos definitivamente entre aos bichos! Um diz que as dívidas não são para pagar, o outro manda pessoas qualificadas irem servir outro país, acho que isto está a pedir uma revolta a sério, um verdadeiro murro na mesa!
Dezembro 18, 2011 at 8:40 pm
Correção de 175:
entregues aos bichos…
Dezembro 18, 2011 at 8:43 pm
[…] https://educar.wordpress.com/2011/12/18/emigra-tu/ Gostar disto:GostoBe the first to like this post. Deixe um […]
Dezembro 18, 2011 at 8:51 pm
Do que estes fdp precisam é de começar a levar nos c**nos, estilo anos 80, brigadas vermelhas e tal.
Dezembro 18, 2011 at 8:52 pm
Completamente farta de tanta desfaçatez mental.
Jotinhas saudosistas nunca me mereceram respeito nenhum.
Dezembro 18, 2011 at 8:54 pm
BY THE WAY QUAL NEYMAR QUAL DANILO …MESSI E BARÇA 4 A ZERO COM O SANTOS…BARÇA O MAIOR VIVA BARÇA…VIVA MESSI…
Dezembro 18, 2011 at 9:17 pm
[…] Passos Coelho, sugere que os professores desempregados emigrem… Emigra tu! …Passos Coelho sugere que os professores desempregados emigrem… Hoje, é o primeiro-ministro […]
Dezembro 18, 2011 at 9:19 pm
OS PROFESSORES SABERÃO DAR-LHE A RESPOSTA, COMO DERAM À MARIA DE LURDES RODRIGUES. ESTES QUEQUES DA DIREITA TÊM DE IR PARA A RUA. ONTEM, JÁ ERA TARDE. EM 6 MESES JÁ FIZERAM MAIS MAL AOS PORTUGUESES DO QUE OS RESTANTES ANOS DA DEMOCRACIA.
Dezembro 18, 2011 at 9:24 pm
#182 Vai com calma e não abuses… O que nós demos à sinistra ministra não nos serviu de nada… Ela é que nos deu a nós e, que eu saiba, ainda continua no colinho quente da FLAD…
Dezembro 18, 2011 at 9:32 pm
Deve entender-se que a tais palavras sobre emigração se inserem num contexto muito específico, em ambiente de espírito natalício.
Dezembro 18, 2011 at 9:50 pm
#184
Será que vai passar o Natal à Guiné-Bissau, para visitar o resto da família???
Dezembro 18, 2011 at 10:07 pm
POIS AOS BIJAGÓS…
Dezembro 19, 2011 at 12:06 am
Oh Pai Natal, por amor de Deus, perdoa o Pedro Paços Coenho que por acaso se diz ser primeiro menistro de Portugal, porque ele não pensa em nada, não sabe o que diz e não faz nada pelo país! Mais um que já foste!
Dezembro 19, 2011 at 12:35 am
Que o 1º M. pense não me choca. Mas que o diga… é no mínimo bizarro!
Mas uma vez, os professores não irão perdoar.
Dezembro 19, 2011 at 2:43 am
A propósito do tema deste post e do Natal, há que ler ainda:
http://margarida-alegria.blogspot.com/2011/12/um-louco-pre-natal-anda-por-ai.html
Dezembro 20, 2011 at 4:29 am
Conversa típica de “Retornado”…, mas assim como assim, vou para Cabo Verde, estão lá os Biliões€€€ do B.P.N. e o “primo” que foi á frente, paga tudo…!!!
Janeiro 10, 2012 at 4:50 pm
ELE QUE EMIGRE PARA A P***A QUE O PARIU!!!
Era só o que faltava sair do meu país, agora fico aqui nem que tenhamos que f***r a tromba a alguém, mas aqui é o MEU país e daqui eu não saio, a mandarem-me embora da minha casa ERA SÒ O QUE FALTAVA! Agora quem tem poder de decisão a sério que tomasse medidas e fizesse o país sair da fossa, isso sim era “á homem”. Eu faço a minha parte, trabalhando, agora os outros que façam a sua parte, que como é obvio são uns filhos de uma p***a que os devia ter abortado, e desejo que os nossos inimigos sofram tanto ou mais o quanto nos estão a fazer sofrer e que ardam no Inferno.
Janeiro 24, 2012 at 6:59 pm
[…] se trata de revelar nada de especial ou privado. Apenas evocar um pequeno episódio que se passou quando aqui reagi, de forma razoavelmente rápida e dura, à sugestão do primeiro-ministro para que diversos […]