ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DE FERREIRA DIAS
TOMADA DE POSIÇÃO DA CCAD
A sete meses de terminar o actual ciclo de avaliação de desempenho de docentes, referente a dois anos lectivos, após longo e aturado esforço no sentido de operacionalizar o procedimento em vigor, recorrendo a elevado espírito de profissionalismo de todos os seus elementos, a CCAD considera que:
– O procedimento em vigor em nada melhorou em relação ao anterior, continuando a estar demasiadamente burocratizado, sofrendo de anomalias várias que o tornam desajustado da realidade das escolas e dos princípios que devem nortear a avaliação dos docentes;
– Nesta altura, são ainda demasiadas as questões e as dúvidas na sua implementação. Na ausência de regras precisas e claras por parte da tutela, as escolas não têm respostas inequívocas para os constantes pedidos de esclarecimento sobre o processo. Por isso, e devido às pressões de calendário, as escolas têm de decidir de acordo com o seu entendimento da legislação produzida. Ainda que agindo de forma convicta, é inevitável que, por vezes, uma escola decida de forma diferente de uma outra;
– Qualquer procedimento deve ter, à partida, decididos e publicitados todos os dados e os mecanismos necessários à sua aplicação, e isso não se passa com o processo em vigor;
– Perante este procedimento, fonte geradora de conflitos, sente-se na escola um desconforto crescente que se traduz por um aumento do tempo dedicado pelos docentes à sua operacionalização em detrimento do tempo que devia ser dedicado às tarefas fundamentais de Ser Professor: Ensinar e Gerir a Escola onde nos inserimos. O ambiente organizacional deteriora-se cada vez mais. E, como sempre, resta-nos o incomensurável empenho de todos no sentido de que tal não se reflicta nas aprendizagens dos nossos alunos;
– Quem está no terreno a fazer todos os possíveis e impossíveis para operacionalizar o procedimento sabe bem que é humanamente impossível levar as tarefas até ao fim, de forma rigorosa e consensual, respeitando os valores de equidade e de ética imprescindíveis nestes casos;
Por tudo isto, e por muito mais que só na vivência diária de quem trabalha na escola é possível percepcionar, a CCAD da ESFD solicita à tutela competente que considere anular este procedimento para o ciclo actual, substituindo-o por um outro, simplificado, de aplicação exequível em sete meses. Em simultâneo, que sejam também tomadas, por antecipação, todas as decisões necessárias referentes ao próximo ciclo avaliativo de 2011/2013.
Queremos ser avaliados, mas correctamente avaliados!
Os elementos desta CCAD têm demonstrado perante a ESFD e perante a tutela que tudo fizeram para isso. Antevendo todos os passos ainda a realizar e sentindo já um enorme esgotamento, cremos ser este um procedimento quase impossível de concretizar. Estamos completamente ao dispor para descrever todas as dificuldades sentidas quando a tutela o solicitar.
Tomada de posição aprovada por unanimidade no Conselho Pedagógico
Cacém, 25 de Janeiro de 2011
Fevereiro 7, 2011 at 7:36 pm
Em apenas uma semana de venda ao público o livro O Cão de Sócrates esgotou e a editora da obra, a Esfera dos Livros, declarou já que irá avançar com uma 2ªedição.
A obra de António Ribeiro dedicada à sátira política retrata a vida do animal de estimação do primeiro-ministro e promete desvendar alguns dos seus segredos.
Fevereiro 7, 2011 at 7:39 pm
Tome lá para se entreter e continuem sossegados terão uma vida abaixo de cão.
Fevereiro 7, 2011 at 8:09 pm
A mais uma escola os meus parabéns, por maracarem a sua posição face à hipocrisia deste modelo de avaliação.
Fevereiro 7, 2011 at 8:17 pm
Grande CCAD!
Fevereiro 7, 2011 at 8:18 pm
Obrigada querido colega Donatien Alphonse François. Cheguei agora das reuniões vou já ver o anti virus…
Se houvesse um anti ADD…
Fevereiro 7, 2011 at 8:24 pm
SIM SENHORA EXEMPLO A SEGUIR…TODAVIA..
Fevereiro 7, 2011 at 8:24 pm
Parabéns, colega!
A onda alastrará!
Fevereiro 7, 2011 at 8:35 pm
Parabéns a esta CCAD. Que outras sigam o seu exemplo e não andem numa correria desenfreada para pôr tudo em marcha!
Fevereiro 7, 2011 at 8:38 pm
Apoiado!
Fevereiro 7, 2011 at 8:43 pm
Amanhã:
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1778012
Fevereiro 7, 2011 at 8:49 pm
Haja quem ainda tenha coragem e capacidade para tomar atitudes de repúdio a nível de escola e, dentro desta, em órgãos tão decisivos neste processo. Quem dera acontecesse…
Fevereiro 7, 2011 at 9:00 pm
Excelente!
Fevereiro 7, 2011 at 9:56 pm
O Clara de Resende também marcou posição mas as aulas assistidas continuam de vento em popa ! Com tudo exigido :porte-fólios com as coisas mais incriveis e muito mais !
Fevereiro 7, 2011 at 9:58 pm
desde que no final não fiquem apenas os contratados para fagocitar..
Fevereiro 7, 2011 at 10:00 pm
Pois, isto das tomadas de posição é muito bonito, mas se não se chegar àquele ponto em que se diz: Mandam-me fazer isto mas eu não faço!, de pouco adianta.
Os portafolhas, que algumas escolas andam a exigir, mas que não estão legalmente previstos, podem ser um bom pretexto.
A colaborar com o sistema é que não vamos longe…
Fevereiro 7, 2011 at 10:28 pm
Muito bem.Palmas.
Fevereiro 7, 2011 at 11:36 pm
Parabéns.
Fevereiro 7, 2011 at 11:49 pm
Força colegas.
A Vossa luta também é de todos nós.
Vamos em frente!…
O Carapau está do Vosso lado!
Fevereiro 8, 2011 at 12:10 am
Excelente!
Só tenho pena que na minha escola não se tomem medidas destas, bem pelo contrário, tudo quer ser avaliador, relator e outras coisas acabadas em “or”. Anda tudo “acagaçado”, a dar graxa da mais luzidia à directora… claro que só pode ser FITARES.
Fevereiro 8, 2011 at 1:22 pm
Parabéns!
Como gostaria que os actos sérios de Cacém se propagassem à generalidade das escolas!
FORÇA!
Fevereiro 9, 2011 at 10:52 am
ESFD na vanguarda da Luta!
dêem a conhecer esta tomada de decisão ao maior numero de escolas que conseguirem. Na Padre Alberto neto em Queluz já se discute nos grupos!
Vamos à Luta
Fevereiro 18, 2011 at 9:54 pm
FORÇA AMIGOS! HÁ DOIS ANOS ATRÁS NA MINHA ESCOLA FEZ-SE O MESMO. COMO É QUE PASSADO TODO ESTE TEMPO ESTAMOS NO MESMO SÍTIO. NINGUÉM NOS OUVE, PORQUÊ?? FAÇAMOS O QUE AINDA NÃO FOI FEITO!!!