Ao que parece este é o conteúdo de um esclarecimento enviado aos órgãos de gestão por parte da DGRHE. A fonte é mais do que fidedigna, não sendo – esclareça-se desde já – qualquer destinatário da dita comunicação.
ASSUNTO: PROGRESSÃO NA CARREIRA – APLICAÇÃO DO DECRETO-LEI n.º 270/2009, DE 30.09.2009
Em referência ao assunto em epígrafe, face às dúvidas colocadas por vários estabelecimentos de ensino quanto à aplicação do Decreto-Lei n.º 270/2009, de 30 de Setembro e considerando a necessidade de uniformização de critérios no que se refere à progressão na carreira do pessoal docente, esclarece-se o seguinte:
1. Os docentes que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, completarem os módulos de tempo para transitarem de escalão, caso obtenham avaliação mínima de Bom, integram o novo escalão com efeitos ao dia 1 do mês seguinte ao do completamento do tempo (artigo 37.º).
2. Atendendo a que o Decreto-Lei n.º 270/2009, de 30 de Setembro alterou o número de escalões e os módulos de permanência previstos para alguns deles, tem de ser revista apenas a progressão dos docentes abrangidos por essas alterações e deve ser tido em conta que o diploma entrou em vigor em 01 de Outubro de 2009.
3. No que se refere aos módulos de tempo de permanência nos escalões, há que tomar em consideração as seguintes alterações:
CATEGORIA DE PROFESSOR
- 1.º, 2.º e 3.º escalões – o módulo reduz de 5 para 4 anos
- 4.º escalão – o módulo mantém os 4 anos
- 5.º escalão – o módulo reduz de 4 para 2 anos, mas têm de ser cumpridos cumulativamente os requisitos enunciados no n.º 6 do artigo 37.º:
a) completem o módulo de tempo de serviço no escalão anterior;
b) obtenham no mesmo período de tempo avaliação de desempenho não inferior a BOM;
c) tenham sido opositores ao concurso de acesso a professor titular e não tenham sido providos na categoria por inexistência de vaga.
- 6.º escalão – o módulo é de 6 anos, contudo, tal como prevê o n.º 3 do artigo 13.º das Disposições Transitórias e Finais, do Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, a passagem ao índice 272, obriga ao cumprimento dos seguintes requisitos:
a) completem o módulo de tempo de seis anos de serviço no índice em que estão integrados;
b) obtenham a avaliação de desempenho não inferior a BOM;
c) tenham sido aprovados na prova pública prevista no artigo 38.º do Estatuto da Carreira Docente, tal como alterado pelo presente Decreto-Lei;
d) tenham sido opositores ao concurso de acesso a professor titular e não tenham obtido provimento.
- 7.º escalão – Para ascenderem ao 7.º escalão (272), os docentes, para além de terem de cumprir o módulo de tempo previsto para o 6.º escalão (6 anos), e de necessitarem de obter avaliação mínima de Bom, têm de cumprir os restantes requisitos, tal como estipula o n.º 8 do artigo 37.º, que refere:
”A progressão ao escalão seguinte da categoria opera-se na data em que o docente perfaz o tempo de serviço no escalão, desde que tenha cumprido todos os requisitos previstos nos números anteriores (…)”.
CATEGORIA DE PROFESSOR TITULAR
1.º, 2.º e 3.º escalões – o módulo mantém os 6 anos
4.º escalão (370) – Nesta fase de transição, não basta possuir 6 anos de permanência no escalão anterior, uma vez que, tem de se cumprir o disposto em matéria de avaliação, tal como estipulam as alíneas a) e b) do n.º 7 do artigo 7.º das Disposições Transitórias, do Decreto-Lei n.º 270/2009, de 30.09.
Assim, os docentes que estejam posicionados no 3.º escalão há pelo menos 6 anos, necessitam:
- Até ao final do ano civil de 2012 de ter obtido na avaliação de desempenho, duas menções qualitativas de Muito Bom ou Excelente;
- Nos anos civis de 2013 e 2014, de terem obtido nos três ciclos de avaliação de desempenho, uma menção qualitativa de Muito Bom ou Excelente e nenhuma inferior a Bom.
- Só a partir do ano civil de 2015 é que os docentes progridem após cumprirem os requisitos previstos no artigo 37.º, nomeadamente na alínea b), onde se refere que têm de ter pelo menos, três períodos de avaliação de desempenho, em que seja atribuída a menção qualitativa mínima de Bom.
Exemplificando:
CATEGORIA DE PROFESSOR
Partindo do pressuposto que os docentes cumpriram os requisitos previstos para a avaliação de desempenho.
1.º, 2.º e 3.º escalões
- Docente posicionado no 2.º escalão (188) que completou o módulo de 5 anos em 22.02.2009, transita ao 3.º escalão (205), com efeitos remuneratórios a 01.03.2009.
- Docente posicionado no 2.º escalão (188) que completou o módulo de 5 anos em 22.11.2009, transita ao 3.º escalão (205), com efeitos remuneratórios a 01.10.2009.
- Docente posicionado no 2.º escalão (188) que complete o módulo de 5 anos em 22.02.2010, transita ao 3.º escalão (205), com efeitos remuneratórios a 01.10.2009.
- Docente posicionado no 2.º escalão (188) que completou o módulo de 4 anos em 22.11.2009, transita ao 3.º escalão (205), com efeitos remuneratórios a 01.12.2009.
Observação:
Nos casos indicados em 2 e 3, deve ter-se em consideração, na próxima progressão, o tempo remanescente que os docentes possuíam aquando do ingresso no 3.º escalão, ou seja o tempo que vai além dos 4 anos actualmente exigidos para o 2.º escalão.
O mesmo raciocínio pode ser aplicado a docentes que nas mesmas datas se encontravam posicionados nos 1.º e 3.º escalões.
4.º escalão
- Docente posicionado no 4.º escalão (218) que completou o módulo de 4 anos em 22.01.2009, transita ao 5.º escalão (235), com efeitos remuneratórios a 01.02.2009.
- Docente posicionado no 4.º escalão (218) que completou o módulo de 4 anos em 22.10.2009, transita ao 5.º escalão (235), com efeitos remuneratórios a 01.11.2009.
- Docente posicionado no 4.º escalão (218) que completou o módulo de 4 anos em 22.01.2010, transita ao 5.º escalão (235), com efeitos remuneratórios a 01.02.2010.
5.º escalão
- Docente posicionado no 5.º escalão (235) que completou o módulo de 4 anos em 22.01.2009, transita ao 6.º escalão (245), com efeitos remuneratórios a 01.02.2009, na condição de cumprir cumulativamente os requisitos enunciados no n.º 6 do artigo 37.º.
- Docente posicionado no 5.º escalão (235) que completou o módulo de 4 anos em 22.12.2009, transita ao 6.º escalão (245), com efeitos remuneratórios a 01.10.2009, na condição de cumprir cumulativamente os requisitos enunciados no n.º 6 do artigo 37.º ficando com tempo remanescente (o tempo que vai além dos dois anos actualmente exigidos).
- Docente posicionado no 5.º escalão (235) que completou o módulo de 4 anos em 22.03.2010, transita ao 6.º escalão (245), com efeitos remuneratórios a 01.10.2009, na condição de cumprir cumulativamente os requisitos enunciados no n.º 6 do artigo 37.º ficando com tempo remanescente (o tempo que vai além dos dois anos actualmente exigidos).
6.º escalão
- Docente posicionado no 6.º escalão (245) que completou o módulo de 6 anos em 22.03.2009, transita ao 7.º escalão (270), com efeitos remuneratórios a 01.10.2009, na condição de cumprir todos os requisitos enunciados no n.º 8 do artigo 37.º.
CARREIRA DE PROFESSOR TITULAR
Aos docentes que tiverem o mínimo de seis anos de permanência no escalão anterior, para ingressarem no 4 escalão (370), não basta a avaliação mínima de Bom, uma vez que em matéria de avaliação tem de ser cumprido o estipulado nas alíneas a) e b) do n.º 7 do artigo 7.º das Disposições Transitórias do Decreto-Lei n.º 270/2009, de 30 de Setembro.
No caso de já terem sido efectuadas progressões que não cumpram as regras enunciadas no Decreto-Lei nº 270/2009, de 30/09, o Órgão de Gestão, deverá mandar proceder de imediato à rectificação, para regularização da situação, dando conhecimento, por escrito, desse facto ao docente envolvido, evitando assim prolongamento do erro.
Os esclarecimentos prestados neste email são feitos tendo em consideração a legislação actualmente em vigor.
Dezembro 23, 2009 at 7:48 pm
Tenho de fazer contas e as rabanadas não podem esperar. Daqui a uns dias vou dissecar esta lenga-lenga. Obrigada por toda esta informação.
Dezembro 23, 2009 at 7:48 pm
E a data deste email?
Se calhar, seguiu antes da Ministra a afirmar que a carreira é única.
🙂
Dezembro 23, 2009 at 7:56 pm
Ou me engano ou esta informação explica como perdi 3 anos de serviço com Decreto-Lei n.º 270/2009, de 30 Setembro estando no 4.º escalão não recupero a redução de 1 ano dos 1.º, 2º e 3.º escalões (1 ano x 3 escalões= 3 anos).
Algum colega com melhores conhecimentos da lei pode confirmar?
Já tinha pensado nisto mas se a informação se confirma vou recorrer a um advogado da área do direito laborar e depois andar com isto para o tribunal do trabalho.
Dezembro 23, 2009 at 7:59 pm
Isto é só um email?
É que, em novembro, chegou um email às escolas a dizer que estava tudo suspenso enqto decorriam as negocicações, certo?
Dezembro 23, 2009 at 8:04 pm
Outro assunto:
o meu prato de bacalhau deste ano chama-se “bacalhau à Stella”.
Lembram-se da Stella?
Foi quem me enviou a receita que me pareceu mais fácil. 🙂
Já enchi 2 tabuleirões.
Acho que vai ser um sucesso. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 8:05 pm
São lá contas à sodomita!
Dezembro 23, 2009 at 8:15 pm
Paulo,
Recebi a mesma informação por mail da escola e vem da Chefe da EMPAAG.
Não sei o que significam estas siglas.
Dezembro 23, 2009 at 8:19 pm
Mas sei que foi reencaminhado pelo Coordenador da EAE da escola onde pertenço (e recebido hoje)
Dezembro 23, 2009 at 8:20 pm
Só haverá alguma justiça se contarem TODO o nosso tempo de serviço, com ou sem congelamento.
Dezembro 23, 2009 at 8:21 pm
Mas existem alguém que esteja posicionado no 6º escalão da categoria de professor?
Dezembro 23, 2009 at 8:21 pm
Digo,
Mas existe…
Dezembro 23, 2009 at 8:22 pm
Ai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fui ao super, às compras de natal, vim para casa, fiz arroz de pato (tive q arranjar o dito) fiz, bolo rainha, bolo claras, delicia de chocolate…tou q não posso. Agora acabou, por hj, vou ler a biografia do Hitler, Ian Kershaw, segundo dizem é a melhor biografia dele. Preciso saber como é q aquele assassino chegou ao poder.
Dezembro 23, 2009 at 8:23 pm
#5,
Manda me a receita, rebb. Tive nas compras. Estoirada….
Dezembro 23, 2009 at 8:23 pm
Só gostei da nota final.
😆
Está dificil o ME contabilizar todo o tempo de serviço para a nova carreira.
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=84601
Dezembro 23, 2009 at 8:26 pm
e aqui:
A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) quer que a nova carreira docente contabilize todo o tempo de serviço prestado pelos professores e foi isso mesmo que exigiu, esta terça-feira, ao Governo.
«Na transição para a nova carreira, todo o tempo de serviço prestado pelos docentes tem de ser contabilizado para efeitos de posicionamento no novo modelo», sublinhou o secretário-geral da FNE, citado pela Lusa. João Dias da Silva falava no final de uma reunião com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura.
Para João Dias da Silva, a contagem dos anos de serviço dos professores na progressão da carreira representa uma questão da qual a FNE «não desiste». Este é, aliás, um dos objectivos que esta estrutura sindical pretende atingir no decurso das negociações, que terminam no fim de Dezembro.
Questionado sobre a posição do Governo relativamente a esta questão, o líder da FNE respondeu: «Neste momento, aquilo que para o Ministério da Educação é inadmissível é a contabilização do tempo congelado entre 30 de Agosto de 2005 e 31 de Dezembro de 2007».
Mas o secretário-geral da FNE salienta um aspecto positivo: o facto de o Ministério da Educação ter admitido que todos os docentes com a classificação de Bom tenham a possibilidade de aceder ao topo da carreira «em tempo útil», ou seja, antes da aposentação.
http://diario.iol.pt/sociedade/professores-docentes-carreira-fne-sindicatos-tvi24/1112100-4071.html
Dezembro 23, 2009 at 8:30 pm
Vai seguir agora, Gata.
Dezembro 23, 2009 at 8:35 pm
o Paulo anda sempre em cima do acontecimento.
Eu é que acho isto tão absurdo que nem consigo dissecar…
PRODUÇÃO DE EFEITOS DO DL 270/2009
1. O Decreto-Lei de 270/2009, de 30 de Setembro, veio proceder a alterações ao Estatuto da Carreira Docente.
2. A transição dos docentes para a estrutura da carreira definida pelo decreto-lei supramencionado, efectua-se a partir de 1 de Outubro de 2009, de acordo com os critérios gerais de progressão, respeitando o disposto no artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19.01 e no n.º 6 do art. 7.º do Decreto-Lei n.º 270/2009.
3. Os efeitos remuneratórios não podem, em caso algum, ser anteriores a 01.10.2009.
4. A fim de serem clarificadas algumas situações deverá consultar as FAQ´s.
DGRHE, 15 de Dezembro de 2009
15 de dezembro.
Mas não está tudo parado, nas escolas, à espera das novas alterações ao ECD que eliminam a divisão da carreira?
Os sindicatos não andam a negociar isto com o ME?
Dezembro 23, 2009 at 8:40 pm
Tenho estado a ler o 270/2009 e no seu artigo 7º ponto 6 alínea a), Disposições transitórias, o legislador parece colmatar esta falha, pois permite a progressão “Os docentes que preencham o requisito de tempo de serviço no ano civil 2009… ” desde que tenham Bom no 1º ciclo de avaliação e satisfaz na última avaliação pelo 11/98 notem que refere tempo de serviço e não o tempo de duração em cada escalão. Estou certo ou errado?
Dezembro 23, 2009 at 8:41 pm
Pronto, já acabou a festa de anos do Terras.
Tudo correu bem. Foram só 27 colegas e amigos num espaço fechado mas com muita animação. Lá fora chovia muito. Parece que S. Pedro abusou dos diuréticos. Está um temporal maluco no Algarve. Amanhã, devo ir passear a Sagres, parece que a ondas vão ser de 9 metros, e assim aproveiro para tirar algumas fotos.
Agradeço em nome do Terras, os parabéns que gentilmente lhe enviaram.
Ainda não li o post. Tenho que tomar fôlego. Parece a “Guerra e Paz”. Só de olhar cansa, e eu estou de férias e em tempo de festas. Tenho que me poupar.
Dezembro 23, 2009 at 8:44 pm
# 7
EMPAAG – Equipa Multidisciplinar de Promoção da Autonomia e de Apoio à Gestão
http://www.drelvt.min-edu.pt/servicos/empaag/empaag.asp
Dezembro 23, 2009 at 8:44 pm
Caneta LÊ ANTES ESTE…PERCEBES MELHOR…ACHO EU…http://www.wook.pt/ficha/o-estado-popular-de-hitler/a/id/3195919
Dezembro 23, 2009 at 8:44 pm
http://www.wook.pt/ficha/o-estado-popular-de-hitler/a/id/3195919
Dezembro 23, 2009 at 8:57 pm
Obg Buli, mas primeiro tenho q ler este e são 838 páginas, não acredito q consiga ler tudo nestas FÉRIAS, amanhã ainda tenho doces para fazer mas depois, ninguém me apanha na cozinha e vou fazer tréguas c a avaliação e com o ME. Não quero ouvir falar deles nestas FÉRIAS, agora vou curtir Hitler
Dezembro 23, 2009 at 9:01 pm
Dezembro 23, 2009 at 9:04 pm
#17
Reb, há pessoas que completaram o tempo de serviço no respectivo escalão (os do Dec 15)durante este ciclo avaliativo. Estavam à espera do resultado da avaliação para mudarem de escalão. É por isso que há professores a mudar de escalão agora.
Dezembro 23, 2009 at 9:04 pm
Bem vou arrumar as coisas para amanhã abalar para os lados de Setúbal… DAQUI A UM BOCADO AINDA DOU CÁ UM ÚLTIMO SALTO…
Dezembro 23, 2009 at 9:07 pm
#17
Enquanto o estatuto novo, o que está a ser negociado agora, não for publicado no DR, mantém-se em vigor o antigo.
Se estou a pensar bem, a única coisa que está parada é o novo ciclo avaliativo.
Dezembro 23, 2009 at 9:07 pm
Bom, lido e relido, conclui-se o seguinte: o ex 9º escalão, índice 299, PROFESSOR, não existe, uma vez que este suposto esclarecimento usa a tal terminologia da titularidade, passando abruptamente do 6º escalão para “CARREIRA DE PROFESSOR TITULAR”. Porém, na informação provinda do ME, já neste mês, refere que os índices 299 e 340 ingressam no escalão seguinte, tal como o previsto no 270/2009. É isto? Cá para mim o pessoal PROFESSOR do ex 9º escalão só aparece nas curvas de derrapagem, mostrando até à exaustão como o 15/2007 só gerou corcundices legislativas. Vêm agora criar uma situação especial para o pessoal do índice 245, ex 8º escalâo e ficam à toa uns valentes milhares de professores do ex 9º escalão, na terra de ninguém mas que, na hora do “acerto” são arrebanhados para o lado onde para progredirem não “não basta a avaliação mínima de Bom, uma vez que em matéria de avaliação tem de ser cumprido o estipulado nas alíneas a) e b) do n.º 7 do artigo 7.º das Disposições Transitórias do Decreto-Lei n.º 270/2009, de 30 de Setembro.”
É o que se chama a “lixação dupla”, se é que me faço entender.
Dezembro 23, 2009 at 9:08 pm
Juro que não percebo nadinha disso…
Dezembro 23, 2009 at 9:11 pm
#20
Obrigado pelo esclarecimento.
Dezembro 23, 2009 at 9:14 pm
Alguém sabe explicar a quem está no índice 299 com 28 anos de serviço o que lhe cabe no sorteio?
Dezembro 23, 2009 at 9:14 pm
Eu estou à espera do que sairá da nova carreira e tanto FNE como Fenprof exigem a contagem integral do tempo de serviço.
Esperemos!
Dezembro 23, 2009 at 9:16 pm
Oh colegas façam umas tréguas avaliativo-escalão-índice e mais aquelas siglas todas…
Dezembro 23, 2009 at 9:17 pm
Será que agora temos que analisar a teoria do caos todos os dias?
Dezembro 23, 2009 at 9:18 pm
Eu estou no índice 299 com 26 anos de serviço, 2º escalão de titular, não entrega de oi, auto-avaliação do clube bom 7. 2013… se…
Dezembro 23, 2009 at 9:18 pm
#5 Reb
Também quero a receita se faz favor. Posta-a aqui que o Paulo não se deve importar.
Dezembro 23, 2009 at 9:20 pm
O que é fantástico no meio disto tudo é que mesmo os ex titulares no 2º escalão( índice 299) não saõ referidos nem no 270/2009, nem neste esclarecimento da DGRHE.
Anda aqui uma bolsa flutuante e cinzenta de professores.
Se bem entendo ( mas que raio sei eu já?!) completei 6 anos no índice 299 em Outubro de 2009 e soa-me que me esperam mais uns 3 anos, enquanto o pessoal do 245, com menos anos de serviço “pula”.Que coisa..
Olhem, que se dane, Bom Natal a toda a gente e um Feliz 2010!
Dezembro 23, 2009 at 9:22 pm
#36, reb
Esmiufro-me eu a falar de assuntos transcendentes, metafísicos e tal…e vens tu com coisas prosaicas? Ahahahahahh
🙂
Bom Natal para ti e família.
Beijinho
Dezembro 23, 2009 at 9:23 pm
este mail da DGRHE e todo o processo de “hermenêutica” fazem lembrar a Torah mais aqueles textos hermenêuticos em que se fazia a exegese da exegese da exegese do texto original…
Dezembro 23, 2009 at 9:24 pm
…ops, foi a Regina! 🙂
De qualquer modo, reitero os meus votos anteriores.
Bom Natal!
Dezembro 23, 2009 at 9:27 pm
A DGRE o ME põem-me os cabelos em pé!
Dezembro 23, 2009 at 9:27 pm
“31, estou aí também. Espera-nos o que escrevi no post 28, no final.
Dezembro 23, 2009 at 9:28 pm
“41, ficas bonita, com ar de punk! 🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:30 pm
Que ventania q faz aqui na Serra da Arrábida. Será q a noite de Natal vai ser ventosa?
Dezembro 23, 2009 at 9:34 pm
#5
Que responsabilidade!
Dezembro 23, 2009 at 9:35 pm
#42 Eu também estou no antigo 9º, com 30 anos de serviço. O meu director hoje disse-me que mudava e que tinha direito a retroactivos desde o mês seguinte ao completamento do tempo de serviço.
Se é verdade, não sei. Mas que foi palavra de chefinho, foi mesmo.
Bom Natal para todos.
Dezembro 23, 2009 at 9:35 pm
De acordo com Dec.-Lei 270/09, um docente precisa de 16 anos de serviço para chegar ao fim do 4º escalão (4 escalões X 4 anos) e poder transitar para o 5º.
Fui informada que completarei o módulo de serviço do 4º escalão em Dezembro de 2011.
Em Dezembro de 2011, eu atingirei 21,5 anos completos de serviço efectivo. Se descontarmos os 2,5 anos em que estivemos congelados, ainda sobram 19,5 “utilisáveis”. Ou seja, “demorarei” 19,5 anos a atingir o que o 270 estabelece que se atinge ao fim de 16.
Estou… sem palavras!
Dezembro 23, 2009 at 9:37 pm
(Dá-me a impressão que o blog do Paulo tem uns grupos que raramente respondem a outsiders ;), ok, usarei o meu habitual solilóquio e prometo não me meter com mais ninguém.)
Dezembro 23, 2009 at 9:37 pm
Boa noite
alguem me sabe dizer o que acontece a quem a Lurdinhas colocou no 3º escalão – antigo 6º?
obrigada
Dezembro 23, 2009 at 9:37 pm
Pois eu conto chegar ao topo da carreira já além túmulo…
Dezembro 23, 2009 at 9:39 pm
Bom Natal Celia…
Dezembro 23, 2009 at 9:39 pm
Boa noite
alguem me sabe dizer o que acontece a quem a Lurdinhas colocou no 3º escalão – antigo 6º? indice 205
obrigada
Dezembro 23, 2009 at 9:39 pm
#45, já não és Stellinha?
ohhh…
Gostava tanto. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:40 pm
#48
Não Célia, diga q eu respondo.
Dezembro 23, 2009 at 9:42 pm
#48 Célia
Um Feliz Natal para ti e tua família.
🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:44 pm
#54, eu já disse 😉 no post 43…
#51
Obrigada, Bulimunda
Igualmente um bom Natal. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:44 pm
Stella, posso divulgar a receita?
Dezembro 23, 2009 at 9:44 pm
A MELHOR MÚSICA DESTE NATAL..E O MELHOR VÍDEO…
Dezembro 23, 2009 at 9:46 pm
Já não tenho tempo!…
Falta-me paciência!…
Cheguei ao antigo 10º escalão, então topo da carreira, em Janeiro de 2001;
Sou (fui!..) Titular desde o 1º concurso;
Fui avaliado neste ciclo no nível de BOM por ser dos que se recusaram a entregar os objectivos e ser daqueles que se “portam mal”!…
Tenho 35 anos de bom e efectivo serviço mais 2 anos e 11 meses de bonificação para efeitos de aposentação por serviço no estrangeiro!…
Fui apanhado no extremo das ondas, Ferreira Leite e Sócretina, da idade cronológica limite para aposentação!…
Tenho prometida a aposentação em 2016, com 65 anos de idade e 44 de efectivo serviço + os tais 2 e 11 meses, que de nada me servem!…
Nestas condições, com este modelo de avaliação centrado nos humores da Directora Executiva e tendo em conta as condições de transição do índice 340 para o 375 previstas no D.L. 270/2009, não espero mais nada!…
Já não tenho nem tempo, caso tivesse disposição e jeito para bajular, entretanto, uma ou duas menções de mérito!…
Ir-me-ei embora (fugirei), logo que possa!…
Boas Festas
De Braga, com carinho!
Dezembro 23, 2009 at 9:46 pm
Meninos do Umbigo, acabei de mandar sms de boas festas e o Paulo respondeu-me que está sem luz nem net.
Andam por aí uns tornados…
Quer isto dizer que hoje não temos amis posts para palavrarmos. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:46 pm
Enas, “pauminhas” 🙂
#55
Feliz Natal e um “progressivo ano 2010”.
🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:48 pm
Nem espero pela autorização da Stella.
Este é o Natal da receita da Stella Amarela. 🙂
opção B (tem a vantagem de poder ser preparada com antecedência e ir ao forno mais tarde)
Num tabuleiro, em camadas:
-no fundo, puré de batata (o do Lidl é o melhor dos instantâneos, mas eu inverto a quantidade de leite e de água indicadas)
-por cima, mistura de refogado de cebola picada, azeite e alho picado, com lascas de bacalhau, molho bechamel (gosto mais do do Continente) e natas em pacote
-por cima, mistura com espinafres cozidos, coentros picados (eu gosto com muitos) molho bechamel e natas
Dezembro 23, 2009 at 9:49 pm
Já fiz. Só falta gratinar. Está bué da bom!!! 🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:50 pm
# 53
🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:52 pm
Reb o melhor puré é o do Pingo Doce…em bocados congelados…depois é dar um toque pessoal..leite…pimenta….noz moscada e uma ou mais gemas de ovo….nunca uso água…podes pôr um piquinho de gengibre se quiseres..mas só mesmo um niquinho…depois é só acompanhar com o bacalhau assado no forno e o molho de azeite cebola e alho a escaldar….por cima do dito…
Dezembro 23, 2009 at 9:53 pm
Huuuummmm, essa coisa de dar receitas sem provar… não sei,não!…
Dezembro 23, 2009 at 9:53 pm
#65, agora é que dizes?
Já está tudo prontinho. 🙂 🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:54 pm
#66, as minhas filhas provaram o “preparado” e disseram: hummmm! 🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:55 pm
…P.S-…a cebola e o alho previamente passados no azeite numa frigideira….sobremesa gelado de baunilha do Hagen Daze com mirtilhos esmagados e chocolate preto ralado…no meio um folha de hortelã e um pau de canela…e pronto…tudo regado com ACR reserva..
Dezembro 23, 2009 at 9:55 pm
Reb
Na minha modesta opinião o melhor puré é o do Continente.
Agora faz como quiseres!
Dezembro 23, 2009 at 9:56 pm
Dos idiotas que me pagam o ordenado só espero 2 coisas para 2010:
Que continuem a pagar-me o subsídio de Natal e o 13º mês;
Que não me tirem a ADSE.
🙂 🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:57 pm
#70, LOLOLLLLLLLLL
Dezembro 23, 2009 at 9:57 pm
Brincalhão desculpa mas não…o melhor era o da minha mãe quando ela tinha paciência e força para o fazer…hoje converteu-se ao pré feito…
Dezembro 23, 2009 at 9:58 pm
Brincalhão, eu já aqui disse mas repito: o melhor comentário sobre o reposicionamento na carreira foi teu: parece o velhinho jogo da glória. 🙂 🙂 🙂
Dezembro 23, 2009 at 9:59 pm
É impensável não contar todo o tempo de serviço que os professores têm.
Os sindicatos só podem assinar um acordo que não prejudique ninguém quanto ao tempo de serviço.
A Milú, antes de ir embora com sus muchachos, tornou mais labiríntico o labirinto que já tinha criado.
Dezembro 23, 2009 at 9:59 pm
#73, já nem a minha mãe faz puré sem ser instantâneo…
Mas continua a fazer batata palha…
Não percebo…
Dezembro 23, 2009 at 10:00 pm
Ainda consigo ficar chocada com o que aconteceu às nossas carreiras. De cada vez que eu olho está pior.
Venha a mim o espírito natalício!!!
Dezembro 23, 2009 at 10:01 pm
#69, o 1º refogado queimou-se.
Tive de fazer outro. 🙂
Vocês chamam esturgido, não é?
Dezembro 23, 2009 at 10:01 pm
Por Braga está a cascar água que se farta..e o vento já se ouve…mas amanhã nem que chovam picaretas vou para Setúbal…
Dezembro 23, 2009 at 10:02 pm
#77, Stella, durante uns dias fazemos tréguas e só pensamos em bacalhau e rabanadas. 😉
Dezembro 23, 2009 at 10:02 pm
#79, viagem difícil…
Dezembro 23, 2009 at 10:03 pm
O da minha mãe também é muito bom. O problema não está nas batatas nem no leite, mas nas mães dos dias de hoje.
Dezembro 23, 2009 at 10:03 pm
#59
Um abraço para Braga, com carinho.
Bom Natal!
Dezembro 23, 2009 at 10:04 pm
E começou agora a trovejar…menu completo..e sim Reb aqui por cima é estrugido..mas como sou da´continuo a chamar-lhe refogado…
Dezembro 23, 2009 at 10:04 pm
#82, têm mais que fazer.
Gostam de jogar ao jogo da glória. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:04 pm
#82
Referia-me ao puré, naturalmente.
Dezembro 23, 2009 at 10:05 pm
#84, estrugido ou esturgido? 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:05 pm
Hum!, a dgrhe ainda anda às voltas com os tipos que têm que retirar o título na autoestrada?
Dezembro 23, 2009 at 10:06 pm
Como é que chamam às frigideiras?
É seitan, não é?
Dezembro 23, 2009 at 10:06 pm
Podes crer brincalhão…podes crer…esta geração dos vinte e poucos vai perder muito do que nós os 30 e tal e os 40 e tal ainda tiveram…posso estar enganado mas muito do que são tradições vão morrer daqui a 20 30 anos..é a vida…
Dezembro 23, 2009 at 10:06 pm
#88, Faffe, como vai ser o teu bacalhau de amanhã?
Dezembro 23, 2009 at 10:07 pm
Paulo;
Mas isto agora está-se a transformar num ponto de encontro de donas de casa, comentando morangos com açúcar, encostadas ao fogão???!!!!…
Bonito!…
De Braga, só!…
Dezembro 23, 2009 at 10:07 pm
#85
Concordas comigo, é um autêntico jogo da glória!
Dezembro 23, 2009 at 10:09 pm
#92
Acontece de vez em quando. Aparentemente, são pausas para descompressão.
Dezembro 23, 2009 at 10:09 pm
#93, concordo, embora já não me lembre bem como se jogava à glória. 🙂
Mas lembro-me que ficávamos parados em algumas casas, enqto outros iam avançando, não era? 😉
Dezembro 23, 2009 at 10:09 pm
#89
Sertãs!
Dezembro 23, 2009 at 10:10 pm
#92, se tivesse que preparar a sua consoada, não fazia comentários desses. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:10 pm
#91
Já acabou de grunhir.
Dezembro 23, 2009 at 10:10 pm
Agora fiquei na dúvida….tenho de ir ao torrinha..Pois… tinha razão é estrugido segundo o Houaiss..não me fio na Wiki…
Dezembro 23, 2009 at 10:11 pm
#96, obrigada, Faffe.
Tinha esquecido esse nome.
O que vais cozinhar amanhã?
Dezembro 23, 2009 at 10:11 pm
#87
Acho que é esturgido, mas como não me lembro de ver escrito posso estar errado, e cair no mesmo erro dos meus alunos que chamam vulva à úvula do veu palatino!
🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:12 pm
#98, Faffe, o bacalhau a grunhir?
Ou vais assar javali?
Dezembro 23, 2009 at 10:12 pm
Para Braga com carinho..até porque pode ser meu vizinho e eu não saber..eh.eh..atenção à trovoada…
Dezembro 23, 2009 at 10:12 pm
#89
sertã
Dezembro 23, 2009 at 10:13 pm
#101, 😉 🙂 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:13 pm
#82,
As mães abriram a pestana!
Finalmente!
Querem sonhos, rabanadas, filhozes, bolo disto e daquilo, puré de batata, mesmo, rabanadas, bacalhau a todas as modas, batata a sério mesmo?
-Faça quem quiser;
– Comopre já feito (puré mesmo, batata mesmo, etc).
Descobri que a prole, no fundo, no fundo, prefere outars coisas das mães.
Eu preferiria que a minha mãe tivesse feito outras coisas em vez de passar a vida na cozinha.
E descobri que “pelo estômago se apanha um homem” ou lá o que é, é mais uma daquela s falsidades enormes.
A minha querida amiga passava o tempo a cozinhar para o maridão: bolos, peixe assim e assado, pois que aquele, não….
O marido vive agora com a amante. Mas continua a dizer que a ainda mulher é um espectáculo na cozinha, a cozinhar.
A outra é um espectáculo em tantas outras coisas.
Passando à carreira…..fica-se como?
Dezembro 23, 2009 at 10:13 pm
#95
“Mas lembro-me que ficávamos parados em algumas casas, enqto outros iam avançando, não era?”
Exactamente!
🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:14 pm
#94, António, obrigada pela tolerância para com os simples mortais em vésperas de Natal. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:15 pm
#107, então é isso. 🙂
Gosto mais do jogo que do reposicionamento.
Podíamos chamar ao 270 o JOGO DA GLÓRIA 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:16 pm
Dezembro 23, 2009 at 10:16 pm
Fernanda não e tanto assim..a não ser que a mulher seja frígida…a bem dizer os melhores cozinheiros do mundo são homens…mas sexo e comida são para mim inseparáveis…
Dezembro 23, 2009 at 10:17 pm
#106, na carreira, passamos a ser a “outra” 😉
Dezembro 23, 2009 at 10:17 pm
#108 reb
Please go on…
Dezembro 23, 2009 at 10:18 pm
Dezembro 23, 2009 at 10:19 pm
#11, buli, não concordo contigo.
Qdo eu era miúda, havia uma música cuja letra rezava assim:
Tu sais pas faire la cuisine,
tu sais pas faire le menage
tu sais rien faire pour ton âge
Mais tu fais si bien l´amour.
🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:19 pm
#106
“E descobri que “pelo estômago se apanha um homem” ou lá o que é, é mais uma daquela s falsidades enormes.”
Qual falsidade?
Para além dos atributos físicos, morais e intelectuais da minha mulher, fui também caçado pelos bolinhos de amêndoa e Dons Rodrigos que a minha sogra enviava para a minha mulher (na altura namorada) quando estávamos na Universidade!
Dezembro 23, 2009 at 10:20 pm
#108, I always go on.
I never stand.
Life is going…
🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:21 pm
#116, lol, e não te apaixonaste pela sogra? 😉
Dezembro 23, 2009 at 10:21 pm
#111,
Pois, fia-te na Virgem e não corras……
Dezembro 23, 2009 at 10:22 pm
#102
Eu não, o forno é que vai.
Lenha de giestas e azinho para começar, de estevas para dar o toque final. Espeto de loureiro. Pingadeira de barro preto, adoro pormenores.
Dezembro 23, 2009 at 10:23 pm
Então era a sogra.
As coisas ainda pioraram um pouco…
Ehhhhhhhhh
Dezembro 23, 2009 at 10:25 pm
#118
Não. Só pelos bolos e pela filha.
Uma vez casados os bolos foram, estranhamente, diminuindo e hoje são muito raros.
O objectivo dela, ficou muito claro, era ajudar a brincalhona a apanhar-me. E eu caí com muito gosto!
🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:25 pm
#120, Faffe, então vais assar um desses javalis que correm para o teu forno.
Ai, gostava tanto de ter um forno como o teu…
Dezembro 23, 2009 at 10:26 pm
Professor remanescente!, deve ser mais uma categoria de professor, para além de Titular.
Dezembro 23, 2009 at 10:27 pm
“122, ela fazia os D.rodrigos em casa??
Aposto que os comprava. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:28 pm
Da minha cozinha gosto de ver o meu jardim.
É por isso que gosto da cozinha.
E de ouvir os homens cá de casa a cozinharem nela, enquanto leio no sofá.
Eu depois não me importo de limpar tudinho.
E, sim, acho que os homens são uns óptimos cozinheiros.
Força aí!!!!!!!
Se tivesse de fazer 1 prova pública parta ingresso/progressão na carreira, das duas, uma: ou tinha um lamentável Regular ou um fantástico excelente, consoante o juri.
Agora vou ver 1 filme com a famelga. Para rir. “A Ressaca”, oferecido pelos meus filhos.
Eles lá sabem.
“Tu és diferente das mães dos meus amigos”.
Ainda não descobri se é um elogio. Mas sinto que sim.
Inté!
Dezembro 23, 2009 at 10:29 pm
#125
Em casa. Ainda vi fazê-los!
Agora, 23 anos depois, não passam de uma miragem!
Dezembro 23, 2009 at 10:30 pm
Natal na aldeia
Desde pequenina que sonho com o Natal na aldeia. Qdo as minhas filhas eram pequeninas, o sonho voltou.
Nunca tive uma terra. Toda a minha família é de Lisboa há várias gerações. A minha terra é onde vivo.
Mas vivo com a nostalgia de uma aldeia.
Ontem, uma colega da escola contou-me que ia passar o Natal à sua aldeia ( no Alentejo, perto de Mora).
Dizia ela que estavam sempre todos à volta da lareira, com as crianças a brincar, a mesa sempre posta e iam assando marmelos.
Deu-me um aperto.
Numa próxima vida, quero nascer numa aldeia. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:30 pm
SEX, FOOD, & ROCK’n ROLL, I like It!
Caiu trovoada à minha beira mas felizmente o conteúdo do meu disco e o meu PC é à prova de bala!
Não fiando iniciei back-up!
SEX, FOOD & ROCK’n ROLL I LIKE IT!
Dezembro 23, 2009 at 10:31 pm
Boa noite, boa culinária, boas festas… na profissão tudo mal. Lguém pergunta se há professores no 6º escalão… eu sou um deles- antigo 8º , indíce 245, não titular, 24 anos de serviço. Pelo teor do mail, parece entender-se que um dos requisitos para passar para o 7º(novo) é ter feito prova pública. Não se percebe… não se efectivou… Será que se mantém essa prova quando era de acesso a professor titular?
Que confusão…
Na minha escola temos que entregar objectivos individuais até 31 de Dezembro. Não pararam o processo, apesar das negociações. Acontece o mesmo nas vossas escolas?
Bom Natal para todos.
Dezembro 23, 2009 at 10:32 pm
Pedro, costumava ser assim: sex and drugs and rock& roll. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:33 pm
#129, adoro essa expressão “à minha beira” 🙂
Por aqui diz-se: ao pé de mim.
Tb é bonito. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:34 pm
# 130 Na tua escola tomaram alguma substância alucinogénia. Objectivos individuais para o passado?
No Way!
Dezembro 23, 2009 at 10:34 pm
#130, lolllllllllllll
Em vez de objectivos, entreguem rabanadas. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:35 pm
#133, Pedro, é o regresso do LSD. 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:36 pm
Ou então dos cogumelos selvagens que insistem em apanhar…
Dezembro 23, 2009 at 10:36 pm
Reb passou agora nas terras da Maia um temporal, só visto!
E agora vou sair… até já!
Dezembro 23, 2009 at 10:36 pm
Eu, em tempos tive uma sogra; apareceu-me cá em casa, dizendo que para ajudar. Um mês depois telefonei ao marido dela, “eu sei que não terá saudades, mas venha buscá-la”.
O tipo era um descrente, tive que meter a mulher dele na rua para que acreditasse.
Dezembro 23, 2009 at 10:37 pm
#137, por aí tb??
Dezembro 23, 2009 at 10:38 pm
#138, Faffe, 🙂 🙂
Dezembro 23, 2009 at 10:40 pm
“#133, Pedro, é o regresso do LSD.”
Apareceu novamente o profeta Timothy Leary na mente de alguns directores?
Objectivos individuais NOW?
Tomararam LSD 25 de certeza…
Dezembro 23, 2009 at 10:40 pm
Até amanhã, estou com soninho. Acho que é do chá.
Sou capaz de não esperar pela música, tinha aqui uns electro-tangos…
Dezembro 23, 2009 at 10:44 pm
#138
Dezembro 23, 2009 at 10:45 pm
Pedro, qdo sais vais para onde?
Tens de me mostrar o teu Porto um dia.:)
Dezembro 23, 2009 at 10:46 pm
#142, Faffe, o Paulo está sem luz.
Não vai haver tango para ninguém.
Dezembro 23, 2009 at 10:47 pm
Dezembro 23, 2009 at 10:49 pm
#138
Não consigo parar de rir. Já choro e tudo!
Dezembro 23, 2009 at 10:49 pm
Reb e Umbiguistas dedico-vos a música de um filme do meu realizador preferido, Terence Malick,
” A Barreira Invisível”
Dezembro 23, 2009 at 10:50 pm
Dezembro 23, 2009 at 10:51 pm
Depois nã digam que não resisti um bocado.
Dezembro 23, 2009 at 10:52 pm
#144 Reb vou por aí… Leça, Miragaia… etc!
Vou ver se consigo ver “AVATAR” em 3D
Au revoir!
Dezembro 23, 2009 at 10:54 pm
Mas que prova pública é aquela de que fala a DGREH? Será que esta legislação é para o sistema educativo de outro país que não o nosso? Não percebo nada!
Dezembro 23, 2009 at 10:54 pm
Melanesian Choirs
Agora sim!
Dezembro 23, 2009 at 10:55 pm
#151
’tás a ver, reb, diz que não tem luz em 3D.
Dezembro 23, 2009 at 10:56 pm
Lembra-me de ver este vai para muito tempo…gostei imenso da fotografia acima de tudo…e o assunto é hoje tão actual….
Dezembro 23, 2009 at 10:56 pm
#154
Fafe! 😆 😆 😆
Dezembro 23, 2009 at 10:57 pm
A justificação para o pedido dos OI é que nada foi suspenso e não houve qq orientação do ME nesse sentido.
Não os entreguei no passado tb não o farei agora. Foi apenas para mostrar como tudo continua…
Dezembro 23, 2009 at 11:00 pm
Como tenho andado fugidio, aproveito este comentário off relativamente ao post, para vos desejar um Natal genuíno e não aquela treta do mero consumismo aparvalhado.
Abraço e beijos
Dezembro 23, 2009 at 11:03 pm
Tudo continua porque tudo tem de continuar..mas também te digo que tudo há-de acabar…isso é certo…Como? Não sei mas começo a pensar que talvez seja à batatada….
Dezembro 23, 2009 at 11:03 pm
… e eu desejo…
Dezembro 23, 2009 at 11:04 pm
#138
Fafe, estiveste ao nível desta…
Dezembro 23, 2009 at 11:05 pm
Fafe Bom Natal par ti e para os teus..ou outros que o mereçam…vou descansar que amanhã tenho 450 Km para fazer até Setúbal..deixo esta…espero que gostes..
Dezembro 23, 2009 at 11:07 pm
Antes que alguém se lembre de o mandar “congelar”, desejo um Feliz Natal a todos os colegas que neste espaço partilharam comentários aos posts do Paulo Guinote (e ao Paulo também). 🙂
Quanto ao tempo de serviço, à transição e ao congelamento, e demais episódios lamentáveis da educação em Portugal… já desisti dos cálculos há algum tempo… da última vez que os fiz, pareceu-me que iria permanecer um mínimo de 8 anos e 4 meses no índice 245…
Dezembro 23, 2009 at 11:10 pm
Ainda vão tentar que os escalões de progressão na carreira sejam decrescentes, porque congelados já estiveram. Para disfarçar, podem oferecer uma lata de atum personalizada e com chip, sem recurso a concurso público por não existirem conserveiras (excepto alguns resíduos em Matosinhos e Olhão, porque as restantes fugiram para Marrocos) capazes de tomar a empreitada.
Dezembro 23, 2009 at 11:11 pm
CARPE DIEM…
Dezembro 23, 2009 at 11:14 pm
Carpe noctem.
Dezembro 23, 2009 at 11:15 pm
noctem
Dezembro 23, 2009 at 11:18 pm
Sejas bem aparecido, JoÃO Paulo Maia!
Um bom Natal para ti e para os teus!
Dezembro 23, 2009 at 11:34 pm
#128 reb
Mora, isso é para os meus lados, mas no Natal vou para Lisboa, que é a minha terra.
Dezembro 23, 2009 at 11:43 pm
Por vezes parece-me que na DGRHE, pelo menos os autores destes famosos e-mails, se “chutam” com pó de talco.
Atente-se neste exemplo: “Docente posicionado no 2.º escalão (188) que completou o módulo de 5 anos em 22.02.2009, transita ao 3.º escalão (205), com efeitos remuneratórios a 01.03.2009.”
Ora, o 15/2007 previa que se transitasse para o 3.º escalão após 5 anos no segundo, portanto, saída a avaliação e esgotados os prazos de recurso, o docente transitava no dia 1 do mês seguinte, com retroactivos ao 1º dia do mês posterior ao de completar o tempo de serviço. O 270/2009 não é tido nem achado neste exemplo.
Podem arrumar o pacote do Lauroderme.
Já agora, a propósito deste índice 188….
Em 2002, com 8 anos de serviço transitei para o (então) 5.º escalão (índice 188) de uma carreira que tinha 10 escalões. Em final de Dezembro de 2009, com mais de 15 anos de serviço ocupo (com o mesmo índice) o 2.º escalão de uma carreira que conta com 11. Mais uns anitos de trabalho e ainda acabo sem tempo de serviço, no 1.º escalão de uma carreira com uns 20 escalões.
Dezembro 24, 2009 at 12:01 am
Deixaram fugir Valter e o que acontece? Instala-se o caos legislativo, já ninguém legisla. O “bons” fogem sempre!
Dezembro 24, 2009 at 12:30 am
Opus 162:
Gostei muito. Obrigado por mais uma 565.
Dezembro 24, 2009 at 12:38 am
#62 Reb
Obrigada e à Stella também.
Bom Natal para todos os que passam aqui pelo Umbigo.
Dezembro 24, 2009 at 2:51 pm
# 170 (Apache) Estamos mais ou menos na mesma situação! Pelas minhas contas já me levaram o tempo de congelamento e mais quatro anos e continuo no 188. E mesmo passando agora para o indice 205 vou ter que estar neste mais quatro anos, apesar de ter mais de 12 anos de carreira excluindo o congelamento! Ainda não percebi o que andam a fazer os sindicatos! Andam a discutir o tempo de congelamento ( que foi para toda a função pública) e não discutem este roubo de 4 anos.
Março 16, 2018 at 10:57 pm
Boa noite, tem o original desta nota informativa?