“vale a pena ler e verificar como é que a mente humana é uma “coisa” complexa. Maria de Lurdes Rodrigues foi, na década de 80, uma estudante radical, fortemente influenciada pelo marxismo. Vinte anos depois mostra uma face completamente diferente: intolerante, autoritária e inflexível. Como é que se pode passar, em vinte anos, da extrema-esquerda para a defesa do liberalismo selvagem?”
Palavras para quê finalmente desvenda-se o maquievelismo desta mulher..uma traumatizda da cas pia com ódio e rancao atoda a gente que não lhe lambe as botas e que esquece o quer foi e o que aprendeu com os seus mestres.
Provavelmente er daquelas que até a F+atima ia a pé ,,,pois de beatas e santas estamos todos fartos,,
Provavelmente o que lhe faz falta é isto :
Quero um homem…
Quero um homem
que toque minha alma,
que entre pelos meus olhos
e invada meus sonhos.
Quero que me possua inteira,
corpo e alma,
fazendo dos meus desejos
breves segundos de êxtase
o prazer do encontro total.
Quero sentir seus braços longos
envolvendo meu abraço,
seus lábios mudos
calando o meu silêncio
sem precisar nada dizer…
apenas me olhando
com olhos negros e úmidos
e me tomando devagar,
como o mar avança na praia,
como eu sei que tem que ser
e sei que um dia será.
Lá calam os professores…mas Portugal é um pais de brandos costumes, de bufos e vendidos…aqui está o meu contributo – Portugal pode ser um pais diferente!: http://www.scribd.com/people/view/347254-liberdade
Intimidado, não! Está é preocupado com o facto de haver Professores de Língua Portuguesa a não adoptar os seus livros, apesar de fazerem parte do Plano N. de Leitura…
Ele lá entrou na alta roda: casou a filha com um marido “com papel” / filho de “boa família” -quando tiver tempo…ponho por aqui alguma coisa deste sr.: http://www.scribd.com/people/view/347254-liberdade
Diz o professor Iturra: “Apenas que, enveredou pela engenharia da interacção social”.
O “velho” professor escreve mal o português, mas sabe muito, sabe o que está a dinamizar a acção da sua antiga aluna. E, de forma suave, denúncia o totalitarismo do projecto. O projecto do actual ME é de facto totalitário (controlo da praxis docente + centralização burocrática + escola a tempo inteiro) e é um projecto de engenharia social: criar a a partir da escola o homem novo que a nomenclatura que envolve Sócrates gostaria de ter ao seu dispor.
Existe cada ser!
o MST mudar de opinião! Já nada me espanta se os homens engravidam o MST pode mudar de opinião todos os dias.
*eu leitora-dependente a frequentar os Leitores Compulsivos Anónimos na Alta da Banheira, rua de Baixo, não compro nenhuma escrivinhadela dele! Pronto, admito que a minha filhota gosta muito dos livros da Sophia, que Deus a tenha em descanso e não observe a descendência;
Prefiro o ácido Púlico Valente, já leram o último livro dele? o do Maneta? alguém diz se aquela linguagem do Poder e o Povo se mantém!!!!
«“nem uma folha mexe no Chile sem o meu consentimento”. Ainda lembro os seus comentários horrorizados: “Senhor professor, é mesmo assim? Que horror.”»
Será que estamos a falar da mesma pessoa que é hoje a nossa ministra da (des)educação?… da nossa Milu???
Desculpem lá, mas a alusão ao Chile é fantástica… Agora já se percebe a “cópia” do tal sistema de avaliação …
´
Paulo: o seu “querido” Sporting e do meu marido … não teve ambição, diz-se aqui ao lado!
O Dr. Raul Iturra, com um carinho, só possível por ser baseado em memórias de outrora(impossível de sentir para quem já só conheceu a dama totalmente desvirtuada) põe, e muito bem, os pontos nos iiiiiii.
Caros colegas: eis um óptimo exemplo do que as escolas podem e devem fazer HOJE.
Digo as Escolas e os professores, e não os CP´s e os PCE; há que fazer plenários de professores de preferência depois da hora lectiva e aprovar propostas contra esta avaliação burocrárica e inviável.
Dou um exemplo: numa escola sec de Almada onde a PCE punha e dispunha, também no cons pedagógico onde fez aprovar os 4 super departamentos de forma ilegal; eis se não quando um grupo de profs convoca um plenário de escola para as 18H30 de ontem e é aprovada uma proposta, por larga maioria,estando presentes os 100 profs da escola, onde se manifestam contra este modelo de avaliação e propõem que os contratados sejam avaliados através de um relatório!
Derrota estrondosa do CE que no final quis identificar os profs que votaram maioritariamente através da sua assinatura num papel…. o que foi obviamente recusado.
Acham ainda que com este Ministério se podem fazer acordos ???’
angelica- uma pessoa nem sabe se é bom ou mau sinal a demora… vai zurzindo, vai, que o homem hoje parece que disse na TVI que não disse o que tinha dito…está com medo que não lhe compres os books…
🙄
Antonio : mas alguma coisa têm que decidir… não tarda acaba o ano lectivo , no secundário, a 6 de Junho acabam as aulas… já não há muito tempo para decisões…
Começou a propaganda organizada na TV! Uma escola modelo e centenas a cair aos pedaços….com promessas de construir escolas modelos! Pobres dos ingénuos, vão ficar eternamente nos contentores durante duas décadas…..
Eu não acho que o problema dela tenha a ver com a Casa Pia. Não posso acreditar. Seria uma marca dos casapianos, o que não é verdade. Bem pelo contrário já tivemos casapianos ilustres, até nos diferentes órgãos do Estado. O que demonstra que mesmo um estabelecimento com aquelas características tinha (ou tem) capacidade de trabalhar bem. Também não penso que seja um problema de natureza religiosa ou que tenha a ver com as religiosas que tomaram conta dela. O problema é outro e está ligado com a sua personalidade. Com o seu carácter.
O Raul Iturra não percebeu (ou agora já percebeu), com a história que conta, que o que ouvia nas conversas que tinha com ela eram só palavras que a senhora lhe dizia porque sabia que eram as palavras que ele gostaria de ouvir.
Seria importante perceber exactamente o seu percurso antes de entrar para a Casa Pia que explique a sua capacidade de se disfarçar tão bem. Aliás, quando ela põe as mãos com ar de nossa senhora está à procura de um disfarce. É nela e com ela que se tem de procurar a raiz do problema
Porque é que ela foi para a Casa Pia?
Porque é que teve necessidade de lá entrar?
Que vida tinha?
O que lhe aconteceu?
A quem ela ainda não perdoou?
São estas as questões que me parecem relevantes se queremos traçar-lhe um perfil psicológico.
Nunca um livro do MST entrou em minha casa. Cisma antiga. Da mãe, sim. Da irmã, a poetisa Maria Andresen, ainda não, mas entrará. Do MST, nem que ele se converta ao Benfica e se ofereça para ir dar aulas ao 3.º ciclo numa daquelas escolas problemáticas.
Adorei o texto do Dr. Iturra…mas como é possível as pessoas modificarem tanto?ou já seriam assim?Por favor não me digam que a Lulu foi professora…eu não quero ter esta mulher como colega…
rendadebilros: temos todo o tempo do mundo… e quanto mais tarde as decisões melhor para nós; estão a usar os contratados como “escudos humanos” e todos nós ficamos impávidos e serenos à espera de Godot?
Vamos prá luta, plenários nas escolas e posições de ESCOLA, não de CP´s.
no liceu fui colega de uma prima direita do MST, 2 anos, era uma convencida mas tão convencida que a alcunha dela era “sopinha de alfinetes”
por acaso não anda aqui nenhum(a) colega daquela turma de um Liceu de LX?
🙂
Porque é que a “nossa” Ministra esconde que foi professora primária?: Será que “gostava de dar aulas”, Será que “faltava”?, Seria “dedicada”? Quais as escolas por onde passou?
Demorou 8-9 anos a acabar o curso de Sociologia – durante esse tempo foi professora primária – porque se “envergonha”/”esconde”/”esqueceu”?
A ministra da educação está a preparar o alargamento do conceito de escola a tempo inteiro ao 2º ciclo do E.B. Sabe o que é que isso vai significar? Leia aquilo que a ministra disse, em 12 de Fevereiro, a propósito da reforma que está preparar para o 2º ciclo do E.B. Essa reforma vai conduzir à criação do professor generalista, ou seja, os actuais professores de história e de português vão leccionar, também, matemática e ciências e a educaçao física e a educação visual passam à categoria de actividdes de enriquecimento curricular para entreter as crianças ao final do dia. Vai ser uma transformação dramática e terrível. Leia aqui a entrevista da ministra que passou despercebida.
E então colegas acham que a luta se resume à avaliação?
não António não é só a Avaliação é também um maldito Estatuto do Aluno que persegue o meu filho que falta porque é doente!!!
è a esola inteira que quer escrvizar as crianças pequenas, como na 1ª Rev. Industrial que trabalhavam 8,10,12 horas por dia nas minas hoje a escola está a ser domada para domar a classe média e pobre deste país. O objectivo é achinesar os trabalhadores por conta de outrem em todos os domínios, nem que entre a pena de morte é por isso que fazemos contas nas próximas eleiçoes, nemque seja no PNR ou no Garcia Pereira!!
O autor do Blogue bem tenta recentrar a discussão mas os profissionais do “agitprop” não desarmam. O futuro, com avaliação de desempenho, vai ser terrível! Então ficamos quietinhos? Precisamos de fazer manif!!
Muitos dos que contestam este modelo (ou qualquer outro que fosse apresentado) são os que defendem o sistema de ensino tão bem descrito neste Blogue. http://desdecuba.com/generaciony/?p=233#comments
– Valter Lemos foi visto há instantes numa pastelaria a comprar um dúzia de chamuças, 6 pastéis de nata, 2 embalagens de 1 litro de “Umbongo 8 Frutos” e 1 amendroado.
Confrontado pelos jornalistas, disse:
“O Nogueira não se cala! E eu estava cá com uma larica…”
De dia tenho tenho que justificar o que me pagam, à noite, recreio-me ou exerco a cidadania, e descanso.
Gosto de conhecer o que pensam alguns professores e a estratégia que os “agitprop” usam para tentar tirar benefícios. Gosto também de ler os posts do autor do Blogue.
Sr. Trabalhador,
Já vi papagaios com um discurso mais variado do que o seu.
Siga o conselho de um dos seus melhores professores: Deive de ser “uma garrafa de água” e torne-se numa “fonte de conhecimento”.
Nós por cá ficar-lhe-íamos gratos!
Como vai a D. Milú, sua patroa?
Cumprimentos
😉
A partir do comentário 63: “La directora del centro escolar leyó la resolución 177 del Ministerio de Educación aprobada en diciembre pasado, donde se establece que el índice académico ya no será determinante a la hora de proseguir estudios en la enseñanza media superior. Los que tengan más altas calificaciones no saldrán premiados con las mejores plazas en preuniversitarios de ciencias exactas, escuelas de arte o tecnológicos de informática y comunicaciones, sino que el tamiz de la selección beneficiará a los más “integrales”.
Qual a diferença com a actual política educativa portuguesa? Será que fomos buscar o objectivo a Cuba e a metodologia ao Chile? A selecção em Cuba é feita pelos “más integrales”, cá vai ser por aqueles que integralmente deixaram a escola pública após a destruição levada a cabo pelo actual governo.
De dia tenho tenho que justificar o que me pagam, à noite, recreio-me ou exerco a cidadania, e descanso..pois..
Se o outro se fatiga
e à noite
quer é ir para a cama,
cabe-me a vez a mim,
sùbitamente erguido, a dardejar meus raios,
e o carrilhão do dia uma vez mais ressoa.
Brilhar sempre,
brilhar por toda a parte,
até ao fim último dos dias,
brilhar –
e nada de aranzéis!
Eis a palavra de ordem para mim
e
para o sol.
Existe sempre gente que quer brilhar até ao infinito….
Uma proposta para discussão: a diferença entre o interesse geral e o bem comum qual é?
“Alterar o regime de propriedade das farmácias deve estar dependente da opinião dos farmacêuticos? Mudar a política de saúde deve estar dependente da opinião dos médicos? A avaliação de desempenho dos professores deve depender do acordo dos professores? Penso que não. O interesse geral e o bem comum não se avaliam assim.”
A National Geographic acaba de informar que foi descoberta uma nova espécie: trata-se de um mamífero, com características muito próximas do ser humano mas com uma incomparável capacidade de trabalho e uma enorme facilidade em fazer avaliações supérfluas.
Por viver escondido entre silvas e espinhos, foi chamado de T.da Silva.
UM homem que pretende ser sempre coerente no seu pensamento e nas suas decisões morais ou é uma múmia ambulante ou, se não conseguiu sufocar toda a sua vitalidade, um mono maníaco fanático.
Aldous Huxley
California só se for o sunshine e os sO
urfing in USA
Aprecio o sentido de humor. Penso, no entanto, que se esforçar talvez consiga melhor. Vivemos numa época em que devemos ser mais exigentes. No futuro só sobreviverão os melhores e os muito bons são melhores que os bons. Tente. Vai ver que consegue.
Curioso que diga que no futuro só sobreviverão os melhores..lembro-me de alguém que queria construir um mundo com os melhores, os peros…os excelentes…a raça perfeita..
Existem menos 45.000 Funcionários públicos. Esta realidade desmente Jasay : o último dilma da democracia é que o estado deve, mas não pode, reduzir a sua proliferação.
Com custos para muita gente mas o 2,6% de défice foi o valor mais baixo desde o 25 de Abril. Vale a pena, em nome dos mais jovens.
Existem 50.000 candidatos ao lugar de professor. Candidatos a contratados. Muitos dos instalados têm dificuldades em adaptar-se às novas exigências. Alguns com tempo de serviço considerável e caso queiram têm o caminho aberto para a pré-reforma. Foi flexibiliazad. Quem não sabe lidar com as novas tecnlogias e não que “sujeitar-se” às novas exigências sempre pode ponderar…Os mais jovens agradecem!
O interesse geral e o bem comum? Ainda acredita que este governo se interessa por essas abstracções? Mas imaginemos que sim. Talvez fosse de bom tom envolver os atingidos pelas preocupações súbitas do governo com o interesse geral. É isso que se faz nas empresas decentes e nos países decentes.
O que aborrece muita gente é que a grande maioria dos professores gosta mesmo daquilo que faz e tem honra no que faz e, dentro da sala de aula, sabe muito bem, muito melhor que os governantes, o que é o bem comum, pois somos nós que construímos o espírito de comunidade e de desejo de viver em conjunto. Fabricamos soberania.
A National Geographic acaba de informar que, devido ao facto de no futuro apenas sobreviverem o melhores, a nova espécie descoberta, o T.da Silva, já encontra-se em vias de extinção.
É o tipo de resposta de “quem não tem resposta”. Sabe que não é por aí que vou…A competitividade é necessária, a economia de mercado é um instrumento regulador das sociedades e permite seleccionar os melhores. Se o peso da escola pública – que defendo – fosse menor pode crer que não teria espaço para a sua intervenção. Fica feliz por ganhar uns votos? A agitprop ainda dá os seus resultados mas pode crer que a maioria não se encaminhará para aí. Se chegar aos 9% pode dar-s epor feliz!
LOOOOOOOOOOOL Maurício… está inspirado!!!
E nós aqui à espera… nem sei bem do quê! Quanto ao MST… foi banido das minhas prateleiras e das minhas ecomendações, nem que faça um retratamento oficial!
Vamos ter calma!
Concordo com o Trabalhador da Silva. Aliás, com o envelhecimento da população, deviamos mesmo começar a extirpar a sociedade desta preocupante moléstia. Toca a pôr o pessoal a andar, multipliquem-se os “velhões” e… hummm… digamos, a partir dos 50 anos escorraçamos o pessoal… o PR salta já (e ele já se mostrou preocupado)… a Ministra quantos terá?!…
A Ministra Maria de Lurdes Rodrigues esteve em Moçambique em 1975 a apoiar o primeiro governo da frelimo após a independência da colónia.O Ministro Mário Lino também lá esteve nesse tempo.
JCM:
Acredito que sim, e ainda bem. Sabe, no entanto, que os mais dedicados eram, não raras vezes, objecto d etroça pelos restantes. Dedicas-te tanto?!! Ainda te dão uma medalha de cortiça! E os que não usavam o art. 4 no limite como eram considerados? Parvos! O exagero de alguns justificou a necessidade da mudança.
Cara Isabel,
Relatório crítico de desempenho?! Um ritual, decalcados uns dos outros. Não é avavaliação séria.
Quanto custa um aluno do unificado ao estado? Qual o peso da Educação no Orçamento das famílias? Que realçaão professor aluno existe na escola?
Hoje é tudo objecto de apreciação. Competimos com os outros num quadro mais vasto e devo-lhe dizer que o modelo de ensino actual está no limiar de uma mudança profunda. O e-ensino já está a despontar em muitos países e a gestão das escolas pode ser entrgu aequipas profissionalizadas que poderão alcançar melhores resultados. Se estivermos atentos ao que se passa lá fora..
Alguns números que devem merecer reflexão – obtidos do INE
o envelhecimento da população continua (pessoas com mais de 65 anos são 17,3% contra 16,4%);
– casamos mais tarde (29,1 anos contra 27,5 anos, nos homens, e 25,5 para 27,5 anos, nas mulheres);
– o número de famílias sem filhos continua a aumentar ( 39,8% para 42,8%);
– os divórcios aumentaram de 1,9%o para 2,2%o;
– melhorámos a nossa formação (49,6% da população entre os 20 e 24 anos completou o secundário, anteriormente a taxa fixou-se em 43,3%);
– o número de alunos universitários diminuiu mas os que frequentam estudos de pós graduação, mestrado ou doutoramento aumentou;
– o número de diplomados ano aumentou de 61.140 para 71.828, representando agora as mulheres mais de 65%;
Perante este testemunho do Professor Doutor Raul Iturra….o meu silêncio!Disse tudo!Sem palavras…Srª Ministra….sempre a tratei com respeito…não sei até quando…
Não ganhei mas acabei por optar por outra carreira, Sei pois o que era o quotidiano de professor e, por razões que não vem ao caso aqui explicitar, também sei qual é o quotidiano das escolas. Excelentes professores, professores assim assim e professores sem competência para leccionar.
Também sei que muitos dos avlaidores têm tanto ou mais receio que os avaliados e que existem Titulares que só o são porque não existia uma avaliação de desempenho digna desse nome.
Agora passou a representante do INE. Sejamos benévolos. Toda a gente sabe qual é a agenda do governo e a quem ela serve. E não é agradável servir tais amos…
carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário era de 36 anos. Reconhecido que era o enorme desgaste da profissão docente, os professores do 2º/3º Ciclo e Secundário tinham, com uma combinação justa, redução de carga lectiva por idade/tempo de serviço. Acontece que os professores a exrecer funções no 1º ciclo e educadores de Infância não podiam ter reduções de carga lectiva na medida que trabalham em regime de monodocência. Nesse sentido, foi (justamente negociado) que tivessem redução em anos de serviço. O chamado regime especial. Era de todo justo. Contudo, é de realçar que pouquíssimos destes professores de tal beneficiaram na medida que este regime especial havia que atender á idade cronológica do docente, pelo que na prática praticamente cumpriam os tais (quase) 36 anos de carreira.
SE BEM ESTOU RECORDADA, O PRIMEIRO DISCURSO DE SÒCRATES AO PAÍS É O MAIS VIL ATAQUE AQUILO QUE (DEPRECIATIVAMENTE) CHAMOU DE PROFESSORES PRIMÁRIOS.
O achincalhamento destes professores foi bestial (de besta).
O mais extraordinário é que de imediato passou a circular que a MINISTRA DA EDUCAÇÃO ERA PROFESSORA DO 1ª CICLO (PRIMÁRIA, COMO DEPRECIATIVAMENTE SÓCRATES INFORMOU O POVO). É assim ocultado que MLR era professora “primária” (QUE CARACTER…!). Dessa forma se omite do C.V., e durante 3 anos, esse facto. Que deveria ser, para um ser livre e sem preconceitos, UM EXTRAORDINÁRIO PASSAPORTE PARA SE SER RESPONSÁVEL DA PASTA.
Em vez disso, MLR, omite. Ataca. Tem vergonha. Preconceito.
Alimenta um C.V. de “superior” (só na sua cabecita e do maestro socretino), de professora universitária.
Na senda do Primeiro…
Afinal…estou mesmo em estado de choque total. Porque muitas das muitas “riformias” decorrem deste facto e de outros.
Tudo estava calado. Embora o soubesse. Agora um seu velho professor o desvenda.
E Ramiro Marques (que o sabia) tb confirma,
Assim:
“Já posso confirmar. A ministra da educação foi professora primária, tirou a licenciatura em Sociologia, no ISCTE, como estudante trabalhadora, aos 28 anos de idade. No curriculum vitae oficial, incluído no portal do Governo, esse facto é omitido.”
“Certamente que a sociedade portuguesa está a mudar, e que se modificou grandemente depois do 25 de Abril. Porque se ouve dizer, então, tantas vezes, que «está tudo na mesma»?
Consideremos uma realidade mal definida a que se acordou chamar «espaço público». Durante o salazarismo, foi reduzido ao mínimo, mutilado, até acabar por desaparecer sob os golpes da censura e dos interditos à liberdade de expressão e de associação. Foi engolido pela ditadura, que mantinha uma fachada caricatural de liberdades públicas, através dos jornais e da rádio censuradas, da propaganda pró-situacionista e nacionalista não muito agressiva — diferente da do nazismo e da do fascismo italiano — criando um clima de anestesia e de obediência generalizadas. O espaço de expressão, das trocas livres de ideias, fechou-se e extinguiu-se, dentro do país e nas relações com o estrangeiro. O que ainda se podia fazer no domínio das artes, do pensamento criativo em todas as áreas, foi cortado cerce — e nesses anos sinistros, os que pretendiam produzir livremente voltavam-se para dentro de si, ou funcionavam em pequenos grupos rebeldes, sempre inquinados…”
Paulo nunca falei consigo…tudo isto me entristece…venho aqui ao blog algumas vezes…não fico triste por si,mas por algumas coisas que aqui leio que me fazem ter dúvidas…
um abraço
O meu avô dizia que só os burros não mudam de opinião. O que se passa é que a Sr.ª ME, da qual não se conhecem grandes escritos sobre a área e aparenta uma grande vergonha por ter sido professora do 1.º ciclo, entre os trinta e os quarenta anos pareceu ter feito uma revolução na sua vida, precisamente quando abandonou o ensino básico/secundário. E o mais curioso é que a Sr.ª, há vinte anos, já considerava que havia um excesso de trabalho dos professores, numa altura em que não havia maior n.º de horas passadas na escola, dita a «tempo inteiro».
De facto, como dizia Jorge Coelho na “Quadratura do Círculo”, «há políticos que não têm vergonha», ou, se preferirem, há hipócritas sem vergonha nenhuma na cara. É o caso desta Sr.ª.
Trabalhador da Silva, vem para aqui “acusar” de agitprop quando o seu discurso é propagnda pura, dia após dia, após dia, após dia, após dia… Por mim, não se canse!
O outsourcing é condição do income e precede o sarlting.
O benchmarktling e o buzzwording apontam claramente no sentido do e-stupifying.
Estas são claras tendências que nos devem fazer pensar. Porquê? Porque não? E depois?
Além disso 43,5% já não recebemos ofertas de emprego; 23,44% só lá vão se forem as economias asiáticas emergentes; 12% recebemos prendas e apenas 95% também.
Estas são estatísticas que devem fazer pensar qualquer funcionário público. Respostas? Heim?
Stela Maris
Permitaque lhe cite José Gil que alguém aqui já referiu:
” a inexistência de espaço público (espaço de debate e de comunicação que não os media) e o medo de exclusão em que vivemos (medo de sermos considerados fora da normalidade).”
Não receie por isso o confronto de ideias…
Sísio,
Nessa época cada professor poderia faltar por mês até 2 dias (artigo 9º) sem que essas “faltas” tivessem qualquer importância e nem sequer para desconto de dias de férias. Os professores terminavam todos o trabalho na escola em Junho. E só retornavam á escola em OUTUBRO!
A doença era devidamente protegida e o estatuto de trabalhador-estudante era excelente. Não era de todo o que é hoje.
Dia de choque para mim! Total. Grande. Enorme.
Só agora comecei. Não imaginam o que tenho para dizer. Para informar. Não estou em mim. Ainda.
Estava de partida que amanhá e dia de trabalho mas o seu “coment” despetou-me o gosto pela discussão. Se me responder bem a esta questão acreditrei que é professor.
Um professor requisitado para serviço sindical poderia ou não candidatar-se a Professor Titular? E um professor na Função de Deputado?
Concordo que generalidades todos dizem podemos, com vantagem para todos, descer ao particular. Afinal o conhecimento é um recurso que apesar de partilhado quem o detém não o vê diminuido..
Confesso que tenho grande estima pelos professores mas o seu estli não se “encaixa” no perfil requerido…
Caro T da S, não confunda ideias com um conjunto de dados ou pré-conceitos. Para discutir ideias é precisa ter ideias. Do nada, nada se pode tirar. Lamentável. Mas nós compreendemos a sua missão. Cada um ganha o céu como pode. Por hoje chega e ainda vou ler um bocado.
Subscrevo o que escreveu. Afinal “tudo quanto poderia ser dito para salvar Portugal já foi dito, só falta mesmo salvá-lo”. Pois, ma sé preciso fazê-lo. Dou de barato que desvirtua o modo como particpo neste blogue. Bem tento discutir coisas mais sérias mas á parte honrosas excepções ficamos pela rama. Sou dos que não desiste…Afinal os meus filhos estão no Secundário. Quero uma escola Pública melhor! Reconheço, no entanto, que o adiantado da hora já nos inibe de prolongar a discussão. Haverá mais marés por certo…
ET. Agradeço ao Paulo Toda a informação que veicula aqui. É útil para todos, para os que concordam e para os que discordam.
Leio com atenção o que escreve, tenho-lhe colocado várias questões cuja resposta ajudaria a esclarecer a sua posição, mas nunca responde… vou tentar mais uma vez.
O que têm os professores a ver, por exemplo, com a “estatística” com que nos brindou hoje”?
O que o leva a pensar que o modelo social que defende o vai fazer mais feliz? É que eu que só tenho esta vida o que realmente quero é ser feliz e o seu modelo, por mais voltas que dê à cabeça, não parece contribuir em nada para a felicidade de ninguem.
É importante premiar quem mais trabalha! Não faz sentido colocar peso extra aos corredores mais céleres para que cheguem á meta ao msmo temo dos que são mais lentos. Igualdade de oportunidades sim. Igualdade absoluta – embora uns fossem mais iguais que os outros – acabou com a queda do Muro.
MLR após ter feito o 5º ano comercial no colégio feminno da Casa Pia de Lisboa ingressou numa Escola do Magistério Primário. O 25 de Abril de 1974. Através da Associação Portugal-Moçambique alguns professores vão Moçambique apoiar o regime via Frelimo. Foi o caso. Casou. Empresário. Com ao que me disseram negócios em Moçambique (!).
Aos 23 anos dá aulas como professora (primária). Nesse período, houve uma abertura e havia um número de vagas nas Universidades para estes professores. Ela entra deste modo em Sociologia. Como trabalhadora-estudante (á noite) e dá aulas no ensino, á data designado de primário.
Entra para o ISCTE com 30 anos de idade (tem 51). Mas atenção. Naquele tempo entrar era muito fácil (não havia Sociologia, nem Psicologia, nem Antropologia no tempo da ditadura) e portanto havia escassez de professores no Ensino Universitário destas áreas. É por esse facto histórico que MLR efectua o mestrado e doutoramento tb no ISCTE o que se diga é bem mais fácil.
A National Geographic acaba de informar que a espécie recentemente descoberta e já em vias de extinção, o T.Sócrates da Silva, é, afinal, um animal facilmente domesticado.
Porque pensa que os jovens casam mas tarde? Porque é que apesar do esforço apenas metade dos nosso jovens não têm o Secundário? Não a preocupa o facto de neste momento as pessoas com mais de 65 anos serem mais do que as que têm menos de 18?
Que é que isto tem a ver com os professores? Tudo. Se toda a gente se entricheirar nos “seus direitos adquiridos”, podemos falar nos professors, nos polícias uqe projectam uma manifetação, nos militares que perderam direitos, nos Juízes, nos médicos, nos trabalhadores das autarquias, hipotecamos o futuro dos nossos jovens. Os Sindicatos defendem os seus interesses ( e em tese dos seus seus associados) os que não têm emprego ou têm-no precário não “contam para o totobola”. Se tiver filhos perto de entrarem no mercado do trabalho compreender´melhor o alcance do que escrevi.
Vivemos muma época de execesso de garantismo. Uma sociedade que só pensa em direitos e se esquece dos deveres não é uma sociedade decente.
Uns homens são meio-besta e meio-anjos. Só um sistema que premeie as virtudes e penalize a irresponsabilidade é garantia do futuro. Se oferecermos pão de ló ou mais responsabilidade a uma pessoa? Ela não tem dúvidas. Em 98% dos casos escolhe pão de ló. Foi o que durante décadas a maioria Ministros da Educação ofereceu aos professores: mais de 1.400 professores requisitados nos Sindicatos. Ano após ano….
Não há nem nunca houve igualdade absoluta: há os sábios, os que irradiam luz, os humanistas, os livres pensadores, os que têm capacidade de se indignar, as mentes que brilham…e foram estes que fizeram a humanidade avançar. Não os formatados, os seguidistas,os individualistas, os cinzentos.
É claro que eu me preocupo com tudo isso,e muito. Precisamente por isso é que não percebo porque o trabalhador fala disso como se eu não soubesse, não me importasse e tivesse, nesse estado de coisas, mais responsabilidade que o trabalhador.
O número de professores destacados em todos os sindicatos do Ensino totalizam 200. Neste número estão incluídos tb os destacados nas duas federações, uma ligada á UGT e outra á CGTP.
“A directiva, adoptada em 12 de
Dezembro de 2006, terá de ser executada pelos Estados-Membros três anos após a sua
publicação, ou seja, o mais tardar até 28 de Dezembro de 2009.”
Duas SMS recebidas esta noite relatando reunião Plataforma/Lurdes:
1 “Tenta dizer k avaliar da forma k ker é permitir a distinção do mérito, é premiar os melhores, é reconhecer o bom trabalho das escolas k tr, mas estando preocupada com os prejuizos até os salvaguarda. Não aceita ponto 1 e nas horas são 6, 7 e 8. Está muito enrascada e não deixa acabar a reunião sp a contraargumentar. Tá tudo firme.”
2 “A saga continua. Deve ir no seu quinquagésimo telefonema… não fala nem manda servir jantar. Em ultimo caso vencemos por cansaço do adversario,.. “
A reunião ainda continua !!!! (às 00:38)
Isto mostra como do lado do ME a coisa anda bem preta. Os que estão na reunião estão a manter os jaquinzinhos na frigideira … isto vai ser uma prova de resistência…. confio que todos nós aguentemos … como hoje não deve sair fumo branco é preciso dar forte nas concentrações de segunda…
O Poema é maravilhoso…..mas merece melhor pezinho do que o da senhora Ministra!
Será que ainda não perceberam que a respectiva senhora não manda nada??? Quem manda então???
O nosso primeiríssimo….ele decide tudo,inclusivé, aquilo que os seus ministros debitam cá para fora…têm dúvidas??? Eu não….!!!O Primeiríssimo é o responsável-mor pelo caos…..
Não resisto a reeditar o poema….leiam-no por favor……LINDO!!
Quero um homem…
Quero um homem
que toque minha alma,
que entre pelos meus olhos
e invada meus sonhos.
Quero que me possua inteira,
corpo e alma,
fazendo dos meus desejos
breves segundos de êxtase
o prazer do encontro total.
Quero sentir seus braços longos
envolvendo meu abraço,
seus lábios mudos
calando o meu silêncio
sem precisar nada dizer…
apenas me olhando
com olhos negros e úmidos
e me tomando devagar,
como o mar avança na praia,
como eu sei que tem que ser
e sei que um dia será.
Adorei as suas sábias palavras,meu querido Dr Raul! Este Dr que para ensinar a Sr Ministra viveu durante alguns anos na minha aldeia da Beira Alta (Vila Ruiva) tornando-se parte da minha família.
Hoje, também eu sou professora! Professora que para não ser nómada escolheu dar aulas bem longe da família… que depois de 10 anos de serviço ficou colocada administrativamente por consequência do encerramento de escolas… que depois de ter apostado numa pós graduação no ensino especial e de ter trabalhado 3 anos nesta área, ficou fora desse concurso. Isto, porque as nossas crianças especiais, contrariando o espírito da inclusão, são hoje transferidas para escolas de referência, fazendo 150 Km diários para terem um ensino segregado!
Um Beijo e continuação de boa recuperação!
“vale a pena ler e verificar como é que a mente humana é uma “coisa” complexa. Maria de Lurdes Rodrigues foi, na década de 80, uma estudante radical, fortemente influenciada pelo marxismo. Vinte anos depois mostra uma face completamente diferente: intolerante, autoritária e inflexível. Como é que se pode passar, em vinte anos, da extrema-esquerda para a defesa do liberalismo selvagem?”
»» depois de analisar o panorama nacional, veio-me à memória o exemplo da Zita Seabra. pcp para psd…
já nada me choca; esta “lurdinhas” veio para estragar…
o poema é Lindo e é um mimo que lhe assenta que nem uma luva… mas olhem que a tia milu , estou convencida,é uma pessoa que não gostou mesmo de ser professora, que o fez por necessidade, que renega esse período da sua vida e agora vinga-se nos profs., juntamente com o sr. zé, aquele que tem de perder a maioria, aquele que está a matar a liberdade, a fazer renascer a ditadura no país…
Sr.Prof.Doutor Iturra,
Quando, em 10 de Dezembro de 2006, um domingo, faleceu Pinochet, com a idade de 91 anos, eu estava longe de pensar que algum português tentasse copiar fosse o que fosse de tal regime. Pelas suas palavras, constato, com muito pesar, que me enganei. Fui ingénuo, esquecendo que, afinal, a história se repete, como defende Jean Baptista Vicco.
Sem querer abusar da bondade nem da paciência do Sr.Prof., atrever-me-ia a solicitar-lhe os bons ofícios no sentido de escrever um artigo sucinto sobre o sistema de ensino da Venezuela. É que saber não ocupa lugar e o futuro já é amanhã…
Com muita estima e consideração.
Domingos Gonçalves Dias
Aconselho uma visita ao link: http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=6468
onde o Dr Raul Iturra publicou mais um bonito texto sobre a Educação!
Penso que todos sabemos tirar conclusões e ler nas entrelinhas…e como diz “saber não ocupa lugar e o futuro é já amanhã…”
[…] bem ser o Aventar o único blogue que não tem usado um texto escrito por mim na Página da Educação, na que colaboro há mais de 15 anos. Essa carta endereçada à Ministra da Educação, que, dia […]
Abril 10, 2008 at 7:36 pm
Paulo, este texto é excelente..mas falta a 1ª página
😉
Abril 10, 2008 at 7:39 pm
OK !!! Sorry 😀
Abril 10, 2008 at 7:40 pm
Já está!
Abril 10, 2008 at 7:40 pm
Como diz o Professor Doutor Ramiro Marques:
“vale a pena ler e verificar como é que a mente humana é uma “coisa” complexa. Maria de Lurdes Rodrigues foi, na década de 80, uma estudante radical, fortemente influenciada pelo marxismo. Vinte anos depois mostra uma face completamente diferente: intolerante, autoritária e inflexível. Como é que se pode passar, em vinte anos, da extrema-esquerda para a defesa do liberalismo selvagem?”
Abril 10, 2008 at 7:40 pm
Palavras para quê finalmente desvenda-se o maquievelismo desta mulher..uma traumatizda da cas pia com ódio e rancao atoda a gente que não lhe lambe as botas e que esquece o quer foi e o que aprendeu com os seus mestres.
Provavelmente er daquelas que até a F+atima ia a pé ,,,pois de beatas e santas estamos todos fartos,,
Provavelmente o que lhe faz falta é isto :
Quero um homem…
Quero um homem
que toque minha alma,
que entre pelos meus olhos
e invada meus sonhos.
Quero que me possua inteira,
corpo e alma,
fazendo dos meus desejos
breves segundos de êxtase
o prazer do encontro total.
Quero sentir seus braços longos
envolvendo meu abraço,
seus lábios mudos
calando o meu silêncio
sem precisar nada dizer…
apenas me olhando
com olhos negros e úmidos
e me tomando devagar,
como o mar avança na praia,
como eu sei que tem que ser
e sei que um dia será.
Abril 10, 2008 at 7:46 pm
PAULO:
Fora do contexto…Boa sorte para o seu Sporting!!!! Não sou sportinguista mas ainda menos escocesa…..
🙄
Abril 10, 2008 at 7:49 pm
Mas os escoceses até são simpáticos. Eles e os irlandeses.
Não consigo embirrar com eles.
Mas obrigado.
Abril 10, 2008 at 7:56 pm
Um bofetada de luva branca…
Abril 10, 2008 at 7:58 pm
Também não tenho nada contra os escoceses!!! Falava de futebol!!!! Prefiro sempre que ganhe uma equipa portuguesa!!! mesmo que fosse o PORTO!!!!
Abril 10, 2008 at 8:21 pm
Falta dizer que o texto foi publicado “A Página da Educação” jornal do SPN
Abril 10, 2008 at 8:22 pm
Mário Nogueira diz…
http://www.sinistraministra.blogspot.com/
Abril 10, 2008 at 8:51 pm
Paulo, não consegui a indicação correcta e completa para a linkar.
Abril 10, 2008 at 8:58 pm
Quem quiser o link para fazer o download em PDF (ou então enviam o link):
Abril 10, 2008 at 8:59 pm
Agora já percebi a “história do Chile”:
Abril 10, 2008 at 9:01 pm
Ouviram o Miguel S. Tavares na TVI?
Abril 10, 2008 at 9:02 pm
Não… o que disse o sr?
Abril 10, 2008 at 9:02 pm
Lá calam os professores…mas Portugal é um pais de brandos costumes, de bufos e vendidos…aqui está o meu contributo – Portugal pode ser um pais diferente!:
http://www.scribd.com/people/view/347254-liberdade
Abril 10, 2008 at 9:03 pm
e as conclusões da reunião com a “chefe”? Já se sabe alguma coisa?
Abril 10, 2008 at 9:04 pm
Ouvi eu! Parece que está indignado com as intimidações dos professores e diz que nunca chamou aos professores ” inúteis”… em lado nenhum.
Abril 10, 2008 at 9:06 pm
Já agora divulguem o blog do Paulo com esta imagem – esta luta é uma maratona – mas lembrem-se é preciso mudar o sentido de voto (valemos 4%!):
http://www.scribd.com/doc/2389156/A-Educacao-do-Meu-Umbigo
Abril 10, 2008 at 9:07 pm
De vítima foi a primeira vez que o vi fazer.
Parafraseando:
Depois de o ouvir, começo a dar razão ao que tenho ouvido na net sobre ele..
Abril 10, 2008 at 9:08 pm
Intimidado, não! Está é preocupado com o facto de haver Professores de Língua Portuguesa a não adoptar os seus livros, apesar de fazerem parte do Plano N. de Leitura…
Abril 10, 2008 at 9:08 pm
Esse Miguel S. Tavares esquece que quem divulgou o trabalho da mãe foram os professores!
Abril 10, 2008 at 9:10 pm
Não lhe comprem um único livro! – esta gentinha só entende assim…devem ser os paizinhos Trabalhadores da Silva que lhe vão comprar os livros!
Abril 10, 2008 at 9:13 pm
Ele lá entrou na alta roda: casou a filha com um marido “com papel” / filho de “boa família” -quando tiver tempo…ponho por aqui alguma coisa deste sr.:
http://www.scribd.com/people/view/347254-liberdade
Abril 10, 2008 at 9:14 pm
Diz que é um mentira ele ter chamado os professores ” inúteis mais bem pagos do país”! Alguém tem arquivado essas supostas declarações de MST
Abril 10, 2008 at 9:14 pm
Não se esqueçam de divulgar o blog do Ramiro:
http://ramiromarques.blogspot.com/
Abril 10, 2008 at 9:15 pm
Miguel S. Tavares o copista!
Abril 10, 2008 at 9:21 pm
Quem tem telhados de vidro….
Abril 10, 2008 at 9:27 pm
Diz o professor Iturra: “Apenas que, enveredou pela engenharia da interacção social”.
O “velho” professor escreve mal o português, mas sabe muito, sabe o que está a dinamizar a acção da sua antiga aluna. E, de forma suave, denúncia o totalitarismo do projecto. O projecto do actual ME é de facto totalitário (controlo da praxis docente + centralização burocrática + escola a tempo inteiro) e é um projecto de engenharia social: criar a a partir da escola o homem novo que a nomenclatura que envolve Sócrates gostaria de ter ao seu dispor.
Abril 10, 2008 at 9:33 pm
Existe cada ser!
o MST mudar de opinião! Já nada me espanta se os homens engravidam o MST pode mudar de opinião todos os dias.
*eu leitora-dependente a frequentar os Leitores Compulsivos Anónimos na Alta da Banheira, rua de Baixo, não compro nenhuma escrivinhadela dele! Pronto, admito que a minha filhota gosta muito dos livros da Sophia, que Deus a tenha em descanso e não observe a descendência;
Prefiro o ácido Púlico Valente, já leram o último livro dele? o do Maneta? alguém diz se aquela linguagem do Poder e o Povo se mantém!!!!
Abril 10, 2008 at 9:35 pm
«“nem uma folha mexe no Chile sem o meu consentimento”. Ainda lembro os seus comentários horrorizados: “Senhor professor, é mesmo assim? Que horror.”»
Será que estamos a falar da mesma pessoa que é hoje a nossa ministra da (des)educação?… da nossa Milu???
Abril 10, 2008 at 9:40 pm
Desculpem lá, mas a alusão ao Chile é fantástica… Agora já se percebe a “cópia” do tal sistema de avaliação …
´
Paulo: o seu “querido” Sporting e do meu marido … não teve ambição, diz-se aqui ao lado!
Abril 10, 2008 at 9:40 pm
talvez exista uma ministra da máscara de ferro e ela tenha um gémea!!!!
e da reunião ?nada?
Abril 10, 2008 at 9:42 pm
Ainda não há “fumo branco” ?
😉
Abril 10, 2008 at 9:42 pm
ò Paulo o meu marido também está triste com o seu leão, já nem dorme….
(mentira tem um sono de pedra a insóne sou eu)
😆
Abril 10, 2008 at 9:43 pm
será que Milú é parente do Ratzinguer? fuminhos à parte
Abril 10, 2008 at 9:44 pm
Paulo lamento seu Sporting..porque não se junta ao meu Benfica e formamos uma eqipa catita ;Sporfica…
Abril 10, 2008 at 9:44 pm
O MST estava mesmo incomodado com os blogs, com os baixo-assinados,com o artigo da colega de Barcelos,com as cartas dos professores….
Abril 10, 2008 at 9:47 pm
E claro que eu tb não escolho MST para o plano nacional de leitura.
Abril 10, 2008 at 9:48 pm
Caros colegas: deixem a senhora em paz e vamos ao que interessa.
Lutar nas escolas com todos, convocando plenários de professores rejeitando este modelo de avaliação.
António
Abril 10, 2008 at 9:49 pm
L&L, angelica: então, novidades? ainda nada?
Abril 10, 2008 at 9:49 pm
O Dr. Raul Iturra, com um carinho, só possível por ser baseado em memórias de outrora(impossível de sentir para quem já só conheceu a dama totalmente desvirtuada) põe, e muito bem, os pontos nos iiiiiii.
Abril 10, 2008 at 9:50 pm
O António tem razão; não podemos baixar os braços; para a asemana, começaremos a ver como estão os ânimos…
Abril 10, 2008 at 9:50 pm
Temos de responder taco a taco!
Abril 10, 2008 at 9:50 pm
rc: então que tal? novidades da reunião ainda nada?
Abril 10, 2008 at 9:51 pm
lol
os livros do MST vão entrar em extinção tipo “Melifulus-Scriptorium-Trabonossaurus
🙂
Abril 10, 2008 at 9:52 pm
pois, não sei nada da reunião no anexo da 5 de outubro,
por isso vou zurzindo no MST meu adorado odiozinho
😆
Abril 10, 2008 at 9:54 pm
Caros colegas: eis um óptimo exemplo do que as escolas podem e devem fazer HOJE.
Digo as Escolas e os professores, e não os CP´s e os PCE; há que fazer plenários de professores de preferência depois da hora lectiva e aprovar propostas contra esta avaliação burocrárica e inviável.
Dou um exemplo: numa escola sec de Almada onde a PCE punha e dispunha, também no cons pedagógico onde fez aprovar os 4 super departamentos de forma ilegal; eis se não quando um grupo de profs convoca um plenário de escola para as 18H30 de ontem e é aprovada uma proposta, por larga maioria,estando presentes os 100 profs da escola, onde se manifestam contra este modelo de avaliação e propõem que os contratados sejam avaliados através de um relatório!
Derrota estrondosa do CE que no final quis identificar os profs que votaram maioritariamente através da sua assinatura num papel…. o que foi obviamente recusado.
Acham ainda que com este Ministério se podem fazer acordos ???’
António
Abril 10, 2008 at 9:55 pm
angelica- uma pessoa nem sabe se é bom ou mau sinal a demora… vai zurzindo, vai, que o homem hoje parece que disse na TVI que não disse o que tinha dito…está com medo que não lhe compres os books…
🙄
Abril 10, 2008 at 9:57 pm
Antonio : mas alguma coisa têm que decidir… não tarda acaba o ano lectivo , no secundário, a 6 de Junho acabam as aulas… já não há muito tempo para decisões…
Abril 10, 2008 at 9:57 pm
Começou a propaganda organizada na TV! Uma escola modelo e centenas a cair aos pedaços….com promessas de construir escolas modelos! Pobres dos ingénuos, vão ficar eternamente nos contentores durante duas décadas…..
Abril 10, 2008 at 9:59 pm
Eu não acho que o problema dela tenha a ver com a Casa Pia. Não posso acreditar. Seria uma marca dos casapianos, o que não é verdade. Bem pelo contrário já tivemos casapianos ilustres, até nos diferentes órgãos do Estado. O que demonstra que mesmo um estabelecimento com aquelas características tinha (ou tem) capacidade de trabalhar bem. Também não penso que seja um problema de natureza religiosa ou que tenha a ver com as religiosas que tomaram conta dela. O problema é outro e está ligado com a sua personalidade. Com o seu carácter.
O Raul Iturra não percebeu (ou agora já percebeu), com a história que conta, que o que ouvia nas conversas que tinha com ela eram só palavras que a senhora lhe dizia porque sabia que eram as palavras que ele gostaria de ouvir.
Seria importante perceber exactamente o seu percurso antes de entrar para a Casa Pia que explique a sua capacidade de se disfarçar tão bem. Aliás, quando ela põe as mãos com ar de nossa senhora está à procura de um disfarce. É nela e com ela que se tem de procurar a raiz do problema
Porque é que ela foi para a Casa Pia?
Porque é que teve necessidade de lá entrar?
Que vida tinha?
O que lhe aconteceu?
A quem ela ainda não perdoou?
São estas as questões que me parecem relevantes se queremos traçar-lhe um perfil psicológico.
Abril 10, 2008 at 10:01 pm
Nunca um livro do MST entrou em minha casa. Cisma antiga. Da mãe, sim. Da irmã, a poetisa Maria Andresen, ainda não, mas entrará. Do MST, nem que ele se converta ao Benfica e se ofereça para ir dar aulas ao 3.º ciclo numa daquelas escolas problemáticas.
Abril 10, 2008 at 10:01 pm
Como devia ter sido a infância da ministra mas não foi….
Abril 10, 2008 at 10:06 pm
esta “democracia” está a perder legitimidade
INTENÇÃO DE VOTO LEGISLATIVO (Abril 2008)
Abstenção: 45,2%
http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090&contentid=FF99A51B-62C6-45DB-81AB-6383A68988BD
Abril 10, 2008 at 10:06 pm
Adorei o texto do Dr. Iturra…mas como é possível as pessoas modificarem tanto?ou já seriam assim?Por favor não me digam que a Lulu foi professora…eu não quero ter esta mulher como colega…
Abril 10, 2008 at 10:07 pm
rendadebilros: temos todo o tempo do mundo… e quanto mais tarde as decisões melhor para nós; estão a usar os contratados como “escudos humanos” e todos nós ficamos impávidos e serenos à espera de Godot?
Vamos prá luta, plenários nas escolas e posições de ESCOLA, não de CP´s.
António
Abril 10, 2008 at 10:11 pm
no liceu fui colega de uma prima direita do MST, 2 anos, era uma convencida mas tão convencida que a alcunha dela era “sopinha de alfinetes”
por acaso não anda aqui nenhum(a) colega daquela turma de um Liceu de LX?
🙂
Abril 10, 2008 at 10:11 pm
Porque é que a “nossa” Ministra esconde que foi professora primária?: Será que “gostava de dar aulas”, Será que “faltava”?, Seria “dedicada”? Quais as escolas por onde passou?
Demorou 8-9 anos a acabar o curso de Sociologia – durante esse tempo foi professora primária – porque se “envergonha”/”esconde”/”esqueceu”?
Abril 10, 2008 at 10:12 pm
Com a devida vénia, do blog do Ramiro Marques:
A ministra da educação está a preparar o alargamento do conceito de escola a tempo inteiro ao 2º ciclo do E.B. Sabe o que é que isso vai significar? Leia aquilo que a ministra disse, em 12 de Fevereiro, a propósito da reforma que está preparar para o 2º ciclo do E.B. Essa reforma vai conduzir à criação do professor generalista, ou seja, os actuais professores de história e de português vão leccionar, também, matemática e ciências e a educaçao física e a educação visual passam à categoria de actividdes de enriquecimento curricular para entreter as crianças ao final do dia. Vai ser uma transformação dramática e terrível. Leia aqui a entrevista da ministra que passou despercebida.
E então colegas acham que a luta se resume à avaliação?
António
Abril 10, 2008 at 10:17 pm
não António não é só a Avaliação é também um maldito Estatuto do Aluno que persegue o meu filho que falta porque é doente!!!
è a esola inteira que quer escrvizar as crianças pequenas, como na 1ª Rev. Industrial que trabalhavam 8,10,12 horas por dia nas minas hoje a escola está a ser domada para domar a classe média e pobre deste país. O objectivo é achinesar os trabalhadores por conta de outrem em todos os domínios, nem que entre a pena de morte é por isso que fazemos contas nas próximas eleiçoes, nemque seja no PNR ou no Garcia Pereira!!
Abril 10, 2008 at 10:20 pm
O autor do Blogue bem tenta recentrar a discussão mas os profissionais do “agitprop” não desarmam. O futuro, com avaliação de desempenho, vai ser terrível! Então ficamos quietinhos? Precisamos de fazer manif!!
Muitos dos que contestam este modelo (ou qualquer outro que fosse apresentado) são os que defendem o sistema de ensino tão bem descrito neste Blogue. http://desdecuba.com/generaciony/?p=233#comments
Abril 10, 2008 at 10:22 pm
Notícia de Última Hora:
– Valter Lemos foi visto há instantes numa pastelaria a comprar um dúzia de chamuças, 6 pastéis de nata, 2 embalagens de 1 litro de “Umbongo 8 Frutos” e 1 amendroado.
Confrontado pelos jornalistas, disse:
“O Nogueira não se cala! E eu estava cá com uma larica…”
Abril 10, 2008 at 10:23 pm
silva você dorme de dia e trabalha à noite?! é só curiosidade!!!
Abril 10, 2008 at 10:23 pm
/me em mode ignore a trabalhador da Silva!
Abril 10, 2008 at 10:24 pm
boa noite maurício!
Abril 10, 2008 at 10:24 pm
olá, cara angélica!
Abril 10, 2008 at 10:25 pm
Para ver e reflectir..
e..
Abril 10, 2008 at 10:25 pm
fiquei com fome,
vou comer uma mousse de chocolate enquanto não sai o fumo da 5 de Outubro!!
Abril 10, 2008 at 10:26 pm
O futuro é o passado.
Abril 10, 2008 at 10:30 pm
Angelica,
De dia tenho tenho que justificar o que me pagam, à noite, recreio-me ou exerco a cidadania, e descanso.
Gosto de conhecer o que pensam alguns professores e a estratégia que os “agitprop” usam para tentar tirar benefícios. Gosto também de ler os posts do autor do Blogue.
Abril 10, 2008 at 10:32 pm
Sr. Trabalhador,
Já vi papagaios com um discurso mais variado do que o seu.
Siga o conselho de um dos seus melhores professores: Deive de ser “uma garrafa de água” e torne-se numa “fonte de conhecimento”.
Nós por cá ficar-lhe-íamos gratos!
Como vai a D. Milú, sua patroa?
Cumprimentos
😉
Abril 10, 2008 at 10:32 pm
Notícia de Última Hora – 2:
– Foi visto fumo na 5 de Outubro!
Testemunhos dizem tratar-se de um fusível queimado na cabeça do Pedreira.
Abril 10, 2008 at 10:33 pm
A partir do comentário 63: “La directora del centro escolar leyó la resolución 177 del Ministerio de Educación aprobada en diciembre pasado, donde se establece que el índice académico ya no será determinante a la hora de proseguir estudios en la enseñanza media superior. Los que tengan más altas calificaciones no saldrán premiados con las mejores plazas en preuniversitarios de ciencias exactas, escuelas de arte o tecnológicos de informática y comunicaciones, sino que el tamiz de la selección beneficiará a los más “integrales”.
Qual a diferença com a actual política educativa portuguesa? Será que fomos buscar o objectivo a Cuba e a metodologia ao Chile? A selecção em Cuba é feita pelos “más integrales”, cá vai ser por aqueles que integralmente deixaram a escola pública após a destruição levada a cabo pelo actual governo.
Há muita maneira de matar coelhos…
Abril 10, 2008 at 10:36 pm
E já lá vão 5 HORAS de reunião…. Será sinal de um acordo insuficiente, regular ou EXCELENTE?
😯
Abril 10, 2008 at 10:36 pm
De dia tenho tenho que justificar o que me pagam, à noite, recreio-me ou exerco a cidadania, e descanso..pois..
Se o outro se fatiga
e à noite
quer é ir para a cama,
cabe-me a vez a mim,
sùbitamente erguido, a dardejar meus raios,
e o carrilhão do dia uma vez mais ressoa.
Brilhar sempre,
brilhar por toda a parte,
até ao fim último dos dias,
brilhar –
e nada de aranzéis!
Eis a palavra de ordem para mim
e
para o sol.
Existe sempre gente que quer brilhar até ao infinito….
Abril 10, 2008 at 10:36 pm
Fusível queimado na cabeça do Pedreira? Hmmmm… notícias interessantes!
Abril 10, 2008 at 10:39 pm
Caro Bigbrother,
É dos que acredita na ideologia californiana?
Abril 10, 2008 at 10:40 pm
Exclusivo….
Valter entrevistado á saida da 5 de Outubro..
Abril 10, 2008 at 10:42 pm
Uma proposta para discussão: a diferença entre o interesse geral e o bem comum qual é?
“Alterar o regime de propriedade das farmácias deve estar dependente da opinião dos farmacêuticos? Mudar a política de saúde deve estar dependente da opinião dos médicos? A avaliação de desempenho dos professores deve depender do acordo dos professores? Penso que não. O interesse geral e o bem comum não se avaliam assim.”
Abril 10, 2008 at 10:45 pm
Notícia de Última Hora – 3
A National Geographic acaba de informar que foi descoberta uma nova espécie: trata-se de um mamífero, com características muito próximas do ser humano mas com uma incomparável capacidade de trabalho e uma enorme facilidade em fazer avaliações supérfluas.
Por viver escondido entre silvas e espinhos, foi chamado de T.da Silva.
Abril 10, 2008 at 10:45 pm
UM homem que pretende ser sempre coerente no seu pensamento e nas suas decisões morais ou é uma múmia ambulante ou, se não conseguiu sufocar toda a sua vitalidade, um mono maníaco fanático.
Aldous Huxley
California só se for o sunshine e os sO
urfing in USA
Abril 10, 2008 at 10:46 pm
Os servidores do estado nos quais se incluem os professores, devem ou não prestar contas do seu desempenho?
Abril 10, 2008 at 10:48 pm
Caro Maurício,
Aprecio o sentido de humor. Penso, no entanto, que se esforçar talvez consiga melhor. Vivemos numa época em que devemos ser mais exigentes. No futuro só sobreviverão os melhores e os muito bons são melhores que os bons. Tente. Vai ver que consegue.
Abril 10, 2008 at 10:48 pm
Esta é para si ts..
Mesmo no mais alto trono do mundo estamos sempre sentados sobre o nosso rabo.
Abril 10, 2008 at 10:48 pm
Blá, blá, blá!
Oh, yes!
Abril 10, 2008 at 10:52 pm
Curioso que diga que no futuro só sobreviverão os melhores..lembro-me de alguém que queria construir um mundo com os melhores, os peros…os excelentes…a raça perfeita..
Abril 10, 2008 at 10:52 pm
Existem menos 45.000 Funcionários públicos. Esta realidade desmente Jasay : o último dilma da democracia é que o estado deve, mas não pode, reduzir a sua proliferação.
Com custos para muita gente mas o 2,6% de défice foi o valor mais baixo desde o 25 de Abril. Vale a pena, em nome dos mais jovens.
Existem 50.000 candidatos ao lugar de professor. Candidatos a contratados. Muitos dos instalados têm dificuldades em adaptar-se às novas exigências. Alguns com tempo de serviço considerável e caso queiram têm o caminho aberto para a pré-reforma. Foi flexibiliazad. Quem não sabe lidar com as novas tecnlogias e não que “sujeitar-se” às novas exigências sempre pode ponderar…Os mais jovens agradecem!
Abril 10, 2008 at 10:54 pm
Quais jovens ..não sabe que portugal é o 6 país mais velho do mundo!…
Abril 10, 2008 at 10:54 pm
O interesse geral e o bem comum? Ainda acredita que este governo se interessa por essas abstracções? Mas imaginemos que sim. Talvez fosse de bom tom envolver os atingidos pelas preocupações súbitas do governo com o interesse geral. É isso que se faz nas empresas decentes e nos países decentes.
O que aborrece muita gente é que a grande maioria dos professores gosta mesmo daquilo que faz e tem honra no que faz e, dentro da sala de aula, sabe muito bem, muito melhor que os governantes, o que é o bem comum, pois somos nós que construímos o espírito de comunidade e de desejo de viver em conjunto. Fabricamos soberania.
Abril 10, 2008 at 10:54 pm
Senhor Silva, vai-me desculpar…
Eu SEMPRE prestei contas do meu desempenho!!! Todos os anos. Veja se encaixa isto de uma vez por todas.
Abril 10, 2008 at 10:55 pm
Trabalhador,
Blá, blá, blá!
Oh yes!
Abril 10, 2008 at 10:56 pm
Notícia de Última Hora – 4
A National Geographic acaba de informar que, devido ao facto de no futuro apenas sobreviverem o melhores, a nova espécie descoberta, o T.da Silva, já encontra-se em vias de extinção.
Abril 10, 2008 at 10:58 pm
Maurício,
Pago carpideiras.
Iremos ao funeral?
Abril 10, 2008 at 10:59 pm
Carpr por carpir mais vale caipirar…
Abril 10, 2008 at 10:59 pm
Big brother,
É o tipo de resposta de “quem não tem resposta”. Sabe que não é por aí que vou…A competitividade é necessária, a economia de mercado é um instrumento regulador das sociedades e permite seleccionar os melhores. Se o peso da escola pública – que defendo – fosse menor pode crer que não teria espaço para a sua intervenção. Fica feliz por ganhar uns votos? A agitprop ainda dá os seus resultados mas pode crer que a maioria não se encaminhará para aí. Se chegar aos 9% pode dar-s epor feliz!
Abril 10, 2008 at 10:59 pm
LOOOOOOOOOOOL Maurício… está inspirado!!!
E nós aqui à espera… nem sei bem do quê! Quanto ao MST… foi banido das minhas prateleiras e das minhas ecomendações, nem que faça um retratamento oficial!
Vamos ter calma!
Abril 10, 2008 at 11:00 pm
Acham que a patroa, a Milú, vai sentir a falta do T.S.
Abril 10, 2008 at 11:00 pm
recomendações***
Abril 10, 2008 at 11:00 pm
?????
Abril 10, 2008 at 11:02 pm
Concordo com o Trabalhador da Silva. Aliás, com o envelhecimento da população, deviamos mesmo começar a extirpar a sociedade desta preocupante moléstia. Toca a pôr o pessoal a andar, multipliquem-se os “velhões” e… hummm… digamos, a partir dos 50 anos escorraçamos o pessoal… o PR salta já (e ele já se mostrou preocupado)… a Ministra quantos terá?!…
Abril 10, 2008 at 11:03 pm
E lá está você a catalogar-me de comunista e olhe que eu nunca insinuei que você me paraece nacional socialista…
E quanto ao futuro lamento desanpontá-lo mas não acredito num país que não aposta na juventude e será um imenso hospital geriátrico daqui a 60 anos..
Abril 10, 2008 at 11:04 pm
A Ministra Maria de Lurdes Rodrigues esteve em Moçambique em 1975 a apoiar o primeiro governo da frelimo após a independência da colónia.O Ministro Mário Lino também lá esteve nesse tempo.
Abril 10, 2008 at 11:05 pm
A senhora ministra nasceu em 1956.
Abril 10, 2008 at 11:06 pm
JCM:
Acredito que sim, e ainda bem. Sabe, no entanto, que os mais dedicados eram, não raras vezes, objecto d etroça pelos restantes. Dedicas-te tanto?!! Ainda te dão uma medalha de cortiça! E os que não usavam o art. 4 no limite como eram considerados? Parvos! O exagero de alguns justificou a necessidade da mudança.
Cara Isabel,
Relatório crítico de desempenho?! Um ritual, decalcados uns dos outros. Não é avavaliação séria.
Quanto custa um aluno do unificado ao estado? Qual o peso da Educação no Orçamento das famílias? Que realçaão professor aluno existe na escola?
Hoje é tudo objecto de apreciação. Competimos com os outros num quadro mais vasto e devo-lhe dizer que o modelo de ensino actual está no limiar de uma mudança profunda. O e-ensino já está a despontar em muitos países e a gestão das escolas pode ser entrgu aequipas profissionalizadas que poderão alcançar melhores resultados. Se estivermos atentos ao que se passa lá fora..
Abril 10, 2008 at 11:07 pm
Não ganhou a medalha, nem de cortiça! É trauma!
Abril 10, 2008 at 11:07 pm
Falhou acordo: nova reunião amanhã.
Abril 10, 2008 at 11:10 pm
Ó Trabalhador da Silva… então não estamos atentos?!?!? de olhos postos no Chile!
Abril 10, 2008 at 11:10 pm
Alguns números que devem merecer reflexão – obtidos do INE
o envelhecimento da população continua (pessoas com mais de 65 anos são 17,3% contra 16,4%);
– casamos mais tarde (29,1 anos contra 27,5 anos, nos homens, e 25,5 para 27,5 anos, nas mulheres);
– o número de famílias sem filhos continua a aumentar ( 39,8% para 42,8%);
– os divórcios aumentaram de 1,9%o para 2,2%o;
– melhorámos a nossa formação (49,6% da população entre os 20 e 24 anos completou o secundário, anteriormente a taxa fixou-se em 43,3%);
– o número de alunos universitários diminuiu mas os que frequentam estudos de pós graduação, mestrado ou doutoramento aumentou;
– o número de diplomados ano aumentou de 61.140 para 71.828, representando agora as mulheres mais de 65%;
Abril 10, 2008 at 11:10 pm
Perante este testemunho do Professor Doutor Raul Iturra….o meu silêncio!Disse tudo!Sem palavras…Srª Ministra….sempre a tratei com respeito…não sei até quando…
Abril 10, 2008 at 11:15 pm
Rc,
Não ganhei mas acabei por optar por outra carreira, Sei pois o que era o quotidiano de professor e, por razões que não vem ao caso aqui explicitar, também sei qual é o quotidiano das escolas. Excelentes professores, professores assim assim e professores sem competência para leccionar.
Também sei que muitos dos avlaidores têm tanto ou mais receio que os avaliados e que existem Titulares que só o são porque não existia uma avaliação de desempenho digna desse nome.
Abril 10, 2008 at 11:15 pm
Agora passou a representante do INE. Sejamos benévolos. Toda a gente sabe qual é a agenda do governo e a quem ela serve. E não é agradável servir tais amos…
Abril 10, 2008 at 11:15 pm
carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário era de 36 anos. Reconhecido que era o enorme desgaste da profissão docente, os professores do 2º/3º Ciclo e Secundário tinham, com uma combinação justa, redução de carga lectiva por idade/tempo de serviço. Acontece que os professores a exrecer funções no 1º ciclo e educadores de Infância não podiam ter reduções de carga lectiva na medida que trabalham em regime de monodocência. Nesse sentido, foi (justamente negociado) que tivessem redução em anos de serviço. O chamado regime especial. Era de todo justo. Contudo, é de realçar que pouquíssimos destes professores de tal beneficiaram na medida que este regime especial havia que atender á idade cronológica do docente, pelo que na prática praticamente cumpriam os tais (quase) 36 anos de carreira.
SE BEM ESTOU RECORDADA, O PRIMEIRO DISCURSO DE SÒCRATES AO PAÍS É O MAIS VIL ATAQUE AQUILO QUE (DEPRECIATIVAMENTE) CHAMOU DE PROFESSORES PRIMÁRIOS.
O achincalhamento destes professores foi bestial (de besta).
O mais extraordinário é que de imediato passou a circular que a MINISTRA DA EDUCAÇÃO ERA PROFESSORA DO 1ª CICLO (PRIMÁRIA, COMO DEPRECIATIVAMENTE SÓCRATES INFORMOU O POVO). É assim ocultado que MLR era professora “primária” (QUE CARACTER…!). Dessa forma se omite do C.V., e durante 3 anos, esse facto. Que deveria ser, para um ser livre e sem preconceitos, UM EXTRAORDINÁRIO PASSAPORTE PARA SE SER RESPONSÁVEL DA PASTA.
Em vez disso, MLR, omite. Ataca. Tem vergonha. Preconceito.
Alimenta um C.V. de “superior” (só na sua cabecita e do maestro socretino), de professora universitária.
Na senda do Primeiro…
Afinal…estou mesmo em estado de choque total. Porque muitas das muitas “riformias” decorrem deste facto e de outros.
Tudo estava calado. Embora o soubesse. Agora um seu velho professor o desvenda.
E Ramiro Marques (que o sabia) tb confirma,
Assim:
“Já posso confirmar. A ministra da educação foi professora primária, tirou a licenciatura em Sociologia, no ISCTE, como estudante trabalhadora, aos 28 anos de idade. No curriculum vitae oficial, incluído no portal do Governo, esse facto é omitido.”
Abril 10, 2008 at 11:15 pm
Estava a reler José Gil e …
“Certamente que a sociedade portuguesa está a mudar, e que se modificou grandemente depois do 25 de Abril. Porque se ouve dizer, então, tantas vezes, que «está tudo na mesma»?
Consideremos uma realidade mal definida a que se acordou chamar «espaço público». Durante o salazarismo, foi reduzido ao mínimo, mutilado, até acabar por desaparecer sob os golpes da censura e dos interditos à liberdade de expressão e de associação. Foi engolido pela ditadura, que mantinha uma fachada caricatural de liberdades públicas, através dos jornais e da rádio censuradas, da propaganda pró-situacionista e nacionalista não muito agressiva — diferente da do nazismo e da do fascismo italiano — criando um clima de anestesia e de obediência generalizadas. O espaço de expressão, das trocas livres de ideias, fechou-se e extinguiu-se, dentro do país e nas relações com o estrangeiro. O que ainda se podia fazer no domínio das artes, do pensamento criativo em todas as áreas, foi cortado cerce — e nesses anos sinistros, os que pretendiam produzir livremente voltavam-se para dentro de si, ou funcionavam em pequenos grupos rebeldes, sempre inquinados…”
E assim se conta o nosso fado!
Abril 10, 2008 at 11:17 pm
Olha Trab. da Silvinha experimenta fazer isto é bom para os traumas
Abril 10, 2008 at 11:17 pm
” melhorámos a nossa formação (49,6% da população entre os 20 e 24 anos completou o secundário, anteriormente a taxa fixou-se em 43,3%)”;
Comparamos números de 2000 com 2006
Acaso alguém me sabe dizer qual é a média da UE? E por quanto fica um estudante do Unificado ao Estado?
Abril 10, 2008 at 11:19 pm
Paulo nunca falei consigo…tudo isto me entristece…venho aqui ao blog algumas vezes…não fico triste por si,mas por algumas coisas que aqui leio que me fazem ter dúvidas…
um abraço
Abril 10, 2008 at 11:20 pm
ISTO É MUITO GRAVE!…
http://ramiromarques.blogspot.com/2008/04/proposta-da-plataforma-sindical.html
Abril 10, 2008 at 11:21 pm
E quanto fica enterrar mortos aos estado? Olhe se os pusesse-mos nas icneradoras éra quase de graça..
Abril 10, 2008 at 11:21 pm
O meu avô dizia que só os burros não mudam de opinião. O que se passa é que a Sr.ª ME, da qual não se conhecem grandes escritos sobre a área e aparenta uma grande vergonha por ter sido professora do 1.º ciclo, entre os trinta e os quarenta anos pareceu ter feito uma revolução na sua vida, precisamente quando abandonou o ensino básico/secundário. E o mais curioso é que a Sr.ª, há vinte anos, já considerava que havia um excesso de trabalho dos professores, numa altura em que não havia maior n.º de horas passadas na escola, dita a «tempo inteiro».
De facto, como dizia Jorge Coelho na “Quadratura do Círculo”, «há políticos que não têm vergonha», ou, se preferirem, há hipócritas sem vergonha nenhuma na cara. É o caso desta Sr.ª.
Abril 10, 2008 at 11:21 pm
ups pusessemos..
Abril 10, 2008 at 11:22 pm
Maurício:
isso é oficial?
continua amanhã? e quais foram as conclusões de hoje?
Abril 10, 2008 at 11:22 pm
Perdão. Jorge Coelho dizia “há políticos que não têm memória”.
Abril 10, 2008 at 11:23 pm
Trabalhador da Silva, vem para aqui “acusar” de agitprop quando o seu discurso é propagnda pura, dia após dia, após dia, após dia, após dia… Por mim, não se canse!
Abril 10, 2008 at 11:23 pm
112
“Só sei que nada sei…”
T.Sócrates da Silva
Abril 10, 2008 at 11:24 pm
O outsourcing é condição do income e precede o sarlting.
O benchmarktling e o buzzwording apontam claramente no sentido do e-stupifying.
Estas são claras tendências que nos devem fazer pensar. Porquê? Porque não? E depois?
Além disso 43,5% já não recebemos ofertas de emprego; 23,44% só lá vão se forem as economias asiáticas emergentes; 12% recebemos prendas e apenas 95% também.
Estas são estatísticas que devem fazer pensar qualquer funcionário público. Respostas? Heim?
Abril 10, 2008 at 11:24 pm
Stela Maris
Permitaque lhe cite José Gil que alguém aqui já referiu:
” a inexistência de espaço público (espaço de debate e de comunicação que não os media) e o medo de exclusão em que vivemos (medo de sermos considerados fora da normalidade).”
Não receie por isso o confronto de ideias…
Abril 10, 2008 at 11:26 pm
mariaprof,
Sim, oficial, não chegaram a acordo e amanhã temos “Die Hard – 3”
Compramos bilhete?
Abril 10, 2008 at 11:27 pm
O Sr. T.S. quer um auto-de-fé a todo o custo.
Nós, os indignados, não deixamos.
TS,
Já agora, a D. Milú tem passado bem últimamente? Tenho-a visto um pouco amarelinha. Será anemia?
Abril 10, 2008 at 11:27 pm
Este chouriço continua por aqui?
António
Abril 10, 2008 at 11:27 pm
“prontus” vou ali pró sofá e preparar as pipocas…;)
Abril 10, 2008 at 11:27 pm
ultimamente
Abril 10, 2008 at 11:28 pm
Não vem aqui para esclarecer nem ser esclarecido nem debater! Vem fazer PROPAGANDA! Ponto. Final!
Abril 10, 2008 at 11:29 pm
Sísio,
Nessa época cada professor poderia faltar por mês até 2 dias (artigo 9º) sem que essas “faltas” tivessem qualquer importância e nem sequer para desconto de dias de férias. Os professores terminavam todos o trabalho na escola em Junho. E só retornavam á escola em OUTUBRO!
A doença era devidamente protegida e o estatuto de trabalhador-estudante era excelente. Não era de todo o que é hoje.
Dia de choque para mim! Total. Grande. Enorme.
Só agora comecei. Não imaginam o que tenho para dizer. Para informar. Não estou em mim. Ainda.
Abril 10, 2008 at 11:30 pm
Stella,
Já sabemos o que esperar!
É o papagaio de serviço… Não conseguiram arranjar melhor…
Pode ser que agora a Milú lhe dê uma medalha…
Abril 10, 2008 at 11:31 pm
anahenriques: diga…
Abril 10, 2008 at 11:31 pm
Sr. António
Estava de partida que amanhá e dia de trabalho mas o seu “coment” despetou-me o gosto pela discussão. Se me responder bem a esta questão acreditrei que é professor.
Um professor requisitado para serviço sindical poderia ou não candidatar-se a Professor Titular? E um professor na Função de Deputado?
Abril 10, 2008 at 11:34 pm
Chouriço: acha que tem nível para me fazer perguntas??
Se fosse meu aluno, levava com as orelhas de burro!
António
Abril 10, 2008 at 11:35 pm
Permitam que divulgue um site que pode vir a ter interesse para alguns
http://www.ina.pt/
Abril 10, 2008 at 11:35 pm
António,
Orelhas de burro está fora de moda.
Um bico de papagaio assentasva-lhe que nem uma luva.
😆
Abril 10, 2008 at 11:36 pm
assentava-lhe
Abril 10, 2008 at 11:36 pm
António,
Prponha então um qualquer tema específico e veremos o seu “estado da arte”…
Abril 10, 2008 at 11:38 pm
Colegas: sabiam que já não somos PQND mas func públicos com contrato??
António
Abril 10, 2008 at 11:39 pm
Concordo que generalidades todos dizem podemos, com vantagem para todos, descer ao particular. Afinal o conhecimento é um recurso que apesar de partilhado quem o detém não o vê diminuido..
Confesso que tenho grande estima pelos professores mas o seu estli não se “encaixa” no perfil requerido…
Abril 10, 2008 at 11:40 pm
Caro T da S, não confunda ideias com um conjunto de dados ou pré-conceitos. Para discutir ideias é precisa ter ideias. Do nada, nada se pode tirar. Lamentável. Mas nós compreendemos a sua missão. Cada um ganha o céu como pode. Por hoje chega e ainda vou ler um bocado.
Abril 10, 2008 at 11:40 pm
Perfil requerido por quem?
Pela sua patroa?
Ainda bem que não se encaixa!!!!
Abril 10, 2008 at 11:43 pm
Alguém sabe o que aconteceu, de fonte limpa, na reunião entre plataforma e ME? As informações do Maurício são fidedignas?
Abril 10, 2008 at 11:45 pm
NOTÍCIAS – ÚLTIMA HORA!!!
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/6383277604009deacc8ccf.html
Abril 10, 2008 at 11:45 pm
Caro JCM,
Subscrevo o que escreveu. Afinal “tudo quanto poderia ser dito para salvar Portugal já foi dito, só falta mesmo salvá-lo”. Pois, ma sé preciso fazê-lo. Dou de barato que desvirtua o modo como particpo neste blogue. Bem tento discutir coisas mais sérias mas á parte honrosas excepções ficamos pela rama. Sou dos que não desiste…Afinal os meus filhos estão no Secundário. Quero uma escola Pública melhor! Reconheço, no entanto, que o adiantado da hora já nos inibe de prolongar a discussão. Haverá mais marés por certo…
ET. Agradeço ao Paulo Toda a informação que veicula aqui. É útil para todos, para os que concordam e para os que discordam.
Abril 10, 2008 at 11:47 pm
Sr. trabalhador
Leio com atenção o que escreve, tenho-lhe colocado várias questões cuja resposta ajudaria a esclarecer a sua posição, mas nunca responde… vou tentar mais uma vez.
O que têm os professores a ver, por exemplo, com a “estatística” com que nos brindou hoje”?
O que o leva a pensar que o modelo social que defende o vai fazer mais feliz? É que eu que só tenho esta vida o que realmente quero é ser feliz e o seu modelo, por mais voltas que dê à cabeça, não parece contribuir em nada para a felicidade de ninguem.
Abril 10, 2008 at 11:48 pm
É importante premiar quem mais trabalha! Não faz sentido colocar peso extra aos corredores mais céleres para que cheguem á meta ao msmo temo dos que são mais lentos. Igualdade de oportunidades sim. Igualdade absoluta – embora uns fossem mais iguais que os outros – acabou com a queda do Muro.
Abril 10, 2008 at 11:49 pm
MLR após ter feito o 5º ano comercial no colégio feminno da Casa Pia de Lisboa ingressou numa Escola do Magistério Primário. O 25 de Abril de 1974. Através da Associação Portugal-Moçambique alguns professores vão Moçambique apoiar o regime via Frelimo. Foi o caso. Casou. Empresário. Com ao que me disseram negócios em Moçambique (!).
Aos 23 anos dá aulas como professora (primária). Nesse período, houve uma abertura e havia um número de vagas nas Universidades para estes professores. Ela entra deste modo em Sociologia. Como trabalhadora-estudante (á noite) e dá aulas no ensino, á data designado de primário.
Entra para o ISCTE com 30 anos de idade (tem 51). Mas atenção. Naquele tempo entrar era muito fácil (não havia Sociologia, nem Psicologia, nem Antropologia no tempo da ditadura) e portanto havia escassez de professores no Ensino Universitário destas áreas. É por esse facto histórico que MLR efectua o mestrado e doutoramento tb no ISCTE o que se diga é bem mais fácil.
Abril 10, 2008 at 11:49 pm
Notícia de Última Hora – 5:
A National Geographic acaba de informar que a espécie recentemente descoberta e já em vias de extinção, o T.Sócrates da Silva, é, afinal, um animal facilmente domesticado.
…
Abril 10, 2008 at 11:55 pm
Laranja Lima,
Porque pensa que os jovens casam mas tarde? Porque é que apesar do esforço apenas metade dos nosso jovens não têm o Secundário? Não a preocupa o facto de neste momento as pessoas com mais de 65 anos serem mais do que as que têm menos de 18?
Que é que isto tem a ver com os professores? Tudo. Se toda a gente se entricheirar nos “seus direitos adquiridos”, podemos falar nos professors, nos polícias uqe projectam uma manifetação, nos militares que perderam direitos, nos Juízes, nos médicos, nos trabalhadores das autarquias, hipotecamos o futuro dos nossos jovens. Os Sindicatos defendem os seus interesses ( e em tese dos seus seus associados) os que não têm emprego ou têm-no precário não “contam para o totobola”. Se tiver filhos perto de entrarem no mercado do trabalho compreender´melhor o alcance do que escrevi.
Vivemos muma época de execesso de garantismo. Uma sociedade que só pensa em direitos e se esquece dos deveres não é uma sociedade decente.
Abril 10, 2008 at 11:58 pm
Blá, blá, blá!
Oh, yes!
Nada de novo no horizonte!
Abril 11, 2008 at 12:01 am
Uns homens são meio-besta e meio-anjos. Só um sistema que premeie as virtudes e penalize a irresponsabilidade é garantia do futuro. Se oferecermos pão de ló ou mais responsabilidade a uma pessoa? Ela não tem dúvidas. Em 98% dos casos escolhe pão de ló. Foi o que durante décadas a maioria Ministros da Educação ofereceu aos professores: mais de 1.400 professores requisitados nos Sindicatos. Ano após ano….
Abril 11, 2008 at 12:02 am
Ai, sim?
Não me diga…
Abril 11, 2008 at 12:03 am
A sério?
Abril 11, 2008 at 12:06 am
Não há nem nunca houve igualdade absoluta: há os sábios, os que irradiam luz, os humanistas, os livres pensadores, os que têm capacidade de se indignar, as mentes que brilham…e foram estes que fizeram a humanidade avançar. Não os formatados, os seguidistas,os individualistas, os cinzentos.
Abril 11, 2008 at 12:07 am
Notícia de Última Hora – 6:
A National Geographic adverte para a perigosidade que é contra-argumentar com a espécie T.Sócrates da Silva à partir das 00:00hrs:
– Ela torna-se extremamente violenta por ter-se esquecido que era necessário deitar-se cedo por amanhã ser dia de trabalho.
Abril 11, 2008 at 12:09 am
Maurício,
Melhorou!! Parabéns! Está no bom caminho! 😉
Abril 11, 2008 at 12:10 am
Trabalhador
É claro que eu me preocupo com tudo isso,e muito. Precisamente por isso é que não percebo porque o trabalhador fala disso como se eu não soubesse, não me importasse e tivesse, nesse estado de coisas, mais responsabilidade que o trabalhador.
Abril 11, 2008 at 12:11 am
Rectificação: Professores requisitados nos Sindicatos eram em Junho 2005 – 1.327 ou serão perto de 450.
Cerca de 900 que regressaram às escolas (?)
Abril 11, 2008 at 12:12 am
Laranja Lima,
Conhecer é um passo para mudar. Fico contente em saber.
Abril 11, 2008 at 12:12 am
Ai, sim?
Que preocupante…
Abril 11, 2008 at 12:13 am
Agora é tardíssimo ( pelo menos para mim) e o Maurício já fez o “aviso à navegação”…
Procurem ser felizes!
Abril 11, 2008 at 12:14 am
😆
🙄
Abril 11, 2008 at 12:16 am
trabalhador
Este espaço não é o ideal para grandes debates de ideias porque, nesse caso, quem sabe era o trabalhador a mudar…
Abril 11, 2008 at 12:16 am
Rectificação: Professores requisitados nos Sindicatos eram em Junho 2005 – 1.327 hoje serão perto de 450.
Cerca de 900 que regressaram às escolas (?)
ASSIM É QUE ESTÁ OK!
Já é do sono…
Abril 11, 2008 at 12:17 am
Ai, sim?
Diga lá outra vez!
Abril 11, 2008 at 12:30 am
A ler com atenção:
Fim dos Quadros de Nomeção Definitiva.
Contrato de Trabalho em funções públicas:
Click to access Prop_RegimeContratoTrabalho_AP.pdf
Abril 11, 2008 at 12:40 am
O número de professores destacados em todos os sindicatos do Ensino totalizam 200. Neste número estão incluídos tb os destacados nas duas federações, uma ligada á UGT e outra á CGTP.
Abril 11, 2008 at 3:17 am
DA,
Estão a pôr em prática a directiva “serviços”!!
Mobilidade total!!
TGV incluído!… lol
O manual de execução:
Click to access handbook_pt.pdf
vd. p. 11
Abril 11, 2008 at 3:35 am
at,
obrigado.
Abril 11, 2008 at 12:39 pm
“A directiva, adoptada em 12 de
Dezembro de 2006, terá de ser executada pelos Estados-Membros três anos após a sua
publicação, ou seja, o mais tardar até 28 de Dezembro de 2009.”
Página 7, DA, daí a pressa toda! 😉
Abril 11, 2008 at 6:35 pm
Education is my concern
Indonesian Blogger :
http://www.AyoBangkitIndonesiaku.wordpress.com
Abril 12, 2008 at 12:14 am
Duas SMS recebidas esta noite relatando reunião Plataforma/Lurdes:
1 “Tenta dizer k avaliar da forma k ker é permitir a distinção do mérito, é premiar os melhores, é reconhecer o bom trabalho das escolas k tr, mas estando preocupada com os prejuizos até os salvaguarda. Não aceita ponto 1 e nas horas são 6, 7 e 8. Está muito enrascada e não deixa acabar a reunião sp a contraargumentar. Tá tudo firme.”
2 “A saga continua. Deve ir no seu quinquagésimo telefonema… não fala nem manda servir jantar. Em ultimo caso vencemos por cansaço do adversario,.. “
Abril 12, 2008 at 12:26 am
Isto já não pode ser uma reunião!
Será que agora estão a ver quem aguenta mais tempo, sem comer e sem descansar?
Espero que quem lá está aguente firme!
Eu pensei que estas coisas só acontecessem no DIAP…
Abril 12, 2008 at 12:47 am
A reunião ainda continua !!!! (às 00:38)
Isto mostra como do lado do ME a coisa anda bem preta. Os que estão na reunião estão a manter os jaquinzinhos na frigideira … isto vai ser uma prova de resistência…. confio que todos nós aguentemos … como hoje não deve sair fumo branco é preciso dar forte nas concentrações de segunda…
Abril 12, 2008 at 12:49 am
já se sabe, vejam os novos comentários.
Abril 14, 2008 at 2:29 pm
O Poema é maravilhoso…..mas merece melhor pezinho do que o da senhora Ministra!
Será que ainda não perceberam que a respectiva senhora não manda nada??? Quem manda então???
O nosso primeiríssimo….ele decide tudo,inclusivé, aquilo que os seus ministros debitam cá para fora…têm dúvidas??? Eu não….!!!O Primeiríssimo é o responsável-mor pelo caos…..
Não resisto a reeditar o poema….leiam-no por favor……LINDO!!
Quero um homem…
Quero um homem
que toque minha alma,
que entre pelos meus olhos
e invada meus sonhos.
Quero que me possua inteira,
corpo e alma,
fazendo dos meus desejos
breves segundos de êxtase
o prazer do encontro total.
Quero sentir seus braços longos
envolvendo meu abraço,
seus lábios mudos
calando o meu silêncio
sem precisar nada dizer…
apenas me olhando
com olhos negros e úmidos
e me tomando devagar,
como o mar avança na praia,
como eu sei que tem que ser
e sei que um dia será.
Abril 16, 2008 at 12:06 am
Adorei as suas sábias palavras,meu querido Dr Raul! Este Dr que para ensinar a Sr Ministra viveu durante alguns anos na minha aldeia da Beira Alta (Vila Ruiva) tornando-se parte da minha família.
Hoje, também eu sou professora! Professora que para não ser nómada escolheu dar aulas bem longe da família… que depois de 10 anos de serviço ficou colocada administrativamente por consequência do encerramento de escolas… que depois de ter apostado numa pós graduação no ensino especial e de ter trabalhado 3 anos nesta área, ficou fora desse concurso. Isto, porque as nossas crianças especiais, contrariando o espírito da inclusão, são hoje transferidas para escolas de referência, fazendo 150 Km diários para terem um ensino segregado!
Um Beijo e continuação de boa recuperação!
Abril 16, 2008 at 10:47 pm
(excerto retirado de um comentário)
Como diz o Professor Doutor Ramiro Marques:
“vale a pena ler e verificar como é que a mente humana é uma “coisa” complexa. Maria de Lurdes Rodrigues foi, na década de 80, uma estudante radical, fortemente influenciada pelo marxismo. Vinte anos depois mostra uma face completamente diferente: intolerante, autoritária e inflexível. Como é que se pode passar, em vinte anos, da extrema-esquerda para a defesa do liberalismo selvagem?”
»» depois de analisar o panorama nacional, veio-me à memória o exemplo da Zita Seabra. pcp para psd…
já nada me choca; esta “lurdinhas” veio para estragar…
Abril 21, 2008 at 12:34 am
o poema é Lindo e é um mimo que lhe assenta que nem uma luva… mas olhem que a tia milu , estou convencida,é uma pessoa que não gostou mesmo de ser professora, que o fez por necessidade, que renega esse período da sua vida e agora vinga-se nos profs., juntamente com o sr. zé, aquele que tem de perder a maioria, aquele que está a matar a liberdade, a fazer renascer a ditadura no país…
Outubro 13, 2008 at 4:50 pm
Sr.Prof.Doutor Iturra,
Quando, em 10 de Dezembro de 2006, um domingo, faleceu Pinochet, com a idade de 91 anos, eu estava longe de pensar que algum português tentasse copiar fosse o que fosse de tal regime. Pelas suas palavras, constato, com muito pesar, que me enganei. Fui ingénuo, esquecendo que, afinal, a história se repete, como defende Jean Baptista Vicco.
Sem querer abusar da bondade nem da paciência do Sr.Prof., atrever-me-ia a solicitar-lhe os bons ofícios no sentido de escrever um artigo sucinto sobre o sistema de ensino da Venezuela. É que saber não ocupa lugar e o futuro já é amanhã…
Com muita estima e consideração.
Domingos Gonçalves Dias
Dezembro 5, 2008 at 12:02 am
Caro Domingos Gonçalves e colegas:
Aconselho uma visita ao link:
http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=6468
onde o Dr Raul Iturra publicou mais um bonito texto sobre a Educação!
Penso que todos sabemos tirar conclusões e ler nas entrelinhas…e como diz “saber não ocupa lugar e o futuro é já amanhã…”
Outubro 9, 2009 at 11:01 am
[…] bem ser o Aventar o único blogue que não tem usado um texto escrito por mim na Página da Educação, na que colaboro há mais de 15 anos. Essa carta endereçada à Ministra da Educação, que, dia […]