A propósito deste meu post a deputada Ana Drago teve a gentileza de me enviar os projectos de lei apresentados pelo Bloco no Parlamento e que aqui ficam para que possam opinar sobre o assunto e assim contribuirmos para o seu eventual aperfeiçoamento (bloco1.doc, bloco2.doc).
Depois da minha alegada colagem à Fenprof e depois ao PSD, agora podem acrescentar a colagem ao BE.
Abril 2, 2008 at 11:15 pm
Também os recebi.
Não era suposto serem… “reservados”? ;/
Abril 2, 2008 at 11:16 pm
Oh!!!! PAULO!!!!
mas a Ana já lhe escreve!!! Hummmm … não são só Albinos Maus…. (estou a brincar)
🙄
Abril 2, 2008 at 11:18 pm
Reservados porquê?
Se são ante-projectos de lei… anunciados na imprensa e tudo!
De qualquer modo informei a Ana Drago que os iria publicitar.
Abril 2, 2008 at 11:18 pm
L&L,
Pois, temos destas pequenas alegrias.
(como se faz um bonequinho ruborizado?)
Abril 2, 2008 at 11:23 pm
:shy:
Abril 2, 2008 at 11:25 pm
😳
Paulo, bem precisa…. :+oops+:
Abril 2, 2008 at 11:25 pm
😳 já não me lembrava!!
Abril 2, 2008 at 11:26 pm
Paulo: disse “reservados” porque foi essa a indicação com que os recebi. 🙂
Abril 2, 2008 at 11:26 pm
😳
Abril 2, 2008 at 11:27 pm
L&L ah esqueci-me de treinar os bonecos…
Paulo: é só contactos “famosos”!!!
Abril 2, 2008 at 11:28 pm
np : se eram reservados, deixaram de o ser…
Abril 2, 2008 at 11:28 pm
Andas colado ao BE? Primeiro foi ao PREC, apesar de seres um jovem antifascista de 10 anos, mas agora que já tens idade para adesivar, adesiva pr’aí à vontade.
Ah, ah, ah…
Abril 2, 2008 at 11:28 pm
faz dois pontos :oops dois pontos tudo sem espaços 😳
Abril 2, 2008 at 11:30 pm
NP,
No meu caso recebi com um mail pessoal (que não reproduzi, embora não contenha nada de particularmente “impublicável”), explicando a razão do envio e solicitando mesmo críticas e contribuições.
Pelo que…
Abril 2, 2008 at 11:31 pm
Paulo : vai ser assessor do BE não tarda!!!
Abril 2, 2008 at 11:33 pm
Não tarda, recebe uma missiva de MLR… se é que não recebeu já, mas encaputado
🙄
Abril 2, 2008 at 11:34 pm
“Paulo : vai ser assessor do BE não tarda!!!” (rendadebilros-15)
Assessor não. Vai ser convidado para deputado por Setúbal. Uma aposta? O Bloco e o CDS andam atarefadíssimos a tentar capitalizar o descontentamento dos professores que votaram PS.
Abril 2, 2008 at 11:41 pm
Caramba. Tenho cá uns amigos.
Radical de Esquerda ou radical de Direita.
Embora colocar o Rosas fora do Parlamento fosse uma missão que eu cumpriria com gosto.
Não, uma pessoa não deve regredir na carreira.
Pai-Professor-Bloguista-Investigador quando posso chega-me.
Político. não.
Assessor, idem.
Vejam lá se me arranjam algo assim:
http://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/282379
Isto sim, dá boa massa e trabalho escasso.
E eu sei dizer imensas palavras acabadas em “ing” e tudo.
Abril 2, 2008 at 11:43 pm
Já sabia, o Zé vai fazendo pela vidinha.
Abril 2, 2008 at 11:44 pm
Ainda só li, por alto, a proposta do ECAIE. Concordo perfeitamente embora ache que 8 elementos é muita gente. Irão, por certo, atropelar-se uns aos outros e sobrepor-se aos DT’s. No meu Agrupamento, existe uma equipa dessas com 3 elementos, que está a fazer um trabalho magnífico, sempre com o cuidado de não se sobreporem aos DT’s.
Mas essas equipas só funcionarão em pleno se tiverem 1 rectaguarda sólida nos CE, nas Juntas de Freguesia e na CPCJR. Sem isso, não chegarão para “assustar” os alunos (e suas famílias) que não vêm à escola pq não lhes apetece.
Neste caso, o BE está certo. É por aí que se pode começar.
Abril 2, 2008 at 11:45 pm
Mas poderia ter ido para o lugar do Pacheco no Círculo? Aí sim…. já teve o treino no P&C Que diz Paulo?
Abril 2, 2008 at 11:49 pm
Adenda:
Repito, não li o doc. todo mas, pelo que vi por alto, receio que tb não consigam evitar a tendência para burocratizar todo o processo. No caso do meu Agrupamento, a coisa tem funcionado mto bem pq a relação com os alunos tem sido mto informal.
Paulo:
Eu não disse q vc aceitava. Apenas disse que não me estranhava nada que fosse convidado. Eles sabem que vc tem mtos seguidores. Quer a prova. O BE já lhe está a dar ante-projectos para serem discutido aqui. Quer mais?
Abril 2, 2008 at 11:51 pm
Sim, Paulo, já falei com quem mo enviou!
“No problem”… 🙂
Ele já sabe que a Ana Drago to enviou… e agradecem todos os contributos. 😛
Abril 2, 2008 at 11:53 pm
Ulisses, eu queria mesmo era daquelas coisas à vara.
Um tipo não vai para novo.
Os livros precisam de arejar.
Uma casita nova.
O carrito vai a caminho dos 150.000.
😉
Abril 2, 2008 at 11:55 pm
BE na vertente Ana. Coisas de terminação …
Abril 2, 2008 at 11:56 pm
Pois e águinha de malvas?
Abril 3, 2008 at 12:01 am
´Se A Ana Drago enviou ao Paulo as propostas do Be, ser´´a pelo motivo de reconhecimetos feito ao Paulo e que terá em conta as suas criticas e alterações.
Abril 3, 2008 at 12:14 am
Estou no post do Boato ou realidade, mas permitam-me esta brincadeira por cá:
– Aquela Ana Drago é mesmo um docinho, não é?
Vi-a na manifestação a achei-a mesmo muuuiiito atraente…
(Ana, se estiveres a ler este post, sou aquele loiro de olhos verdes de 180cm e 80Kg que ia na manif. vestido de preto…)
😉
Abril 3, 2008 at 3:02 am
Paulo,
comecei a comentar, mas como de costume, escrevi de mais. 😉
Fui colocar o texto, com a minha contribuição, aqui:
Propostas do BE … mais um penso para uma ferida que do que precisa é de cirurgia?
http://professorsemquadro.blogspot.com/2008/04/propostas-do-be-mais-um-penso-para-uma.html
Abril 3, 2008 at 4:03 am
Fui dos primeiros a inscrever-me como militante do PS em 74 “ainda era arriscado”.Hoje
“sempre votei PS”sinto-me culpado de ter contribuido para que o SERAFIM SAUDADE V.L esteja a prejudicar o ensino no meu País. Não sou Professor,sou pai e serei avaliador deste destruidor trio na próxima oportunidade. Mea Culpa
Abril 3, 2008 at 9:51 am
Ai Paulo, Paulo, se eles descobrem que, afinal, és apenas a guarda-avançada do Vaticano na questão da educação e dos interesses americanos nos colégios privados…
Abril 3, 2008 at 10:19 am
😀
Abril 3, 2008 at 10:23 am
Numa leitura em diagonal dos dois documentos, parece-me que o dos ECAIE’s tem interesse e poderá vir a ser útil depois de derrotar a tecnoburocracia que nos vai impondo a agenda economicista das instâncias de regulação transnacional.
Já o outro documento parece-me mais uma tentativa de impor maior regulamentação numa área em que a regulação local e as lógicas de acção dos actores exigem maior autonomia e soluções adaptadas a cada caso. A ser aprovado, este seria o exemplo acabado de um decreto a ser incumprido por quase todas as escolas.
Com tempo procurarei fazer uma análise mais cuidada.
Abril 3, 2008 at 12:43 pm
Os super burocratas tentam resolver os problemas com mais burocracia
Maria Lisboa tem toda a razão.
O Projecto Lei do Bloco é do mais reacionário e delirante que me foi dado ver nos últimos tempos.
Sem me esticar:
1. Os problemas referidos são iguizinhos aos apresentados por todos os partidos, incluindo o proprio ME, a saber o insucesso e o abandono.
2. Reciclam pela enésima vez o diagnóstico determinista de Bourdieu, nomeadamente o “dom negativo” da origem de classe como algo que agarra o aluno e o submete a algo de metafísico-social, uma vez “marcado” à nascença.
3. Ressuscitam as ECAES, como se de algo de inovador e promissor se tratasse.
4. Burocratizam a constituição/composição de turmas como se estivessem a calibrar frangos num aviário.
A miséria intelectual destes cromos parece saída de uma velha caderneta das “raças humanas”.
Confundem os sintomas com a doença, porque o mal está instalado há 33 anos, nomeadamente com o aluno-centrismo e o construtivismo, alicerces base do chamado “eduquês”.
Mas em termos de filosofia de educação e de pedagogia os burocratas não percebem nada nem querem perceber, porque arrumam tudo com a necessidade de liquidar a “escola do passado”.
Assim se evita de investigar, estudar, reflectir e pôr em causa os preconceitos classistas e a ideologia de pacotilha com que sempre embrulham a sua mercadoria degradada e pôdre.
Aliás a preguiça mental e o laxismo intelectual são caracteísticas base destes burocratas alapados às máquinas da Nomenklatura e ao recitar das Sagradas Escrituras.
O delírio demonstrado no planeamento e na engenharia social da constituição das turmas, reflecte bem a loucura que se instalou nestes descendentes do estalino-trotskismo. O passo seguinte seria a militarização das escolas, e a uniformização dos alunos como forma de garantir a “igualdade” absoluta e radical e a extirpação absoluta dos estigmas de classe.
Como diz Maria Lisboa, os problemas essenciais da escola, como os currícula, a diferenciação e a abertura de vias académicas para objectivos diferentes de vida, a relação pedagógica entre o aluno e o professor, a revalorização da cultura e do sentido de comunidade, tudo isso é lixo e não conta para nada nos estiradores desta mafia mentalmente alienada.