Existem alguns agrupamentos horizontais, mas são muito poucos.Conheço 1: AE Arruda dos Vinhos, com muito mais de 200 alunos (todos os do concelho do 1º ciclo do ensino básico, e parte dos do JI) -neste caso ceio que continuará pois no concelho não existe nenhuma escola pública do 2º 3º ciclos e secundário, apenas um colégio com contrato de associação…
Há escolas com poucos alunos em agrupamentos verticais e horizontais. São dois temas diferentes e não estão associados.
como já aqui não venho desde a última vez que cá vim e não tou para ver os posts todos e muito menos os comentários, fica isto, na esperança que seja novidade
Com a Resolução hoje aprovada adoptam-se, ainda, orientações para a organização e racionalização dos agrupamentos escolares, assegurando, todavia, a manutenção de uma dimensão adequada e a permanência dos agrupamentos que sejam os únicos existentes no respectivo município.
Estabelece-se, também, que a sede do agrupamento de escolas deve funcionar num estabelecimento público de ensino em que se leccione o ensino secundário ou, em alternativa, naquele que permita assegurar uma gestão mais eficaz do agrupamento, uma melhor integração das escolas nas comunidades e a preservação de uma dimensão adequada ao desenvolvimento do projecto educativo.
#6 Publiquei-o ontem, penso, ou anteontem à noite.
Agrupamentos horizontais, que eu saiba, só restaram mesmo nas situações referidas.
O problema é que mesmo os verticais de mais de 200 também irão levar um chimbalão… E por decreto, não por contexto. Idiotas!
Portanto numa fase transitória os Directores das Secundárias vão ser na sua maioria os indigitados super-Directores. Isto vai dar algumas tensões internas.
Duvido da eficácia e da dimensão adequada ao desenvolvimento do projecto educativo. Um mega Agrupamento será sempre uma m….
#11 Nop, coeh. Serão mesmo os “eleitos”.
Nas zonas onde isto já se passou os colegas do 1º ciclo, fartos dos actuais directores, provenientes, na sua maioria, das 2,3, entre várias candidaturas votam nos do secundário.
Que ainda nem têm a estaleca que os outros foram ganhando, bem ou mal, para os diferentes níveis de ensino, na última década…
Vai ser um ano de Comissões Administrativas provisórias, num país provisório, com professores provisórios e medidas provisórias, decididas por um governo provisório. Alguns agrupamentos de escolas aguentarão, provisoriamente, até ao proximo ano. Depois, outras medidas provisórias serão tomadas!
* Relations : in general, French children are much more disciplined than American children (they can stay very quiet all through a long family dinner…) ; they are much less prepared to being autonomous and to working in teams. According to psychoanalyst Patrick Baudry, early childhood is the key to understanding cultural differences between the French and the Americans : the French are toilet-trained earlier and eat baby-food later ! (read more)
* Family life : children live with their parents much later, very often until they get married (most college students live with their parents)
* School : contacts between parents and teachers are much less frequent than in the USA : parents are not welcome in schools ! Teachers are very tough with children : no positive reinforcement, differences in ability are much less taken into account (eveybody must be treated equally), (See Education). Harriet sums it up in her book, ” French Toast ” : when an American kid goes to school, his/her mother says ” Have fun ” but a French mother says ” Work hard “. In a nutshell : French schools are much harder on children. Says Nadeau : the French don’t regard childhood as an age of innocence, but see it as an age of ignorance.
Não basta uma injecção de soma..todos nós tomamos em pequenos..as vacinas tinham uma substância que nos faz ter este aspecto de resignação ..deve ter posto baldes de ritalina nas mesmas…eh..eh..eh..
“orgulho em santo onofre
Escrevo-o com toda a convicção porque conheço muito bem o agrupamento de escolas de Santo Onofre: presencio com orgulho – ou orgulho-me de pertencer – a dignidade de uma grande parte dos professores da escola sede (não sei, naturalmente, se nas outras escolas do agrupamento o ambiente é similar).
Apesar da tragédia que se abateu sobre quase tudo o que fez daquela escola um exemplo de excelência, continuo a registar a constante sinalização de atitudes sem necessidade de uma qualquer concertação. Sempre afirmei: na histórica luta dos professores portugueses, as posições de Santo Onofre nunca foram concertadas. Tanto assim foi, que uma minoria – é certo que uma minoria – deu corpo aos mecanismos que levaram ao estado que hoje se vive. O que não deixa de ser interessante, é observar agora, quando se projectam acontecimentos similares através da criação megalómana de mega-agrupamentos, o desabafo de uns quantos: afinal os de Santo Onofre é que tinham razão. http://www.correntes.blogs.sapo.pt/684384.html
Alguns directores, subs, e adjuntos estavam mesmo a precisar de perder o poleiro. Apesar de não concordar com toda esta aberração. É mais uma medida para acabar com o interior.
Apesar de não concordar com esta medida de “todos à molhada”, para alguns sub, adjuntos e directores até que vai ser um alivío para as escolas. Alguns em menos de um ano, transformaram as escolas em “feudos” e “coutadas” a quem todos temos que prestar vassalagem…
Agora vamos prestar a um só, e no meio de tanta gente, pode ser que passemos despercebidos!
Quando se diz a um colega – está tudo doido, não te parece? – ele acorda por momentos, gesticula e gagueja mas, numa fracção de segundo, retoma a faina. O mito de Sísifo.
#35 Já que andou pelo meu blogue, podia ter aproveitado para ler 3 ou 4 posts sobre o assunto. Não fosse a vontade permanente de dizer mal, claro.
Ah, e o endereço: http://www.fenprof.pt
Veja quantos encontra.
Isso está a piorar, mesmo!
Agrupamentos com escolas só de um ou dois níveis de ensino(pré-escolar e 1.º ciclo).
Os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo estavam assim organizados desde 1998 (antes desta data eram geridas pelas delegações escolares) depois juntaram-se às dos 2.º e 3.º ciclos. Agora juntam-se as Secundárias.
Junho 3, 2010 at 5:31 pm
Ainda há agrupamentos horizontais ?
Por estas bandas não conheço nenhum .
Junho 3, 2010 at 5:39 pm
#1
Idem.
Junho 3, 2010 at 5:40 pm
A propósito…
http://mairdenuboske.blogspot.com/2010/06/o-saber-nao-ocupa-lugar.html
Junho 3, 2010 at 5:43 pm
Por estes lados tb já n há .
Junho 3, 2010 at 6:30 pm
Existem alguns agrupamentos horizontais, mas são muito poucos.Conheço 1: AE Arruda dos Vinhos, com muito mais de 200 alunos (todos os do concelho do 1º ciclo do ensino básico, e parte dos do JI) -neste caso ceio que continuará pois no concelho não existe nenhuma escola pública do 2º 3º ciclos e secundário, apenas um colégio com contrato de associação…
Há escolas com poucos alunos em agrupamentos verticais e horizontais. São dois temas diferentes e não estão associados.
Junho 3, 2010 at 6:35 pm
como já aqui não venho desde a última vez que cá vim e não tou para ver os posts todos e muito menos os comentários, fica isto, na esperança que seja novidade
http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Governo/ConselhoMinistros/ComunicadosCM/Pages/20100601.aspx
se não for, olhem!, que venha 1 mais actualizado 🙂
Junho 3, 2010 at 7:01 pm
Com a Resolução hoje aprovada adoptam-se, ainda, orientações para a organização e racionalização dos agrupamentos escolares, assegurando, todavia, a manutenção de uma dimensão adequada e a permanência dos agrupamentos que sejam os únicos existentes no respectivo município.
Estabelece-se, também, que a sede do agrupamento de escolas deve funcionar num estabelecimento público de ensino em que se leccione o ensino secundário ou, em alternativa, naquele que permita assegurar uma gestão mais eficaz do agrupamento, uma melhor integração das escolas nas comunidades e a preservação de uma dimensão adequada ao desenvolvimento do projecto educativo.
Junho 3, 2010 at 7:03 pm
Que alívio. Afinal eles tinham pensado em tudo.
Junho 3, 2010 at 7:10 pm
#6 Publiquei-o ontem, penso, ou anteontem à noite.
Agrupamentos horizontais, que eu saiba, só restaram mesmo nas situações referidas.
O problema é que mesmo os verticais de mais de 200 também irão levar um chimbalão… E por decreto, não por contexto. Idiotas!
Junho 3, 2010 at 7:14 pm
#7
Seria muito bonito se não houvesse já atropelos a isso mesmo.
Junho 3, 2010 at 7:16 pm
Portanto numa fase transitória os Directores das Secundárias vão ser na sua maioria os indigitados super-Directores. Isto vai dar algumas tensões internas.
Duvido da eficácia e da dimensão adequada ao desenvolvimento do projecto educativo. Um mega Agrupamento será sempre uma m….
Junho 3, 2010 at 7:23 pm
#11 Nop, coeh. Serão mesmo os “eleitos”.
Nas zonas onde isto já se passou os colegas do 1º ciclo, fartos dos actuais directores, provenientes, na sua maioria, das 2,3, entre várias candidaturas votam nos do secundário.
Que ainda nem têm a estaleca que os outros foram ganhando, bem ou mal, para os diferentes níveis de ensino, na última década…
Junho 3, 2010 at 7:24 pm
Diz que há uma escola, lá para o lado de Telheiras, que não pode fechar.
Junho 3, 2010 at 7:40 pm
#13
Não tem porta?
Junho 3, 2010 at 8:08 pm
#9
tem blogue?
Junho 3, 2010 at 8:24 pm
12#eleitos, como?
Junho 3, 2010 at 8:30 pm
Vai ser um ano de Comissões Administrativas provisórias, num país provisório, com professores provisórios e medidas provisórias, decididas por um governo provisório. Alguns agrupamentos de escolas aguentarão, provisoriamente, até ao proximo ano. Depois, outras medidas provisórias serão tomadas!
Junho 3, 2010 at 8:36 pm
Raising children in France Studying in Paris
* Relations : in general, French children are much more disciplined than American children (they can stay very quiet all through a long family dinner…) ; they are much less prepared to being autonomous and to working in teams. According to psychoanalyst Patrick Baudry, early childhood is the key to understanding cultural differences between the French and the Americans : the French are toilet-trained earlier and eat baby-food later ! (read more)
* Family life : children live with their parents much later, very often until they get married (most college students live with their parents)
* School : contacts between parents and teachers are much less frequent than in the USA : parents are not welcome in schools ! Teachers are very tough with children : no positive reinforcement, differences in ability are much less taken into account (eveybody must be treated equally), (See Education). Harriet sums it up in her book, ” French Toast ” : when an American kid goes to school, his/her mother says ” Have fun ” but a French mother says ” Work hard “. In a nutshell : French schools are much harder on children. Says Nadeau : the French don’t regard childhood as an age of innocence, but see it as an age of ignorance.
Daqui:
http://www.understandfrance.org/France/Education2.html#ancre433337
Junho 3, 2010 at 8:45 pm
#15
Tem… mas tem cura.
Junho 3, 2010 at 8:46 pm
#15 Coisa pouca, pequenita, com 2 anos e tal de idade. Nada com um tão grande umbigo! 😀 Se clicar no meu nick vai lá parar.
Junho 3, 2010 at 8:47 pm
#19 Shue, achas que preciso de cura, masmo? 😉
Junho 3, 2010 at 8:50 pm
Não basta uma injecção de soma..todos nós tomamos em pequenos..as vacinas tinham uma substância que nos faz ter este aspecto de resignação ..deve ter posto baldes de ritalina nas mesmas…eh..eh..eh..
Junho 3, 2010 at 8:50 pm
mesmo… 😦
Junho 3, 2010 at 8:53 pm
#20
Aonde é que tens o teu nick?
Junho 3, 2010 at 8:56 pm
#24 Mais ou menos no mesmo sítio onde aparece o teu, hello! 🙂
Junho 3, 2010 at 8:58 pm
#21
Não, claro que não. Acho que todos os que têm um blogue é que devem estar doentes da pinha, do fígado ou da tripa. No meu caso é multidisciplinar…
Junho 3, 2010 at 8:59 pm
#25
Ele refere-se ao facto de que o teu nick não “clica”. No meu o que não clica bem é o autor.
Junho 3, 2010 at 9:05 pm
Não clica? Ai o gajo! costumava clicar!!! Vou tratar disso!
Junho 3, 2010 at 9:06 pm
O do Buli tb não clica! 🙄
Junho 3, 2010 at 9:08 pm
Pergunta: Quanto custa o acordo das pizzas?
Resposta: Um mega-agrupamento!
Junho 3, 2010 at 9:11 pm
#30
Eh pá! Tens um ar tão fofo que até me apetece dar-te uma trinca. 😆
Junho 3, 2010 at 9:13 pm
#29
E isso é novidade? Havias de o ver ontem… até clicava sem lhe tocarem!
Junho 3, 2010 at 10:00 pm
Ter Visão, Cabecinha …
“orgulho em santo onofre
Escrevo-o com toda a convicção porque conheço muito bem o agrupamento de escolas de Santo Onofre: presencio com orgulho – ou orgulho-me de pertencer – a dignidade de uma grande parte dos professores da escola sede (não sei, naturalmente, se nas outras escolas do agrupamento o ambiente é similar).
Apesar da tragédia que se abateu sobre quase tudo o que fez daquela escola um exemplo de excelência, continuo a registar a constante sinalização de atitudes sem necessidade de uma qualquer concertação. Sempre afirmei: na histórica luta dos professores portugueses, as posições de Santo Onofre nunca foram concertadas. Tanto assim foi, que uma minoria – é certo que uma minoria – deu corpo aos mecanismos que levaram ao estado que hoje se vive. O que não deixa de ser interessante, é observar agora, quando se projectam acontecimentos similares através da criação megalómana de mega-agrupamentos, o desabafo de uns quantos: afinal os de Santo Onofre é que tinham razão.
http://www.correntes.blogs.sapo.pt/684384.html
Junho 3, 2010 at 10:03 pm
“afinal os de Santo Onofre é que tinham razão”
Quem lhe seguiu o exemplo? Quantos?
Junho 3, 2010 at 10:04 pm
Qual a posição dos sindicatos?
Da Fenprof?
…
Vão-se catar!
Junho 3, 2010 at 10:07 pm
Transportortação.
Alguém sabe explicar-me que bicho é este?
Junho 3, 2010 at 11:14 pm
Alguns directores, subs, e adjuntos estavam mesmo a precisar de perder o poleiro. Apesar de não concordar com toda esta aberração. É mais uma medida para acabar com o interior.
Junho 3, 2010 at 11:44 pm
Ainda não acabou o ano lectivo e já há escolas a preparar o próximo, tipo sessões contínuas. Não há descanso, está tudo louco.
Junho 3, 2010 at 11:48 pm
Se pararem um pouco e visionarem com atenção o que se passa verdadeiramente à vossa volta, o que vêm?
Neuróticas(os) de um lado para o outro … sem direcção-sentido, tipo baratas-tontas.
As escolas viraram manicómios.
Junho 3, 2010 at 11:53 pm
Agitam-se.
Junho 4, 2010 at 12:03 am
Apesar de não concordar com esta medida de “todos à molhada”, para alguns sub, adjuntos e directores até que vai ser um alivío para as escolas. Alguns em menos de um ano, transformaram as escolas em “feudos” e “coutadas” a quem todos temos que prestar vassalagem…
Agora vamos prestar a um só, e no meio de tanta gente, pode ser que passemos despercebidos!
Junho 4, 2010 at 12:11 am
Quando se diz a um colega – está tudo doido, não te parece? – ele acorda por momentos, gesticula e gagueja mas, numa fracção de segundo, retoma a faina. O mito de Sísifo.
Junho 4, 2010 at 12:22 am
#35 Já que andou pelo meu blogue, podia ter aproveitado para ler 3 ou 4 posts sobre o assunto. Não fosse a vontade permanente de dizer mal, claro.
Ah, e o endereço:
http://www.fenprof.pt
Veja quantos encontra.
Isso está a piorar, mesmo!
Junho 4, 2010 at 12:57 am
O que são agrupamentos horizontais?
São escolas?
Ah, isso é demodé.
Junho 4, 2010 at 1:08 am
#44
Agrupamentos com escolas só de um ou dois níveis de ensino(pré-escolar e 1.º ciclo).
Os jardins de infância e escolas do 1.º ciclo estavam assim organizados desde 1998 (antes desta data eram geridas pelas delegações escolares) depois juntaram-se às dos 2.º e 3.º ciclos. Agora juntam-se as Secundárias.
Junho 4, 2010 at 1:22 am
# 43
Repito.
Qual foi a posição dos sindicatos naquela altura …?
Da Fenprof, por exemplo?
Pelo que já entendi é a presidente dum CG … seguiu a “cartilha” do (des)governo…
Junho 4, 2010 at 1:26 am
# 43
Constato.