Só duas delas, muito frequentes nos últimos dias
- Quem ainda acha que vive em 2006, antes do novo ECD e que insiste em falar que está num escalão que deixou de existir há muito tempo. Habituem-se a guiar o vosso raciocínio pelo índice salarial. Parece que três anos depois há quem ainda não tenha percebido que o 7º escalão (que era o meu à data) se transformou no 4º escalão EM 2007!!! Acordem, caramba, mexam-se, renovem a ligação à Terra que o congelamento foi ao salário e progressão, não ao neurónio!!! Desculpem lá, mas enfim. O que está em discussão é a 3ª mudança à carreira desde o ECD dos anos 90.
- Quem quer que os milagreiros saibam quando vão mudar de escalão, por favor, ao menos informem-se da data em que mudaram da última vez. Dêem-se ao trabalho de ver as listas de antiguidade que é obrigatório serem afixadas nas escolas em Janeiro de todos os anos. Dirigam-se às secretarias e peçam o vosso registo biográfico, façam alguma coisa pelos vossos direitos, não se limitem a criticar, na hora da bica, os sindicalistas, mesmo que eles deixem muito a desejar. Não sou sindicalizado, acho que nunca o serei, pelo que as minhas críticas são externas, nem sequer são de quem paga a quota para ser representado. Quem não sabe há quanto tempo está num escalão que capital crítico pode ter para… Vá lá, nem peço que me desculpem pelo mau feitio, apenas peço que façam o mínimo dos mínimos por vós próprios.
Não me incomoda nada ajudar e esclarecer seja quem for, mas sem um mínimo de dados e informações, a menos que eu e outros iluminados comecemos a lançar búzios e a ler nas vísceras dos galináceos ou no voo dos pardais assarapantados, como querem que adivinhemos?
Uma coisa é colocarem-se questões concretas, demonstrativas dos erros do sistema ou dos remendos, outra esperar que qualquer um seja oráculo de Belline (mesmo contando que andámos os dois na mesma escola primária com poucos anos de diferença…).
Janeiro 10, 2010 at 1:25 pm
Adorei!
tem toda a razão mas é assim Paulo: vida de prof é difícil, há a escola com todo o trabalhinho e, depois, há outra vida, a da família, o lazer, as leituras, o trabalho q se traz para casa, sobra a enorme preguiça de andar na secretaria a ver as coisinhas q eles passam a vida a alterar, até parece as TICs, quando aprendo alguma coisa no pc, logo aparece outra…esta velocidade vertiginosa, não se compadece com as inúmeras coisas q temos para fazer. Se me dessem apoio logistico à familia (filhos, super, compras, gestão do lar…) eu andaria na secretaria u vez por mês…
Janeiro 10, 2010 at 1:25 pm
🙂
Às vezes é preciso dar um abanão às consciências estagnadas.
🙂
Janeiro 10, 2010 at 1:27 pm
E ainda prezo o meu tempo de leitura e a ginástica…nunca mais acabo a biografia do Hitler, tb são 800 e tal páginas…O dia só tem 24h!!!!!!!!!!!!!!!
Janeiro 10, 2010 at 1:28 pm
…e eu não falei em 7º escalão, mas revejo-me na sua acusação, q acho licita, o mais possível.
Janeiro 10, 2010 at 1:29 pm
Estou a ler o Outliers e o The Girl who Kicked The Hornet’s Nest.
Tenho uma pilha de bd e outras revistas para ler.
Família e amigos a quem dar atenção.
Guardo 2, 3, 4 horas do dia (conforme o dia da semana) para isto.
O ordenado passou a ser o índice 235.
Sou humano.
Tenho mau feitio de quando em vez e orgulho-me disso.
Janeiro 10, 2010 at 1:30 pm
Pois claro, 25 anos e 11 meses (4 meses a curar uma doença) de serviço – 8º escalão, índice 299 e muita treta pela frente para o bom de 2 em 2 anos, sem folclore e a vomitar papéis! Contente? Não, farta! Reforma daqui a 15 anos, aos 65 e a trabalhar desde o fim da faculdade, com 22, ambientes maus nas escolas, amiguismos, facilitismos e eduquês.
Cá estarei, sempre firme, enquanto não perder a lucidez.
Bom dia a todos!
Janeiro 10, 2010 at 1:32 pm
oráculo de Belline – Gostei!
Tem toda a razão.
O ME conta com a ignorância de muitos sobre estes e outros aspectos para tirar vantagem na hora decisiva.
Há outro aspecto neste debate que precisa ser tido em conta: o papel dos sindicatos inscrito no actual momento político e financeiro do país.
Seria ingénuo pensar que a negociação política e a influência partidária não contam.
Seria ainda mais ingénuo acreditar que as finanças não contam. Até foi preciso um orçamento rectificativo.
O que o oráculo de Belline também não pode prever é a data das próximas eleições legislativas, mas lá que isso causa insónias a alguns políticos, causa.
Janeiro 10, 2010 at 1:32 pm
Finalmente Paulo!
Estava a ver que ninguém te conseguia tirar do sério.
Não sei como tens tanta pachorra!…
Janeiro 10, 2010 at 1:33 pm
[…] Coisas Que Me Começam A Tirar Do Sério Posted by Paulo Guinote under Bílis Pura [5] Comments […]
Janeiro 10, 2010 at 1:34 pm
Pois Paulo muita gente ainda fala nas letras…eu era da A eu da B eu da G…muita gente vive do passado esquecendo que esse não volta mais…quer dizer até pode voltar mas para muito pior e com roupagem dita nova…Vou ao almoço..Galinha caseira asda no Forno com batata corada e grelos salteados..sobremesa: Gelado de cheesecake com mirtilhos e groselhas e um pau de canela com hortelã…Ah e não esquecer farripas de chocolate preto e vinagre balsâmico por cima… tudo isto regado com vinho tinto da adega de Silgueiros….
Conselho: comam enquanto podem…cheira-me que lá para o fim do ano vamos estar a sardinhas no máximo…e petinga…Inté…
Janeiro 10, 2010 at 1:35 pm
digo assada….salivem de inveja..eh..eh…
Janeiro 10, 2010 at 1:35 pm
Ai, ai…
Isto por aqui está gelado! Estou a falar do Porto!
muitas pessoas adoram “advinhos”… até nas secretarias alguns funcionários dizem: “professora leve o seu registo biográfico a um sindicato e eele faz-lhe as contas…”
Janeiro 10, 2010 at 1:36 pm
Lindo, Paulo!
Se te compreendo.
235 solidária. 😆
Janeiro 10, 2010 at 1:42 pm
Bulimunda
Isso não se faz… vou almoçar peixe cozido!
Ah, o meu é o 245!
Janeiro 10, 2010 at 1:42 pm
# 6,
8º escalão e índice 299???
Como?
Janeiro 10, 2010 at 1:43 pm
Buli!
Convide-me para almoçar (almocei o resto do jantar de ontem, q os meus filhos deixaram…)
Janeiro 10, 2010 at 1:44 pm
#6
Sim! Como?
Janeiro 10, 2010 at 1:45 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2010/01/10/neve-em-braga-2010/
Janeiro 10, 2010 at 1:46 pm
Eu passei para o 205! Cá se vai andando! O reposicionamento é uma questão central! E não estou a falar do congelamneto! Há muita gente que anda a dormir! Só agora percebeu que perdeu vários anos para além do congelamento!
Janeiro 10, 2010 at 1:46 pm
Posição da APEDE
http://apede08.wordpress.com/2010/01/09/sinais-de-desacordo-sinais-de-alerta/
Janeiro 10, 2010 at 1:54 pm
Na onda do Paulo….
Janeiro 10, 2010 at 1:58 pm
Este post faz-me rir.
Será possível que ainda alguém não conheça a sua posição na carreira?
Janeiro 10, 2010 at 2:04 pm
Totalmente de acordo com o texto da APEDE!
E muita atenção principalmente ao reposicionamento na carreira que está a ser feito pelas escolas.
Não podemos aceitar mais roubos no tempo de serviço, para além do tempo congelado de 2 anos e 4 meses.
Janeiro 10, 2010 at 2:05 pm
Totalmente de acordo com a posição da APEDE!
E muita atenção principalmente ao reposicionamento na carreira que está a ser feito pelas escolas.
Não podemos aceitar mais roubos no tempo de serviço, para além do tempo congelado de 2 anos e 4 meses.
Janeiro 10, 2010 at 2:06 pm
Muitas escolas ainda não reposicionaram os professores com o argumento que isso representa uma sobrecarga para a secretaria.
Janeiro 10, 2010 at 2:11 pm
Paulo #15
segundo a tabela (mesmo ao fundo) do acordo, 8º escalão=índice 299
Janeiro 10, 2010 at 2:17 pm
POr acaso, eu e muitos outros professores deste concelho, conheçemos uma ex titular, armada em esperta, laranjinha, apenas com tempo para estar no antigo 8.º escalao e que estava posicionada e vencia pelo 9.º escalao, com a conivência do sr director e dos serviços administrativos.
Quando a questionei sobre o assunto e que era impossível tal situação, a mesma sra alegou que tinha um papel da drec que …
e “prontosss”… nunca o mostrou.
Com papas e bolos se enganam os tolos.
O que é certo é que o diferencial entre o 245 e o 299 é dos mais significativos.
Janeiro 10, 2010 at 2:17 pm
falemos então de índices
antes do último ECD estava eu há 3 anos e meio no 299 (9º escalão)
durante o actual ECD continuei no 299 mas sem escalão (porque não sou titular e o 299 correspondia ao 2º escalão de titular)
pelo andar da carroça, na próximo ECD continuarei no 299 mas no 8º escalão.
giro, né?
Janeiro 10, 2010 at 2:23 pm
#22. “Será possível que ainda alguém não conheça a sua posição na carreira?”
Caro amigo, não duvido. Experimente perguntar aos seus colegas em que escalão estão, desde quando e quando mudam de escalão. Concerteza terá muitas surpresas.
Janeiro 10, 2010 at 2:23 pm
E algumas dizem que receberam ordens do ME para não o fazerem e aguardarem a saída de nova legislação!!!!É o que dá o arrazoado de legislação avulsa que, muita dela, nem sabemos que existe.
Janeiro 10, 2010 at 2:24 pm
# 25 manel Says:
“Muitas escolas ainda não reposicionaram os professores com o argumento que isso representa uma sobrecarga para a secretaria.”
Portanto, deve ser por esse motivo que a maior parte dos profs não sabe em que escalão estão neste momento!!!
E desconhecem ainda os critérios em que foram ou serão reposicionados… e se perderão mais anos de serviço para além do tempo congelado… ai, que frio, brrrrrr!!!!
Janeiro 10, 2010 at 2:24 pm
Sôr Paulo
Gostei do seu textozito no público hoje.
Em geral gostei também dos outros comentadores.
Quanto aos ondíces o problema não ´de quem fala em escalões mas sim de quem centra o discurso nessas questões. Mas lá que a classe tem que se lhe diga, lá isso tem.
Janeiro 10, 2010 at 2:25 pm
É lamentável, mas grande parte dos professores apenas sabe o seu índice de vencimento e porventura o antigo escalão. De resto, parecem uma cambada de ignorantes que, quando se discute algo, vêm logo com o seu umbiguismo.`
“Olha, vê lá o meu caso. e…tal e coiso…”
Nunca fizeram uma actualização nem um upgrade.
Janeiro 10, 2010 at 2:28 pm
#29
Não me parece que isso aconteça. Todos os meus colegas estão informados. Pelo menos os que nessa matéria têm interesse.
Os outros não sei nem me interessa.
Janeiro 10, 2010 at 2:28 pm
Estou a aguardar que a minha secretaria, como me foi dito, analise a situação de cada professor e faça a reposição. Só depois poderei saber que reposicionamento fizeram e se a questão de nos colocarem no 1º ano desse escalão se vai concretizar.
Janeiro 10, 2010 at 2:29 pm
Paulo, infelizmente a grande maioria dos profs insere-se nesse grupo de ignorantes e apáticos, incluindo muitos dos comentadores deste blog – que só falam de boca para fora…
Janeiro 10, 2010 at 2:31 pm
Na minha secretaria também deram a entender que poderia haver alteração. O 207 engloba os Titulares que, agora, deixam de existir. Por isso, vamos lá ver se não mexem nos escalões.
Janeiro 10, 2010 at 2:32 pm
Na minha escola, a maior dos colegas não sabe nem o seu índice , nem o seu escalão.
Andam sempre a perguntar quais são as novidades e o que é que alterou e como é que se faz e como é…Não há pachorra!
Estão sempre à espera que alguém leia, interprete, peça esclarecimentos e depois, no intervalo grande, entre um café e um pão com manteiga, esperam pelo trabalho de casa dos outros. Confortável, não é?
Janeiro 10, 2010 at 2:34 pm
100% de acordo … e não por falta de aviso. Estão à espera que sejam os SA a resolverem as coisas.
235 solidário também!
Janeiro 10, 2010 at 2:35 pm
# 38
E ao menos pagam aos explicadores?
Janeiro 10, 2010 at 2:40 pm
#35 prof. Says:
(…) Só depois poderei saber que reposicionamento fizeram e se a questão de nos colocarem no 1º ano desse escalão se vai concretizar.
Entretanto devíamos tentar saber de antemão quais os critérios entregues pelo ME às escolas, para podermos impedir essa “concretização” que nos rouba mais tempo de serviço. Concordam?
Janeiro 10, 2010 at 2:41 pm
Quando os “JS – TS” do costume aparecem por aqui, mesmo que mudem de nick e avatar, percebe-se que há algum “nervoso”, que se armam em provocadores, que estão incumbidos de sondar o impacto que o “Acordo” está a ter…
Digam ao chefe que estamos vivos e de boa saúde. O resto serão só surpresas…
Janeiro 10, 2010 at 2:43 pm
Pois é, ainda há muitos profs que continuam na senda da boleia. É nas substituições, enfim é no não me rales. E depois queixam-se de tudo e mais alguma coisa. Ele há cada ponto e o que mais impressiona é que há alguns que se identificam por um ponto. Apetece, na maioria das vezes, fazer um ponto final.
Janeiro 10, 2010 at 2:46 pm
http://existenteinstante.blogspot.com/2010/01/saudacaobobos-e-espertos.html
Um texto com uma ironia fina sobre o acordo. Gostei de o ler!
Recomendo!
Janeiro 10, 2010 at 2:47 pm
Desculpe-me o Paulo mas esse ralhete não faz sentido nenhum, sendo até um tanto ao quanto ofensivo, especialmente pela infeliz referência ao oráculo de Bellini.
É ou não verdade que neste blog o Paulo faz publicidade a coisas como “Queres saber o dia da tua morte?” e futurologias quejandas?
Depois fica admirado e indignado pelas perguntas dos colegas…
(estou a brincar. Partilho a sua opinião. Não fazem nada nem por saber de si e depois queixam-se e chateiam. Apre!)
Janeiro 10, 2010 at 2:50 pm
para relaxar
Hugo Monteiro foi hoje ouvido durante duas horas no DCIAP, na qualidade de testemunha,tendo afirmado ao Expresso que “ficou tudo esclarecido”.
O primo de José Sócrates garantiu que recebeu a autorização do primeiro-ministro para usar a relação de parentesco que os une, numa reunião com o director de marketing do Freeport, Simon Jobling.
Regressado a Portugal no dia 16 de Dezembro, Hugo Monteiro foi notificado na semana passada pelos investigadores do processo Freeport para ser ouvido.
http://aeiou.expresso.pt/esta-tudo-esclarecido-diz-primo-de-socrates=f556802
Janeiro 10, 2010 at 2:51 pm
#40
🙂 Nem o pãozinho com manteiga.
Janeiro 10, 2010 at 2:52 pm
Paulo,
acabei de publicar um post em que criticava a tua postura por não ser suficientemente clara em relação aos queixumes que vamos lendo.
Ao ver este post quero dizer-te que há muito esperava que escrevesses isto e começava a chatear-me que não o fizesses.
Desculpa a agressividade do que publiquei e fica feita a correcção.
Abraço, Francisco
Janeiro 10, 2010 at 2:53 pm
#41
Vou estar com atenção. Em princípio chamam o professor à Secretaria para lhe ser explicada a sua situação.
Janeiro 10, 2010 at 2:53 pm
Ainda no outro dia, dizia um colega que estva no 7.º escalão (com 10 anos de serviço…)
Enfim!…
Janeiro 10, 2010 at 2:53 pm
#43
Ele há cada ponto e o que mais impressiona é que há alguns que se identificam por um ponto. Apetece, na maioria das vezes, fazer um ponto final.
Desculpe mas eu perguntei-lhe alguma coisa, perguntei algo da carreira, devo-lhe dinheiro, quer o meu BI, nome e morada, casar comigo ou quê?
Olhe que a lei ainda não foi promulgada e mesmo que seja bigamia não é permitida, por isso não estou disponível .
Janeiro 10, 2010 at 2:55 pm
[…] acabei de ler no Umbigo um post em que o P. Guinote clarifica a questão essencial que tem servido para desinformar muita gente. Já lhe deixei uma nota, mas parece-me fundamental ressaltar aqui essa atitude, que considero […]
Janeiro 10, 2010 at 2:56 pm
hummmm …tudo irritatiço?gozem a neve…acalma.
Janeiro 10, 2010 at 2:58 pm
Alguém me esclarece?
A Avaliação que agora foi dada em cada escola (1º ciclo avaliativo) é pública? Na minha escola o “silêncio é de oiro” ninguém diz a classificação que teve… nem a qualitativa nem a a quantitativa… sobretudo a dos “bajuladores do costume”! Como saber a nota dos colegas? Como posso saber se a minha foi “justa” se não sei a dos outros colegas? Suspeito que valeu tudo e que os “amigos” ganharam uns pontinhos… Estou inteiramente de acordo com o teu comentário, Paulo, sobre muitos não saberem a quantas andam… por isso gostava de saber esta questão, que ninguém me informa…
Janeiro 10, 2010 at 2:58 pm
AHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!
Não li os comentários.
Só o post.
Fartei-me de rir.
Janeiro 10, 2010 at 2:59 pm
Na minha escola não é pública mas o pessoal vai sabendo as classificações uns dos outros.
Janeiro 10, 2010 at 3:00 pm
Tive um colega(?) que nunca soube, ao certo, quanto ganhava.
Dava (saldava) umas aulas e vivia dos rendimentos.
Certo dia, 4 ou 5 meses depois de ter iniciado funções na minha escola, desabou comigo:
– Ouve lá, quanto ganha um professor na minha situação? Nem tenho reparado no que têm posto na minha conta…
É a vida, como diria o Guterres!
Janeiro 10, 2010 at 3:03 pm
# 26
Claro, mexendo, remexendo e voltando a dar, fica:
escalão 8 índice 299
escalão 9 índice 340
escalão 10 índice 370
Agora, cada um de nós deve estar atento ao seu percurso (subtraindo os 2 anos e 4 meses de congelamento), cruzando o 312 de 99, o 15 de 2007 e o ainda actual 270 de 2009, que se “polvilhe” com os pózinhos perlimpimpim do ainda infante acordo…
Fico tonta com tanta confusão.
Janeiro 10, 2010 at 3:04 pm
Vamos lá por Objectivos:
ir aos SA da escola e saber o que precisa saber. Se não chegar, há 1 minuta para solicitar a contagem do tempo de serviço.
Janeiro 10, 2010 at 3:05 pm
Salvé Rainha , Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salvé. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a Vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas, Ela, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos ,misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria, Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Janeiro 10, 2010 at 3:05 pm
Pelo Sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amen.
Janeiro 10, 2010 at 3:06 pm
A mim pagaram-me 1 almoço (fizeram questão e eu não disse que não) quando observei, por acaso, que um colega estava a receber por 1 índice inferior há muito tempo.
Lol…..
Janeiro 10, 2010 at 3:06 pm
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, assim como era no principio, agora e sempre Amen, ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorre-mos a Vós. Ó Meu Bom Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno e levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.
Janeiro 10, 2010 at 3:08 pm
Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa Infinita misericórdia. Amen.
Janeiro 10, 2010 at 3:10 pm
Oremos!…
Janeiro 10, 2010 at 3:10 pm
#64!!!
Salvé!
Amen! 😆
Janeiro 10, 2010 at 3:11 pm
#64
Esse almoço…esse vinho…está bem brincalhão?
Janeiro 10, 2010 at 3:12 pm
Confesso a Deus Todo-Poderoso
e a vós irmãos,
que pequei muitas vezes
por pensamentos e palavras,
actos e omissões,
por minha, culpa,
minha tão grande culpa.
E peço à Virgem Maria,
aos Anjos e Santos
e a vós, Irmãos,
que rogueis por mim
a Deus, Nosso Senhor.
Janeiro 10, 2010 at 3:14 pm
A brincar a brincar…
Cá pra mim ja foi baptizar e selar o acordo ao bispo da freguesia.
Janeiro 10, 2010 at 3:15 pm
#63, #64, #68
Boa preparação religiosa!
Foi escrito de cor?
Janeiro 10, 2010 at 3:16 pm
#67
“Cabeça de Gaio” Tinto – 2007.
Douro – Denominação de Origem Demarcada
Tomai e bebei todos, este é o meu sangue e os torresmos o meu corpo!…
Janeiro 10, 2010 at 3:17 pm
#70
Muita catequese!…
Janeiro 10, 2010 at 3:17 pm
#71
…só pode ser u vintage…para ficar assim, tão místico.
Janeiro 10, 2010 at 3:18 pm
#72
A catequese dará dinheiro?
Janeiro 10, 2010 at 3:20 pm
#1
« quando aprendo alguma coisa no pc, logo aparece outra…esta velocidade vertiginosa, não se compadece com as inúmeras coisas q temos para fazer »
Não é apenas a velocidade é também a aceleração (positiva, claro), julgo eu.
Janeiro 10, 2010 at 3:20 pm
Porque hoje é domingo e, já que aqui estamos reunidos aui vai a Santa Missa
Leiam e sigam comigo:
RITOS INICIAIS (de pé)
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
R. Amen!
Saudação
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai e a comunhão do espírito santo estejam convosco.
Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Acto penitencial
Irmãos, reconheçamos as nossas culpas para celebrar dignamente os santos mistérios.
(momento de silêncio)
Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões,
(batendo no peito)
por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor.
Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Amen!
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Glória
Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens
por Ele amados.
Senhor Deus, Rei dos Céus,
Deus Pai Todo-Poderoso,
nós Vos louvamos,
nós Vos bendizemos,
nós Vos adoramos,
nós Vos glorificamos,
nós Vos damos graças,
por Vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,
Senhor Deus,
Cordeiro de Deus,
Filho de Deus Pai:
Vós que tirais o pecado do mundo,
tende piedade de nós;
Vós que tirais o pecado do mundo,
acolhei a nossa súplica;
Vós que estais à direita do Pai,
tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo;
só Vós, o Senhor;
só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo;
com o Espírito Santo,
na glória de Deus Pai.
Amen!
Oremos (pausa)
ORAÇÃO PRÓPRIA DO DIA
…
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do espírito Santo.
Amen!
LITURGIA DA PALAVRA (sentados)
Leitura de …
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
EVANGELHO
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo …
Glória a Vós, Senhor.
(no final da leitura:)
Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhor.
A nossa resposta à Palavra de Deus – O Credo (de pé)
Creio em um só Deus,
Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra,
de todas as coisas visíveis e Invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,
Filho Unigénito de Deus,
nascido do Pai antes de todos os séculos:
Deus de Deus, Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;
Gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação
desceu dos céus.
(Faz-se inclinação)
E encarnou pelo Espírito Santo,
no selo da Virgem Maria,
e Se fez homem.
Também por nós foi crucificado
sob Pôncio Pilatos;
padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia,
conforme as Escrituras,
e subiu aos céus,
onde está sentado à direita do Pai.
De novo há-de vir em Sua glória,
para julgar os vivos e os mortos;
e o Seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo,
Senhor que dá a vida,
e procede do Pai e do Filho;
e com o Pai e o Filho
é adorado e glorificado:
Ele que falou pelos Profetas.
Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica.
Professo um só baptismo
para a remissão dos pecados.
E espero a ressurreição dos mortos,
e a vida do mundo que há-de vir.
Amen!
Oração dos Fiéis
Oremos, Irmãos, a Deus Pai Todo-Poderoso, por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo:
…
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amen!
LITURGIA EUCARÍSTICA
Apresentação das oferendas (sentados)
Bendito sejais, senhor, deus do Universo,
pelo pão que recebemos da Vossa bondade,
fruto da terra e do trabalho do homem:
que hoje Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Pão da vida.
Bendito seja Deus para sempre.
Bendito sejais, Senhor, Deus do universo,
pelo vinho que recebemos da Vossa bondade,
fruto da videira e do trabalho do homem:
que hoje Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Vinho da Salvação..
Bendito seja Deus para sempre.
(de pé)
Orai, Irmãos, para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai Todo-Poderoso.
Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do Seu Nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
… na unidade do Espírito Santo.
Amen!
Prefácio
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Corações ao alto.
O nosso coração está em Deus.
Dêmos graças ao Senhor nosso Deus.
É nosso dever, é nossa salvação.
Santo
Santo, Santo, Santo,
Senhor Deus do universo.
O céu e a terra proclamam a Vossa glória.
Hossana nas alturas.
Bendito o que vem em nome do Senhor.
Hossana nas alturas.
Consagração do Pão
Ele, …
Consagração do VINHO
De igual modo, …
(de pé)
Eis o mistério da Fé
Anunciamos, Senhor, a Vossa morte, proclamamos a Vossa ressurreição.
Vinda, Senhor Jesus!
Celebrando agora, senhor, …
Por Cristo, com cristo, em Cristo, a Vós, deus Todo-Poderoso, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre, na unidade do Espírito Santo.
Amen!
RITOS DA COMUNHÃO (de pé)
Rezemos, confiantes, a oração que o Senhor nos ensinou:
Pai nosso…
Livrei-nos, Senhor, …
Vosso é o Reino e o Poder e a Glória para sempre!
Invocação de Jesus
1- Senhor Jesus Cristo, que disseste aos Vossos Apóstolos …
Amen!
A paz do Senhor esteja sempre convosco.
O amor de Cristo nos uniu.
2- Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
3- Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, …
Comunhão
Felizes os convidados para a Ceia do Senhor.
Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo:
Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
(ao comungar)
O Corpo de Cristo!
Amen.
O celebrante faz em nome de todos uma suplica final
APÓS A COMUNHÃO
todos respondem:
Amen!
RITO DE CONCLUSÃO
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Abençoe-vos Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.
Amen!
Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.
Amen!
Janeiro 10, 2010 at 3:21 pm
A primeira missa no umbigo, para ver se o rebanho se acalma!…
Janeiro 10, 2010 at 3:23 pm
celabreu #58
2 anos, 4 meses e 1 dia, sff
Click to access 2005_l_43_29_08.pdf
Janeiro 10, 2010 at 3:24 pm
MÉÉÉÉÉÉÉÉ!
MÉÉÉÉÉÉÉÉ!
MÉÉÉÉÉÉÉÉ!
Janeiro 10, 2010 at 3:25 pm
« A liturgia deste domingo tem como cenário de fundo o projecto salvador de Deus. No Baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projecto do Pai, Jesus fez-Se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado, empenhou-Se em promover-nos para que pudéssemos chegar à vida plena.
A primeira leitura anuncia um misterioso “Servo”, escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de justiça e de paz sem fim… Animado pelo Espírito de Deus, Ele concretizará essa missão com humildade e simplicidade, sem recorrer ao poder, à imposição, à prepotência, pois esses esquemas não são os de Deus.
No Evangelho, aparece-nos a concretização da promessa profética veiculada pela primeira leitura: Jesus é o Filho/”Servo” enviado pelo Pai, sobre quem repousa o Espírito, e cuja missão é realizar a libertação dos homens. Obedecendo ao Pai, Ele tornou-se pessoa, identificou-Se com as fragilidades dos homens, caminhou ao lado deles, a fim de os promover e de os levar à reconciliação com Deus, à vida em plenitude.
A segunda leitura reafirma que Jesus é o Filho amado que o Pai enviou ao mundo para concretizar um projecto de salvação; por isso, Ele “passou pelo mundo fazendo o bem” e libertando todos os que eram oprimidos. É este o testemunho que os discípulos devem dar, para que a salvação que Deus oferece chegue a todos os povos da terra. »
de
http://faroldeluz.wordpress.com/2010/01/09/nas-aguas-do-baptismo-jesus-salva-nos/
Janeiro 10, 2010 at 3:25 pm
Porra, acho que tosquiaram.
Janeiro 10, 2010 at 3:26 pm
.51
“Desculpe mas eu perguntei-lhe alguma coisa, perguntei algo da carreira, devo-lhe dinheiro, quer o meu BI, nome e morada, casar comigo ou quê?
Olhe que a lei ainda não foi promulgada e mesmo que seja bigamia não é permitida, por isso não estou disponível.”
V. Ex.ª não me perguntou nada,não me deve nada porque, felizmente, jamais estive com o Sr., não quero saber nada sobre o Sr., muito menos conhecer as suas tendências sexuais. Sei, também, que a lei ainda não foi promulgada e diz muito bem que a bigamia não é permitida o que iria trazer problemas, pois já tenho com quem me entreter. Quanto à razão do ponto como identificação, não me parece ser motivo para tanta irritação, mas enfim respeito-a. As minhas sinceras desculpas e posso dizer mais uma vez a V. Ex.ª, que mesmo o meu orgulho transbordando, também o sinto quando tenho que pedir desculpa a V. Ex.ª ou a outro colega abespinhado como os que abundam por aí. Quando ao casamento apenas direi que os meus queridos filhos não veriam com bons olhos a minha ligação a uma pessoa que, felizmente, tenho o prazer de não conhecer.
Janeiro 10, 2010 at 3:26 pm
Brincalhão!
u sestita e passa essa mística toda.
Janeiro 10, 2010 at 3:27 pm
Janeiro 10, 2010 at 3:28 pm
Brincalhão vê lá se o prior que nos deu essa missa não pertence aquela congregação da Irlanda que coiso e tal durante anos e ÂNUS…
Janeiro 10, 2010 at 3:28 pm
Paulo
Então, agora passo para o 8º escalão, índice 299. É assim ou não é? Claro que estive no 9º escalão e depois passei ao 2º de titular. Mas, como o Paulo diz, entra-se e sai-se à velocidade turbo e, quando se sai, sai.
Janeiro 10, 2010 at 3:29 pm
!!!
Janeiro 10, 2010 at 3:30 pm
SÓCRATES VISITOU A EMPRESA CHAMADA AS 3 F….
Janeiro 10, 2010 at 3:31 pm
Caneta, sigo a tua sugestão.
Glup…
Vou encostar-me um coche!…
Até mais logo, se Deus quiser!…
Que fiquem em paz, que eu vou tratar do Gaio.
Janeiro 10, 2010 at 3:32 pm
# 54 e 56
O processo de ADD é sigiloso. Todos os intervenientes o sabem desde que conheçam a legislação!
Se o avaliado quiser reclamar deve reclamar sobre o seu caso e não por comparação com o de outrém.
O avaliador tem obrigação de dar a conhecer por escrito todos os elementos e resultados de ADD a cada avaliado.
Se o avaliado quiser dizer o resultado final da sua ADD, aos amigos (ou aos inimigos, tanto faz!) é livre de o fazer.
Portanto…
Há uma diferença enorme entre processo sigiloso e cusquice, não é?
Janeiro 10, 2010 at 3:35 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2010/01/10/interpol-take-you-on-a-cruise-que-e-o-que-nos-querem-levar-a-crer-so-que-e-no-titanic/
Vou ver um filme…A queda do Império Romano…Presságio…?
Janeiro 10, 2010 at 3:37 pm
Já que estamos nessa…cá vai!
Janeiro 10, 2010 at 3:43 pm
ATÉ LOGO DONATIEN..BOM DOMINGO…
Janeiro 10, 2010 at 4:01 pm
#86 Fernanda
estou na mesma situação, antigo 9º escalão, 2º titular, mas qdo me reposiciono na nova estrutura verifico que o 8º escalão éa partir dos 27 anos (não Anus ) de serviço, como só tenho 25 anos de serviço, julgo que entrarei no 7º escalão com o indice 299.
Estarei a ver mal, a ligar os escalões ao tempo de serviço erradamente?
Janeiro 10, 2010 at 4:07 pm
Janeiro 10, 2010 at 4:13 pm
“Quem não sabe há quanto tempo está num escalão que capital crítico pode ter para… ”
Pois, é por isso que chegámos aqui, nesta posição, … de cócoras!
Janeiro 10, 2010 at 4:16 pm
#90
então como é que um prof vai poder melhorar em equipa, com a ajuda dos colegas, se não sabemos naquilo que o colega tem mais dificuldade? Eu pensei que a avaliação seria para melhorar as práticas e ajudar os colegas todos a sermos melhores professores, quiçá atingirmos um grau de excelência, pró bem dos nossos alunos… afinal é um segredinho… então serve pra quê? E como é que a secretaria lá da escola vai pagar os escalões de acordo com a nota? Sim, que os MB e EX vão avançar! Então o senhor da secretaria que nos vai pagar, também vai saber a nota… isto não me cheira nada bem… faz-me lembrar a nossas “justiça” e seus “segredos”… será para alimentar mais corrupção? Se calhar agora com o acordo tudo vai ser mais cooperativo, mais dialogante, pacífico e vamos todos dar-nos muito bem, em unidade!
Janeiro 10, 2010 at 4:21 pm
Boas tardes!
Fui perguntar na secretaria da minha escola quando mudo de escalão e a resposta foi: “Dia 1 de Maio… se não ficar entretanto congelada a progressão..”.
– Quê????
– Sim, tem-se houvido que será por mais dois anos…
Depois disto desmaiei (intelectualmente falando)…
Já alguém ouviu esta barbaridade? Depois de tanto tempo à espera…
Não posso crer…
Janeiro 10, 2010 at 4:24 pm
Toda a gente devia pedir a fotocópia do seu REGISTO BIOGRÁFICOS nos Serviços Administrativos .
Está lá tudo.
Eu peço uma cópia todos os anos para verificação. É que também há prazos para as reclamações.
Depois que ninguém se quiexe
Janeiro 10, 2010 at 4:25 pm
queixe (estou sem óculos…)
Janeiro 10, 2010 at 4:28 pm
“ouvido”, claro
Janeiro 10, 2010 at 4:33 pm
isso não é nada. eu tenho alguns colegas que dizem que são “efectivos” desde o tempo da maria carqueija…
e os escalões medem-se pelos € que “caem” na conta nos dias 23 de cada mês…
Janeiro 10, 2010 at 4:34 pm
13 anos de serviço completo.
A última vez que mudei foi em Setembro de 2004, entretanto criogenaram-me no escalão 188.
Sinto-me paupérrima entre os vossos índices tão mais suculentos que o meu! 😦
Janeiro 10, 2010 at 4:38 pm
Obrigado Paulo!
Foi merecido o reparo da ignorância do escalão! Mas, infelizmente nem todas as escolas reposicionaram os Professores nos correctos escalões(qq que sejam!) por desleixo, por preguiça ou até por falta de pressão dos próprios professores (mea culpa!).Daí estar muita gente confusa quanto aos escalões como demonstram muitos destes comentários no teu blogue. Todavia, é bom agitar as águas e desabafar no teu blogue aquilo que muitos pensam e sentem nas escolas sobre o acordo assinado. A questão não é só a dos escalões mas tudo o que está por trás que não é muito claro. Afinal, este Acordo foi feito em nome de muitos mas penaliza mais uns que outros…E lá se vão os 120.000 das manifs!Os Movimentos já manifestaram desagrado pelo Acordo mas infelizmente pouco transpirou para a opinião pública.Como é costume, infelizmente…Enfim, não te chateies com profs algo desatentos mas dispostos a lutar combates jusos e por isso seguidores do teu blogue!Sempre!
Janeiro 10, 2010 at 5:05 pm
O “que comeca a tirar do sério” é o Paulo Guinote demonstrar ter, às vezes, alguma dificuldade em pensar em vários sentidos e assumir uma certo encimesmamento racional.
Janeiro 10, 2010 at 5:08 pm
#105,
Será ensimesmamento pedir às pessoas que em vez de irem fumar um par de cigarros ou beber o café passem pela secretaria a pedir o que lhes é devido?
OK.
Janeiro 10, 2010 at 5:09 pm
#94
Pois será, caro colega, se é com 27 anos…
Isto de contas…
Janeiro 10, 2010 at 5:09 pm
#86,
Ahhhhhhhhh……..
Índice 299, 8º escalão já pelo 270!!!
Pois, eu pensei pré-reposicionamkento, em que o 299 não podia ser o 8º, por não existir.
Compreendido.
Janeiro 10, 2010 at 5:09 pm
Paulo Gandanote!
Confesso que andava incomodado que quase ninguém reagisse a tanto dislate ignaro (ou intencionalmente deturpativo).
Só estava curioso de ver como o farias, se assumindo a liderança espiritual e abrindo o reino dos céus aos pobres de espírito, ou se cedias mesmo ao mau feitio e ao tremendo prurido supraoccipital que tudo isto te deve andar a causar.
Parabéns pela resposta Wildeana que melhor resolve o suplício das tentações.
Parabéns também pela contenção em opinar antes de (tentar) entender os porquês, os comos, os quês, e os portantos, apesar do desnorte dos gurupendentes.
E confuso estou eu, no 245 desde Julho de 2005, e até já era (uff) titular. Acho que vou perguntar à secretaria… 😛
Janeiro 10, 2010 at 5:14 pm
#94
Enganei-me. Estive a ver o meu registo e a fazer melhor as contas e tenho 26 anos e uns meses de serviço, quase 27, mas falta-lhe o quase.
Janeiro 10, 2010 at 5:16 pm
É importante ter a noção de que nos Serviços Administrativos (vulgo Secretarias) de muitas escolas impera a ignorância, incompetência e, por vezes até, a maldade. E isto passa-se com a maior das impunidades!
Janeiro 10, 2010 at 5:16 pm
#109,
Sorte tua porque graças a poucos meses, estás no índice e escalão a que eu só chegarei dois anos depois, por me terem colocado o 235 à frente.
A cedência ao mau feitio é, comigo, sempre um caminho muito provável.
Janeiro 10, 2010 at 5:18 pm
#111,
É nossa função combater isso.
Há uns anos tive de ter assim como que um diferendo forte e feio com o “guru” e formador-mor nessa área aqui por este lado do deserto.
Já se aposentou, vou poupar-lhe o relato do embaraço que lhe causei por saber ler e entender leis em vez de as papaguear como ele fazia.
Janeiro 10, 2010 at 5:20 pm
Percebo, por um lado, a indignação do Paulo Guinote, pelo simples motivo que ele é constantemente bombardeado com questões particulares e diversas. Ele deve pensar: eu não sou os serviços administrativos da tua escola, não estou a ver o teu processo, por isso torna-se difícil responder com rigor…e se todos forem por esse caminho, é como um indivíduo estar cortar uma fatia de presunto num “copo de água”, e logo vem a malta toda pedir que lhe corte uma fatia também!
Já do ponto de vista dos professores eu compreendo que tenham dificuldades em perceber algumas destas coisas, pois nem as”secretarias” vão entendendo, nem mesmo as direcções da escolas são capazes de informar, pois nem o Ministério é claro! E depois, a legislação, sendo dúbia, levanta sempre novas questões que exigem mais pesquisa e, por isso, as pessoas desistem. Bem sei que não deviam, mas desistem e vão à procura da solução mais fácil, que é a ajuda.Isto nem me parece mal, nem tem de ser o Paulo a dar conta de todo o expediente. Quem souber, puder e quiser, que ajude. Não fica mal.
É que se todos fizessem tudo de forma autónoma (e correcta ?), nada disto teria sentido nem seria preciso entrar na blogosfera.
Por isso, e para que não sejamos menos solidários ou até “deselegantes”com aqueles que não sabem nada sobre este assunto (o 270/2009 e o seu reposicionamento), e porque todos são necessários para as lutas que se avizinham, porque não ir dando exemplos (concretos ou fictícios…) de como se processa a coisa?! Seria mais vantajoso para todos. Bem sei que já há por aqui muita informação, mas nunca é demais acrescentar um exemplo, um relato ou uma informação nova e diferente.
A minha situação idêntica à do Paulo, pelo que percebi (estava Há 4 ou 5 meses no 7º escalão do antigo ECD fui colocado no 4º, ia mudar de escalão em Agosto de 2011 e, agora, com o 270/2009,eu, pelas contas que fiz vou para o índice 235, mas os SA da minha nova escola (e da escola escola onde estava no ano passado!!) não me consegue dizer nada em concreto. Nem a mim nem a ninguém Agora, vejam a confusão que levanta…! É nisto que andamos.
Janeiro 10, 2010 at 5:23 pm
#114,
Não é indignação.
Por exemplo com esses elementos, eu acho que mudará em Agosto, mas de 2010 para o 235. MAs certeza só com a data da última mudança de escalão e tempo de permanência no 7º/4º, retirando o congelamento.
Janeiro 10, 2010 at 5:27 pm
Corrige-se: ensimesmamento
Quem usufrui da fama que o tem beneficiado deveria ser mais cuidadoso com as afirmações que produz relativamente aos professores e à indignação que eles sentem pelo péssimo acordo que objectivamente os prejudica. Claro que o ponto de referência é 2006/7. Não é preciso ter os neurónios congelados, que isto da congelação de neurónios tem muito que se lhe diga, depende da sensibilidade à temperatura. Há quem os tenha congelados sem saber. Que lhe parece? Lamento ter escrito este texto, com o mesmo sentimento com que li o seu.
Janeiro 10, 2010 at 5:37 pm
Ao grande grande Carlos Olim:
Que neste dia tão cinzento e branco de bela neve em boa parte do país, conseguiu um texto que ilumina as nossas mentes. Gostei mesmo foi do “Gandanote”!
Janeiro 10, 2010 at 5:46 pm
Eu sei que é muito chato ler um normativo no Diário da República, mas ignorando a lei somos facilmente manipuláveis e ficamos na mão dos funcionários dos serviços administrativos que por vezes nos transmitem funções erradas.
Depois não custa nada saber o nosso tempo de serviço e a data em que efectuámos a última mudança de escalão/índice.
Não percebo o alheamento de muita gente a estes factos não percebendo que assim serão facilmente manipuláveis. Por outro lado sem o conhecimento das leis que regem o seu trabalho como podem argumentar contra o seu imediato dirigente de serviço, quando pressente que está a ser vítima de uma injustiça?
Janeiro 10, 2010 at 5:49 pm
#112,
Sorte nada! Benditos 3 meses de aulas que vendi ainda antes do estágio 😉
Com mais 2 anos e 4 meses estaria(mos) bem melhor, mas isso é uma guerra a agendar por toda a função-pública para um futuro pósapocaliptico. Caso alguma vez se recupere do subprime, claro.
Como pessimista militante, eu já acho difícil evitar uma nova idade das trevas, com a barbárie subsequente à queda dos impérios e guerras em curso.
Janeiro 10, 2010 at 5:50 pm
#5 e houve quota para o 5º escalão???
surpresa
Janeiro 10, 2010 at 5:56 pm
#48,
Já estou habituado à tua precipitação.
Se fosse como tu teria criticado o teu estranho silêncio nas horas do acordo.
Janeiro 10, 2010 at 6:07 pm
Recapitulo o meu caso: 18 anos de serviço em Março de 2007 data em que mudaria para o índice 245 (antigo 8º escalão). Agora só vou mudar em 2012. (Entretanto vou para o 235 em Julho e depois em como disse para o 245 em 2012). Moral da história: 2007 agora escreve-se assim: 2012; que por acaso é o nome de um filme.
Janeiro 10, 2010 at 6:09 pm
outra nota: os escalões como diz o post transformaram-se mas os índices não!! Falar em índices dá sempre certo!!
Janeiro 10, 2010 at 6:13 pm
outra nota para o autor do post que é o mesmo do blog (parabéns pelo blog): uma das coisas para que serve o sindicato é para nós escrevermos para lá para nos responderem se nos estão a reposicionar bem ou mal e por aí fora e é o que eu faço e sempre fiz. Não tenho tempo para estudar direito (nem sou licenciado em direito) a fundo porque primeiro estão as matérias que eu lecciono. E depois estudar direito sem ser avaliado dava barraca.
😆
Janeiro 10, 2010 at 6:14 pm
Isto é geral.
Perguntem ao Português comum se já leu o código de trabalho?
95% dirá não.
Os professores até estão melhor informados que a população em geral. Diria que a percentagem de professores que nunca leram o ECD andará pelos 70%.
Janeiro 10, 2010 at 6:17 pm
#122 a 124,
Pois, acontece.
Eu estive 6,5 anos no 218 e ainda acabei um doutoramento pelo caminho.
Quanto a escrever para os sindicatos, como não pago, leio eu os decretos-leis e port(c)arias.
Janeiro 10, 2010 at 6:17 pm
# 115 Obrigado. Eu também tenho as contas feitas dessa forma, embora estivesse com muitas dúvidas .Vamos ver!
Mas já reparou: o 235 está no 5º eascalão…! Então, e se, entretanto, entra em vigor nova legislação que, se tiver em conta o ” (Des)Acordo” (?), vem impor um constrangimento precisamente nesta “zona” de progressão, como se processará a avaliação? Será que no “(des)aCordo” se lembraram destas coisas, nomeadamente nas disposições transitórias? Ou será objecto de negociação em…2013!
Janeiro 10, 2010 at 6:19 pm
#126
🙂
Janeiro 10, 2010 at 6:22 pm
Há muita gente distraída. Como diz o PG, lembrem-se ao menos da data em que entraram para o índice em que se encontram. Há muito gente que mudará agora e que não faz a mínima ideia. Estão à espera que a secretaria da escola faça as contas. Esperem, esperem, que depois sai outra lei e fica tudo em águas de bacalhau.
Janeiro 10, 2010 at 6:31 pm
Sobre o reposicionamento nos vários índices:
Não seria mais fácil que cada um fosse reposicionado no lugar que lhe pertence, de acordo com a nova estrutura e com o tempo de serviço de cada um?
Porque será que inventam regras diferentes para cada um, levando à conclusão que uns perdem e outros ganham?
Alguém me sabe responder?
Janeiro 10, 2010 at 6:33 pm
“5 #126 Continuo a não perceber como se pode estar no indíce 235, se se estava à espera do 1ºciclo de avaliação e ninguém transitava. Como o 235 está sujeito a aulas assistidas/quotas, não percebedo como se pode ter mudado.
Mas isto deve ser tudo muito claro… por isso espero que alguém me explique.
Janeiro 10, 2010 at 6:35 pm
E o Paulo chateou-se com a preguiça mental de muitos professores. Boa!!! Que não somos os Povo Eleito!
Janeiro 10, 2010 at 6:35 pm
Correcção #5 e #126
Janeiro 10, 2010 at 6:38 pm
#118
Desculpe voltar ao assunto ,mas quando ontem referiu isto:
“Os tempos referidos nos artigos 37, 38, 39, 40, 41 e 42 já contam com o tempo perdido” também não estava bem informado, pois não?
Janeiro 10, 2010 at 6:38 pm
A explicação que me deram é que se trata de um índice transitório para o 245 que virá dois anos depois do 235.
Janeiro 10, 2010 at 6:39 pm
#131,
Por acaso é claro porque o que está em vigor é o 270/09 e não a lei que ainda não foi feita.
Desde quando era necessário aulas assistidas para passar ao 5º escalão?
Mas será que o “acordo” de 5ª feira já se transformou em lei e, ainda para mais, com efeitos sobre as progressões previstas para 2009?
#132,
Chatear-me?
Não.
Acordar as pessoas para as leis em vigor e para a defesa dos seus próprios direitos.
Basta ver como se assume como válido com força de lei um acordo com dias, sujeito ainda a posteriores acertos e negociações a 20 de Janeiro.
Povo eleito?
Non capisco.
Janeiro 10, 2010 at 6:39 pm
ou seja: as coisas más e as injustiças e o que se quiser chamar também têm explicação.
Janeiro 10, 2010 at 6:40 pm
#135,
E onde estou por causa de menos de 2 meses e graças a uma bonificação que eu achei aldrabada, mas que nem quis discutir a partir do ponto em que percebi que ganharia mais dinheiro, mas…
Janeiro 10, 2010 at 6:42 pm
aliás o problema da humanidade é que quase tudo é defensável; dê-se tempo ao emissor e este convece-nos que a guerra é uma coisa justa por exemplo.
Janeiro 10, 2010 at 6:46 pm
Paulo segui a única foto que tirei da NEVE EM Braga….
http://bulimunda.wordpress.com/2010/01/10/le-paysagiste-mindscape-by-jacques-drouin-1976-short-animated-film/
Janeiro 10, 2010 at 6:49 pm
eu soube por uma colega que estava no mesmo índice e quando me deram explicação fiquei com a sensação que me saiu a lotaria (ultimo prémio mas prémio) num jogo que eu não comprei.
Janeiro 10, 2010 at 6:55 pm
depois ainda há aquelas 8 horas a mais as tais do estabelecimento de ensino que mais parecem um pesadelo: mas donde veio aquilo???
Janeiro 10, 2010 at 6:56 pm
Concordo inteiramente com o Guinote. Também eu na minha escola tenho fama de estar a par de todas as alterações legais, donde sou bombardeado quase diariamente com questões que as próprias pessoas não sabem expor por não se terem dado ao trabalho de recolher os dados necessários… e ainda esperam que lhes possa deitar os ditos búzios. Wake up, please!
Janeiro 10, 2010 at 6:56 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2010/01/10/frase-que-resume-a-nossa-existencia-actualmente/
Janeiro 10, 2010 at 7:02 pm
#142
aquilo devia acabar: gastava-se menos dinheiro em despesas médicas.
Janeiro 10, 2010 at 7:10 pm
Eu tb subi no dia 1 Janeiro 2010 ao índice 218, embora na secretaria me tenham informado que só em Fevereiro é que me reposicionam. As cotas para o próximo 5º escalão ainda não estão em vigor bem como a obrigatoriedade de ter aulas observadas.
Janeiro 10, 2010 at 7:11 pm
Caro Guinote
“Coisa que me começam a tirar do sério”
Até que enfim que alguém que tem tido um espírito crítico mas aberto, começa a por o raciocínio de alguns a despertar.
Não se pode continuar afazer exercícios de comparação entre a estrutura da carreira do acordo e aquela que tinhamos em 1999. Também já sou do tempo das 4 fases em 1980 e que passei depois para uma carreira de 6 fases em 1986 com o Dec lei 100/86 e depois passei pela carreira do 1.º ECD, com o Dec lei 409/89 com 10 escalões mas cujo o topo numa primeira fase se chegava aos 32 anos de serviço e depois passou para 29 anos e só muito depois veio para 26 anos. Por algumas lógicas que vejo, eu devia a estar a fazer o raciocíneo do meu posicionamento na carreira comparando com 1986. Efectivamente a carreira é 8agora 8 anos mais longa mais tem mais um índice de “valor acrescentado” (perdoem-me a expressão) que é 370 com mais cerca de 280€. Se compararmos com o anterior topo (340) a carreira esticou mais 4 anos.
Nem tudo o que está no acordo é óptimo, mas o óptimo é muitas vezes inimigo do bom.
Se me cortarem 20% do vencimento porque o país deu o estoiro em matéria de finanças públicas, que é o mais provável que aconteça será bem pior. Quero efectivamente ver dias melhores, mas tenho que admitir que dei um passo importante dentro de uma carreira em tom de preto que me impuseram há três anos atrás.
Boa semana
Janeiro 10, 2010 at 7:16 pm
#118
Pedro,
sempre confirma que, nos pontos 37 e seguintes,o tempo é o de permanência no índice (ex: Nov. 2004/Nov. 2010)? É que há outras vozes. Eu ainda não consegui nenhuma resposta dos sindicatos, mas penso que esta é a única interpretação possível, até porque, de outra forma, em vez do 245 os colegas já estariam no 299. Certo?
Janeiro 10, 2010 at 7:23 pm
Maria:
Posso ajudar na interpretação
O tempo de serviço é o de permanência no índice, descontando o tempo de serviço correspondente ao período de congelamento.
Janeiro 10, 2010 at 7:34 pm
Realmente o blog tem um perfil/autor que escreve o que quer nos posts, e esse é um facto assumido e incontornável.
Agora se não é claro para os colegas o escalão/índice, se as actualizações das mudanças de escalão de 2009 foram ou não actualizadas, se nas secretarias reina a confusão, se há “n” casos particulares e o Director tem que pedir explicações…
é porque realmente ninguém aguenta tanta mudança e é impossível assimilar tanta informação legal.
e temos a leve certeza, pela leitura dos comentários e conversas com colegas, que há muitas incongruências pelas escolas deste país, e pessoas nas mesmas circunstâncias não estão no mesmo índice (exactamente… estejam atentos, é um direito e um dever)
por isso não vejo o porquê de tanta indignação, quando por vezes se lê tanta conversa fiada e de gosto duvidoso.
não havia necessidade
Janeiro 10, 2010 at 7:35 pm
#136
Realmente o que está em vigor é os escalões com professores titulares e tudo o mais é um acordo …
No acordo para onde vão remetidos os outros 1º ao 10º de 2006 ou 6 escalões e 3 dos titulares, ou a grande baralhação de indices que vigoram nas escolas?
Julgo que a maioria dos professores ainda funciona do 1º ao 10º escalão (2006) porque não interiorizou as mudanças efectuadas posteriormente?
Ou será porque as mesmas foram e ainda são muito nublosas? Será que todos ja foram reposicionados de acordo com a legislação actualmente em vigor?
Nesse caso talvez fosse bom começar por analisar as alterações desde 2006. Uma simples tabela comparativa para nos entendermos talvez seja útil para esclarecer a situação actual.
Janeiro 10, 2010 at 7:48 pm
#149
Zé Ricardo, a ser assim, teria de haver gente com 8 anos e 4 meses nos índice 245, para ficar com os 6 anos exigidos e transitar para o 299. Não há ninguém no 245 há tanto tempo.
Janeiro 10, 2010 at 7:53 pm
#149
Íncrível é que os artª 37 e seguintes referentes à transição entre modelos, não sejam claros e permitam esta confusão relativamente à transição do 245 e 299.
Janeiro 10, 2010 at 8:01 pm
Caro Guinote:
Nossa situação é parecida.
Também me encontro no índice 218, esc 4º, assim como vários comentadores.
Acabo de completar 18 anos (em 1/Jan/2010) descontando o tempo congelado e incluindo uma bonificação de 4 anos por mestrado.
Portanto, no caso da bonificação ainda ser de 4 anos, devo ser reposicionada no 6º escalão.
Ou talvez seja no 5º se a bonificação for alterada para 2 anos…
O Paulo ou alguém na mesma situação tem informações sobre isso?
Janeiro 10, 2010 at 8:07 pm
Acrescento:
Tenho essa bonificação desde 1998, quando concluí o mestrado, era a lei vigente.
Janeiro 10, 2010 at 8:12 pm
#147
e o que tem de ser tem muita força não é??!!!
Janeiro 10, 2010 at 8:16 pm
Pipoca
se leres com atenção os comentários o PG não está no 218 mas sim esteve (comentário 5). Para todos os efeitos desejo-te rápidas subidas.
🙂
Janeiro 10, 2010 at 8:16 pm
115,
«Não é indignação.
Por exemplo com esses elementos, eu acho que mudará em Agosto, mas de 2010 para o 235. MAs certeza só com a data da última mudança de escalão e tempo de permanência no 7º/4º, retirando o congelamento.»
Na minha secretaria dizem-me que mudo para o 235 a 5 de Dezembro de 2009… Já fiz e refiz contas (tenho cópia do meu registo biográfico comigo)…
Se entrei no 7.º (antigo), índice 218, a 5 de Agosto de 2003, que raio de contas estão eles a fazer?
365 dias de 2007/08
214 dias de 2006/0007
0 dias de 2005/2006
0 dias de 2004/05
363 dias de 2003/04
Já devia estar no 5.º (235) desde 3 de Janeiro de 2008…
Estão, parece-me a fazer as contas pelo 15/2007, em vez de estarem a olhar através do 270/2009
Que achas, Paulo?
Janeiro 10, 2010 at 9:37 pm
Maria:
Não dei continuidade à tua exclamação porque fui jantar. Mas pareceu-me que estás no 245. certo? No entanto se me disseres qual foi a data da tua ultima progressão ao 245 e se és ou não titular dir-te-ei com alguma certeza qundo mudas ao proximo indice, que tanto poderá ser o 272 ou o 299.
No entanto no 245, em 31 de Dezembro de 2009 só haveria professores com um tempo de serviço máximo de 4 anos e 11 meses ou à beira dos 5 anos.
Janeiro 10, 2010 at 9:43 pm
#159
Exactamente .Esse é o meu caso. Passei ao índice 245 no dia 21 de Nov. de 2002 e feitas as contas só tenho 4 anos e pouco.Continuo a não perceber quem poderá ter os ditos seis anos enunciados no ponto 39.
Janeiro 10, 2010 at 9:56 pm
Já esclareço os casos do 245 mas tenho que saber se são ou não titulares.
No entanto quero-vos adiantar que a solução que foi escrita para estes casos do 245 poderá não ser a solução final quando se negociar o diploma legal porque a confusão foi muita nos ultimos minutos à deste caso no dia do acordo. E, quanto a mim contém incorreções e até ilegalidade por diferenciar soluções diferentes entre professores e professores titulares. Pois acho que não é possivel evocar a categoria num momento em que ela fica revogada.
Mas digam-me se são ou não titulares
Janeiro 10, 2010 at 9:56 pm
#159
Olá , Zé Ricardo,
sou ex-titular e entrei no 245 a 1/12/2004.
é, penso eu, o ponto 40: reposicionamento de quem tem 5 anos( aguardando um ano até perfazer os 6), no índice 299.
A referência a quem tem menos de 4 anos, penso, refere-se a casos pontuais(?): colegas não avaliados neste biénio; colegas que , no passado, não mudaram por quaisquer outras razões (falta de formação…)
Janeiro 10, 2010 at 10:01 pm
#162
Desculpe, Maria ,mas segundo a minha contagem não tem cinco anos.Tem dois anos e nove meses.
Janeiro 10, 2010 at 10:07 pm
Olá Maria
Efectivamente fizeste em Dezembro 5 anos, mas para efeitoa de reposicionamento para a nova carreira tens que subtrair os 2 anos e 4 meses de congelamento e só depois te deves fixar em ponto do acordo te situas, que a meu ver será no ponto 38.
Janeiro 10, 2010 at 10:13 pm
Sim .É o ponto 38. (índice 272).
Janeiro 10, 2010 at 10:16 pm
#164
Espero que nao tenhas razão, Zé Ricardo, pelos motivos óbvios.
Um colega, Pedro Castro, dizia aqui há dias, que lhe foi confirmado pelos sindicatos que a contagem era feita pelo tempo de permanência no índice.
E é ou não verdade, que estaríamos prestes a mudar para o 2º escalão/299?
E é ou não verdade que, se estivesses/estiveres a ler bem a trnsição entre modelos, não há ninguém com (ponto 39) «pelo menos 6 anos de serviço no índice…», Zé Ricardo?
Janeiro 10, 2010 at 10:19 pm
Ao aplicar-se o disposto no ponto 38, os professores só passam ao 272 depois de completar o tempo previsto no escalão correspondente – 6.ºescalão – 4 anos
Janeiro 10, 2010 at 10:23 pm
#166
Pois. Também preferia que fosse o colega Pedro Castro que tivesse razão,mas não me parece.
Janeiro 10, 2010 at 10:25 pm
#161
Será que li bem , Zé Ricardo????
Asina-se um acordo apesar de «a confusão foi muita nos últimos minutos»??????????????????
E não se podia adiar? Até não haver nuvens?
Estamos cansados, assinamos esta porcaria, pois já é tarde e temos fome e sede e os profs que se «lixem»?
Janeiro 10, 2010 at 10:27 pm
Se queres que te diga, não há ninguém neste momento com 6 anos no 245 pelas minhas contas. Mas como o decreto lei só será publicado na melhor dashipoteses em finais de Março ou Abril, nessa altura já haverá professores com 5 anos de serviço e esperam mais um ano para progredir ao 299.
O congelamento tem repercussões em todas as transições mas para o 245 a solução é mais penosa. mas espero que ainda se altere nas negociações que se seguem
Janeiro 10, 2010 at 10:29 pm
Olá, mudei para o índice 218(antigo 7º escalão) em 13/11/2003. Neste momento permaneço neste índice novo 4º escalão. Quando mudarei para o índice seguinte??Alguém me sabe dizer???
Janeiro 10, 2010 at 10:34 pm
171, Paula…
estamos quase na mesma… mas tenho dúvidas do que me disseram os meus serviços administrativos..
Mudei para o 218 em 5 de Agosto de 2003. Disseram-me que mudava a 5 de Dezembro de 2009… Segundo esta informação, mudarás a 11 de Março.
Janeiro 10, 2010 at 10:41 pm
#171
Tem de estar nesse índice 4 anos. Soma os anos que tem e subtrai dois anos, 4 meses e três dias.
Janeiro 10, 2010 at 10:43 pm
Olá Paula, na minha opinião assim que perfizeres o tempo previsto para o 4.º escalão – 4 anos estará em condições de progredir ao 5.º tendo presente as regras que estão previstas para a progressão ao 5.º escalão. Muitos Bom e excelente progridem automaticamente. Os Bons progridem 50% com a melhor classificação. Os que ficarem de fora no ano seguinte somam mais 0,5 pontos à classificação e logo vê se fica com a classificação que entre nos 50% desse ano.
Para contabilizar o tempo têm que tomar como ponto de partida o momento em que passaram a um determinado escalão e contabilizar o tempo até 28 (?) de Agosto de 2005. Depois interrompem a contagem e voltam a contabilizar o tempo de serviço efectivo prestado em 2008 e 2009 e seguintes…
Espero ter ajudado
Janeiro 10, 2010 at 10:46 pm
Ok e agora???Só transito se tiver aulas assistidas? Quando as vou ter??? Isto anda uma grande confusão…
Janeiro 10, 2010 at 10:53 pm
#174
Acho que o que dizes “Muito Bom e excelente progridem automaticamente. Os Bons progridem 50% com a melhor classificação, etc.) é só para quem completar o tempo após o acordo entrar em vigor.
Quem completar antes disso, não se sujeita às condições desse acordo. Estou certa?
Janeiro 10, 2010 at 10:56 pm
Quando há mudanças, as situações que estão no limbo são sempre mais dificeis de encontrar a solução ideal e será na regulamentação legislativa que todas as situações têm que estar previstas.
Janeiro 10, 2010 at 10:58 pm
Também sou da opinião da Pipoca
Janeiro 10, 2010 at 10:59 pm
# 175 e #176 tal como foi dito em #136: o que está em vigor é o 270/09 e não a lei que ainda não foi feita.
Logo, essa história das aulas assistidas ainda não se coloca.
Contudo, nem todos que passam (ou passaram) em 2009 têm a sua situação actualizada… e não se sabe quando é que a lei vai ser publicada e a partir de quando produz efeitos e que excepções abrange e blá blá..
Janeiro 10, 2010 at 11:12 pm
#170
As tuas notícias são terríveis, Zé Ricardo, mas de qualquer modo, obrigada:
Vou torcer muito para que estejas enganado 🙂 , mas não leves a mal.
Janeiro 10, 2010 at 11:15 pm
Tenho estado a par das alterações do ECD, mas este acordo, com nova reposição baralhou-me por causa de nos índices 254 ser diferente para titulares ou não titulares.
Ricardo, a minha situação:
Não titular, no índice 245 desde 01.11.04
Mudava para o 9º escalão a 01.11.06 por bonificação de 1 ano (artigo 57, n.º4 do E.C.D.).
Fico como? Obrigada
Janeiro 10, 2010 at 11:31 pm
Maria
tem calma e espero que várias coisas relacionadas com a transição, tal como foi dito na conferência de imprensa no final da reunião já de madrugada ainda se vai ter que melhorar aspectos da transição entre as carreiras.
Fica bem e se for útil em mais algum esclarecimento dispõe
Janeiro 10, 2010 at 11:40 pm
Zé Ricardo, peço desculpa pela insistência, mas pode-me ajudar a perceber a minha situação?
Janeiro 10, 2010 at 11:41 pm
anatobo
Ora em Agosto de 2005 (momento do congelamento) terias 9 meses no 245. Depois contabilizas o tempo todo de 2008 e 2009 e, claro, seguintes até perfazeres 4 anos que salvo melhor opinião será em Abril de 2010 caso não haja perdas de tempo de serviço por faltas.
Aplica-se o último período do ponto 38, salvo melhor opinião e portanto progredirás ao índice 272 após a data acima referenciada
Janeiro 10, 2010 at 11:42 pm
anatobo
Corrijo, não é em 2010, mas sim em 2011 que perfazes 4 anos. Peço desculpa
Janeiro 10, 2010 at 11:43 pm
Zé Ricardo, obrigada.
Janeiro 10, 2010 at 11:59 pm
Zé Ricardo, agradeço que diga alguma coisa sobre isto: Há pouco coloquei uma questão ao Paulo sobre a minha situação (114 e #115) de mudança de escalão. Em princípio mudarei o 4º (218) para o 5º escalão e índice 235 em Agosto deste ano (2010). Mas, há distância, coloca-se a questão (outra questão) da avaliação e das quotas que decorrem do “Acordozeco”. Se a Lei for alterada antes de Agosto, como se prevê, que apreciação faz da minnha situação? Terei de ser avaliado até ao final do ano? Este 1º ciclo de avaliação contemplará essas situações?…
Janeiro 11, 2010 at 12:47 am
Tenham em atenção que a Ministra disse logo no inicio que o resultado da avaliação deste 1.º ciclo avaliativo que terminou em Dezembro conta para efeitos de progressão em carreira.
Janeiro 11, 2010 at 1:05 am
Moral da história: para passar ao 5º só daqui a 3 anos (tive Bom…) e para chegar ao 7º nem se fala! Afinal o “Acordo” não foi Mau…foi Péssimo! Está tudo muito pior para os professores que estão no 218/235 e 245!. Depois em vez do titulares há os Relatores. Está mesmo mau!
Janeiro 11, 2010 at 1:16 am
Caro Justo
Porquê só daqui a 3 anos? Será que o teu Bom é dos mais fraquinhos (6,5)? Será não entras nos 50% dos Bons? Se for essa a tua situação e caso não tenhas entrada pela nota baixa de Bom, no ano seguinte tens mais 0,5 pontos a acrescer à tua classificação como factor de compensação pelo tempo de serviço.
Não ponhas já as coisas negras!
Deixa ver como correm as negociações da transposição da letra do acordo para o Decreto Lei.
E, não se sabe se ainda não vamos ter é novo congelamento ou ainda pior um corte de salários. Seria um cenário bem pior para todos os funcionários públicos
Não é querer estar a divagar mas isto está muito mal em termos financeiros. Não sei o que nos vai acontecer amanhã
É preciso serenidade, senão até eu perco o sono!!
Amanhã é dia de aulas
Vamos a uma soneca
Falamos amanhã
Janeiro 11, 2010 at 2:22 pm
Venho do almoço na escola. De manhã passei na “secretaria”. levei a papelada e falei com o chefe dos serviços. Ela não está ainda popr dentro da matéria. Mas perante os quadros comparativos com escalões e índices do 270/2009 e do anterior (em que me encontro ainda) ele disse o seguinte, o que até me deixou eufórico porque nunca ouvira semelhante coisa:
Se antes era preciso 15 anos para passar do 3º para o 4º escalão se agora apenas são necessários 12 anos (com o 270/2009) e se são necessários 16 para passar do 4º para o 5º e você tem 18 e alguns meses de serviço, então tem de ser colocado no…6º (SEXTO!!!!) pois 18 anos é o tempo necessário para passar do 5º para o 6º. Diz ele: isto não tem nada que saber, é muito fácil! E esta eh?
Janeiro 11, 2010 at 7:05 pm
Era bom era… pelo que percebi nós somos colocados no índice correspondente ao actual ou seja andamos de cavalo para burro.
Janeiro 11, 2010 at 8:19 pm
Aqui vai uma dúvida da Cristina Paiva que colocou noutro post, mas ninguém respondeu. De acordo com o que me foi dito aqui, provavelmente muda em final de 2010. (visto que é uma situação idêntica a minha). Mas quem souber que responda.
cristina paiva Says:
Janeiro 11, 2010 at 7:31 pm
Olá Paulo,
Já uma vez tentei esclarecer uma dúvida e hoje volto outra vez à carga. Estou no 4º escalão, com 17 anos de seviço, pois os 2 anos e 4 meses de congelamento existem. Infelizmente! Caso contrário teria 20 anos de serviço no final de Agosto de 2010. Gostava muito de saber onde me situo neste momento, pois as escolas não estão a reposicionar os professores, como parecia após uma primeira leitura das alterações feitas à carreira. Posso acrescentar que mudei para o antigo 7º escalão no final da agosto de 2005, mesmo antes do congelamento. Gostava mesmo muito que me desse alguma ideia, porque se tudo se passar tal como estou a perceber, vou perder ainda mais tempo de serviço, pois só vou transitar para o 5º escalão, na melhor das hipóteses, lá para fim de 2011. Será mesmo assim
Janeiro 11, 2010 at 10:23 pm
Ninguém chama ao Zé Ricardo de traidor, vendido, bandido e outros mimos simpáticos e habituais aqui?