Há por aí uma declaração de preocupação conjunta sobre o próximo ano lectivo que une, entre outros, a maior federação sindical de docentes, as duas confederações de pais e encarregados de educação e as duas associações de dirigentes escolares.
Maior união parece-me quase impossível
O meu desafio é… se a preocupação é assim tão grande e legítima e se a união não é cosmética que tal unirem-se todos num bloqueio do arranque do próximo ano lectivo?
Pais, professores e directores (e ainda lá estão outros sindicatos, como o dos trabalhadores da administração local) poderiam fazer isso se agissem de forma concertada e não conflituante.
Ou tudo se resumo a dois parágrafos, ou seja, a menos esforço do que um mediano post de um qualquer blogue não representativo?
Julho 15, 2012 at 10:19 pm
respondo com uma música…
Julho 15, 2012 at 10:20 pm
Não vai acontecer nada disso, Paulo. Toda essa gente ja foi e está a ser generosamente recompensada para segurar as hostes.
Quando muito, haverá mais um episódio de circo de rua com fins catarticos. Inconsequente e bem comandado para não fugir das normas.
Vai uma aposta?
Julho 15, 2012 at 10:22 pm
Essa é que era!
Julho 15, 2012 at 10:22 pm
por muito que discorde de ti em muitas tt coisas tenho de concordara..raios…mas já o disse aqui antes de ti..logo…e o meu primeiro comentário diz tudo..a música fala por si..
Julho 15, 2012 at 10:24 pm
Ena! : )
Julho 15, 2012 at 10:25 pm
É a luta de consumo.
Julho 15, 2012 at 10:25 pm
Em Espanha a coisa vai ser em grande. Olé!
los detalles del mayor ajuste de la democracia »
Los funcionarios claman en la calle contra los duros recortes de Rajoy
El País Madrid 80
Profesores, sanitarios, policías y bomberos se suman a las protestas. Algunos convocantes llaman a acampar ante el Congreso, blindado por la policía. Los manifestantes piden la marcha atrás en los mayores recortes de la democracia
Julho 15, 2012 at 10:26 pm
Julho 15, 2012 at 10:30 pm
A minha posição é esta:
Em 1º lugar temos que estar bem informados sobre o que se vai passar.
Atenção, as DRELs avisaram os directores que deveriam informar os professores com possível horário zero. Na pressa, e antes de terem feito bem as contas ( os directores estão às aranhas), emviaram mails a alguns colegas.
Tudo isto cria uma clima de pânico que se vai generalizando.
Não entendo como podem prescindir de tantos professores, mesmo que as turmas aumentem de 28 para 30!!
Depois de bem informados, com números reais, e se realmente acontecer o que se teme e se divulga por todo o lado, então, tal como o Paulo diz, eu proponho que sejamos suficientemente corajosos para não abrir as escolas a 10 de Setembro.
Julho 15, 2012 at 10:32 pm
isso é que era bom! somos uns medricas…já o provamos à saciedade várias vezes…e nem é preciso ter memória de elefante 😦
Julho 15, 2012 at 10:33 pm
things on top of other thongs…us…
Julho 15, 2012 at 10:34 pm
Somos medricas ou sentimo-nos traídos!!
Olha, eu ia mais longe do que o sindicato queria!
Julho 15, 2012 at 10:36 pm
VAMOS À LUTA COM CONSEQUÊNCIAS!
Julho 15, 2012 at 10:39 pm
#12
ah! eu tb reb…e já o fiz algumas vezes. e olhei para o lado, várias vezes, e era a única! 😦
Julho 15, 2012 at 10:40 pm
#7
Os espanhóis, como os gregos não brincam em serviço.
Mas não sei se ganharão muito com isso.
A nós, professores e a toda a função pública têm-nos tirado o que lhes tem apetecido e comemos calados.
Isto só ia lá com uma acção do género do que o Paulo propõe. Ninguém começa a trabalhar em setembro !
Mas, há sempre os instalados, aqueles que pensam que não é nada com eles.
Julho 15, 2012 at 10:40 pm
Por mim, VAMOS À LUTA!
Quem não a deseja, deverá estar nos lugares cimeiros, achando que, qual tsunami que não chegará ao topo da montanha,se os colegas mais novos se forem queimando em lume brando…,paciência.
Julho 15, 2012 at 10:43 pm
Estou convosco!
Julho 15, 2012 at 10:44 pm
#9 Reb
Partilho da sua opinião…Mas mesmo que a situação não se venha a mostrar tão catastrófica como neste momento- sou mais uma que foi contemplada com horário zero 😦 não podemos, nem devemos esquecer a forma como foram feitas todas estas mudanças: sem consulta, sem negociação!!Temos que demonstrar que não somos fantoches com quem se brinca…
No início de Setembro voto a que NÂO SE ABRAM AS ESCOLAS!!
E quem tem medo arranja um cão! Esquecemo-nos que a união faz a força caramba!! Pessoalmente estou farta dos foclores dos abaixo-assinados e manifestações demasiados mansas…
Demonstremos que não temos medo…
Julho 15, 2012 at 10:46 pm
Estes tipos andam a atirar barro à parede. O meu desejo é que faça ricochete e que lhe acerte nas trombas (peço desculpa aos elefantes).
Julho 15, 2012 at 10:51 pm
A ideia do bloqueio do início do ano é boa. Já é notícia quando corre bem, então quando corre mal….
Julho 15, 2012 at 10:54 pm
#18,
“E quem tem medo arranja um cão! Esquecemo-nos que a união faz a força caramba!! Pessoalmente estou farta dos foclores dos abaixo-assinados e manifestações demasiados mansas…
Demonstremos que não temos medo…”
Subscrevo.
Somos muitos ,mas somos é uns ” tenrinhos “.
Julho 15, 2012 at 10:56 pm
Vamos ao bloqueio do início do ano letivo.
Julho 15, 2012 at 10:58 pm
Teria um impacto bem maior (e já não ganhamos para gastar solas nas manifes), acredito que os EEs estejam connosco, agora os directores…
Julho 15, 2012 at 10:59 pm
E quem é o rato que vai (já disse isto há muito) colocar o chocalho no pescoço do gato?
Se antes fizeram contas, agora habituaram-se ao já lá vou ter.
Julho 15, 2012 at 11:01 pm
#23
Eu não dizia? Atribuir a outros…
Julho 15, 2012 at 11:02 pm
Os sindicatos e associações, se estiveram genuinamente, em desacordo com o que se está a passar deveriam anunciar nas próximas semanas que, ou o MEC volta atrás com estas medidas absurdas, ou as escolas não vão abrir em 10 de setembro. Ponto assente. Nem mais.
Estamos declaradamente em guerra. É tempo de TODOS assumirem a responsabilidade de contribuírem, e não esperar pelas chaimites para irmos à LUTA.
Julho 15, 2012 at 11:05 pm
É bom falarmos disto aqui porque, como bem nos lembramos, em 2008, resolvemos sair para as ruas em protesto, combinámos aqui e , no dia seguinte, a Fenprof marcou a memorável manif dos 120 000. A nossa foi uma semana depois e, mesmo sem ajudas lojísticas, estivemos 15 000 na rua.
Por isso, se mostrarmos coragem para bloquear o início das aulas – caso se confirme esta hecatombe – talvez outros, com mais meios, se lembrem que podem juntar-se-nos e organizar um protesto que se veja!
Julho 15, 2012 at 11:08 pm
Coragem? Os zecos? Faz-me lembrar sempre aquilo dos OI, faziam fila às escondidas.
Julho 15, 2012 at 11:11 pm
#28
ora!
bem os vi, fora de horas, a entregar o papelinho….
Julho 15, 2012 at 11:12 pm
BLOQUEIO, já!!!
Julho 15, 2012 at 11:14 pm
#28 concordo.
Estou na luta. Estou Farta de “comer e calar” e não sou das mais prejudicadas. Custa-me ver os colegas, ver o rumo da escola…
Julho 15, 2012 at 11:17 pm
Como Pai, estou disposto a ir à luta; vou propôr uma reunião de Direção da Confedereção de Pais a que pertenço e ver qual a sensibilidade. Algo terá de ser feito para impedir este “assalto” à educação pública!
Julho 15, 2012 at 11:18 pm
#0,
Não vejo grande e genuína união por aí…
Julho 15, 2012 at 11:19 pm
Se efetivamente houvesse união ninguém iniciava as aulas no próximo ano letivo
:
1. Por uma escola pública digna com alteração de currículos de acordo com a respetiva carga horária, turmas com menos de 30 alunos,etc.
2.Pela dignificação das carreiras docentes e por uma planificação correta das necessidades permanentes nas Escolas, de Docentes, Professores do Ensino Especial , Psicólogos Educacionais/ Clínicos, Auxiliares Técnicos de Educação e Funcionários Administrativos. As equipas multidisciplinares são fundamentais para resolver os diferentes problemas com que se defrontam os profissionais da Educação.
A executarem-se estas medidas vai ser o maior despedimento de profissionais de Quadros de Escola/ Agrupamentos, bem como de Professores contratados.
Mas ninguém está preocupado, deve ser da silly season.
A Educação só é uma prioridade nos programas eleitorais depois das eleições nada se cumpre e agrava-se drasticamente a vida de milhares de pessoas.
Julho 15, 2012 at 11:19 pm
Amanhã é segunda, beijo na bunda!
Julho 15, 2012 at 11:19 pm
#32
Gosto. precisamos dos Encarregados de Educação. Também o sou e acredite: muitos professores são prejudicados, ou não ponderam outras lutas A PENSAR NOS SEUS ALUNOS. É tempo de recebermos o mesmo.
Julho 15, 2012 at 11:20 pm
#33
Não percebes nada de transparência, meu caro.
Julho 15, 2012 at 11:25 pm
Porque é que o meu comentário não passa? Parece que tem peste. Parece inacreditável! Porr.!
Julho 15, 2012 at 11:26 pm
Desculpem lá: se é para brincadeira, faz-de-conta, retóricas…assim não vamos lá. O assunto é sério para brincarmos com as palavras ou então sou muito ingénua.
Julho 15, 2012 at 11:27 pm
#33,
Mas estão todos preocupados, dizem.
Mas… em chegando à altura de fazer algo, é manifs e vigílias que o resto…
Não defendo greves às avaliações mas… sinceramente… gostava de ver os directores perderem o medo de ser destituídos em bloco e os representantes dos EE deixarem-se de conversas fiadas…
Eu sei é que quase todos querem é “runiões” e “ser recebidos” e “ser ouvidos”.
O resto… é total vazio inconsequente.
Bem me lembro quando foi a petição pela redução do números de alunos por turma, que vários destes “cromos” assinaram e depois nunca mexeram uma palha…
E ainda acusam (ou mandam acusar) os outros de só falarem…
Julho 15, 2012 at 11:30 pm
# 40
Paulo eu não estou a brincar, nem tenho esse costume de brincar com a educação das minhas filhas!
Julho 15, 2012 at 11:31 pm
Alinho no boicote ao início do próximo ano lectivo.
Julho 15, 2012 at 11:31 pm
Estabelecer objectivos de luta, bem claros e definidos que tenha em conta todos os professores, levar os sindicatos a assiná-los para que não façam acordos precipitados. É isto que não se tem feito e que precisamos, definição de objectivos e luta cerrada até os atingir!
Julho 15, 2012 at 11:32 pm
Bloquear o início do ano lectivo? Para ele não começar não é preciso bloquear nada. É só aplicar a lei.
Julho 15, 2012 at 11:32 pm
O problema de não abrir o próximo ano lectivo é que nessa altura quem foi penalizado já não está a dar aulas e quem ficou vai continuar achar que foi com os outros.
A INDIFERENÇA
Bertolt Brecht
Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.
Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.
Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.
Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.
Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.
Julho 15, 2012 at 11:33 pm
Bloquear o início do ano letivo? Quem? Não me digam que vai cair um nevão alpino … Nem agora, que é tempo deles, os tiveram no sítio, quanto mais em Setembro …
Julho 15, 2012 at 11:33 pm
Lutar sem objectivos claros e aceite por todos é bater no ar! Vamos ao estabelecimento de objectivos para a luta!
Julho 15, 2012 at 11:34 pm
BLOQUEIO AO INÍCIO DO ANO LETIVO.
Alguns que por aqui passam estão a tentar contrariar a tendência ou será impressão minha?
Julho 15, 2012 at 11:35 pm
Maria de Lurdes Rodrigues ri-se no seu túmulo.
Julho 15, 2012 at 11:38 pm
Está no céu à vossa espera. Não guardou rancor.
Julho 15, 2012 at 11:39 pm
Paulo, AVANCEMOS COM O BLOQUEIO AO INÍCIO DO ANO LECTIVO!
Julho 15, 2012 at 11:39 pm
O Boss Sócrates está em Paris a estudar as tácticas do Maio de 68 e já vem aí treinar o sindicato.
Julho 15, 2012 at 11:40 pm
Descanse em FLAD.
Julho 15, 2012 at 11:40 pm
O bloqueio pode passar por uma coisa tão simples como não divulgar os horários…
Mas é obvio que implica a colaboração ACTIVA de EE e Directores.
Julho 15, 2012 at 11:41 pm
#51
Paulo, vai tu, a gente vai lá ter.
Julho 15, 2012 at 11:42 pm
#45 Não será bem assim porque muitos dos que foram agora indicados para horário zero terão turmas a lecionar. Não creio que fiquem professores carregadíssimos com turmas e os outros fiquem sem nada fazer. Em último caso tratar, os lambe botas, adequadamente!
Julho 15, 2012 at 11:45 pm
#54
Paulo, podes liderar o pedido de uma reunião conjunta com os Diretores, suas associações representativas que eu trato de assegurar a representatividade de pelo menos uma das Confederações de Pais?
Julho 15, 2012 at 11:45 pm
#54
Não me parece que se juntem à luta…?!
#55
Está a desmoralizar?! Cada vez somos mais CARNEIROS e OVELHAS!…
Julho 15, 2012 at 11:45 pm
Ainda haverá directores na segunda semana de Setembro? É que nalgum momento as experiências terão de acabar e as decisões tornadas definitivas.
Julho 15, 2012 at 11:45 pm
Por aquilo que conheço da maioria dos Diretores não estou a vê-los tomar uma atitude ativa… aos EE talvez sim.
Julho 15, 2012 at 11:48 pm
#60
Sério? Sério???
Hum!, é a sério.
Julho 15, 2012 at 11:49 pm
Eu estou nessa do bloqueio. As manifes e vigílias são uma coisa muito penosa, acabo sempre com bolhas nos pés e feita num 8.
Julho 15, 2012 at 11:49 pm
Penso que uma ação bem concertada podia alterar o rumo de algumas coisas.
O ínicio do próximo ano letivo parecia-me bem.
Quais os objetivos a alcançar com essa ação?
Era importante serem bem definidos.
Que pretendem os professores mudar nas escolas?
Que pretendem os professores ver mudado nas suas carreiras?
Seria necessário as pessoas serem muito verdadeiras, não brincarem com assuntos sérios, e dizerem de uma vez por todas se estavam dispostas a tal?..
Julho 15, 2012 at 11:49 pm
Há por aí uma iniciativa de vigílias… amanhã divulgo melhor… não é a melhor altura, mas talvez…
Quanto a coisas mais fortes, nada como as planear bem.
Ou pressionar.
Até que os “lutadores preocupados” se assumam de vez…
Julho 15, 2012 at 11:51 pm
Pago para ver.
Julho 15, 2012 at 11:51 pm
Os directores dão uma ajuda preciosa, desta vez.
Não esquecer que eles existem devido às benesses que deram e tiveram da actual oposição…
Julho 15, 2012 at 11:52 pm
#64
rui.martins@mail.telepac.pt
Uma iniciativa destas deve ser bem planeada e insisto devemos ir à luta!!!
Julho 15, 2012 at 11:53 pm
A do seguro ou a do costume?
Julho 15, 2012 at 11:53 pm
Não podendo deixar de reagir a tanta agressão, talvez aconteça aquele clique que faz mexer os portugueses apenas em situações limite. Doutra forma, esta lonjura atlântica pareceu sempre aconselhar os portugueses a reservar as suas forças só para as grandes tarefas, quando já não é mais possível ficar quieto.
É verdade que os espanhóis fervem em pouca água, mas quem despachou a monarquia, quem não tolerou uma passagem de testemunho da ditadura para a democracia, foram os portugueses, não os espanhóis. Hoje, é verdade, temos presidentes a receber um choruda pensão vitalícia à luz da lareira mas, pelo menos, não andam aos tiros aos elefantes.
Ao contrário da teoria do bom aluno, com o sucesso pimba que se conhece, entre almas de fraca compleição existencial, se algum respeito nos é reconhecido, é por sermos capazes de fazer prevalecer a justiça, a solidariedade e a coragem sobre os abusos dos poderosos. As «tias» da nossa praça política – felações ambulantes da política externa – estão enganadas quando se envaidecem com eventos dispendiosos, carregados pelos ombros de quem vive do seu salário. Pelo contrário, essa é a unidade internacional de medida do atraso cultural de um povo que não se mostra capaz de pedir contas aos seus representantes.
Passado o momento eclesiástico do professorinho de domingo à noite, fica clara a estratégia do silêncio em relação ao sofrimento de milhares de docentes. É uma forma de violência acrescida, provavelmente iniciada em mais uma deformadora história de arrepiar contada pelo pai ao jovem Marcelo.
Nunca vi tamanha política de ódio aos funcionários públicos em geral e aos professores, em particular. Não admitir na sua formação de carácter, e de forma tão visceral, a não sujeição de quem vive do seu trabalho (ou muito me engano ou é aqui a fonte do «mal» do conceito de funcionário público para quem pretende construir uma sociedade de escravos), é reduzir-se à condição de monstro.
Se não for ódio, como se explica esta barbárie de enviar por sms «está obrigado a concorrer…», ao fim de 20, 25, trinta anos de serviço? Oitavos de chefes que não merecem outro tratamento que não seja o de lhes rapar o cabelo na praça pública, sinal da vergonha da colaboração com o intolerável.
Julho 15, 2012 at 11:53 pm
Barra pesada seria se ninguém se registasse na plataforma para a DACL…
Mas, isso seria pedir muito!
Julho 15, 2012 at 11:54 pm
#68
Ambas as duas 🙂
Julho 15, 2012 at 11:54 pm
#67
De que forma, quinquenal?
Julho 15, 2012 at 11:58 pm
#70
Outros – decidam-se e lutem por mim!
Pois, mas…
Julho 15, 2012 at 11:59 pm
#69
Penso que esta é “a gota de água”. Precisamos de nos reerguer e mostrar a classe com toda a sua sabedoria, sensatez…capacidade de trabalho e envolvência.
Julho 15, 2012 at 11:59 pm
sonhem..afinal o sonho comanda a vida…
Julho 16, 2012 at 12:00 am
#74, lindo.
Julho 16, 2012 at 12:02 am
#72
Qual é a sua proposta? Eu já disse que estou disponível, já publiquei aqui o meu contacto. Aguardo propostas e estou disposto a levar a quem de direito.
Julho 16, 2012 at 12:05 am
#77
Não tenho proposta em especial e exijo que não seja votada de braço no ar.
Julho 16, 2012 at 12:05 am
TAMBÉM PODEM PEGAR EM ARMAS DE CAÇA, FORQUILHAS ,FACAS DO MATO E AGIR..MAS MUITOS DEPOIS DEIXARIAM DE COMENTAR POR AQUI E ESTARIAM ALGURES NO ALÉM ETERNO…POIS..É QUE NO PASSADO PARA SE FAZER ALGO ERA ASSIM..MORRIAM UNS PARA O BEM DE OUTROS PARA QUE ALGO MUDASSE MESMO…QUEM AVANÇA PRIMEIRO…??
“Rivarol dizia: ‘Não ter feito nada é certamente uma grande vantagem, mas não se deve abusar’. Os jovens abusam: a tal ponto que, quando ficarem velhos, verão que não fizeram nada. E não apenas individualmente.” Leonardo Sciascia
Julho 16, 2012 at 12:05 am
[…] esta consciência de classe, sem entendermos que este é o ponto de partida, não há plano de ação que nos valha, por mais assertivo que ele nos pareça. Share this:EmailGostar disto:GostoBe the first to like […]
Julho 16, 2012 at 12:06 am
Vou jantar, já volto.
Julho 16, 2012 at 12:07 am
Vira o disco e toca o mesmo. O ministério sabe muito bem como calar os profs.. O bloqueio já devia ter acontecido, mas o governo só lança as bombas no fim do ano, com prazos apertados, para evitar ajuntamentos! Eles esconderam a rede escolar até julho, para cortar cursos, fizeram uma organização do ano escolar que derreteu a paciência a quem de fazer turmas, horários, calcular DACLs, despedir e despedir-se de colegas de muitos anos, etc. Tudo isso está feito – em Setembro não abriremos cursos novos, não formaremos turmas novas, os contratados andarão a pedir carimbos para o centro de emprego e lançar mau olhado aos do quadro (concorrência), os pais estarão mortinhos por devolver os filhos à escola, os diretores andam a apalpar os novos terrenos dos novos agrupamentos para não serem engolidos em casa própria.
Em todo o caso, PODEM CONTAR COMIGO para bloquear o que for preciso..
Julho 16, 2012 at 12:07 am
#76
Lindo, é o que deixa por dizer. Deve ser bem jovem…
Julho 16, 2012 at 12:08 am
# 77
A proposta dele é não façamos nada. Ou então, como o outro sugere que vamos ouvindo música.
Julho 16, 2012 at 12:08 am
# 78
Peço-lhe que não brinque com este assunto!
Julho 16, 2012 at 12:09 am
#40,
Olha que já acreditei em alianças desse tipo. Mas faltam os famosos tomates a muita boa gente.
A maior crise que vivemos actualmente (e desde há muito) não é a financeira ou a económica:
– É a crise do valores morais e sociais.
A crise da falta de coragem para agir em conformidade, custe o que custar.
Fugindo ao tema e para deixar claro um certo estado de espírito:
– Quando temos um ministro da Educação que opta por dizer que não comenta a “licenciatura” do colega de governo, ao invés de dizer algo do tipo “como sou pessoa séria, ou sai ele ou saio eu”, está tudo dito.
Esta vitória permanente dos interesses e das vaidades sobre os princípios e os valores morais cansa…. principalmente quando nos apercebemos que cada vez são menos os que conseguem dizer não.
Nada que surpreenda por aí além mas que mói e desgasta.
E, claro está, entristece.
Julho 16, 2012 at 12:11 am
#27 Eu nessa altura não deixei de ir à manifestação marcada pelos movimentos. Eu estive lá. Não eramos muitos, mas foram os que tinham carácter e não se deixaram manobrar pelos sindicatos que foram uns traidores e fura manifestações. Ainda não esqueci. No futuro que os sindicatos tenham de assinar objectivos de luta para ver se não são mais uns bananas e traidores!
Julho 16, 2012 at 12:12 am
é a vida Maurício…JÁ DIZIA ALGUÉM..
O ambicioso é um cego a caminhar com pernas de pau..ANÓNIMO..
Julho 16, 2012 at 12:13 am
#85
Parece ser uma grande brincadeira…infelizmente. É também, por estas e por outras, que a classe não se une. Fui…
Julho 16, 2012 at 12:16 am
Paulo,
VAMOS LUTAR PELA NOSSA DIGNIDADE…
Muito obrigado por tudo…
Abraço,
Filipe
Julho 16, 2012 at 12:18 am
#89
Não desisto, aguardo indicações do Paulo Guinote e quem mais se quiser juntar e lutar por uma Escola melhor para TODOS.
Julho 16, 2012 at 12:19 am
#49 Concordo. Era uma menina de coro em comparação a este passarão. Quando pensamos que se chegou ao fundo, aparece sempre alguém que ultrapassa o que é pensável!
Julho 16, 2012 at 12:22 am
fui mesmo..
“Uma ideia morta produz mais fanatismo do que uma ideia viva; ou melhor, apenas a morta o produz. Pois os estúpidos, assim como os corvos, sentem apenas o cheiro das coisas mortas.”Leonardo Sciascia
Julho 16, 2012 at 12:22 am
#63
Até que enfim alguém que fala a minha linguagem!
Julho 16, 2012 at 12:32 am
Ó Paulo, ilumina-nos!
Julho 16, 2012 at 12:33 am
#82
Isso só será assim se o aceitarmos. Podemos exigir que tudo isso seja desfeito, basta lutar por isso. Nunca aceitei nada como dfefinitivo mesmo depois da lei sair, pois esta pode sempre ser revogada. Que importa o que legislaram? A pessoa é sempre a que decide se aceita ou não! Ninguém, nem nada tem poder sobre a vontade de uma pessoa. A sua decisão é sempre o que prevalece!
Julho 16, 2012 at 12:40 am
#89 Concordo. Excelente.
Lamento determinadas atitudes e comentários de alguns comentadores, mais precisamente de um: Fafe. Assuntos sérios devem ser tratados de forma séria. Tentar brincar ou ridicularizar comentários certamente não une a classe. Respeito e admiro o trabalho, neste âmbito, do autor do blogue e de facto é pena que, por vezes, não se entenda determinadas posturas, falo por mim, claro.
Julho 16, 2012 at 12:42 am
#85
Proíbe-mo Vª Exa? A propósito da sua consciência?
Julho 16, 2012 at 12:42 am
#40,
Paulo,
Ninguém sensato defende greves, quanto mais às avaliações.
Mas repare. que outra ação consequente poderiam ter os milhares de contratados que em Setembro não estão na escola? Ninguém os vai defender em Setembro, porque simplesmente estarão fora do sistema.
Bem sei que a vossa preocupação está apena na carreira, mas como é bem sabido, a minha causa são os contratados, que não distingo em termos de direitos dos restantes professores.
Julho 16, 2012 at 12:48 am
#99,
Essa greve, em especial circunscrita a contratados, seria facilmente contornável.
As coisas são muito complexas e acho que o que propus passava por alguns “actores da contestação” serem consequentes…
Em tempos, assumi publicamente a não entrega dos OI e do RAA nos moldes requeridos pela legislação que achava desajustada. Não aceitei ser avaliador.
Como eu, outros colegas.
Alguns nem entregaram qualquer documento de AA em 2009 e pagaram por isso.
Mas há muita gente que vem aqui ofender-me que nada fez disso ou só fez quando o “colectivo” mandou.
Nenhum deles prescindiu de fazer tudo o que lhes foi mandado.
Por isso, seria tempo que as “plataformas” frentistas da treta fossem consequentes e mostrassem o que valem.
Dois parágrafos “em defesa da Escola Pública” faço eu antes do ponteiro dos segundos dar uma volta.
Julho 16, 2012 at 12:51 am
#97
Mas é ridículo, qualquer um verifica que os vossos tomates são cogumelos; nem dão para gaspacho.
Acordaste agora e não lavaste cara? E eu não me devo rir disso? Decretas?
Desconfio sempre de quem é tão sério, tão sério, tão sério – que nem no sofá ri. Por causa dos ácaros.
Julho 16, 2012 at 12:54 am
#101
Ainda por cima é MAL EDUCADO e MUITO MAL FORMADO. Atente nas respostas que dá, inclusive em resposta a #85.
Julho 16, 2012 at 12:59 am
TOMATES ?
Julho 16, 2012 at 1:02 am
Falou-se aqui de classe, devo ter-me olvidado das referências aos grandes e aos pequenos, uns vão com uns cartazes maiores e de maior classe, já me chega de idiotas colegas, o que de faz de mim um mero idiota impedido de rir. Sacraste!
Julho 16, 2012 at 1:09 am
#102
Sou. Não sabias? “Sabeste” agora, depois destes anos a adorares a classe.
Julho 16, 2012 at 1:39 am
#0
“O meu desafio é… se a preocupação é assim tão grande e legítima e se a união não é cosmética que tal unirem-se todos num bloqueio do arranque do próximo ano lectivo?”
Acha mesmo possível que eles aceitem um desafio destes? Para reivindicar o quê?
As associações de Pais nunca concordariam em atrasar o arranque do ano lectivo. As associações de dirigentes escolares nunca fariam nada que pusesse em causa os belos tachinhos dos seus associados. E a FENPROF já o Paulo conhece razoavelmente bem. Convém não esquecer que em Agosto esta bolha dos horários zero rebenta e dos 20 a 30 mil actuais passamos a 6 ou 7 mil e boa parte dos candidatos a lutadores fica contentinha. Se não fizemos nada quando cortaram (com os subsídios incluídos) cerca de 20% (em média) nos ordenados da rapaziada, acha que vamos fazer alguma coisa por 6 ou 7 mil QE e QZP terem de mudar de escola e 10 ou 12 mil contratados não conseguirem colocação?
Julho 16, 2012 at 2:08 am
Como é que o autor do blogue permite:
Comentários pejorativos deste comentador e postagens do mesmo:
/?????????????????
Pode enviar-me para spam mas tenho que dizer que credibiliza MUITO POUCO o blogue de que é autor.
Julho 16, 2012 at 2:22 am
Vamos em frente, sem medos! Estou tão farta desta mediocridade em que nos deixámos aprisionar, de permitirmos que nos tratem como se fôssemos lixo. Tomara eu ver alguma coisa que se pareça com uma reação a sério!
Julho 16, 2012 at 2:37 am
Será, apenas, retórica que, como alguém já mencionou anteriormente, não creio haver tomates suficientes … chegado o momento, aos pares/ em grupos ou à socapa, recuam para as “zonas de conforto”…
Todavia… gostaria de acreditar.
Só lá irá à bomba… elas até estão disponíveis – têm é que ser utilizadas antes do fim do prazo e de forma minimamente antecipada e organizada, sabendo que haverá sempre um conjunto de cobardes e medrosos…
Estou por tudo, só não estou pelo mais ínfimo sacrifício que seja pela escória que nos toma como estúpidos, nos assalta/ rouba e humilha todos os dias ao longo das nossas vidas!
Julho 16, 2012 at 2:44 am
#107 O Fafe também é dono do blog
Julho 16, 2012 at 4:24 am
Paulo,
Estou disposto a ir à luta.
Amanhã irei divulgar tal iniciativa junto dos colegas.
Conheço alguns diretores que estão sob pressão. Penso que quando tiverem conhecimento do início deste movimento irão querer saber mais.
Julho 16, 2012 at 7:26 am
O movimento perpétuo.
Julho 16, 2012 at 7:28 am
#107
É a minha opinião, espelha a minha falta de classe.
Julho 16, 2012 at 8:01 am
Xiii, Fafe… quando lhe dá o orgulho em cheio nas ventas nem o reconheço… 😦
Julho 16, 2012 at 9:11 am
A disciplina de música no 3º ciclo ( oferta de escola) extingui-se em várias escolas para poder manter mais um lugar aos colegas de EV. Isto é perverso pois claro! Ver com horário zero mais um colega fez encolher os ombros dos colegas de música e concordar com o acabe-se…
Julho 16, 2012 at 10:14 am
#110
Que pena!
Julho 16, 2012 at 10:37 am
Bom Dia,
infelizmente o que me parece é que o Dr. Mário Nogueira, que à uns anos conseguiu mobilizar toda a classe docente em torno de uma causa que era de todos, está comprometido (que interesses obscuros movem os que supostamente nos deveriam defender???) …é incompreensível o silêncio ensurdecedor dos sindicatos e não vejo interesse em marcar/agendar manifestações, greves ou outras situações que permitam alertar para o flagelo em que a educação se está a tornar…
Bem sei que os tempos e as motivações eram outras, no limiar estava um cargo apetecível de secretário-geral da CGTP (entretanto ocupado por Arménio Carlos), onde a visibilidade e a auto-promoção poderiam catapultar o sindicalista da FENPROF para um lugar à muito desejado…
SINDICATOS… NÃO DESISTAM DE NÓS, NÃO DESISTAM DE LUTAR… OS PROFESSORES ESTÃO HOJE MAIS PREPARADOS QUE NUNCA PARA AÇÕES DE PROTESTO!
Julho 16, 2012 at 11:24 am
Mais do que ir à luta, há que protagonizar a luta em todos os contextos da nossa ação quotidiana. Que o medo passe para o lado de lá! Isso será a nossa força. Agora que os diretores se juntem aos professores na luta. Grande é a utopia! Então eles aceitaram a cadeirinha mesmo quando lhes cortaram no ordenadinho! Ouviram-se uns ecos de revolta. Mas tanto quanto sei demitiram-se uma meia dúzia.O que mais temem é vir a dar aulas! Muitos deles, no pedestal da sua arrogância e ignorância têm sido os executores desta ofensiva contra o ensino. Sempre que se pretendeu a tirania favoreceram-se os carrascos. Aqui é diferente, não há carrascos nem tirania. Há incompetentes infelizes e muita cobardia. Ponham-nos a dar aulas e aí sim, talvez se juntem aos professores. Lembro-me de uma diretora que dizia, “eu ir lá para baixo, era o que faltava, daqui só para a reforma”!!!! seja reconhecida qualquer excepção! Mas não haja ilusões! Faça-se a luta no café, na escola, nos locais de trabalho e na RUA! Foi na rua que se conquistaram direitos,será na rua que se terá de reconquistá-los. É hora de abrir caminho aos nossos filhos e deixar algo bem melhor. Sim, que perguntarão eles aos pais que nada fizeram? ou que muito contribuíram para tanto estrago? Que o meu filho não se envergonhe das minhas ações, e sobretudo que não se entristeça com o meu silêncio. Faça-se a luta!!! Sim, a cada momento, com mais força, se a palavra não chegar então que seja à pedrada. D. Afonso Henriques também não conquistou isto com beijinhos e abraços!!!!
Julho 16, 2012 at 11:51 am
Bloqueio no início do ano lectivo? ALINHO. Manifs e vigílias nem por isso.
Julho 16, 2012 at 9:41 pm
Esta vai para a Aurora,
Os do padre Inácio ,ficam para o próprio.
Julho 17, 2012 at 12:23 am
Há séculos que falo nisso!
Mobilizar também os pais e não falo do pai Eterno.
Todos que tenham uma palavra a dizer nja Educação!
Se deixarmos tudo só para Setembro ou outubreo, depois está tudo a querer mostrar serviço e esqauece a solidariedade.
Os directores, já que têm associações, deveriam criar uma posição conjunta (como fizeram até os inspectores , uns anos atrás e dizer BASTA e recusaremse a serem os carrascos dos colegas. Ou não mandavam listas nenhuma, ou mandavam uma lista com toda a gente e o MEC que ficasse com a batata quente.
http://margarida-alegria.blogspot.pt/2012/07/um-cognome-nao-basta-manif-de.html