De faltar à cortesia nos primeiros contactos. De não dar o benefício da dúvida a quem chega.
Até por causa das primeiras impressões, não me parece do maior interesse salientar se a esquadria da vestimenta está um pouco descaída ou se ficou um pouco de maionese do almoço na manga ou se está uma linha solta na bainha.
Até eu, que sou rústico por natureza, acho que há momentos em que a cordialidade supera desconfianças. Afinal não podemos acusar a outra de ser o que era, se lhe herdarmos os tiques.
Outubro 23, 2009 at 6:50 pm
Não fomos nós que mentimos no dia da anunciação. Nossa Senhora!
Outubro 23, 2009 at 6:50 pm
Concordo, Paulo.
O benefício da duvida para quem chega.
Outubro 23, 2009 at 6:52 pm
Concordo perfeitamente.
Até porque a senhora já demonstrou ter bem desenvolvida uma competência essencial para fazer carreira na política: sabe mentir com quantos dentes tem na boca.
Outubro 23, 2009 at 6:53 pm
Siceramente preocupado, porque um mestrado em “ciências da educação” em Boton não augura nada de positivo.
Outubro 23, 2009 at 6:57 pm
Parafresando o Fafe com tias destas sabemos quase sempre o que esperar…
Outubro 23, 2009 at 6:57 pm
E…gato escaldado de água fria tem medo…
Outubro 23, 2009 at 6:58 pm
A não ser que o Guinote esteja no segredo dos deuses para ser convidado para secretário de estado..eh..eh…se assim for retiro o que disse anteriormente…
Outubro 23, 2009 at 6:58 pm
digo parafraseando…
Outubro 23, 2009 at 7:01 pm
#4- Pois os tais mestrados da Universidade da Bostas, como o lesmas e outros que tal.
Outubro 23, 2009 at 7:04 pm
De boas intenções está o inferno cheio! E de sorrisos hipocritas também…
Outubro 23, 2009 at 7:09 pm
Ou seja : primeiras mentiras nos primeiros contactos…com vozinha de beta.
Outubro 23, 2009 at 7:12 pm
#11- uma beta a ficar fora do prazo, temos de chamar a ASAE!
Outubro 23, 2009 at 7:20 pm
Ontem no programa Quadratura do Círculo, Francisco Assis deu a entender que a educação irá partir do “zero”.
Ora se Francisco Assis tem este entendimento é porque tem consciência que ADD e o ECD vão ser revogados.
Penso que a Assembleia da República irá revogar a ADD e tudo leva crer (falta aqui o CDS) também irá revogar o ECD. Penso que nenhum dos partidos irá apresentar contra-propostas, deixando assim ao governo a iniciativa de rever o ECD e criar uma nova ADD negociando com os representantes dos professores.
Estes próximos tempos serão pois muito importantes. É necessário os sindicatos nos oiçam e é NESTE PRECISO MOMENTO QUE OS MOVIMENTOS INDEPENDENTES DE PROFESSORES E OS BLOGS DE PROFESSORES (COM ESTE À CABEÇA)estejam bem atentos.
Ó Paulo ainda vais ter alguma canseira, mas espero que estejamos aqui todos para te ajudar. Abraço!
Outubro 23, 2009 at 7:22 pm
#13 ler
“É que necessário os sindicatos nos oiçam e…”
Outubro 23, 2009 at 7:25 pm
Para ser uma pouco “tia”, como a nossa futura patroa, diria que a chávena e, sobretudo, o pires são um must. O Paulo tem muito bom gosto, sim senhora.
Outubro 23, 2009 at 7:29 pm
Ai, Paulo, se a boa vontade chegasse…mas estes ouvidos que ainda ouvem só me dão problemas…
Ao contrário de Ana Jorge, esta senhora já aparecia muito antes de ser o que é mas afinal não era e já era outra vez…
Ou será possível que todos sabiam, menos ela?
Outubro 23, 2009 at 7:29 pm
#13
Estou inteiramente de acordo com o seu ponto de vista. Entremos com muito empenhamento nesta “aventura”!
Outubro 23, 2009 at 7:33 pm
E nós até temos sido muito bem comportados. Ainda não lhe chamamos megera, tribufú e outros mimos.
Chamamos-lhe apenas mentirosa e não é mentira nenhuma.
Outubro 23, 2009 at 7:36 pm
No circunstancialismo actual, será que esta ministra ( ou outra qualquer ) decide verdadeiramente alguma coisa?
Será memo, memo, memo ela?
Ou será o Socas?
Ou melhor, não será o Parlamento?
A escolha foi só para a fotografia…
Outubro 23, 2009 at 7:36 pm
Já fiz uma pergunta em post anterior.
IA – Ex-dirigente sindical do SPGL (FENPROF)
MM – Ex-dirigente sindical do SPN (FENPROF)
O que as distingue?
Outubro 23, 2009 at 7:40 pm
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1399487
Outubro 23, 2009 at 7:43 pm
Neste momento que Isabel Alçada se apresta para tomar posse como Ministra da Educação, talvez os professores se possam afirmar como o principal apoio da nova ministra, porque o verdadeiro monstro – agora que o animal feroz anda de rabinho entre as pernas – é a hidra do eduquês que habita a 5 de Outubro.
Atacada de um lado – os professores – e ludibriada pelas doentias criaturas que contaminam aquele fétido ministério, é fácil de ver o destino da simpática senhora.
Talvez seja de lhe fazer ver que, no estado actual do sistema educativo, não resta à ministra senão estar do lado dos alunos, dos pais e dos professores. Só assim a nova ministra poderá tentar realizar a principal reforma que urge empreender na educação: desinfestar e descontaminar o ministério de todas as pragas e infestantes que destroem a educação portuguesa.
Claro, se ela estiver à altura destas gravíssimas circunstâncias históricas.
Caso contrário será um mero sucedâneo, mascarado com o rosto da afabilidade, da mais tenebrosa personagem que habitou aquele fétido antro da dissolução nacional.
A escolha será inteiramente dela, tanto mais quando José Sócrates Pinto de Sousa, reduzido à nulidade da sua rasa estatura intelectual e moral, não tem para si e para o País outra prioridade e outro desígnio que não seja, pelos meios fácticos que o Estado lhe propicia, contribuir para a sua não pronúncia no Processo Freeport. É por isso e para isso que ele ainda finge que governa…
Outubro 23, 2009 at 7:45 pm
#21
Felizmente BE e FNE tem posições concordantes, inclusivé na ADD.
“Unidades de missão”, é que não. 😆
Não gosto de missionários.
Outubro 23, 2009 at 7:50 pm
Outubro 23, 2009 at 7:50 pm
Outubro 23, 2009 at 7:51 pm
Vou à janta..volto ás 22 ..Inté…
Outubro 23, 2009 at 7:53 pm
Pode-se dizer que não entrou com pé direito… não abonou nada a seu favor, tanto para quem só sabe o que não quer, como para todos os outros. Podia ter optado pelo silêncio (quem cala consente) ou por outra trampa qualquer que não a negação/mentira… prática corrente de Sócrates… mas há coisas que começam bem e acabam mal e o contrário também, esta é uma daquelas que não começou bem para todos e de certeza vai acabar mal para alguns, e bem para muitos, quase todos… espero.
Outubro 23, 2009 at 7:56 pm
A atitude mais sensata deveria dar a oportunidade à nova Ministra e à nova equipa do ME de aquecerem o lugar.
Deixem que esta nova equipa, e tendo em conta o ambiente de impasse que se criou com a classe docente, tenha a serenida e inteligência suficiente para encontrar novos caminhos para a educação.
Tenham todos a paciência,a serenidade, a sabedoria e abertura de espírito suficientes para ajudarem a construir com as pedras, em vez de muros, pontes que unam as margens dos rios.
Atitudes crispadas ou auto-convencidas de infalibilidade, o não admitir que há outras formas de ver a realidade, o querer ganhar tudo sem nada abdicar poderé ser fatal numa estratégia de negociação.
Que a nova equipa do ME, sindicatos e partidos políticos demonstrem maturidade e responsabilidade é o meu desejo.
Pela minha parte dou o benefício da dúvida a todos os parceiros. Aguardarei para ver o resultado! Boa sorte.
Contem comigo, eu conto convosco!
Beijinhos
Outubro 23, 2009 at 8:01 pm
Maria campos se não a conhecesse diria que sofreu uma enorme trepanação ou mesmo uma lobotomia…ou quiçá uma lavagem ao cérebro…de qualquer modo esta sua nova personalidade revela algo de bipolar o que não pronuncia nada de bom no futuro…
Seja feliz e acima de tudo que arranje alguém que a ature..não desespere a Cãncio esperou quase 40 anos mas arranjou alguém que a atura…Abraço e beijinhos ..Iaccc…custou mas é para não dizer que eu não sei ser tender…
Outubro 23, 2009 at 8:03 pm
O Maria Campos está um simpatia!
“Contem comigo,… bjs”
What a dear!
Outubro 23, 2009 at 8:07 pm
meu caro: Mario Rodrigues como é que uma licenciada em “ciências da educação”-Boston(arre que as letras fogem qundo n faço a revisão), pode “limpar a casa” é como o “caruncho a tentar reformar um móvel” impossível. Por favor, vejam o meu modesto blogue e publiquem, republiquem o meu manifesto sobre eduacação divulguem-no e ponham-no petition online (por favor caro administrador).
Outubro 23, 2009 at 8:09 pm
lol quem viu e quem vê o MC!!!!!
Outubro 23, 2009 at 8:14 pm
… ou a “desnecessidade” de ver o maria dos prados a querer agarrar o braço a tudo o q mexe…
o coiso é um nojo.
Outubro 23, 2009 at 8:16 pm
Custa-me muito dizer isto, mas pela primeira vez na vida concordo com a Maria Campos. A senhora ainda mal chegou e já estamos a atirar-lhe pedras??? Que autoridade moral temos, então, para criticarmos pessoas intolerantes como o Albino Almeida? Não estamos a fazer exactamente a mesma coisa? “Fala para aí, que eu é que tenho a razão do meu lado”? Todos nós detestámos a Milu mas, pelos vistos, de tanto andarmos de olhos postos nela, fomos um bocado infectados com os seus tiques de intolerância.
Admito com sinceridade que estou bastante desconfiada: o facto de a Isabel Alçada ter feito parte das reformas do pós-25 de Abril; o facto de ela ter abertamente concordado com a política educativa do Sócrates; o facto de ela não estar a dar aulas há muito tempo; o facto de eu ainda não saber se o Valter e companhia foram despachados para detrás de uma secretária; tudo isto e muito mais (e porque raio temos que tratar uma ministra pelo seu pseudónimo? Será que o seu verdadeiro nome é assim tão vergonhoso?) faz-me ficar “de pé atrás”. Mas, caramba, A MULHER ACABOU DE CHEGAR!
Como é que é??? Isto agora vai ser sempre assim?? Não importa quem entra, só pode ser nosso inimigo?? Não estamos a ficar um bocadinho paranóicos??
Vamos lá manter a calma. Pelo menos para que não nos acusem de termos sido NÓS a fecharmos a porta. A última coisa que eu quero ver é o sorriso convencido e estúpido de muitos “entendidos na educação”, a dizerem “eu bem vos dizia”.
#22
Mário Rodrigues: tens toda a razão. A prioridade do século XXI não é ganharmos cinco euros a mais nas nossa carteiras, é combatermos essa “hidra do eduquês”. Porque, se não o fizermos, daqui a uns anitos seremos surpreendidos com um aviso na porta das nossas escolas: “O Ensino Público foi fechado, por motivo de falência técnica”.
Outubro 23, 2009 at 8:17 pm
Na generalidade, os Portugueses estão a ser avaliados. Este novo governo peca por não ter um ministério da avaliação e respectivos secretários de estado.
Outubro 23, 2009 at 8:20 pm
É só love!
Que noooooojo…blergh!!!!
Prefiro a outra versão, com menos sacarina s.f.f.
Mariquices não, obrigada!
Outubro 23, 2009 at 8:23 pm
Ordens são ordens. É preciso obedecer. Depois, o patrão de costas largas não vai arcar com as culpas.
Outubro 23, 2009 at 8:24 pm
Menti é feio. Mentiu ao país o que não é bonito.
Outubro 23, 2009 at 8:25 pm
Manifesto
A avaliação necessária e a verdadeira reforma
Basta, estamos fartos!
Há quanto tempo se fala de avaliação e de reformas do ensino? Há mais de 40 anos.
Porque não resultam todas essas reformas? A resposta é simples.
2 Motivos:
1 Porque em Portugal o Ministério da Educação nunca é avaliado nem internamente nem externamente, nem avalia as próprias políticas que implementa. Também, quando uma politica é implementada nunca consegue produzir efeitos porque é substituída por outra contrária à anterior.
2 Porque todas essas reformas provêm do mesmo órgão e da mesma gente os funcionários do ministério da educação.
Quem são os funcionários do Ministério da Educação?
São:
1 Indivíduos que nunca leccionaram e que não fazem a mínima ideia do que isso significa.
2 Teóricos das ditas “Ciências da educação”. Devemos esclarecer que apesar do nome de “Ciência” nada tem de científico, as “Ciências da educação” são uma ideologia e uma fraude tal como as ideias de Trofim Lysenko (famoso charlatão soviético)
3 Ex-professores que não gostam de dar aulas. Alguns não sabem leccionar, outros não gostaram e até podem ter ficado traumatizados com a experiência. E todos estes são adeptos da ideologia “Ciências da educação” e tem um desprezo pelos professores que verdadeiramente leccionam e se preocupam com o que verdadeiramente interessa o conhecimento científico nas suas respectivas áreas disciplinares.
Em conclusão as reformas são feitas sempre pelos mesmos que nunca se reformam e impõem sempre novas reformas (que nunca são postas em causa). Mas após terem sido afastadas as reformas anteriores são anunciadas como um grande sucesso (pelos mesmos que as impuseram).
Ou seja, todos concordamos que são necessárias reformas e que a educação em Portugal é um edifício carunchoso. No entanto, toda a gente sabe que o caruncho é incapaz de reformar um móvel. É pois indispensável remover o “caruncho”.
Propomos:
1 Uma avaliação ao Ministério da Educação e às politicas educativas.
2 O fim da demagogia e utilização das doutrinas ideológicas das ditas “Ciências da educação” por uma verdadeira preocupação com o verdadeiro conhecimento científico.
3 O fim dos quadros permanentes do ministério da educação impedindo ex-professores de permanecer no Ministério da Educação por mais de quatro anos.
4 A valorização dos professores que trabalham na escola na sua mais nobre função: as aulas.
Vamos acabar com o caruncho.
Vamos acabar com o eduquês.
Outubro 23, 2009 at 8:29 pm
A avaliação cai, mas o ECD terá que ir com mais calma, provavelmente substituindo a titularidade por outra divisão qualquer. O budget a isso obriga.
Outubro 23, 2009 at 8:32 pm
Vamos lá a pôr o dedo na ferida: o Ministério de Educação faz o que lhe apetece e o que lhe dá na maior gana, porque a classe que SUPOSTAMENTE devia defender a qualidade de ensino, está-se borrifando para tal.
Manuais cheios de erros e sem qualidade nenhuma? Assobiamos para o lado.
Aulas de 90 minutos e 15 disciplinas no Ensino´Básico? Pois, pá, é a vida…
Alunos, pais, professores, funcionários das escolas espancados? Somos uns incompreendidos…
Conteúdos programáticos extensíssimos e desfazados uns dos outros? Que podemos fazer…
Más condições de trabalho nas escolas? É o triste Karma dos professores…
Tocam na nossa carreira, nos nossos privilégios, congelam o carcanhol, o pevide?
Então aí, CAI O CARMO E A TRINDADE, BANDEIRAS IÇADAS, MORTE AO MINISTÉRIO, GREVE, GREVE GREVE!
Para aquilo que é verdadeiramente importante, somos cobardes, apáticos, abúlicos, desorganizados e desunidos. Mas tocam-nos nos tostões e 100.000 saem à rua.
Escusam de se armar em virgens ofendidas, porque eu estou a dizer a verdade e vocês sabem muito bem que eu estou a dizer a verdade. Os políticos não mudarão, enquanto não sentirem que o eleitorado está a mudar de prioridades. Enquanto o governo sentir apatia e cobardia da nossa parte; enquanto os governos sentirem que a qualidade de ensino não passa de uma nota de rodapé para os próprios professores; enquanto sentirem isso, o eduquês irá triunfar e continuará de vento em popa a destruir o futuro de Portugal.
Acordem. O século XX terminou. As prioridades, hoje, são outras.
Outubro 23, 2009 at 8:33 pm
Não basta mudar o estilo, nem a maquilhagem.
http://professores-unidos.blogspot.com/2009/10/mudar-o-estilo-nao-basta.html
Outubro 23, 2009 at 8:40 pm
#39 doutor.afonsohenriques
Se me deres o teu e-mail, envio-te já uma ficha de sócio da APEDE (para o caso de ainda não seres), onde só vais encontrar professores no activo, que conhecem bem o “cheiro do balneário” 🙂
Quanto ao que escreveste:
muito bem observado, subscrevo inteiramente!
Abraço
Outubro 23, 2009 at 8:45 pm
(40) A avaliação cai, mas o ECD terá que ir com mais calma, provavelmente substituindo a titularidade por outra divisão qualquer. O budget a isso obriga.
Não havia crise económica mundial em 2005! Espalharam as brasas, provocaram incêndios, mas ninguém é responsabilizado pelos prejuízos, que não são poucos. Pelo contrário, são promovidos ou fogem para mais altos destinos(sem link).
Outubro 23, 2009 at 8:46 pm
#39 e #40
Ora é esse exactamente o ponto G. Não basta somente tratar da nossa vidinha e depois assobiarmos para o lado.
Se de facto começarmos também a lutar pelos aspectos referidos pelo Sandra então não só ganharemos definitivamente o reconhecimento público, como também seremos politicamente uma classe profissional como maior capital social.
Outubro 23, 2009 at 8:46 pm
# 41 Sandra Costa
Concordo com muito do que escreveste inicialmente e acho que a crítica é justa, mas discordo frontalmente da conclusão pois não foi por questões de “tostões, pevide, carcanhol” que 120 mil saíram à rua. O congelamento foi em 2005 e não vi nenhuma agitação especial nessa altura. As questões que nos uniram foram outras e bem diferentes. Creio que as conheces também.
Abraço
Outubro 23, 2009 at 8:47 pm
Mentir é feio. Ponto final.
Valia mais ter dito não comento…
Outubro 23, 2009 at 8:48 pm
A FENPROF está parada no século XX e nós para lá andamos. O Mário Nogueira ainda acha que tem vinte anos e há cinquenta que usa o mesmo bigode (igualzinho àqueles que eu vejo nos documentários do PREC. Só isso, já diz tudo…)
As prioridades são antiquadas (para dizer a verdade, SÃO SEMPRE AS MESMAS!), as lutas são anacrónicas, as ameaças dos profs dão vontade de rir, há falta de coerência, ninguém nos leva a sério.
NUNCA saímos à rua, para criticarmos o eduquês.
NUNCA saímos à rua para condenarmos a insegurança nas escolas.
NUNCA saímos à rua para reclamarmos melhores condições de trabalho.
NUNCA saímos à rua para exigirmos a diminuição das disciplinas e a reforma dos conteúdos programáticos.
Quando é que saímos? Quando nos tocam na carteira.
Agora digam lá: estou ou não estou a dizer a verdade?
Estou MUITO desiludida com a minha classe profissional. Muito desiludida, mesmo.
Outubro 23, 2009 at 8:48 pm
#41
Estás coberta de razão, Sandra…Infelizmente temos permitido tudo isso sem nos manifestarmos, massivamente, contra. Mas penso que, nos pontos que focas, não nos cabe só a nós contestar. Os próprios pais se estão nas tintas. Só fazem barulho quando há greve ou faltam funcionários para tomar conta dos filhos.
«Enquanto o governo sentir apatia e cobardia da nossa parte; enquanto os governos sentirem que a qualidade de ensino não passa de uma nota de rodapé para os próprios professores»
Pelo menos têm sempre uma pedra para atirar quando contestamos. E a restante comunidade educativa, igualmente apática, exorcisa a sua culpa atacando os outros culpados. E todos perdem.
Outubro 23, 2009 at 8:49 pm
Correcção:
Em # 45 estava a referir-me aos comentários 39 e 41
Outubro 23, 2009 at 8:51 pm
Perfil da nova ministra da Educação, Isabel Alçada.
18:46 Quinta-feira, 22 de Out de 2009
Isabel Alçada, co-autora da colecção juvenil “Uma Aventura” e ex-dirigente sindical, é a nova ministra da Educação, sucedendo a Maria de Lurdes Rodrigues num dos sectores que mais dores de cabeça provocou ao Executivo socialista na última legislatura.
A escolha da Comissária do Plano Nacional de Leitura para ocupar o n.º
107 da Avenida 05 de Outubro, em Lisboa, não representa qualquer surpresa, já que o seu nome era apontado como o mais provável desde a apresentação do programa eleitoral do PS, em Julho. Discursou inclusivé num comício dos socialistas, no final do mês de Setembro.
Isabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950 – tem 59 anos – e é a mais velha de três irmãs.
A nova ministra frequentou o Liceu Francês Charles Lepierre, onde concluiu
o ensino secundário e licenciou-se a seguir em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa.
Iniciou a sua vida profissional no Centro de Formação e Orientação Profissional – Psicoforma e, mais tarde, ingressou nos quadros do Ministério da Educação, tendo participado na Reforma do Ensino Secundário em 1975/76. No ano seguinte decidiu seguir a carreira como professora do 2.º ciclo de Português e História.
Entre 1981 e 1983 fez parte da direcção do Sindicato de Professores da Grande Lisboa, afecto à Federação Nacional dos Professores (Fenprof).
Entretanto, em 1982/83, fez um mestrado em Ciências da Educação nos Estados Unidos, na Universidade de Boston, e depois, em 1987, a preparação do doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Liége (França).
A partir de 1985 passou a integrar o quadro de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa.
Como escritora de livros infanto-juvenis estreou-se em 1982, em parceria com Ana Maria Magalhães, com a colecção “Uma Aventura”, que conta hoje com mais de 50 volumes, e depois “Viagens no Tempo”.
No ano lectivo 1995/1996 foi nomeada pelo Ministério da Educação coordenadora do grupo de trabalho responsável pela concepção da rede de bibliotecas escolares, e no ano seguinte foi nomeada para coordenar a equipa encarregada de estudar as problemáticas relacionadas com o livro escolar.
Em Janeiro de 2001 assumiu o cargo de Administradora da Fundação de Serralves, em regime de voluntariado.
Em 2006 foi designada comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), uma iniciativa dos ministérios da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares.
O PNL tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos parceiros europeus.
Um dos principais desafios de Isabel Alçada deverá ser recuperar as deterioradas relações entre a tutela e os sindicatos de professores, que travaram uma “batalha” na última legislatura com Maria de Lurdes Rodrigues.
O Estatuto da Carreira Docente e a avaliação de desempenho foram as matérias mais contestadas, tendo originado diversas manifestações.
http://aeiou.expresso.pt/ministra-da-educacao-isabel-alcada=f543083
Outubro 23, 2009 at 8:53 pm
Eu também sou um rústico, mas ainda assim aprendi que, na presença de uma pessoa “importante”, não é de boa educação estender a mão em primeiro lugar.
Também aprendi que é pouco sensato dar confiança a estranhos.
Por mim, por educação e por outras coisas, não lhe estendo a mão, até ver um gesto educado da parte dela. Se houver um gesto positivo, estou aberto a dar o benefício da dúvida. Nunca antes.
Outubro 23, 2009 at 8:54 pm
Não gostei da 1ª mentira!
Mas dou o benefício da dúvida à nova Ministra, até porque fui ao armário dos livros guardados dos meus filhos e encontrei”Uma Aventura na escola”!Sou do tempo da colecção “Os Cinco”!Da colecção “Uma Aventura” apenas tinha lido excertos…! E li…finalmente! Como é natural, com a aventura não me entusiasmei nada, mas fiquei curiosa por saber afinal que visão tem hoje Isabel Alçada da escola depois de na década de 90 escrever coisas como estas:
“É bom termos cinco horas semanais de Português. Assim, podemos ocupar algumas aulas a discutir assuntos do vosso interesse, quando é necessário! – disse a professora de Português.”
ou
” Nessa manhã as aulas foram interrompidas para cada Director de Turma poder reunir com os seus alunos. -As aulas pararam, porque precisamos de nos unir e resolver este caso. Conto com a colaboração dos meus alunos – disse a Directora de Turma do 1º 15.”
ou
” A professora Rosinda tinha ideias muito giras. Iam dividir-se em grupos e aproveitar o facto de terem duas horas para fazerem uma espécie de visita de estudo: primeiro, à cantina, verificar como as paredes estavam nuas e tristes sem nada a enfeitar. E depois, ao mercado, para observarem ao vivo os vários tipos de alimentos. – É preciso que cada grupo tenha o seu coordenador – disse a professora.
-Oh… para quê? – reclamaram as gémeas, a quem não apetecia nada obedecer às ordens de um colega.
-Para já, a única função do coordenador é controlar a hora de regresso e avisar os elementos do grupo. Senão, o mais certo é entusiasmarem-se a deambular pelo mercado e perdem a aula seguinte!”
E ainda
” A campainha soou, violenta, no meio da algazarra. Ia acabar a brincadeira. Professores e empregados dispersaram, ou para irem buscar materiais necessários às aulas seguintes ou para aproveitarem o intervalo e tomar um café.” (?)
Esta deixou-me baralhada…o toque era de entrada ou de saída?
Outubro 23, 2009 at 8:55 pm
Para além da muito má imagem que temos andado a transmitir ao público ( é verdade, pipa, a culpa TAMBÉM é dos pais mas nós, como professores, temos a OBRIGAÇÃO MORAL de remarmos contra a maré), agora andamos a insultar e a amesquinhar uma ministra QUE AINDA NEM SEQUER COMEÇOU A TRABALHAR!!!!
E depois queremos que nos levem a sério…
Outubro 23, 2009 at 8:57 pm
É isso mesmo Sandra, nem mais!
Outubro 23, 2009 at 8:58 pm
“Estou MUITO desiludida com a minha classe profissional.”
Sandra os professores não são os únicos. Os juízes, os médicos, os enfermeiros também são, infelizmente assim.
É uma característica muito portuguesa, olhamos muito para o nosso umbigo e quando SOMENTE este é atingido é que protestamos.
Infelizmente é o nosso fado.
Mas há mudanças que não podes deixar de reconhecer: os movimentos e os blogs dos professores chamaram muitas à colação a qualidade do ensino público.
Faz uma revisão a este blog e verificarás que discutimos muito mais para além do nosso UMBIGO.
Já são pelo menos algumas mudanças dos nossos comportamentos que podemos agradecer a MLR.
Outubro 23, 2009 at 9:00 pm
Raios , Sandra!
Se a srª deu má imagem que culpa tenho eu?
Quanto ao Me…antes de eu dar algum benefício de dúvida terá que me cativar.
Tenho pena…mas alguém no passado recente me pôs assim!
Outubro 23, 2009 at 9:00 pm
Um dia antes de se saber da Isabel Alçada ouvi isto:
“Andam a negociar com aquele rapaz que é muito conhecido”
Pensei para os meus botões:
“Será o PG? – fónix era espectacular…”
Outubro 23, 2009 at 9:06 pm
Mentiu com quantos dentes tinha na boca: volto a dizer se tivesse 2 palmos de inteligência na testa tinha respondido:
Não comento!
Isabel Alçada a caminho da pasta da Educação
O i falou com a escritora, que nega ter sido convidada por José Sócrates, mas o jornal garante que Isabel Alçada é a escolha do primeiro-ministro, e que só não o pode confirmar porque as regras socratistas obrigam qualquer candidato a ministro a um total sigilo, sob pena de despedimento imediato .
É um dos nomes de que mais se fala para substituir Maria de Lurdes Rodrigues à frente do Ministério da Educação.
O “i” falou com a escritora, que nega ter sido convidada por José Sócrates, mas o jornal garante que Isabel Alçada é a escolha do primeiro-ministro e que só não o pode confirmar porque “as regras socratistas obrigam qualquer candidato a ministro a um total sigilo, sob pena de despedimento imediato”.
Contactada pelo “i”, Alçada afirma não ter sido convidada pelo primeiro-ministro. “Não tenho qualquer convite do primeiro-ministro. Fui convidada antes da campanha eleitoral para dar o meu testemunho sobre política educativa. Mais do que isso não”.
Mas o jornal sustenta que a escritora está mesmo a caminho de um dos Ministérios mais controversos, e que está já ser preparada a substituição de Isabel Alçada à frente do Plano Nacional de Leitura, avançando que o sucessor mais provável é o também escritor Fernando Pinto do Amaral.
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Boston, Alçada ingressou nos quadros do Ministério da Educação no início da década de 70, tendo “participado activamente” na Reforma do Ensino Secundário em 1975/76, segundo se lê no perfil do site da “Caminho”, que edita a série “Uma aventura”, dirigida para os mais jovens, de que é co-autora com Ana Maria Magalhães. Actualmente faz parte do quadro de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa.
A imprensa desta manhã dá ainda conta de que São Bento não tem pressa para anunciar o novo elenco governativo, podendo este ser conhecido no fim desta semana ou apenas no início da próxima.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=392137
Outubro 23, 2009 at 9:09 pm
#57
Lamento, zinha, se toquei num ponto fraco, mas alguém tem que começar a partir a louça toda e pôr o dedo na ferida, pelo menos enquanto ainda temos tempo para mudar.
Detesto ser eu a começar uma briga (aliás, sou sempre eu!) mas que posso fazer, se ninguém avança?
Não quero esta nova avaliação socrática mas já não me identifico com ninguém. Não me identifico com a FENPROF, não me identifico com a minha classe profissional, não me identifico com as “prioridades” dos meus colegas.
Comecei a dar aulas há 15 anos atrás, e tenho vindo a sentir uma queda vertiginosa, de ano para ano. Pior ainda, esta nova vaga de professores jovenzinhos são de uma falta de cultura geral verdadeiramente assustadora. Muitos deles não sabem escrever uma acta, não sabem colocar as vírgulas no sítio certo, possuem um vocabulário paupérrimo e os seus conhecimentos, a nível profissional, são confragedoramente pequenos. Claro que a culpa não é deles. Eles são os netinhos do eduquês. Eu, felizmente, ainda tive a sorte de apanhar os profs da velha guarda, os tais fascitas que me obrigavam a trabalhar e que sabiam que o “mundo lá fora” não se apiedava dos estroinas.
E eu agora vou ficar a olhar para esta queda de braços cruzados e sem reclamar?
Deve haver alguém no ensino que também pensa como eu, que está fato desta palhaçada toda, e que já se apercebeu que o século XX já acabou há dez anos.
Outubro 23, 2009 at 9:10 pm
Totalmente de acordo com o Paulo. Ontem exagerou-se nos comentários.
É ao 1º Ministro que compete anunciar os futuros ministros. Obviamente que nenhum convidado admitiria ter sido convidado, aceitasse ou não, antes do anúncio do governo. Até o outro só telefonou ao pai depois.
Esperemos que o Mário Nogueira não faça m**da. Tendo em conta o seu passado (não me estou a referir só ao mais recente), tenho algum receio do seu excesso de militantismo e rusticidade.
Negociar implica haver duas partes que efectivamente negoceiam. Quando se exige tudo, pode-se ficar sem nada.
Começar já com as hostilidades não me parece inteligente.
Outubro 23, 2009 at 9:10 pm
Sampaio emigrado disserta na TSF sobre a revisão da constituição, de modo a que esta and so on. Incrível!
Outubro 23, 2009 at 9:11 pm
Pois eu comecei há 30 e não concordo consigo, lamento.
Outubro 23, 2009 at 9:14 pm
O não comento seria equivalente a uma confirmação. Porque é que o nome da ME deveria ser conhecido antes dos outros?
Outubro 23, 2009 at 9:15 pm
Sei mais coisas mas não posso abrir a boca.
A mentira é que foi uma desnecessidade.
Como não havia necessidade deste Amém cego ao José Sócrates de que tudo o que se fez foi espectacular, luminoso e genial – o que não se diz e faz para se chegar a ministra nem que seja de Penicos de Baixo, não, não dou o benefício da dúvida a quem se ajoelha para rezar…:
22-10-2009 – 21:16h
Isabel Alçada deu «inteiro apoio» à política de Lurdes Rodrigues
Posição da nova ministra foi manifestada em Julho deste ano
A nova ministra da Educação, Isabel Alçada, defendeu em Julho a importância da «prossecução e aprofundamento» da política educativa seguida pelo Executivo de José Sócrates, durante a apresentação do programa eleitoral do PS.
Numa cerimónia realizada no Centro Cultural de Belém no final do mês de Julho, a comissária do Plano Nacional de Leitura comentou a parte do programa referente a este sector, manifestando o seu «inteiro apoio» à política educativa que tem sido levada a cabo por Maria de Lurdes Rodrigues.
«Dou o meu inteiro apoio à política educativa que tem sido seguida, por vários motivos (…) considero que é importante a prossecução e o aprofundamento do trabalho que tem vindo a ser realizado», afirmou na altura Isabel Alçada.
Perante José Sócrates, que se encontrava naquele evento como secretário-geral do PS, a escritora enumerou um conjunto de medidas para justificar a sua posição, sublinhando que nenhuma foi «lançada sem ter sido executada e avaliada».
Isabel Alçada começou por referir-se ao Plano Nacional de Leitura, do qual é comissária desde o seu lançamento, em 2006, passando depois pela introdução do Inglês no primeiro ciclo, o Plano de Acção para a Matemática, a escola a atempo inteiro, o Plano Tecnológico da Educação e o computador Magalhães e a requalificação e modernização dos estabelecimentos de ensino.
Prosseguiu com as aulas de substituição, as refeições e o transporte escolar, o alargamento da Acção Social Escolar, a expansão do pré-escolar e do ensino profissional e o programa Novas Oportunidades.
«Estas medidas, que são congruentes e não avulsas, consolidadas, vão permitir formular novos desígnios para a educação que tenho esperança que venham a ser concretizados na próxima legislatura», afirmou.
Isabel Alçada referia-se ao alargamento da escolaridade obrigatória de nove para 12 anos, uma medida que é «possível e exequível» graças a medidas já tomadas.
Mas também, por exemplo, a um «novo ciclo» do Programa Novas Oportunidades e «consolidação» da modernização e requalificação dos equipamentos educativos.
http://diario.iol.pt/politica/tvi24-educacao-ultimas-isabel-alcada/1097745-4072.html
Outubro 23, 2009 at 9:16 pm
Falsa como judas.
Outubro 23, 2009 at 9:22 pm
Desculpem mas aos professores só falta dar o cu e tenho de dar o benefício da dúvida?
Um filho da put* e um aldrabão é e será sempre um filho da put* e um aldrabão. Ponto final
Outubro 23, 2009 at 9:23 pm
Boa noite!
Querem ser pisados, roubados e gozados durante mais 4 anos?
Eu não!
Outubro 23, 2009 at 9:24 pm
A sra. vem da Terra do Eduquês que fica na outra galáxia. Ponto final
Outubro 23, 2009 at 9:26 pm
Só dou o benefício da dúvida se convidarem o PG para Secretário de Estado…era um começo de gente inteligente porque a sra. borrou o pé logo em Julho…fiquei logo de pé atrás!
Outubro 23, 2009 at 9:28 pm
64. ”
O não comento seria equivalente a uma confirmação”
Em que terra? Só se for na tua, mentir é mais bonito…
Outubro 23, 2009 at 9:29 pm
Ética meu querido – a falta dela é a questão…
Outubro 23, 2009 at 9:29 pm
Boa noite. A minha gripe está a pregar-me das boas, estou cheia de febre.
Se calhar, é por isso mesmo que eu hoje estou sem paciência nenhuma.
Boa noite, e um bocado de “vamos lá a ver” não fica mal a ninguém. Pelo menos, já não nos podem acusar de termos sido NÓS a recomeçar a guerra.
E, por favor, alguém que nos livre do Mário Nogueira! Eu já não posso com o gajo! O poder subiu-lhe à cabeça, não passa de um papá albino, cheio de tiques ditatoriais. A única diferença é que este tipo supostamente está do nosso lado.
Outubro 23, 2009 at 9:31 pm
Escrevam na vossa testa para ler todos os dias de manhã quando se levantarem:
“ «Dou o meu inteiro apoio à política educativa que tem sido seguida, por vários motivos (…) considero que é importante a prossecução e o aprofundamento do trabalho que tem vindo a ser realizado» , afirmou na altura Isabel Alçada.”
http://diario.iol.pt/politica/tvi24-educacao-ultimas-isabel-alcada/1097745-4072.html
Outubro 23, 2009 at 9:31 pm
Mas agora o problema é o Mário Nogueira?
Outubro 23, 2009 at 9:39 pm
quinta-feira, 22 de Outubro de 2009 | 18:26
FNE reage com prudência a Isabel Alçada na Educação
A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) reagiu hoje com prudência ao anúncio de Isabel Alçada para ministra da Educação, referindo que mais importante do que o nome são o programa e as medidas que se seguirão.
«O nome não é o mais importante. Saudamos a nova ministra, mas importa ver a operacionalização do programa e com que espírito de diálogo é que vai ser concretizado», disse à agência Lusa o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva.
«Só o conhecimento do nome da pessoa não nos permite fazer uma apreciação mais negativa ou mais positiva. É preciso conhecer primeiro as medidas«, afirmou.
Diário Digital / Lusa
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=61&id_news=417035
Pois…cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém…
Outubro 23, 2009 at 9:40 pm
#74
Livresco…
….
….
….
Estavas à espera DE QUÊ, propriamente? Que um primeiro ministro convide, para uma pasta ministerial, alguém que não concorda nada com os seus pontos de vista????
Serve-nos de consolo saber que este partido é de maioria relativa e que suas excelências encontram-se, de momento, de pés e mãos atados.
Quanto ao facto de concordar ou não com a ministra, já falei o que tinha a falar, e concordo com o Paulo Guinote: a boa educação ainda não paga imposto.
Outubro 23, 2009 at 9:41 pm
Eu quero saber é dos Secretários de Estado – é isso que me preocupa…não posso abrir mais a boca…
Outubro 23, 2009 at 9:41 pm
Boa noite, agora é desta.
Fiquem todos bem.
Outubro 23, 2009 at 9:42 pm
#77. É…os Judeus foram educadamente para as Câmaras de Gás…
Outubro 23, 2009 at 9:42 pm
#78
Ora bem, Livresco, agora é que acertaste na questão-chave, e bem!
Boa noite, pela terceira vez.
Outubro 23, 2009 at 9:44 pm
Eu aí estou como o Bernardino do PC..salvo seja..o que interessa mudarem as pessoas se não mudam as politicas…?
Do que adiantaria aos judeus na 2ª guerra mundial saberenm que mudavam do Himmler para o Frank…? Pronto não eram gaseados mas sim fuzilados após uma longa conversa com o pelotão de fuzilamento…
Outubro 23, 2009 at 9:45 pm
#81
Desejo-te boas melhoras, Sandra…
Até amanhã.
Outubro 23, 2009 at 9:45 pm
Livresco palavra que não vi o que escreveste, estava a escrever e nem reparei…mas é impressionante a sintonia..já não morremos hoje..Fosga-se….
Outubro 23, 2009 at 9:46 pm
#83
Obrigada, pipa, vou comer e enfiar-me na cama.
Bijos
Outubro 23, 2009 at 9:46 pm
Beijinhos Sandra e4 as melhoras…
Outubro 23, 2009 at 9:47 pm
#82
😆
Outubro 23, 2009 at 9:48 pm
É preciso mudar para que tudo fique na mesma.
“Uait end sii”…
Outubro 23, 2009 at 9:49 pm
#86
é desta! Pc out!
Outubro 23, 2009 at 9:50 pm
#77. Disseste tudo:
“Estavas à espera DE QUÊ, propriamente? Que um primeiro ministro convide, para uma pasta ministerial, alguém que não concorda nada com os seus pontos de vista????”
Então o que é que esta Isabel Alçada irá fazer de diferente?:
Eu respondo:
Ana Xoninhas Jorge – versão 2 (Educação) com o pensamento:
“O Chefe diz deixa lá ficar tudo como está e a loiça toda partida que o povo é parvo e não vai notar nada”
Outubro 23, 2009 at 9:51 pm
#80-Livresco, estou de acordo contigo, disseste-lo de uma forma perfeitamente aterradora…Mas até nesse cheiro a morte que persiste, eu vejo as nuvens negras do futuro…
Outubro 23, 2009 at 9:53 pm
As melhoras Sandra:
Vitamina C:
4 vezes ao dia (500 mg)
Durante uma semana
Palavra de guru
Outubro 23, 2009 at 9:53 pm
vão mas é todos dormir… que estão precisados, tanto mau fígados!
o Saramago é que a sabe toda!
Outubro 23, 2009 at 9:54 pm
Outubro 23, 2009 at 9:55 pm
Vivemos momentos de ….
Outubro 23, 2009 at 10:09 pm
Quando Moisés proibiu a utilização de imagens (representações e símbolos), estava muito à frente do nosso tempo. A imagem é que está a dar!
Outubro 23, 2009 at 10:09 pm
Eu dou o benefício da dúvida até saber quem são os secretários de estado.
Outubro 23, 2009 at 10:10 pm
#95-buli, leva o troco…Zé Mário canta Natália Correia.
Outubro 23, 2009 at 10:10 pm
Agora outro assunto ( até pq é dia de cabeça de burro) 🙂
Fiz uma aula de 1hora e meia de yoga.
Nem imaginam o que é passar um bloco de 90 minutos a respirar e a ouvir a respiração dos outros. 🙂
Outubro 23, 2009 at 10:11 pm
Lá vem outra vez a conversa de que os males todos do mundo são culpa dos sindicatos. E não querem logo acabar com os sindicatos de vez e voltar aos tempos gloriosos da revolução industrial?
Outubro 23, 2009 at 10:12 pm
As escolas são desde há muito o garante das edições de Isabel Alçada.
Contudo, a futura ministra, ao assumir este cargo, poderá pôr em causa algumas normas deontológicas, relativas a princípios de actuação, igualdade, proporcionalidade, justiça, imparcialidade e boa-fé.
Existirão sempre interesses particulares e editoriais os quais não são exclusivamente os do interesse público.
Poderá vir a retirar vantagens directas ou indirectas, pecuniárias ou outras, devido às funções que exerce enquanto escritora.
Podemos argumentar que a propriedade intelectual é uma questão diferente e que não se coloca, mas todos conhecemos os interesses do sector livreiro.
Se as coisas decorrerem menos bem, a senhora ministra verá os seus livros gratuitos e em formato digital a circular pela net.
Outubro 23, 2009 at 10:13 pm
#100, não leves a mal.
O pessoal tem espírito crítico.
Já os filósofos da antiguidade tinham… 🙂
Outubro 23, 2009 at 10:13 pm
#99-Experimenta a meditação transcendental.Estou a falar a sério.Mas cuidado com os atalhos.
Outubro 23, 2009 at 10:14 pm
#57 Sandra
Quem começou mal foi a própria ministra da Educação. Fui educada e educo os meus alunos, a não
mentir. É um valor em que acredito e transmito e aqui Isabel Vilar andou muito, mesmo muito mal.
Tive durante muitos anos, estagiárias da ESE, pelo que reunia com ela todos os meses. O que posso dizer é que o conhecimento que tem do terreno e parecido ou igual a “ZERO”. Visitar as escolas básicas, não é bem a mesma coisa, que estar dias, semanas e anos.
Trabalho no terreno desde 1971( nunca trabalhei à secretária) e conheci muitos ministros, como deves calcular.Fiz todas as greves e fui a todas as manifestações, mas ñunca fui para lutar “por mais dinheiro”, mas para dizer que todos nós, professores e sobretudo alunos, queriamos que melhorasse o que funcionava mal no nosso local de trabalho.
Para ir às manifestações, gastava muito do meu dinheiro, mas dava-o por bem empregue.
Fui convidada para coordenadora de estágios, do Instituto Piaget, que recusei imediatamente. Não consigo nem posso contribuir para a má formação, dos futuros professores (neste caso do Piaget).
Não podes pôr todos os professores no mesmo saco e, sobretudo, a grande maioria dos que estão presentes neste blog.
Em vez de “”gritares”” assim, porque não entras com ideias, QUE JÁ AQUI FORAM PEDIDAS??? Não te vi por aqui, quando todos pensávamos nisso, para dares a tua opinião, porquê????
Gato escaldado de ………….
Desculpa mas é só a minha opinião,que vale o que vale, e até podia dizer mais coisas, mas não o vou fazer.
Outubro 23, 2009 at 10:15 pm
#103, nem me fales disso.
Não imaginas como foi difícil estar calada todo o tempo.
Até me lembrei dos meus alunos. 🙂
Outubro 23, 2009 at 10:15 pm
#99
Credo, Reb!
Não queres experimentar kickboxing? 😀
Ouves mais coisas e os 90 minutos passam muito mais depressa…
Outubro 23, 2009 at 10:16 pm
#104, Margarida, mail ( para combinarmos as boleias de amanhã.)
🙂
Outubro 23, 2009 at 10:17 pm
#106, Pipa, eu faço outro tipo de ginástica, mas achei que precisava de moderar o meu ritmo e fui experimentar Yoga.
Foi mto difícil. 😉
Outubro 23, 2009 at 10:18 pm
Realmente a boa educação não paga imposto, mas, depois de ter sido vilipendiado por um ministério da educação, ainda esperam que eu lhe sorria só porque mudou um dos figurinos? Não. Quando o Ministério fizer um gesto de decência para os professores, os professores podem voltar a ser cordiais. Até lá, não.
A boa educação manda que quem chega é que saúda quem já está e não o contrário.
Outubro 23, 2009 at 10:18 pm
Nem música tinha. Só se ouvia respirar.
Ainda pensei: será assim o Éden? 😉
Outubro 23, 2009 at 10:18 pm
#101- Isso poderá ter uma ponta de verdade, mas os miúdos gostam de ler esses livros, como gostam de ler os da Alice Vieira…têm de ser puxados para a leitura.
Nós por cá é que parece que estamos na pré história.
Outubro 23, 2009 at 10:19 pm
Recomendo a leitura
http://sol.sapo.pt/blogs/arrebenta/archive/2009/10/23/A-Sinistra-Ministra-Isabel-Al_E700_ada.aspx
Outubro 23, 2009 at 10:20 pm
Duvido que a Alçada consiga escrever novo livro netes 2 anos…
Outubro 23, 2009 at 10:21 pm
Boa noite
Palmas para a Sandra Costa!
Veio aqui, falou com o coração, disse o que lhe vinha na alma, criticou os meninos traquinas que já começam a atirar ovos à nova ministra, criticou uma certa forma troglodita de fazer sindicalismo, e parece que quebrou a louça!
Vieram logo uns quantos, passar-lhe a mão no pêlo, tentarem formatar-lhe a cabeça, amaciar-lhe aquelas ideias que lhe sairam dos aurículos
A tus sorte Sandra Costa é não estares na Coreia ou na China senão já tinhas ido para um campo de reeducação.
Como eu dizia, tenham calma, a situação é de
crispação e isso não é bom para ninguém, sem ponderação e com radicalismos ninguém tem nada a ganhar.
A Sandra Costa tem razão quando diz que são questões materialistas as que mais agrupam a classe e não questões de fundo.
Todos sabem isso. Custa-lhes ouvir a Sandra? Mas ela tem razão. A mim não me custa nada estar de acordo com ela.
Deixem a ministra e a sua equipa começar a actuar, penso que mutos o que querem é que o machado de guerra nunca seja enterrado pois perderiam o protagonismo!!!
Beijinhos ! Contem comigo para a reconstrução.
Outubro 23, 2009 at 10:22 pm
É BOM ANTECIPARMOS O QUE AÍ VEM.
O “trabalho” continua …!
Outubro 23, 2009 at 10:24 pm
Enquanto não perceberem que não são questões materialistas que nos movem falaremos sempre linguagens diferentes.
Já agora, MC, dispenso os seus repentinos afagos.
Outubro 23, 2009 at 10:24 pm
Bora lá conhecer o pensamento da Isabel
Outubro 23, 2009 at 10:24 pm
#114
Ai filha…
Prefiro um empreiteiro a sério…
Outubro 23, 2009 at 10:25 pm
Daqueles que só trabalham com projectos de engenheiros a sério…
Outubro 23, 2009 at 10:28 pm
22-10-2009
Isabel Alçada deu «inteiro apoio» à política de Lurdes Rodrigues
Posição da nova ministra foi manifestada em Julho deste ano
A nova ministra da Educação, Isabel Alçada, defendeu em Julho a importância da «prossecução e aprofundamento» da política educativa seguida pelo Executivo de José Sócrates, durante a apresentação do programa eleitoral do PS.
Numa cerimónia realizada no Centro Cultural de Belém no final do mês de Julho, a comissária do Plano Nacional de Leitura comentou a parte do programa referente a este sector, manifestando o seu «inteiro apoio» à política educativa que tem sido levada a cabo por Maria de Lurdes Rodrigues.
«Dou o meu inteiro apoio à política educativa que tem sido seguida, por vários motivos (…) considero que é importante a prossecução e o aprofundamento do trabalho que tem vindo a ser realizado», afirmou na altura Isabel Alçada.
Perante José Sócrates, que se encontrava naquele evento como secretário-geral do PS, a escritora enumerou um conjunto de medidas para justificar a sua posição, sublinhando que nenhuma foi «lançada sem ter sido executada e avaliada».
Isabel Alçada começou por referir-se ao Plano Nacional de Leitura, do qual é comissária desde o seu lançamento, em 2006, passando depois pela introdução do Inglês no primeiro ciclo, o Plano de Acção para a Matemática, a escola a atempo inteiro, o Plano Tecnológico da Educação e o computador Magalhães e a requalificação e modernização dos estabelecimentos de ensino.
Prosseguiu com as aulas de substituição, as refeições e o transporte escolar, o alargamento da Acção Social Escolar, a expansão do pré-escolar e do ensino profissional e o programa Novas Oportunidades.
«Estas medidas, que são congruentes e não avulsas, consolidadas, vão permitir formular novos desígnios para a educação que tenho esperança que venham a ser concretizados na próxima legislatura», afirmou.
Isabel Alçada referia-se ao alargamento da escolaridade obrigatória de nove para 12 anos, uma medida que é «possível e exequível» graças a medidas já tomadas.
Mas também, por exemplo, a um «novo ciclo» do Programa Novas Oportunidades e «consolidação» da modernização e requalificação dos equipamentos educativos.
http://www.diario.iol.pt/politica/tvi24-educacao-ultimas-isabel-alcada/1097745-4072.html
Outubro 23, 2009 at 10:28 pm
Mas a Maria Campos ainda aqui anda? Não tinha sido já despedida?
Outubro 23, 2009 at 10:31 pm
Vamos recomendar aos alunos a leitura de os cinco e dos sete.
É bem mais atraente.
Outubro 23, 2009 at 10:36 pm
#120
IA acredita que com a prossecução destas reformas educativas, o leque das idades dos seus leitores vai passar dos 8 aos 10 para dos 10 aos 20. Pelo menos até aos 18 é garantido, por imposição dos novos programas de Português. Não amira que aplauda.
Outubro 23, 2009 at 10:38 pm
o videozinho é bem elucidativo… o que mais haverá para adivinhar? A “Tiá” é uma amorosa que não vai levantar ondas…sorri e olha para o lider à espera de palmas. Mas é o fado do portuguesinho, enquanto mais me bates mais gosto de ti.
Outubro 23, 2009 at 10:39 pm
Mas com o alargamento em força das NO, ainda dispara para os 30, 40…
Outubro 23, 2009 at 10:39 pm
Estamos todos a imaginar os 40 mil dos cursos profissionais a ler a Alice e similares, de martelo e serra na mão, cheios de energia às oito da manhã e durante o dia escolar simulando o horário de trabalho laboral, de 8 horas diárias, sem tempo para estudar. Mais grave ainda, muitos deles trabalham fora da escola para sustentar a família.
Outubro 23, 2009 at 10:40 pm
Outra que experimentou o Ensino – experimentou ser professora – e percebeu que não tinha “vocação”. Vocação errada.
E agora aceita ser ministra? Que coerência!
Destaco que Ana Jorge é médica “praticante”.
Isabel Alçada desistiu de ser professora, bem cedo. Não gostou.
Outubro 23, 2009 at 10:40 pm
A Maria Campos, tal como o Albino, esperam que a nova ministra não se esqueça deles.
Outubro 23, 2009 at 10:42 pm
#120, Ana, qdo leio esse discurso dela, perco as esperanças.
No entanto, sei que ela vai ter de nos ouvir.
Não está sentada à sombra de uma maioria absoluta.
Outubro 23, 2009 at 10:43 pm
Paulo,
Sou (mesmo) muito rústica.
Não gosto de chá.
´
Outubro 23, 2009 at 10:43 pm
#122, isso era uma vingança gira. 🙂
PNL, ler um livro dos 5 todas as semanas.
Outubro 23, 2009 at 10:46 pm
# 129
Reb,
Não vai ouvir nada.
Ela não tem “ouvidos”.
Não gostou de ser professora. Considera ser uma profissão “menor”. Na primeira possibilidade deu o salto para a “bosta”.
Outubro 23, 2009 at 10:47 pm
#127
As nossas ministras nunca gostam de passar muito tempo com os meninos da Escola Pública nem de dar aulas. Será por isso que fazem a vida negra a quem gosta?
Outubro 23, 2009 at 10:48 pm
#121-O show do “finalmente” é mais tarde, ainda tem tempo…
Outubro 23, 2009 at 10:48 pm
Reb,
Áté já tens informação totalmente fiável acerca do “personage”. Não negues esse facto a ti própria.
Outubro 23, 2009 at 10:48 pm
Ou então desvalorizam quem “nunca passou de professor”. Será? Ó Freud, dá cá uma mãozinha…
Outubro 23, 2009 at 10:49 pm
Congelou-se o ordenado dos professores porque – diziam – não havia dinheira, então de onde é que apareceu este que o governo injectou a fundo perdido?:
23-10-2009 – 20:00h
Buraco do BPN pode chegar aos 2.400 milhões
É mais do que o Governo admitiu no início do ano. TVI revela parecer interno do Banco de Portugal (vídeo)
O buraco do BPN poderá chegar aos 2.400 milhões de euros. São mais 600 milhões de euros do que as perdas apontadas pelo Governo no início do ano.
A TVI teve acesso a um parecer interno do Banco de Portugal, de Março deste ano, que tem por base um relatório da auditora Deloitte, no qual são enumeradas potenciais perdas no BPN, que pode chegar aos 2.400 milhões de euros.
Veja aqui a reportagem da TVI (vídeo)
(…)
http://diario.iol.pt/economia/bpn-sln-bdp-constancio-tvi-deloitte/1098027-4058.html
Não…não abram os olhos que não é preciso…
Outubro 23, 2009 at 10:50 pm
REB
Ýoga?! É bem melhor que droga. Mas o melhor era…
Outubro 23, 2009 at 10:51 pm
#131
Nem era bem uma vingança, Reb…trata-se de dar a conhecer o original em vez da cópia…
Outubro 23, 2009 at 10:51 pm
Se congelaram IVRESCO, é porque nós somos piores que geladeiras…
Outubro 23, 2009 at 10:51 pm
# 133
Sim.
Foram mal sucedidas enquanto professoras.
Outubro 23, 2009 at 10:53 pm
Cheira-me que SOCRATES ainda vai regressar à ABSOLUTA…
Outubro 23, 2009 at 10:53 pm
Bem, vou até ao MEU blog
Outubro 23, 2009 at 10:53 pm
Como se vai chamar o proximo livro da IA?
não sabem?
“AS DESVENTURAS DO SOCAS E OS SEIS” os 3 cromos da última legislatura e os três vindouros.
Outubro 23, 2009 at 10:55 pm
Aqui ninguém me liga. A não ser o FAFE.. Que pena tenho do DARQUENSE… Dava-me tanta atenção!…
Outubro 23, 2009 at 10:56 pm
# 142
Estás bem Cunha Ribeiro? Febre?
Outubro 23, 2009 at 10:56 pm
Reb ,
não é desta que posso ir ao jantar .A minha filha está doente.Sinto muito mas mesmo muito pois queria conhecer-vos.Aínda por cima para a semana vai ter testes ,vou ter de lhe dar algum apoio .Agora é que eu vejo que há professores que pensam que os dias dos miúdos têm 48 horas ! Têm testes seguidos mas quase não têm tempo para estudar pois há colegas que marcam T.P.C para o fim de semana todo ! Também acham que as crianças não têm vida familiar,não brincam ,não visitam os avós…
Quanto à ministra fiquei boquiaberta quando soube que afinal era ela pois ela tinha afirmado que não seria ela a ministra.Para mim mentir é feio.Acho que é um mau começo .
A minha pequena é que já perguntou:” Ó mãe a ministra é aquela que escreveu “Uma aventura?
Outubro 23, 2009 at 10:58 pm
#145
Isto demora um cadito a actualizar os comentários! Tás fino?
Outubro 23, 2009 at 11:06 pm
ANAHENRIQUES:
Obrigado por te preocupares comigo… Sinto-me mal…O FAFE zangou-se comigo…ETC…
Outubro 23, 2009 at 11:07 pm
Confesso que a esta hora…
Outubro 23, 2009 at 11:07 pm
PIPA:
Fino, eu!? Não, grosso…
Outubro 23, 2009 at 11:07 pm
O Min-Edu com mais classe até agora, foi Carmo Seabra, que deu a cara perante os erros informáticos e outros de que ninguém, hoje em dia, assume a responsabilidade. Há sempre desculpas… se não for a crise é o panorama ou a previsão, eventualmente o não cumprimento de empreitadas dos subcontratados and so on.
Outubro 23, 2009 at 11:08 pm
#142-ave agourenta!
Outubro 23, 2009 at 11:08 pm
Tudo o que seja IA, ISV e IUC é do meu desagrado.
Portantos, não gostei.
😆
Outubro 23, 2009 at 11:09 pm
É… Tudo isto é fado.
Por lo tanto, una canción… preciosa.
Outubro 23, 2009 at 11:10 pm
AGORA A SÉRIO:
Está-m a preocupar a minha relação com o FAFE… Proibiu-me de entrar no seu BLOG… E eu podia nem pensar nisso, mas qual quê… Até sonho…
Outubro 23, 2009 at 11:10 pm
#151
😆
Ai, esta rapaziada ao fim-de-semana estica-se sempre um bocadinho no cabeça de burro…
Às vezes até tenho pena de ser abstémia…
Outubro 23, 2009 at 11:13 pm
#133-as nossas ministras e a maoiria dos políticos, salvo honrosas excepções, gostam é de sol e praia.
Outubro 23, 2009 at 11:13 pm
#109,
Totalmente de acordo!
Depois destes 4,5 anos de tortura física e psíquica, penso que a bola está ~do outro lado. É esse lado que tem de mostrar que está de boa fé.
Farta de ser bem educada, cumpridora e trabalhadora.
Não concordo com o que a Sandra Costa hoje disse aqui. Farta de masoquismos.
Quanto a “não darmos saltos de alegria” pela saída de MLR, isso não significa que não estejamos felizes.
Significa que já tinhamos desligado.A Senhora estava de saída há muito. Já nos era indiferente. O pior de tudo é quando alguém se torna indiferente.
E assim, fomos cordiais e pouco rústicos.
Outubro 23, 2009 at 11:13 pm
O Fafe andou aí zangado com meio mundo, mas acho que já lhe passou.
Não passou, Fafe? 😛
Anda cá, seu magano!
Outubro 23, 2009 at 11:14 pm
PIPA:
Sim deve ser burr… Perdão cabeçu… Não! Cabeça de Burro!
Outubro 23, 2009 at 11:16 pm
doutor.afonsohenriques – subscrevo o seu manifesto.
Outubro 23, 2009 at 11:16 pm
A solidão dá por vezes em neurose…é a vida..depois de morto isso passa não se preocupem…
Outubro 23, 2009 at 11:17 pm
Não estou a dizer que é o FAFE… Mas o FAFE é assim um bocado… MAGANO!!!???
Outubro 23, 2009 at 11:18 pm
aí vai uma pirosada para empurrar a Cabeça de Burro…tenebrosa!
Outubro 23, 2009 at 11:18 pm
BULI.
DE quem falas MESTRE?
Outubro 23, 2009 at 11:19 pm
#158
Trabalho é pró preto…ah, espera, que esses já não vão na cantiga…agora é pró branco não incrito nas ordens acreditadas pelos homens do avental (PS, PSD e CDS)…
Outubro 23, 2009 at 11:20 pm
Do dito cujo cujo vinho se estragou em virtude dos sulfitos com sacarose…eh..eh…
Outubro 23, 2009 at 11:20 pm
Mas não vou falar mais de quem está ausente…
Outubro 23, 2009 at 11:20 pm
Então mas ele abalou para o deserto?
Outubro 23, 2009 at 11:21 pm
Mas solitário, o vinho?! BULI!!
Outubro 23, 2009 at 11:22 pm
#163-A mim passou-me…
Outubro 23, 2009 at 11:22 pm
Pensei que estivesse na Costa, tanto falava em tias.
Outubro 23, 2009 at 11:23 pm
PIPA,
Deserto!? SAARA?
Outubro 23, 2009 at 11:23 pm
Cada um é o que é e vive como é ..não pode é pedir ás pessoas para que o compreendam..respeitar ..talvez..compreender..difícil..é a vida…mas tens razão cunha se ele quiser aparece e ponto…para desanuviar..
Outubro 23, 2009 at 11:24 pm
hihihihiii
O cabeça de burro ficou famoso no Umbigo.
Acho que vou escrever aos produtores ( quem são?) a pedir-lhe um patrocínio Umbilical ( pago em garrafas) 🙂
Outubro 23, 2009 at 11:24 pm
Todos os dias oiço falar de SÓCRATES!!! Estou cheio!!! Porque não se fala de pessoas!!!???
Outubro 23, 2009 at 11:25 pm
Tia, mesmo tia é a Alçada.
Aquele sotaquezinho não engana. 🙂
Outubro 23, 2009 at 11:25 pm
Ou é da minha vista, ou os barrotes estão tortos!
Li a entrada do Paulo, puxei a página até ao fundo e…. 🙂 eis senão que o assunto se volatizou! Ó pessoal, então? Bem dispostinhos? Em fim de semana só apetece mesmo é desbaratinar! Sabe bem! 😉
Outubro 23, 2009 at 11:26 pm
#177, ainda não podemos falar muito da Alçada pq ainda não começou a esticar-se( ou a alçar-se).. 🙂
Outubro 23, 2009 at 11:28 pm
BULI:
Pelos vistos conhecemelhor do que eu… Mas fico chocado que alguém do UMBIGO me tranque as portas do BLOG… Não explicando porquê!
Outubro 23, 2009 at 11:28 pm
Donatien esta é para ti…
Outubro 23, 2009 at 11:28 pm
#174
Não, Setúbal…
Bem, está na hora das minhas orações…ou ainda levo uma galheta…isto hoje está lindo, está…
Já não me bastava estar literalmente sob a alçada do ministério da educação…
Até amanhã, pessoal!
Outubro 23, 2009 at 11:28 pm
conhece-lo
Outubro 23, 2009 at 11:28 pm
510 mil à procura de emprego; Constâncio diz que a situação se vai agravar (sem link). Os governos quase que mudam e o governadore do banco continua a exercer. Refugiados, exilados ou fugitivos dizem que é preciso mudar a Constituição para evitar a queda de governos minoritários. Isto não é um país de loucos? Escritores afirmam que a bíblia é um caderno de crueldade, grandes intérpretes renunciam à nacionalidade. É um país único. A Europa que se cuide, porque não aceitamos rebuçados.
Outubro 23, 2009 at 11:28 pm
Estão cá poucos pq muitos já se fizeram à estrada a caminho de Leiria onde, amanhã, vai acontecer mais um EVENTO UMBIGUISTA: um jantar servido com cabeça de burro.:)
Têm inveja?
Arrisquem deixar a rotina e rumem a Leiria. 🙂
É o umbigo on the road. 🙂
Outubro 23, 2009 at 11:29 pm
Já estão no cabeça de burro?
Outubro 23, 2009 at 11:30 pm
#181, não leves a mal, CR.
Penso que o Fafe não quer comunicar com ninguém.
Às vezes os isolamentos dão nisso…
Espero que lhe passe…
Outubro 23, 2009 at 11:30 pm
Ninguém la entra porque simplesmente o blog, refiro-me ao antigo, já não existe…
Outubro 23, 2009 at 11:31 pm
Eu vou +e dançar um poucochinho.. Sempre é maisa dinâmico do que o YOGA da REB…
Outubro 23, 2009 at 11:31 pm
#187, não, Ana.
O pessoal já saiu de casa, rumo a Leiria.
Se conduzir, não beba. 🙂
Outubro 23, 2009 at 11:32 pm
Como sempre, com muito respeito pela opiniões alheias, faço minhas as palavras de “jamé”, em #3:
«Concordo perfeitamente.
Até porque a senhora já demonstrou ter bem desenvolvida uma competência essencial para fazer carreira na política: sabe mentir com quantos dentes tem na boca.»
Precisa-se muito de um ministro da Educação (enquanto o ME não explodir), e não um político na Educação.
Ninguém obrigou a senhora a mentir. Foi muito feio e desagradável.
Pela minha parte não tem o benefício da dúvida até se provar o contrário.
Outubro 23, 2009 at 11:32 pm
De Lisboa partem 2 carrinhas amanhã.
Parece as manifs de profs. 🙂
Há quem venha de Braga e do ALgarve.
Outubro 23, 2009 at 11:32 pm
Buli:e gosto. E esta?
Outubro 23, 2009 at 11:33 pm
Reb mas o cabeça de burro é para levar ou não?
Outubro 23, 2009 at 11:33 pm
#190, não vens a Leiria?
Aquilo é que vai ser dançar. 🙂
Outubro 23, 2009 at 11:34 pm
REB
Certo. Começo a perceber. É que eu não conheço bem a pessoa… do FAFE.
Outubro 23, 2009 at 11:34 pm
#195, levas uma garrafinha?
Seria óptimo.
O vinho de mesa deve ser bem pior. 🙂
Outubro 23, 2009 at 11:36 pm
Bom pessoal, amanhã é festa umbiguista. 🙂
Estou muito contente por vir a conhecer o Buli e o Brincalhão.
Os outros já conheço.
Pena que o Paulo ( e família), o Pedro Castro e o Maurício não possam vir. 😦
Outubro 23, 2009 at 11:36 pm
Bom som Donatien..já tinha ouvido falar e ouvido uma ou duas mas não esta…mas o som é algo depressivo ..acho eu..mas esta também é do género..
Outubro 23, 2009 at 11:37 pm
BULI:
Fiquei com essa ideia… Apareceu-me uma couisa bem esquisita
Outubro 23, 2009 at 11:37 pm
# 197
Não tentes conhecer (bem) o fafe. Ele não gosta.
Outubro 23, 2009 at 11:37 pm
Vou-me recolher ao tálamo. Desejo-vos um excelente repasto!
Outubro 23, 2009 at 11:38 pm
Saramago é um produto de marketing.
Lança um livro e monta uma campanha para o vender.
E qual é o mote? A filha da putice de deus.
Saramago desmonta, de forma infalível, na sua suprema sabedoria de único e verdadeiro intérprete da palavra divina, a perfídia e a insídia da religião.
Como? Armado em detective e denunciante dos crimes de deus.
Cola-se à imagem e ao estilo do inspector seboso que tenta explorar o caso Maddie.
E lá regressa ele ao paraíso fiscal, para gozar os privilégios do dinheiro que a inércia e a preguiça intelectual lhe proporciona.
Outubro 23, 2009 at 11:38 pm
Ou ainda esta dos mesmos…
Outubro 23, 2009 at 11:38 pm
REB
Dançar!
Adoro dançar.
Outubro 23, 2009 at 11:40 pm
ANAHENRIQUES
Tudo bem… Ele lá saberá…
Outubro 23, 2009 at 11:42 pm
A FATIMA FREITAS NÃO TEM VINDO CÁ..
Outubro 23, 2009 at 11:42 pm
Quem é aquele “cromo” que está no Expresso da Meio Noite que diz o governo deve enfrentar os professores?
Outubro 23, 2009 at 11:42 pm
#200-Bom Buli, eu comecei a ouvir isto pela 1ª vez em 2004 na sequência de uma anestesia geral de várias horas…Acho muito bom, não é para ouvir em todo o lado, claro. Tenho os albuns todos deles. O Sandeman que por acaso era da minha idade (e falava português, isso é quase uma impossibilidade ontológica…) apagou-se, vê-se bem por quê
Diverte-te amanhã.
Outubro 23, 2009 at 11:43 pm
Reb , se a minha filha melhorar não há ninguém que me possa dar boleia aqui no Porto ?E para voltar há boleia ? Vão ficar todos em Leiria ?Onde ?Bom vou tentar convencer o homem cá da casa ….é que ele não pode ouvir falar do Umbigo ,houve uma épocaem que ele dizia que eu andava obcecada com o Umbigo ! Eu vinha para aqui para me sentir menos só na minha revolta,mas ele não compreendia.Bom este ano ando mais comedida..
Outubro 23, 2009 at 11:49 pm
Eu gosto é do SS na Defesa.
Se calhar é o homem certo no lugar certo: todos em força para o Iraque e Afeganistão!
Militares fora dos quartéis e gabinetes!
Bute malhar em alguém!
Outubro 23, 2009 at 11:52 pm
Cheguei aqui atrasado, obviamente.
Pela primeira vez fiquei verdadeiramente de boca aberta. Com que então concordam (com uma ou outra excepção) com a colega Sandra Costa, hein?
Pois muito bem. Estamos perdidos definitivamente (pelo menos até à próxima geração).
Nem seria necessário ir ler comentários “lá para trás”.
Desculpa Saramago mas o meu reino também não é deste mundo.
Outubro 23, 2009 at 11:59 pm
Outro filho da ….
Sampaio, que derrubou governo maioritário, está preocupado com criação de condições de sobrevivência de governos minoritários.
http://www.tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1399638
Outubro 24, 2009 at 12:01 am
Expresso:Novo governo dá prioridade total
à avaliação dos profs
Click to access 1Caderno_231009.pdf
Governo de guerrilha! Atenção minha gente temos de estar vigilante.
Outubro 24, 2009 at 12:01 am
vigilantes ups
Outubro 24, 2009 at 12:02 am
Novidades fresquinhas!!!
http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3375049.html
Outubro 24, 2009 at 12:03 am
#231,
A Sandra está com gripe.
Outubro 24, 2009 at 12:04 am
Pedro Castro
Pois.
Estou a avisar! …
Não vamos lá com chá e bolachinhas …!
Voto no cabeça de burro.
Outubro 24, 2009 at 12:04 am
#218,
Queria responder ao #213, motta.
Outubro 24, 2009 at 12:05 am
E que tal espalhar cianeto nas condutas de água do largo do rato…?Fui…
Outubro 24, 2009 at 12:05 am
> Governo vai apresentar solução para não ficar refém da oposição
> Executivo disposto a negociar “propostas construtivas”
> Avaliação dos professores é o grande teste antes do Orçamento
> Ministra só foi convidada ao início da tarde de quinta-feira
Em suma temos mais do mesmo. Aos 50 anos ninguém muda. Governo irá fazer guerra à oposição. Já vi este filme. Espero que a oposição esteja à altura.
Outubro 24, 2009 at 12:07 am
” Ministra só foi convidada ao início da tarde de quinta-feira”
A central de informação a trabalhar.
Outubro 24, 2009 at 12:07 am
#215, lolol
Até desculpam a minstra. Só foi avisada no início da tarde.
Engraçado. Nós já sabíamos há um mês. 🙂
Outubro 24, 2009 at 12:08 am
#223, telepatia?
😉
Outubro 24, 2009 at 12:08 am
# 223
Claro.
Eles não dormem!
Outubro 24, 2009 at 12:09 am
A central não dorme. Reparem!
O Governador brincalhão
Vítor Constâncio declarou hoje, no Funchal, que “se não houver realismo salarial haverá mais desemprego” em Portugal.
Quase podia dar o seu próprio caso como um exemplo de desprendimento: é que, em 2008, não quis o aumento do seu vencimento enquanto Governador do Banco de Portugal.
O problema é que depois tinha de explicar que nesse ano ganhou cerca de 250 mil euros. Ou seja, quase 20 mil euros por mês…
Porreiro, pá!
http://www.31daarmada.blogs.sapo.pt/3374806.html
Outubro 24, 2009 at 12:11 am
“Expresso:Novo governo dá prioridade total
à avaliação dos profs”.
Ai as prioridades!
Com toda a cordialidade, vamos ver….
Já agora, agradecia que a formação e as condições para essa formação fossem um facto.
No Centro de formação do meu agrupamento é só Português, Matemática e algumas ciências……
Outubro 24, 2009 at 12:11 am
Sampaio, Grilo, Constâncio
Outubro 24, 2009 at 12:11 am
#225 Reb
Hoje no Expresso da Meia Noite um jornalista disse que José Sócrates não vai recuar com os professores. Parecia-me bem informado “mandado”.
Outubro 24, 2009 at 12:14 am
Curioso Pedro é3 que ele no que toca a re…cu..ar é expert…
Outubro 24, 2009 at 12:14 am
O jornalista em questão cujo nome não me recordo até disse que o parlamento não poderia constitucionalmente revogar um decreto-regulamentar sem salvaguardar os professores avaliados.
Em simultâneo TSF afirma que a esmagadora maioria dos professores foram avaliados.
Coincidências?
Outubro 24, 2009 at 12:16 am
Só soube na tarde de 5ª feira?
Estou a ver a importância que dão a esta área.
Outubro 24, 2009 at 12:16 am
Buli
Eu tive pré-conhecimento das manobras. E disseram-me que sairiam no Expresso e na TSF. Estava curioso. Confirmaram-se…
Outubro 24, 2009 at 12:17 am
tenham medo
É bem possível que perante uma moção de censura, Santos Silva chame o exército.
(31 da Armada)
Outubro 24, 2009 at 12:20 am
Fernanda 1
Pelo Twitter alguém avisou-me por DM que a coincidência TSF/Expresso iria acontecer!
Pelos vistos aconteceu…
Veja:
…o parlamento não poderia constitucionalmente revogar um decreto-regulamentar sem salvaguardar os professores avaliados.(Expresso)
… TSF afirma que a esmagadora maioria dos professores foram avaliados.
Outubro 24, 2009 at 12:20 am
Tenho a certeza que a oposição e os sindicatos só têm a ganhar se forem construtivos, apresentando propostas de boa fé e credíveis, ou então assumem de uma vez por todas que não têm soluçao e só querem o facilitismo.
Acredito nesta oposição e nos sindicatos europeus.
Aguardemos!
Outubro 24, 2009 at 12:21 am
#235 Ana não exageres…
Outubro 24, 2009 at 12:23 am
Vejam aqui o que diz «O HOMEM MAIS BEM PAGO DO REGIME!»
http://31daarmada.blogs.sapo.pt/3374806.html
Ele há com cada Abraão! ARRE…
Outubro 24, 2009 at 12:24 am
#237 MC
Coincidências?
Eu já sabia.
TSF/Expresso iria acontecer!
Pelos vistos aconteceu…
Veja:
…o parlamento não poderia constitucionalmente revogar um decreto-regulamentar sem salvaguardar os professores avaliados.(Expresso)
… TSF afirma que a esmagadora maioria dos professores foram avaliados.
EM simultâneo!
Houve 2000 Muito Bons… que terão de ser salvaguardados…
Parabéns pela central de informação!
Outubro 24, 2009 at 12:25 am
O MALI, ESSE PRÓXIMO DESCONHECIDO:
Saiba o que acontece no Mali, nosso parceiro no ranking da liberdade de imprensa, a quem ofende o chefe de estado e como é por lá a dita liberdade de imprensa.
Não seja foleiro, não se precipite sobre o bom do Mali, adverte a jornalista Fernanda Câncio.
Adenda: a fabulosa ironia de Medeiros Ferreira.
http://www.marsalgado.blogspot.com/2009/10/o-mali-esse-proximo-desconhecido.html
Outubro 24, 2009 at 12:26 am
Aguardando………
Outubro 24, 2009 at 12:27 am
Já começa o mesmo filme
“Divulgação de actas da administração da PT
provoca crise interna. Investimento na Ongoing
nunca foi ratificado”
Outubro 24, 2009 at 12:30 am
Estou para ver se há oposição à altura…
Outubro 24, 2009 at 12:31 am
O Director do I afirmou que JS irá provocar ao máximo o Presidente da República…
Outubro 24, 2009 at 12:33 am
A propoásito de uma referência de Mário Rodrigues, #22:
O eduquês continua em marcha e a todo o vapor. E já aí está uma nova vaga, uma tentativa de impor ou repor a inacabada “obra” que começou nos anos 90.
Enquanto mandar no ME a mafia das Ciências da Educação, a Escola não vai ter sossego…
Nota como se fala tanto da escola, da educação, dos ministros e seus ajudantes, etc., mas ninguém fala da ESTRUTURA do monstro que é o ME…
Outubro 24, 2009 at 12:35 am
… podia ter utilizado uma cabala ou um Fulcanelli, mas não o fez. Fica para a próxima.
Outubro 24, 2009 at 12:38 am
Parece que cheira a energias renováveis, sinónimo de milhões. Ainda ficamos ricos!
Outubro 24, 2009 at 12:39 am
«E lá regressa ele ao paraíso fiscal, para gozar os privilégios do dinheiro que a inércia e a preguiça intelectual lhe proporciona.»
h1n1
Também compro o teu último livro. Como se chama?
Outubro 24, 2009 at 12:46 am
“Um verdadeiro «Executivo»?
Pelo que vejo este governo irá legislar menos e dedicar-se à execução das leis que aprovou quando tinha maioria absoluta, e que não sejam alteradas pelas oposições na AR.Desse ponto de vista, estaremos perante um governo que será um verdadeiro Executivo.”
posted by josé medeiros ferreira
http://tinyurl.com/yzbskwa
Outubro 24, 2009 at 12:58 am
BANK FAIL FRIDAY — The Riverview Community Bank in Otsego, Minnesota has become the 105th bank failure of 2009.
Já faliram 105 bancos na América! Ups
Outubro 24, 2009 at 1:00 am
Hoje(ontem) foi o “Bank Fail Friday”, dia em que faliram mais bancos nos Estados Unidos.
Outubro 24, 2009 at 1:05 am
Pedro # 245
Claro.
O Santos Silva na Defesa é para quê?
Para provocar o Cavaco Silva.
Outubro 24, 2009 at 1:08 am
O outro “Manual de Maus Costumes” do intelectual Saramago. Deste já ele não se lembra!
Outubro 24, 2009 at 1:15 am
“Isabel Alçada vai seguir com actual modelo de avaliação dos professores”
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1400029
“o parlamento não poderia constitucionalmente revogar um decreto regulamentar sem salvaguardar os professores avaliados.”
Esta piada é gira. Quem é que conseguiu escrever isto sem se rir?
Outubro 24, 2009 at 1:17 am
Por favor não acabem com os investidores. Please!
Outubro 24, 2009 at 1:21 am
TSFRadio: Isabel Alçada vai seguir com actual modelo de avaliação dos professores.
Ora tomem! Aqui têm a demonstração que precisávamos… lutar e em força
Outubro 24, 2009 at 1:23 am
# 255 Apache estávamos sintonizados.
Se houvesse dúvidas agora não as tenho. Não quero uma Ana Jorge na Educação… tenham paciência!
Outubro 24, 2009 at 1:25 am
Com o “eduquês” Santos Silva a tutelar a o Ministério da Defesa é bem provável que o Colégio Militar seja extinto. A esquerda é contra estas instituições.
Outubro 24, 2009 at 1:26 am
O constitucionalista Bacelar Gouveia foi eleito deputado do PSD.
Outubro 24, 2009 at 1:26 am
Nem quero acreditar que vai começar tudo de novo!
Isto é estratégia pura e dura.
Daqui a seis meses o sócas vai começar a queixar-se que assim é muito difícil, que assim não dá. preparando tudo para eleições em 2011. Para a maioria. Só espero que, nessa altura, leve uma grande ateca!
Outubro 24, 2009 at 1:27 am
#259
A esquerda?! Isto deve ser da hora…
Outubro 24, 2009 at 1:28 am
Pois. Vem sempre à baila o exemplo da Ana Jorge. Já abriu alguma maternidade? Algum Centro de saúde? Acabaram as taxas moderadoras? As comparticipações dos medicamentos? Já ninguém nasce na estrada? Os auxiliares de acção médica já não se chamam “assistentes operacionais”? Aumentou a estabilidade de emprego para os enfermeiros?
…
Outubro 24, 2009 at 1:29 am
Apache e Pedro,
não será essa notícia pura especulação?
Parece-me mais ou menos evidente a a AD será suspensa (na verdade pouco ou nada altera face ao faz de conta em vigor).
Outubro 24, 2009 at 1:31 am
“Parece-me evidente que a AD”
“sem o mais ou menos”
Outubro 24, 2009 at 1:31 am
Alguém esperava algo de diferente de “Sócrates e Cª” depois destes 4 anos e tal?
Santa ingenuidade!
Outubro 24, 2009 at 1:32 am
# 261 Teresa lê #236 e tenta perceber a central de informações.
Este “gajo” não muda e já deu a receita à Isabel Alçada.
Ele vai provocar durante seis meses. Depois vai dizer que “Não me deixam governar”.
Já estou a ouvir um risco riscado:
“Isabel Alçada vai seguir com actual modelo de avaliação dos professores.”
E dizia o “gajo” que estava arrependido da forma como tratou os professores.
Outubro 24, 2009 at 1:32 am
#264
“Parece-me evidente que a AD” sem o “mais ou menos”
Outubro 24, 2009 at 1:35 am
O jornalista que afirmou no “Expresso da Meia Noite” que os professores não querem ser avaliados e que o governo os deve enfrentar, chama-se Paulo Baldaia.
É director da TSF.
Transformou uma informação de qualidade, livre, plural, independente, numa informação governamentalizada a fazer lembrar os tempos da Emissora Nacional.
Está para a TSF como Marcelino(ex “Record”) para o DN.
Outubro 24, 2009 at 1:35 am
#264 DA, Já viste a capa do Expresso?
Tens ilusões? Ele vai provocar os partidos da oposição, o Presidente da República e os Professores. Ao fim de 6 meses pede a demissão porque diz que não pode governar.
Ele quer o poder absoluto e mais nada!
Outubro 24, 2009 at 1:35 am
Maria Teresa,
É verdade. Basta ver o barulho que o BE faz sobre a violência do Colégio Militar, quando ignora a violência nas outras escolas. E o Vital Moreira já escreveu vários artigos contra a existência deste colégio.
Outubro 24, 2009 at 1:37 am
#270
Pedro,
Vi “agora”, depois de ler o teu comentário.
Outubro 24, 2009 at 1:37 am
WYSIWYG, Trial, Buy! Não há nada para ninguém. Pay!
Outubro 24, 2009 at 1:39 am
A AD vai cair formalmente na AR.
Outubro 24, 2009 at 1:40 am
O Paulo Baldaia estava no programa Expresso da Meio Noite como um vulgar transmissor da “Central”.
Na sua estação ao mesmo tempo dizia que Isabel Alçada iria prosseguir com esta política da ADD.
Foi ele quem disse que revogar a ADD seria inconstitucional porque não salvaguardava o direito dos professores que foram avaliados.
E disse que a maioria dos profs foram avaliados.
Outubro 24, 2009 at 1:42 am
Vasco, camarada, a luta continua:
http://limparportugal.org/
Outubro 24, 2009 at 1:42 am
#255, #263 e #264
A minha interpretação é mesmo essa. Isabel Alçada (IA) vai ser a Ana Jorge (AJ) da Educação. O PS está “contente” com o que está feito, e o que IA tem de fazer é o que AJ fez, ou seja, nada. Sorrir para as câmaras e deixar tudo como está. AJ entretém a populaça com a “Gripe A”, IA vai entreter com o PNL ou outra “treta” qualquer.
Outubro 24, 2009 at 1:43 am
Vejam a manobra:
1 – A esmagadora maioria dos professores foram avaliados.
2 – Houve 2000 Muito Bons.
3- Temos de proteger a maioria dos professores (os que foram avaliados)
Outubro 24, 2009 at 1:45 am
#278 Tenho de reconhecer que estes “gajos” são profissionais.
Outubro 24, 2009 at 1:46 am
Bem me tinha avisado um jornalista pelo Twitter que eu iria ter uma surpresa algo desagradável.
Esperei pelas 23 horas confirmou-se!
Outubro 24, 2009 at 1:46 am
Caros Colegas,
Vou…
Bom fim de semana.
Outubro 24, 2009 at 1:49 am
“Paulo Baldaia é o novo director da TSF. A nomeação surge no seguimento da escolha de José Fragoso para o cargo de director de programas da RTP e foi divulgada horas depois de confirmado o nome de Fragoso para a televisão pública. Contactado pelo M&P, o agora responsável pela estação do grupo Controlinveste adiantou que o que lhe foi pedido pela administração foi “manter a TSF como uma grande estação e a maior rádio de informação em Portugal”, sendo diz, “ainda muito cedo” para avançar com informações sobre projectos ou eventuais mudanças na equipa.A escolha de Paulo Baldaia decorre de uma nomeação no seio do grupo de Joaquim Oliveira – o profissional exercia como chefe de redacção do Jornal de Notícias – e marca o regresso de Baldaia à estação informativa onde já tinha exercido, em três períodos distintos, como editor de política e de economia. No currículo profissional de Baldaia está ainda o cargo de editor de programas de informação da Rádio Renascença, onde foi igualmente repórter parlamentar, o de editor de política do semanário, o de economia e política do Diário Económico e chefe de redacção do Diário de Notícias. Fora do jornalismo, durante cerca de um ano, Paulo Baldaia fez ainda assessoria de António José Seguro, durante o período em que este foi secretário de Estado no governo de António Guterres, e de Mário Soares, quando encabeçou a lista do PS ao Parlamento Europeu.”
http://tinyurl.com/ykdwbkn
Outubro 24, 2009 at 1:57 am
#275
“Foi ele quem disse que revogar a ADD seria inconstitucional porque não salvaguardava o direito dos professores que foram avaliados.”
Obrigado Pedro.
A frase que citámos é da Bárbara Baldeia. Por curiosidade, sabes qual é o parentesco entre eles?
Outubro 24, 2009 at 1:59 am
Consta que o grupo Controlinveste fez acordo com o Sócrates sobre negócios da celulose.
Troca de favores?
Outubro 24, 2009 at 2:03 am
Consta que o grupo Controlinveste do Joaquim de Oliveira, proprietário da TSF, fez acordo com o Sócrates sobre negócios da celulose.
O tipo escolhido para dtrector da TSF foi o Paulo Baldaia.
# 283
Bárbara Baldaia?
Irmã? Mulher?
Outubro 24, 2009 at 2:03 am
Velhos tempos, quando as paredes tinham ouvidos. Matavam um gajo de vez em quando, para servir de exemplo, tipo obras públicas. Agora morre-se em casa e há peritos para tudo.
Outubro 24, 2009 at 2:04 am
MÃOZINHAS!
É a velha história das “mãozinhas”. Ou melhor, ter ou não ter. No bridge, curioso jogo perfeito, o sábio jogador, inebriado pelo carteio, busca as “mãozinhas” miraculosas. A estatística é para tais artistas, assunto sagrado e memorável. O que lhes interessa é, afinal, o prémio do jogo – honestíssimo e reparador. Mas o jogador não deve ser impetuoso. Audaz, talvez. Iluminado, decerto. Nunca fogoso nas vozes ou carteio. As “mãozinhas” são quase sempre cumpridoras.
Ora acontece que estes nossos dias-ligados-a-dias têm sido obscuros e inconsistentes. Estranhos! E não se fala aqui desse palavreado que é vertido nas caçoulas perfumadas dos jornais ou do que por aí é vibrantemente (re)dito, aliás muito bem joeirado pela turba dos Marcelinos, sobre a etérea governação do próximo governo do sr. engenheiro. É que entre o idiotismo do grupo do sr. Sócrates e o folhetinismo sobre a D. Manuela, a nossa educação política carece de sentimento e de decoro.
Tal como no carteio do bridge se trabalha para fazer as “passagens” de mão, também o sr. Sócrates se encontra viciado desse espírito assombroso. Festejar as “mãozinhas”, não delapidar o pecúlio do grupo de interesses, fazer as passagens certas (à esquerda ou à direita) será o espectáculo vulgar com que o sr. Sócrates se banqueteará. Os Marcelinos não irão faltar nessa saloiice de ameaçar com a trova de novas eleições e a vinhaça (já velha) de maioria absoluta. Porém não basta tal carteio deslumbrado. É que, e antes do mais, é preciso ter jogo para jogar e ir a jogo. No bridge, como na palestra política, o bluff é puro disparate.
http://www.almocrevedaspetas.blogspot.com/search/label/Governo
Outubro 24, 2009 at 2:07 am
#283 Apache
É a mulher? Ou irmã?
Graaaaaanda manobra. Temos pela frente uma guerra de nervos! Não tenhas dúvidas.
Outubro 24, 2009 at 2:09 am
#282,
Gracias.
Vir ao ummbigo (salvo seja) é um espanto.Depois de ver o Expresso deduzi que havia qualquer “coisinha” que movia o D. da TSF a falar assim tão empoladamente contra os prof.
Cá está a explanation.O Sr lá tem as suas boas razões para defener assim a sua dama: os piésses/JS…
Afinal porque terão tanto ódio aos prof? Não terão aprendido com profs? Terá sido online? ou teriam prof em casa? Esta gente destila raiva por todos os buraquinhos.
Outubro 24, 2009 at 2:11 am
# 289
Negócios CHORUDOS – CELULOSE!!!!!
Outubro 24, 2009 at 2:13 am
Pedro # 288
A ideia é essa!
Antecipar. Antecipar. Antecipar.
Com este pessoal não há tréguas. Não se bebe “chá” com o inimigo.
Outubro 24, 2009 at 2:14 am
#289 Mª Grelha
Eu nem sei se ele odeia os professores. O que eu sei é que ele é um peão de brega do Sócrates.
Outubro 24, 2009 at 2:15 am
Outubro 24, 2009 at 2:16 am
#290,
Ahhhhhh.. Já nem sei a quantas ando. É tanta a negociata. Fiquei logo desconfiada ao ver o Exp.
Outubro 24, 2009 at 2:16 am
Outubro 24, 2009 at 2:16 am
Prefiro jogar ao “king”, com positivos e negativos. A “canastra” e o “bridge” demoram muito tempo. Jogo a sério é a “LERPA”.
Outubro 24, 2009 at 2:18 am
Pedro C. e Mª Grelha
É um negócio chorudo garantido pelo governo do Sócrates ao grupo proprietário da TSF – A CELULOSE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Outubro 24, 2009 at 2:18 am
“A ideia é essa!
Antecipar. Antecipar. Antecipar.”
Tem de ser mesmo essa a nossa arma: a antecipação. Estes tipos fazem um pequeno recuo estratégico, nós pensamos que eles estão derrotados e amansamos. Depois somos surpreendidos por uma blitzkrieg.
Outubro 24, 2009 at 2:19 am
Diz então Paulo Baldaia que revogar a ADD (regulamento ilegal porque viola a lei de onde deriva) não pode ser revogado para salvaguarda do direito dos que foram avaliados. Esquece-se que além da ilegalidade do decreto regulamentar da avaliação, o Estatuto (com base neste raciocínio) é inconstitucional porque não salvaguardou direitos que o anterior Estatuto protegia. Tal como (pelo mesmo raciocínio) é ilegal o diploma que congelou por mais de dois anos, a progressão na carreira e o direito à avaliação, consagrado nos diplomas à época em vigor. E neste caso, o número de lesados é de 100%.
Mais, se todos os docentes forem (no período em causa) administrativamente avaliados com Bom (à semelhança do que aconteceu na Madeira) só se poderiam sentir lesados os avaliados com Muito Bom ou Excelente. Digo poderiam, porque o que estaria em causa (além de uns trocos no final do ano, creio que ainda por regulamentar) era a redução do tempo de serviço para o concurso a titular, categoria que deixa de existir se for alterado o ECD.
Pronto, lá se foi o argumento. Mas mantenho que, de tão idiota é, divertido.
#288
“Graaaaaanda manobra. Temos pela frente uma guerra de nervos! Não tenhas dúvidas”
Sabes o que o país me parece? Os últimos “dias” de Roma.
Outubro 24, 2009 at 2:22 am
Pedro # 298
Só começámos a ganhar, quando começámos a ANTECIPAR as jogadas.
Faz agora um ano e picos (…)
Aqui pelo Umbigo!
«Comandante, pode avançar. Crianças e mulheres já se encontram nos abrigos» – foi a senha.
Outubro 24, 2009 at 2:22 am
“A Controlinveste tem a sua origem na Olivedesportos, empresa fundada em 1984 por Joaquim Oliveira, ainda hoje um dos mais importantes activos do grupo, que tem participação activa na área dos direitos de transmissão televisiva das principais competições do futebol profissional em Portugal (i.e. Selecção Nacional, 1ª Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Taça UEFA, entre outras), bem como direitos de patrocínio e publicidade desportiva. Em 1994, a Controlinveste adquire o seu primeiro título de imprensa, o jornal desportivo O Jogo. Em 1998, lança a SportTV, em parceria com a RTP e a PT Multimedia, um canal pago de televisão exclusivamente dedicado ao desporto, presentemente detido em partes iguais pela Controlinveste e pela PT Multimedia. Com a crescente importância da internet e dos meios multimédia, a Controlinveste cria em 2001, em parceria com Portugal Telecom, a empresa Sportinveste Multimedia. Esta empresa é responsável pela gestão das operações digitais e multimédia dos três principais clubes de futebol em Portugal (Benfica, Porto e Sporting), bem como de outros sites dedicados à distribuição de conteúdos informativos e multimédia na área do desporto. Dado ao grande sucesso deste canal de televisão exclusivamente dedicado ao desporto, foram lançados mais recentemente os canais Sport TV2, Sport TV3 e Sport TV HD.
Após a aquisição da Lusomundo Serviços em 2005, o Grupo Controlinveste reuniu uma das mais completas e diversificadas ofertas na área dos media em Portugal, que inclui as já referidas SportTV, a TSF – a rádio de informação de referência do mercado – às quais se juntam titulos de imprensa como o Jornal de Notícias, Diário de Notícias, 24Horas, O Jogo, Global Notícias; outros títulos de referência na imprensa especializada, como o jornal Ocasião; na imprensa regional, o Açoriano Oriental (o mais antigo jornal de Portugal), o Jornal do Fundão, o Diário de Notícias da Madeira; as revistas Evasões, Volta ao Mundo e ainda uma participação accionista na Lusa, agência de notícias.
Segundo o último relatório da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT), o Grupo Controlinveste é actualmente líder em circulação da imprensa diária generalista nacional.
Por forma a apoiar o negócio das publicações impressas, a Controliveste detém uma forte presença no sector da impressão através de duas empresas gráficas (Funchalense, em Lisboa e NavePrinter, no Porto) bem como no sector distribuição, através de duas empresas de distribuição, a VASP na distribuição em pontos de venda e a Noticias Direct focada na distribuição porta-a-porta de jornais e revistas. A Noticias Direct é ainda responsável pela distribuição do Global Notícias, o jornal gratuito do grupo.
Adicionalmente, a Controlinveste tem ainda várias participações financeiras em sociedades desportivas e empresas de telecomunicações assim como controla uma operação no sector do turismo, a agência de viagens Cosmos, que dispõe de um portal de comércio electrónico.”
http://www.controlinveste.pt/Pt/QuemSomos/Apresentacao.aspx
Outubro 24, 2009 at 2:25 am
#299 Apache eu tb acho que estamos nos últimos dias do Império Romano.
Outubro 24, 2009 at 2:25 am
Numa guerra nunca há descanso, nem tréguas. Perde-se e ganha-se uns combates.
Foi declarada guerra aos professores (e aos alunos) há quatro anos e tal. A vitória ainda não está garantida (e mesmo a paz requer vigilância!).
Outubro 24, 2009 at 2:26 am
Eu cá não sou peão de ninguém e só lamento o que esta gentalha diz.Sou prof há mais de 30 anos e conheço excelentes profs e outros não, claro está. Fico é super magoada porque eles/as não têm a mínima noção do que é a entrega ao ensino durante tanto ano. Os idiotas continuam a dizer que não queremos ser avaliados.
Em cima há um comment da Sandra que também acrescenta uns desforos sem jeito que nem vou comentar.
Outubro 24, 2009 at 2:29 am
Espreitem a notícia #293 /# 295 (é a mesma). Não a consegui colocar no mesmo comentário.
Outubro 24, 2009 at 2:30 am
Junto-me ao P.Castro e ao Apache. Espero que nos enganemos.
Outubro 24, 2009 at 2:35 am
# 301
Fizeram um acordo para ALTOS INVESTIMENTOS NA CELULOSE!!!! PAPEL.
Outubro 24, 2009 at 2:38 am
#303
Não creio que a guerra tenha começado há (apenas) “4 anos e tal”, Ana. Começou muito antes, e como não encontraram grande resistência, desferiram (nessa altura) uma ofensiva em larga escala.
#304
Também conheço professores que encaram a docência como uma missão e se entregam de alma e coração, não sei se isso chega para serem melhores que os outros, mas tenho grande estima por eles.
A Sandra tem parte da razão, mas escreveu coisas que não sei bem se quereria escrever. Também evitei comentar. Prefiro “pensar” que é mais uma questão de estilo que de conteúdo, ainda que (de facto) não pareça. Adiante.
Outubro 24, 2009 at 2:44 am
Sandra e M. Campos,
O que disseram atràs é uma perfeita injustiça. Então só fomos às manif quando se tratava de dinheiro? Falam em nome de quem? Eu até vi lá muitos colegas na minha situação: 10º escalãao há anos e sem nada a perder, salvo a sanidade.
Acho que é pouco sério fazer esse juízo de valor.
Como querem que nas escolas lutemos? É nos CP, nas reuniões, junto dos Diretores… que uma pessoa se pode manifestar. Ou querem que se venha para a rua aos gritos porque não se concorda com as condições das salas de aula,ou com as aulas de 90m ou porque os manuais não são bons… Cada um se manifesta em local próprio, não tem de ser na rua, pois não?
Outubro 24, 2009 at 2:48 am
“Não creio que a guerra tenha começado há (apenas) “4 anos e tal”, Ana. Começou muito antes, e como não encontraram grande resistência, desferiram (nessa altura) uma ofensiva em larga escala.” – 308
Sim. Claro. Foi uma forma (digamos) de enquadrar melhor a “coisa” (…) Período de lançamento da ofensiva em larga escala, generalizada e “á luz do dia”. Novos episódios estão em marcha
Outubro 24, 2009 at 2:49 am
GLOBALMENTE GRATUITO
http://tinyurl.com/ygtmq8z
Outubro 24, 2009 at 2:49 am
#305
Creio que notícia já tem algum tempo. Espantou-me a fraca reacção dos sindicatos (e já agora da classe) em relação a este concurso para Titulares. Estou totalmente de acordo com o constitucionalista. (E se de escolas onde as faltas justificadas por doença ou acompanhamento à família penalizaram na avaliação).
Ainda em relação ao dito concurso, foi também violado o princípio da não retroactividade da lei (que admite pouquíssimas excepções), pois contaram para o concurso desempenhos anteriores (como por exemplo, os cargos), sem que nada no anterior ECD fizesse prever que esses desempenhos tivessem “consequências”. E digo mais, para muito boa gente, a violação (de forma tão grosseira) deste princípio, viola também, o princípio da boa-fé da administração (pedra basilar de um estado de direito).
Outubro 24, 2009 at 3:03 am
“Isabel Alçada vai seguir com actual modelo de avaliação dos professores
Hoje às 00:31 TSF
Numa altura em que a oposição se prepara para confrontar o Governo com a avaliação dos professores, tentando suspender o actual modelo, a TSF sabe que José Sócrates continua determinado em seguir em frente com este processo com a nova ministra da A TSF sabe que José Sócrates continua determinado em seguir em frente com o processo de avaliação dos professores com a nova ministra da Educação, Isabel Alçada.
A ajudar está o facto de a avaliação dos professores se encontrar numa fase avançada, sendo que cerca de 50 por cento dos docentes já passaram pelo processo.
O PCP e o Bloco de Esquerda já avançaram com iniciativas parlamentares propondo a suspensão do modelo de avaliação dos professores e o fim da divisão da carreira entre titulares e não titulares. Para mais tarde, fica a definição de um novo modelo e de novas regras.
O PSD não tem ainda elaborada a proposta que levará ao Parlamento.
Enquanto, o CDS-PP, que também já identificou esta como uma prioridade, não adiantou contudo se proporá um outro modelo Educação, Isabel Alçada.
Outubro 24, 2009 at 3:07 am
# 312
Tudo ilegal. Inconstitucional.
Ilegalidade mesmo no cumprimento dos procedimentos básicos dentro das escolas.
Um escândalo total. Falei com advogados, sob o que inclusivé procuradores defendiam mas os tribunais superiores estavam (estão)quase todos sob a alçada destes tipos (…) Continuam muitos processos de professores em Tribunal, sobre esta matéria.
O provedor de Justiça fez um extenso rol de ilegalidades, tornou público um relatório, foi recebido pelo Cavaco Silva em audiência mas NADA resultou.
Outubro 24, 2009 at 3:13 am
Fui buscar a notícia #293 /# 295 para chamar à atenção que é tudo uma perfeita ilegalidade. Aliás, o constitucionalista Bacelar Gouveia foi dos poucos que denunciou publicamente tamanhos abusos por parte do ME.
Foi eleito deputado pelo PSD para esta nova legislatura.
Outubro 24, 2009 at 3:14 am
Ele o patrão ordena!
“A TSF sabe que José Sócrates continua determinado em seguir em frente com o processo de avaliação dos professores com a nova ministra da Educação, Isabel Alçada.”
Reflictam e que aprendamos de uma vez por todas que Sócrates pode recuar mas quando ataca fá-lo de surpresa e em larga escala.
E aprendamos de uma vez por todas que por detrás de Sócrates há uma assessoria que estuda todas as estratégias ao pormenor, com plano A, B, C, D ….
Nunca subestimemos as qualidades do inimigo ainda para mais quando o inimigo é excelente.
Há que reconhecê-lo!
Devemos lutar por antecipação, estudando à priori com muito detalhe e muita “cabecinha” a melhor forma de vergar este adversário. cenarios
Outubro 24, 2009 at 3:15 am
Eliminar em #316 “cenários”
Outubro 24, 2009 at 3:17 am
Lembrando que esta é altura ideal e talvez única de poder derrotar o socretino.
Outubro 24, 2009 at 3:29 am
#315
Acredito que haja, pelo menos, 3 ou 4 Homens íntegros neste parlamento. Bacelar Gouveia é um deles. Espero não estar a ser ingénuo.
#316
“Nunca subestimemos as qualidades do inimigo ainda para mais quando o inimigo é excelente.”
Quase de acordo. Excelente (porque poderoso) é o inimigo que controla a marioneta Sócrates.
É tarde. Até amanhã.
Outubro 24, 2009 at 3:30 am
Até amanhã Apache e restantes colegas noctívagos.
Outubro 24, 2009 at 3:35 am
Tudo isto causa desgaste nas pessoas e sem necessidade. O mais importante é ensinar e andamos aqui a perder tempo com modelos de aval. e divisões, gestão…
Enquanto comisquei qualquer coisa fui pensando: como é que o País chegou a este estado caótico?!
Boas noites.
Ainda vou ler qualquer coisita mas não aventuras. A minha filha é que as devorava há uns bons anos.
Outubro 24, 2009 at 7:32 am
Então a Isabel Alçada só foi convidada na quinta-feira à tarde? A amiga é que se desbocou:
“(…) Foi ainda na escola Fernando Pessoa que Isabel Alçada conheceu Ana Maria Magalhães, com quem criou estes livros de aventura. O novo cargo, garantiu ao CM Ana Maria Magalhães, não vai impedir Isabel Alçada de escrever. “Quando avizinhámos que poderia vir a ser ministra adiantámos o trabalho durante o Verão e entregámos o novo livro na semana passada. Geralmente entregamos em Dezembro. Agora, a partir de Janeiro voltaremos a escrever”, contou a escritora. (…)”
http://www.correiodamanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&contentid=0BC41B1F-FF97-4B15-9C0A-721483248B7B
Outubro 24, 2009 at 7:34 am
A Central de Propaganda a funcionar:
A sra. só fez o estágio e também quem é que falta no estágio?
Farófias meus caros farófias…
http://www.correiodamanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&contentid=0BC41B1F-FF97-4B15-9C0A-721483248B7B
Outubro 24, 2009 at 8:57 am
livresco # 323
Não faltou no estágio. Pudera. Quem falta no estágio profissional chumba ou tem notas baixas. E a nota é o que conta para colocação futura nos concursos.
Esteve 8 anos a trabalhar no ensino secundário (1976 a 1984), parte no conselho directivo. Tanta prática de ensino (ihihihih!) e que grande conhecimento do Ensino actual – há 25 anos que saiu do ensino secundário! …
No sindicato deu acções de formação, deduz-se que pagas.
Fantástico! Quem é este parvalhão desta escola? Alguém o conhece?
Outubro 24, 2009 at 9:11 am
Jorge Sampaio ainda é administrador de empresa da Fundação Gulbenkian?
Outubro 24, 2009 at 10:30 am
Ele quer o poder absoluto e um absoluto dildo,,,
Outubro 24, 2009 at 10:32 am
#326, Buli, a que horas sais daí?
Olha que estás muito longe. 🙂
Nós saímos de lx depois de almoço.
Vamos passear por leiria antes do jantar.
Outubro 24, 2009 at 2:38 pm
A menina doutora Isabel Alçada já tem idade para se reformar.
Mas, uma temporada, mesmo que seja curta pelos altos quadros do ME fará com que esta menina venha a obter uma reforma milionária.
Isto está tudo previsto! Tudo combinado.
Outubro 24, 2009 at 6:08 pm
Olá tudo bem?!!
Somos estudantes de jornalismo e estamos desenvolvendo um trabalho sobre os grupos urbanos. Nossa escolha foi desvendar o universos dos neofranciscanos. Confira, opine, suas conclusões são muito importantes para nós.
Abraços,
Grupo de estudantes de Jornalismo – Belo Horizonte
Ah o nosso link é http://www.neofranciscanos.wordpress.com
Outubro 24, 2009 at 7:45 pm
Mais de 1500 acessos nas primeiras semanas! Confiram o trabalho de estudantes de jornalismo: http://www.neofranciscanos.wordpress.com! Opinem!Suas conclusões sobre este grupo urbano religioso é muito importante pra nós! Agradecemos, grupo de estudantes de jornalismo – Belo Horizonte
Outubro 25, 2009 at 3:41 am
A EDUCAÇÃO DO UMBIGO DELES:
É o comentário nº 48. Tudo verdade ( dispensava-se a parte do bigode).
http://www.marsalgado.blogspot.com/2009/10/educacao-do-umbigo-deles.html
“Piada” reles de-mais.
São estes os “intelectoides” que temos.
Choldra.