À conta do último relatório da OCDE-mesmo sobre Educação, o Ministério da Educação entrou em sucessivas manobras de spin, multiplicando declarações sem especial fundamento nos dados do próprio estudo.
Espero ter tempo para desmontar algumas das mais despudoradas, mas ficam por agora só dois dados avulsos, provavelmente com muito maior relevância do que as que o ME seleccionou para bombardear a comunicação social.
Para começar, Portugal é o país que tem menor peso relativo de professores com uma situação profissional estável.
Para além disso é dos países em que os professores pagam mais a sua formação por completo, acima da média dos países inquiridos.
Curiosidades. Apenas. Ou talvez não.
Junho 17, 2009 at 12:49 am
É preciso desmontar… estou lendo o relatório e há mais manobras de diversão do lemur!
Junho 17, 2009 at 12:53 am
“Disciplina dos alunos: Em Portugal, como em praticamente todos os países da amostra TALIS, a indisciplina na sala de aula é, na opinião do presidente do conselho executivo/director da escola, considerada como o factor que mais professores afecta de modo negativo, prejudicando a relação de ensino e aprendizagem. O ME tomou, nos últimos anos, medidas de reforço da autoridade dos professores que pretendem reduzir a incidência do fenómeno.”
in sítio do ME
É preciso ter muita lata! Mas mesmo muita lata!
Junho 17, 2009 at 12:59 am
#2 E quem é que ainda acredita neles? Todas as evidências apontam no sentido contrário.
Continuam a dar tiros nos pés!
Junho 17, 2009 at 1:06 am
# Mais publicidade enganosa.
O desespero começa a apertar.
Temos de relembrar, sempre que possamos, as palavras do Pedras, quando afirmou que o ECD e a AA era um instrumento importantíssimo no controle do défice orçamental e na estabilização da Segurança Social.
Isto diz tudo.
Junho 17, 2009 at 1:06 am
# … o ECD e a AA eram instrumentos importantíssimos. IRRA!
Junho 17, 2009 at 1:29 am
*A avaliação dos Docentes é mais um adicional instrumento legislativo para combater o défice público (!).
Obrigado, Srs. Pedreiras, pela clarificação do óbvio.
http://www.joaotilly.weblog.com.pt/arquivo/271145.html
Junho 17, 2009 at 7:11 am
Este relatório é de OURO.
Junho 17, 2009 at 10:46 am
Estive a ler a notícia hoje no Destak e chego à conclusão que a manobra não é só de propaganda pura, mas também de total incoerência na interpretação do relatório.
Aliás, tal como é costume nos Governos deste país, ninguém se rala muito em aprofundar a verdade, pega-se em 2 ou 3 frases feitas e cria-se depois o texto \”fast-food\” para as massas (ou será \”fast-good\”?).
E quando a tradução é propositadamente mal feita (\”learning outcomes\” não são resultados de aprendizagens, tal como aparece nos orgãos de comunicação para manter a pressão sobre os rankings, trata-se de objectivos de aprendizagem a atingir, se quisermos uma tradução \”eduquesa\”) já cheira a podre.
E pode-se juntar também a interpretação da avaliação sistemática, a qual não é uma avaliação de desempenho , é uma avaliação de retorno ( feedback, se quisermos uma tradução bem feita)junto dos alunos. Que, verdade se diga, em geral não é feita nas nossas escolas e que quando levada de um modo suave, humilde e generoso, é muito mais útil do que a papelada, portfolio,fichas,impressos,registos,grelhas que se anda a impingir à classe docente para salvaguarda da nossa rica floresta autóctone.
Por último, a pérola da indisciplina. Não é tão bom eliminar a indisciplina porque ela não é registada, ao invés de se tomarem medidas a sério? Lembra-me a história do cozinheiro que cuspiu para o hamburguer e só nos disse isso depois de o termos comido.
Ou do empregado que limpou tudo, mas escondeu debaixo do tapete. Enfim…
Junho 17, 2009 at 12:01 pm
🙂
Junho 17, 2009 at 12:01 pm
.)