Andei a espreitar uma série de blogues, entre o clássico e o moderno, ligados à Educação, uns mais militantes, outros mais distantes. Uns mergulhados na «luta», outros já fora deste mundo que nos desassombra.
Se há rumos claros, há outros que nem tanto. Se há daqueles que sabemos ao que estão, ou estiveram até deixarem de estar enquanto não surge nova oportunidade, há aqueles que parecem que andam algo desorientados à cata do vento do momento, não percebendo que o dito vento pode mudar quando devidamente soprado.
(estão a gostar do ar esotérico e críptico, tipo presidente do Coiso da Avaliação a falar de tudo, sem especificar nada? também sei fazer, como se pode ler… e dá sempre gozo devolver em moeda com face semelhante aquilo que nos dirigem nas entrelinhas que a mofina não se lhes passou só porque…)
Parece que olham para as estatísticas e se atemorizam porque algo pode ter desinchado e não voltar a inchar como desejável.
E a tentação é enveredar pela escalada retórica, apelando a isto e mais aquilo, sem perceberem que foi isso que levou outros quase ao abismo da credibilidade num passado recente.
A sensação é estranha, porque se nota a falta de rumo, a falta de uma alternativa ao que há. Uma preguiça em pensar novo, insistindo no velho.
Correm o risco de recuar anos na história, perdendo-a.
E depois apelam ao Colectivo, esse grande mestre, nunca percebendo ele só funciona se os Indivíduos estiverem convictos e não apenas interessados em ficar na fotografia.
Nos próximos dias espero ficar mais claro, assim a chuvinha continue porque arrefece os ânimos e faz florescer as ideias. A quem se interessa por elas. Suas ou alheias.
(e pronto, gostei desta minha maneira de dizer nada de perceptível para não iniciados ou os próprios que encontrarão a sua cabeça à medida da barreta)
Se pensam que é por causa da manifestação, estão enganados. A menos que algo me falhe, andarei por lá como nas outras, fotografando para a posteridade. Mas fora das fotografias…
Maio 23, 2009 at 7:16 pm
És bom nisto. Sempre gostei destes exercícios de blink blink.
Maio 23, 2009 at 7:17 pm
😉
Hoje estou a modos que assim.
Acaso não estivesse com trabalho chato pelas orelhas, ainda me saíam mais umas coisas em forma de assim mesmo.
Maio 23, 2009 at 7:27 pm
🙂
Abraço
Maio 23, 2009 at 7:46 pm
Por uma questão de bom senso, nem sempre se pode dizer tudo. Mas às vezes apetece mesmo
“chamar os bois pelos nomes”
“separar as águas”
ou ainda
“separar o trigo do joio”.
Como alguém disse, o tempo, esse grande arquitecto, se encarregará de pôr as coisas no devido lugar. With a little help from my friends, claro!
Maio 23, 2009 at 7:55 pm
#4,
Lá chegaremos.
Os bois nunca devem ficar por nomear.
Quanto às vaquinhas, por respeito ao sexo, podemos evitar.
Maio 23, 2009 at 8:00 pm
Com este discurso ainda o vamos ver numa Fundação qualquer…lol..lol…
Entretanto, enquanto me estava preparando para corrigir mais testes, entra um gato casa adentro, sobe e desce espavorido, e logo eu que não atino com gatos, ai Jazuzzz, e os filhos fora de casa, eles é que têm jeito para isto vou à cozinha buscar fiambre, felizmente os rapazes deixaram 1 bocadinho, aceno com o fiambre aO gato que não pára de miar e miar, consigo levá-lo até à varanda e zumba, missão cumprida, agora está lá fora a miar, caramba uma mulher não é de ferro, dou-lhe mais fiambre, aparecem mais 2 gatos, apercebo-me que o 1º é uma gata de um vizinho. Mas o que quer o raio da gata? Tenho de ver testes…..
Isto sim é um texto nada esotérico, sem nada nas entrelinhas. A Gata chama-se Mimosa, lembrei-me agora.
Pronto, o mais novo chegou e já está a brincar com a gata.Parou o MIAU; MIAU; MIAU….
Maio 23, 2009 at 8:05 pm
#6,
Fundação é bom.
Costuma ter dinheiro e conferências e viagens e coisas boas, todas pagas e dizem mesmo que é bom.
Falam-me em Fundação e eu salivo.
Maio 23, 2009 at 8:09 pm
Fundação Umbigo: só para professores com p GRANDE!
Maio 23, 2009 at 8:10 pm
Antes salivar que miar. Raio da gata que ainda não se calou!
Acabei de verificar que gato não come batata frita de pacote.
Rafeiro come tudo!
Vai para a tua casa, gata! Queres é aparecer!
Maio 23, 2009 at 8:15 pm
Fundação Umbigo soa bem.
Na Fundação Umbigo encontra sempre um amigo.
Eu também não me importava de ter 1 Fundação: Fundação Unidade de Gestão.
Maio 23, 2009 at 8:20 pm
sem gatos, de preferência…;)
Maio 23, 2009 at 8:25 pm
Bem… este fim de semana andei na Feira Islâmica de Mértola a conspirar…tenho umas fotografias tipo livresco amador…
Maio 23, 2009 at 8:30 pm
Fundação Umbigo?
Gostei! 🙂
Maio 23, 2009 at 8:32 pm
E fiz um filme com um casal de andorinhas: não é que resolveram fazer o ninho na porta da cozinha, um tipo abre a porta (para dentro) e lá está a andorinha…a chocar ovos…tadinha…de noite quando se abre a porta não foge…deve ser o único ninho de andorinhas volante do país! – depois vou enviar o vídeo ao Paulo com o título: Uma andorinha não faz a Primavera!
Maio 23, 2009 at 8:36 pm
Com jeito até um espaçocito em frente ao Tejo se arranja para a dita…. Depois é só começar a obra que , obviamente, terá a oposição cerrada de MST… 😉
Maio 23, 2009 at 8:38 pm
Paulo, isto da falta de rumo parece-me uma coisa: andam uns à espera que outros dêem o 1º passo…
Maio 23, 2009 at 8:40 pm
13. O Umbigo devia ter uma loja online: bonés, t-shirts,…
Maio 23, 2009 at 8:42 pm
#6
Fernanda 1
Isso parece uma caricatura dos comicios do nosso primeiro hoje..
Foi a Valencia miou, miou, miou… Depois veio para Coimbra miou miou…
Só espero que não haja muita gente a dar-lhe fiambre dia 7….
Maio 23, 2009 at 8:45 pm
18. Vou dar ao primeiro é fiambre estragado…
Maio 23, 2009 at 8:48 pm
Quanto aos bonés e às t-shirts “A Educação do Meu Umbigo” estou a falar a sério…bem… foi o que resultou da Conspiração de Mértola…
Maio 23, 2009 at 8:53 pm
20. Estou a falar a sério!: vamos lá arranjar dinheiro para uma Fundação…
Maio 23, 2009 at 9:25 pm
#16
O que significa que, na hora dos louros, todos se querem chegar à frente. Quando as coisas estão dúbias, não vá o diabo tecê-las, utiliza-se a expressão: “cautela e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém”.
O que só prova que, em qualquer contexto, o ser humano está sempre à procura da onda certa. Genericamente, claro!
Maio 23, 2009 at 9:29 pm
FUI-ml
Fundação Unidade Iscolar-maria lurdes.
Maio 23, 2009 at 9:30 pm
#7
“Falam-me em Fundação e eu salivo.”
#9
Não digas mal de gatinhos, s.f.f.Adoro gatinhos. Tenho 4, dois meninos e duas meninas, todos rafeiros e apanhados na rua:
A Patareca, mais conhecida por Tareca, que é quase da minha idade e viciada em salsichas;
o Díesel e o 95 (ou Toita) que passam a vida a esfregar o focinho nos escapes dos automóveis, sendo que um é vegetariano e o outro é um gato-cão, que me acompanha para todo o lado. Aprecia, especialamente, batata cozida,
e a Magali, que come este mundo e o outro e não rejeita nada. Nem batatas pré-fritas congeladas.
Se os conhecesses mudavas logo a tua opinião sobre esses maravilhosos felinos que miam, miam, mas são uns animais fantásticos… 😀
Maio 23, 2009 at 9:34 pm
“entra um gato casa adentro” (6)
“e lá está a andorinha…a chocar ovos…tadinha…” (14)
Lembra-me Jorge Amado:
““O mundo só vai prestar
Para nele se viver
No dia em que a gente ver
Um maltês casar
Com uma alegre andorinha
Saindo os dois a voar
O noivo e sua noivinha
Dom Gato e Dona Andorinha”
Maio 23, 2009 at 9:39 pm
Paulo,
estás a aprender!
Um dia destes vais para a política: falas, falas, parece que dizes muito e não dizes nada 😆
Gostei da escrita!!! 😆
Maio 23, 2009 at 9:45 pm
#26,
Não diz nada?!
Ora leia nas entrelinhas, p.f.
Eu sei que estava a brincar!
🙂
Maio 23, 2009 at 9:47 pm
#25
🙂
De Jorge Amado, neste momento, ando a ler “Tenda dos Milagres”. Recomendo (para os apreciadores, claro).
Já agora, aproveito para te dar os parabéns pela música que colocaste no outro post (Aguarela). Dentro do género, é das minhas preferidas.
Maio 23, 2009 at 10:01 pm
Li estes comentários todos e …. conclusão:
– Eu tenho de tomar muita farinha mai…qualquercoisa… Estou compl. a LESTE…
Maio 23, 2009 at 10:01 pm
EStou a precisar de umas lições…
Maio 23, 2009 at 10:09 pm
#29
🙂
Maio 23, 2009 at 10:11 pm
#29,
Com todo o conforto, fique a LESTE do Paraíso porque a OESTE nada de novo.
Maio 23, 2009 at 10:15 pm
FERNANDA:
Quer que fique? Masmo?
Maio 23, 2009 at 10:15 pm
Mesmo, poças…
Maio 23, 2009 at 10:17 pm
#32,
Aliás, tecnicamente não se pode perder o norte quando nunca o vislumbrámos…
Maio 23, 2009 at 10:20 pm
LOBO:
Está tão esotérico também! Costumo entender os seus “uivos” ( sem conotações darquenses, atenção)
Maio 23, 2009 at 10:21 pm
Há algum antídoto para vómitos de leitura?
Estou fartinha de diálogos, tartarugas e cegonhas e convites!!!!
lol
Maio 23, 2009 at 10:23 pm
MaisUMaProfessorzeca:
Ora bem, um antídoto? Deixa ver…hum…
Maio 23, 2009 at 10:24 pm
Deixe lá, Cunha Ribeiro!
Se reparar bem, tudo faz sentido. Ou não…
🙂
Maio 23, 2009 at 10:24 pm
… será o…
Maio 23, 2009 at 10:26 pm
LOBO:
Ou não… ( bem visto…)
Já agora, LOBO, vai a Lisboa ou tem receio que lhe dêem um tiro?
Maio 23, 2009 at 10:27 pm
… é que você é incómodo para as ovelhas ranhosas…
Maio 23, 2009 at 10:28 pm
Lá estarei, não vá o diabo tecê-las (levar um tiro, p.e.)…
🙂
Maio 23, 2009 at 10:29 pm
… elas têm, justificadamente, medo de si… e… sabe-se lá.
Maio 23, 2009 at 10:29 pm
Vai à janta dos umbigos?
Maio 23, 2009 at 10:30 pm
#35,
mas teremos sempre o Sul.
Maio 23, 2009 at 10:31 pm
Veja se leva a alcateia consigo
Maio 23, 2009 at 10:32 pm
#46,
O deserto também tem os seus encantos…
🙂
Maio 23, 2009 at 10:32 pm
“Uma Certa E Determinada Sensação De Não Sei Quê”…
… mas que nos faz sentir tão bem…
😉
Sobre as fotos, cuidado é com os paparazzi…
…
…
🙂
Maio 23, 2009 at 10:33 pm
Pelo menos mais quatro. Eu ando a convencer professores reformados, pra irem também
Maio 23, 2009 at 10:35 pm
Ponham outra vez o HINO DOS PROFESSORES
Maio 23, 2009 at 10:35 pm
#48,
Pois tem, tem os oásis.
Maio 23, 2009 at 10:36 pm
Bom, Cunha Ribeiro, por aquilo que escreveu num post acima, quem não tem vontade de se reformar é o Vítor Constâncio…
É verdade aquilo que escreve?
Maio 23, 2009 at 10:42 pm
#37, e eu farta dos meninos a conversar no sótão . 🙂
P.A. do 6º ano…
Hoje só corrigi 10 e tu?
tb trouxeste 50 para corrigir?
Maio 23, 2009 at 10:49 pm
Escapei este anos às PA.
Vai ser sucesso em cima de sucesso.
Eu avisei logo.
Entre 85% e 90%.
Maio 23, 2009 at 10:53 pm
“Li estes comentários todos e …. conclusão:
– Eu tenho de tomar muita farinha mai…qualquercoisa… Estou compl. a LESTE…”
Eu a Norte…
Maio 23, 2009 at 10:55 pm
Trouxe 50 , 1º ciclo, e já corrigi 10 e meia prova de outras 20.
Por hoje já parei:)
Maio 23, 2009 at 11:01 pm
Começou o grande concurso das coreografias político-mafiosas.
No tempo do Padrinho Mário era a encenação da tensão à volta da ameaça da “direita”.
Agora os métodos são mais sofisticados, com pequenos “incidentes” a irem em crescendo até às eleições.
O episódio de Manuela Moura Guedes vs. Marinho Pinto é apenas um aperitivo.
Mas os escuteiros que por aqui aparecem a mostrar as suas bandeirinhas e a trocar cromos ainda acreditam no poder transformador de um colectivo imaginário, à boa maneira dos personagens de Harry Potter.
Maio 23, 2009 at 11:04 pm
#55, dos 10 que corrigi, só um não deve chegar aos 90%
Palavra que não tinha tido a noção que era tão fácil. NENHUM falhou as cruzinhas ( os textos eram de fácil compreensão).
Nas respostas curtas ( 2, acho) aceitamos várias versões; na composição final recebem pontos por todos os lados ( basta chegarem às 25 linhas que têm logo a cotação máxima no primeiro item).
Outra coisa: apesar de o tema ser “o meu livro preferido”, miúdos que falem de vários livros não devem ser penalizados. Isto é novidade deste ano: dantes, não podiam fugir ao tema dado.
Maio 23, 2009 at 11:04 pm
#58,
E, para os chamar à realidade, é que poisam aqui certas aves…
Maio 23, 2009 at 11:06 pm
#58, não me fale de Harry Potter que estou agoniada de ler os textos da prova de aferição que são, quase todos, sobre o último livro do Harry Potter. 🙂
Maio 23, 2009 at 11:07 pm
Acho que porém nem sempre sendo que portanto talvez no entanto também.
🙂
Maio 23, 2009 at 11:08 pm
#57, para vocês, no 1ª ciclo, o predicado é só o verbo?
Ontem uma colega do 1º disse-me isso. Nós (2º) consideramos o complemento directo e indirecto dentro de predicado.
Maio 23, 2009 at 11:33 pm
#63,
Uma das confusões trazidas pela gramática generativa, penso.
Se bem me lembro,dantes o predicado era só o verbo.
Depois, apercebi-me que o conceito se foi alargando aos CD e CI.
Tive de estudar isso (e outras coisas que já nem me lembro) pelas gramáticas dos meus filhos no 2º ciclo.
Foi a baralhação total.
Nem quero lembrar essas histórias.
(A gata Mimosa voltou.
É Turbo-Diesel)
Maio 23, 2009 at 11:38 pm
Exacto, isto é do tempo da gramática generativa ( que eu já dei na faculdade).
Por isso, não percebo como o 1º ciclo ainda diz que o predicado é o verbo. Não há articulação entre ciclos…
Maio 23, 2009 at 11:41 pm
#63
Reb , a minha filha (que é excelente em Língua Portuguesa) não soube responder a essa pergunta .Nem ela nem os colegas .A professora sempre mandou dividir frases em GN e GV .No manual ,está indicado :GN(sujeito) e Gv (predicado ),o que não considero correcto.No dia 4 de novembro a professora mandou copiar essa parte do manual para um caerno que os alunos deixam na escola.Copiaram e nunca a professora mandou os meninos fazerem a divisão das frases em Sujeito e predicado .Eu disse-lhe que já que não está nada explícito no programa que ela deveria avisar o Gave mas esta sugestão sincera foi logo vista como um ataque pessoal.
Sei que em muitas escolas daqui do Norte turmas inteiras nunca tinham ouvido falar em sujeito e predicado.Uns fizeram à sorte,outros como a minha não responderam .Uma vez quis explicar o que era o predicado à minha pequena mas ela respondeu que a professora não queria assim , que só queria gupo nominal e grupo verbal.Enfim…
Maio 23, 2009 at 11:42 pm
Um caderno
Maio 23, 2009 at 11:47 pm
Reb,
Desculpe ,a minha pequena está no 1º ciclo .E sinto que a gramática não é ensinada e muitas vezes o pouco que se dá é mal dado.Mas sabe a professora da minha filha disse-me há pouco que não serve para nada aprender a tabuada de cor,por isso…
Maio 23, 2009 at 11:52 pm
#66
No 1.º Ciclo ensina-se que o GN tem a função de sujeito e que o GV tem a função de predicado.
Ao contário da informação dada à comentadora Reb, no 1.º Ciclo o predicado engloba o CD e o CI, embora ainda não devidamente identificados. De qualquer modo, os novos programas, que entrarão em vigor em 2010, já contemplam esse aspecto.
Maio 23, 2009 at 11:53 pm
#68,
Não confunda a árvore com a floresta…
Fica-lhe mal!
Maio 23, 2009 at 11:56 pm
Não reb.
O predicado é o grupo verbal.
As provas que já vi também estão boas.
Não me parecem para os 90% mas tudo positivas .
Maio 23, 2009 at 11:57 pm
Nós ensinamos a função de sujeito e predicado.
Maio 24, 2009 at 12:00 am
Estas colegas têm filhas no 1º ciclo e, por isso, sabem do que falam.
Ainda ontem tivemos reunião para receber provas de aferição. As colegas do 1º ciclo, no intervalo, perguntaram-nos como classificavamos o predicado de uma determinada frase. Era qq coisa como isto: a tartaruga comeu uma fruta.
E nós, 2º ciclo, respondemos logo: comeu uma fruta.
Ficaram de boca aberta. Nunca tinham dado assim. Para o 1º ciclo, o predicado é só o verbo ( coisa que eu nunca ensinei e já dou aulas há muito tempo). E disseram tb isso: o grupo nominal desempenha a função de sujeito e o verbal de predicado.
Ora, é absurdo que haja gramáticas diferentes para o 1º e o 2º ciclos!!!
Se o predicado fosse só o verbo, e não a acção do sujeito, qual seria o predicado da frase: ” a menina fez um desenho”?
Só “fez”? Mas “fez” não é a acção completa. Quem faz, faz alguma coisa.
Há é verbos intransitivos que não pedem complemeentos.
Ele corre.
Ele chora.
etc
Maio 24, 2009 at 12:04 am
#73,
E se eu lhe disser que estou espantado com aquilo que lhe disseram?
Lecciono no 1.º Ciclo, tenho uma vasta experiência, e, na frase que refere, é evidente que o predicado é “comeu uma fruta”. Dois países?
Maio 24, 2009 at 12:05 am
É perigoso generalizar:)
Por cá ensinamos como a reb.
Maio 24, 2009 at 12:11 am
#70
João ,não confundo,não .Sei que existem excelentes professores no 1º ciclo .Aliás acho que é no 1º ciclo que se trabalha mais a expressão escrita.Mas a gramática que a minha filha deu ao longo destes 4 anos foi tão rudimentar que me pergunto como vai ser no 5º ano.
Mas sabe, quando temos filhos apercebemo-nos mais facilmente de quem realmente ensina.Sou a primeira a ajudar as professoras lá da escola primária quando precisam para festas,exposições…Mesmo muito cansada ,vou sempre .Escrevo cartas para a Cãmara,associações…Mas acho que devemos e temos o direito que os nossos filhos tenham um ensino de qualidade e que a matéria que está no programa seja dada.Se não está no programa, deviam avisar o Gave ,que é assim que fazemos na nossa Escola.
Maio 24, 2009 at 12:14 am
Claro que está no programa.
Essa questão não se põe.
A gramática dos meus alunos tb refere o sujeito e predicado.
Maio 24, 2009 at 12:17 am
#76,
Já pensou que a matéria que refere (gramática) se calhar é dada com outra acutilância noutras escolas? Foi por isso que lhe disse para não confundir a floresta com a árvore.
Curiosamente, no Agrupamento onde trabalho os colegas do 2.º Ciclo “aconselham-nos” a que não trabalhemos tanto a gramática…
Curioso, não acha?
Maio 24, 2009 at 12:20 am
curiosamente… curioso…
Às vezes acontece quando se tecla depressa.
Maio 24, 2009 at 12:22 am
#74 e #75, por um lado é bom haver provas de aferição pq torna necessários alguns ajustes. Se numas escolas dão de uma maneira e noutras de outra, isso deve significar que o programa não é muito claro…
#76, não se preocupe. Se a sua filha aprendeu a escrever bem e a interpretar, tudo o resto poderá aprender sem dificuldades no 5º ano. A gramática do 5º ( agora chama-se funcionamento da língua:) ) ccmeça do início.
Aliás, eu já estou habituada a que os meus alunos não saibam sequer conjugar verbos. 🙂
Qdo lhes pergunto que tempos conhecem dizem : presente, passado e futuro. 🙂
Paciência, dão tudo de novo. 🙂
E vou-me deitar.
Acho muito úteis estas conversas entre 2 ciclos. Devíamos articular mais no terreno. Os agrupamentos não serviram para nada, nunca reunimos entre-ciclos…
Maio 24, 2009 at 12:25 am
Mas também damos os tempos verbais e não só presente, passado e futuro:)
Maio 24, 2009 at 12:25 am
#78, João, o que os colegas do 2º ciclo devem querer dizer é que o principal é que saibam ler e interpretar. ( no que respeita ao português).
Ninguém terá insucesso no 2º ciclo por não saber gramática. Mas se escrever muito mal… é difícil corrigir aquilo que já está muito integrado…
Maio 24, 2009 at 12:25 am
Olhe João, estão gostava que a minha pequena andasse numa escola do seu Agrupamento.Prefiro que saiba mais do que menos.Não sou do 2º ciclo ,não sei o que aconselham.
Maio 24, 2009 at 12:25 am
#80,
Ufa, para os seus lados a coisa está preta…
Nunca fizeram reuniões interciclos?!
Estou deveras surpreendido!!!
Maio 24, 2009 at 12:26 am
#81, dás tu. Os meus nunca tinham ouvido falar em pretérito perfeito e imperfeito do indicativo. 🙂
Maio 24, 2009 at 12:28 am
#84, fez-se uma, o ano passado.
Foi qdo pedi aos colegas do 1º ciclo para darem o abecedário. 🙂
os meus alunos perguntam-me sempre se se escreve com “c” de sapato ou “c” de céu. 🙂
lol
Sem conhecerem as letras, como posso dar regras ortográficas?
Maio 24, 2009 at 12:28 am
#82, Coloquei a questão dessa forma apenas para me fazer explicar melhor à anamaria.
Claro que que é fundamental saber ler, escrever e interpretar. Não se devem queimar etapas, creio que todos concordamos com isso.
Maio 24, 2009 at 12:30 am
#Reb,
Já vi que trabalha numa zona onde, digamos (como dizer…?) as competências adquiridas deixam um pouco a desejar. Quanto a isso, não sei que diga…
Maio 24, 2009 at 12:31 am
#83, para nós, 2º ciCLo, o essencial é que saibam ler e interpretar e escrever.
Os colegas de matemática queixam-se de alguma falta de automatismos e treino das operações.
Saber, por exemplo, que metade é dividIR por 2 e o dobro é multiplicar por 2.
Maio 24, 2009 at 12:34 am
#anamaria,
Registo com agrado a sua preocupação com as aprendizagens da sua filha. Acho bem que converse com a professora dela mas, pelo que diz, faça isso com inteligência, não sei se está a ver…
Maio 24, 2009 at 12:35 am
Eu estou a sorrir…Se alguém para o ano se queixar do que a reb se queixa garanto que atropelo os meus alunos:)
Maio 24, 2009 at 12:36 am
#Reb,
Reforço o que disse em 88. Para os seus lados a coisa está mesmo feia! Trabalha numa zona socialmente desfavorecida?
Maio 24, 2009 at 12:43 am
De qualquer modo, confesso que não concordo com a forma como a questão normalmente é colocada, do género: “Eles chegam ao …Ciclo sem saber isto, isto e aquilo”. Ou seja, a culpa é sempre do ciclo anterior.
No mundo actual, a vida das pessoas foi “invadida” por um número infindável de novas variáveis, que condicionam a forma de estar de todos. Muito do que se passa não passará por aqui?
Maio 24, 2009 at 12:44 am
…passa…passará
Hoje estou assim.
😦
Maio 24, 2009 at 12:55 am
Voltei aqui pq pensei que me podiam ter interpretado mal. E ainda bem que vim . 🙂
#93, João, não penses que alguma vez culpei os profs do ciclo anterior. OS do 3º ciclo poderiam dizer o mesmo de mim…
O que me custa são estas “ondas pedagógicas” que invadiram as escolas e que, em minha opinião, são confusas e desarticuladas.
Eu tenho-me tornado cada vez mais “tradicional”. Ensino à antiga. Tento estruturar muito as coisas, treinar muito.
Dantes, as coisas fluiam mais mas eu notava que eles “encaixavam” mal as matérias.
Tenho vindo a mudar. Acho que eles aprendem melhor qdo nos tornamos menos criativos em algumas matérias. 🙂
Parece um absurdo, não é?
Bem, para terminar ( estou cheia de sono..), a culpa é de quem “pariu” toda esta incongruência que faz com que nem todos compreendamos da mesma maneira o que damos. Há gramáticas para todos os gostos, ñão é? 🙂
boa noite, pessoal!
Maio 24, 2009 at 1:23 am
“Uma Certa E Determinada Sensação De Não Sei Quê”…
:-))
Maio 24, 2009 at 1:28 am
#96,
Talvez seja por causa dos mios da gata…
🙂
Maio 24, 2009 at 1:29 am
Pois, Xotores!
E bamos de ber no que é que dá daqui a poucos anos com mais esta nova linguajar da gramática que eles inventaram para axibangar de vez as mioleiras dos meninos e dos xotores de portugùês!!!!
Boas noitinhas!!!
Maio 24, 2009 at 1:31 am
Eu cá gosto de gatitos. Sabem viver!
Não gosto é de gatafunhos como estes dos pugramas de escola feitos às tontas para os Xotores se desunharem com eles e tentar ensinar meninos……
Ui ui !!!!
Maio 24, 2009 at 1:33 am
Aos xotores, por mais que se esforcem, ninguém vai de dar mimos co fiambres ou batatas fritas….
Maio 24, 2009 at 1:34 am
🙂
Maio 24, 2009 at 2:11 am
#100,
Para xotores por más de esfuerzo, nadie se va a co jamones mimosas o fichas ….
“Uma Certa E Determinada Sensação De Não Sei Quê”…
Maio 24, 2009 at 2:35 am
Paulo,
De certeza que não ficarás fora das fotografias, se eu te encontrar – e espero encontrar-te.
Maio 24, 2009 at 2:28 pm
A tal “sensação de não sei quê” não será uma crise de azia aguda?
Maio 24, 2009 at 2:37 pm
Sobre o post de Paulo Guinote.
Obter resultados positivos de uma acção colectiva, qualquer que seja a acepção da palavra colectiva, é uma questão factual de correlação de forças. Os resultados positivos são sempre compensatórios, mas nem sempre a necessária conjugação de forças se torna suficiente pelo simples facto de aderirmos a ela.
Outra questão é a de se estar convicto da razão antes de se comprometer. Se esta condição estiver preenchida, não será por os resultados da acção colectiva serem temporariamente desfavoráveis que advirá o desânimo. Resta apenas a convicção de que mais esforços terão que ser envidados.