Uns, Outros, Alguns E Eu
Colegas, isto está a ficar mal parado uma vez que…
Uns entregam os OI porque são contratados e receiam ficar fora do concurso no próximo ano;
Outros entregam porque são QZPs e receiam recuar lugares no próximo concurso de colocação;
Outros porque estão à beira de subir de escalão e não querem ficar para trás;
Outros porque já foram ultrapassados por alguns aquando das nomeações dos titulares e não querem ser mais ultrapassados;
Outros porque estão em condições familiares e/ou económicas complicadas e mais 100 ou 200€ são uma boa ajuda para equilibrar as despesas;
Outros apenas para ver se passam à frente do parceiro.
…………………………
Uns e outros são cada vez mais
uns têm medo e outros esperam
que apenas alguns lutem
pelos demais
Por cansaço uns desistem
por medo outros se entregam
com coragem
alguns resistem
Mesmo que todos se riam de mim
juntos os alguns a uns e a outros
com orgulho ficarei só
no fim
………………………………………..
António Galrinho,
num dia em que achou que devia escrever e partilhar isto com os colegas,
professores
26/Janeiro/2009
Janeiro 26, 2009 at 9:27 am
Não ficarás só. Muitos milhares estarão contigo. Eu incluído.
Janeiro 26, 2009 at 9:35 am
Presente!
Janeiro 26, 2009 at 9:36 am
Presente!
Janeiro 26, 2009 at 9:56 am
Presente.
Lutar, vencer, mas não esquecer!
Os parasitas e oportunistas não podem continuar como se não tivesse sido nada com eles.
Força.
No sábado fomos apenas 2000, mas 2000 dos bons!
Janeiro 26, 2009 at 10:16 am
Meter os contratados no mesmo saco é intelectualmente desonesto.
De acordo com o artigo 41º do ECD, alínea c), os contratados ficam impedidos de renovar contrato no caso de não serem objecto de avaliação.
Cá em casa somos dois contratados. Somos quatro pessoas dependentes do ordenado enquanto professores. Se houver por aí alguém que me ponha em cima da mesa os mais de noventa mil euros que três anos sem trabalho significam, prometo que vou já a correr levantar os meus objectivos individuais.
Já disse isto mesmo na minha escola, mas pelos vistos, até agora, há muita gente com garganta e poucos com tomates.
Janeiro 26, 2009 at 10:21 am
Bem eu sou contratado e não entrego objectivos.
Quanto a renovações, este ano não há e para o outro ano outro ou outros partidos estarão no Governo 🙂
Janeiro 26, 2009 at 10:44 am
Muitos seremos.
Janeiro 26, 2009 at 12:17 pm
pRESENTE. pODE SER QUE OS RESISTENTES SEJAM MUITOS E MUITOS.
Janeiro 26, 2009 at 12:17 pm
Desculpem as maiúsculas. Foi sem querer.
Janeiro 26, 2009 at 12:40 pm
Presente!
Janeiro 26, 2009 at 12:41 pm
Alguém com jeito para a coisa pode fazer, sff, um cartaz para se imprimir em A4, divulgando a iniciativa da angariação de fundos para a nossa demanda judicial, sff?
Outro assunto: o Pedreira disse, há uns tempos, que ia mandar vir professores do Brasil. Como estamos à beira do caos, devido à irresponsabilidade deste Governo, que o provocou, sugiro que o Pedreira comece a mandar vir os tais professores. Mande-os vir, Pedreira! Não deixarei de pedir a minha indemnização, pois após 25 anos de serviço, não irei de mãos a abanar!
Janeiro 26, 2009 at 12:47 pm
Eu acompanho-o Galrinho. No fim seremos alguns milhares de espinha direita, mas seremos.
Janeiro 26, 2009 at 12:57 pm
Roubado de outro blog, mas achei piada:
Todas as profissões devem passar a preencher objectivos individuais e a ser avaliadas assim!
Os médicos, por exemplo, devem prever a percentagem de doentes que vão melhorar. Se os doentes não tomarem o remédio e piorarem, a culpa é do médico!
Consultas assistidas. Médicos obstetras vão assitir às cirurgias de ortopedia e preencher as respectivas grelhas. E médicos de clínica geral vão assistir ás consultas de ginecologia.
Todos os anos os médicos deverão fazer um portfolio, preencher 200 folhas de avaliação, e declarar que pretendem coisas originalíssimas, como tratar os doentes e assim…
A progressão na carreira será por quotas. Médico que não seja amigo do Director do Hospital, e que não tenha cartão cor-de-rosa, não progride!
Os doentes são convidados a agredir e a insultar os médicos. A apontar-lhes facas e pistolas. Se os médicos se queixarem são considerados maus médicos, que não sabem confraternizar com os doentes.
Isto tem de ser igual para todos! Os juízes ídem! Que é para verem o que custa ser escravo numa empresa, que é coisa de que muita gente se ufana:
“Eu cá acho que este Governo faz bem em perseguir os professores, porque eu também sou perseguido e maltratado na empresa onde sou escravo! E assim eu não resolvo a minha situação, mas fico muito menos infeliz por saber que os professores também são maltratados como eu!”.
Melhor ainda! Visto que o ideal máximo da Humanidade é ser escravo numa empresa, onde se dá o coiro e cabelo e se passa fome, para o dono andar a chafurdar em dinheiro, tudo deve ser transformado em empresa!
Tribunais, escolas, hospitais, polícia, forças armadas, estradas, comboios, electricidade, água, telecomunicações… TUDO PRIVADO!!! E cada empresa com um patrãozinho bem feroz, a chicotear a malta! Isso é que vai ser o paraíso!!!
(Menos os políticos…)
Janeiro 26, 2009 at 1:01 pm
Conta com + 1…
Janeiro 26, 2009 at 1:20 pm
mais 10 – por enquanto – da minha escola.
Janeiro 26, 2009 at 1:34 pm
1. Tudo começou com a ilusão e a mentira de que a avaliação de desempenho dos profissionais é um instrumento eficaz para aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços.
2. Foi assim com os bancos. Desde o funcionário que atende o público, passando pelo gestor de balcão e pelos administradores.
3. Era preciso quantificar os contratos que se faziam. Não importava a qualidade dos contratos. Só interessavam os números: quadros, grelhas para medir a performance e os resultados.
Retirado do Blog do Ramiro Marques…
Janeiro 26, 2009 at 1:36 pm
Eu não enttrego e penso que maoiws de metade na minha escola não vai entregar…mas até dia 2 vamos ver…a proposta do ramiro para os que não conseguem aguentar a pressão é interessante…
http://www.profblog.org/2009/01/para-os-que-no-conseguem-resistir-deixo.html
Janeiro 26, 2009 at 1:36 pm
mais…
Janeiro 26, 2009 at 1:45 pm
#18 Bulimunda
Na minha escola está afixada a moção. Hoje consegui mais assinaturas, aotodo umas 10, no entanto espero que o colega do 1º ciclo tenha hoje levado para a escola conforme combinado e consiga mais. Até ao fim de semana espero aumentar o número de pessoas que não entregam OIs.
Janeiro 26, 2009 at 1:49 pm
Bem… eu não fui a Belém, não sou titular, não estou no topo da carreira, não aceito esta hipocrisia, não entrego nenhuns OI’s.
Nem me interessa se sou o único, se estou em minoria, maioria… pura e simples NÃO!
Colegas não pudemos estar só a olhar para o lado… se não é o efeito dominó…. rumo à derrota em toda a linha…
Janeiro 26, 2009 at 2:17 pm
Eu NÃO os entreguei!!!
Janeiro 26, 2009 at 2:28 pm
Ausente da escola por este ano lectivo, os colegas em idêntica situação à minha, lá pela faculdade, perguntaram-me se não era esperado que entregássemos os OIs. Respondi-lhes o que escrevo também aqui: não sei as “hierarquias” esperam tal procedimento, mas nem sequer me vou informar, pois a posição é a mesma que teria caso me encontrasse na escola – “no, no, no…”, independentemente do número de professores (contratados, titulares, QZP, etc.) que não consigam resistir.
Janeiro 26, 2009 at 2:28 pm
Eu não entrego.
Janeiro 26, 2009 at 2:34 pm
Se estivesses sozinho,
eu não os entregaria
para te fazer companhia.
Mas como já contei dezenas
seguirei o caminho
das almas pequenas.
NÃO ESTOU MUITO INSPIRADO, MAS RIMA E TEM MENSAGEM!!
Janeiro 26, 2009 at 2:41 pm
Não entrego. Ficarei, talvez, sozinha, mas em companhia da coerência, da minha dignidade e dos valores que tento incutir aos meus alunos há mais de 20 anos.E não há processo disciplinar que me assuste, que me demova, que me faça voltar atrás.
Janeiro 26, 2009 at 2:43 pm
Excelente!
http://www.protestografico.wordpress.com/2009/01/26/objectivos-individuais-1/
Protesto Gráfico
Janeiro 26, 2009 at 3:12 pm
colega Iscas
A sua situação será sempre precária porque é isso que este governo quer. Contenta-se com isso??? Seja corajoso, apoie os seus colegas e vá à luta.
Janeiro 26, 2009 at 3:36 pm
#5
O preço do Iscas é de 15 mil euros/ano.
Janeiro 26, 2009 at 4:02 pm
Como eu te compreendo… mas infelizmente não somos governados pelos “nossos” queridos mestres da “Ética”, que interessantes seminários nos proporcionavam…
esta gentinha vive numa outra lógica… e não me parece que a entrega ou não entrega dos OI’s, por si, seja um acto eficáz que conduza à consequência desejada…
…é dentro de um sistema que tu lhe encontras os podres…
se se vive num “Estado de direito”, então este tem que ser efectivo… (provavelmente ainda vamos assistir ao capricho e arbitrariedade de alguém que se nomeia de governante vitalício- já nada me espanta) um dos post anteriores algumas conflitualidades da lei foram referidas… mas há mais…
Janeiro 26, 2009 at 4:09 pm
29 # eficaz
a birrinha dá lugar à falácia argumentativa da autoridade: «Que dificuldades, que incompreensões. Foram quatro anos de governação difíceis, mas valeu a pena»http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=124259
Como alguém disse:
“O elogio deixa as pessoa decentes contrafeitas, o auto-elogio deixa todas as pessoas sérias boquiabertas”.
Janeiro 26, 2009 at 4:42 pm
Lucidez
É interessante ver aqui elencadas as razões que levam a grande maioria dos professores à entrega dos Objectivos Individuais.
É interessante ver aqui o reconhecimento da realidade. E a realidade mostra claramente que a maioria do corpo docente cumpre com os seus deveres.
Janeiro 26, 2009 at 4:51 pm
Alto-Minho:
85% dos professores não entregam OIs.
– Xibunga, és um espectáculo…
…
Janeiro 26, 2009 at 4:52 pm
Sou tua irmã de alma, por isso conta comigo de alma, coração e razão. A minha revolta é imensa e faz com que não esmoreça porque sei que não estou sozinha, que somos muitos mais do que eles imaginam.
Janeiro 26, 2009 at 5:05 pm
É interessante ver aqui o reconhecimento da realidade. E a realidade vai mostrar claramente que a maioria do corpo docente não abdica de exercer livre e democraticamente os seus direitos: NÂO ENTREGA OS OBJECTIVOS INDIVIDUAIS!
Força colegas!!!
PS:Xibanga vem dfe “xibar”, de “xibo”?!
Janeiro 26, 2009 at 5:07 pm
Eu não entreguei!
Não me orgulho da minha escola, mas orgulho-me das pessoas que por aqui vou conhecendo e que, como eu, não conseguem humilhar-se mais!
Janeiro 26, 2009 at 5:08 pm
ESCOLAS DO LADO CERTO / Últimas entradas na Lista:
Agrupamento Vertical de Ponte da Barca; Escola Secundária Pinhal do Rei – Marinha Grande; Escola Secundária Monte da Caparica; Agrupamento de Escolas de Valpaços; Agrupamento de Escolas de Alcains; Agrupamento de Escolas Martim de Freitas – Coimbra; Agrupamento de Escolas do Carregado.
-212 AGRUPAMENTOS (-1: em vias de se vergar ao medo)
207 ESCOLAS
Agrupamento de Escolas Alpha – Entroncamento
Agrupamento de Escolas D. Manuel Faria e Sousa – Felgueiras
Agrupamento de Escolas da Quinta da Lomba – Barreiro
Agrupamento de Escolas de Alvor
Agrupamento de Escolas de Aristides de Sousa Mendes – Póvoa de Santa Iria
Agrupamento de Escolas de Armação de Pêra
Agrupamento de Escolas Abel Varzim – Barcelos
Agrupamento de Escolas Aguada de Cima
Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva (Albarraque) – Sintra
Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade – Almada
Agrupamento de Escolas António José de Almeida – Penacova
Agrupamento de Escolas Augusto Louro – Seixal
Agrupamento de Escolas Avelar de Brotero – Odivelas
Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas – Oliveira do Hospital
Agrupamento de Escolas Caranguejeira
Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
Agrupamento de Escolas D. Carlos I
Agrupamento de Escolas D. Dinis – Quarteira
Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre
Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida – Abrantes
Agrupamento de Escolas da Anadia
Agrupamento de Escolas da Área Urbana de Santa Clara – Guarda
Agrupamento de Escolas da Carapinheira – Montemor-o-Velho
Agrupamento de Escolas da Coja
Agrupamento de Escolas da Quinta da Lomba
Agrupamento de Escolas da Região de Colares
Agrupamento de Escolas da Sé – Faro
Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego
Agrupamento de Escolas da Sequeira – Guarda
Agrupamento de Escolas da Trofa
Agrupamento de Escolas de Darque
Agrupamento de Escolas de Aguada de Cima
Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira
Agrupamento de Escolas de Alcains
Agrupamento de Escolas de Alvalade
Agrupamento de Escolas de Alvide – Cascais
Agrupamento de Escolas de Ansião
Agrupamento de Escolas de Aradas – Aveiro
Agrupamento de Escolas de Arga e Lima
Agrupamento de Escolas de Aveiro
Agrupamento de Escolas de Avelar – Ansião-Leiria (não deixem de ensinar o MEDO e a COERÊNCIA aos vossos alunos e aos vossos filhos)
Agrupamento de Escolas de Avis
Agrupamento de Escolas de Cantanhede
Agrupamento de Escolas de Caramulo
Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães
Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva
Agrupamento de Escolas de Castro Daire
Agrupamento de Escolas de Celeirós – Braga
Agrupamento de Escolas de Cetóbriga
Agrupamento de Escolas de Colmeias – Leiria
Agrupamento de Escolas de Coura e Minho – Caminha
Agrupamento de Escolas de Eixo – Aveiro
Agrupamento de Escolas de Fernando do Pó – Bombarral
Agrupamento de Escolas de Frazão
Agrupamento de Escolas de Frei Bartolomeu dos Mártires
Agrupamento de Escolas de Freiria
Agrupamento de Escolas de Gondifelos – Vila Nova de Famalicão
Agrupamento de Escolas de João de Deus – Estoril
Agrupamento de Escolas de José Saraiva – Leiria
Agrupamento de Escolas de Lageosa do Dão
Agrupamento de Escolas de Maceira
Agrupamento de Escolas de Marinhas – Esposende
Agrupamento de Escolas de Marrazes – Leiria
Agrupamento de Escolas de Mértola
Agrupamento de Escolas de Monchique
Agrupamento de Escolas de Mortágua
Agrupamento de Escolas de Odemira
Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades
Agrupamento de Escolas de Oliveira do Douro
Agrupamento de Escolas de Ourém
Agrupamento de Escolas de Ourique
Agrupamento de Escolas de Ovar
Agrupamento de Escolas de Palmeira
Agrupamento de Escolas de Pedro de Santarém – Lisboa
Agrupamento de Escolas de Penafiel Sul
Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo – Viseu
Agrupamento de Escolas de Pinhel
Agrupamento de Escolas de Quinta da Lomba
Agrupamento de escolas de S. Bruno
Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo – Torres Vedras
Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra – Oeiras
Agrupamento de Escolas de S. Miguel – Guarda
Agrupamento de Escolas de S. Silvestre – Coimbra
Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos
Agrupamento de Escolas de Santa Iria da Azóia
Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais
Agrupamento de Escolas de Santa Marinha – Vila Nova de Gaia
Agrupamento de Escolas de Santo António – Barreiro
Agrupamento de Escolas de Santo Onofre – Caldas da Rainha
Agrupamento de Escolas de São Pedro do Mar – Quarteira
Agrupamento de Escolas de Sequeira – Guarda
Agrupamento de Escolas de Serpa
Agrupamento de Escolas de Serras das Minas – Sintra
Agrupamento de Escolas de Soares dos Reis – Vila Nova de Gaia
Agrupamento de Escolas de Sousel
Agrupamento de Escolas de Tabuaço
Agrupamento de Escolas de Taveiro
Agrupamento de Escolas de Telheiras – Lisboa
Agrupamento de Escolas de Tondela
Agrupamento de Escolas de Valadares
Agrupamento de Escolas de Vale do Tamel
Agrupamento de Escolas de Valpaços
Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Foz Côa
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Santo André
Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar
Agrupamento de Escolas de Vizela
Agrupamento de Escolas de Vouzela
Agrupamento de Escolas do Arco
Agrupamento de Escolas do Carregado
Agrupamento de Escolas do Castelo – Sesimbra
Agrupamento de Escolas do Forte da Casa
Agrupamento de Escolas do Real – Braga
Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus – Leiria
Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches – Braga
Agrupamento de Escolas Dr. Garcia Domingues – Silves
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Fernandes – Abrantes
Agrupamento de Escolas Dra. Maria Alice Gouveia – Coimbra
Agrupamento de Escolas e Secundária de Porto de Mós
Agrupamento de Escolas Elias Garcia
Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro – Coimbra
Agrupamento de Escolas Fernão do Pó – Bombarral
Agrupamento de Escolas Gândara Mar – Tocha
Agrupamento de Escolas Gil Paes – Torres Novas
Agrupamento de Escolas Inês de Castro – Coimbra
Agrupamento de Escolas João de Deus – Monte Estoril
Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires – Amadora
Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos – Pinhal Novo
Agrupamento de Escolas José Saraiva – Leiria
Agrupamento de Escolas Júlio Dinis – Grijó
Agrupamento de Escolas Lima de Freitas – Setúbal
Agrupamento de Escolas Lousada Oeste
Agrupamento de Escolas Luísa Todi – Setúbal
Agrupamento de Escolas Marateca – Poceirão
Agrupamento de Escolas Maria Pais Ribeiro – Vila do Conde
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna
Agrupamento de Escolas Martim de Freitas – Coimbra
Agrupamento de Escolas Michel Giacometti – Sesimbra
Agrupamento de Escolas Miranda do Corvo
Agrupamento de Escolas Moinhos de Arroja – Odivelas
Agrupamento de Escolas Monsenhor Elísio Araújo
Agrupamento de Escolas Monsenhor Jerónimo de Amaral – Vila Real
Agrupamento de Escolas n.º 1 de Loures
Agrupamento de Escolas nº 1 Santa Maria – Beja
Agrupamento de Escolas nº 2 – Évora
Agrupamento de Escolas Nun´Alvares – Seixal
Agrupamento de Escolas Nuno Álvares Pereira – Camarate
Agrupamento de Escolas Padre Joaquim Flores
Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias – Torres Vedras
Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato
Agrupamento de Escolas Pinhal Novo
Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros
Agrupamento de Escolas Quinta Nova da Telha
Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor
Agrupamento de Escolas Rio Tinto
Agrupamento de Escolas Roque Gameiro – Amadora
Agrupamento de Escolas Ruy Belo
Agrupamento de Escolas Sá Couto – Espinho
Agrupamento de Escolas Soares dos Reis – Vila Nova de Gaia
Agrupamento de Escolas Verde Horizonte – Mação
Agrupamento Vertical “À Beira Douro” – Gondomar
Agrupamento Vertical Clara de Resende – Porto
Agrupamento Vertical D. António Ferreira Gomes – Ermesinde
Agrupamento Vertical das Escolas de Fiães – Sta Maria da Feira
Agrupamento Vertical das Escolas de S. Pedro da Cova
Agrupamento Vertical de Escolas – Território Educativo de Coura
Agrupamento Vertical de Escolas Alfredo da Silva – Barreiro
Agrupamento Vertical de Escolas Álvaro Velho, Lavradio – Barreiro
Agrupamento Vertical de Escolas Barbosa du Bocage – Setúbal
Agrupamento Vertical de Escolas Cetóbriga – Setúbal
Agrupamento Vertical de Escolas Comandante Conceição e Silva – Cova da Piedade
Agrupamento Vertical de Escolas D. Dinis – Quarteira
Agrupamento Vertical de Escolas D. Martinho de Castelo Branco – Portimão
Agrupamento Vertical de Escolas da Areosa
Agrupamento Vertical de Escolas da Mexilhoeira Grande – Portimão
Agrupamento Vertical de Escolas da Senhora da Hora
Agrupamento Vertical de Escolas da Trofa
Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo – Ponte de Lima
Agrupamento Vertical de Escolas de Argoncilhe
Agrupamento Vertical de Escolas de Armação de Pêra
Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão
Agrupamento Vertical de Escolas de Barroselas
Agrupamento Vertical de Escolas de Canelas – Vila Nova de Gaia
Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva
Agrupamento Vertical de Escolas de Gueifães – Maia
Agrupamento Vertical de Escolas de Júdice Fialho – Portimão
Agrupamento Vertical de Escolas de Monte da Ola
Agrupamento Vertical de Escolas de Palmela
Agrupamento Vertical de Escolas de Pedrouços – Maia
Agrupamento Vertical de Escolas de Sabrosa – Vila Real
Agrupamento Vertical de Escolas de Santa Marinha – Vila Nova de Gaia
Agrupamento Vertical de Escolas de Toutosa – Marco de Canaveses
Agrupamento Vertical de Escolas de Vale de Milhaços
Agrupamento Vertical de Escolas de Valpaços
Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela
Agrupamento Vertical de Escolas do Baixo Barroso
Agrupamento Vertical de Escolas Dom Paio Peres Correia – Tavira
Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Flávio Gonçalves – Póvoa de Varzim
Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Francisco Cabrita – Albufeira
Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Garcia Domingues – Silves
Agrupamento Vertical de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva – Rio Maior
Agrupamento Vertical de Escolas Fragata do Tejo – Moita
Agrupamento Vertical de Escolas Professor Paula Nogueira – Olhão
Agrupamento Vertical de Jovim e Foz do Sousa
Agrupamento Vertical de Murça
Agrupamento Vertical de Quinta Nova da Telha – Barreiro
Agrupamento Vertical de Ponte da Barca
Agrupamento Vertical Dr. Leonardo Coimbra Filho – Porto
Agrupamento Vertical Irene Lisboa – Porto
Agrupamento Vertical Júlio-Saúl Dias – Vila do Conde
Escola /3ºCEB Gil Eanes – Lagos
Escola Básica 2,3 /S Sacadura Cabral – Guarda
Escola Básica 2,3 D. Francisco Cabrita
Escola Básica 2,3 D. Martinho de Castelo Branco – Portimão
Escola Básica 2,3 de Luísa Todi – Setúbal
Escola Básica 2,3 de Pinhal de Frades
Escola Básica 2,3 de S. Romão do Coronado – Trofa
Escola Básica 2,3 Dr. Nuno Álvares Pereira – Tomar
Escola Básica 2,3 Dr. Rui Grácio
Escola Básica 2,3 Professor Napoleão S. Marques – Trofa
Escola Básica 2,3/S Pintor José de Brito – Viana do Castelo
Escola Básica 2,3/Secundário de Celorico da Beira
Escola Básica 2/3 António Fernandes de Sá – Gervide
Escola Básica 2/3 D. Manuel I – Tavira
Escola Básica 2/3 da Baixa da Banheira
Escola Básica 2/3 de Aranguês
Escola Básica 2/3 de Celeirós – Braga
Escola Básica 2/3 de Real – Braga
Escola Básica 2/3 de Tortosendo
Escola Básica 2/3 Dr. Flávio Gonçalves – Póvoa de Varzim
Escola Básica 2/3 Leça da Palmeira
Escola Básica 2/3 Luísa Todi – Setúbal
Escola Básica 2/3 Martins Freitas – Coimbra
Escola Básica Integrada 1,2,3 /JI Vasco da Gama
Escola BI/JI do Couço
Escola Carlos Amarante – Braga
Escola dos 2º e 3º Ciclos Mouzinho da Silveira – Moita
Escola Secundária Abade Correia da Serra – Serpa
Escola Secundária Abade de Baçal – Bragança
Escola Secundária Afonso de Albuquerque – Guarda
Escola Secundária Alcaides de Faria – Barcelos
Escola Secundária Alfredo da Silva – Barreiro
Escola Secundária Alice Gouveia – Coimbra
Escola Secundária Alves Martins – Viseu
Escola Secundária Amélia Rey Colaço – Linda-a-Velha
Escola Secundária André de Gouveia – Évora
Escola Secundária António Aleixo – Portimão
Escola Secundária António Nobre – Porto
Escola Secundária Augusto Cabrita – Aveiro
Escola Secundária Augusto Cabrita – Barreiro
Escola Secundária Augusto Gomes – Matosinhos
Escola Secundária Avelar Brotero – Coimbra
Escola Secundária c/ 3º CEB de Cristina Torres – Figueira da Foz
Escola Secundária c/ 3º ciclo Diogo de Gouveia – Beja
Escola Secundária c/ 3º ciclo Padre António Vieira
Escola Secundária c/3º ciclo da Lousã
Escola Secundária Camilo Castelo Branco – Vila Real
Escola Secundária Campos de Melo – Covilhã
Escola Secundária Carlos Amarante – Braga
Escola Secundária com 3ª CEB Madeira Torres – Torres Vedras
Escola Secundária com 3º CEB – Gafanha da Nazaré
Escola Secundária com 3º CEB – Lousã
Escola Secundária com 3º CEB de Montejunto – Cadaval
Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento
Escola Secundária com 3º Ciclo Quinta das Flores – Coimbra
Escola Secundária com 3ºCEB Daniel Sampaio
Escola Secundária D. Afonso Sanches – Vila do Conde
Escola Secundária D. Inês de Castro – Alcobaça
Escola Secundária D. João II – Setúbal
Escola Secundária D. João V – Damaia
Escola Secundária D. Manuel Martins – Setúbal
Escola Secundária D. Maria II – Braga
Escola Secundária D. Martinho Castelo Branco – Portimão
Escola Secundária D. Sancho I – Vila Nova de Famalicão
Escola Secundária da Amadora
Escola Secundária da Cidadela – Cascais
Escola Secundária da Gardunha – Fundão
Escola Secundária da Maia
Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso
Escola Secundária da Quinta das Flores – Coimbra
Escola Secundária da Ramada
Escola Secundária da Sé – Guarda
Escola Secundária da Trofa
Escola Secundária Damião de Goes – Alenquer
Escola Secundária Daniel Faria – Baltar
Escola Secundária de Albufeira
Escola Secundária de Alcochete
Escola Secundária de Alfena – Valongo
Escola Secundária de Amarante
Escola Secundária de Amora
Escola Secundária de Arganil
Escola Secundária de Barcelos
Escola Secundária de Caldas de Vizela
Escola Secundária de Camarate
Escola Secundária de Camões – Lisboa
Escola Secundária de Caneças
Escola Secundária de Cantanhede
Escola Secundária de Castelo de Paiva
Escola Secundária de Cinfães
Escola Secundária de Ermesinde
Escola Secundária de Felgueiras
Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo – Leiria
Escola Secundária de Gama Barros – Cacém
Escola Secundária de José Falcão – Coimbra
Escola Secundária de Leal da Câmara
Escola Secundária de Lousada
Escola Secundária de Madeira Torres
Escola Secundária de Maximinos – Braga
Escola Secundária de Miraflores
Escola Secundária de Montemor-o-Novo
Escola Secundária de Odivelas
Escola Secundária de Ourique
Escola Secundária de Palmela
Escola Secundária de Penafiel
Escola Secundária de Pinheiro e Rosa
Escola Secundária de Ponte de Lima
Escola Secundária de S. Pedro – Vila Real
Escola Secundária de Sacavém
Escola Secundária de Sampaio – Sesimbra
Escola Secundária de Santa Maria – Sintra
Escola Secundária de Santa Maria da Feira
Escola Secundária de Santa Maria Maior – Viana do Castelo
Escola Secundária de Santo André – Barreiro
Escola Secundária de Sebastião da Gama
Escola Secundária de Seia
Escola Secundária de Serpa
Escola Secundária de Severim de Faria – Évora
Escola Secundária de Silves
Escola Secundária de Tondela
Escola Secundária de Vagos
Escola Secundária de Vergílio Ferreira – Lisboa
Escola Secundária de Vila Verde
Escola Secundária de Vilela
Escola Secundária de Vouzela
Escola Secundária do Bombarral
Escola Secundária do Carregal do Sal
Escola Secundária do Castêlo da Maia
Escola Secundária do Entroncamento
Escola Secundária do Monte da Caparica
Escola Secundária do Restelo
Escola Secundária Doutor Francisco Cabrita – Albufeira
Escola Secundária Dr. Afonso Sanches
Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo – Loures
Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira – Rio Maior
Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão
Escola Secundária Dr. Ginestal – Santarém
Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima – Esgueira (Aveiro)
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia – Peso da Régua
Escola Secundaria Dr. João Lopes de Morais – Mortágua
Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves – Valadares
Escola Secundária Dr. José Afonso – Seixal
Escola Secundária Dr. Júlio Martins – Chaves
Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves – Odemira
Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira – Espinho
Escola Secundária Eça de Queirós – Lisboa
Escola Secundária Eça de Queirós – Póvoa de Varzim
Escola Secundária Emídio Navarro – Almada
Escola Secundária Emídio Navarro – Viseu
Escola Secundária Fernão de Magalhães – Chaves
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto – Pragal
Escola Secundária Ferreira de Castro
Escola Secundária Ferreira Dias – Cacém
Escola Secundária Frei Heitor Pinto – Covilhã
Escola Secundária Gabriel Pereira – Évora
Escola Secundária Gonçalves Zarco
Escola Secundária Henrique Medina – Esposende
Escola Secundária Ibn Mucana – Cascais
Escola Secundária Inês de Castro – Vila Nova de Gaia
Escola Secundária Infanta D. Maria – Coimbra
Escola Secundária Jaime Cortesão – Coimbra
Escola Secundária Jaime Magalhães Lima – Aveiro
Escola Secundária João de Barros – Corroios
Escola Secundária José Falcão – Coimbra
Escola Secundária José Gomes Ferreira – Lisboa
Escola Secundária José Macedo Fragateiro – Ovar
Escola Secundária José Régio – Vila do Conde
Escola Secundária Manuel Candeias Gonçalves – Odemira
Escola Secundária Manuel Cargaleiro
Escola Secundária Manuel Gonçalves – Odemira
Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes – Portimão
Escola Secundária Marquês de Pombal – Lisboa
Escola Secundária Martins Sarmento – Guimarães
Escola Secundária Matias Aires – Cacém
Escola Secundária Monte da Caparica
Escola Secundária Morgado Mateus – Vila Real
Escola Secundária Pedro Alexandrino – Póvoa de Santo Adrião
Escola Secundária Pinhal do Rei – Marinha Grande
Escola Secundária Poeta Al Berto – Sines
Escola Secundária Poeta António Aleixo – Portimão
Escola Secundária Professor Herculano de Carvalho – Lisboa
Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro – Vila Viçosa
Escola Secundária Quinta das Flores – Coimbra
Escola Secundária Quinta das Palmeiras – Covilhã
Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro
Escola Secundária Raul Proença – Caldas da Rainha
Escola Secundária Rio Tinto
Escola Secundária Rocha Peixoto – Póvoa do Varzim
Escola Secundária Sá de Miranda – Braga
Escola Secundária Santa Maria Maior – Viana do Castelo
Escola Secundária Sebastião da Gama – Setúbal
Escola Secundária Serra da Gardunha – Fundão
Escola Secundária Severino de Faria – Évora
Escola Secundária Tomás Cabreira – Faro
Escola Secundária Vergílio Ferreira – Lisboa
Escola Secundária Vitorino Nemésio – Lisboa
Escola Secundária/3 da Póvoa de Lanhoso
Escola Secundária/3 de Barcelinhos
Escola Secundária/3 de Carregal do Sal
Escola Secundária/3 de Montejunto – Cadaval
Escola Secundária/3 de Santa Maria da Feira
Escola Secundária/3 do Entroncamento
Escola Secundária/3 Dr. Joaquim de Carvalho – Figueira da Foz
Escola Secundária/3 Dr. Jorge Augusto Correia – Tavira
Escola Secundária/3 José Régio – Vila do Conde
Escola Secundária/3 Laura Ayres – Quarteira
Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel – Estremoz
Escola Secundária/3 Seomara da Costa Primo – Amadora
* Solicitamos a todos os colegas que detectem alguma incorrecção/falha, nesta lista, o favor de a reportarem para o e-mail profsmovimento@gmail.com
De igual modo, reforçamos o nosso pedido para que nos possam ser remetidos os nomes das escolas/agrupamentos que recusaram a entrega dos O.I e/ou a participação neste processo de avaliação e que, ainda, não constam nesta lista.
Publicada por PROmova
Etiquetas: Campanha “Escolas do Lado Certo”
http://www.movimentopromova.blogspot.com/2009/01/escolas-do-lado-certo-j-so-mais-de-400.html
Janeiro 26, 2009 at 5:31 pm
eu não entreguei…
o prazo terminava hoje
sou contratada
Janeiro 26, 2009 at 6:12 pm
Ó Professsor Xibanga, entendo a sua pena de que a PIDE já não exista, para torturar uns quantos inocentes. Seria muito indelicado mandá-lo lamber sabão? Óptimo!
Janeiro 26, 2009 at 6:39 pm
NIB = NUM INTREGO BIJECTIVOS. 🙂
Mesmo se for a única. E corro o risco.
Janeiro 26, 2009 at 6:50 pm
Em minha casa, também somos quatro trabalhadores do ME, todos posicionados de maneira diferente e ninguém entregou os OIs. O professor titular porque se apercebeu do logro e se quer redimir por ter pactuado na divisão da carreira. Agora lidera a movimentação, na Escola e até se recusou a participar nas acções de avaliação para avaliadores. A professora do quadro de escola, porque já se recusara a concorrer ao título e, coerentemente, luta pela equidade. Arrisca-se a ir para a prateleira, daqui a dois ou três anos. A professora contratada por ser jovem com os pés bem assentes e lutar por uma escola menos empresa. Arrisca-se a que lhe passem à frente, nos concursos e na progressão da carreira. O professor que concorreu à vaga de escola e se sujeita a não ser contratado, no próximo ano. Não pedimos contas a ninguém. Assumimos. Mas sabemos que o nosso pão pode faltar, devido à falta de coragem e de espírito de classe de alguns colegas. Temos pena!
Janeiro 26, 2009 at 6:58 pm
Olá a todos e um olá especial aos Umbiguistas 🙂
Hoje terminou o prazo para entrega dos ditos OI’s…NÂO ENTREGUEI…Vou aguardar pela minha dita “notificação de imcumprimento” vinda da PCE. Tal como já tinha referio noutro post, a dita cuja andou ao meu lado nas manifestações, mas não se dignou dar ao trabalho de fazer uma RGP, tal como lhe foi pedida, para esclarecer procedimentos. Agora vou dar-lhe o trabalho que merece: que faça os meus OIs 😛
Um ambiente tenso reinava na escola: olhares, sussuros, “bocas”, lágrimas nos olhos…
Sinto-me cansada, desgastada…Mas resitirei…SEMPRE
Janeiro 26, 2009 at 7:06 pm
Desculpem lá, mas indirectas não, muito obrigado. NÃO É COMPARÁVEL a posição de quem está na carreira e sabe que pode perder umas massas mas continua a ter salário com a de alguém que sabe que perde O EMPREGO; e também não é este caso comparável com a situação de alguém que tem em casa mais alguém ou alguéns que traz o bornel no fim do mês. Os meus filhos têm de comer, por isso não me venham com moralismos da treta e muito menos com heroicidades de sofá.
E se houver por aí um herói que me avance os tais 90000 euros, a conversa é outra. MAS SE NINGUÉM AVANÇA COM OS MEUS 90000 EUROS, ENTÃO PRESUMO QUE O HEROÍSMO FICA RESERVADO PARA O BOLSO DOS OUTROS.
Janeiro 26, 2009 at 7:17 pm
Especialmente, prá(s) “Iscas” (42)
Isto é mesmo assim! Basta fazer as contas ao tempo de serviço necessário antes do novo ECD para chegar ao 10º escalão e o tempo necessário agora, se obtiverem todas as condições…
Leiam. Depois vejam se o problema não é o dinheiro. Qual avaliação! O problema assenta no ECD. Projectem isto também na reforma. Lindo! Não é?
No DN online…
Professores podem perder 25% a 50% de ordenados ao longo da carreira
Pedro Sousa Tavares
O novo regime do estatuto da carreira docente vai custar aos professores entre 25% e 50% do valor de ordenados que potencialmente viriam a receber ao longo da sua vida profissional. A contabilidade é feita pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), tendo em conta o tempo que cada docente levará a subir de escalão pelas novas regras e o número limitado de lugares na categoria de professor titular.
A proposta do Ministério da Educação (ME) prevê a redução dos escalões de dez para sete, divididos em duas categorias: professor e professor titular.
Mas, ao contrário do que acontecia com as antigas regras, no futuro nem todos os docentes poderão aspirar a chegar ao topo da carreira. “Mesmo que muitos demonstrem mérito e ultrapassem todas as etapas, a existência de quotas significa que mais de 80% vai ficar apenas na categoria de professor”, disse ao DN Mário Nogueira, da Fenprof.
Na prática, isto significa que enquanto, até agora, todos os professores podiam aspirar atingir os 2899,38 euros, correspondentes ao salário-base do antigo 10.º escalão, no futuro o tecto salarial da maioria estará limitado a 2033,99 euros. Uma perda superior a 800 euros por mês em potenciais salários.
Mas não é só por aqui que as perspectivas se reduzem. As carreiras, apesar do menor número de escalões, passarão a durar 32 anos em vez dos actuais 26. O que equivale a dizer que serão precisos mais anos para mudar de categoria:
“Um professor que está agora no 8.º escalão vai continuar na mesma daqui a três anos, quando devia passar para o 9.º”exemplificou Mário Nogueira.
De resto, pelas contas da Fenprof, mesmo para os melhores docentes, as perdas são inevitáveis: um professor que seja sempre classificado como ‘Excelente’, que consiga chegar a titular logo à primeira, vai ter uma perda global de 25% de salários”, garantiu o sindicalista. “Quanto aos outros,
limitados a quatro escalões, vão perder 50%”.
“Mais um ano congelado”
“Como se isso não bastasse”, acrescentou Mário Nogueira, “este ano também já não há progressões, uma vez que os professores apenas podem ser avaliados para progredir no final do ano lectivo. Por isso”, considerou, “temos mais um ano congelado”.
A Fenprof promete “difundir estes factos pelas escolas” e antevê “uma onda de contestação como nunca se viu, caso o ministério não mude de posição”. O DN tentou, sem sucesso, obter uma reacção do Ministério da Educação.
Nota: O topo de carreira era 2899,38 euros ilíquido. Cerca de 2000 euros, líquido.
Janeiro 26, 2009 at 7:25 pm
#43
Mas quem é que tinha dúvidas?
Isto não tem a ver com avaliação para melhorar as práticas lectivas; é uma seriação para reduzir gastos e ainda por cima tal servir para financiar bancos muito bem “avaliados”.
Janeiro 26, 2009 at 7:31 pm
Presente!
Janeiro 26, 2009 at 7:33 pm
# 44
“Iscas”, não é a marca de comida para cão?!
Janeiro 26, 2009 at 7:58 pm
Ó Iscas!90000???
Arranja-me um emprego!!!?
Janeiro 26, 2009 at 8:10 pm
Na minha escola, Sec Manuel Fernandes – Abrantes, haverá amanhã uma RGP, não creio que no final haja um resultado igual ao de Novembro, 1 abstenção e 150 votos a favor da suspensão, mas seremos muitos decerto a resistir e a não entregar. Depois vamos esperar para ver…
Janeiro 26, 2009 at 8:38 pm
Gosto da designação “Agrupamento Vertical de Escolas”! Faz também falta um Agrupamento Vertical de Professores.
Janeiro 26, 2009 at 8:44 pm
Na minha escola, o prazo para entrega dos OI termina esta semana. Tenho a certeza que muitos meus colegas – meus amigos – não entregarão os objectivos. Uns estão em situações mais confortáveis que outros, mas não é isso que condiciona a sua decisão. Não entregam porque sabem que essa é que é a atitude correcta e coerente com o que têm feito até agora e não estão para, depois de ter levado numa face, dar a outra…
Janeiro 26, 2009 at 8:48 pm
Janeiro 26, 2009 at 8:55 pm
Não ficará sozinho!
Eu também lhe faço companhia.
O prazo teminou e muitos professores da minha escola mantiveram-se firmes e coerentes com as posições assumidas: Não entregámos os OI.
Janeiro 26, 2009 at 9:11 pm
http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/escolhasmarcelo/?k=1-parte-do-programa-de-2009-01-25.rtp&post=828
O Professor Marcelo dixit.
Janeiro 26, 2009 at 9:22 pm
Não é fácil quando se está só!
Começo a sentir efeitos colaterais como crises de ansiedade…
Janeiro 26, 2009 at 9:42 pm
Lá para os meus lados seremos uma bela equipa de matraquilhos!…
Janeiro 26, 2009 at 9:44 pm
#42
Caro ISCAS
Tem toda a razão naquilo que diz. De fcto “NÃO É COMPARÁVEL a posição de quem está na carreira e sabe que pode perder umas massas mas continua a ter salário com a de alguém que sabe que perde O EMPREGO”.
Isto de ser HEROI tem muito que se lhe diga ……
Janeiro 26, 2009 at 9:44 pm
54
Sinal de depressão.
Consulte psiquiatra, com urgência.
Tome os medicamentos a horas!
Janeiro 26, 2009 at 9:51 pm
ONDE É QUE O TIO DE JOSÉ SÓCRATES GUARDAVA OS DOCUMENTOS RELATIVOS AO FREEPORT?
Vote!
Dentro do cofre.
Dentro do penico.
Dentro da caixa dos cereais.
Dentro do álbum de fotos de família.
Dentro do saco das miniaturas dos ovos “kinder”.
http://www.vaderetro-hurtiga.blogspot.com/2009/01/imagem-daqui-o-maior-ovo-da-pscoa-em.html
Janeiro 26, 2009 at 9:53 pm
90.000 EUROS ..SE É CONTRATADO EU QUERO SER NOVAMENTE CONTRATADO…
Janeiro 26, 2009 at 10:05 pm
Ai Vitorino,Vitorino!!!!!! perdeste uma boa oportunidade de estar calado.Isto de ser amigo do pinóquio tem que se lhe diga.Mas tenho que reconhecer que quando falhaste te foste logo embora do poleiro.
Parabéns aos colegas do norte e centro deste pobre país. Os colegas não desanimam mesmo. Aqui pelo sul, salvo raras excepções, vai tudo pela solução mais fácil.Nem querem falar no assunto.
Janeiro 26, 2009 at 10:09 pm
Parabens aos professores de Tomar
Moção Escola Secundária Jácome Ratton, Tomar
http://www.scribd.com/doc/11395198/Mocao-Escola-Secundaria-Jacome-Ratton-Tomar
Janeiro 26, 2009 at 10:10 pm
. http://raivaescondida.wordpress.com/2009/01/26/jose-socrates-vai-pedir-a-demisao-de-primeiro-ministro/
Janeiro 26, 2009 at 10:17 pm
Cheguei agora. Dia looonnngoooooooo!!!!
E o NIB? Sabem alguma coisa’ Não era para hoje?
Janeiro 26, 2009 at 10:17 pm
Iscas, não entendeu que os meus filhos, também podem perder o emprego, sobretudo o mais novo que é contratado pela escola e há escolas que rejeitam as candidatutas de quem não foi avaliado? Os meus filhos, como outros jovens, estão a lutar, no presente, com os olhos no futuro. Não queria “denunciá-los”, mas costumam dizer, a propósito dos colegas amedrontados ou gananciosos:
Merecem tudo que de mal, no futuro, lhes acontecerá e não são bons professores porque desconhecem o valor da solidariedade, o espírito combativo, o sentimento de pertença a uma classe que foi atacada pela sua tutela e se defende.
Janeiro 26, 2009 at 10:22 pm
Dentro do cu…
Janeiro 26, 2009 at 10:27 pm
#42
Caro ISCAS
Cuidado com os “generais” que estão a comandar as tropas. Mas mais cuidado ainda com os “sargentos” porque esses são, de facto, completamente distituidos de visão.
A lucidez não é compativel com atitudes de rebanho ou de manada. in XIBANGA 24/01/2009
Janeiro 26, 2009 at 10:29 pm
O NIB fica para amanhã por necessidade de compatibilizar horários.
Janeiro 26, 2009 at 10:30 pm
Este meu sobrinho é tão mal educado que entra em casa dos outros sem limpar os pés e sem pedir licença.
Janeiro 26, 2009 at 10:30 pm
P a r a
a f a s t a r
de vez
a
g a n â n c i a.
CONSELHO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DONORTE DECIDIU NÃO ATRIBUI MUITO BOM E EXCELENTE
Documento justificativo da não atribuição, neste ano lectivo, de Excelente e Muito Bom
Orientações sobre o processo de avaliação
(documento aprovado pelo CP de uma escola secundária do Norte do país).
1. O Conselho Pedagógico, órgão de máxima responsabilidade no desenvolvimento e implementação do processo de avaliação de desempenho do Pessoal Docente, numa altura em que, por força da lei, os docentes terão que definir o seu posicionamento sobre esse processo e sobre os primeiros procedimentos a ele associados, depois de reflectir sobre todo este processo em geral e a questão da atribuição de avaliações de mérito e considerando que:
a) Tendo em conta o carácter específico e particular desta avaliação, que, um pouco à semelhança da realizada no final do ano lectivo transacto, continua a ser regulamentada num regime de “simplex” por um Decreto Regulamentar transitório e que, por isso, assume características bastante simplificadas em relação às dimensões do desempenho docente a avaliar e aos instrumentos de recolha e registo de dados;
b) Considerando que as avaliações de mérito definidas no Decreto Regulamentar nº 2/2008 surgem associadas a um processo de avaliação muito mais abrangente, com um desenrolar “normal” da avaliação do desempenho do Pessoal Docente, e não com todas as perturbações e alterações que este tem tido e, eventualmente, terá ainda;
c) Atendendo, ainda, que, tal como expressou a Comissão de Coordenação da Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente, sem prejuízo de uma análise futura mais pormenorizada, o docente que cumpre o que dele é esperado e que o seu desempenho se revela adequado à função/cargo atribuído, efectuando todas as tarefas da forma que lhe é solicitada, o mesmo se enquadrará genericamente ao nível da menção de Bom;
d) Considerando que estaremos a validar uma avaliação de 2 anos por uma avaliação de um período inferior a cinco meses;
e) Considerando o carácter inovador no processo educativo para que apela toda a avaliação de mérito, a qual num tão curto período é realisticamente inatingível (para além de que essa validação cobrirá / cobriria todo o ciclo de dois anos);
f) Considerando que, nos termos de toda a legislação em vigor, a avaliação de mérito apela igualmente a uma superação de objectivos, os quais deveriam ser definidos no início do ciclo real da avaliação previsto no ECD e não para um período lectivo de pouco mais do que um quarto desse ciclo;
g) Considerando igualmente que a avaliação da vertente cientifico-pedagógica (condição essencial para a possibilidade de atribuição de avaliação de mérito) poderá ser sustentada na observação de duas aulas, quando no modelo inicial e na legislação que o suporta esse número seria o triplo durante o ciclo de avaliação;
h) Considerando, ainda, que aceitar a diferenciação do mérito numa avaliação, como se referiu, em enquadramento “simplex” quer quanto à sua estrutura, quer quanto ao curto período objectivo sobre que incidirá, significará / significaria reconhecer aos instrumentos para a levar a cabo uma fiabilidade e um rigor de elaboração que é reconhecido e assumido por todos (inclusive, quem os publicou) não terem;
i) Considerando, por fim, que, se o processo tem revelado, pelas sucessivas alterações e correcções a que tem sido sujeito, pouca credibilidade, não podem aqueles que, por força da lei, o têm que levar a cabo nas escolas deixar que a sua implementação tenha a exigência de idoneidade e seriedade que sempre puseram no seu trabalho,
2. Aprovou por unanimidade em forma de parecer as seguintes deliberações:
a) Na avaliação referente ao ciclo de avaliação que termina no final do corrente ano lectivo, não deverá ser atribuída nenhuma avaliação de mérito, traduzida com as menções de Muito Bom ou Excelente;
b) Deverá apreciar a Comissão de Coordenação da Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente este parecer e sobre esta questão tomar também posição, emitir orientações e, eventualmente, aprovar procedimentos em conformidade;
c) Dar destas deliberações conhecimentos a todos os docentes.
Janeiro 26, 2009 at 10:32 pm
Será agora?
Janeiro 26, 2009 at 10:59 pm
Mas que boa atitude tomou o CP desta escola.Se todos os CP fizessem o mesmo seriam mais honestos.
Esta avaliação simplex, simplex 1 e simplex 2, é uma fantástica palhaçada,uns dizem uma coisa e outros dizem outra, conforme o que lhes interessa, lançando a confusão na cabeça de quem está em minoria e de quem está há menos tempo na educação/ensino na escola pública.
Tenho pena dos PCEs que apanharam com isto mas dos directores não, pois ao concorrerem já sabiam ao que iam.
A directora da minha escola era a ex-presidente do CE.Desejo-lhe rios de trabalho e trabalho e trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se possível que não tenha férias.
Janeiro 26, 2009 at 11:03 pm
Parabéns pela sugestão de alto nível do anónimo 49! (agrupamento vertical de professores)
…no qual está o Galrinho e muitos de nós!
Manuela
Janeiro 26, 2009 at 11:11 pm
Não está só, também não entreguei, agora logo se vê…
Na hora do almoço deu-se uma tal discussão com o “mete e tira de OIs…, coiso e tal…, contratados talvez sim… talvez melhor… alguns titulares e perto de sairem de cena… porque querem sair com dignidade…coiso…”… enfim só disparetes, então eu fui ao blog e copiei o texto do colega e espetei-o na parede para todos lerem…
Estava mesmo adequado àquela discussão parva… sem jeito… já não à coerência, nem coesão…
É nestas alturas que nos sentimos tristes, no entanto ainda há muitos colegas que não meteram os Ois.
Janeiro 26, 2009 at 11:19 pm
Esquecime de dizer que aquela discussão na sala dos professores foi porque na sexta feira acabou o prazo para pedir o Excelente e Muito Bom e depois de terem votado e assinado a moção perto de 30 “marmanjos e marmanjas” foram meter os requerimentos, alguns arrependeram-se e foram lá buscá-los… hája paciência e decidam-se ou são ou não são… enfim são os colegas que temos…
Janeiro 26, 2009 at 11:23 pm
Esqueci-me
Janeiro 26, 2009 at 11:28 pm
A Bullimunda não percebeu: 90000 é o que um casal de contratados ganha em 3 anos. Se quiser trocar de lugar comigo, esteja à vontade. Terá de ler o comentário #5 para compreender a coisa.
Maria: estou absolutamente contra este modelo de avaliação. Louvo a atitude do seu filho, mas provavelmente há um pormenor não dispiciendo que nos diferencia: é que o seu filho tem mãe e família a quem recorrer. Nós, nesta casa, ambos contratados, só temos o filhote. O que significa que não temos qualquer apoio material caso não haja emprego. E essa é a questão: +e que se temos uma “rede”, é mais fácil ser herói. Mas quando o único ombro onde se pode chorar é o de uma criança de dois anos, não há heroísmo que resista.
Quanto ao meu profissionalismo, não lhe admito comentários porque também não os fiz sobre o seu. Sem ofensa.
Sinceros cumprimentos e votos de felicidades para si e para os seus.
Com um abraço de um professor deprimido.
Janeiro 27, 2009 at 12:38 am
Iscas, é verdade que os meus filhos têm o hotel mamâ, mas também é verdade que preferiam não o ter. Não arriscam casamento e filhos com a instabilidade profissional.
E eu sei o que foi ser mãe, nessas condições, pode crer. Sem querer dar lições ou fazer caridadezinha, digo-lhe que os filhos hão-de ter orgulho em pais combativos e que nenhum dos seus colegas deixaria que passassem fome. Experimente a capacidade que os professores têm de ser solidários e espantar-se á.
Janeiro 27, 2009 at 2:38 pm
……….
“Com orgulho ficarei só
no fim”
….
Conta com “mim”!
Janeiro 27, 2009 at 11:05 pm
[…] https://educar.wordpress.com/2009/01/26/depoimentos-antonio-galrinho/ […]
Abril 18, 2010 at 11:54 am
o antonio galrinho e todo bom parece uma pila torta sem pelos
sua vaca louca
Abril 18, 2010 at 11:55 am
sou de brasil