Lamento mas estou bastante desiludido com a mobilização dos professores na Grande Lisboa, pelo que vejo do que se passou pela 5 de Outubro e pelo que assisti em Setúbal, apesar do calor humano dos presentes.
Se é verdade que devemos enaltecer a firmeza e resistência dos que apareceram, assim como as manifestações de unidade em especial a Norte, há que saber reconhecer que a sul muita gente ficou em casa a ver o Benfica ou coisa ainda pior.
É pena. Parece que há quem só goste de megas.
Novembro 27, 2008 at 11:41 pm
Esperando que o sul vá para além do deserto, e que a reunião de amanhã nos dê força ao invés de pelo contrário, nos desmobilizar, sabes se tb há jogo pra totós amanhã??? 😉
Novembro 27, 2008 at 11:44 pm
Realmente!
Novembro 27, 2008 at 11:46 pm
O local em Lisboa foi muito mal escolhido. Os professores ficam enervadíssimos, de não puderem subir ao edifício, se me faço entender!
Novembro 27, 2008 at 11:48 pm
Santarém em força!
http://www.profblog.org/2008/11/grandiosa-manifestao-em-santarm-perto.html
Novembro 27, 2008 at 11:50 pm
De Baião, Ancede saiu um autocarro meio cheio com destino ao Porto, na terça-feira. Mesmo jogando o FCP, havia no ar uma ideia de responsabilidade por manter viva a mobilização. De Lisboa fez muita falta essa continuidade. Mas na greve estaremos todos unidos.
Novembro 27, 2008 at 11:51 pm
Se a greve não for “forte” no dia 3, estamos desacreditados…Believe me.
Novembro 27, 2008 at 11:51 pm
Estive lá!
Estavam cerca de 3 mil pessoas. Bom ambiente.
Não sei se o jogo do Benfica teve influência, mas marcar uma concentração em Lisboa, na 5 de Outubro, para as 18:30, não me parece que tenha sido boa ideia. Essa é a hora a que muitos professores estão a sair das suas aulas, muitos deles em escolas da periferia. Ir para Lisboa, pelo IC19 ou pela A5, significa, para esses colegas, chegar no fim da concentração.
Claro que também houve muito comodismo.
Novembro 27, 2008 at 11:52 pm
Eu acho que a culpa da fraca mobilização é dos sindicatos e principalmente do Mário Nogueira.
Novembro 27, 2008 at 11:53 pm
espero que amanhã, no sul esteja mais composto.
Novembro 27, 2008 at 11:53 pm
A greve vai ter muuuuuiiiita gente. Os professores que conheço, de todos os graus de ensino, vão fazer. Portanto, tudo a fazer greve e mai nada.
Novembro 27, 2008 at 11:53 pm
só um pequeno reparo, se me é permitido. a grande lisboa não sse resume a lisboa e setúbal!! em santarém estiveram 2000 professores. de facto a psp disse e cito “mais de duas mil pessoas”. eram mais, por exemplo, do que em setúbal. e nem se refere… nem mesmo o umbigo. é uma visão umbilical da grande lisboa?
Novembro 27, 2008 at 11:54 pm
È ISSO GATA SE A DE 3 NÃO TIVER UMA GRANDE ADESÃO…MENOS DE 70 POR CENTO É MAU…e cheira-me a uma certa debandad comodista…eles já cederam algo..ainda cedem outro algo e em Julho antes das eleições cedem mais outro algo…não sei…a ver vamos ..mas estou algo apreensivo…também se não for agora não é nunca mais…
Novembro 27, 2008 at 11:54 pm
#8
António Duarte,
Cuidado, que ainda te levam a sério.
Novembro 27, 2008 at 11:54 pm
Não vamos desanimar! A greve vai ser pujante! Pelo menos aqui no norte a adesão vai ser esmagadora! A Margarida Moreira também ajuda!
Novembro 27, 2008 at 11:55 pm
espero que amanhã, no sul esteja mais composto.
Novembro 27, 2008 at 11:56 pm
Essa está á espera de meter processos a torto e direito para depois ter sessões de interrogatórios individuais com os profs contratados…ehehehe
Novembro 27, 2008 at 11:56 pm
Em devido tempo sugeri que estas manifestações distritais deveriam ter antecedido a Manifestação Nacional.
Fez-se o contrário!
Em devido tempo sugeri que no rol de reivindicações, a questão da avaliação docente aparecesse como a última exigência.
Fez-se o contrário!
Com a golpada do engenheiro e da socióloga especializada em estudos sobre o estatuto dos engenheiros, receio bem que a tendência futura seja a desmobilização…
A rataria pode ganhar esta luta. E eles até estão a começar a tomar de assalto os comentários deste blogue.
Se há assunto em que o engenheiro tem conhecimentos e prática é em matéria queijeira…
Novembro 27, 2008 at 11:57 pm
11
tudo o que seja abaixo de 85% será sempre uma derrota. Excelente seria se 70% das escolas fechassem!!
Novembro 27, 2008 at 11:57 pm
Queijo com buracos ..porque em buracos o tipo é um expert..embora cheirem mal…os buracos claro..
Novembro 27, 2008 at 11:58 pm
Os PCEs querem manter o seu estatuto e chegar a directores. A DREs já os pressionaram em reuniões. Os coordenadores de dep. já não representam os colegas no CP e recebem horas extraordinárias. As ordens do ME são para avançar com o modelo de avaliação. Por isso, acho que estamos PERDIDOS!!!!
Novembro 27, 2008 at 11:59 pm
Há sempre quem fique sentado…à espera que caia do céu…que alguém resolva,se esforce, comprometa…
O mundo é dos “espertos” que não se comprometem, não se esforçam mas estão sempre à espreita para tirarem dividendos…e tiram!A “espécie tugo-humana” no seu melhor…
Novembro 27, 2008 at 11:59 pm
Cheguei à pouco tb de Lisboa. Não estava de facto muita gente….imensa policia como convém……. depois, acabou por volta das 20h30. Valeu a jantarada com os colegas!
Novembro 28, 2008 at 12:01 am
JPVideira,
E como se chama a visão que se esquece da manif das Caldas da Rainha?
Novembro 28, 2008 at 12:01 am
No Norte foi bom mas no Centro não foi nada mau: no total, para cima de 20 000!
Só em Coimbra, onde estive, foram mais de 7 000!
Em Santarém, de acordo com o Ramiroforam à volta de 3 000
A Lisboa (5 000) e Setúbal (2000), incompreensivelmente, é que ficam menos bem na fotografia…
Novembro 28, 2008 at 12:02 am
Tenho colegas na escola “desertos” para entrgar os OI e terem aulitas assistidas. Mas isto tudo em segredo….Já os topei. A gata é bué da esperta…
Novembro 28, 2008 at 12:02 am
Em Coimbra estivemos 7ooo professores.
Em Viseu 4000.
Na véspera, a Norte, muita gente também.
A mobilização e a unidade mantêm-se e dia 3 será dada mais uma resposta à altura com a MAIOR GREVE DE PROFESSORES DE SEMPRE.
Será um momento chave na nossa luta.
Não sou sindicalizada, mas , caro António Duarte, como é injusta a sua crítica a Mário Nogueira!
Novembro 28, 2008 at 12:02 am
ok eu vou 18.30 amanhã em faro
manifestação de professores
Novembro 28, 2008 at 12:02 am
Vamos a ter calma.
É preciso esclarecer os pais sobre a greve a 3 de Dezembro. Algumas escolas já estão a enviar esclarecimentos aos pais e outras através da imprensa.
è uma excelente ideia.
Novembro 28, 2008 at 12:04 am
Os professores estão a fazer o jogo dos sindicatos… Começaram bem, mas estão a fraquejar… É pena… Estavam a dar pica.
Novembro 28, 2008 at 12:04 am
Mas o Porto é uma naçom, ca…neco!
😀
Novembro 28, 2008 at 12:05 am
Na escola onde lecciono, em Lisboa, as pessoas estão com muito medo, sobretudo os colegas contratados!!! E mesmo os quadros de escola têm medo de represálias!!! a coisa anda complicada!!! Se 50% aderirem…
Novembro 28, 2008 at 12:06 am
#20
Gata,
Todas as generalizações são abusivas.
Conheço PCEs que estiveram (e estão)na linha da frente contra o processo de avaliação. Conheço escola, embora não conheça os respectivos PCEs, onde isso também aconteceu.
Tens exemplos de PCEs no Conselho de Escolas que se manifestaram contra o processo.
Por outro lado, conheço colegas, relativamente novos, que até salivam com a perspectiva de virem a avaliar outros colegas.
Novembro 28, 2008 at 12:06 am
#8
Não sei se o sr. António Duarte está a falar a sério. Se está, faz mal. Isto é o contrário do que precisamos. Se está a brincar… revela um sentido de humor bastante bizarro, na minha opinião. É óbvio q estes remendos ministeriais têm como objectivo acalmar as hostes e desmobilizar uma parte, além de iludir a opinião pública. Não é a atacar os sindicatos q se reverte a situação.
Novembro 28, 2008 at 12:07 am
# 20
Não é verdade.
Na reunião de hoje com o DREALG, houve escolas que decidiram não comparecer. Nenhum professor esteve presente.
Novembro 28, 2008 at 12:07 am
Já reparam que após as manifestações no Norte a comunicação social quase ficou silenciosa com a do Centro?
Novembro 28, 2008 at 12:08 am
Na RFM, passou agora uma reportagem sobre a manif de Lisboa.
Segundo o jornalista, a opinião pública é que já está a dizer “BASTA” aos protestos dos Professores.
Entrevistaram uns quantos, todos a dizer que como a Ministra já cedeu, os Professores estão a exagerar e já é demais.
Amigos, a opinião pública não está esclarecida e alguma comunicação social faz por isso (quase toda, diga-se). Cabe-nos a nós fazê-lo.
Novembro 28, 2008 at 12:08 am
Bem, eu acredito que foram poucos, mas bons! Agora é preciso que estes que foram mobilizem mais colegas, em próximas ocasiões. Temos de manter a unidade!
Novembro 28, 2008 at 12:08 am
#34,
desconhecia essa atitude de PCEs. O meu PCE vai a todas. Não falha uma.
Novembro 28, 2008 at 12:09 am
#27 cohe Em Faro é às 20.30!!! Depois n se queixem que não estava ninguém, ok???
Novembro 28, 2008 at 12:10 am
#36
Eu bem disse… Vocês vão na conversa do Super Mário…
Novembro 28, 2008 at 12:11 am
Nós nunca poderemos competir com a máquina de propaganda do Governo! Teremos que defender a nossa posição independentemente da opinião publica!
Novembro 28, 2008 at 12:11 am
Toca a esclarecer os pais e encarregados de educação.
Novembro 28, 2008 at 12:11 am
#64 Anahenriques
Pois, é possível, mas o meu pce convocou os coordenadores como serviço oficial…lá fomos e saímos desgostosos.
Ameaça velada aos coordenadores, iremos ter mais reuniões e espero não voltar a ser sobre a avaliação.
Os coordenadores não representam o departamento.Os coordenadores são avaliados na componente de avaliadores pelo PCE.
Os PCEs ficaram após a reunião para um private com o Director…O meu PCE já me disse hoje: A avaliação é para começar já.
Novembro 28, 2008 at 12:11 am
fiquei realmente preocupada com a pouca adesão em Lisboa e acho que o plano das DRE´S já está a surtir efeito… esperemos pelo dia da greve… já agora se viram o Prós e Contras olhem bem e confirmem quem elas são… vejam
quem a Fátima Campos Ferreira escolheu para representar os professores…
Afinal não são meras presidentes de Agrupamentos como se identificaram…
Vejam e ouçam
http://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=824&Itemid=26
http://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=843&Itemid=26
Novembro 28, 2008 at 12:12 am
Está explicado o facto de, no dia 8, apenas terem estado 120 mil em Lisboa… Faltaram o(a)s da casa.
Também concordo com que a próxima seja marcada para Braga ou para o Porto.
Novembro 28, 2008 at 12:12 am
Outro dos erros dos professores é estarem sempre a malhar na ministra… Erro colossal! Era no Sócrates que deviam ir em cima. Cala-te boca!
Novembro 28, 2008 at 12:13 am
Não sou sindicalizada, mas nesta altura temos que estar todos unidos, sindicatos , movimentos de professores e todos os outros.
Novembro 28, 2008 at 12:13 am
# 27 coeh
Tens autocarro para faro, foram os professores do 1º ciclo que conseguiram. Apita para não ires a pé.
Novembro 28, 2008 at 12:14 am
#34,
Vês, ana?? Eu bem disse. O raiva já tinha contado…
Novembro 28, 2008 at 12:14 am
” 34 e não 64
Anahenriques
Pois, é possível, mas o meu pce convocou os coordenadores como serviço oficial…lá fomos e saímos desgostosos.
Ameaça velada aos coordenadores, iremos ter mais reuniões e espero não voltar a ser sobre a avaliação.
Os coordenadores não representam o departamento.Os coordenadores são avaliados na componente de avaliadores pelo PCE.
Os PCEs ficaram após a reunião para um private com o Director…O meu PCE já me disse hoje: A avaliação é para começar já.
Novembro 28, 2008 at 12:16 am
#8
#26
#33
E não é que me levaram a sério? Já me arrependi do que escrevi!
Quero dizer à Maria que também estive entre os 7000 de Coimbra e que aprecio a acção do Mário Nogueira à frente do SPRC e, agora, da Fenprof.
Esclareço ainda que a minha intervenção pretendeu ironizar com alguns comentadores que por aqui passam, os quais por vezes usam com demasiada facilidade um discurso anti-sindical para justificar tudo o que corre menos bem nas lutas dos professores por uma profissão digna e uma escola de qualidade.
Novembro 28, 2008 at 12:18 am
#27 cohe Em Faro é às 20.30!!! Depois n se queixem que não estava ninguém, ok????
Novembro 28, 2008 at 12:18 am
Ei tanto desânimo! CALMA!
Quando vejo os blogs do adversário a dizer que a Ministra já é um cadáver político, não vejo razão para tanto desânimo!
A “bola” está do nosso lado. Somos ou não 120 000.
Convocar manifestações às 18.30 na área da Grande Lisboa nem lembra ao Menino Jesus!
Novembro 28, 2008 at 12:19 am
39#eu sei 18.30 era para cofirmar a hora do autocarro que sai de Portimão.
Novembro 28, 2008 at 12:19 am
# 53 corrigir para “vejo os blogs do adversário a dizerem…”
Novembro 28, 2008 at 12:20 am
TOU ME A PASSAR:
DO ME:
“Aos professores que leccionam cursos de educação e formação (CEF’s), cursos de educação e formação de adultos (EFA’s) e cursos profissionais são por norma, colocadas dificuldades para que adiram a greves marcadas para o sector, sendo-lhes exigido que cumpram, noutro dia, o serviço que deveriam ter prestado naquele em que fizeram greve.”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Não posso!! Faço greve e tenho que fazer o servicinho noutro DIA?!!!!
É A LOUCURA!!!! Vou-me deitar. Acho que vou ter pesadelos….
Novembro 28, 2008 at 12:21 am
Acabei de chegar de Setúba e eramos cerca de 2000 (contas do sindicato), polícia nem ver. Frio, frio e mais frio. Acabei de enviar umas fotos ao Paulo, que também lá estava. Gata, ainda bem que não levaste os teus gatinhos, brrrreee, quando vinha para casa o carro marcava 3 graus…
Novembro 28, 2008 at 12:21 am
eu não quero acreditar no que leio…
o mínimo aceitável em lisboa era 10.000 quando ontem em coimbra eram 7.000, em viseu eram 4000 em leiria 3mil (mas ponham lá mais), em lamego! 1500, na guarda 2500 e lisboa é isto? qual benfica qual carapuça!
não tem razão a antónio duarte. nem a culpa foi do mário nogueira mas pode tersido sim senhor da hora a que se marcam estas coisas. por vzes não se compreendem certas escolhas. em viseu foi a mesma coisa. 17H! repito, marcada para as 17horas!por vezes parecem os iluminados dos gabinetes sem qualquer ligação à realidade das escolas e dos professores. a rever.
esperemos por amanhã a sul. estou convencido que os professores do sul , tal como os do norte, interiorizaram e compreenderam a importância do momento que vivem e não se deixarão dobrar.
para o pessoal de lisboa e caso ainda queiram repensar o assunto recomendo uma visita a http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=problemas+de+coluna%3F&btnG=Pesquisa+do+Google&meta=
Novembro 28, 2008 at 12:22 am
(Este calendário de acções de luta é eficaz e recomenda-se…) Continuemos com perseverança!
A propósito – no Blog de Marcelo R Sousa…
MÁRIO NOGUEIRA. Ontem. Entrevistado por Constança Cunha e Sá (em grande forma) na TVI. Duro, determinado, um toque de arrogância (pega-se). Cheio de razão nos vícios desta avaliação. Perigoso, já a querer mais do que a suspensão. E a ameaçar com desobediência colectiva dos trabalhadores e calendário de lutas implacável.
Novembro 28, 2008 at 12:22 am
#55
É falar com a gata escondida… Ela é que é o “software” ortográfico de serviço…
Novembro 28, 2008 at 12:22 am
# 50
“Os coordenadores não representam o departamento.Os coordenadores são avaliados na componente de avaliadores pelo PCE.
Os PCEs ficaram após a reunião para um private com o Director…O meu PCE já me disse hoje: A avaliação é para começar já.”
Tem piada. Mas o “simplex” anunciado publicamente pela sinistra nem sequer ainda está publicado.
Por outro lado, o funcionamento do CP e de todas as outras estruturas (o que inclui os departamentos) obedece ao dec.-lei 115.
Novembro 28, 2008 at 12:23 am
#57,
Tchiiii! 3 Graus!! Vejo as fotos amanhã. Vou descansar que estou em choque… (Vê o meu comment 56)
Novembro 28, 2008 at 12:25 am
esse horário está para beja e évora. Acho que deveria ser mais tarde. A essa hora ainda há aulas em muitas escolas.
Novembro 28, 2008 at 12:27 am
Raiva
Tens forma de me reservar um lugar?
amanhã vejo isso se ainda há vaga.
Novembro 28, 2008 at 12:29 am
Para a gata escondida
atenção SPGL já colocou cartazes nas escolas a “lembrar” os profs dos cefs e profissionais a pedirem a remuneração das horas que leccionarem para repor as do dia da greve!!!
Novembro 28, 2008 at 12:29 am
# 61 Anahenriques
Pois, mas foi a frase dita pelo Director.
Já depois da reunião, e na António Aleixo onde tinha uma acção de formação da comissão coordenação de avaliação, os colegas ao chegarem, disseram o mesmo, e consideram que os coordenadores estão a ser apertados de modo a nada poderem decidir em CP sobre suspensão da avaliação.
Penso que é necessário desmontar tudo isto:
saber como um órgão democraticamente eleito, que não é uma estrutura intermédia de serviço pode ser avaliado pelo siadap2
informar esclarecer e denunciar a ttentativa de retirar o coordenador da representação dos professores de departamento tornando-os hierarquicamente dependetes do PCE, mesmo não havendo ainda nenhuma modificação na lei.
Novembro 28, 2008 at 12:30 am
Está um frio glacial, raro em Portugal, o que não ajuda a saídas ao início da noite.
Além disso, há que não esquecer que cerca de 80% dos zecos são zecas. E por mais que as coisas tenham mudado, ainda são elas que fazem a maior parte dos jantarinhos para os filhos e maridos.
Tudo conjugado, não ajuda. Ainda assim, somando todos os participantes de todos os distritos, os valores são significativos.
Há ainda a acrescentar o trânsito em hora de ponta.
Novembro 28, 2008 at 12:31 am
# 64 Coeh
é só fazer um telefonema e fica reservado, mas tens de ser rápido na decisão.
Novembro 28, 2008 at 12:31 am
Se nós todos quisermos, paramos mesmo esta porcaria de avaliação e o governo não tem volta a dar.
Temos de ter ânimo e cabeça fria. E mantermo-nos unidos.
A primeira coisa que devemos perceber é que o tempo corre a nosso favor. Quanto mais perto das eleições menor será a margem de manobra do governo.
Outra coisa importante é manter a união. Enquanto a larga maioria dos professores de uma escola recusar mexer uma palha para fazer a avaliação, a coisa não anda mesmo. Não é possível colocar processos disciplinares a milhares de professores. Agora, se for um “herói” isolado que se põe a jeito, aí já se sabe que esta gente é manhosa, mesquinha e vingativa.
Quanto à questão de virar ou não virar a opinião pública, não vale a pena estar com grandes teorias e explicações. Basta uma frase simples: vota à esquerda ou à direita, não votes PS. Se esta mensagem for passando e convencendo, vão ver como eles se põem finos num instante. O Socas ou o que for para o lugar dele…
Novembro 28, 2008 at 12:32 am
eu vou
garanto 18.30 no auditorio
Novembro 28, 2008 at 12:33 am
Eu e a minha esposa soms professores… como temos um filhote de 5 anos e não temos ninguém com quem o deixar, ela ficou com o pequeno, eu fui a Setúbal. E acreditem que como eu houve muita gente…
Novembro 28, 2008 at 12:34 am
não me apetece a festa da escola neste momento prefiro manifestar-me.
Novembro 28, 2008 at 12:34 am
É verdade que podiamos ser mais em frente ao ME, no entanto a hora não era a indicada.O trânsito não facilita. Há filhos para os ir buscar a essa hora… há quem a essa hora ainda esteja na escola.
O importante agora é dia 3.
Novembro 28, 2008 at 12:37 am
António Duarte
Os PCes foram hoje responsabilizados pela avaliação. O meu pce já começou a afirmar que a avaliação tem de ser já. vai tentar mudar a opinião dos membros do CP que suspenderam a avaliação. Hoje já levei essa boca.
Vai usar o facto de o Director regional ter afirmado que nós coordenadores além de sermos avaliados por eles na vertente de avaliadores, não representamos os departamentos.
Como os PCEs são os responsáveis pela avaliação e pela sua aplicação, irão fazer ou tornar a vida na escola num inferno, com a ajuda de 2 ou 3 adesivos .
Novembro 28, 2008 at 12:37 am
# 70 coeh
vou fazer o telefonema
Novembro 28, 2008 at 12:45 am
# 66
Ninguém pode ser avaliado por essa treta do Siadap. Os PCE são professores de carreira que, transitoriamente, exercem essa função. Foram eleitos e representam os seus colegas professores. Obedecem funcional/ às directrizes legais (tudo assinado) dos directores regionais, mas não pertencem aos serviços das DRE/s. Nem sequer são equiparados a chefes de serviço.
Nesta fase, os PCE cumprem um regime de transição qualquer …
Novembro 28, 2008 at 12:48 am
76
Mas o certo é o que lhes foi dito, são avaliados pelo siadap 2, logo no inicio da reunião.
Como o irão fazer , não sei.
Novembro 28, 2008 at 12:52 am
#68 Raiva – os coordenadores foram CONVOCADOS pela drealg. É (mais um ) pequeno lapso (de má língua) da ana henriques. a convocatória – desta vez não foi convite, até se dão ao luxo de pagar as ajudas de custo mais caras – vinha mesmo assim… 😦
Novembro 28, 2008 at 12:52 am
Lá estive hoje, na 5 de Outubro, apesar de ter saído das aulas em Sintra, às 18.15h. Ontem às 18.30h estive no plenário de Escolas de Sintra às 18.30h em Rio de Mouro. Dia 3 farei greve e em conjunto com muitos colegas de escolas de Sintra iremos fazer um desfile/manif, da Volta do Duche até à Câmara Municipal de Sintra (onde seremos recebidos pelo presidente da Câmara). Ponto de encontro na Av. Heliodoro Salgado pelas 10h/10.30h!
Para a semana irei reunir com a direcção da Associação de Pais da minha escola para lhes apresentar as razões da luta dos professores que é também do interesse dos pais e dos alunos. Dia 2 de Dezembro estarei na EB 2,3 Domingos Saraiva, para uma reunião sindical que solicitei ao SPGL, assim que percebi numa passagem por lá que se tratava de uma escola muito especial, se bem me entendem. Dia 4 e 5 de Dezembro estarei na vigília em frente à 5 de Outubro (embora eu preferisse Belém) e no dia 6 de Dezembro lá estarei em Leiria, no Encontro Nacional de Escolas em Luta. Para além deste “calendário de luta”, estarei sempre disponível para me encontrar com colegas no sentido de articularmos formas de resistência e partilha de experiências. Pelo meio vou corrigindo pilhas de testes e dando aulas, para além de desempenhar a função de director de turma! Este é só um pequeno exemplo de um simples professor igual a tantos outros, como tenho encontrado em tantas escolas, em tantas reuniões! As coisas estão nas nossas mãos e o resultado final desta luta depende de nós, da nossa determinação e coragem! Temos de persistir, não podemos parar, há que seguir em frente!
FORÇA COLEGAS! CORAGEM!!!!
JUNTOS VENCEREMOS!
Novembro 28, 2008 at 12:58 am
#78
Sei que estava o email da DREALG para uma reunião em faro no auditório, pedindo 2 elementos do PCE e os coordenadores.
O meu pce fez de imediato uma convocatória para essa reunião. Quando sai da aula,entrei na sala de professores e lá estava o pce e um adesivo com sorriso estampado na cara, a informarem, a reunião na drealg.
Se há direito a ajudas de custo vou lá pedir os míseros euros que nem pagam a gasolina.
Novembro 28, 2008 at 1:02 am
Concordo com o António Duarte! È preciso manter a união e tentar entravar o processo nas escolas! De preferência com sustentação legal… E temos um trunfo que não tenho visto explorado por aqui: os avaliadores com delegação de competências não podem dar início ao processo sem a delegação ser publicada, ou como agora “inventou” o Governo, antes da aprovação e publicação do orçamento de estado!
Foi a posição que tomámos na minha escola e vamos cumprir!
Novembro 28, 2008 at 1:02 am
eles fazem e dizem muita coisa que não podem dizer nem fazer mas o que é facto é que o dizem e o fazem sem consequências de maior ou na maior parte dos casos parace até que sempre foi assim e não se passou nada. tudo começou com o caso charrua e com o acrtaz de um centro de saúde. situações típicas de países subdesenvolvidos sem qualquer indício de estado de direito democrático. daí para cá os atropelos e esmagamentos têm sido mais do que muitos. o último foi protagonizado pela directora do norte que afirmou que moveria processos a quem influenciasse ou pressionasse os colegas a suspenderem a avaliação. em que lei é que isso está? a senhora é um génio do simplex: no momento em que o pensou e o disse, estava, na sua cabeça, feita a lei. já agora como é que media a pressão? com um estetoscopio ou com um pressómetro?
como curiosidade, salienta-se, que a senhora continua em funções e ninguém veio clamar, rasgando as vestes, que estavam a destruir o espírito de abril e a democracia.
até quando?
Novembro 28, 2008 at 1:04 am
Há muita gente a vir aqui ler os comentários… se há sinais de desmoralização é muito pouco inteligente… ainda agora ouvi a 1ª página de jornais e fala-se nas manifs “irredutíveis” … portanto nada de desanimar e aquela coisa ’tá parada e assim vai continuar… Nada de desânimos…
ÂNIMO!!!
Novembro 28, 2008 at 1:10 am
Isso mesmo, Renda, ânimo! Não podemos esmorecer!
Novembro 28, 2008 at 1:11 am
#79
Entendo-te perfeitamente.
Novembro 28, 2008 at 1:13 am
#80 sempre que uma reunião é com convocatória, tens direito a ser pago em carro próprio – penso q, neste momento, a 39 cêntimos o km, ida e volta – em vez dos habituais 12 (?) cêntimos, no caso de “convite”, “em transporte público”, como se tal fosse viável na maioria das terrinhas cá do burgo. 😉
Novembro 28, 2008 at 1:13 am
#67
na Guarda estavam 0ºgraus …
e tiveram 3000
se a grande manif fosse em outra cidade os profs de Lisboa la iam fazer comida e buscar os filhos
Novembro 28, 2008 at 1:13 am
rendadebilros, ainda bem que apareceste, porque aqui o pessoal no blog parece desanimado!
É PRECISO CALMA!
Novembro 28, 2008 at 1:14 am
Não se pode desanimar, mas temos de concordar que não foi lá muito solidário. Frio? Deveriam esperimentar o frio cá do Norte!
O porto também jogou.
A adesão foi muita no Porto e foram vários a dizer que em Lisboa seria muito maior. É melhor reflectir sobre o que vale verdadeiramente a pena.
Novembro 28, 2008 at 1:14 am
Calma, gente…
Muitos só não estiveram porque não puderam. Filhos, Gripes (o meu caso), etc.
Também terá havido algum comodismo e medo do frio, é certo. A malta do Norte é mais rija, sem dúvida. Mas não lembrava ao diabo (só mesmo à ministra) marcar a coisa para as 18.30 em Lisboa, sendo que muitos teriam que vir da periferia em hora de ponta. Só quem não conheça a realidade acreditou que seria um sucesso. Eu previ isto e disse-o a vários colegas na escola. Mesmo assim fiquei um pouco down, talvez por não poder ir a Setúbal.
A adesão no dia 3 será um indicador mais fiável.
Não acredito em vigílias nem em greves regionais; não mobilizam nem têm impacto na comunicação social.
Greves às avaliações? A ver vamos…
O ME contra-ataca com as armas que tem. Estavam à espera de quê?
Agora veremos o valor de cada assinatura nos abaixo-assinados.
Novembro 28, 2008 at 1:15 am
“experimentar”
Novembro 28, 2008 at 1:15 am
#79
Estava a referir-me à situação na Escola Domingos Saraiva.
Estou a par.
Novembro 28, 2008 at 1:17 am
A Margarida Moreira está a reunir com os coordenadores das escolas do Norte. Deve estar a fazer ” terrorismo psicológico”.
Novembro 28, 2008 at 1:23 am
#90
No comentário 7, referi a questão do horário da concentração em Lisboa. Esse facto conjugado com o trânsito explica alguma coisa.
Agora, é necessário mobilizar o pessoal para a greve de dia 3.
Novembro 28, 2008 at 1:26 am
Há muito que os colegas do Norte merecem que se realize uma manifestação aí. Apesar de ser da zona do Seixal, penso que a zona Centro e a Sul estão em dívida para com os colegas que têm dado um exemplo tão fantástico, desde o 8 de Março, passando pelo 8 de Novembro… até esta semana… Foram fantásticos!
Novembro 28, 2008 at 1:35 am
é claro que estamos a ganhar e vamos ganhar. se assim não fosse, não era esta correria de tudo o que é “superior” e apaniguados para as escolas. o engenheiro a martelo já não sabe o que fazer e nem já sabe o que diz. ouviram a do amor à educação? para já, está em primeiro lugar no top.
a bola está do nosso lado.
Novembro 28, 2008 at 1:46 am
Nenhuma das razões invocadas para justificar a fraca adesão de Lisboa, onde era fundamental, é suficiente. Em Viana estiveram cerca de 3000 pessoas. Sabem a que distância ficam as escolas do Distrito umas das outras? Imaginam a temperatura que se fazia sentir? E já agora sabem a que horas se levantam e deitam os professores do Norte que vão às manifestações a Lisboa?
Novembro 28, 2008 at 1:54 am
«Se a greve não for “forte” no dia 3, estamos desacreditados…Believe me.»
gata
O meu princípio é o de que cada um responde por si.
Prepara-te para registares na noite de 4a feira o balanço do SELemos: “Apenas 10% das escolas não funcionaram na sua plenitude, o que corresponde, de acordo com informação fidedigna que possuímos, a menos de 8 000 professores em greve”.
E não é por ele dizer o que disser que passa a ser verdade. Não tenho dúvida nenhuma que, à semelhança do que se passou em 8 e 15, registeremos outro dia histórico.
Novembro 28, 2008 at 1:57 am
Quanto à desmoralização dos professores só acontece a quem não está convicto da sua razão.
A ministra cedeu em quê? Fez um simplex para este ano, para salvar a face em vésperas de eleições, mas para o ano temos o regresso do monstro. Estão dispostos a ceder agora para o ano começar tudo de novo?
Vejam no Ramiro Marques como a escola de Barcelos está a preparar a greve e sigam-lhe o exemplo, em vez de estarem sempre a deitar as culpas para os CEs os Coordenadores, os adesivos…faça cada um a sua parte e vão ver como o desanimo passa.
Novembro 28, 2008 at 2:12 am
Há aqui um dado novo muitíssimo preocupante: a cobardia de muitos PCE’s. Acrescida de uma dose muito grande de servilismo. E eu que acreditei durante tanto tempo que as mulheres eram feitas de uma fibra mais pura do que os homens.
Até hoje, e depois de todas as manobras e manipulações de que foram alvo, por parte da tutela, nem um se demitiu.
Começo a mudar de ideias e a achar mesmo que uma boa parte foi feita com as costeletas do Adão…
E espero não me ver obrigado a dizer mais duas coisas. E isso depende de haver ou não pedidos de demissão de PCE’s até ao dia 19 de Janeiro.
Novembro 28, 2008 at 2:18 am
25sempre25
Bem gostaria de que tivesses razão, mas pelos meus lados, CEs do Partido, querem o tacho de directores, não querem voltar a dar aulas. Por isso julgo que poucos o irão fazer.
Novembro 28, 2008 at 2:27 am
Os PCE’s podem não querer voltar a dar aulas e estão no seu torto, porque eles são professores.
Mas estão a esquecer-se de que foram eleitos pelos pares e agora, de cedência em cedência ao ME, acabarão por tornar-se em carrascos dos que os elegeram. Uns traidores. E se forem homens, ainda estou disposto a compreender: são fracos por natureza. Mas mulheres?… nunca. Não consigo conceber uma mulher idiota…
Novembro 28, 2008 at 2:30 am
hummmmmmmmmmmmmmm
Olha que aqui para o sul….são carreiristas as que se encontram nos PCEs.
Novembro 28, 2008 at 7:15 am
eu estive na de Lisboa. Não eram assim tão poucos. Mas podiam ter ido muito mais…
Novembro 28, 2008 at 7:18 am
fiquei foi com a pulga atrás da orelha com aquela história que o Nogueira contou do agrupamento de Seia. Parece que estão muito preocupados em saber quem está interessado nos serviços do simplex…