Esta rapariga faz-se…
A intervenção é da passada 5ª feira.
E ela fica melhor quando se irrita na proporção certa.
(obrigado pela referência à Maria Ema)
(e calma, eu não sou do Bloco, nem das redondezas)
Fevereiro 24, 2008
Esta rapariga faz-se…
A intervenção é da passada 5ª feira.
E ela fica melhor quando se irrita na proporção certa.
(obrigado pela referência à Maria Ema)
(e calma, eu não sou do Bloco, nem das redondezas)
Fevereiro 24, 2008 at 4:23 pm
E atacou bem, sem dúvida.
Fevereiro 24, 2008 at 4:47 pm
Gostaria de ter ouvido a resposta da ministra… alguém me poderia indicar onde a posso encontrar?
Fevereiro 24, 2008 at 4:50 pm
Este vídeo está no YouTube colocado pelo BE, a partir de imagens do canal Parlamento.
É provável que nos arquivos televisivos do Parlamento (Comissão de Educação…) esteja a resposta, mas eu ainda não a procurei.
Fevereiro 24, 2008 at 4:54 pm
Já tinha procurado Paulo… sem sucesso. Aliás, se existe um arquivo video, audio, ou mesmo de actas da Comissão de Educação… confesso que desconheço. Mas, a existir, tenho enorme interesse em saber ‘onde’
Fevereiro 24, 2008 at 5:01 pm
Existem certamente as gravações da sessão, de onde o Bloco retirou o excerto. Podem é não se encontrar online.
Fevereiro 24, 2008 at 5:07 pm
Paulo e Luis Latas,
o site da Assembleia da Republica não aparece no google.
http://adufe.net/2008/02/a-assembleia-da-republica-nao-existe-para-o-google/
é este:
http://www.parlamento.pt/
Comissão de Educação e Ciência:
http://www.parlamento.pt/comissoes/Comissao.aspx?Tipo=0&Categoria=0&id_comissao=1910
Fevereiro 24, 2008 at 5:09 pm
Registo Audio da Audição da Ministra:
http://www.parlamento.pt/comissoes/DirContents.aspx?Tipo=0&Categoria=0&ID_Comissao=1910&ID_SubComissao=0&ID_GrupoTrabalho=0&Dir=Outros+Documentos%2fAudi%c3%a7%c3%b5es
Fevereiro 24, 2008 at 5:09 pm
Obrigado… pelo sim pelo não, já está nos favoritos.
Fevereiro 24, 2008 at 5:11 pm
Estou a ouvir neste momento.
Fevereiro 24, 2008 at 5:44 pm
A certa altura, Ana Drago afirma “Os pais estão muito assustados com a legislação que o ME lançou”. Nem todos os pais, nem todos. Mas duvido que haja algum encarregado de educação (não confapiando, claro!) que aplauda a alteração das regras das faltas dos alunos a meio de um ano lectivo.
Fevereiro 24, 2008 at 6:35 pm
Todos os submarinos ao fundo! Tiros em todos os porta-aviões!
São estas as perguntas a fazer.
Falta uma mulher destas no CNE, no Conselho dos 60 e nas Associações de Pais. E em tudo o mais.Esta não acena com a cabeça.
Sabe do que fala.
Haja Deus!
Fevereiro 24, 2008 at 8:55 pm
GRANDE mulher!
Fevereiro 24, 2008 at 9:08 pm
O problema é sempre a “vil arte da não resposta” pq há quem pergunte…
Fevereiro 24, 2008 at 9:54 pm
Não se esqueçam que A Drago foi a mesma que relacionou dialecticamente os crucifixos na escola com os chouriços, para relevar o carácter religioso privado dos primeiros em contraste com a dimensão cultural pública dos segundos.
A mulher domina bem a retórica, embora nesta questão dos chouriços tenha sido quase crucificada…
Fevereiro 24, 2008 at 10:20 pm
En effet, crucifixos e chouriços não liga lá muito bem.
Fevereiro 25, 2008 at 10:38 am
Ana Drago no seu melhor. Algo que falta a muitos dos nossos políticos.
Um grande abraço para o meu amigo Miguel Latas!!
Fevereiro 25, 2008 at 1:06 pm
Contundente. A Ministra só não se enfiou num buraco porque não havia ali. Nota-se pela cara dela.
Fevereiro 26, 2008 at 2:01 pm
Só posso aplaudir… e de pé!
Fevereiro 27, 2008 at 12:21 pm
Faltou apenas – e isto é reconhecer o mérito do que foi dito – a relação entre a avaliação dos professores e o sucesso escolar estatístico. Ou seja, se a avaliação dos professores também depende das quotas de sucesso alcançadas e estas estão dependentes das metas que a escola erige, então o dilema dos professores entre dar a classificação devida ou atingir as metas acabará por reverter a favor da redução estatística do insucesso escolar. Mas porquê a pressa de introduzir este pernicioso sistema a meio de um ano escolar? Não será porque há eleições no próximo ano e a aplicação imediata do novo modelo possibilitará arvorar a bandeira do sucesso escolar?
Pobre sucesso! Pobre ensino público!
Cada vez é mais claro que há quem não olhe a meios para atingir os fins.
Fevereiro 27, 2008 at 9:30 pm
Brilhante intervenção da Srª Deputada Ana Drago! Clareza e incisão dificilmente ultrapassaveis!
Desgraçado “País” este, (des)governado por esta gente… urge que saiam o mais rápidamente possível do poleiro! E já é tarde demais…
Fevereiro 27, 2008 at 10:38 pm
Fantástica. porque não foi ela convidada tb para estar nos prós e contras?
não sou do BE mas ´não posso deixar de aplaudir!!!
Fevereiro 27, 2008 at 11:00 pm
A senhora ministra deve sofrer de um trauma profundo emergente do seu percurso escolar provocado por um ou por todos os professores que a avaliaram… Mas não só… toda a equipa ministerial deve padecer do mesmo… Juntaram-se todos através ( quem sabe, de uma avaliação prévia dos doutores e engenheiros traumatizados )e perante as suas ( in )capacidades, resolvem martirizar a classe docente a jeito de ajuste de contas. Se calhar, com tais políticas educativas absoletas, descobriram a terapia contra os traumas… Por outro lado, encurtam as despesas à custa de malabarismos vergonhosos. Obrigada senhora deputada pela sua clarivedência assim é que se fala em bom português…
Fevereiro 28, 2008 at 2:40 am
A sinistra, sorry, a minestra, sorry, a ministra deve ter sofrido muito em pequenina. No tempo dela, eu sei pq tenho a idade dela, havia profs da primária que davam porrada de criar bicho nos alunos filhos de gente pobre. Se calhar a dita era pobrezinha e levou muitas reguadas. Eram mesmo os pais que diziam: senhora professora nas as poupe!
Ela deve ter sido uma vítima do sistema.
O valterzinho -adoro os caracolitos sobre a testa, parece o marco paulo de antigamente – deve ter sido, também, uma vítima. Se em lisboa, nos anos sessenta havia nas escolas primárias professores que eram autênticos carrascos, na aldeia de onde deve ter vindo o querido valter, a porrada devia a pedagogia adoptada. Os pais devem ter cavadomuita terra para plantar batatas de algum proprietário que seria professor. Desde pequenino deve ter jurado que algum dia se havia de vingar.
Esta é, no meu entender, uma possível explicação para a patológica aversão à classe docente.
Se tal não aconteceu, então os ditos são mesmo doentes. Para esse tipo de doentes existe uma terapeutica com provas dadas: UM COLETE DE FORÇAS E ENFIÁ-LOS NUMA CELA INSONORIZADA.
Fevereiro 28, 2008 at 12:17 pm
ADOREI…Que Grande Mulher…Força.
Fevereiro 28, 2008 at 3:28 pm
Grande Ana Drago
Para além de ser linda também consegue dar tiros com grande pontaria no porta-aviões !!!
Fevereiro 28, 2008 at 6:25 pm
QUE BEM FALA ESTA RAPARIGA. QUANDO FOI VACINADA EM PEQUEBINA A AGULHA QUE A VACINOU NÃO ESTAVA FERRUGENTA.
SE FOSSE POSSIVEL ALINHAR NAS UTOPIAS DESTA CACHOPA …
Fevereiro 28, 2008 at 6:45 pm
Já vou enviar a todos os meus colegas e amigos. A deputada deveria ser do Norte. É uma mulher que merecia o prémio da melhor deputada pela educação.
Em relação ao comentário do José Aguiar, esse senhor se é professor, não parece ter nem uma ponta de educação. “Cachopa” é um termo que é aplicado quando uma jovem fala de uma forma insensata, sem saber o que diz. Digo a este senhor que pare, sente-se e veja se é um homem com calibre igual ao da MULHER, À SRa. DEPUTADA…
Fevereiro 28, 2008 at 9:22 pm
Isto é um perfeito disparate o que a Ana Drago está a dizer. Os professores têm previlégios a mais… Se comparamos os nossos professores com os do estrangeiro, não há ninguem com tantos benefícios e tão fracos resultados. Só no nosso país e nesta profissão é que no Estado se ganha mais do que no privado. Isto não faz sentido. Trabalhar no estado dá certas garantias e benefícios, que tem que obrigatóriamente que se ganhar menos que no privado. Ora quando se mexe nos interesses instalados de uma cambada de inúteis, fomentados pelos sindicatos (outros empatas do nosso país) temos a confusão instalada! Obviamente não concordo com alterações a meio do ano lectivo, nem que se retire exigência do nosso ensino. Aliás é essa falta de exigência que começa nos professores e acaba nas regras para os alunos (como por exemplo não se chumbar por faltas) que o nosso país tem a falta de qualificação profissional que tem!
Fevereiro 28, 2008 at 10:20 pm
Para o Sr. “Nunca votei no PS” gostava de lhe dizer o que me dizia a minha minha há muitos tempo atrás ” A ignorância é atrevida”.
Neste país, os médicos e os professores não fazem nada, os advogados são vigaristas, os juízes abusam do poder, os arquitectos e os engenheiros, se trabalham nas câmaras, são corruptos, se trabalham por conta própria são uns incompetentes… e por aí fora…
Já lhe ocorreu que em todas as profissões há bons e maus profissionais? Não, provavelmente!Que conhecimento tem da classe docente que lhe confira tanta autoridade? Eu tenho pouca, mas estou certo que algo de muito grave se deve passar para que milhares de pessoas com formação académica superior, diga-se, estejam tão unidas pela mesma causa. Não creio, mas não creio mesmo, que a razão assista à equipa ministerial!
A tacanhez de ideias e a inveja,essas sim, é que conferem falta de qualificação à sociedade portuguesa!
Fevereiro 28, 2008 at 11:09 pm
Caro Sr. “Nunca votei no PS”: Quando num argumento, que será sempre válido independente da opinião subjacente, é-se capaz de dizer que “os professores são uma cambada de inúteis”, penso ser justo afirmar que algo de muito mal irá nas suas concepções: a generalização, por norma, é sempre nefasta.
E, já agora, permita-me dizer-lhe que não diz-se “previlégios” e sim privilégios; que o pronome indefinido “ninguem” tem acento agudo no “e” (ninguém); e que o advérbio “obrigatóriamente” não leva acento no “o”(de obrigatório + mente).
Julgo que nestes erros gramaticais encontrar-se-ão algumas das motivações de tão infeliz argumentação e uma prova de que a Educação e os seus agentes são o pilar de uma sociedade que pretende ver reflectido o princípio do respeito pelo próximo.
Fevereiro 28, 2008 at 11:45 pm
Simples …a Ana drago não foi convidada para estar no P´ros e Contras, porque é um programa da RTP e a Fatima é uma anormal intlectualmente falando…não é preciso estar muito atento aos programas para verificar que ela nunca faz os TPC’s e ás paginas tantas fica estérica porque não consegue dominar os intervenientes …não sabe argumentar…para Julia Pinheiro só lhe faltam alguns guinchos pelo meio…
bem hajam colegas.
Fevereiro 29, 2008 at 4:47 am
Bravo!simples,claro e consiso.Obviamente a interpelada nao deve ter sequer conseguido responder…pq tb nao ha resposta possivel!é o q temos…
Fevereiro 29, 2008 at 3:06 pm
Bem, ninguém duvida que os tipos sabem falar e atacar onde é preciso. Mas onde está a resposta? É que ouvir o ataque e não ouvir o contra-ataque perde qulquer validade. Há por aí alguém que saiba?
Fevereiro 29, 2008 at 4:30 pm
Muitos e elevados Parabéns à Ex.ma Srª Deputada !!! Quem fala assim tem o verdadeiro dom da palavra.
Agora, a quem comenta e critica o próximo é bom que reveja o seu texto antes de o submeter à opinião pública…se for um(a) professor(a) é bom que tenha um cuidado redobrado…já nos chamam de inúteis, só falta virem dizer que não sabemos redigir correctamente!
Docentes de Portugal, deixem-se de blá blá blá e ajam de uma vez por todas… o que esta senhora ministra (com letra pequena) precisa urgentemente é de uma estadia numa escola pública, com uma turma bem problemática e uns Encarregados de Educação bem amanhados, daqueles que por falta de ocupação passam os dias a arranjar problemas às escolas, para poder sentir na pele o que é ser-se professor neste País DesGovernado!!! Ainda estou para perceber o que me passou pela ideia para sair do ensino particular e vir para o ensino público…PS…nunca mais!!!Que bem enganada fui!!!
Fevereiro 29, 2008 at 7:40 pm
Um dia, alguém lhe chamou «A vírgula». Hoje, é um dos muitos rostos políticos das vozes indignadas.
Ana Drago virou ponto de exclamação!
Março 1, 2008 at 12:22 am
O Sócrates tem um curso superior falso. A malta até se esquece, não é?… Ele há coisas…
Março 1, 2008 at 1:26 am
Ana Couto,
entre no link do comentário 7. Está lá a audição completa. Só som.
Ana Santos,
Porque é que ingressou no ensino público? Quer pais “queques” ficasse no particular, nas públicas há de tudo.
“o que esta senhora ministra (com letra pequena) precisa urgentemente é de uma estadia numa escola pública, com uma turma bem problemática e uns Encarregados de Educação bem amanhados” repugnante!!!
Março 1, 2008 at 8:16 am
Parece-me que finalmente alguém sabe do que fala.
Os professores não estão contra a avaliação…Estão contra este modelo de avaliação…que é incompetente…premeia a incompetência… faz imperar o descontentamento…a inoperância…o desalento dos professores. Avaliar é fazer crescer…É isso que fazemos todos os dias com os nossos alunos!
Março 1, 2008 at 11:17 am
Não sei se a deputada Ana Drago também «funcionaria» assim se tivesse outros «poderes» mas é um regalo auditivo. O que antes era um elogio – sermos um país de brandos costumes – começa agora a ser uma afronta. O povo é «manso» mas o resto é «bravo». Infelizmente, este governo tem falhado em todas as áreas que tenta «reestruturar». Isto já começa a parecer uma opera-bufa mas de má produção e baixo orçamento. Espero que a deputada Ana Drago continue com discursos intensos e coerentes. Na prática não nos ajuda mas anima ouvir alguém que dá voz à indignação.
Em relação ao Sr. «Nunca votei no PS»… Disfarça bem. Eu nunca votei no PS, nem no BE (e cada vez tenho menos vontade de votar seja em que partido for), mas acho fantástico o seu «discurso». Provavelmente, o senhor «não-PS» teve uma experiência negativa com a educação. Aliás, muito provavelmente, pois «previlégios» é uma palavra com outra grafia. E parece que inútil foi a sua frequência escolar pois nem ortografia, nem semântica, nem construção de frases.
E não. Não sou professora. Graças a Deus!
Março 1, 2008 at 5:06 pm
Parabéns Ana Drago…excelente deputada. Não sou do Bloco de esquerda…já votei bloco de esquerda…isto sim é a política no que tem de mais nobre.
Março 1, 2008 at 11:11 pm
Num país onde temos um “Engenheiro” (Curso de Engenharia tenho eu com diploma, provas, etc… e não sou politico); uma ministra da educação que deu aulas há não se sabe quantos anos e onde, prova que de dar aulas em escolas públicas não tem o mínimo de “tarimba”; ouvir alguém falar, extremamente bem e a focar os pontos que ninguém sabe as respostas (inclusivé a própria ministra) é de louvar e dar graças aos céus!!! O meu bem HAJA!!!
Março 1, 2008 at 11:36 pm
Não tenho problemas nenhuns em dizer que sou do Bloco de Esquerda. Acrescento que tive um grande prazer em ouvir Ana Drago a encostar a Ministra da Educação às cordas.
Desta forma tão elevada e acutilante ou de outra, que não a do “Nunca votei PS” – estou a dizer cá para mim, que não acredido no que ele diz – todos nós professores, deputados, Pais e Encarregados de Educação – alguns deles, ou muitos deles serão professores também, claro. Bem, quem não acredita nisto é a equipa do ME que obriga os professores a trabalhar de tal maneira nas escolas, quase os fazendo esquecer que também são pais. Mas,dizia, todos juntos, ou separados, uma, duas e tantas as vezes quantas as necessárias, para arrumar de vez com estas políticas de ataque sistemático aos professores e educadores.
Já tenho uns bons anitos de professor, profissão que me realizou até… até esta cambada do ME aparecer. Ser professor está a transformar-se numa das profissões mais frustantes no nosso país.
C. G.
Março 1, 2008 at 11:53 pm
Quando temos um Primeiro Ministro que tudo fez para fazer-nos crer que possui uma licenciatura; Quando temos uma Ministra da Educação que de aulas nos ensinos básico e secundário nada sabe ou não quer perceber; Quando temos um Secretário de Estado da Educação que é um “troca tintas” e por vezes mais parece um ser “energúmeno”; Quando temos um representante das Associações de Pais que até hoje não conseguiu provar afinal quantos pais representa e quais as suas verdadeiras intenções (serão as de um futuro reitor de uma qualquer escola?);QUE PODEMOS NÓS ESPERAR DESTE (DES)GOVERNO E DESTE DÉFICIT DEMOCRÁTICO A TODOS OS NÍVEIS? Ah! Desculpem-me se me enganei. Isto afinal é a República das Bananas e não o país que me viu nascer. Peço perdão a todos os que ainda continuam a querer votar PS. Mil perdões pelo engano.
Março 2, 2008 at 12:03 am
Não sou, nunca serei simpatizante do Bloco de Esquerda. Há valores que defendem dos quais discordo completamente. Também não partilho da filosofia (em muito) da FNEPROF
Todavia tenho que aplaudir o discurso da deputada do Bloco de Esquerda na sua verdade, consistência, profundidade, clareza e frontalidade. É destas mulheres, deste tipo de deputados que o País precisa.
Quanto à ministra e ao srº. que está ao seu lado somente dois pequenos comentários:
– Venham trabalhar comigo na EB1 Bracara Augusta-Palmeira Braga uma semana, em contexto de sala de aula. Aí talvez começam a perceber mais sobre o que é educação!
– Nos seus rostos está patente a intolerância, o desprezo pela opinião do outro, a arrogância!
Mais palavras para quê!?
Março 2, 2008 at 10:24 am
Adorei ouvi-la falar,…..
Também gostava de ouvir a resposta da Srª Ministra, mas também sei que, quer o que tenha dito, não deve ter, mais uma vez, dito nada de interessante.
Enfim, a luta continua.
Março 2, 2008 at 10:49 am
Nesta luta entre (ZECOS) e (zitos)temos de ser mais fortes e apelar ao nosso Manuel Alegr(ÃO) que continue com o seu movimento dentro do parlamento, votando em oposição às políticas desses ministro(zitos).
Julgo ser uma opção de aliança com as palavras que ouvimos da Ana Drago e o rumo para a vitória.
Concordam?
Março 2, 2008 at 10:57 am
Nesta luta entre (ZECOS) e (zitos)temos de ser mais fortes e apelar ao nosso Manuel Alegr(ÃO) que continue com o seu movimento dentro do parlamento, votando em oposição às políticas desses ministro(zitos).
Julgo ser uma opção de aliança com as palavras que ouvimos da Ana Drago e o rumo para a vitória.
A sociedade já não é o que era quando foi implementado o actual sistema de ensino, dessa forma enquanto sistema tem que estabelacer novas relações, mas democráticas.
Concordam?
Março 2, 2008 at 11:57 am
Todos falam de protestar contra o novo regime de avaliação de professores… poucos explicam aos cidadãos deste paìs a razão de tal revolta. Este novo regime de avaliação tem diversos pontos ultrajantes que revelam o total desrespeito pelo papel do professor. Será que os jornalistas já leram e analisaram os pontos que constam da avaliação? Será que sabem que os professores vão ser responsabilizados pelas faltas dos alunos e pelo abandono escolar? Pensei eu ( que não devo perceber nada disto) que os pais são os responsáveis pelas faltas dos seus filhos e que quando uma criança “decide” abandonar a escola…não o faz sem o conhecimento e apoio de seus pais. Então, como posso eu ser responsabilizado por uma decisão que não me compete? Hoje em dia, já todas as escolas enviam regularmente os registos de faltas aos Encarregados de Educação, telefonam quando não existe resposta e convocam para reuniões para evitar o abandono escolar. Em muitas escolas, depois de diversos contactos sem resposta, existem professores que pegam nos seus carros e, às suas custas, vão a casa dos pais problemáticos- sim porque também existem- e são “corridos” com insultos porque andam sempre a chatear.
Março 2, 2008 at 12:00 pm
PS: Comentário anterior não é meu foi adicionao para divulgação e opinião….
Março 2, 2008 at 6:41 pm
Parabéns à Ana Drago pela forma eloquente como manifestou a sua indignação com esta “espécie” de reforma da Mª de Lurdes e seus muchachos. Atenção que o “trio” está a ganhar reforços…um é o Valentão de Gondomar e o outro é o vaidoso Emplastro Albino Almeida que não desiste de atingir os seus objectivos pessoais à custa dos pais que diz representar!
Março 2, 2008 at 8:05 pm
Como professor não da área da senhora deputada do Bloco mas e apenas da área da Matemática e do Norte, era hábito ouvir da boca dos mais velhos a seguinte expressão:”quem assim fala não é gago”, isto para dizer que a Senhora ministra devia ouvir mais os outros, em especial aqueles que estão no ensino provavelmente há tantos anos ou mais do que a Senhora ministra.Assim sendo, seria de bom tom tambem saber ouvir os outros,saber ler os outros que não só os da nossa cor política.
Março 2, 2008 at 10:30 pm
Embora não parilhe dos mesmos ideais aqui deixo expressa a minha simpatia pela deputada Ana Drago que se manifesta sempre de forma frontal, clara, consistente e contundente quando se trata de assuntos sobre os quais todos teimam em opinar,mesmo aqueles ,como a Senhora Ministra, de nada percebem. E..já agora, ainda bem que a referida senhora não é loira porque senão eu juro que pintava o meu…
Março 2, 2008 at 11:51 pm
Grande Ana Drago!!
Março 2, 2008 at 11:57 pm
Arrebatadora, Brilhante, Contundente, Crítica, Clara, Concisa, Consciente, dominou…Parabéns à deputada Ana Drago que merecia estar no governo com o pelouro da Educação. Talvez Portugal caminhasse para a Europa com gente assim…
Março 3, 2008 at 12:10 pm
Restantes funcionários publicos deveriam ter sindicatos a altura, ponderá o rocesso de avaliação e terem a coragem dos professores. Vai ser uma pouca vergonha, os funcionários a promover (5%) serão as secretários e os mais directos com o poder
Março 3, 2008 at 3:01 pm
Bravo! De vez em quando sabe bem ouvir falar assim. Parece-me que, no entanto a Senhora Ministra, sisuda, Valter Lemos, inquieto e restante equipa de trabalho, devem mesmo, no seu acesso autista diário, padecer de TPE (traumas pós escolaridade) agravado pela falta de horas de sono (este pessoal nem deve ir à cama!): não ouvem ninguém, não respondem a ninguém, vivem num mundo lá para trás do sol nascente e poente (que ninguém sabe onde é, mas não é neste país) e, pior de tudo, onde põem o dedo estragam. Helo! Os outros existem, Senhora Ministra! Estamos aqui, sempre estivémos. Ponha lá o homem do talho a governar e a avaliar o homem dos cosméticos. Lá porque o homem dos cosméticos também come carne, ou o homem do talho de vez em quando usa um creme qualquer na cara, isso não quer dizer batatas! Em que escola a Senhora Ministra aprendeu o raciocínio lógico? Irra, que já chateia.
Março 3, 2008 at 3:52 pm
COMO TENHO MAIS OU MENOS A IDADE DA SÔRA MENISTRA, ENTENDO PERFEITAMENTE O SEU PROBLEMA. TAMBÉM SOU VETUSTO, BASTANTE ANALFABRUTO,ETC.ETC.ETC……………… mas sou diferente numa única coisa. Tenho três filhos com menos de 10 anos e gostava que eles fossem ensinados na escola a serem melhores que aquilo que nós somos, sôra menistra. Venha comigo plantar batatas e deixe ensinar quem sabe, tá?!
Março 3, 2008 at 3:58 pm
Ganda Bloco !
e tu: devias ser ao menos das redondezas do Bloco ó meu……..
Afinal gostas do que eles dizem mas acobardas-te no medo de ser esquderdista:
Facho !
Março 3, 2008 at 6:22 pm
Desenganem-se meus senhores e minhas senhoras. Hoje em dia e mais do que nunca em tempo algum é fácil obter-se uma licenciatura,em Portugal, contudo, há licenciaturas e licenciaturas. Há licenciaturas tiradas nas Universidades Públicas e privadas devidamente reconhecidas,mas há por aí umas universidadezecas que apenas se mantêm abertas no intuito do lucro e pouco ou quase nada no investimento na devida formação. Quantos cursos ministrados onde pouco mais se aprende que num curso secundário, onde não é necessário frequentar as aulas, bastando pagar as propinas e levantar o diploma ao fim dos três ou quatro anos de curso, como as recentes notícias daqueles que não foram capazes de tirar uma licenciatura e de um momento para o outro aparecem devidamente diplomados?
Ser professor não é fácil.Requer muito trabalho. Requer muitas horas de planeamento para que no dia seguinte não seja apenas o aluno mais antigo da turma, o mestre ou um simples educador. Preparar as aulas em casa,ou na biblioteca é porque a escola não lhes dá condições ideais de trabalho. A vocação da ME ou o Governo,é estar a enganar os pais e os educandos, num méro desperdício de palavreado dactilografado, quando o deveria fazer com o devido equipamento inserido nos respectivos sectores de ensinamento. A escola precisa da acção dos professores e essa acção está comprimida na preparação diária das suas aulas e não em relatórios de objectivos que não passam mais do que meros relatórios.Há que desenvolver mais este País mas com classe qualificada e não previligiada
Março 3, 2008 at 11:00 pm
Epá, ha e tale, a Cenoura Sinistra devia tar com as hemorodes a arrebentar, e seu colega de carteira nao lhe ficava atraz. Aquilo tava bem mexido, a ministra devia de ponderar uma carreira dedicada a dançar o tango com o sô Lemos.
Março 3, 2008 at 11:34 pm
É pena que a oposição, os analistas, o PR e muito do público em geral, só agora tenham visto o que todos os professores há muito que já estavam a prever. Especialmente o Bloco de Esquerda, que gosta muito de andar com PC e PS no regaço. Agorá é fácil dizer aquilo, mas eu só admiro quem o disse na altura certa e com a coragem certa, numa altura em que dizer aquilo dava um processo disciplinar.
Março 4, 2008 at 2:01 pm
Sem dúvida foi uma das melhores análises que já ouvi desde que toda esta polémica “educativa” começou.
Contudo gostava de deixar aqui uma nota sobre esta polémica: no que toca à avaliação: SEMPRE os professores foram avaliados.O método não era justo?Não, não era mas a culpa não era dos professores, mas sim da entidades que faziam essa avaliação.Qualquer que fosse o trabalho descrito no famoso Relatório de Reflexão Crítica, era avaliado de Satisfaz… será que todos os professores tinha feito o mesmo trabalho?Tido a mesma turma e os ,mesmos alunos?No mesmo local?Não me parece….portanto, não me parece que fossemos todos prof. de satisfaz!
Autonomia das escolas!!! Autonomia das cunhas querem eles dizer!Como professora contratada, tenho concorrido às famosas ofertas de escola, onde os critérios são os mais “estupidos” que existem. Algumas escolas só lhes falta por “cor dos olhos” “e ser amigo de fulano tal”. E outra coisa acho que todos temos direito ao trabalho independentemente do sítio onde moramos…portanto critérios como: proximidade do local de trabalho à residência” é RIDÍCULO.Eu quero trabalhar, seja onde for e não tenho culpa de ter nascido em Trás os Montes (onde ñ há vagas para profs..)Extracurriculares…isso é uma nova empresa k toma conda das criancinhas que os pais não querem aturar em casa?Sim, é. Não passa disso mesmo…trabalho escravo que professores licenciados (e outros que nada tem a haver com o ensino e nem sabem o que isso é) fazem, sem o minimo de condições,a apoio ou material…
Educação especial…50 h Sr Ministra…ñão goze com a cara dos professores, dos pais e sobretudo das crianças, que infelizmente têm necessidade dele…isso devia ter sido o tempo que a Senhora teve para “estudar” o Ministério da Educação antes de ter aceite a pasta…e o resultado está à vista…
Março 4, 2008 at 10:09 pm
Realmente, só faltou falar de uma coisa que anda esquecida de muita gente….
A prova de acesso à carreira que nos querem obrigar a fazer mesmo quem já lecciona, como é o caso dos contratados que depois de anos a “tapar buracos” nas escolas, poderão agora já não servir para leccionar.
Março 4, 2008 at 10:30 pm
Eu também votei Sócrates… acho que irei votar BE nem que seja só pela brava pequenita!!!
Março 4, 2008 at 10:31 pm
Bravo, Vozes como estas são precisas neste país de loucos, onde o bom senso deu lugar à anarquia mais absoluta. Nunca fui BE, mas vou votar desta vez, sem dúvida. Estou farta dos políticos e das politiquices. Vamos dar voz a esta grande mulher! Quem raciocina assim, com esta clareza e verbaliza da mesma maneira, só pode ser alguém… Não um Engenheireco de meia tigela, “videirinho”, que nunca trabalhou e que até o curso que NÃO tem é de ” mentirinha”. E o país deixa e não se mexe. Onde está o POVO empreendedor e corajoso que atravessou os mares em cascas de nozes e ” deu novos mundos ao mundo”?
Sou professora, alguém me arranja um emprego onde não tenha que aturar marginais e respectivos EE vivendo do Rendimento mínimo? Isto é, à nossa custa!!!
Tirem-me deste país, quero emigrar.
Março 4, 2008 at 10:35 pm
Tem piada
Nunca ouvi, nem li
nenhum professor a fazer estas questões a ministra.
Só os vi a correr, para ver se tinham direito a dinheiro das aulas de substituição.
Março 5, 2008 at 1:15 am
POis tem andado um pouco distraído, senhor «bloquista». O que a Ana Drago fez foi utilizar a oportunidade (que os professores não têm) de estar ali, naquela comissão, e colocar as questões pertinentes que a maioria dos professores gostaria de ter colocado. A deputada mostra estar bem informada, o que não acontece com a maioria dos articulistas e «bota-faladuras» que por aí há aos pontapés.
Março 5, 2008 at 2:02 am
Antes de mais o problema dos professores, não é de hoje nem de ontem. O problema começa em haver (ainda os há e aos magotes), professores cuja qualificação não é nem comparável ao um 12º ano, muitos dos quais ainda compraram uma licenciatura para desta forma estarem aptos a atingirem o tão desejado último escalão de carreira e obter um rendimento na casa dos 2000/2500 euros, valor que auferirão até ao fim dos seus dias, já um desgraçado, que em horas trabalhadas teria duas ou três carreiras de docente, a aturar patrões que mal o AEIOU sabem dizer, constantemente sob pressão e sob ameaça de despedimento, a trabalhar 8 ou mais horas diárias, a ver os seus direitos vilipendiados todos os dias, para no final do mês receberem uns míseros 600 ou 700 e erguer as mãos aos céus por ter chegado o fim do mês e ter tido a possibilidade de ver a cor do pouco dinheiro. A classe dos professores é estupidamente bem paga durante toda a vida me habituei a ver os professores com 2 ou 3 meses de férias, em que iam à escola, quando iam, dizer presente entrando pela porta da frente e acto contínuo saindo pela das traseiras. Não votei PS não votarei PS (pelo discurso completamente mentiroso do Sócrates), mas verdade seja dita, já estava na hora de alguém pôr os professores a trabalharem um pouco. Não concordo com tudo o que é feito nesta área, mas muita coisa está a ser feita e bem feita. Só se vêem as manifestações porque estão a mexer com os vícios instalados. PS: Sou licenciado, não sou professor, mas gostava de ser, e nesse caso também me sentiria ultrajado por estar habituado a nada fazer e a ser muito bem remunerado por isso, e de um momento para o outro aparecerem uns badamecos a quererem pôr-me a fazer algo. Um mês a trabalhar no privado e depressa aceitariam o que está a ser feito. A Ana Drago é um pedaço de mulher a todos os niveis..
Março 5, 2008 at 4:29 pm
Após o esquecimento dos casos fracturantes temos assistido a um bloco de esquerda cada vez mais responsável. Perante o afastamento do PSD e do PS do espaço da social democracia, parece-me que estes moços bem cheirosos podem vir a ocupar o espaço deixado vago pelos que só seguem o apelo do dinheiro. Uma opção de voto a ponderar. Quanto à Ana Drago parabéns pela intervenção. Pena ter estado doente na sessão do Parlamento Jovem em Portalegre. Teria sido um bom momento para os meus alunos. Parabéns a todos os que mantêm uma coluna vertebral digna.
Março 5, 2008 at 7:12 pm
Não há dúvida que quem sabe, sabe e quem assim fala não é ignorante e está seguro do que diz.
É pena haver tão poucos deputadas(os) como esta
Março 6, 2008 at 12:53 am
Sr. Francisco, diga lá onde aprendeu que os professores têm 3 meses de férias? E que ganham bem? E que nada fazem? Pois bem, sou professora há quase 20 anos. Ganho perto de 1200 euros, quando os ganho, trabalho todos os dias, e chego a casa e continuo a trabalhar para a escola até às 2 e 3 da matina. Tenho 22 dias de férias, isto se não faltar, A cada falta que dou (porque os profs tambem são gente que adoece e tem filhos menores para cuidar) é menos um dia de férias. Em que país o senhor vive? Inveja o salário, o período de férias? E do trabalho não tem inveja? Das férias em reuniões, isto é, em trabalho sempre, não tem inveja? Do stress que é enfrentar de 45 em 45 minutos grupos de adolescentes diferentes, também não tem inveja? Da aflição que é motivá-los para serem alguém e não ser capaz de fazer melhor e sair frustrado, não tem inveja? Irra que já chateia tanta ignorância sobre a classe docente. Todos falam como se percebessem. Mas o certo é que apenas sabem da memoria que têm dos bancos da escola. E isso não é o mesmo que perceber de ducação. Se o homem do talho agora saltasse para o avaliar no seu serviço, gostava? Lá porque o senhor pode comer carne, isso não dá direito ao homem do talho de o governar e avaliar. Ou dá? Aprenda a pensar antes de sair por aí.
Março 6, 2008 at 11:52 am
Este não é caso único. Pesquisem no youtube e encontram mais preciosidades. Nunca fui do BE mas esta senhora bate aos pontos muito deputado do centralão. Sabe o que diz porque faz (bem) o trabalho de casa, ao contrário de muito charlatão que coça o cu pelas bancadas de S. Bento. Grande mulher!
Março 6, 2008 at 7:00 pm
Grande intervenção. Só faltou referir uma pequena grande coisa: quando o país fizer as contas ao papel gasto em tanto decreto para cá, decreto para lá; ao papel gasto em tanta grelha para cá, tanta grelha para lá, tudo muito bem multiplicadinho pelas inúmeras escolas existentes, vai deitar as mãos à cabeça. Ai vai, vai. E vai ter um colapso. Tal como as árvores.
Irra, que já não posso ver tanto papel à minha frente. Nem eu, nem a maioria dos colegas. Sempre aprendi que atafulhar os alunos de informação era contraproducente. Atafulhar o país de (des)informação é obra.
Olhem, eu por acaso fui avaliada, num exame escrito e oral, instituído pelo Ministério, para passar do 7º para o 8º Escalão. Para não falar de outras avaliações. O qual, exame, me sacrificou 15 dias do meu mês de férias. Onde é que o outro senhor foi buscar os 3 meses?!
Por acaso a minha filha, que é licenciada, e ganha bastante mal, diga-se, nem quer ouvir falar em ir para o ensino. Por que será?
Março 6, 2008 at 7:38 pm
..Fiquei deveras triste com a maneira de se tratam os políticos…Que País triste é o nosso!!! Será que… (ASSOCIAÇÕES,SINDICATOS,PARTIDOS,) pensam no POVÃO?… Duvido…É só política…porque, quando para lá…(pró,governo) fazem ainda pior, ou… igual.Vamos é trabalhar. Mais e melhor.Vamos aceitar as reformas… senão, estaremos no futuro todos de “TANGA”…OK?
Março 6, 2008 at 7:47 pm
…corrigir” tratarem”….”vão”
…E acrescento ainda, depois desta correcção:
-Não pertenço a nehum partido. Respeito e respeitarei sempre quem governar. Se assim não fosse, teria que apresentar “projecto”…E não sei.Por isso, deixai governar quem ganhou as eleiçoes…e sabe fazê – lo…Saúde da boa.
Março 6, 2008 at 10:07 pm
E (simplesmente) Maria se quem ganhou as eleições, 3 anos depois mostra que não sabe governar? Vai continuar um ano mais a errar e a prejudicar o país e todos os portugueses, enquanto eles “se governam”?
Boa saúde.
Março 6, 2008 at 10:27 pm
Adorei…
Sim senhor… “com elas bem no sítio”!!!
Eu que até sou anti partidária reconheço muito mérito nesta exposição das principais ideias que revoltam qualquer professor.
Parabéns Sra Ana Drago, em nome de muitos professores deste País…
Março 6, 2008 at 10:28 pm
És a Sandra Costa que está em Serpa?
Março 7, 2008 at 12:05 am
Não vou aqui entrar em mais discussões sobre o modelo de avaliação agora imposto ou a altura do ano lectivo em que o querem implementar… já muito se disse sobre isso, embora muitas vezes sem conhecimento de causa. Queria apenas responder ao Sr. que ae intitula Francisco, pois foi a sua intervenção que verdadeiramente me chocou. Passo a explicar: 1º – 3 meses de férias? Sr. Francisco sou professora há 21 anos. Em 21 anos houve 3 anos em que consegui gozar 21 dias de férias. Os restantes anos tive que fazer horários, estar no secretariado de exames, fazer estatísticas. Por essa razão sobravam-me, em média, 10 a 14 dias de férias. Acha muito? 2º – Os professores iam à escola quando iam? Sabe o Sr. que cada vez que um professor falta é-lhe retirado 1 dia de férias? Sabe o Sr. que, contrariamente a qualquer outra profissão, os professores picam o ponto de 45 em 45 minutos? Não me parece que saiba. 3º Sr. Francisco os professores, por mais incrível que lhe pareça, são seres humanos. E já agora, há 6 anos tive cancro e não deixei de trabalhar. Tenho uma incapacidade 80% e continuo a trabalhar tanto ou mais do que os outros. Acha portanto que não fazemos nada? Por acaso o Sr. tem filhos? E se tem, quantas vezes vai por ano à escola que eles frequentam? Quanto tempo lá passa para poder dizer que os professores entram pela porta da frente para de seguida sairem pela porta de trás? 4º – Não fazemos nada! Bem, às vezes até me apetecia, depois de entrar às 8h da manhã e sair às 18h, conseguir ter 1 hora para estar com o meu filho a fazer o meu papel de mãe. Mas sabe, é que depois das 18h ainda tenho que comprar comida, fazer o jantar e tratar da casa (como qualquer outra pessoa), e de seguida sento-me na sala a preparar aulas, a corrigir trabalhos, a procurar materiais, a fazer testes, a preencher os relatórios e as grelhas que temos de preencher sistematicamente, a escrever cartas para os pais, a contar faltas e fazer mais relatórios… faça as contas e veja lá se eu não trabalho. Que eu saiba, a esmagadora maioria das pessoas quando deixa o seu local de trabalho dedica-se à sua vida própria. Concluo, portanto, que os professores não devem ter vida própria, não devem ser pais (porque não têm oportunidade para o ser), e mais valia serem logo à partida apelidados de missionários. Assim, ao menos, não teríamos a veleidade de pensar que até podemos ter direito a uma vida normal.
Março 7, 2008 at 1:16 am
1º Disse quem me lembrava de os professores terem meses de férias, e lembro. Felizmente já não é assim, pelo menos na grande maioria dos casos; 2º Digam-me um único professor que me prove que com 20 anos de carreira docente ganhe 1200€ esse ordenado tem uma amiga com 5 anos de docência, (não pensem que estão a falar para um retardado; 3º Preparar aulas?? Até às duas da manhã??? quantas vezes isso aconteceu em toda a carreira de docência, nenhuma apostaria??? 4º Eu tenho vida, e no entanto trabalho 9 horas por dia com 30 minutos para almoçar, com que direito me vem alguém, que com 5 horas diárias de docência, falar que trabalha muito??? 5º e último, ser professor é o pior dos empregos? é mal remunerado? trabalha-se demais? demitam-se!!!! há milhares de pessoas a querer sê-lo, ninguém as(os) obriga a sê-lo, mas convençam-se duma coisa a selva que é a vida do comum mortal comia-vos num ápice. PS: em toda a minha vida de estudante foram dezenas os professores que tive, pudera eu avaliar todos eles e apenas 4 ou 5 teriam uma avaliação positiva. Sócrates em feito muita porcaria, mentido, etc, mas está a pôr uma classe altamente privilegiada a trabalhar, será que vai ter a coragem de fazer o mesmo com os médicos, que acumulam serviço no sector público com o sector privado, sendo que no primeiro não respeitam nada nem ninguém??? Haja coragem…
Março 7, 2008 at 1:32 am
Sr Francisco, não diga disparetes! Tem filhos? É o senhor que o ensina a expressar-se livremente, de forma crítica e reflexiva na Língua Materna? E em línguas estrangeiras? É o sr que lhe ensina a calcular a área do chão do quarto (por exemplo) que quer remodelar? E será que foi o sr que lhe ensinou que D. Afonso Henriques foi o 1º rei de Portugal? Que o rio Douro nasce na serra de Urbion? Que a falta de vitamina D causa raquitismo? Que há que ouvir, saber ouvir, respeitar as opiniões dos demais…? É o senhor que contribui diariamente para a sua formação e desenvolvimento plenos? Com tantas horas de trabalho tem tempo para tanto? Já agora, é o senhor que lhe diz para não mandar coisas pelo ar, para descarregar o autoclismo e lavar as maõs quando vai à casa de banho? Para respeitar os seus colegas, professores e auxiliares? Então deixe que lhe diga: além de ser um grande pai, é um grande mestre, isto é, um grande professor! Ah… e dá-lhe atenção e carinho? Mesmo quando ele é, digamos, “chatinho”? Se não está bem com a sua profissão e com as horas que trabalha, concorra para professor!
Março 7, 2008 at 1:35 am
E muito mais há pra dizer! Mas estou a corrigir testes, veja lá! Quer ver que sou irresponsável por estar a corrigir testes e dar aqui umas escapadinhas? Já agora, o sr faz o quê? Tira o pó das teclas do pc e do comando da TV? Se calhar está ainda a estudar com o seu filho para o teste que vai ter amanhã!!! Deixa-me rir!
Março 7, 2008 at 1:38 am
De há uns anos a esta parte, tenho votado BE. Sinto-me recompensada.
Só uma nota: que ninguém mais se lembre de colocar nas mãos de ninguém maiorias absolutas! Os resultados (desatrosos) estão à vista, não é?
Março 7, 2008 at 3:33 am
Estou a 100% com a ministra. è a Lógica contar a ignorância a preguiça e apequenez
Março 7, 2008 at 3:53 am
Gostei de ouvir a Ana drago. Boas perguntas, bom discurso. Também gostaria de ouvir a resposta da ME. Ou talvez não, porque o disco parece riscado. Agora a ministra merece os parabéns do chefe: diminui as despesas do ME e melhora as estatísticas. Vivam as contas de merceeiro que é isso que andam a fazer em lugar de olhar mais longe.
Uma abraço a todos e parabéns por este Blog
Março 7, 2008 at 9:25 am
AO Sr. Nunca votei no PS: você não deve saber muito sobre ensino e educação em Portugal, pois não? Nem sobre ser-se docente, não será? É que quando culpa os professores pela falta de exigência e quando refere que os alunos não chumbam por faltas, saiba, caro senhor, que não são os professores quem faz as regras assim. Pois é, são os estúpidos que temos no governo! Culpe quem deve culpar e não os desgraçados que se limitam a ter de cumprir regras sem qualquer lógica nem responsabilidade que lhes são impostas.
Seu ignorante de limites universais (para não lhe chamar outros nomes que estou a pensar)
Março 7, 2008 at 11:39 am
Eu nunca pensei que esta senhora (Ana Drago), um dia viesse parar ao meu lado da barricada. Temos grandes diferenças políticas e o facto de estarmos de acordo aqui, para mim, é sinal do escandaloso autismo de que este ministério sofre.
Março 7, 2008 at 3:16 pm
“…Digam-me um único professor que me prove que com 20 anos de carreira docente ganhe 1200€ esse ordenado tem uma amiga com 5 anos de docência, (não pensem que estão a falar para um retardado…” Não, Sr. Francisco, não estamos a falar para um retardado, mas para uma pessoa muito mal informada acerca dos ordenados dos professores e de todos os factores de que dependem. Tenho sete anos SUCESSIVOS E COMPLETOS de serviço(estou actualmente no oitavo)e ganho bem menos de 1200 eur. Já questionou a sua amiga sobre isso?
“…demitam-se!!!! há milhares de pessoas a querer sê-lo, ninguém as(os) obriga a sê-lo, mas convençam-se duma coisa a selva que é a vida do comum mortal comia-vos num ápice…” Tem toda a razão, Sr. Francisco: não conseguimos ser simplesmente o comum dos mortais, dado o esforço sobre-humano que temos que fazer muitas vezes para concretizar tantas exigências… Já quase somos super-homens e super-mulheres. E mais, Sr. Francisco, somos tão obrigados a ter a profissão que temos como o senhor é obrigado a ter a sua. Esse tipo de argumento revela a falta de argumentos de cidadãos muito mal informados. Bom fim-de-semana, Sr. Francisco, e as maiores felicidades.
Março 7, 2008 at 11:58 pm
Subscrevo 99% da sua opinião.Poucos ou nenhuns professores conheceram outro patrão , além do estado.Conseguiram emprego sem avaliação, apenas entregaram um impresso na secretaria e foram chamados. Deviam estar contentes por ser criado um filtro que permita separar o trigo do joio,dentro da classe.A incompetencia tem sido ao longo dos anos sempre dos políticos, e estes professores parece que até nem lá estiveram.Muitos morreriam de fome, se os outros , incultos,ignorantes, e obtusos,não produzissem para o Estado lhes pagar.Eles esquecem que são pagos para serem cultos, e armazenar conhecimentos para os transmitir, SÓ ISSO.Façam da Ana Drago a vossa padroeira…que bom é ouvir o que gostamos, de alguem que nunca está comprometido com decisões de governo.
Aproveitem o apoio do Luis de Gaia , e desafiem o povo a demonstrar solidariedade convosco, de forma visível.Deixem de armar sempre em vítimas, aceitem a avaliação;quem não deve não teme.Não deitem terra para os olhos dos outros, se estão a corrigir testes às 3 da manhã, é porque durante o dia estão a dar explicações aos alunos que as vossas colegas vos enviam “à comissão”.Durante a minha vida escolar , conheci uns trinta docentes, muitos prof’s e apenas meia dúzia de PROFESSORES, que eram dignos desse nome, e certamente nada terão a temer se ainda estiverem no activo.Olhem para o resto do POVO, o tal que vos sustenta.
Março 8, 2008 at 12:05 am
Filomena, pessoas como o sr. Francisco fazem-me lembrar alguns dirigentes de futebol que também se acham no direito de opinar sobre educação quando não fazem a mínima ideia do que estão a falar, e sabe Deus o que por lá vai, para não ser mais específico, mas toda a gente acha que percebe do assunto…faço minhas as tuas palavras pois tens toda a razão; só quero acrescentar e dizer que não tenho medo da avaliação; pois já ando a ser avaliado há 20 anos, a última vez, numa defesa de tese de mestrado por um júri na Universidade do Minho, muita gente não sabe o que isso significa, por isso não aceito que me entre pela sala dentro qualquer pessoa sem formação e ou muito pior de outra área. E além disso a avaliação dos professores é uma falsa questão, só serve para desviar as atenções, como a autonomia, a gestão, estatuto da carreira docente,congelamento das carreiras, professores e não professores, estatuto do aluno etc, etc mas tudo isto por uma questão de números e euros. Mas acho engraçado, que foram (re)construidos 7 estádios de futebol onde se gastaram milhões, e agora estão ás moscas, e ninguém se importou, e nas escolas não há papel para fotocópias, ratos nas escolas, e salas a funcionarem em pré fabricados, professores a pagarem três casas, mulheres e filhos separados dos maridos, instabilidade para constituir familia, enfim… e muito mais haveria para apontar, mas acham bem que sejam os professores a pagar a factura…realmente este país…
A Ana Drago é uma mulher e “peras” essa sim deveria ir para ministra da educação…
Março 8, 2008 at 12:37 am
Decidi apresentar a minha “ficha” para evitar confusões:
Tenho 54 anos , sempre fui avaliado , até para ter acesso ao ensino secundário tive que prestar provas de admissão ao liceu. Na adolescência, apenas tive direito a uma “licenciatura” do secundário, e em adulto o secundário complementar.Ao que vejo por aí,em muitos licenciados(que até podem ser professores) sinto-me muito feliz.
Tenho família e amigos (antigos colegas) que enveredaram pelo ensino, e com quem falo olhos nos olhos sobre estes problemas. Tenho filhos a concluir licenciaturas, portanto a minha opinião não assenta em nenhum trauma dos bancos da escola.Moro numa cidade onde há escolas problemáticas.
Março 8, 2008 at 11:21 am
grande mulher…!
MAG
Março 9, 2008 at 2:46 am
O Futuro de um país passa pela Educação. Acredito que se os professores forem hoje os «grandes prejudicados e vítimas de injustiças de políticas incoerentes feitas de forma violenta», será no futuro que toda a sociedade pagará um preço muito elevado. Prezo muito a honestidade e o respeito pelo próximo… e sinto-me triste por constactar que em Portugal existem pessoas tão ignorantes…e tão contra «um futuro melhor». Violência gera violência… ignorância gera ignorância…infelizmente já há muito que sonho uma sociedade melhor…não temo uma avaliação! Temo a injustiça…os conflitos ….a inveja e todos os sentimentos negativos inerentes à competição injusta; imposta pela autoridade governamental do país. Felizmente que «amo» os meus alunos como se fossem meus filhos e é só neles que confio… são sementes…de um futuro! Que Deus dê bondade e sabedoria a todos!
Março 9, 2008 at 7:46 pm
Foi pena não haver tempo para falar no facto de se ingressar no ensino superior sem qualquer nível de instrução. Isto é uma vergonha. Veja-se como se entra na Lusíada, no Ismai e até na Católica…. Vão ser estes os n/ futuros licenciados.
Veja-se como são os programas dos CEFA, em que ingressam alunos que mal sabem ler e escrever.
A Srª Ministra diz que os professores não entenderam o que se pretende com o modelo que quer aplicar, sobre avaliação. Será que estamos perante 100 ou 150000 professores incompetentes e perante uma “iluminada” Ministr! É uma vergonha! Construa-se a casa com alicerces e não começando pelo telhado.
Dê-se formação aos pais para que nos ajudem a formar melhores alunos. Veja-se quantos pais em cada uma das escolas estão a participar na vida da escola. Que tempo dedicam à educação dos seus filhos? Estes quando chegam até nós já trazem imensos “vícios”. Está impossível o ensino. Seremos nós professores os responsáveis pela violência e pelo desrespeito e falta de autoridade que se está a verificar nas escolas ou será o Ministério da Educação?
Parabéns e força para continuar.
MJosé Rocha
Março 10, 2008 at 12:43 am
Uma outra coisa que já me esquecia de mencionar, não será esta contestação toda um reflexo da decisão do governo de colocar profissionais qualificados para tal (Gestores) a gerirem as escolas e os seus recursos, humanos e não só? Retirando um lugar a milhares de professores espalhados pelo país nestas funções para as quais não têm a menor qualificação??? (Pelo menos a grande maioria). Quanto mais vejo e oiço as reclamações dos professores, maior é a minha vontade de votar Sócrates nem que seja para pôr os meninos mimados ao nivel de qualquer trabalhador. Quanto à educação que dão aos nossos filhos, não fazem mais do que aquilo a que são obrigados, e pela sociedade que se vê desenvolver com as gerações mais novas bem podemos fazer uma avaliação ao vosso trabalho e à vossa competência, que não ultrapassa o mediocre. Trabalhem mais e melhor, em vez de exigirem mundos e fundos pelo pouco que fazem. Ps: nunca se esqueçam que sou eu e os milhões que trabalhamos no privado que vos proporcionam a vida que têm, que comparada com a grande maioria deste país é de milionário.
Março 10, 2008 at 1:46 pm
A Educação dos alunos começa em casa com a família e não nas escolas!
Março 10, 2008 at 10:37 pm
Será possível que esta pessoazinha escreveu mesmo que a “educação que dão aos nossos filhos, não fazem mais do que aquilo a que são obrigados”???
Então os pais fazem o quê? Que estranho….
Março 10, 2008 at 11:45 pm
Realmente, não fiz ainda outra coisa senão rir com as ignorâncias do Sr. Francisco… Colegas, não desperdicem o vosso tempo com pessoas que não alcançaram ainda o nosso patamar de entendimento sobre a educação.. porque afinal os professores são quadros superiores da educação.
Que mania esta, de todos quererem discutir sobre educação como se realmente entendessem alguma coisa sobre a mesma?!
Sr. Francisco, vá la trabalhar naquilo que faz e que lhe causa tanta frustação e deixe as discussões sobre educação para quem sabe..
E já agora… mude de emprego. Talvez assim sinta alguma felicidade e deixe os outros em paz.
Por último, eu tenho 6 anos de serviço e ganho 1061€. A sua amiga é uma sortuda, hein!
Março 11, 2008 at 4:46 am
Aos pacientes comentadores que têm argumentado com o Francisco, lembro a minha regra número 8 para a interacção nos blogues:
– Nunca se deve discutir com um idiota, porque ele é um especialista e ganha sempre.
(Declaração de desinteresses: Não sou professor, mas estou sempre a ensinar e a aprender)
Março 11, 2008 at 12:34 pm
Apenas quero expressar a minha indignação às infundamentadas acusações feitas aos professores.
Tenho muito respeito pelos professores, eu também já fui aluno, tive bons e maus professores, lembro-me de pensar (em miudo) que o professor terá de estudar para toda a vida, terá de carregar a responsabilidade de formar cidadãos durante toda a sua vida e fingir que são pais.
Esta classe terá a compreensão e a solidareidade dos cidadãos em geral, é importante devolver essa confiança.
É necessário que pessoas como eu e senhor façam parte da solução e não do problema, e tentar contribuir para estes e outros problemas…
Pena ter a idade que tem e ainda não ter esta atitude na vida, espero que os seus filhos sejam mais bem formados e informados…
Março 11, 2008 at 12:47 pm
Bem….está tudo dito…
Mas sem dúvida,falta a resposta,mas também já todos nós a adivinhamos,pois tal como no “Prós e Contras”, a Ministra tem arte para fugir às questõe que são realmente importantes esclarecer,e para as quais não tem ou nãi importa responder(deve ter sido nissso que ela se especializou…).
Lamnetável o que está a acontecer no nosso país…
E mais uma vez, a respostas do Primeiro Ministro e a da ministra, após a maior manifestação de sempre de professores, e não será por acaso, foi a da arrogância e prepotência, que é o que eles sabem ser melhor…Vergonhosoooo!!
Que pena eu tenho dos nossos filhos…
Eles não devem saber o que isso é, se não mostrariam mais sensibilidade!
Março 11, 2008 at 1:09 pm
Plenamente de acordo e mais não digo…. estou no topo da carreira “doente”, sim, doente, porque neste momento já nem sabemos o que somos; se docentes ou doentes….
Com tanta alteração, tanta avaliação, tanto de tudo…., não será melhor pormos os alunos a jogar a batalha naval com os professores e quem ganhar, seguidamente terá que jogar com o ministério…A ver vamos quando quiserem entrar nas benditas universidades e as médias dispararem… Será que todos os alunos são tão desprovidos de inteligência e os seus pais, para petenderem um ensino em que sómente as estatísticas contam? Tantos C.F.S. e P.R.O.F.I.S.! Sabem o que querem dizer estas siglas? Saberá o ministério fazer contas? A educação vem do berço, não se adquire nas escolas que foram programadas para ensinar e não serem meros DEPÓSITOS de CRIANÇAS, ADOLESCENTES e pelos vistos até ADULTOS, com a pretenção da escolaridade obrigatória até ao 12º Ano… MULHER de letra bem GRANDE
Março 11, 2008 at 2:30 pm
Idiotas somos todos que pagamos os nossos impostos atempadamente para que uma cambada de parasitas possa viver bem acima da média do país e bem acima da média da classe homóloga nos restantes países da UE, bem acima da média da homóloga classe dos EUA, e reparem bem estamos em Portugal, um país que não pode sob ponto de vista algum ser comparado a uma França, Inglaterra, Alemanha, EUA, Espanha, qualquer pessoa minimamente entendida em economia sabe que o sector público, deve ser isso mesmo uma fonte de serviços para a população em geral, e não um passeio de vaidades onde, neste caso, os professores desfilam. Salazar volta, e põe estes acéfalos na linha. Cambada de incompetentes. Outra das realidades do ensino português, que aconteceu com um amigo também ele professor: convocaram os sábios professores da escola onde lecciona, uma reunião para determinada hora, à qual compareceu, sendo que meia hora após o programado para inicio, metade dos excelentíssimos senhores professores convocados ainda não haviam comparecido, cerca de uma hora após o horário a que deveriam ter reunido, lá se inicia a reunião com um preâmbulo do superior interesse da educação, nada mais nada menos que telenovelas… até que finalmente um competente e descarado professor teve a lata de forçar o inicio da reunião, não permitindo que o debate sobre quem era afinal o vilão chegasse a um termo consensual. É este o estado das nossas escolas e dessa classe que se apregoa como formadora de homens e mulheres. (Falo para uma maioria, sendo que à minoria de bons profissionais, peço desculpa).
Março 11, 2008 at 2:35 pm
Progressão na carreira apenas com demonstrada competência para o ensino, que não é necessariamente passar todos os alunos, horário de trabalho como todos os trabalhadores, preparar aulas??? preparem-nas na escola, (atenção que o ministério distribui os computadores portáteis pelas escolas, aqueles azulinhos da IBM, foi para trabalharem e não para vocês ou os vossos filhos brincarem), remunerações e benefícios sociais ao nivel da restante classe trabalhadora.
Portugal exige isto a quem nos governa.
O défice também passa e muito por aqui.
Disse.
Março 11, 2008 at 8:19 pm
Para quem quer ter a “boa vida de professor”, com todas as remunerações e benefícios sociais (as quais desconheço…), saiba que pode licenciar-se em um dos vários cursos para o efeito que ainda existem… e no final, desejo-lhe boa sorte para ser colocado (e já nem digo perto de casa e com horário completo!)… E depois vá tentando todos os anos tentar concorrer cada vez para mais perto de casa… e se conseguir, POR FAVOR, diga-me como o conseguiu, porque eu já estou a trabalhar há oito anos a 1000km de casa, longe dos que me são mais queridos… e não tenho qualquer regalia ou benefício social por isso. De cada vez que quero estar com a minha família e colmatar as saudades da minha terra tenho que pagar cerca de 250 eur (sim, fica mais em conta pagar uma viagem de avião, ida e volta, para um país europeu passar férias, do que para a Madeira trabalhar!)… E eu também pago os meus impostos atempadamente… “Cambada de inúteis e acéfalos” são os que não têm mais nada que fazer do que dar opinião sobre o que não sabem. Lamentável… Mas não admira, vindo de alguém que ainda clama por Salazar…
Março 11, 2008 at 9:16 pm
Evidentemente esse senhor francisco deve dra aulas no Pedro Nunes e terb as melhores turmas. eu sou professor no 8º escalão com 22 anos de serviço e ganho 1600 euros!
Qualquer barrabotas de gestor pouco qualificado – público ou privado – ganha mais que isso.
Quanto ao público que o senhor fala lembro-lhe que ainda apouco tempo em Inglaterra o northern rock -banco privado- teve de ser comprado pelo estado para evitar a falência.
Março 12, 2008 at 12:58 am
“Ps: nunca se esqueçam que sou eu e os milhões que trabalhamos no privado que vos proporcionam a vida que têm, que comparada com a grande maioria deste país é de milionário.”
Pois ganham muito certamente devem ser a senhas de gasolina as comissões por aluno na sala de aula e as percentagens dos alunos que estão nas escolas, só para que se saiba os profs recebem por folha, pública aliás, descontam pelo vencimento efectivo, não têm comissões cartões e outros esquemas mais (no privado é só santos coitados!!! )
Quanto ao chegarem a horas à reunião que o seu amigo marcou bem provavelmente ja andaram o dia todo ao toque de uma campainha a aturar os seus filhos e de outros iguais a si, que por causa disso so querem ir para casa e estar com a sua familia e os seus filhos e a reuniao deve ser certamente sobre mais alguma das mariquices que os pais que só sabem reclamar inventam, porque se soubessem não estavam interessados em deixar os filhos na escola à 2ª de manha e passar só por lá a busca-los na sexta a noite.
Sou filho de professores e posso dizer-lhe que por causa disso perdi muitos dias com os meus pais.!!
já agora o que acha se a sua esposa ou mãe seja mandada para o cara… porque simplesmente mandou um aluno desligar o tlm que estava a tocar na hora da aula. deve ser esta a educação que o senhor lhes dá!!! é bonito de ouvir não é!! já agora é professora hà 39,5 anos.
Março 12, 2008 at 1:13 am
– Nunca se deve discutir com um idiota, porque ele é um especialista e ganha sempre.
Francisco, fique lá com a medalha que tanto labuta por conseguir! 😀
Vá lá… deixe o gabinete onde está e vá para professor! Aproveite as novas oportunidades!… assim usufruirá de todas as regalias que eu já tenho!… não é tentador?!… vá lá, aventure-se, homem!
Março 12, 2008 at 4:29 pm
Assunto: TADINHOS
Só para vos aumentar mais um pouco a Adrenalina
O ROUBO CONTINUA!…
Aliás, isto até é NORMA no PARLAMENTO onde estão aqueles CROMOS que votam as leis ( para eles , claro)
Exemplo: Um deputado de LISBOA concorre por AVEIRO e fica com o SUBSÍDIO de DESLOCAÇÃO … Tadinho !!!!!!!!!!!!!
O ministro das Finanças autorizou a concessão de um subsídio de Alojamento a Ascenso Simões, secretário de Estado da Protecção Civil, no montante de 75% do valor das ajudas de custo estabelecidas para os vencimentos superiores ao índice 405 da Função Pública, ou seja, são mais 1300 euros por mês
O próprio Teixeira dos Santos recebe este subsídio por não possuir residência em Lisboa.Está a viver no Porto, tendo residência oficial em Lisboa. Continua a dar aulas, ele e a mulher, na Universidade, no Porto e é Presidente da Bolsa de Valores do Porto.
Enquanto estes canalhas andam a roubar o direito ao salário e à carreira dos funcionários, ao mesmo tempo pagam-se a eles próprios “subsídios de residência”, cujos montantes são superiores ao que auferem mensalmente 80% dos funcionários no seu próprio salário! E isto só em “subsídio”! Ou seja, a técnica é esta: Rouba-se a muitos, para dar muito, a poucos! Esta é a política do desgoverno, dito “socialista”!
(Passe sff este email, para que as pessoas saibam os pagamentos que os desgovernantes fazem a si próprios, tudo em nome da “lei”)
Março 12, 2008 at 6:55 pm
Parabens à Ana Drago pela sua sensibilidade ao problema da avaliação e mais:este modelo pode ser exequível, como afirma um tal Sr. Estevão que esteve no programa prós e contras mas para uma empresa, não para a Escola.Vejam por exemplo, no parâmetro da planificação, será que é justo avaliar da mesma forma um professor que tem 8 ou 9 turmas e 5 níveis de ensino com outro colega que tem 3 turmas e 2 níveis de ensino?ou avaliar o parâmetro do abandono escolar comparando um colega numa escola do interior com uma de uma grande cidade? Irão sempre existir desigualdades à partida ora a nossa constituição prevê a igualdade para todos…logo este sistema é anticonstitucional no mínimo!!!
Março 13, 2008 at 1:21 am
De facto Ana Drago aponta com clareza que não são apenas pequenas questões, mas que todas reunidas demonstram a falta de organização e competência.
Contudo, gostava de deixar ao(s) autor(es) deste blog, a falta do contraditório. Gostava de ver como se safou desta a Milú!
Março 13, 2008 at 11:21 pm
sr Francisco, o Senhor não passa de um Grande ignorante e sabe o que lhe aconselho? Que tire o rabiosque da sua cadeirinha onde trabalha 9 horas por dia e se desloque a uma escola da periferia de lisboa e dê uma semaninha de aulinhas: passar umas horitas com uma turmita de 30 meninos, tentar motivá-los, pô-los a trabalhar, ouvir de vez em quando numa aula os meninos a chamarem-se “filhos da puta” uns aos outros ou “comia era a tua mãe” e ter um segundo para decidir como actuar perante tais “preciosidades”, separar gaiatos de 16, 17 anos a socarem-se arrastando mesas e cadeiras, tentar que desviem a sua atenção dos telemóveis e ouçam um bocadinho aquilo que o Senhor diz e escrevam alguma coisinha, ser ameaçado “apanho-o lá fora e vai ver o que lhe acontece”, ouvir constantemente más respostas, berrarem-lhe mesmo, dizerem-lhe “deixe-me em paz” depois, meu Senhor, depois de tudo isto e mais alguma coisa, não desistir deles, amá-los na mesma como filhos desregrados, continuar a apostar nos exemplos, chegar a casa estafado e às vezes com um nó no estômago e outro no coração, porque esse dia teve um dos percalços atrás mencionados e pensar na melhor forma de lhes dar um cheirinho dos Lusíadas, de Hemingway a estes meninos que não têm pais, ou mães ou simplesmente tiveram muito azar na vida sem pedir, chegar a casa, meu Senhor, com a cabeça a latejar e ainda preparar o trabalho para o dia seguinte… Devia sinceramente, Senhor, passar uma semaninha numa destas escolas e passar o fim-de-semana a fazer, a corrigir testes e trabalhos, a fazer fichas e a preparar conteúdos. Como é óbvio que essas 9 horinhas que passa no privado são muito diferente das nossas 9 horinhas, o Sr Francisco não sabe do que fala, logo, o Sr Francisco é um IGNORANTE!
(com todo o respeito que tenho pela ignorância)
P.S. Sou professora há 17 anos e ganho uns míseros 1300 euros, que mal dão para sobreviver. E não foi uma, nem duas ou três vezes que fiquei a trabalhar pela noite dentro aos fins-de-semana: FORAM MUITAS VEZES!
SE NÃO SABE DO QUE FALA, CALE-SE OU VÁ SENTIR NA PELE O QUE É SER PROFESSOR EM PORTUGAL!
Março 13, 2008 at 11:29 pm
PS II: esta é para a Drago:
foste sem dúvida a VOZ de milhares de Professores. OBRIGADO
Março 14, 2008 at 11:09 pm
Já há algum tempo que me apercebi que Ana Drago não é só uma grande promessa, mas uma realidade que nos enche de esperança. Ela fala com conhecimento sério das coisas e sabe interpretá-las de um modo absolutamente irrepreensível. Está muito para além dos discursos esgotados, das fórmulas repetidas dos nossos políticos.
Março 15, 2008 at 8:16 pm
Ah! Boca linda!!! assim é k eu gosto de os ouvir falar… É preciso que saibamos criticar, e pedir satisfações a quem está no poder, seja agora ou em qualquer outra altura, pois ja foram apresentadas, não só queixas, mas também soluções relacionadas com a educação e que estão a passar em claro, mesmo ao lado da LULU…
Queria dar os parabéns à Ana Drago. Acho que falou muitíssimo bem e é pá só não vê esta merda quem não quer XZ
Março 15, 2008 at 8:18 pm
Estou completamente dq acordo com o comentário 114.. “PONHAM OS OLHOS NESTA MULHER, E QUE VÁ BUGIAR QUEM NÃO QUISER”!!!!
Março 15, 2008 at 8:31 pm
Em 1º lugar quero dar os parabéns a Ana Drago e dizer-lhe que é uma mais valia no que respeita à oposição do actual governo.Quanto à 2ª questão é muito básica: quero apenas dizer que é deveras importante saber criticar, independentemente dos nossos valores e posições, e que a Ministra Lulu está a deixar passar em claro, não só as queixas, os incomodos, os problemas que estão a assolar o nosso país e que se relacionam com a educação, mas está também a ignorar as soluções alternativas que ja lhe foram apresentadas, quer por outros partidos, quer pela comunidade que se indentifica e que contacta diariamente com o meio, por isso, senhora ministra Lulu, deixe-m dizer-lhe, que a a educação está por um CU…rdão!!!
BJO e abraço aí ao pessoal “anti-vergonha”
Março 15, 2008 at 10:42 pm
Eu sei que este comentario já vem um pouco atrasado, mas não consigo resistir.
Para aqueles que consideram os professores uma cambada de inúteis ou como agora diz o Sr. Miguel Sousa Tavares ( homem cuja petulância o faz achar saber tudo sobre tudo) “os primeiros inuteis mais bem pagos do país ( sim porque ele e outros como ele, fazem a vidinha que fazem graças a vencimentos bem mais baixos que o de qualquer “professorzeco”), eu sugiro que os afastem . Sim que afastem esses 150000 inúteis das escolas e do ensino do nosso país e que tomem eles a cargo essa tarefa tão simples e tão generosamente remunerada.Boa sorte para eles e para a ANA DRAGO OS MEUS PARABÉNS. PENA É NÃO HAVER TANTOS OUTROS A TOMAR ESTAS POSIÇÕES CLARAS NA ASSEMBLEIA DA REBÚBLICA.
Assinado: Uma inutil bem paga desta país.
Março 17, 2008 at 5:50 pm
Simplesmente fantástica….
Março 17, 2008 at 6:58 pm
Tenho trinta e quatro anos de serviço, recebo líquido 1900€, já tive direito à reforma com trinta e seis anos de serviço, e agora SÓ vou ter que trabalhar mais dez,ou seja, vou descontar para pagar a reforma do Sr Francisco, durante 45 anos; o que aliás não custa nada, dado que temos condições espetaculares, escolas com salas de aula fantásticas, equipamentos para tudo o que precisamos, alunos brilhantes, sobretudo a nível da tal educação que, pelos vistos já não compete aos pais, mas também aos professores.
E que tal umas câmaras de filmar dentro das salas de aula para se ver se afinal nós trabalhamos ou não e, já agora, aproveitava-se e via a falta de educação e motivação crassa de muitos e muitos alunos. Também nas salas onde os directores de turma recebem os Enc.Educ. deveria haver uma câmara, digo eu, né, às vezes dava para fazer prova dass agressões verbais e não só,que alguns pais muito educados e correctos, muito preocupados e empenhados em que os seus filhos PASSEM e não em aprender, cometem em relação a alguns colegas.
Março 18, 2008 at 5:10 pm
Ana Drago faz jus ao nome.O Dragão na sua interpretação oriental(vão procurar).Obrigada.
Há comentários MB,B,S,Ins,e cretinos.Mas está (quase)tudo parvo,ou quê?Estamos num país de 319’s??Só quem É professor sabe o que realmente se passa,pq por mto que se explique a”vivência” na/da escola é impossível fazeremo-nos Entender aos”civis”.Professores,deixem-se de tretas,NÃO pudemos dividir-nos,NÃO pudemos pôr as nossas convições partidárias,clubistas,religiosas e tais,em 1ºlugar.Por que somos (talvez)um dos últimos redutos da Formação dos jovens,do Cidadão,do sentido da Liberdade,da Igualdade,da DEMOCRACIA.Riam-se ,mas pensem.Pensem!
Não tenho partido,não sou sindicalizada,sou prof há 32anos.Nós Pudemos.Se quisermos e se não contemplarmos pasmadamente apenas o nosso próprio umbigo.
Março 18, 2008 at 7:03 pm
Oh Sr.Francisco veja se tem vergonha e não fala daquilo que não sabe! Sou professora à 10 anos, sempre colocada com horários vergonhosos, sabe quanto ganho? 800 euros, bom não é? O meu marido é industrial, e qualquer empregado dele administrativo, ganha mais do que eu. É justo, não é? Não se pronuncie sobre aquilo que não sabe, pois digo-lhe que se está assim tão mal, ainda está a tempo de estudar e vir para esta profissão, que segundo o Sr. é tão boa. Tente e diga-me alguma coisa, certo? Já agora também sou Encarregada de Educação e nunca senti os problemas que o Sr. diz sentir. Sabe porquê? Porque quem educa as minhas filhas sou eu e o meu marido. Aos professores, deixo-os ensinar. Passe bem e veja se ganha juízo. Uma Santa e feliz Páscoa.
Março 18, 2008 at 7:04 pm
Onde se lê «à», deve ler-se há.
Março 19, 2008 at 1:15 am
Eu acredito que o mal do ensino está na indiciplina. Ela começou a alastrar na revolução dos cravos, quando as pessoas começaram, muitas vezes por oportunismo, a confundir disciplina com fascismo. Por essa razão, desde essa altura têm sido feitas inúmeras reformas na educação e pelos resultados alcançados parece-me que algo tem falhado. Conheço pessoas que estudaram em países com cultura britânica que me contam coisas que há alguns anos achava macabro. Uma dessas eram alunos a usarem farda obrigatoriamente. Onde todos os dias eram inspeccionados para ver se estavam sujos ou se tinham piolhos. Onde se dissessem uma asneira iam lavar a boca com sabão. Onde, se o seu comportamento não mudasse eram mandados para um colégio militar mesmo sem o consentimento dos pais. Obviamente, se os filhos eram assim na escola, donde poderia vir a base da sua educação senão da educação (ou falta dela) dos pais?
Curiosamente pessoas que tiveram este tipo de educação afirmam dar graças a Deus não ter tido a educação que há em Portugal e hoje percebo que essa educação não só lhes dava disciplina como também uma enorme segurança. Também curiosamente, por exemplo na África do Sul(AS) um dos países mais multiracial que existe, os alunos mais mal comportados no meio de ingleses, holandeses, indianos, israelitas, franceses, zulus, sutus, polacos, portugueses, etc eram claro está os portugueses que não se davam bem com nenhum tipo de autoridade.
Curiosamente, foi feita uma propaganda enorme baseada em ínumeros factos distorcidos contra este país que ainda há menos de 30 anos era um dos países mais desenvolvidos do mundo. Para se ter uma ideia na AS todo o tipo de produto era produzido lá, não precisavam importar nada.
No entanto depois que o Mandela foi para o governo em menos de 20 anos o país foi destruído. Vejam http://deathofjohannesburg.blogspot.com/
As pessoas fora da AS foram levadas a crer que Mandela era um herói preso injustamente, no entanto nem negros nem brancos da AS o queriam lá porque sabiam das bombas que ele pôs que matou imensas crianças. Depois que ele foi posto no governo as pessoas diziam já não confiar num governo chefiado por um terrorista. Conclusão, acabou a disciplina nas escolas, o crime aumentou exponencialmente, as pessoas fugiram da AS e hoje está a ficar um país de terceiro mundo. Quem lá viveu sabe em pormenor o que eu aqui apenas esboço com algumas linhas. Mas o importante a reter é que o governo acabou com a disciplina e com os valores e está a transformar as escolas em creche para adultos. Aliás, segundo o que um colega meu diz, se a escola estivesse aberta ao Sábado e ao Domingo os pais iriam aplaudir a ideia. Outra ideia absurda que eu tenho é que a maior parte das pessoas têm filhos porque acham que lhes vai trazer benefícios. Depois acham que como pais, educar os filhos é deixá-los na escola e esperar que alguém o faça por eles. Isto até funcionava antigamente, em que os professores tinham autoridade para dar educação. Mas hoje, graças à propaganda contra a disciplina que visa destruir a educação, querem forçar os professores a aceitar todo o tipo de comportamento nas aulas inclusive levar pancada. Esta destruição da educação acredito ser o objectivo do governo. A esse respeito poderia dizer muito, mas iriam achar demasiado especulativo.
Março 19, 2008 at 1:31 am
Não estará a haver uma propaganda terrível contra os professores quando se diz que são a classe mais bem paga do país? Como licenciados que são não acho que aproximadamente 1000€ seja muito. E porque não falam nos advogados? Nos juízes? Nos deputados? Nos médicos? De todas estas classes aqueles que trabalham para o estado, salvo erro, ganham muito mais que os professores. Se começarmos a olhar bem a propaganda já começou há muito e está bem enraizada. Em breve começaremos a ver o que sabem os alunos dos CEFs quando chegarem ao mundo do trabalho. Mas o mau mesmo, é que estes alunos mesmo sendo os piores das escolas se tivessem por vezes alguém com mão firme e coerente tornavam-se bons profissionais.
Acredito nisso!
Março 19, 2008 at 11:33 am
Boa Paula, o Sr. de facto sabe o que diz.
Março 19, 2008 at 11:34 am
Boa Paulo, o Sr. de facto sabe o que diz.
Março 20, 2008 at 4:59 pm
Este vídeo chegou-me por e-mail enviado por uma amiga. Eu também não sou do B.E. mas gostei de ver a Ana Drago a fazer a oposição que outros partidos deveriam ter feito e achei oportuno dar-lhe a devida divulgação no blog
http://www.oeiraslocal.blogspot.com
Saudações digitais.
Março 21, 2008 at 6:12 pm
Só por isto o Bloco tem o meu voto! (eu que até aqui fiz campanha pelo PS). Tudo o que tinha que ser dito com clareza ao povo português, aos pais dos nossos alunos, e se esconde escamoteando a verdade. Obrigado Ana Drago.
Março 21, 2008 at 8:02 pm
Intervenção “cirúrgica” no tema em debate.
Seria fantástico se este tipo de abordagem se realizasse também nas restantes matérias em que só temos assistido a borradas atrás de borradas, contornadas sempre com a tónica arrogante de quem conduz o desgoverno do país.
Março 21, 2008 at 8:07 pm
Muito bem
Março 21, 2008 at 8:11 pm
Infelzmente não dará em nada…
Março 23, 2008 at 2:31 am
Porque é que a Ana Drago não esteve no último programa “Pós e contras”, com a Ministra da Educação?!?!
Deve ter sido uma coincidência…
Uma coincidência… como aquela dos convidados… aquela onde incluíram os esporras dos representantes sindicalistas… Ninguém, literalmente ninguém, disse nada de jeito nesse maldito programa, onde todos pareciam dar razão à mulher k ninguém vai esquecer nos próximos 500 anos.
Tenho a certeza que não irei conhecer a Sr.Dr.Ministra da Educação, nem seus familiares, nem seus amigos… pois,quando tudo isto ficar mais frio, ninguém a vai poder aturar!!!!(se é k tal já não lhe acontece???)
Ass: PQZP – Norte há 9 anos (que não terá de fazer exame!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Março 23, 2008 at 8:21 pm
Em grande!!!
Não sou do BE, mas não posso deixar de enaltecer esta intervenção de Ana Drago. Pena que intervenções destas não façam a abertura dos nossos programas informativos.
Eu não sou contra a avaliação dos Professores porque todos nós que trabalhamos, somos avaliados. Mas abomino os moldes em que todo este processo está a ser feito. Não vai garantir qualidade no ensino público e vai ainda desmotivar mais os Professores que, verdade seja dita, também passam por situações desrespeito absurdas.
Queremos formar jovens responsáveis e damos-lhe total liberdade para faltarem à escola quando quiserem, estudarem se quiserem, insultar ou até bater nos corpos docentes se acharem conveniente…
Muito bem Sr.ª Ministra… Por este andar, além de comprarmos o combustível em Espanha, vamos mandar para lá as crianças para que possam aprender e frequentar um ensino com qualidade.
Março 27, 2008 at 2:05 am
Quem fala assim não é gago! Não tenho nada a favor nem contra o BE, gosto de ver óptimos profissionais em acção. Aqui está um bom exemplo de quem faz o TPC. Segue já o reforço positivo que merece: Senhora Deputada, está de parabéns!
Março 27, 2008 at 4:10 pm
Adorei este Sr. Francisco!!
Esta RAIVA assanhada, esta FÚRIA de linguagem , esta REVOLTA incontida, só podem ter explicação em FRUSTRAÇÕES sucessivas.O Sr Francisco anda FRUSTRADO com o patrão impiedoso e exigente, com o emprego miserável, com as parcas férias anuais , com o saber-se “erudito” sem público reconhecimento, enfim, o Sr . Francisco exige que a JUSTIÇA seja reposta e lhe dêem também um “TACHO”. Ai!! Se ele o “apanha”, vira SIMPATIZANTE da classe docente!! VIVA O Sr. Francisco !!
Abril 5, 2008 at 1:10 am
Olhem srs, S’tores.
Fico incrédulo, depois de tudo o que li para trás, pela forma como vocês tratam aqueles que,no seu direito de opinião, estão em desacordo com as vossas lamúrias.
Só falam nos vossos problemas, que provávelmente só afectam uma minoria, coisa que aliás acontece a muitas outras classes , com mais gravidade. E os vossos privilégios….sim, admitam que sim , face ao comum dos cidadãos deste país, em decadência económica e social?
Já sei… culpa da ministra NÃO vossa .
Abril 7, 2008 at 3:15 am
Olhem só. Mais um idiota no comentário 137. Faço minhas as palavras de um dos colegas atrás. Com estes não se discute, são especialistas!!!
Porque não terão ido para essa profissão de que tanto falam (e que desconheço, mesmo exercendo-a), já que são tantas as vantagens??
Já sei… É altruísta e abnegado, para além, é claro, de especialista.
Abril 10, 2008 at 2:43 pm
Em todas as profissões existem bons e maus profissionais.Não concordo com as lamúrias dos senhores professores, se não se sentem realizados na profissão que escolheram então procurem outra, agora não culpem a ministra ou os secretários de estado.Não gosto de ver a forma como nas manifestações mostram o seu desagrado pelas politicas para a educação, por vezes fazem-no de forma mal educada esquecendo-se que estão a ser vistos pelos seus alunos, com que moral depois exigem respeito na sala de aula, quando os vimos a insultarem os seus, apesar de tudo, superiores hierárquicos.Queixam-se de turmas grandes, de alunos mal educados de escolas sem condições, esquecem-se que têm hórários semanais de 22 horas lectivas isto os que tem, pois são a única classe neste país que quanto mais anos de serviço têm menos horas lectivas fazem. Estou enganada? Já agora haja alguem que me diga qual é a classe que ficando doente pode pedir a redução da componente lectiva em 100%, 75% ou 50%, não colocar os pés na local de trabalho e receber o salário por inteiro e respectivos subsídios.Já agora alguem aqui denunciou o facto da ministra já mão dar aulas há algum tempo. Então e o senhor Professor Mário Nogueira, ainda se recordará da última escola onde foi colocado? Termino com um sincero pedido de desculpas pela redação do meu testemunho talvez com alguns erros gramaticais e de acentuação, sou apenas uma simples funcionária com poucos estudosm mas sem medo de trabalhar ao lados de muitos dos senhores DOUTORES que se manifestam nesta página. BEM HAJAM.
Abril 10, 2008 at 2:50 pm
Em todas as profissões existem bons e maus profissionais.Não concordo com as lamúrias dos senhores professores, se não se sentem realizados na profissão que escolheram então procurem outra, agora não culpem a ministra ou os secretários de estado.Não gosto de ver a forma como nas manifestações mostram o seu desagrado pelas politicas para a educação, por vezes fazem-no de forma mal educada esquecendo-se que estão a ser vistos pelos seus alunos, com que moral depois exigem respeito na sala de aula, quando os vimos a insultarem os seus, apesar de tudo, superiores hierárquicos.Queixam-se de turmas grandes, de alunos mal educados de escolas sem condições, esquecem-se que têm horários semanais de 22 horas lectivas isto os que tem, pois são a única classe neste país que quanto mais anos de serviço têm menos horas de trabalho fazem. Estou enganada? Já agora haja alguem que me diga qual é a classe que ficando doente pode pedir a redução da componente lectiva em 100%, 75% ou 50%, não colocar os pés na local de trabalho e receber o salário por inteiro e respectivos subsídios.Já agora alguem aqui denunciou o facto da ministra já não dar aulas há algum tempo. Então e o senhor Professor Mário Nogueira, ainda se recordará da última escola onde foi colocado? Termino com um sincero pedido de desculpas pela redacção do meu testemunho talvez com alguns erros gramaticais e de acentuação, sou apenas uma simples funcionária com poucos estudos mas sem medo de trabalhar ao lados de muitos dos senhores DOUTORES que se manifestam nesta página. BEM HAJAM.
Abril 16, 2008 at 3:55 pm
Para mim está tudo dito. Ministra só no papel; Ministra na rua, já, porque eu enquanto aluno do ensino secundário acho uma vergonha e uma coisa tão desumana como são as reformas dessa senhora. Assim o ensino morre e depressa.
Abril 30, 2008 at 10:15 pm
Parabens Ana!
23 anos de ensino e é agora que se lembram que estou mal classificado?
poupança à força toda não interessa quem sofre…
e não são os profes!
é Portugal que não sai da cepa torta
Maio 5, 2008 at 3:45 pm
Olhe Sr. Nunca votei no PS
Eu acho que o sr NUNCA devia é ter nascido, e idiotas foram os seus pais quando o puseram neste mundo, a respirar o ar que se destinava a pessoas inteligentes. O seu comentário só me dá razão, os srs não têm argumentos para rebater algumas opiniões como a da LENA, que deve saber do que fala… e depois empanturram-se de arrogância e estupidês, e desancam democráticamente quem vos afronta.
Maio 5, 2008 at 3:49 pm
Óbviamente por lapso , queria referir-me aos comentários 139 e 140 da MENA e não Lena
Maio 27, 2008 at 7:01 pm
Esta SENHORA é sempre assim, é uma Bomba na Assembleia, a todos os níveis, não só na Educação. Merece bem o dinheiro que lhe pagam.
Sou apartidária mas votei nela e continuarei a votar e espero que vocês façam o mesmo!
Parabéns Ana Drago, pelo seu bom desempenho.
Maio 27, 2008 at 7:16 pm
Em resposta ao sr.Francisco, tenho 55 anos, somos da mesma geração, muitos tiveram que trabalhar e estudar para se valorizarem profissionalmente, tivemos bons e menos bons professores e o que somos devemos a eles e à nossa força de vontade.Havia respeito e vontade de aprender, coisas que não existem actualmente.
Outubro 17, 2011 at 3:45 pm
May be the greatest piece of writing online
Novembro 9, 2011 at 3:49 pm
You couldn’t be more precise!!!