Chegou-me o seguinte mail um novo manifesto de professores, neste caso mais a Norte, a solicitar divulgação.

Ex.mo Senhor
Os signatários do movimento PROFESSORES movimento de valorização (PROmova) e, simultaneamente, subscritores do Manifesto que aqui remetemos a Vossa Excia, reuniram-se em Vila Real, no dia 16 de Fevereiro de 2008, no sentido de reagirem ao clima de indignação, frustração e desmotivação que se instalou na classe docente, procedendo a uma reflexão, tanto sobre a postura de confrontação adoptada pelo Ministério da Educação, como relativamente à substância e às implicações inerentes à torrente legislativa que tem asfixiado as escolas, nomeadamente, o novo Estatuto da Carreira Docente, o enquadramento legal que regulou o Concurso para Professor Titular, o Decreto Regulamentar da Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente, a “proposta”/aprovação do novo Regime Jurídico de Autonomia, Administração e Gestão das Escolas, bem como as alterações ao Estatuto do Aluno do Ensino não Superior, enquanto fontes do mal-estar instalado.
Em conformidade com a reflexão empreendida, os docentes adoptaram uma tomada de posição e definiram uma estratégia de actuação que, no essencial, foram transpostas para o Manifesto supra-referenciado.
No fundamental, move-nos, quer a defesa da dignidade dos professores e o aprofundamento de uma escola pública de qualidade, quer a imprescindível mobilização dos docentes para que as mudanças possam produzir efeitos concretos. Estamos convictos que as concepções e os modelos propostos pelo Ministério da Educação têm vindo a ser delineados e concretizados em flagrante contramão face a estes desígnios inalienáveis, mercê da inconsistência, da injustiça e do ataque gratuito e desfocado que tem caracterizado a intervenção ministerial.
Por conseguinte, temos a expectativa de que Vossa Excia possa dar o tratamento que julgue por conveniente ao sentir dos professores, tal como expresso no Manifesto que ora tomamos a liberdade de lhe enviar.
Cientes da boa aceitação por parte de Vossa Excia desta nossa pretensão, o movimento PROFESSORES movimento de valorização (PROmova) coloca-se à Sua inteira disposição para qualquer informação complementar que julgue pertinente.

Subscrevo-me mui respeitosamente
Octávio Valdemar Gonçalves
Professor da Escola Secundária de S. Pedro – Vila Real

Como concordo global e especificamente com muito do que vem no dito Manifesto, ele aqui fica (manifestopromova.pdf), esperando eu que a forma de tratamento se deva ao facto do mail ter sido enviado para alguma Excelência a sério, que eu sou de latão.

E o desejo de boa sorte.