No passado dia 8 respondi a um conjunto de questões destinadas a fazer parte de uma peça do Magazine Educação da Porto Editora.
Transcrevo duas:
2) Qual o perfil ideal para liderar o próximo Ministério da Educação?
Deve ser alguém que alie um perfil político, com ideias próprias mas também capacidade de negociar, a uma reconhecida competência técnica, para que não fique refém de ideias alheias e dos grupos de trabalho formados sempre pelas mesmas pessoas que povoam certos nichos do ME há décadas.
Para além disso deve ser alguém desligado dos grupos de interesses em confronto na área da Educação.
3) Na sua opinião, quem julga reunir essas características? Porquê?
Não é uma resposta fácil, até porque depende da estrutura do futuro ministério que tutele o sector (incluirá o Ensino Superior e a Investigação Científica?). Neste momento, apesar de ter posições que incomodam alguns sectores mais avessos a uma cultura de rigor na avaliação, diria que Nuno Crato é o nome mais natural.
Junho 17, 2011 at 7:48 pm
Vamos ver, vamos ver…
Junho 17, 2011 at 7:49 pm
Concordo consigo. E fiquei satisfeita com a escolha. Vamos ver se se concretizam as expetativas.
Junho 17, 2011 at 7:50 pm
olha.
Junho 17, 2011 at 7:52 pm
A nossa luta valeu a pena!
Junho 17, 2011 at 7:52 pm
és d+
Junho 17, 2011 at 7:53 pm
Em termos gerais acho os nomes demasiado fracos. Afinal as trutas não avançaram porquê?
No meio deste cinzentismo e falta de experiência política, o Nuno Crato até podia ser ministro das finanças que não espantaria.
Curiosidade total sobre o que vai fazer e como.
Porque é dos poucos que deu a cara e criticou.
Vamos ver.
Junho 17, 2011 at 7:57 pm
#6,
Discordo dessa análise.
Entretanto, acumulam-se os testemunhos daqueles para quem NCrato foi sempre a 1ª opção, mesmo nunca a tendo sido.
Decoro, por favor.
Junho 17, 2011 at 7:58 pm
Que comece a trabalhar depressa e bem! Que suspenda o actual modelo de avaliação de professores já!
Junho 17, 2011 at 7:58 pm
Menos mal, quer-me parecer. À partida simpatizo com a figura de Nuno Crato, apesar de ele pensar que a Filosofia não serve para grande coisa. Pode ser que mude de ideias…
Junho 17, 2011 at 8:00 pm
Junho 17, 2011 at 8:01 pm
Futurologia:
Os que hoje aplaudem a escolha de Nuno Crato, quando em Setembro forem confrontados com a dura realidade, vão torcer a orelha e não cairá pinga de sangue.
Explico porquê:
Nuno Crato chegou a dar aulas no Secundário, mas é um tecnocrata sem o mínimo de sensibilidade para a Escola Pública democrática e de qualidade para todos, como está consignada na Constituição e na Lei de Bases do Sistema Educativo.
Algumas ideias interessantes sobre o “eduquês” e o “facilitismo” não terão qualquer viabilidade de aplicação, dados os condicionalismos do pacto de submissão imposto pela troika.
Entre outros: o desemprego de milhares de contratados, a continuação dos mega-agrupamentos, as alterações curriculares, os cortes nos salários, o congelamento das carreiras.
Nuno Crato defende um modelo de avaliação de desempenho em que começa por haver uma prova de ingresso e depois exames para progressão na carreira, além da ideia peregrina da avaliação externa aos exames dos alunos contar para a avaliação dos docentes.
Junho 17, 2011 at 8:05 pm
Afinal acertar no Euromilhões é que é difícil!
Mas também gosto de Nuno Crato. Oxalá consiga fazer um bom trabalho, ele e os outros, que tramados já estamos para muitos anos!
Junho 17, 2011 at 8:05 pm
Gostei e acho que não nos vai envergonhar!
Devia era começar por acabar com os PITs, os PCTs, os PEIs, etc e a maior parte das grelhas.Poupar resmas de papel
Junho 17, 2011 at 8:06 pm
#11,
Ressabiado!
Sofá, já!
Olhe as articulações…
Junho 17, 2011 at 8:06 pm
Mais futurologia:
Duas medidas positivas previstas no Programa Eleitoral do PSD (Substituição do modelo de ADD, desburocratização do trabalho dos professores) não vão ser aplicadas a contento da maioria dos professores, se é que no segundo caso não será ainda mais subvertida a função docente.
Junho 17, 2011 at 8:07 pm
Tal, e quem diz que é contra isso?
Abaixo o eduquês e o facilitismo!
Junho 17, 2011 at 8:07 pm
vejo que o Paulo não ficou chitado com a opção do Nuno Crato.
vamos ver como se comportam os anti-corpos….
http://blaguedeesquerda.blogspot.com/2011/06/afinal-o-prior-e-do-crato.html
Junho 17, 2011 at 8:11 pm
Paulo, faz aí um post do Plano Inclinado de 24 de Abril de 2010 🙂
Para recordarmos…
Junho 17, 2011 at 8:11 pm
Finalmente alguém que tem todas as condições para nos livrar de todo o induquês fofinho com que nos têm atafulhado. Rigor e exigência? Venham elas, para alunos e professores. Também foi para isto que votei PSD. Engraçado como agora alguns até se esquecem de terem apoiado NC quando ele se opôs à Lurdes.
O Umbigo agora vai ficar enxameado de ressabiados e daqueles para quem, como é um governo de direita, nem o Gandhi como ministro seria bem acolhido. Temos pena…ou NÃO! Podem sempre ir estudar Filosofia para Paris.
Junho 17, 2011 at 8:12 pm
….tinha muitas expectativas,confesso,…
…globalmente,as escolhas agradam-me…
….sobre a Educação…bem….
…no comments…
Junho 17, 2011 at 8:12 pm
#14
Com argumentos, pode ser?
Sem esquecer a comunhão de ideias com o Nuno Crato no que respeita às provas públicas para progressão na carreira.
Que também não vai haver, devido aos cortes orçamentais.
Junho 17, 2011 at 8:13 pm
e a sua “colagem/ lambebotismo” ao Crato no passado, também era futurologia com algum acerto?
Junho 17, 2011 at 8:13 pm
Espero que Nuno Crato seja coerente e aplique aquilo que escreve e que eu ouvi num crongresso em Vila Nova de Gaia em que criticou o “eduquês. Espero e tenho esperança… Se ele falhar, sinceramente, deixo de remar contra a maré e até aulas assistidas vou pedir. É o cardápio todo. Haverá mais vida para lá da escola.
Junho 17, 2011 at 8:14 pm
CURIOSOS…VÍTOR GASPAR….
Em Portugal, a sua carreira foi feita principalmente no Banco de Portugal, onde ocupou diversos cargos, sendo o mais recente o de consultor da Administração do Banco de Portugal, tendo realizado diversas intervenções públicas em nome da instituição. O seu nome foi mencionado, no momento da saída de Vítor Constâncio, como um dos possíveis sucessores no cargo de governador.
Junho 17, 2011 at 8:15 pm
“Os que hoje aplaudem a escolha de Nuno Crato, quando em Setembro forem confrontados com a dura realidade, vão torcer a orelha e não cairá pinga de sangue.”
Concordo plenamente.
O Medina Carreira da Educação está connosco! Toda a avaliação do desempenho docente vai assentar nos resultados, oxalá me engane!
Vamos ver se tem coragem para aplicar a medida que se lhe exige (e que preconizava): suspender este modelo de avaliação.
Junho 17, 2011 at 8:16 pm
http://desmitos.blogspot.com/
Junho 17, 2011 at 8:17 pm
Ana Mendes 🙂 🙂 🙂
Junho 17, 2011 at 8:19 pm
PESSOAL AQUI NÃO SE TRATA DE SER DE DIREITA OS ESQUERDA..TODAVIA LEMBRA OS MAIS ESQUECIDOS QUE OS 3 PAÍSES MAIS ATRASADOS DA EUROPA O DEVEM DE FACTO A DITADURAS DE ESQUERDA AO LONGO DE DEZENAS DE ANOS…
Junho 17, 2011 at 8:20 pm
E se tivessem sido de direita diria o mesmo….FACTOS SAO FACTOS….
Junho 17, 2011 at 8:22 pm
inside information, camarada pá, vai também estudar filosofia para Paris.
Junho 17, 2011 at 8:24 pm
Lá diz o povo: «Atrás de mim virão quem de mim bom fará.»
Junho 17, 2011 at 8:24 pm
«virá»
Junho 17, 2011 at 8:25 pm
Espero sinceramente que o elenco funcione.
A bem do país.
Uma grande expectativa para com Nuno Crato.
Fico em alerta laranja escuro.
Junho 17, 2011 at 8:30 pm
“Nuno Crato é o novo ministro da educação e a Fenprof já reagiu a esta nomeação.
Em declarações ao i, Mário Nogueira refere que “o ministro vai estar sujeito a um programa, o programa da troika, seja ele qual for”. No entanto, confessa que o nome escolhido não corresponde “às expectativas mais elevadas” dos representantes dos professores.
“Foi uma pessoa que em determinados momentos teve afirmações que nos preocuparam, em relação ao método de selecção dos professores, à avaliação e à relação público-privado. Não é um nome que nos descanse”, afirma Mário Nogueira.
No entanto, o dirigente sindical adverte que mais importante que os nomes são as políticas, mas lembra que, no passado, “muitas vezes o estilo” constituiu um entrave às negociações. “Vamos ver se isso não acontece com este ministro”, acrescentou.
As prioridades da Fenprof para discussão com o novo executivo no imediato mantêm-se “a avaliação e a desburocratização das tarefas do professor”. Propostas que constavam no programa eleitoral do PSD e que os sindicatos querem ver cumpridas
http://www.ionline.pt/conteudo/131118-nuno-crato-educacao-nao-e-um-nome-que-nos-descanse-diz-mario-nogueira
Junho 17, 2011 at 8:31 pm
ALELUIA! ….
Junho 17, 2011 at 8:32 pm
#11
“Escola Pública democrática e de qualidade para todos, como está consignada na Constituição e na Lei de Bases do Sistema Educativo.”
Onde está??? Eu só vejo “chico-espertismo”, fura vidas”, umbiguismos (salvo seja), lixo moral a vir ao de cima.
O ambiente na dita Escola democrática tornou-se insuportável e os professores com um curso de que não se envergonhem e com vocação são cada vez menos. Muitos reformaram-se antecipadamente, com grandes penalizações!!!
Haja memória!!!
Por acaso, eu defendo exatamente todos os pontos que assinalou como defeitos no Nuno Crato. Tirando o desemprego, mas isso já não é culpa dele. Temos a Troyca.
Junho 17, 2011 at 8:32 pm
Paulo Macedo- um gestor de Finanças para a saúde…
Não é aquele senhor da missa?
Há 1 certa lógica.
Queres ter direito à saúde? Paga!
Caso contrário…tunga!
Junho 17, 2011 at 8:35 pm
bem se MN não gosta eu ainda gosto mais:)
Junho 17, 2011 at 8:36 pm
O Mário Nogueira que vá estudar Filosofia para Paris e lave bem a boca com sabão para falar em nome dos professores! Sabe lá ele quais são “as elevadas expectativas dos professores”!!!! Mas sabe bem quais são as dele…
Junho 17, 2011 at 8:37 pm
# 38 Nem mais!!! :-)))
Junho 17, 2011 at 8:38 pm
#38
Experimente fazer um comentário às ideias.
Depois volte ao normal.
Junho 17, 2011 at 8:46 pm
Gostei da escolha!
Das muitas vezes que ouvi Nuno Crato foram poucas as afirmações que me lembro de ter discordado.
Tenho grande expectativa, por isso não será difícil que me desiluda, mas como já não espero muito de ninguém, nem de mim própria, tudo o que vier de positivo …
Junho 17, 2011 at 8:48 pm
#34
Boas razões para ficar mais descansado.
Junho 17, 2011 at 8:51 pm
As afirmações de Mário Nogueira revelam o seu receio em não ter fiéis em número suficiente para os dias de procissão!!!
Junho 17, 2011 at 8:51 pm
Porque é que alguns comentadores mandam o pessoal lavar a boca?
Junho 17, 2011 at 8:52 pm
#34,
O Mário Nogueira que venha dar aulas e se deixe de tretas.
Percebo… se houver prova de acesso para quem esteja há mais de 10 anos sem dar aulas, é capaz de ser… chato.
Junho 17, 2011 at 8:52 pm
“Neste momento, apesar de ter posições que incomodam alguns sectores mais avessos a uma cultura de rigor na avaliação, diria que Nuno Crato é o nome mais natural.”
Quais são esses sectores mais avessos a uma cultura de rigor na avaliação?
Junho 17, 2011 at 8:53 pm
#39, Ana, adorei!
Queremos lá saber do que pensa o MN! 🙂
Nuno Crato, o princípio de uma viragem fundamental em Educação!!!
Se, aos poucos, nos formos livrando da peçonha das ESEs, o país lucrará muitíssimo!!
Junho 17, 2011 at 8:54 pm
Porque é que alguns comentadores julgam que são os únicos a ter ideias, quando são exactamente os que apenas têm ideias… dos outros!
Junho 17, 2011 at 8:54 pm
Amanhã: acampamento na Av. da Liberdade!
Ainda lá vamos ver o Fafee a vender derivados da horto-floricultura.
Eu até que ia vender limões, mas já se estão a acabar.
Junho 17, 2011 at 8:56 pm
Fujam!
Isto está perigoso por aqui!
Ainda processam o pessoal da contra-informação.
Junho 17, 2011 at 8:57 pm
Chit!
Junho 17, 2011 at 8:58 pm
Não sei se é secredo, mas não resisto:
o Paulo foi convidado para o baptizado do filho do Cristiano Ronaldo!
Junho 17, 2011 at 8:58 pm
Só estou preocupado com isto.
Junho 17, 2011 at 9:00 pm
Nuno Crato quer mais exames
http://videos.sapo.pt/ZwfC1ZAOkA2vIa77nq9J
Junho 17, 2011 at 9:01 pm
# 55 eu também.
Junho 17, 2011 at 9:03 pm
Ainda hoje tive em formação para correcção de exames. A minha disciplina é uma das que é submetida a isso.
Junho 17, 2011 at 9:03 pm
Vejam o video e ouçam quando ele fala do GAVE!!!
Junho 17, 2011 at 9:05 pm
Estou satisfeita com a escolha de Nuno Crato, sempre concordei com muitas das suas ideias sobre educação. A excepção mais relevante será a relação entre os resultados dos alunos e a avaliação dos professores, assunto que abordei aqui há alguns dias e que me merece o mais vivo repúdio, por razões variadas. Com mais tempo, voltarei a esse assunto.
Gosto muito da Paula Teixeira da Cruz. Mulher de valor e de valores!
Entretanto, preocupada com o futuro do país, e ideologias à parte, como mãe, professora, cidadã e… cristã, peço a Deus que nos guie e abençoe, ao novo governo e a todos nós.
Junho 17, 2011 at 9:06 pm
E a história das competências? Vamos ver se Nuno Crato vai fazer aquilo que defende. Esperemos que sim.
Já agora, que suspenda esta treta de modelo de avaliação de profs!
Junho 17, 2011 at 9:09 pm
Fiquei muito contente. Espero que o futuro ME se rodeie de uma equipa competente, com visão e capacidade para varrer o lixo deixado pelas suas antecessoras.
Junho 17, 2011 at 9:09 pm
#47,
Eduqueses esquerdeses.
Eduqueses centrões.
eduqueses por fé em Deus nosso Senhor e na bondade dos homens e das mulheres férteis na posição de missionário.
Uma larguíssima parte do Bloco, do PC, do PS, e mais uns belos farrapos do PSD.
Capuchas.
Gualteres.
Muitos “especialistas”.
Os que estarão sempre contra qualquer ADD.
Os que estarão sempre contra os exames porque são apoiantes da SECA – Sociologia Educativa do Coitadinho do Aluno.
Junho 17, 2011 at 9:11 pm
A opinião de MN não me interessa para nada. Quando os profs se debatiam com verdadeiras dificuldades, não vi o MN fazer nada de verdadeiramente importante.
Junho 17, 2011 at 9:12 pm
Nem centrões nem laterais! Pessoas que pensem. Pessoas que usem a própria cabeça, para além de lerem livros!
Junho 17, 2011 at 9:13 pm
#62
Nem mais…
Junho 17, 2011 at 9:15 pm
“Acho que o Ministério da Educação deveria quase que ser implodido, devia desaparecer, devia-se criar uma coisa muito mais simples, que não tivesse a Educação como pertença mas tivesse a Educação como missão, uma missão reguladora muito genérica e que sobretudo promovesse a avaliação do que se está a passar.” (Nuno Crato)
Junho 17, 2011 at 9:15 pm
Crato? Boa! Talvez seja o princípio do fim da escola fácil, ideológica, meramente lúdica. Talvez os professores sejam chamados a ensinar (!) e os alunos a aprender (!).
Junho 17, 2011 at 9:22 pm
”Chegámos a este ponto: no 11.º ano, quando os alunos deveriam saber muito bem o que é electricidade, o que é magnetismo, electromagnetismo, transcreve-se de um texto o que é. Ou provas do 6.º ano, em Matemática, em que se pede aos jovens …para dividirem 8 por 4. Como é que é possível isto acontecer? Isto é uma acção concertada que, objectivamente, está a desvalorizar a escola. Uma acção concertada da parte duma série de pessoas, ditas teóricas de educação, que justificam que estas coisas se passem, por parte de um grupo de pessoas que controlam o Ministério e os departamentos de educação e que, no fundo, sabem muito pouco sobre educação, estão muito desactualizados e estão muito ideologizados.” (Nuno Crato.)
Junho 17, 2011 at 9:36 pm
Pois…pois, logo veremos. Prognósticos, só no fim do jogo.
Junho 17, 2011 at 9:42 pm
Isto parece o site oficial do PSD o que até tem piada.
Aguardemos pelos primeiros capítulos; ainda no presente
ano escolar.
Oremos.
Mas uma coisa é mandar uns bitaites na tv e outra bem diferente ter uma perspectiva global do sistema de ensino e da fome que existe em muitas escolas deste país.
O NC decretará exames ou fará distribuir um pequeno almoço calórico?
Junho 17, 2011 at 9:43 pm
Um aluno do 10ºano disse-me que nunca tinha estudado a sério na vida. Só começou a estudar este ano, no último período. Ele nem é burro. Foi mais uma vítima desta escola eduquesa da treta que, apregoando excelentes intenções, manteve os filhos dos mais pobres na ignorância…
Fiquei muito contente com a nomeação do Nuno Crato. Apesar dos tempos difíceis que estão para vir, é reconfortante ter à frente do ministério um indivíduo inteligente, culto, com estudos a sério e ideias claras sobre o ensino.
Que diferença para aquelas enteléquias lamentáveis que o prcederam!
Junho 17, 2011 at 9:45 pm
Fenprof espera que ministro cumpra promessa do PSD de alterar modelo de avaliação
http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1881614
Junho 17, 2011 at 9:47 pm
A Luta do Antigo e do Novo
É sempre igual a luta do que é antigo, do que já existe e procura subsistir, contra o desenvolvimento, a formação e a transformação. Toda a ordem acaba por dar origem à pedanteria e para nos libertarmos dela destrói-se a ordem. Depois, demora sempre algum tempo até que se ganhe consciência de que é preciso voltar a estabelecer uma ordem. O clássico face ao romântico, a obrigação corporativa face à liberdade profissional, o latifúndio face à pulverização da propriedade fundiária: o conflito é sempre o mesmo e há-de sempre dar origem a um novo conflito. Deste modo, a maior prova de entendimento por parte do governante seria regular essa luta de tal maneira que, sem prejuízo de cada uma das partes, conseguisse manter-se equidistante.
É, no entanto, uma possibilidade que não foi dada aos homens, e Deus não parecer querer que assim aconteça.
Johann Wolfgang von Goethe,
Junho 17, 2011 at 9:49 pm
Crato é um alvo a abater pelo simples facto de representar uma certa ideia de “elitismo”.
A proletarização dos professores e a sua fidelização ao Estado estão em colisão frontal com a avaliação e a diferenciação, na base do desempenho profissional e do rigor pedagógico.
Ora a FENPROF não pode conviver pacificamente com quem questiona o seu ideal de funcionarização social e assistencial de toda uma classe.
A escola-pública defendida pela FENPROF é assim o espelho de uma política que concentra na burocracia e nos seus aparelhos a colectivização forçada do saber e do conhecimento ao serviço do Estado e da Nomenklatura.
Junho 17, 2011 at 9:52 pm
#72 O modelo de avaliação que assinaram com a Zabelinha?
Junho 17, 2011 at 9:54 pm
No Japão, as crianças ingressam ao Shogako no mês de abril, assim que completam seis anos. O Shogakko e Chugakko são cursos obrigatórios. Para ingressar ao Koko e universidade, é necessário prestar um exame de seleção. Após o Chugakko e Koko, existem escolas de especialização e escolas profissionalizantes.
As escolas dividem-se em federal (administrada pelo governo federal), provincial (administrada pela província) ou municipal (administrada pela Camâra local). Existem também escolas particulares em todos os níveis; todas elas são pagas, mesmo as escolas públicas, e bem caras. Assim, é comum a família começar uma poupança logo que o filho nasce para garantir recursos para seus estudos.
Assim, a pressão sobre os jovens torna-se muito grande para que ingressem no nível universitário em uma universidade de bom nível; não raro, muitas vezes cometem suicídio por não conseguirem aprovação nos exames de seleção. Mas, uma vez aprovado, o aluno universitário deixa de preocupar-se e aproveita os quatro anos dessa fase para desfrutar o que pode, porque sabe que depois sua vida terá um ritmo intenso de trabalho.
O ano letivo é intenso com atividades até nos finais de semana; os estudantes devem participar dos chamados “clubes educativos”, onde ocorre uma verdadeira socialização, através do desporto, teatro, música, cultura, viagens e comemorações das festas do calendário cultural do país. Praticamente, os estudantes ficam o dia todo nas escolas.
O sistema escolar prioriza a memorização, a aceitação do que o mestre diz, a repetição do que é considerado como certo; poucas vezes os alunos são estimulados a criticarem ou questionarem durante as aulas.
Junho 17, 2011 at 9:55 pm
Ver e reflectir….O QUE NÓS GOSTARÍAMOS QUE OS NOSSOS ALUNOS FOSSEM…
Junho 17, 2011 at 9:57 pm
…pois é precisamente o lado “media” de Nuno Crato que me desagrada…há quqlquer coisa nesta escolha que me deixou um pouco …
…de qualquer forma torço para que funcione…
Junho 17, 2011 at 10:01 pm
#75
Não perco tempo com sardaniscas.
Junho 17, 2011 at 10:03 pm
Aconselho as pessoas a ler o texto e a ver o pequeno filme…
Junho 17, 2011 at 10:05 pm
Gostei da escolha. Quem não gostou lá terá as suas razões. talvez as mesmas pelas quais sonhava com o regresso de Ana Benavente ou MLR.
Paciência.
Junho 17, 2011 at 10:08 pm
Junho 17, 2011 at 10:09 pm
NC – que tenha coragem de defenir o Ensino ministrado nas escolas, que clarifica a “Educação” que os professores devem dar aos seus alunos.
Veremos o que o novo ME irá fazer com o ensino nocturno, será capaz de separar o trigo do joio e vá manter tudo misturado sob a designação NO (insultuosa hoje em dia).
Junho 17, 2011 at 11:19 pm
Ouvi-o a denunciar vários erros: a sobrevalorização da necessidade de motivar os alunos, a adaptação forçada das matérias a contextos da vida real, a progressão dos alunos que não estão em condições de o fazer, a demonização do professor enquanto transmissor de conhecimentos, a permissividade em relação à indisciplina,…
Seria bom ver o pessoal que andou a “vender este peixe” (colegas, formadores e directores) a engolir um grande sapo. Dá-lhe Crato!
Junho 17, 2011 at 11:34 pm
#62,
Admito que desejava obter uma resposta um pouco mais concreta, mas já esperava algo relativamente vago…
Eduqueses? Gostava que me dissessem o nome de um, mas vejo que a expressão acaba por simplesmente ser usada como ofensa quando não se tem argumentos.
E eduqueses de esquerda com fé em Deus nosso senhor? Mais complicado ainda… Os centrões ainda vá lá…
Bloco, PC, PS ou PSD… estão simplesmente cheios de educadores de bancada que falam do que não sabem com uma propriedade a roçar o ridículo. A Educação e o futebol devem ser as únicas áreas da sociedade em que todos pensam ser “especialistas”…
Capuchas? Gualteres?
E os “especialistas”? Quem são esses?
A ADD? Talvez serei contra qualquer uma, porque todas as que conheci até ao momento são ridículas e injustas. E a actual ainda é mais grave porque é uma treta com a fachada do rigor…
Junho 17, 2011 at 11:40 pm
BINGO! Paulo, já experimentaste jogar no Euromilhões? A mim, uma fonte ligada ao PSD tinha-me dito que ia ser o Joaquim Azevedo, e olha …
Junho 17, 2011 at 11:47 pm
boa noite… só agora passei aqui
estou contente com dois nomes que desejava… Nuno Crato e Paulo Macedo…
hoje o ar no país está mais limpo e disse aos meus filhos que talvez tenham futuro neste país!!!
Junho 18, 2011 at 12:50 am
#57 (prof!)
“Ainda hoje tive em formação para correcção de exames. A minha disciplina é uma das que é submetida a isso”
É um verbo (o verbo TAR) que infelizmente não foi reconhecido pelo “novo” acordo ortográfico, apesar de bastante vulgarizado nos CEFs, EFAs, etc.
A ponto de dezenas de professores que por aqui passam não terem estranhado o seu uso… por um professor?… de português?… esperemos que não!…)
Talvez só 1 (um) Nuno Crato não chegue…
Junho 18, 2011 at 1:15 am
é o verbo TAR do :Tá a ver?
Junho 18, 2011 at 1:45 am
A maior dificuldade de NC para implementar as ideias escorreitas que possui sobre o ensino, vão ser os entraves da máquina administrativa ministerial e regional que lhe é hostil. A fenprof será o mal menor que se vai remeter à sua verdadeira dimensão por falta de quorum. Desejo-lhe coragem para conseguir implementar as medidas que a sua lucidez promete, apesar das previsíveis rasteiras.
Junho 18, 2011 at 1:45 am
Aguardo para ver. Neste momento nada, nem ninguém, me deixa entusiasmada. Houve demasiados estragos. Olho para a minha escola, os colegas que “sobraram”…muito poucos. Estou cansada e triste.
Junho 19, 2011 at 12:42 pm
#47, #62, #85
Não é que me surpreenda o facto de não ter obtido resposta… mesmo assim esperava um pouco mais…