Eu confesso que reduziria a Formação Cívica a 45 minutos e, quanto muito, manteria 90 minutos para algo como o Estudo Acompanhado mas nos moldes inicialmente idealizados e não como extensão de outras disciplinas. Quanto a projectos, se são transversais e transdisciplinares, não precisam de uma área específica.
Fevereiro 21, 2010
Fevereiro 21, 2010 at 9:27 pm
Quando digo extingui-las não de todo, mantinha um tempo para a DT incluído no horário da turma e do professor. Nessa hora da turma seriam abordados vários temas associados às problemáticas que essa apresenta, assim como ao preenchimento de papelada sem prejuízo da disciplina do DT.
Fevereiro 21, 2010 at 9:32 pm
A escola deve ser um lugar para aprendizagem de matérias concretas.
Os divertimentos, as tretas, a ocupação de tempos livres e a resolução de problemas sociais devem mudar-se para outras paragens.
Fevereiro 21, 2010 at 9:34 pm
Em tempos usei Clerasil e ela foi-se!
Fevereiro 21, 2010 at 9:35 pm
E não se podem exterminá-las…?
Fevereiro 21, 2010 at 9:38 pm
Estou como a Elisabete em#1.
Extinguir tudo menos a hora (45 minutos) semanal do DT com os seus alunos. Dá frutos.
O EA foi uma invenção maluca. Ainda se fosse só no 5º ano. Anda a rapaziada a fazer “horários de estudo” desde o 5º ao 9º ano. 🙂
Antigamente não havia e nunca lhe sentimos a falta.
Fevereiro 21, 2010 at 9:40 pm
Já agora, Paulo, pq não uma sondagem sobre as aulas de substituição? 🙂
Servem para…?
1- chatear professores e alunos
ou
2- melhorar as aprendizagens, como se tem verificado. Desde que foram implementadas, o insucesso diminuiu drasticamente. 😉
Fevereiro 21, 2010 at 9:40 pm
Que os professores estejam disponíveis para ajudar no que for preciso e basta.
Fevereiro 21, 2010 at 9:52 pm
#6
Essa eu sei!…
É a 1.
Fevereiro 21, 2010 at 10:13 pm
Extinção das ACND, que impossibilitaram o desenvolvimento de projectos nas outras disciplinas que ficaram com menos horas. Falo por exemplo da FQ, cujo programa é uma manta de retalhos, dã-se tudo, sem na verdade se consolidar nada. O DT pode ter uma hora (50 min) a mais para tratar de assuntos da DT ou daqueles que considerar relevantes.
Concordo com algo que alguém mencionou num post mais abaixo. Sem disciplina, sem autoridade do professor, sem trabalho por parte dos alunos, nada feito. Como eu costumo dizer aos meus alunos: nem que estivesse ali um prémio Nobel. O trabalho que lhes compete nunca poderá ser feito pelo professor.
Fevereiro 21, 2010 at 10:14 pm
De acordo com Elisabete e com a reb.
Chega!
Fevereiro 21, 2010 at 10:14 pm
Não tem nada a ver com este assunto,mas aconselho a leitura deste artigo sobre o parque escolar:
http://5dias.net/2010/02/21/parque-oculta-3/#comments
Fevereiro 21, 2010 at 10:14 pm
Estranho, estranho, estranho é pensar que as sondagens online demonstram “consensos”. Mas lá está, quando as sociais se quiseram pavonear como ciências sacaram do manual de estatística e cá vai disto. Tratando as pessoas como números abriram caminho ao domínio dos primos.
Fevereiro 21, 2010 at 10:15 pm
Quando Ao resto:
EXTERMINÁ-LAS!
Fevereiro 21, 2010 at 10:21 pm
Se os programas de FQ são mantas de retalhos é porque se tornaram simples listas desarticuladas de conteúdos. Trata-se de cada um encontrar neles um nexo de acordo com a turma em presença. No caso: a curiosidade natural do animal geneticamente programado para descobrir o meio envolvente; as condições do exercício do método científico; a relação entre matéria e o tempo. E uma lição para a vida: tudo se transforma.
Fevereiro 21, 2010 at 10:34 pm
Parquimedes ou está noutro mundo ou és tão naífe que até metes dó..ou então estás no Valssassina…
Bem até amanhã…Carpe Curriculum…
Eu não procuro. Descubro
Picasso, Pablo
Fevereiro 21, 2010 at 10:34 pm
Hoje fui ao lançamento de um livro de uma amiga/colega.
Os professores começam a escrever sobre estes últimos anos de sofrimento nas escolas.
A dada altura, ela falou de uma turma CEF que teve há dois anos e que quase a fez desistir de dar aulas… Comoveu-se qdo contava exemplos de algumas atitudes deles. Desde um que lhe disse naquele tom ordinário que lhes conhecemos: “Está a olhar para mim? Pq? Nunca me viu?”
Vim para casa a lembrar-me que eu, e tantos de nós, coleccionamos histórias que ninguém imagina…
Fevereiro 21, 2010 at 10:37 pm
Leitura de cabeceira…
É possível (…) que não se tenha visto, conhecido e dito nada de real e importante? É possível que se tenha tido milénios para olhar, reflectir e anotar e que se tenha deixado passar os milénios como uma pausa escolar, durante a qual se come fatias de pão com manteiga e uma maçã?
Sim, é possível.
É possível que, apesar das investigações e dos progressos, apesar da cultura, da religião e da filosofia, se tenha ficado na superfície da vida? É possível que até se tenha coberto essa superfície – que, apesar de tudo, seria qualquer coisa – com um pano incrivelmente aborrecido, de tal modo que se assemelhe aos móveis da sala durante as férias de Verão?
Sim, é possível.
É possível que toda a História Universal tenha sido mal-entendida? É possível que o passado seja falso, precisamente porque sempre se falou das suas multidões, como se dissertasse sobre uma aglomeração de pessoas, em vez de falar de uma única, em torno da qual elas estavam, porque se tratava de um desconhecido que morreu?
Sim, é possível. É possível que se tenha julgado ser preciso recuperar o que aconteceu antes de se ter nascido? É possível que se tivesse de lembrar a cada um que ele, de facto é proveniente de todos os antecessores, tendo ele disso conhecimento e não devendo dar ouvidos a outros que soubessem outras coisas?
Sim, é possível.
É possível que todas estas pessoas conheçam em pormenor um passado que nunca houve? É possível que todas as realidades nada sejam para elas; que a sua vida decorra, desligada de tudo, como um relógio numa sala vazia?
Sim, é possível
É possível que nada se saiba das raparigas que, no entanto, vivem? É possível que se diga «as mulheres», «as crianças», «os rapazes» e não se faça a mínima ideia (apesar de toda a cultura não se faça a mínima ideia) de que há muito que estas palavras não têm plural, mas apenas inúmeros singulares?
Sim, é possível.
É possível que haja gente que diga «Deus» e julgue que se trate de algo comum a todos? – E veja-se apenas dois rapazinhos de escola: um compra um canivete, e o seu vizinho compra outro tal qual no mesmo dia. E uma semana depois mostram um ao outro os dois canivetes, e acontece que eles só muito de longe se parecem – tão diferentemente evoluíram em mãos diferentes. (Ora, diz a mãe de um deles a esse respeito: vocês têm sempre por força de desgastar logo tudo!). Ah, pois: é possível acreditar que se possa ter um Deus sem se recorrer a Ele?
Sim, é possível.
Porém, se tudo isto é possível, se tem mesmo só uma aparência de possibilidade – então, por tudo o que há no mundo, é preciso que aconteça alguma coisa. O primeiro indivíduo, o que teve estes pensamentos inquietantes, deve começar a fazer alguma coisa do que se perdeu; mesmo que seja um qualquer, certamente o menos indicado: mais nenhum há que o possa fazer.
Rainer Maria Rilke
Fevereiro 21, 2010 at 10:37 pm
Estas áreas são absolutamente risíveis e os resultados estão aí para comprová-lo.
Tal como as aulas de 90m nos 2º e 3º ciclos com as excepções já aqui mencionadas.
Tal como as aulas de substituição.
Não se trata de ser eduquês ou não eduquês. Trata-se de se ser pragmático: resulta ou não resulta?
Este é outro polvo que foi alastrando pelas escolas à custa da redução das áreas disciplinares.
Sabem mesmo algumas medidas que garantiriam melhores resultos a nível do ensino e das aprendizagens?
-Uma formação contínua de qualidade para os professores.
– Escolas mais pequenas (em oposição aos Mega Agrupamentos entretanto implementados).
– Redução de alunos por turma e /ou desdobramentos.
– Horários dos alunos mais inteligentes.
Fevereiro 21, 2010 at 10:39 pm
#18
“Horários elaborados de forma inteligente”
(correcção)
Parece que a roda ainda não foi inventada!!!
Fevereiro 21, 2010 at 10:42 pm
Obviamente extinguia-a.
Fevereiro 21, 2010 at 10:44 pm
Extingui-las!
Manter, obviamente, um tempo semanal do DT com a sua turma.
Fevereiro 21, 2010 at 10:47 pm
Parece-me que basta um só tempo de 50 minutos para assuntos da direcção de turma, ocupados com temas de formação cívica sempre que estivessem esgotados os assuntos da DT.
Fevereiro 21, 2010 at 10:48 pm
Concordo com quem acima se mostrou favorável a uma hora no horário dos alunos para os assuntos da Direcção de Turma.
Fevereiro 21, 2010 at 10:49 pm
Nunca chamaria formação cívica e mandava o resto para o lixo.
Recordações da Benavente não quero nenhuma, nem as aulas de 45 e 90 minutos. Por isso votei em aulas de 60 minutos.
Fevereiro 21, 2010 at 10:52 pm
Eu propunha a extinção do EA e da AP e colocava a FC agregada à disciplina de História.
Fevereiro 21, 2010 at 10:56 pm
#25, Olinda, eu acho que FC deve ser uma aula dada pelo Director de Turma.
Gosto muito desse espaço com os alunos da minha Direcção de turma. Fazemos balanço da semana, decorre sob forma de assembleia em que todos participam.Temos abordado temas interessantes. Eles gostam e eu tb.
Não gostava de perder essa relação com eles.
Fevereiro 21, 2010 at 10:59 pm
O DT pode ter mais um tempo se a escola quiser.
Fevereiro 21, 2010 at 11:00 pm
Eu propunha a extinção do EA e da AP e colocava a FC agregada à disciplina de Ciências Naturais.
Desculpa Olinda!
Fevereiro 21, 2010 at 11:01 pm
Manter, obviamente, um tempo semanal do DT com a sua turma… que NADA tem a ver com a xaxada de Formação Cívica. A total aberração.
Tive a oportunidade de assistir à conceptualização das tais ACND, na tal “escola-piloto”. INACREDITÁVEL.
Uma ou outra vez exprimi a total oposição, com argumentos, sobre o assunto. Iam-me “matando”. Antes da sinistralidade entrar em acção. Aliás, sintomático que essa gentinha foi das primeiras a apoiar as “mididas” de engenharia social da doida.
Benaventeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, foge da minha vistaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
Fevereiro 21, 2010 at 11:05 pm
#29-Benavente foge da minha frente…
Fevereiro 21, 2010 at 11:06 pm
Na verdade ficou conhecida por fugir.
Fevereiro 21, 2010 at 11:07 pm
A existir FC, ela deverá estar associada à DT.
Evidentemente que cada professor/área disciplinar não passa ao lado da FC. Como pode?
Daí que, só faltava agora perdermos tempo a discutir em que disciplina estaria a FC em melhores mãos……
Fevereiro 21, 2010 at 11:07 pm
Formação Cívica 45 minutos.
Estudo Acompanhado e Área de Projecto fundidas num único bloco de 90 minutos, com 2 professores na sala de aula.
Ofertas de escola semestrais com diversas escolhas para além das pseudo-oficinas e com inclusão forte da Música e Dança no 3º ciclo e áreas de Tecnologia e Teatro/Drama no 2º ciclo.
Maior carga horária relativa da LP, Matemática e Línguas no 2º ciclo;
Maior carga horária relativa das Ciências Naturais, Física e Química, História e Geografia no 3º ciclo.
Fevereiro 21, 2010 at 11:08 pm
# 27
Concordo, Olinda.
Fevereiro 21, 2010 at 11:08 pm
Calhando, devia também estar nas mãos dos progenitores….
Fevereiro 21, 2010 at 11:09 pm
#32
Claro!
Fevereiro 21, 2010 at 11:11 pm
1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950triiiiiiiimdesceaescadagalaamiúdarilha a boladeberlim12345678910sobeaescadatiraocadernorespondeàperguntaouveamensagem1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950
…
70anos depois
preencheopapelcolocaocarimboenviaaochefe….
Fevereiro 21, 2010 at 11:12 pm
FC????
Está em TODAS as disciplinas, claro.
Um dia talvez vos relate alguns factos ocorridos na “conceptualização” das borbulhas ou “ACNE”. De memória. No Natal fiz uma limpeza total nessa papelada – tudo para o lixo.
Fevereiro 21, 2010 at 11:14 pm
Olá Paulo:
acho que o pessoal, sobretudo o do 2ºCiclo, ainda não fez bem as contas ao que significa a morte das áreas não disciplinares. Ou então todos pensam que irão beneficiar as suas disciplinas!!!
Um abraço
Fevereiro 21, 2010 at 11:15 pm
Fico mal disposta só de pensar no assunto “ACND”.
Como a “coisa” se processou, etc, etc, etc.
LIXO.
Fevereiro 21, 2010 at 11:15 pm
Resmas de parquímtres à minha volta e sai-me uma de Alexandrina!…
Fevereiro 21, 2010 at 11:17 pm
FC NÃO É UMA AULAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
Fevereiro 21, 2010 at 11:17 pm
nas suas disciplinas
desculpem
Fevereiro 21, 2010 at 11:19 pm
Uma tirada teórica: na escola, em qualquer situação, qualquer professor tem de estar alerta para situações relacionadas com a FC.
– em qualquer espaço onde os alunos se empurram
– em qualquer espaço, onde se ouvem palavrões
– em qualquer espaço, onde as calças estão pelos joelhos e se vêem os boxers
– em qualquer espaço onde os alunos pensam que são livres de se comportarem da maneira que mais lhes aprouver, mesmo com recurso ao preservativo.
Fevereiro 21, 2010 at 11:23 pm
#39,
Não entendi.
Fevereiro 21, 2010 at 11:26 pm
#37,
Esta entendi.
Fevereiro 21, 2010 at 11:29 pm
de essas todas, a mais inutil é o Eestudo acompanhado.
45 minutos para o DT e só.
As horas de EA e de AP não devem ser perdidas, devem transitar para outras disciplinas.
Andam sempre a dizerq ue os alunos t~em horas de aulas a mais, o que é manifestamente falso.
Fevereiro 21, 2010 at 11:30 pm
My vote:
Extingui-las
Fevereiro 21, 2010 at 11:31 pm
Deixem-me rir com a AP: um eufemismo, excepto projecto.
Fevereiro 21, 2010 at 11:31 pm
“Andam sempre a dizerq ue os alunos t~em horas de aulas a mais, o que é manifestamente falso.”
Falso?
Fevereiro 21, 2010 at 11:31 pm
#39, há qtos anos exitem as ACND?
Como era dantes?
As ACND só passaram a existir qdo as aulas passaram a ser de 90 minutos e roubaram carga horária a várias disciplinas. No 2º ciclo, a mais afectada foi a História.
Fevereiro 21, 2010 at 11:33 pm
#47, experimente olhar para o horário deles.
E lembre-se como era o seu, naquela idade…
Fevereiro 21, 2010 at 11:36 pm
#39,
Eu sei dessa “matemática” em matéria de horários. MAs não pode ser esse o critério.
Quanto ao resto, nota-se por aqui um consenso bem alargado quanto ás ACND.
Fevereiro 21, 2010 at 11:40 pm
#53
Pois. Horários!…
Há umbigos e umbigos!…
Fevereiro 21, 2010 at 11:41 pm
Eu, tal como a Reb, gosto de FCV, mas não me chateia nada que desapareça. FCV é transversal. Aquilo que faço em FCV, faço na minha disciplina. Existir um espaço para o DT tabalhar assuntos de DT é outra coisa. Reunem, ou não, se houver assuntos a tratar. Antes da FCV, já se reunia em Assembleia de Turma sempre que era necessário e os alunos demonstravam mais interesse porque, em regra, eram eles a pedir e isso dava outra dimensão ao assunto.
Também acho que a escola deve ter uma vasta oferta nas áreas das expressões. Mas devem funcionar após as aulas, devem ser livres. Cada qual inscreve-se no que lhe dá mais prazer, naquilo para que tem mais vocação. Não concordo com essas áreas no currículo, com uma ou duas ofertas de escola e os alunos a terem que se inscrever à força.
Alguém falou num aspecto importante. Se acabarem as ACND e, como a ministra disse, não houver aumento na carga horária das disciplinas, vai haver muito horário a fechar.
Fevereiro 21, 2010 at 11:43 pm
Das ACND acabaria com todas elas. No entanto, manteria um tempo semanal para o DT e a sua turma, que não necessariamente, formação cívica. Poderia chamar-se “FC – formação crítica”(risos). Continuo a achar que os alunos deviam, desde que possível, começarem a desenvolver projectos científicos, preferencialmente nas disciplinas científicas, em articulação, ou não.
Fevereiro 21, 2010 at 11:44 pm
Chamem-lhe Tutoria.
Às vezes é mais tonteria!…
Fevereiro 21, 2010 at 11:45 pm
Claro que há 1 consenso alargado sobre isto e mais as aulas de 90m.
Já agora, lembro-me de 1 estudo sobre as ACND. E lembro-me de, apesar de algumas criticas, se ficou pelo sim ,não pois, nim, talvez, quiçá.
Alguém se lembra quem fez este estudo?
A CNE?
Tanto estudo assassinado………tanta hora desperdiçada…….
Fevereiro 21, 2010 at 11:46 pm
Ao acabarem com as ACND, muitos horários fechavam, muitos professores ficariam com horários incompletos ou a “sobrar”. Reduziam-se os alunos por turma e problema resolvido.
Fevereiro 21, 2010 at 11:47 pm
# 51
Reb,
Foi com a doida da bena-vent(as) – Guterres.
Em 2002-2003?!
As “competências” e outras xaradas afins.
Tenho cada história para contarrrrrrrrrrrr.
Fevereiro 21, 2010 at 11:50 pm
Competências? Ah, ah, ah
Como se avaliam competências?
Ou a intenção era não avaliar e, logo, passar?
Fevereiro 21, 2010 at 11:50 pm
“Alguém falou num aspecto importante. Se acabarem as ACND e, como a ministra disse, não houver aumento na carga horária das disciplinas, vai haver muito horário a fechar.”
Daí temos de manter as ditas ACND?
De qualquer modo, é ou não verdade que muitas destas ACND se tornaram extensões de áreas curriculares?
Fevereiro 21, 2010 at 11:51 pm
#51
Querida Reb
ainda não li em lado algum para onde irão as 11 horas de professor que as áreas curriculares não disciplinares representam em cada turma do 2º Ciclo. A situação no 3º ciclo é algo diferente.
cumprimentos
Fevereiro 21, 2010 at 11:53 pm
É verdade!
Estudo acompanhado e Área de projecto servem de apoio, por exemplo, ao esstudo da matemática ou língua portuguesa, ou línguas estrangeiras. Repito: não só estudo acompanhado mas também Área de Projecto
Fevereiro 21, 2010 at 11:54 pm
#53
Olá Paulo
Parece-me que meio horário de professor por cada turma do 2º Ciclo merece uma reflexão mínima, ainda que não deve ser o único critério.
Um Abraço
Fevereiro 21, 2010 at 11:54 pm
#59,
Isso e também voltarem os apoios a fazer parte da componente lectiva.
Ou não é verdade que apoios com 1 até 10 alunos são efectivamente CL?
Fevereiro 21, 2010 at 11:55 pm
As ACND, ao passarem a ser extensões das áreas curriculares, perderam o sentido que nunca tiveram.
Fevereiro 21, 2010 at 11:57 pm
Os apoios deviam fazer parte da componente lectiva, é óbvio. Assim como as grrrrrrr substituições.
Fevereiro 21, 2010 at 11:59 pm
#62
Não. Espero que dasapareçam de vez. Até porque, as ACND, juntamnete com as aulas de substituição são largamnete responsáveis pelo aumento da indisciplina. Como DT, verifico, ano após ano, que o maior número de participações em resultado de actos de indisciplina acontecem nestas áreas.
O que eu quis dizer é que seria bom, que as horas retiradas às disciplinas para as ACND voltassem para elas.
Fevereiro 22, 2010 at 12:00 am
1º Todas as reuniões nas escolas passariam a ser reuniões de trabalho – fim das chamadas reuniões para “passar o tempo”, cumprir calendário. Seriam para Preparação de materiais, troca de experiências, etc. Mantinha as reuniões de conselho de turma mas com calendário mais flexível de acordo com as necessidades de cada turma/escola e em casos específicos as de departamento mas na persepectiva de verdadeiras reuniões de trabalho;
2º Uma ou duas tardes por semana dedicadas aos professores puderem apoiar alunos com necessidades em determinadas disciplinas. Terminava com os APA/s;
3º Extinguia de imediato as ACND e as chamadas “prostituições” – se possível, criaria nas escolas bolsas de professores disciplinares.
4º Os professores a trabalhar no 1º ciclo nas tais extracurriculares (tanta tontaria!!!!) colocava-os em tempo LECTIVO a dar as disciplinas do currículo do 1º ciclo
Fevereiro 22, 2010 at 12:02 am
Não às ACND
Sim às turmas reduzidas (15 a 20 alunos por turma)
Sim à integração dos apoios (e outras coisas!) nos horários
Sim à exigencia
Sim aos exames no final de cada ciclo
Sim às aulas de 50 minutos
Sim a uma renovação séria, justa e equilibrada dos currículos, no seu todo, do pré escolar ao 12 ano
Fevereiro 22, 2010 at 12:03 am
#67,
Essa é uma realidade.E porque terá sido?
Porque não fazem sentido.
Porque foi 1 modo de reforçar áreas disciplinares.
E toca a chamar ACND a este grande saco de gatos.
Chamemos as coisas pelos nomes!
Fevereiro 22, 2010 at 12:03 am
Uma tarde por semana seria dedicada a actividades de opção proporcionadas por cada escola: desporto, culturais
Fevereiro 22, 2010 at 12:05 am
A mim não me chateava nada de que, logo a partir do 1 ciclo, os alunos tivessem 3 a 4 professores
Fevereiro 22, 2010 at 12:06 am
As chamadas turmas mais problemáticas trabalhar-se-ia em co-teaching (ou par pedagógico) – dois professores disciplinares dentro da sala.
Fevereiro 22, 2010 at 12:07 am
Na minha escola 45m de Estudo Acompanhado é para Inglês.Outros 45 são para leituras (PNL).
Fevereiro 22, 2010 at 12:07 am
#71,
boa síntese!
Fevereiro 22, 2010 at 12:07 am
Obrigatório em cada escola: uma vitrine actualizada permanente com legislação e outras cenas burocráticas. Ponto final.
Fevereiro 22, 2010 at 12:13 am
#75,
E o ridículo é que, mais 1 vez a confusão entre CL e CNL, o professor “titular” da turma tem a CL e o professor “em parceria” fica com a CNL.
Nunca gostei dessa experiência.
Pela razão acima referida e, principalmente, por outras razões de carácter pedagógico.
Fevereiro 22, 2010 at 12:16 am
As ACND fazem tanto sentido que as tutorias são feitas retirando os alunos dessas actividades……..
Fantástico!
Fevereiro 22, 2010 at 12:19 am
Desculpem a insistência, mas com tanta ACND crescem como cogumelos os APAs, os PEIs e as tutorias e os relatórios do Gabinete de Apoio Disciplinar……
Algo não bate certo, acho eu.
Fevereiro 22, 2010 at 12:59 am
# 79
Trabalho muitas vezes dentro da sala de aula com um outro professor disciplinar. Em apoio a alunos com maiores dificuldadss abrangidos pela EE. Por regra, funciona muito bem.
Fevereiro 22, 2010 at 3:07 am
Já aqui escrevi que considero importante reservar um tempo no horário da turma para que possam estar com o Director de Turma a resolver as questões que vão surgindo ao longo do ano. Prefiro que este tempo não se chame “Formação Cívica” nem seja considerado “área curricular”, mas se tal importunar muito as cabeças “insignificantemente” pensantes, dou de barato. As restantes ACND são lixo e devem ser colocadas no recipiente respectivo.
Fevereiro 22, 2010 at 7:53 am
Se a duração das aulas de 90 min foi pensada para os alunos do secundário posso informá-los que, em regra, não funcionam.
Exceptuando aulas práticas laboratoriais e outras de natureza eminentemente prática, nas outras todas a duração ininterrupta é excessiva.O que é que resulta:
-os alunos desligam-se em termos da sua atenção ao fim de 50-60 min;
-aumenta a instabilidade na sala de aula bem como um nº grande de pedidos, muitos legítimos, para ir à casa de banho;
-o professor sente a pressão de aproveitar integralmente os 90 min para leccionar o programa, o que não resulta pois os alunos “já lá não estão”;
-resulta ainda cansaço e frustração nos professores e condições reais para a manifestação de indisciplina na sala de aula;
Esta é a minha opinião e de muitos dos professores da minha escola.
Reconheço que nos alunos mais novos os seus tempos de concentração ainda são menores mas no secundário em que o ensino é muito condicionado pelo imperativo de cumprir programas e preparar para exames que ditam o futuro académico dos alunos as aulas generalizadas de 90 min também não servem.
A sondagem a ser realizada daria, na minha opinião, resultados idênticos à deste blog para o básico.
Fevereiro 22, 2010 at 9:55 am
Extingui-las! O DT pode ter uma hora para receber os alunos.
Não se compreende como disciplinas de Ciências Físicas e Naturais, como agora de designam, tenham uma carga horária de 90 minutos por semana e depois queixam-se que os alunos vão para o Secundário, maioritariamente para a área de Ciências e Tecnologia , sem saberem “nada”. Basta o aluno faltar uma aula, ou o professor e passam-se quinze dias sem ouvir falar na matéria… Milagres???
Fevereiro 22, 2010 at 2:22 pm
Concordo com a proposta, mas onde se vão buscar as horas para que a língua materna tenha a importância que os filandeses dão à sua?
Fevereiro 22, 2010 at 3:54 pm
Gostaria de perceber de que forma é que a extinção das ACND se compatibiliza com a proposta de 4 ou 5 turmas por professor, no máximo.
Se acabarem com as ACND, têm de restituir essas horas às disciplinas que as tinham antes!
Ou será caso que o ideal é dar 11 turmas a cada professor de Educação Musical, Música, História, Geografia, EV e por aí fora?
Fevereiro 22, 2010 at 3:58 pm
# 85
Em Sines, o feriado municipal é no dia 24 de Novembro, que calha no mesmo dia da semana dos feridados 1 e 8 de Dezembro.
São 3 semanas consecutivas sem aulas, para as disciplinas de 2.º e 3.º ciclo que são leccionadas nesse dia da semana.
Fevereiro 22, 2010 at 3:58 pm
#88
…e que têm 90 minutos por semana, claro.
Fevereiro 22, 2010 at 7:56 pm
Ora aí está, Maria Portuguesa. Sou prof de Ed. Musical, e antes das ACND ensinava música (90+45m). Agora só lecciono 90 (encho chouriços). Ainda mais me choca porque me foi atribuido uma turma de EA e eu sinto que podia estar a proveitar o tempo para lhes ensinar o que sei e considero útil, e afinal ando a fazer fichas de Palavras Cruzadas e Sopas de Letras (dadas pelos colegas)…
Fevereiro 22, 2010 at 8:04 pm
Acrescento que tenho 8 turmas mais DT e que sobrevivo com dificuldade…
Fevereiro 23, 2010 at 6:49 pm
Ana,
As ACNDs tornaram-se uma “terra de ninguém”, onde cada um ensina o que mais lhe dá jeito, o que acha que é mais útil aos alunos, ou, em última instância, o que lhe apetece naquele dia…
Nada te obriga a pô-los a fazer sopas de letras. Põe um ponto final nisso 🙂