Hoje na Escola da Freixianda foi a reunião geral de professores com a nova CAP. À parte a conversa esperada do “pertencemos todos à mesma equipa” e “a lei é para cumprir”, dois momentos se destacaram:
- O primeiro foi quando os professores quiseram saber o currículo da nova direcção. Começaram por se recusar terminantemente a responder a isso e mandaram os interessados perguntar à DREL. Perante a insistência, resolveram responder que na verdade nenhum dos membros tem qualquer experiência em gestão escolar, embora a nova presidente tenha uma pós-graduação nessa área.
- O segundo momento foi quando declararam que, seguindo indicações da DREL, todos os órgãos se mantinham em funções, excepto o Conselho Executivo demitido e que, devido à falta de experiência da nova equipa, a presidente cessante passava a assistir como convidada às reuniões do Conselho Pedagógico! Para ajudar! A vice-presidente cessante pediu então que essa informação fosse confirmada por escrito, porque contradizia a informação prestada presencialmente pela mesma DREL, na reunião da semana passada, segundo a qual todos os órgãos cessavam funções com a exoneração do Conselho Executivo.
Está instalado o circo!
Um pormenor interessante para se aferir a estratégia: para já, a palavra de ordem é serenidade e só no início do próximo ano lectivo é que tentarão formar o CGT, depois da mobilidade de professores decorrente do concurso. Em raciocínio directo, isto significa que do actual corpo docente não esperam grande colaboração nesta matéria, e tentarão a sorte com os novos colocados ainda não corrompidos pela peste da resistência.
Um(a) professor(a) do Agrupamento
Maio 6, 2009 at 9:25 pm
É essencial não perdermos o pé neste mar de porcaria. Felizmente, somos muitos mas os muitos que somos não somos demais para continuar a pôr um travão a estes “senhores”.
A vida destes CAP(o)s não vai ser fácil. Temos pena…ou não!
Maio 6, 2009 at 9:35 pm
Hoje em dia, deve pedir-se tudo por escrito.
Fazem bem os colegas que o exigem. Ninguém é obrigado a cumprir ordens ” de boca”.
Coragem, colegas, não há mal que sempre dure!
E todos somos poucos para inverter este estado de coisas.
Maio 6, 2009 at 9:54 pm
Quem vomitou os CAP ainda existe?!
Maio 6, 2009 at 10:00 pm
Como diz um amigo sportinguista, perante todas as sacanices, trafulhices, “roubos de igreja” e corrupção que se vive no futebol:
É SÓ RIR NO REINO DO LEÃO!
Maio 6, 2009 at 10:01 pm
#3
o nick parece a sigla de um daqueles sindicatos que só têm como sócios o presidente, dois vogais e um tesoureiro…
Maio 6, 2009 at 10:09 pm
HERAT.
Desculpa, mas não percebi. E não sou burro, acredita.
Maio 6, 2009 at 10:23 pm
Onde é que eu já vi este filme?
Aqui na aldeia do Astérix foi e é quase igual. A única diferença é que não se apresentaram em RGP. Acho que têm medo de aglomerados.
De resto, a mesma cassete.
Maio 6, 2009 at 10:28 pm
Ai a Lei, a Lei..
De repente, descobre-se e propagandeia-se aos quatro ventos essa verdade lapalissiana de que a “Lei é para se cumprir”…
Curiosamente, no meu tempo, os estudantes de Direito usavam muito a expressão (não sei se ainda usam..) que a Lei existe para ser violada :-). Enfim um assomo de sinceridade…Afinal quanto mais a lei é violada mais trabalho para as profissões ligadas ao Direito…
Maio 6, 2009 at 10:30 pm
IsabelCaldas, que bom esta troca de ideias. Afinal vocês que levam um mês inteiro a mais de experiência, mantiveram os órgãos como agora por cá se diz, ou cessaram todos os cargos de nomeação, como por cá se tinha anunciado há uma semana? E Assembleia de Escola, ainda têm como nos mandam cá, ou foi destituída com o CE, como nos tinham dito há uma semana?
É que faz toda a diferença…
Maio 6, 2009 at 10:31 pm
Eu fico um bocado atordoado com estas novidades. Sou (ou era) membro da Assembleia e sou (ou era) coordenador de departamento. Agora preciso de saber se ainda sou alguma coisa dessas ou não.
Maio 6, 2009 at 10:32 pm
DIGAM-ME UM PAÍS onde os PROFESSORES ainda sejam PROFESSORES!!! Eu corro pra lá…
Maio 6, 2009 at 10:34 pm
SPMNSB, parece que em França ainda há alguns. Já são milhares de cartas públicas de desobediência.
Maio 6, 2009 at 10:34 pm
Lembram-se do filme sobre a Camorra? a inspiração não foi italiana..foi portuguesa e do largo do rato…
Maio 6, 2009 at 10:38 pm
9#
João, aqui a Assembleia está em funções e até acho que reúne na próxima semana.
Quando o director regional veio à escola reunir com o CP e prometeu voltar para fazer o ponto da situação (antes da exoneração do CE), o que não cumpriu, a Drª Júlia, sua esferográfica, frisou que a AE estava e estaria em funções, até ao CGT.
Maio 6, 2009 at 10:50 pm
Mas vejam bem…
http://ordemdostitulares.blogspot.com/2009/05/uma-nova-estrela-brilha-no-ceu.html
É disto que falamos no post anterior…
A Ordem é o inverso do Caos…
Maio 6, 2009 at 11:14 pm
Na realidade o que se passa afinal é um assunto de cargos e poleiros…as crianças que se lixem….
Deixem-se de palermices e trabalhem para o bem estar das escolas e dos alunos…
Já agora, alguém me pode indicar um professor com experiência antes de ter começado a trabalhar?????
Em frente…e bom trabalho a ganhar experiência.
Maio 6, 2009 at 11:22 pm
Um professor com experiência antes de começar a trabalhar? Ora deixem-me cá ver… um estagiário é professor, ou ainda está em formação? E três dirigentes estagiários, será que estão em formação? E terão eles orientador de estágio?
É a lógica no seu melhor: para ser coordenador de departamento, é necessário experiência, mas para gerir uma escola qualquer “criança” serve. Bem, qualquer não! Tem de ter certas e determinadas características.
Maio 6, 2009 at 11:23 pm
# 15
Belo perfil!
Com um Armani talvez a figura se componha…
Maio 6, 2009 at 11:25 pm
#14 IsabelCaldas, então e o Pedagógico manteve os mesmo elementos, não houve alterações? Então e como é que a CAP faz aprovar em Pedagógico e em Assembleia os instrumentos necessários?
Maio 6, 2009 at 11:26 pm
Ou com uma Ford Transit…
Maio 6, 2009 at 11:29 pm
Este sim é o melhor filme que já se fez sobre os portugueses..imperdível..
Maio 6, 2009 at 11:37 pm
Um estagiário é um estagiário. Depois do estágio sim então é professor.Com ou sem experiência????
Mas mesmo sem a dita experiência, será que não há um benefício da dúvida perante as pessoas que se apresentam ao trabalho???
Será então um simples problema de “jobs for the boys”…Lá se foram os cargos….!!!!!
Maio 6, 2009 at 11:38 pm
O filme do bulimunda veio mesmo a propósito para o rosé de Freixianda.
E faz lembrar os feios, porcos e maus. O rosé, claro.
Maio 6, 2009 at 11:49 pm
Apanhado na net: “Licenciou-se em 1999 na Escola Superior de Educação de Santarém como professor do 2.o ciclo do ensino básico, variante de Educação Visual e Tecnológica, tendo entre 1999 e 2002 leccionado em várias escolas do 2.o ciclo do ensino básico. É professor do quadro de zona pedagógica da área de Lisboa (QZP 11, grupo 05). De 2002 a 2005—em regime de destacamento no Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidade (SPLIU). Entre 2002 e 2004—formador em tecnologias de informação e comunicação pelo Programa Internet na Escola, da responsabilidade da FCCN, destinado a fomentar a utilização educativa da Internet,
bem como a criação de páginas web nas escolas do 1.o ciclo.
No início de 2005 participou no programa comunitário ARION,
com visita a escolas no Reino Unido, onde participou em debates
e workshops, e na BETT (feira internacional de tecnologia aplicada à educação, de Londres).” in Despacho n.º 19084/2005(2ªSérie), de 02 de Setembro de 2005
Maio 6, 2009 at 11:51 pm
Benefício da dúvida, Avioneta? Com um currículo destes já tem o benefício todo, não há dúvidas! O homem não nasceu para professor…
Maio 6, 2009 at 11:52 pm
E já agora só mais umas palavras.
Em Portugal as Leis na realidade são uma chatice que as vezes se tem que cumprir.
Pois as Leis são mesmo para cumprir, mesmo que não agrade a todos.Só e pena é não se punir quem não as cumpre, e quem tem responsabilidades acrescidas devia de ser punido ainda mais severamente como exemplo para os outros.Talvez houvesse mais civismo para quem tenta fazer alguma coisa neste país a “beira mar abandonado pelos próprios habitantes”. Tenho dito.
Maio 6, 2009 at 11:52 pm
Falta dizer que em 2005 deixou de estar destacado no SPLIU para ir para o IPJ de Santarém…
Maio 6, 2009 at 11:53 pm
A verdade é como o azeite… que boas novas nos trazes caro João…
Maio 6, 2009 at 11:54 pm
IPJ…
Maio 6, 2009 at 11:54 pm
Oh Avioneta, não se descaia com o pseudónimo. Olhe que ninguém faltou ao cumprimento da lei… Mas há quem de tão fininho consiga passar pelos buraquinhos da lei, não é? A solução exemplar para mim era outra… mais branda e mais eficaz. Seleccionar as pessoas pela competência demonstrada e pelo currículo, em vez de ser por nepotismo.
Maio 6, 2009 at 11:54 pm
Ouvi dizer que saem de lá doutores… e chegam a ministros…
Maio 6, 2009 at 11:56 pm
Avioneta vai voar até te acabar o combustível e leva o Hugo Chávez Nabantino contigo…
Maio 7, 2009 at 12:00 am
Como vê, cara Avioneta, eu publico aqui o meu nome para que as coisas sejam claras.
Maio 7, 2009 at 12:06 am
#26,
Até concordo.
Podemos começar com o cumprimento da Lei Maior – a Constituição – pelos que deveriam dar o exemplo, ou seja, os legisladores e os respectivos executores?
Maio 7, 2009 at 12:10 am
Doutor Guinote, com todo o respeito, quer-me parecer que vivemos num país em que uns fazem as leis para os outros cumprirem, vivendo num limbo em que não só nada os apoquenta mas, onde as próprias leis que bolsaram, não se aplicam, pois tiveram o cuidado de aplicar as devidas salvaguardas…
Maio 7, 2009 at 12:12 am
Mas porque e que está a haver tanta “dor”…
Todos os cargos estão desponíveis para todas as pessoas, com ou sem experiência.Força, lutem por eles!!!
Já agora, de quem é o curriculo??? Eu que so tenho o 9 unificado gostava de ter um assim. A vida é mais do que cargos e “figurôes”. Cumprimentos e por favor trabalhem bem, pois lidam com os nossos filhos.Já agora… STCOrgulho, “porque no te callas”!!!!!!!
Maio 7, 2009 at 12:12 am
É tão enaltecedor ver o pateta alegre ecia lda sairem do emprego de BM com motorista do emprego semterem que pagar um tostão… Porquê? Alguém lhe paga a deslocação para o trabalho?
Maio 7, 2009 at 12:15 am
Avioneta aterra num CNO que te abasteces logo com o 12º… Aproveita enquanto dura, não sejas parvo…
Maio 7, 2009 at 12:18 am
Nepotismo latim nepos, neto ou é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos
in wikipedia
Estou a ficar com mais expêriencia, muito obrigado
Maio 7, 2009 at 12:19 am
Freixianada não é pera doce…
Maio 7, 2009 at 12:20 am
#36, Avioneta, engana-se! Nem todos os cargos estão disponíveis para todas as pessoas. Você, por exemplo, com o 9.º ano nunca poderia pertencer a uma CAP. No seu caso, como é que fazia para lutar por ele?
Quanto ao currículo, não é de ninguém em especial. Foi uma coisa à toa que me apareceu na net. Se calhar vem a despropósito…
Maio 7, 2009 at 12:23 am
Nisto do latim, eu não consulto a wikipedia, vou mesmo ao dicionário quando é preciso. No da Porto Editora aparecem vários significados, acabei de confirmar…
Maio 7, 2009 at 12:25 am
Ah! já me lembrei porque é publiquei aquele excerto de currículo! Foi inspirado naquela expressão transcrita aqui acima dos “jobs for the boys”.
Maio 7, 2009 at 12:27 am
Avioneta vai trocar de combustível… vai pôr da 12 a um CNO…
Maio 7, 2009 at 12:31 am
Pois,pois…
então concorra voçê ao cargo, pois ao que me parece, voçe tem capacidades para ele e assim já não tinha problemas com os outros que parece que lhe causam incomodo.
Eu na minha vida sempre lutei pelo que quis, e quando não gosto das pessoas, normalmente tento mudar para algo que mais me agrade.
A Freixianda deve de ser má para pêra….mas já vi que dá amargos de boca….
Vou dormir…tenho o dia todo de amanha para vir responder ao resto dos comentários…Ele há boas vidas!!!!
Maio 7, 2009 at 12:35 am
#32
Mas será que a avioneta não é o próprio Hugo?
Maio 7, 2009 at 12:38 am
#36
Não é preciso lutar, fofo. Basta apenas ser do partido?
Então qual foi o teu esforço?
Maio 7, 2009 at 12:41 am
A criança, afinal, é conhecida… Vejam…
http://braganzamothers.blogspot.com/2009/05/filho-natural-de-catalina-pestana.html#links
Maio 7, 2009 at 12:43 am
#45
Já te disse que não é preciso concurso, fofo. É verdade. Tens razão. Ninguém duvida que vais ter o dia todo para responder aos comentários, até porque não passas de um verbo de encher…
Maio 7, 2009 at 1:10 am
#45, Avioneta, não sei de onde tirou a ideia de que eu tenho capacidades para o cargo.
E depois, ao que parece, para a CAP não se concorre, é-se nomeado. E já agora, como é que se faz para se ser nomeado? Só para o caso de eu estar interessado…
Maio 7, 2009 at 1:14 am
Eu não gosto nem deixo de gostar das pessoas, o que me causa espécie são as circunstâncias. Se não fosse tão evidente a ligação partidária dos três nomeados, se não dessem tanto nas vistas… Se tivessem nomeado pessoas que pelo seu currículo inspirassem respeito… Vá lá que fosse um anito ou dois num CE, nem que fosse como assessores. Um mandato numa Assembleia de Escola, uma coordenação de departamento, sei lá! Mas agora assim! Nada?
Maio 7, 2009 at 1:39 am
“Se tivessem nomeado pessoas que pelo seu currículo inspirassem respeito…” (51)
Onde?…
Na resistência?…
😆
Maio 7, 2009 at 9:17 am
Bom dia…
(50)Não sei…mas admira não saber!
(51) Pois, afinal a escola e os alunos ficam em segundo plano.Isto não passa de politiquices, partidos e desculpem o termo “tachos”.
Se eu tivesse filhos aí e estudar, era capaz de os retirar daí, pois as escolas são para eles e não para promoções pessoais.
Sem mais, vou aproveitar este dia para dar um passeio, pois as férias já estão quase no fim…Não gosto de políticas!!!
Maio 7, 2009 at 12:03 pm
Porquê tantos comentários,se quando podiam fazer cumprir a lei só meteram entraves… e ninguém concordava com nada… Porquê tanta arrogância? Quando tiveram a”faca e o queijo na mão”?
Maio 7, 2009 at 12:42 pm
O colega João Filipe, quando escreve: “Eu não gosto nem deixo de gostar das pessoas, o que me causa espécie são as circunstâncias. Se não fosse tão evidente a ligação partidária dos três nomeados, se não dessem tanto nas vistas… Se tivessem nomeado pessoas que pelo seu currículo inspirassem respeito… Vá lá que fosse um anito ou dois num CE, nem que fosse como assessores. Um mandato numa Assembleia de Escola, uma coordenação de departamento, sei lá! Mas agora assim! Nada?” está a faltar à verdade.
A colega Fátima que foi nomeada pelo Director Regional como coordenadora da CAP tem um Mestrado e uma Pós-Graduação na área, foi coordenadora do Departamento de 1º ciclo da EB 2/3 de Caxarias, membro do Pedagógico da EB 2/3 de Caxarias e trabalhou no CAE de Santarém. Percebe mais de gestão escolar do que o colega João Filipe Oliveira que como Presidente da Assembleia de Escola da Freixianda só causou problemas.
A colega Paula Teixeira, nomeada também para a CAP foi professora na Frexianda, Coordenadora do 1º ciclo no Agrupamento da EB 2/3 da Freixianda, membro do Pedagógico e tem um Mestrado em Administração Escolar.
O colega Hugo Cristóvão tem experiência em cargos e ensino nas várias áreas, professor como nós.
Tudo isto foi ontem explicado na reunião, pelos colegas que vêm resolver os problemas criados pelo João Filipe, pela Ana e restante CE.
Pena é que o João Filipe Oliveira não tenha ouvido e visto a festa que houve na sala de professores no dia em que a Ana e o CE destituido foram chamados a Lisboa… Parece que o colega João Filipe Oliveira anda um pouco desfazado da realidade e do sentimento da maioria dos nossos colegas que lá trabalham.
Queremos acima de tudo resolver os problemas e garantir um ensino de qualidade.
E esta CAP merece a nossa confiança. Acima de tudo merecem o nosso respeito como colegas.
Como o colega João Filipe Oliveira vai responder a este comentário, reservo para outras participações alguns dos aspectos que levaram o colega João Filipe Oliveira a disparar tantos tiros, sem razão, baixando o nível e a educação que julgava que ele tinha. Afinal, os cumprimentos e os sorrisos que deixas nos corredores da escola não ilustram a pessoa que aqui te estás a revelar.
E a todos os colegas que aqui participam, deixo um apelo: a Freixianda é uma terra que merece o respeito de todos nós enquanto professores. As crianças não têm culpa das políticas do Ministério da Educação. Temos acima de tudo de ser profissionais, mesmo que não concordemos com a política do Ministério.
Cumprimentos
Luísa Dornelas
Maio 7, 2009 at 12:52 pm
“Pena é que o João Filipe Oliveira não tenha ouvido e visto a festa que houve na sala de professores no dia em que a Ana e o CE destituido foram chamados a Lisboa… Parece que o colega João Filipe Oliveira anda um pouco desfazado da realidade e do sentimento da maioria dos nossos colegas que lá trabalham.”
Curioso, eu estive na sala de professores nesse dia e não me apercebi de festa nenhuma. É tão engraçado generalizar à toa e sem conhecimento de causa…
Maio 7, 2009 at 2:17 pm
Ó Filomena (Alguém).
Não sejas imparcial!
E já agora, quando telefonares ao colega João Filipe Oliveira, conta-lhe bem o que se passou na reunião geral de professores, ontem, com a CAP.
Só por uma questão de coerência e verdade.
É que se o colega João Filipe Oliveira recebe informações erradas, isso ainda lhe aumenta a tristezza e a frustração de não ter sido ele a ser nomeado para a CAP.
Triste é que ele não conheça a lei, e que não saiba que as pessoas nomeadas têm de ser professores externos ao Agrupamento.
E Filomena, como pessoa inteligente que és e que te reconheço, como outros colegas, continua com o teu Mestrado, faz o teu percurso e afirma-te pelo que és. Não com quem te juntas.
É que eu encontro valor e capacidades na tua pessoa.
Pela positiva, acho que enquanto professores conseguiremos dar à Freixianda mais qualidade de ensino.
O resto, será um monólogo.
Um beijinho Filomena
Luísa Dornelas
Maio 7, 2009 at 2:21 pm
Filomena, desculpa, mas tens razão. Alguns colegas só se exprimiram com entusiasmo face à ida do CE a Lisboa para serem informados da destituição quando tu não estavas.
Por isso não assististe.
Mas como poucos também são os colegas da Freixianda que passam por estes locais, e como a maioria das pessoas te tem em boa consideração, estás sempre a tempo de fazer uma introspecção.
Eu faço-a várias vezes e com frequência.
Não sou detentora da verdade suprema, tenho defeitos e falho.
Mas sou humana. E como humana que sou, respeito os outros, as suas diferenças, angustias e desilusões.
Mas, Filomena, não tomes as angústias dos outros como tuas.
Vales mais do que isso.
Um beijinho de quem te respeita.
Luísa Dornelas
Maio 7, 2009 at 3:13 pm
«Temos acima de tudo de ser profissionais, mesmo que não concordemos com a política do Ministério.»
Retive esta frase das muitas que li. Não sou da Freixianda nem conheço as pessoas envolvidas, mas vou conhecendo as políticas do ME e os seus efeitos.
Diga-me, do alto do deu profissionalismo: as políticas do ME tornam-nos melhores profissionais e melhoram a escola pública?
Se sim, fico esclarecida. Se não, como continuarão a ser bons profissionais se obedecem cegamente a políticas erradas?
Concorda ou discorda do que se passou em Santo Onofre? É que a política é exactamente a mesma.
Sabe que a ditadura durou o tempo que durou porque existiam muitos “profissionais” que não questionavam as políticas de Oliveira Salazar, não sabe?
Continuavam, com todo o profissionalismo, a seguir as orientações do Sr. Presidente e a aplicar a Lei.
Maio 7, 2009 at 3:33 pm
#59, completamente de acordo.
Maio 7, 2009 at 5:45 pm
O que para aqui vai!
Maio 7, 2009 at 6:23 pm
Estou bem longe de conhecer os intervenientes. Possso falar à-vontade. Sei bem classificar quem HOJE assume responsabilidades na direcção de uma escola, a mando do Ministério. Esse alguém é, de certeza, traidor em termos de classe e em termos de ideais pedagógicos. Não tem qualquer respeito pelos colegas (???) ou pelos alunos. Todos conhecemos as agressões constantes que a Escola está a sofrer, tendo como mandantes os senhores do Governo, ou melhor do ME. Quem obedece ao Big Boss, nestas condições, ou é parvo ou apenas gosta de tacho.
Maio 7, 2009 at 6:47 pm
Sr. working on a dream
Acha que as pessoas que estão nos CE e nas CAP ao terem de trabalhar mais horas do que as que nós temos como carga horária é tacho?
Eu não acho.
Acho que a revolta que sinto nas suas palavras só resultaria numa anarquia para o ensino.
Nós como professores devemos ser superiores às más políticas do ME.
Não acho que os meus colegas que entraram para a CAP estejam de acordo com o que quer que seja.
Ouvi-os na reunião de professores a dizerem que estavam para trabalhar com todos e por todos.
A nossa classe não deixa de estar em causa pelos maus desempenhos administrativos e pedagógicos dos Agrupamentos.
Com a criação dos Mega Agrupamentos, o Agrupamento da Freixianda ou começa a funcionar ou corre o risco de ser absorvido pelo de Caxarias.
E isso é que é mau para o ensino, para as crianças e para as populações.
É isso que o colega João Filipe Oliveira parece não querer ver.
Mais do que resistir às más políticas do ME, entendo de devemos sobreviver, lutar com argumentos, mas nunca descurar os estabelecimentos de ensino que nos acolhem e que são a nossa casa.
Não acredito em políticas de ditadura.
A prova disso é que eu vivi antes da ditadura e espaços como este não existiam…
Hoje vivemos em democracia e temos uma ministra arrogante. É diferente. Como professores, conhecedores dos sinónimos, devemos afirmar o nosso profissionalismo através da nossa compet~encia, dedicação e ligação à comunidade.
Essa também é a nossa mais valia.
Agora estar a discutir currículos de quem é nomeado? Quantas pessoas em Portugal têm excelentes currículos e revelam-se péssimos gestores e administradores.
Julgar as pessoas sem as conhecermos e até mesmo quando algumas pessoas conhecem as pessoas da CAP da Frexianda, escrevendo coisas que não correspondem à verdade é no mínimo, intelectualmente estranho.
E sobre obedecer ao big boss, eu que tive de assinar uma declaração quando entrei ao serviço dizendo que não era comunista, digo-vos que só abraça a profissão de professor quem gosta de ensinar e partilhar saberes.
Eu tenho aprendido muito com os meus colegas. Respeito-os e sei que me respeitam, mas nunca identifiquei pessoas por “tachos”, “partidos” ou outras coisas. Vejo os colegas como homens e mulheres dotados de capacidades e vontades.
Mais do que opinar, na nossa classe e sobre a nossa classe, é a elevação, a nobreza da personalidade e a forma como escrevemos que fez de nós uma classe respeitada e que hoje em dia precisa de reconquistar a sua credibilidade junto da sociedade.
Esse deve ser o meu desafio em cada manhã ao entrar na escola. Não sou, nem quero ser exemplo. Mas não deixo de criticar comportamentos e atitudes tomadas decerto a quente pelo meu colega Jo
ao Filipe Oliveira, que, para quem não sabe foi o candidato do PS à Freguesia de Formigais (ao lado da Freixianda) e candidato a vereador pelo PS à lista da Câmara com o Eng. José Alho. O colega João Filipe veio para aqui misturar política com educação e afinal ele é que é militante do PS candidato…
Essa é que é uma moral…
Cumprimentos
Luísa Dornelas
Maio 7, 2009 at 7:00 pm
Maio 7, 2009 at 7:08 pm
Há novos avençados?
Maio 7, 2009 at 7:30 pm
Olha! Sou famoso!
Agora não tenho vagar para opinar, porque tenho de ir responder a um pedido formulado por mail pela CAP da minha escola.
Mas ainda dá tempo para pôr um ar melodramático e responder à Luísa com uma citação do Evangelho segundo S. João, em que Cristo responde ao Sumo Sacerdote: “se falei mal diz-me em quê, mas se falei bem, porque me bates?”
Já agora, quem é a Luísa?
Maio 7, 2009 at 7:38 pm
#55
Que bem mandatada está senhora D. Luísa Dornelas! Esclareça-me, por favor. Como foi possível a uma minoria tão reduzida composta “pelo João Filipe, pela Ana e restante CE” impedir que a maioria dos professores da Freixianda avançasse com a solução para os problemas criados. Afinal de contas poderiam ter feito tantas listas para o CGT! Parece que, a determinada altura, foram acometidos de uma crise de amnésia que os levou a esquecerem-se que queriam “acima de tudo resolver os problemas e garantir um ensino de qualidade”.
Então foi preciso o CE destituído ir a Lisboa para fazerem uma festa??? Porque é que a maioria, sendo maioria, dos colegas que lá trablha não assumiu o sentimento que os domina? Por falta de coragem?
Maio 7, 2009 at 7:38 pm
Dornelas 100% é pouco … Obrigado pelo que escreveu.
Sr. João Oliveira, se eu não me identifico é porque tenho a liberdade para isso.
Se eu me identificasse e tivesse a sua postura na vida de trabalho eu possivelmente mudaria de identificação, pelo menos pela vergonha que voçe está a passar.
Voçê é mau colega… tem sorte de não ser meu colega pois seria ignorado e posto de lado…
No trabalho temos que ser unidos e respeitar as diferentes ideias dos outros…Pelo menos é o que o seu mentor Sr. José Sócrates defende (teoricamente).
Vamos todos respeitar a ESCOLA e todos os seus PROFISSIONAIS… Deixe a política de fora, e TRABALHE PARA A SUA COMUNIDADE COM PRAZER E ORGULHO, OU ENTÃO MUDE DE PROFISSÃO….VIVA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO…TODOS….
Maio 7, 2009 at 7:51 pm
Minha nossa, voçççççÊ???????????????????
irraaa isto não é lapsos teclado!!!
Maio 7, 2009 at 7:57 pm
# 68 Avioneta
Professor é que não é.
Conheço-o muito bem.
Basta ler com atenção os seus comentários para ver que é. Há tiques que não se perdem.
Quem conhece a pessoa percebe que está aqui para “trololé”…
Maio 7, 2009 at 8:02 pm
Maio 7, 2009 at 8:03 pm
Luísa Dornelas
Com todo o respeito que me merece, lamento discordar, mas não podemos colaborar com um sistema que achincalhou e humilhou os professores perante a opinião pública, destruindo um pilar fundamental da escola: a autoridade do professor.
Colaborar com este sistema é perder o respeito por nós próprios.
Lembre-se que só se é respeitado quem se der ao respeito!
Maio 7, 2009 at 8:15 pm
# 63
Tanta justificação cheira a insegurança.
Como ovelhinha dócil, cumpre as ordens do pastor – tricas, mexericos, baralhar para reinar, à boa imagem do Big Boss.
Tenha um pouco de vergonha de se assumir como profissional da Educação!
Maio 7, 2009 at 8:23 pm
#Eu não lhe chamaria insegurança, mas sim auto-elogio. Conhecem o ditado “gaba-te cesto…?”. Já que mais ninguém o faz, fá-lo a própria.
Maio 7, 2009 at 8:41 pm
Colega João Filipe Oliveira.
O colega é famoso entre os seus colegas. Tem qualidades como professor que admiro.
Agora a hostilidade com que tem tratado as colegas da CAP, não me parece normal, pelo que de si conheço. Fazia de si outra pessoa. Só por estar de cabeça quente entendo que por não ter sido nomeado para a CAP, que assim reaja.
E João Filipe Oliveira citar o Envangelho requer mais do que a leitura do mesmo. Exige como cristãos e humanos que façamos a auto-crítica.
Veja o que tem escrito sobre os seus colegas e medite.
Todos erramos. Mas saber perdoar também é uma virtude que existe na nossa comunidade escolar. Afinal, há mais a unir-nos do que a separar-nos.
E parabéns pela sua paternidade.
Colega Pedro Castro.
Entendo que discorde da minha posição. Mas é mesmo por este ME tratar mal os professores que nos devemos unir.
O que se tem passado na Freixianda só está a virar os colegas uns contra os outros.
Isso é o que a Ministra quer.
Não é colaborar com o sistema, é mudar o sistema por dentro.
Sermos nós o actores da mudança.
As maiores revoluções não precisam de guerras. Dão-se espontâneamente (desculpem mas eu ainda sou do tempo em que os advérbios de modo eram acentuados) 🙂
Cumprimentos a todos
Luísa Dornelas
Maio 7, 2009 at 8:48 pm
#55 Ó sô D. Luísa pelo que li no texto acima assinado por “Um(a) professor(a) do Agrupamento”, pareceu-me que V. Exa não quis divulgar o seu currículo na RGP, então e vem fazê-lo agora escondida atrás de tão original nome?
Maio 7, 2009 at 9:08 pm
(70) “ler “36”
Não sou prof.
Sou um cidadão que gosta de saber, ler, aprender, ou seja ganhar experiência.
Nada tenho haver com a profissão de Professor.
Calhou ler, pois moro relativamente perto de Ourèm, e como sabem todos gostamos de saber o que se passa na nossa região.
Tive azar, mas já agora estou a tentar participar,mas não sou burro, lá por não ser licenciado.
Lamento não agradar a toda as pessoas, mas é a minha opinião e pelo que li há algumas pessoas que não se sentem bem com os acontecimentos.
Talvez até seja um pai, ou encarregado de Educação que tenha o seu filho a estudar nesse agrupamento.
Quero manter o anonimato pois num estado de Direito, tenho esse direito.
“trololé”… Não!!!!! Mas lamento que as pessoas que participam aqui (falo por mim) não passem de ignorantes, e que só os “outros” é que são validos.
THE END
Maio 7, 2009 at 9:12 pm
Senhor ou senhora do comentário 76:
Eu não tenho que divulgar currículo nenhum.
Sou professora que tirou o magistério primário no tempo em que o que lá se aprendia, me valeu como base de conhecimentos para a vida toda.
Tínhamos de usar a saia abaixo do joelho.
Sou professora do Agrupamento da Freixianda com muito orgulho.
Não ando escondida. E mais do que um nome, são as posturas que nos caracterizam.
Mais do que discutir os “mexericos” e coisas menores para mim está o objectivo central: fazer com que o Agrupamento da Freixianda se torne um Agrupamento com qualidade acima da média.
Isso faz-se com as boas e más leis. Isso faz-se com os bons e maus profissionais. Mas acima de tudo isso alcança-se com os olhos fixos no que temos em comum, como já referi.
Ainda hoje antes de vir embora para casa passei no CE e perguntei aos colegas da CAP se precisavam de alguma coisa. Agradeceram~com um sorriso.
Devem ser estas ligações positivas, pelo que de positivo temos na escola que nos devemos unir.
Cumprimentos a todos
Luísa Dornelas
Maio 7, 2009 at 9:12 pm
#77,
Mas qual é a sua opinião sobre o caso?
Maio 7, 2009 at 9:32 pm
Cada vez que colocas um post deste género vêm lavar as roupinhas sujinhas da casinha aqui para o blogue. Não há pachorra.
Maio 7, 2009 at 9:48 pm
#57 e 58
Cara “Luísa”,
Estarei à disposição para discutir esses e outros assuntos em local próprio a este tipo de reflexões.
Aguardo convite.
Maio 7, 2009 at 10:17 pm
João
Tal como tu, também me não escondo atrás de nicks. Dar a cara/nome é a melhor forma de não dar força à perigosa ameaça que tudo nos deixa dizer no obscurantismo do anonimato, mas que nos pode comprometer quando se assume o que se diz.
Contra ventos e marés, ainda bem que continuas a manter a frontalidade que te conheço.
Lamento só hoje ter tido conhecimento da discussão deste polémico tema (“polémico” é um eufemismo, o caso em apreço chama-se mesmo é falta de vergonha!).
Já por aqui muito se falou do currículum (ou da falta dele) da CAP; do CE exonerado, ainda pouco se disse, para além da alvitrada “festa” que terá sido feita na sala de professores quando os elementos do Ce foram a Lisboa, festa essa de que muito duvido.
Conheço o percurso dos elementos visados. Da Ana, há que louvar e considerar quase DEZASSEIS anos de experiência de gestão nessa escola. Das qualidades de trabalho, dedicação e empenho, ninguém pode duvidar, e pô-las em causa será mero exercício de auto-defesa ou má língua fortuita, quiçá sinónimo de desespero. Também não é difícil adivinhar quem está por trás de alguns comentários, e até isso é claramente demonstrativo da falta de ética, de coragem e de profissionalismo.
Aflige-me em consciência, seja profissional seja pessoal, conviver com uma situação em que um CE é exonerado para dar lugar a uma CAP cuja mais elevada qualificação para gerir uma escola é a pós-graduação de um dos elementos! Raia os picos da imoralidade que esta CAP (que de oportunista não tem nada, obviamente!)não tenha pejo, em função da sua inexperiência, de pedir ajuda(valha-me a Senhora dos Aflitos!)à presidente cessante. Então reconhece-se à presidente cessante suficiente capacidade para “ajudar” a CAP, justamente por não se reconhecer a esta capacidade suficiente para exercer as funções????? Há aqui qualquer coisa que não bate certo! Estarei atenta. À Ana, à Rosário e a todos os outros, incluindo ao João, manifesto publicamente a minha total solidariedade, porque os conheço, porque lhes reconheço o valor que têm. À tutela, nada direi, porque me não merece uma única palavra. Tenho vergonha!
Maio 7, 2009 at 10:26 pm
Ainda volto…
Fiquei bem mais esclarecida depois de ter lido o comentário 78. Afinal, basta usar a saia abaixo do joelho para garantir a qualidade do ensino….
Haja tino!
Maio 7, 2009 at 10:30 pm
#78
Caríssima, Luísa. Também já me contaram que sorrisos é coisa que os senhores da CAP distribuem aos molhos. Ah! E parece que beijinhos também.
Esclareça-me lá só mais uma dúvida por favor. Agora usa saia acima do joelho. Verdade?!
Nunca pensei ficar a conhecer pormenores tão interessantes.
Maio 7, 2009 at 10:34 pm
E se fizessem mais sexo …?
Vão ver que essas tensões passam..o que vos faz falta é isso…e depois acumulam tensões..pois não despejam…
Maio 7, 2009 at 10:37 pm
A dor de corno é lixada. se não queriam ser demitidos… trabalhassem como deve ser…
Maio 7, 2009 at 10:39 pm
De ti, não esperava outra coisa. Obrigada pela tua frontalidade, Nídia.
São mais do que justas as palavras que diriges à Ana.
Maio 7, 2009 at 11:02 pm
Luísa, parece-me que não conheces bem o Agrupamento. Que pertençam ao Agrupamento de Freixianda só há duas professoras com idade para terem feito o Magistério com a saia assim assim. Mas algo me diz que nenhuma delas passou a recolher sorrisos no CE antes de sair.
Além dessas duas há também uma das senhoras da CAP. Mas, credo! Será que a Luísa é mesmo a Fátima? Eu não posso acreditar! Afinal o que escreveu aqui pode não ser verdade?
Estou chocado com tanta dissimulação! Querem lá ver que aquilo da festa na sala de professores foi inventado?
Mas ainda não respondeu à minha pergunta: “se falei mal, diz-me em quê; se falei bem, porque me bates?”
Maio 7, 2009 at 11:38 pm
# 63
Só quem não te conhecer Luisinha. Estás preocupada com a agregação da Freixianda a Caxarias, ou estás com medo de não poderes chegar a Directora? Vá lá não desesperes. Como vês, já estás a meio caminho. Se entretanto não te zangares com a Paula, é claro. Isto de serem duas a querer o mesmo cargo tem que se lhe diga…Não há dúvida de que, se a agregação se desse, a vida se complicaria para ti e perderias a oportunidade de resolver a situação da Freixianda com que tanto te preocupas…
Maio 8, 2009 at 12:30 am
#57
Parece-me que quem não conhece a lei é a Luísa. Está a inventar senhora presidente. Olhe, volte a ler o artigo 66 do 75, já que a sua missão é fazer cumprir a lei…
Maio 8, 2009 at 12:37 am
Vou dar uma ajudinha. Pois é! A supracitada lei só diz que será nomeada uma CAP pelo director regional, não diz que “têm de ser professores externos ao agrupamento”. Tenha cuidado com as adaptações.
Maio 8, 2009 at 12:39 am
Ai Luísa Luísa…
A mim não me enganas.
Então houve festa na Escola, na sala de professores, no dia dia em que o CE foi a Lisboa.
Qual foi então a Escola? Gostaria saber.
De certeza que não foi na Escola de Freixianda.
Estive na Escola nesse dia a partir das 8 horas da manhã e não vi qualquer tipo de festa, antes pelo contrário. Ou será que a Escola tem várias salas de professores? Garanto-lhe que festa não houve, é pura mentira, ou gosta de especular?
Já agora, por onde andou que não a vi lá na Escola nesse dia? Passou só de Fantasma?
Gostaria saber as respostas Luísa.
Maio 8, 2009 at 12:56 am
Este é o triste ambiente que encontraremos nas escolas deste País!
Mas o pior está para vir…
Com directores eleitos somente com os votos de pais, autarcas e pessoas convidadas seremos “liquidados”.
A nossa autonomia pedagógica foi-se…
Maio 8, 2009 at 1:05 am
Pode crer, Pedro Castro.
É realmente triste o ambiente, mas é ainda mais triste ver que são os nossos próprios colegas a fomentá-lo.
Parecem-lhe correctos os métodos a que está a recorrer a senhora presidente da CAP da Freixianda?
Acho que a continuar assim, a Paula está a ganhar pontos e passar-lhe-á à frente na corrida para Directora com uma perna às costas.
Maio 8, 2009 at 4:38 pm
Conheci a “Luisa” noutros tempos, quando esteve de passagem pelo Agrupamento há alguns anos. Durante muito tempo não voltei a vê-la, nem por qualquer meio me apercebi que se preocupasse tanto com a situação da escola da Freixianda, a pontos de agora evocar que o que deseja é apenas “pôr a escola a funcionar”! Vi-a recentemente, em circunstâncias que lamento (ela sabe quais, e se aqui as não refiro é apenas em função do respeito verdadeiro, não intencional e muito menos oportunista que as pessoas, mesmo depois de mortas, me merecem). Não sabia, nesse encontro, que a “Luisa” andava já em “pré-campanha”…Lamentável!
Tenha cuidado, D. “Luisa”: embora vivamos tempos conturbados em que o cartão do partido dá (algumas)garantias, a verdade é que terá todos os olhos em cima de si e do seu trabalho. Tem muito que fazer, para conseguir superar o trabalho feito por quem realmente sabe do ofício.
Naturalmente, o mais importante são os alunos. E é justamente isso que me leva a questionar o inquestionável:até que ponto será possível garantir a formação integral de portugueses cívicos, que se desejam, no futuro,socialmente intervenientes e geradores de riqueza (seja ela material ou moral), com exemplos como este? Minha senhora: contrariamente ao aplicável à mulher de César, aqui, muito mais do que parecê-lo é preciso sê-lo. E não me parece, pelo que de si conheço, que seja capaz de igualar o trabalho do CE exonerado, quanto mais superá-lo!
Quanto ao “trampolim” para Directora, tenha calma! Ainda a procissão vai no adro e, se entretanto os espanhois não comprarem isto tudo, aguardemos que seja feita justiça aquando do processo eleitoral para director. Ou terá já a garantia (desta cartola já nem coelhos me falta ver sair!)de nomeação sem concurso???? Sabe-se lá, sabe-se lá!!!Cá estaremos para ver…
Maio 8, 2009 at 11:45 pm
Ai Luísa Luísa…
A mim não me enganas.
Então houve festa na Escola, na sala de professores, no dia dia em que o CE foi a Lisboa.
Qual foi então a Escola? Gostaria saber.
De certeza que não foi na Escola de Freixianda.
Estive na Escola nesse dia a partir das 8 horas da manhã e não vi qualquer tipo de festa, antes pelo contrário. Ou será que a Escola tem várias salas de professores? Garanto-lhe que festa não houve, é pura mentira, ou gosta de especular?
Já agora, por onde andou que não a vi lá na Escola nesse dia? Passou só de Fantasma?
Gostaria saber as respostas Luísa.
Luísa,continuo a aguardar pelas suas respostas.
Maio 13, 2009 at 12:44 am
Boa noite, a todos…
Não sou do tempo da saia curta nem de assinaturas para poder ensinar (mentira, assinei um contrato de trabalho por um ano quando comecei a ENSINAR!!!)… Mas sou do tempo em que, durante 19 anos de serviço, passei por 12 escolas diferentes tendo leccionado durante 4 anos no Agrupamento de Escolas da Freixianda. Durante o período que leccionei na escola da Freixianda, trabalhei de manhã, de tarde, à noite e… também em alguns fim-de-semanas (e, pasmem-se, foi com o maior gosto e prazer)!! Voltaria de novo a fazê-lo com a Ana, a Rosário, a Nídia, o João Filipe e outros (que ainda estando nessa escola) não têm sido identificados neste pseudo-forúm (agora, tive alguma piada, não acham?!!). Por outro lado, compreendo (a idade aumentou-me a tolerância…) que este lugar parece ser um espaço para exorcizar os fantasmas que vão surgindo ou, então, para exercitar a escrita!! Mais ainda, sou do tempo do CD, do CE e do CP, depois passámos a ter nas escolas a AE, sei o que é o CGT e o CG… sei também o que é o CNO, o RVCC, o EFA, o CEF e, mais algumas designações, mas CAP? OK, assumo a minha ignorância mas tenho uma amiga que como conselho me diz:”Duvida sempre de alguém que fala por siglas!”.
Mas, tudo isto me trás uma grande preocupação: eu concorri para uma escola que tem um CAP? A ME está a mentalizar-me para ter um(a) director(a), não é um CAP (que precisa do apoio da presidente cessante…).
Já agora, por esta escola não ter passado em vão (na minha vida profissional e, porque não dizê-lo, pessoal), algo de positivo surgiu: voltei a “sentir” algumas pessoas que gosto muito, como pessoas e como PROFESSORES!!
Até um dia destes…
PS (1) – Não, não tenho nickname, o meu nome é mesmo Cristina Trovão.
PS (2) – Estive mesmo quatro anos a trabalhar, na escola sede do Agrupamento de Escolas da Freixianda.
Maio 13, 2009 at 1:11 am
Desculpem, não consigo desprender… Eu que tenho tantos PRA’s para analisar e corrigir!! Já sei o que é CAP (acho eu…): Comissão Administrativa Provisória! Está bem? Desculpem, mais uma vez, a minha ignorância: nesta altura do ano, a Direcção Regional acha que há necessidade de uma Comissão Administrativa? E os possíveis problemas pedagógicos? (Ah, é aí que entra o apoio da presidente do CE demitido?) No final do ano lectivo?
É nestes pormenores que “adoro” este país!!! Qual Finlândia, aprendam com Portugal!
Agora, vou mesmo…
PS – O dicionário de língua portuguesa,que uso é o electrónico da Houaiss, acham bem?! Não é preciso desfolhar as páginas…
Maio 15, 2009 at 11:21 pm
Só se sabe falar mal da escola da freixianda… será que os funcionarios nao merecem uma palavra, pelo esforço e dedicação que têm feito pela comunidade escolar???
so falta no meio desta guerra falar também mal dos funcionarios que tanto têm dado a esta escola…
Maio 20, 2009 at 5:20 pm
fal-se de festa de certeza que em caxarias, tanto gabanço para quê será que sabe trabalhar por cá não deu provas disso só arranjou complicaçoes por onde passou e confusão nunca se viu a trabalhar so a pedir ideias aos outros e a querer qualquer lugar de poleiro a freixianda mrecia melhor pois os que lá estavam eram trabalhadores e interessados so não eram bons relações publicas e sorrisos sorriam sorriam que e de que elas gostam
Outubro 8, 2009 at 4:21 pm
Depois de todo este tempo resolvi aqui voltar. É curioso verificar que existem membros destituidos a atacar os novos (ah ah ah) a tentar criar conflitos entre os mesmos. A denegrir a imagens de alguns devido a questões politico – partidárias. E depois do outro lado verifica-se que existem pessoas que se vêm defender de coisas, as quais não têm que se defender. Vê-se ainda uma amostra de gente que queria ser alguém, digno de algum reconhecimento (que na minha opinião) não merece. Oh meu amigo… nunca ouviu dizer que “quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré?” e esta músca ainda completa com: “há muitos que querem sê-lo mas não sabem como é!” lá está…. por isso perguntou como se chega à CAP! hehehe. Sabem caros colegas, eu sou prof neste agrupamento e ainda bem que estou de fora a estas caças de poleiros. Mas é triste que nesta escola exista gente tão estúpida que não saiba cumprir os seus deveres. Será por ignorância? Quem tiver dúvidas que consulte a legislação em vigor. E já agora,aproveito para deixar algumas mensagens aos colegas:
a) Do anterior CE- deixem de ser más línguas. Tiveram a vossa oportunidade 😉
b) Aos apoiantes das mesmas – Os gostos pessoais são indiscutiveis mas olhem que já não são essas colegas que vos pagam os ordenados.
c) Aos colegas frustrados – temos pena. Tente outra vez
d) À nova comissão – provem a estes débeis que sabem trabalhar e que merecem aí estar.
e) E a quem não estiver contente – mude de vida.
E para terminar, Sr. Hugo, não se deixe intimidar pelos comentários depreciativos que fazem à sua imagem. Isso provavelmente advém da resposta que o espelho dá a essas personagens sobre as suas próprias imagens. É tal e qual como anteriormente disse: a dor de corno é lixada.
Cumprimentos
Outubro 21, 2009 at 7:51 pm
mais uma vez se prova que esta cap so gosta de bufos hoje ficou provado é pena mas é a realidade que temos
Novembro 2, 2009 at 5:27 pm
Estavam muito caladinhos!
As Novas Tecnologias permitem-nos entrar no mundo dos outros e eu ando a seguir-vos há uns tempos.
Já pensaram que a CAP tem uma função: a eleição do Director! Admiro-me que o processo esteja tão atrasado.
Pode haver quem esteja interessado em concorrer?!
A escolha é da responsabilidade do Conselho Geral Transitório! Que apareçam projectos e candidatos/as competentes!