Eu acho injusto que se critique o líder da Confap por querer que as escolas estejam abertas, mesmo que seja 25 horas por dia, 8 dias por semana.
Muito menos que se coloque em causa a sinceridade das suas posições que, de outra maneira, poderiam ser consideradas terceiro-mundistas e completamente a despropósito em comparação com a prática dos países mais desenvolvidos do centro e norte da Europa.
Muito menos que se lhe aponte que este modelo visa tornar o Estado como guardião das crianças do povo, em detrimento das sacrossantas «famílias», Deus nos livre e guarde que façamos alguma coisa contra elas, nomeadamente as que se acoitam sob a asa protectora do seu grande farol.
Porque Albino Pinto de Almeira faz a defesa destas posições de forma que se sabe pessoalmente desinteressada.
Vejamos:
- APA, que saibamos, afirma-se consultor, logo é mais que certo que não é proletário globalizado, sujeito a horários de trabalho deprimentes, pois se considera que terá compromissos laborais libertos de constrangimentos muito rigídos, o que lhe permitirá recolher a sua prole em devido tempo, sem necessidade de a deixar doze horas entregue a outrem.
- APA, que saibamos, não tem crianças em idade de ser recolhidas obrigatoriamente pelos progenitores, pelo que a sua defesa de uma escola aberta de par em par à espera que os pais possam cumprir 10 horas ou mais de trabalho diários (sem contar com deslocações) é perfeitamente altruísta e apenas a pensar nos outros.
- APA, que saibamos, já não tem educando(a)s no sistema público de ensino básico pelo que este seu denodo constante pelo aprimoramento do dito sistema lhe é ditado pelo mais nobre desejo de, aperfeiçoando a Escola, aperfeiçoar a Sociedade e o País, elevando todos a patamares de excelência só imagináveis em utopias ridentes.
Fosse eu, reles zeco, com criança em trânsito entre o pré-escolar e o 1º CEB em agrupamento já a rebentar pelas costuras de tão bem planeado e metade do casal sem saber onde ficará a trabalhar e em que termos no próximo ano lectivo, seria motivo para se pensar que estava a pensar em interesses próprios.
No caso de APA, nunca, por nunca ser, pois tudo é em defesa dos interesses de outros que não os seus, como acima se demonstrou em três tempos.
É, pois, injusto, que lhe tenham colocado uma setinha virada para baixo.
Março 15, 2009 at 4:15 pm
Este gajo é parvo ou quê ? Não tenho pachorra para tanta incompetência !
Março 15, 2009 at 4:19 pm
Só 12?
Então e a outras 12? Querem ver que ainda somos nós, os pais, quem tem que tomar conta dos filhos?
É mesmo verdade (oh Aberto) que há filhos da p*** de todos os tamanhos! mas, a mim, os que mais me irritam são os pequenos!
Folders (=pasta)! não há pachorra!
Março 15, 2009 at 4:22 pm
Vocês já viram o ar drunfado que ele tem?
E já repararam que em todas as fotografias ele tem os dentes sempre arreganhados, tipo cão raivoso, prestes a morder nas canelas de alguém?
O Ministério de Educação é o depósito de lixo do país. Como esta gente não encontra resistência em nenhum lado (os alunos não votam, os pais querem é parques de estacionamento para os filhos e os professores não se dão ao respeito), todo o imbecil incompetente e analfabeto vai para ali parar.
Mesmo que o albino, a milu, a popota, o valter e o pedreira tivessem habilitações para coordenar departamentos como o da justiça ou da saúde, não teriam coragem de se candidatar a essas bandas. Mais sabem eles que seriam triturados vivos!
Agora, o ministério de educação?? Aquilo é um forrobodó de todo o tamanho. Ou, como dizem os alunos, “é reinar”!
Março 15, 2009 at 4:22 pm
Nas declarações da ministra da educação, neste artigo, há referência a passos dados que têm sido muito importantes..
Para não variar vê-se que são todos do género: “Estavamos à beira do abismo e… decidimos dar um passo em frente!”
Mais uma vez o Albino a conduzir isto com um GPS modelo Magalhães!
Março 15, 2009 at 4:24 pm
#4
Estavam à beira do abismo, decidiram dar um passo em frente, por isso… estatelaram-se lá em baixo!
Março 15, 2009 at 4:28 pm
se ao menos fossem 12 horas para aprender física, música, química, história… mas tenho dúvidas que fosse nisso que o Albino estivesse a pensar.
Março 15, 2009 at 4:31 pm
Eis como vão ser as escolas albinicas…grades…fornos e kappos…onde é que eu já vi isto…?
Março 15, 2009 at 4:33 pm
#3,
Cuidado que nesta foto mal se notam os dentes e quem leva o processo em cima sou eu à conta do “drunfado”.
Metaforem, please…
Não é medo, é falta de tempo para me deslocar ao Tribunal de Gaia.
Março 15, 2009 at 4:41 pm
#8
Mas eles estão lá. Timidozitos, mas estão lá, a mostrar-se discretamente…
Março 15, 2009 at 4:44 pm
Desculpem, mas eu acho que o tio Albino peca por defeito!
O tio Albino deveria exigir que as escolas estivessem abertas 24 horas por dia e que os professores trabalhassem 8 horas em turnos rotativos!
Talvez assim os professores aprendessem, de uma vez por todas, que é tempo de dizer “BASTA”!
Eu faço a minha auto-crítica, a escola a tempo inteiro é o resultado de a sociedade não ter o mínimo de respeito por nós.
Somos do tipo “corno manso”.
Desculpem qualquer coisita… mas detesto as tardes de Domingo!!!
Março 15, 2009 at 4:45 pm
É obra do mesmo médico dentista do Paulo Portas…
Março 15, 2009 at 4:49 pm
Concordo com o Pedro.
Acrescento que a escolas deveriam ter camas para albergar os alunos no caso de o País se “esquecessem” …de que têm filhos.
Março 15, 2009 at 4:50 pm
Ora como os professores amocharam nos Ois, agora t~em a resposta.
Março 15, 2009 at 4:52 pm
Analise-se a ideia (carregada de boas intenções) antes de fazer juízos.
O que fazem os pais que têm dinheiro? depois da escola, mandam os filhos para os atl’s. e os que não têm dinheiro?
Não seria bom optimizar os recursos que as escolas dispoem e colocá-los, num horário alargado, ao serviço da população? Não vejo mal nenhum nisso. A escola tem de deixar de ser um local de culto, de horários rigidos, em que manda é apenas o padre.
Março 15, 2009 at 4:53 pm
Mas atenção Pedro até os cornos mansos se passam de vez em quando…e tanta vez o canto vai á fonte que um dia ee quebra…
BEM VOPU PASSEAR Á fNAC CO O MEWU PUTO QUE ADORA LIVROS DE DINOSSAUROS E DE PIRÃMIDES…ANTES QUE ELE FIQUE FECHADO NOS CAMPOS ALBINICOS DE CONCENTRAÇÃO…ZIG HEIL
Março 15, 2009 at 4:54 pm
QUE SE LIXEM OS ERROS …
Março 15, 2009 at 4:55 pm
O facto das escolas estarem abertas num horário alargado, não significa que os professores tenham que estar sempre na escola. Até porque o horário de trabalho de um funcionário é de 8 h por dia.
Os shoppings também funcionam em horários alargados e os empregados fazem turnos.
Março 15, 2009 at 4:56 pm
SIM E ATÉ ACHO QUE DEVA HAVER COMO PARA OS VELHOTES CENTROS DE DIA E DE NOITE PARA AS CRIANÇAS…É QUE OS PAIS TAMBÉM Têm vida sexual e direito a divertir-se…AFINAL NEM TODOS GANHAM 360 MIL EUROS POR MEIA DÚZIA DE FOTOCÓPIAS…
Março 15, 2009 at 4:57 pm
Pergunte a um funcionário da FNAC (local de culto da classe média estafada-tesa-mas-com-a-mania-que a cultura-se-faz-folheando-livros) como conseguem estar abertos tantas horas no dia
Março 15, 2009 at 5:01 pm
Por vezes não compreendo o Paulo Guinote. Tanto assina entradas brilhantes, bem fundamentadas, revelando uma capacidade de análise de grande sofisticação, como foi o caso do texto “Surpreendidos com o concurso?”, de 11 de Março (os meus parabéns atrasados pela prosa), como escreve textos destes, contra o Albino Almeida ou Vital Moreira, textos caceteiros, a ir à canela em vez de jogar à bola.
Agora aqui que ninguém nos ouve: há um prazer secreto em si quando escreve prosa desta natureza sabendo de antemão que muito dos seus leitores, quão cães esfaimados (sem ofensa, a sério) se vão atirar ao naco de carne que lhes oferece, não há?
Março 15, 2009 at 5:01 pm
Eu até sugiro que na notação oficial, o ME passe a designar as Escolas por “estabelecimentos de educação” e não por “estabelecimentos de ensino”.
Assim tornaria a “coisa” mais autêntica.
Março 15, 2009 at 5:02 pm
#14
Quando falamos de crianças, TUDO mas TUDO o que os portugueses fazem, está errado:
1- É saudável uma criança ter um irmão. E, no entanto, este é um país de filhos únicos.
2- É saudável os filhos terem contacto com os avós. E, no entanto, muitos deles só estão com eles na Páscoa e no Natal.
3- É saudável as crianças passarem os seus primeiros cinco/seis anos de vida com a mãe e o pai, a brincarem no jardim e a conhecerem o mundo. E, no entanto, elas são “despejadas” num quarto fechado logo aos três anos (muitas vezes até mais cedo!), onde estranhos velam pela sua sanidade mental.
4- É saudável as crianças brincarem com os seus pais. E, no entanto, apenas 6% (SEIS POR CENTO!!!!!) dos pais portugueses brincam com os seus filhos.
Não admira que as crianças portuguesas sejam tão mentalmente desequilibradas. A minha escola é bem ao pé de um jardim de infância, e muitos professores já repararam que elas não falam: elas GRITAM E GUINCHAM!Já não cantam, agridem-se umas às outras! E as funcionárias acabam o dia drenadas, de tanto gritarem.
Isto é normal??? Vão ser estas crianças o futuro Portugal? O futuro não agoura nada de bom, sejam honestos…
Enquanto as sociedades ocidentais não oferecerem condições e tempo para os pais poderem estar com os seus filhos e educá-los, bem podem deixar as escolas abertas 24 horas por dia. Não valerá a pena.
Estamos a criar monstros, não cidadãos válidos para o futuro.
Março 15, 2009 at 5:04 pm
Kafka, eu em vez de carne prefiro peixe!
Março 15, 2009 at 5:07 pm
J.M.F. parece ter acordado definitivamente para a realidade.
Até que enfim!
Ainda que falte desmontar da sua linha de raciocínio o “cheque ensino”…
Março 15, 2009 at 5:14 pm
Devem ter conhecimento que este sr continua a contar em 2009 com 165.000,00 de financiamento por parte ME e prevê gastar no mesmo ano em “deslocações e estadas” 44.000,00.
Já afirmei anteriormente que este sr não me representa nem nunca me representou.
A nova Confederação de Pais (CNIPE) deve dizer algo sobre este assunto, já o pedi.
Março 15, 2009 at 5:16 pm
#14
Sou, apenas,EE… vivo sozinha e tenho 2 filhos 10 e 13 anos. “Viro-me” como posso, porque os filhos são meus!
Porque é que os pais não exigem, por exemplo, aos seus autarcas (agora até estão juntos no CGT) espaços para atl´s dos seus filhos?
Isto é rídiculo! estão a tentar o quê? que as crianças abominem a escola? Isto é um surreal! Estamos todos loucos?
Março 15, 2009 at 5:17 pm
#20, Kafkazul,
Há momentos em que cedemos ao prazer carnal, tipo Ana Malhoa em vez de Audrey Hepburn.
Devia experimentar.
É libertador.
E o APA merece um post em sua defesa.
E não estou a pensar na fome alheia, é mesmo em mim e num prazer profundamente narcisista.
Março 15, 2009 at 5:24 pm
E ninguém põe um abaixo-assinado a circular, dizendo apenas qualquer coisa como isto: “somos pais e este senhor não nos representa”?
Março 15, 2009 at 5:26 pm
#24 Pedro castro
A escolas devriam ser transformadas em Centros Comerciais escolares.Abertos 24 h. por dia, com turnos
Os meninos tanto poderiam ter aulas de dia como de noite.
Os Pais que permitiram por comodidade esta situação profissional deveriam unicamente ver os filhos aos fins de semana.
Proponho que mal os filhos nasçam que estes sejam retirados aos país e sejam instalados em centros Comerciais escolares, por conta do Estado que substituirá os país na sua educação.
Afinal para que servem os Albinos?
Março 15, 2009 at 5:28 pm
Não, parece-me que a melhor solução/designação será silos infanto-juvenis…
http://porquemedizem.blogspot.com/2009/03/em-boa-verdade.html#links
Março 15, 2009 at 5:28 pm
#28
A CNIPE vai eleger os seus Orgãos Sociais no próximo dia 19 de Abril.
A partir desta data o ME será obrigado a repartir a verba dos 165.000,00 e os Cidadãos passam a ter conhecimento desta falta de representatividade dos Pais até hoje, com o APA.
Pode ser que nesta data saia o abaixo assinado e espero que a CNIPE possa ter o mesmo protagonismo televisivo que a confap teve ontem
Março 15, 2009 at 5:29 pm
Já agora, porquê a escola? Porque não a igreja, o centro comercial, o Centro Cultural de Belém?
Sr. Contra a maré, os seus argumentos, tais como os dos Albinos, dos Sócrates, dos Valteres etc. etc., irritam-me solenemente! porque são primários, mas pegam! eu sou uma das pessoas a quem se refere em #14, mas não quero os meus filhos 12 h na escola! Quero mais tempo e principalmente de mais qualidade do tempo que passo com eles! e quero ATL’s com condições (fisicas e pedagógicas) e a preços que eu possa pagar!
Março 15, 2009 at 5:34 pm
O avô da nação está a prestar um péssimo serviço, às crianças e jovens da república mal frequentada, mas eles ainda hão-de ter tempo para lhe “tratar da saúde”, a ele e a mais uns quantos e aí eu hei-de 😆 muito 😆
Março 15, 2009 at 5:38 pm
Ana Malhoa e prazer carnal? Não consigo, a sério, não consigo mesmo. Talvez só com viagra lá fosse, mas duvido mesmo. Não é preciso uma beleza etérea ou intemporal como Audrey Hepburn, basta-me a “girl next door”, mas a Ana Malhoa? Volta Freud que estás perdoado…
Março 15, 2009 at 5:44 pm
Uma coisa eu não entendo: um representante de pais da escola pública não deveria ter os filhos na escola pública??
Não há um estatuto, regimento destas associações?
Como defender os interesses dos outros pais se tem os filhos em escola privada?
A mim parece-me nonsense.
Março 15, 2009 at 5:51 pm
#35
Nem mais!!
Março 15, 2009 at 5:53 pm
O nonsense é habitual e comum nos dias de hoje.
Não há que estranhar, há que lutar.
Para além disto o que os professores estão dispostos a fazer em termos de luta?
Março 15, 2009 at 6:03 pm
O Albino Mau há uns anos retirou-se destas lides. Apareceu então à frente da CONFAP a Maria Viseu, que agora lidera, penso eu, a CNIPE.
Não sei bem que zanga houve entre eles, mas meteu tribunais e tudo. O pai da nação regressou e os que o constestavam acabaram por criar uma nova confederação.
Mas claro que o ME vai andar até ao fim a fingir que só a CONFAP representa os pais.
Março 15, 2009 at 6:07 pm
Mas isto deveria ser denunciado. Todo o pessoal que lê jornais e vê esta criatura na tv julga que ele tem os filhos na escola pública.
Se não tem, pq rzão nenhum jornalisata lhe pergunta isso? Pq não se confronta o ME com isso: não há um estatuto para os representantes dos pais?
Março 15, 2009 at 6:07 pm
O que tem que ser pensado, dito e esclarecido.
http://ordemdostitulares.blogspot.com/2009/03/da-necessidade-de-haver-mais-rigor-na.html#links
Março 15, 2009 at 6:10 pm
#39 reb
Vives no País do nonsense. Estás a pedir demais quando os nossos colegas decidiram não lutar.
Mahatma Gandhi : O medo tem alguma utilidade, a cobardia Não.
Março 15, 2009 at 6:11 pm
#41, Tollwut, nada de desânimos. Há várias formas de luta. Isto não está parado!
Março 15, 2009 at 6:16 pm
Não podia deixar de reenviar esta excelente peça em eduquês.
Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:
Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles…
Pedro interrompeu:
– Temos que aprender isso de cor?
André disse:
– Temos que copiá-lo para o caderno?
Tiago perguntou:
– Vamos ter teste sobre isso?
Filipe lamentou-se:
– Não trouxe o papiro-diário.
Bartolomeu quis saber:
– Temos de tirar apontamentos?
João levantou a mão:
– Posso ir à casa de banho?
Judas exclamou:
– Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se:
– Há fórmulas? vamos resolver problemas?
Tadeu reclamou:
– Mas porque é que não nos dás a sebenta e… pronto!?
Mateus queixou-se:
– Eu não entendi nada… ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
Onde está a tua planificação?
Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?
E a avaliação diagnóstica?
E a avaliação institucional?
Quais são as tuas expectativas de sucesso?
Tens para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?
E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?
Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
– Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva.
… E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos…
Março 15, 2009 at 6:17 pm
Alguém me explica como é que eu posso pôr o meu brasão no quadradinho aqui ao lado, em vez desta vulgar cara ridícula?
Março 15, 2009 at 6:20 pm
Ó cavalheiro, não se brinca com coisas sérias…
Março 15, 2009 at 6:20 pm
Deixe lá o Senhor Jesus que morreu para nos salvar.
Março 15, 2009 at 6:23 pm
# Hermenigildo Corte-Real
Como é membro da Ordem dos Titulares à qual pedi adesão, devo-lhe comunicar que se não sabe TIC, deveria pedir a exoneração de Titular e da respectiva ordem.
Março 15, 2009 at 6:38 pm
Mas a Ordem está a aceitar inscrições de Professores Titulares…
Março 15, 2009 at 6:39 pm
Há quem ainda não tenha percebido o que é a escola pública inclusiva: um mero equipamento social que o Estado quer utilizar a seu belo prazer.
Maria de Lurdes Rodrigues repete-o incessantemente, no que é acompanhada pelos consiglieri de diversas origens, como Vital Moreira, Albino Almeida e Boaventura Sousa Santos.
A escola deixará de ser um local de elevação cultural e de formação do carácter crítico e científico, para passar a ser um parque zoológico do Estado, onde conviverão alegremente diversas espécies de mutantes, escravos e alienados mentais.
Estes utentes e clientes da escola inclusiva são encarados como plasticina moldável, e não terão objectivos, nem identidade, nem raízes, estando à disposição das mafias político-financeiras para os mais cruéis jogos de poder.
O aluno da escola inclusiva é outro sujeito, que não tem uma identidade fixa, permanente, essencial. Esse aluno engloba um conjunto diversificado de identidades, diante de um eu que não é sempre o mesmo, seguro e coerente, mas um eu cambiante, com cada um dos quais podemos nos confrontar e nos identificar temporariamente. Assim, como uma palavra não coincide com a mesma coisa que representa ou com o seu conceito, o sujeito não se confunde com a sua identidade.
Maria Teresa Mantoan (defensora da escola inclusiva)
Março 15, 2009 at 6:42 pm
Parece-me que há nisto todo o fundamento… Classificar as escolas em função de a quem se destinam e colocar nelas professores da mesma classe. Acho muito bem, já tinha pensado nisso…
Março 15, 2009 at 6:43 pm
Cada macaco no seu galho… Muito bem…
Março 15, 2009 at 6:52 pm
Pensem positivo… escolas abertas 24h!
Qual o resultado imediato?
– mais emprego!
– miúdos finalmente educados como deve ser!
Março 15, 2009 at 6:53 pm
Pois é, a mim não me faz diferença que tenho criadas para isso, mas, para quem não tem, deve fazer muito jeito.
Março 15, 2009 at 7:00 pm
#34,
O Kafka, em seu tempo, precisou muito do Freud.
Digo eu que seria mais gestaltiano, se por acaso não fosse.
Vá lá, um esforço, compreenda a ideia e não se agarre aos detalhes.
Só lhe faltou assinalar que me fiquei pelas morenas…
Março 15, 2009 at 7:04 pm
Como é que se coloca o meu brasão aí nesse cantinho onde voçê pôs o boneco?
Março 15, 2009 at 7:07 pm
Senhores Professores:
1- ESTA IDEIA É GENIAL (ponto final)
2- vai possibilitar chegar aos tao publicitados 150 000 postos de trabalho
3- vao construir-se novas alas nas escolas – muito mais investimento!!!
3.1 ala pra creche / infantário
3.2 ala pro básico
3.3 ala pro secundário
3.4 salas de visita
3.5 sala de estar
3.6 sala de atendimento
3.7 alas de castigo por género
3.8 alas de internamento por género
4- residências estudantis para os das zonas mais periféricas
5- finalmente, os gabinetes para os docentes
6- (…)
PS: a morangada chegou ao ME; até que enfim que APA e MLR já vêem os morangos com açúcar.
Até vão acabar de vez com a fase cinzenta que atravessa a nossa escola pública dando muita cor às salas de aula.
Março 15, 2009 at 7:10 pm
Boas ideias, boas ideias…
Março 15, 2009 at 7:11 pm
devia-se rever o mobiliário das salas de professores… em quase todas é uma porcaria.
Março 15, 2009 at 7:43 pm
O Albino é certamente um homem da blogosfera e um homem das redes sociais, um rato que vai miando por aí em busca de uma qualquer migalha de queijo.
Mas que pais é que este APA representa? A mim não. Até tenho vergonha de alguém assim no meu País.
Como pode alguém assim ser eleito pela confap? Não há actas? Ou já não há pais!?
Inventem-se novos pais, mas também não recomendem o seu autor.
Que função vai desempenhar este BEAN na proxima legislatura?
Deverá ser acessor de um qualquer assessor que irá dar acesso aos assessores que irao ascender minoritariamente ao ME.
EU NAO ME MANIFESTEI E NÃO SOU COMUNISTA NEM FUI INSTRUMENTALIZADO.
Março 15, 2009 at 7:46 pm
Ainda bem que não é comunista, eu também não sou e não gosto de comunistas.
Março 15, 2009 at 7:54 pm
Estou a atingir o meu limite de bom senso…estou cansada…muito cansada!Esse Albino está a ultrapassar os limites!Estou farta que esse idiota goze com quem trabalha!!!!!
Março 15, 2009 at 7:58 pm
Ó senhora vá descansar… Já serviu a ceia ao seu marido?
Março 15, 2009 at 8:27 pm
Eu preferia ter os meus filhos no recreio da escola com os colegas acompanhados por adultos do que no ATL, ao lado da escola, um 1.ª andar sem espaços ao ar livre!.
Trabalho no outro lado da cidade, vários dias a sair às 18:30, só os posso ir buscar às 19 horas.
E dos colegas da minha escola só os que têm filhos nas escolas públicas é que têm de recorrer a estes serviços, os que recorrem aos privados têm tudo lá dentro.
Já agora o colégio onde estudaram os filhos do JMF estaria aberto quantas horas por dia?
Março 15, 2009 at 8:33 pm
Estou sem palavras…
Tudo isto não faz sentido!
Tirem-me deste país.
:devil:
Março 15, 2009 at 8:34 pm
enganei-me no boneco
👿
Março 15, 2009 at 8:36 pm
“Vá lá, um esforço, compreenda a ideia e não se agarre aos detalhes.”
Eu posso tentar compreender a ideia, Freud à parte, mas não simpatizo muito com ela. Prefiro as suas entradas mais analíticas e prospectivas, mesmo com um humor corrosivo, do que os seus ataques de natureza pessoal. São estilos que coexistem em si aparentemente em harmonia (quando escrevi isto lembrei-me daquele dueto xaroposo que Paul McCartney cantou com Stevie Wonder no início dos anos 80,Ebony and Ivory, lembra-se?).
Você é uma espécie de Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Eu prefiro o primeiro, de longe, mas penso que o Paulo retira mais prazer do segundo.
Março 15, 2009 at 8:48 pm
DA escreveu:
“Eu preferia ter os meus filhos no recreio da escola com os colegas acompanhados por adultos do que no ATL, ao lado da escola, um 1.ª andar sem espaços ao ar livre!.
Trabalho no outro lado da cidade, vários dias a sair às 18:30, só os posso ir buscar às 19 horas.
E dos colegas da minha escola só os que têm filhos nas escolas públicas é que têm de recorrer a estes serviços, os que recorrem aos privados têm tudo lá dentro.”
Tem consciência de que para muitos comentadores deste blogue este tipo de comportamento configura uma espécie de abandono dos deveres parentais, não tem?
As pessoas não compreendem uma coisa simples.
1.Portugal tem uma das mais elevadas taxas de emprego feminino da União Europeia. Ainda bem que assim é.
2. Não conseguimos produzir a mesma riqueza do que alguns países que desenvolvem políticas que supostamente conciliam melhor trabalho e educação dos filhos.
3. Quem critica os pais por se verem obrigados a deixar os filhos na escola ou no ATL enquanto trabalham é:
3.1. Rico e manda o motorista buscar a criança à escola;
3.2. Rico e coloca o filho num colégio privado com actividades extra-escolares;
3.3. Rico em termos de rede familiar de apoio e manda os avós buscar e tomar conta dos netos enquanto os pais trabalham (basta espreitar as portas das escolas na hora da saída e ver a brigada grisalha em acção).
O resto são discursos demagógicos que não valem um centavo.
Março 15, 2009 at 8:54 pm
Por isso não se porcria e Portugal tem a mais baixa taxa de natalidade da União europeia…e quando acordarem vai ser tarde..ou temos de alterar os 2 por cento que nos separa dos macacos e adoptá-los como filhos…aliás o Valter é já um desses casos …basta olhar para a fronha para ver que esses dois por cento não foram totalmente alterados…
Março 15, 2009 at 8:54 pm
espero que aproveitem as obras do parque escolar e acrescentem uma lavandaria assim quando forem buscar os filhos já levam a roupa engomada
Março 15, 2009 at 8:55 pm
Ouça isto Kafka….
Março 15, 2009 at 8:56 pm
Perpetuar a passividade nos futuros cidadãos é o objectivo oculto deste novo poder. Não haverá mais crianças na rua porque o paradigma da civilização actual(?) das grandes cidade que só pensa no betão e nas cidades dormitório. A marginalidade será a dona dos espaços sub urbanos e nunca mais estaremos em segurança mesmo em meios pequenos se ainda existirem.
A Justiça jamais funcionará (com equidade) porque há interesse ocultos (para uma maioria) mas bem claros para outros que apenas se limitarão a exprimir-se sem esperança que algo mude (ver Cravinho, Carrilho, Alegre e outros).
A alegria que muitos de nós da minha geração sentiam na liberdade que detinham na sua infância não será possível nos tempos que passam e temos
pena.
Março 15, 2009 at 9:12 pm
Isto já só lá vai com uma revolução! ver esta besta deste albino, as bestas dos pedrosos e as outras bestas todas a destruirem o país desta forma, sem fazer nada, é obra!…
Março 15, 2009 at 9:15 pm
Saramago tinha muita razão..mais cedo ou mais tarde ista vai voltar a ser a Ibéria..mainada…e olha eu ralado..se fosse A VENEZUELA AINDA VÁ…SINTO-ME MAIS EUROPEU DO QUE PORTUGUÊS…
Março 15, 2009 at 9:20 pm
Na verdade, não me custa aceitar a ideia de rentabilização das estruturas físicas e dos recursos das escolas em favor das comunidades em que se encontram instaladas. Tenho pena, até, que as instalações e outras recursos não possam beneficiar outras pessoas, da comunidade, em condições de usufruirem do que a escola, aberta 12 ou mais horas por dia, lhes podia proporcionar.
São muitas as possibilidades de exploração em favor dos mais necessitados, mas o que importa é que mantenhamos em aberto a possibilidade de reflectir sobre a questão.
Porque, 12 horas de escola aberta, não significa (não pode significar) prolongar a escola que temos hoje mais duas ou três horas, tão somente.
Uma escola verdadeiramente autónoma, podia muito, além das horas habituais de funcionamento, em prol da comunidade, que é o mesmo que dizer em favor próprio.
Saudações
Elias
Março 15, 2009 at 9:32 pm
#54,
Não, Paulo, só pelas morenas não!! Há que variar… lol
Março 15, 2009 at 9:45 pm
Escolas abertas 12 horas por dia, não vejo onde está a novidade.
A maioria das escolas onde trabalhei nestes 20 e tal anos de profissão abriam às 8.30 para as aulas da manhã e encerravam por volta das 23.30, depois das aulas da noite. São bem mais de 12 horas.
Claro que nenhum maluco se lembrava de ficar na escola de manhã à noite.
Março 15, 2009 at 9:49 pm
http://www.colegioefanor.pt/horarios.html
13. As secções Infantil e Primária funcionarão entre as 9 e as 17 horas. Os alunos cujos Pais desejarem a sua entrada mais cedo ou a saída mais tarde, deverão pagar uma mensalidade de €45,00 (Este regime aplica-se automaticamente a todos estes alunos). Este prolongamento funciona apenas entre as 8h00 e as 18h30m. Para além das 18h30m será cobrada por cada hora ou fracção uma quantia de € 7,00.
http://www.colegiomoderno.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=2&Itemid=6
http://www.colegiodosnavegantes.com/colHorario.asp
http://www.dsporto.de/index.php?option=com_content&view=article&id=82&Itemid=120&lang=pt
Março 15, 2009 at 9:52 pm
#74:
Para possibilitar essa rentabilização teria sido útil que o ME tivesse criado as condições necessárias.
Um dos equipamentos mais rentáveis e procurados pelos clubes locais é geralmente o pavilhão desportivo.
Mas aqui há uns anos o ME andou a contratualizar com as câmaras a sua construção. Resultado: o ME financiou, em muitos casos até forneceu o terreno (da própria escola), mas a propriedade do pavilhão ficou para a Câmara, que inclusivamente pode cobrar à escola pela sua utilização.
Com negócios destes, não há “autonomia” que se aguente…
Março 15, 2009 at 9:58 pm
http://www.cbdias.com/index.php?option=com_content&task=view&id=148&Itemid=177
http://www.montemaior.com/pageshow.asp?table=SubCat&prefix=subCat&ID=55
http://monteflor.com/index.php?content=6
http://www.colegioespinheirario.pt/horario.asp
Março 15, 2009 at 10:00 pm
já imaginaram os nossos alunos passarem 12 horas por dia nas nossas escolas??
Aquilo não são colégios. São espaços frios, pouco cuidados, alguns desumanizados ( vidros partidos, lixo, portas estragadas, e tudo o mais)
Se não há solução para o hiper-emprego dos casais, acabe-se com a reprodução!
Talvez assim se acordem as mentalidades!
Março 15, 2009 at 10:00 pm
http://www.colegiodaarrabida.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=21&Itemid=33
http://www.colegioespinheirario.pt/horario.asp
Março 15, 2009 at 10:01 pm
(http://www.colegiodaarrabida.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=21&Itemid=33)
(http://www.colegioespinheirario.pt/horario.asp)
Março 15, 2009 at 10:05 pm
(http://colegioalfragide.grupolusofona.pt/pre_6.php
(http://www.colegiodopinhal.com/horario_escolar.html)
(http://anjosdosaber.pt/horarios.htm)
Março 15, 2009 at 10:06 pm
Hoje são os pais a quererem “prender” os filhos na escola durante 12 horas, mas não se irão ficar a rir, pois estes, que hoje querem que sejam prisioneiros, serão os que aprisionarão os que os aprisionaram e está correcto “(des)amor com (des)amor se paga”!
Março 15, 2009 at 10:09 pm
“… o secretário-geral de Segurança Interna decidiu acelerar a entrega do relatório ao Parlamento e não vai esperar pelos dados da Educação sobre violência nas escolas.
[…]o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) [2007] teve um capítulo dedicado à “Escola Segura”, onde se juntaram os números registados pela Educação, de casos ocorridos no interior das escolas, com os das Forças de Segurança, que tinham os crimes no espaço exterior.
Este ano, contudo, sem que a Educação tivesse apresentado qualquer motivo, estas estatísticas não foram ainda divulgadas.”
in, Diário de Notícias
Porque será??
A desconfiança relativamente às forças de segurança e à justiça leva a que muitos crimes fiquem sem a devida participação e, se isto é verdade para a generalidade das situações, ainda é mais verdade para os casos ocorridos dentro da escola. Assistimos a um recrudescer dos casos de violência na escola que não tem sido reflectido pelas estatísticas. De facto, em muitos casos a ausência de queixa resulta mais da banalização da violência e do medo, do que da desconfiança relativamente às autoridades (professores, Escola Segura) . Entre muitos os conselhos executivos impera uma teimosa determinação em resolver os problemas dentro da escola, de forma que a ela não se cole o rótulo de “insegura”, este mascarar da situação adia a resolução dos problemas e beneficia os infractores. Exemplar deste estado de espírito é o protelar deliberado da participação às entidades competentes, inclusivé, em casos que envolvem armas de fogo.
A mediatização de casos de violência no recinto escolar tem levado a que professores, alunos e, encarregados de educação, tenham maior consciência dos seus direitos e, a que o “abafamento” das situações seja cada vez mais difícil, o poderá ter tido reflexos nas estatísticas por isso, jogam-se os incómodos números para debaixo do tapete.
http://www.sinistraministra.blogspot.com/2009/03/onde-estao-os-numeros.html
Março 15, 2009 at 10:10 pm
(http://www.realcolegio.pt/index.php/o-colegio)
(http://www.externatodaluz.com/index.php?option=com_content&view=article&id=70&Itemid=65)
Março 15, 2009 at 10:25 pm
Eu sou Pai galinha e quero o meu filho em casa pois ele é meu e a responsabilidade do educar é minha.
Março 15, 2009 at 10:29 pm
O filho não é teu, é dele próprio… Habitua-te a isso.
Março 15, 2009 at 10:59 pm
Eu não sou pai mas sou mãe galinha e concordo com o Francisco. Falta a todas as crianças mais tempo com os pais. E os filhos dos professores vão ficar orfãos pois os pais deveriam ficar com os filhos dos outros a tempo inteiro. É um absurdo. Deviam ter avisado que para ser professor não se teria o direito de constituir família. Os países desenvolvidos estão a fomentar os laços familiares Portugal quer à viva força destruí-los.
Março 15, 2009 at 11:36 pm
Eu não sei quantos filhos tem o pai dos pais.
Mas é certamente muito ocupado.
A sua admirável página continua encalhada:
http://www.albinoalmeida.org/
Março 16, 2009 at 12:04 am
O sr. engenheiro advogado doutor e as suas declarações “non sense” para não dizer de mer…:
Contactado pelo DN, Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais, defendeu que “se o Magalhães trouxe mais trabalho aos professores, também ajudou a eliminar algumas tarefas, como tirar fotocópias” de documentos que podem agora ser transferidos para os portáteis. Porém, reconheceu que “falta preparação” para lidar com este equipamento. Não só aos professores como a muitas famílias: “Em Abril e Maio vão decorrer formações sobre o Magalhães. E nós temos defendido que elas deveriam também abranger os pais”.
http://dn.sapo.pt/2009/03/15/sociedade/professores_dizem_estar_a_virar_tecn.html
Março 16, 2009 at 12:04 am
Só diz merd*
Março 16, 2009 at 1:31 pm
Alguém disse que o sr albino não é pai de filhos na escola pública (já me tinha perguntado se as filhas seriam tão repetentes), que adopta crianças de um colégio privado, para …
Março 17, 2009 at 1:28 am
É por essas e por outras que daqui a 10 anos querem crianças para ensinar e não as têm, têm as escolas vazias, a fechar e os professores no desemprego.
As escolas são caras de mais para não estarem ao serviço da comunidade e porque não no apoio à família? Não são essas famílias que vos sustentam???
Junho 23, 2010 at 12:59 pm
Olá
Espero bom senso de todos pois por ai vai o rei nu e ninguém tem coragem de dizer a verdade. Muitos ou alguns querem mudar as coisas que cada vez mais aumentam o desprezo por aqueles que são donos de coisas que não usam. PF não votem nessa gente que se chama os papas reformas, demucratizar e partilhar precisasse já e se tiverem tempo deixem a crianças brincar e virem apedrejar os políticos na A28 uma boa paulada nesses papa impostos seria um grito de liberdade…a escola tem de dar o exemplo soltem as crianças e as mães…