Uma colega reencaminhou-me um mail com um texto «assinado» por mim, mas que nunca escrevi. Leitora atenta do blogue achou estranho e enviou-me para confirmar.

E eu confirmo que não o escrevi, embora até concorde pelo seu conteúdo, pelo que aqui o incluo. quem souber é o verdadeiro autor, por favor, informe-me para que eu consiga atribui a paternidade à criança [que parece ser do blogue Pedro-na-Escola]:.

Consta que o ME está empenhadíssimo em concretizar um projecto visionário que é a abertura das escolas ao voluntariado. Muito em breve, o projecto vai ser objecto de discussão em sede do Conselho de Escolas.
Os PCE’s que já tiveram acesso ao documento, rebolaram pelo chão às gargalhadas.
O projecto, pretende fazer regressar às escolas os professores aposentados, em regime de voluntariado. Aparentemente, faria algum sentido e era um gesto bonito.
Até os milhares, que se aposentaram recentemente, decepcionados com este ME, poderiam equacionar esse regresso, sem compromissos, sem pressões, sem patetices, apenas com o nobre intuito de ajudarem os alunos e a escola, aos quais se entregaram durante a maior das suas vidas.
Mas, pasme-se! Esse regresso não é para ser feito livremente! O voluntariado é para prestar apoios educativos, implica a criação de “vagas de voluntariado” nas escolas, e os voluntários serão sujeitos a uma avaliação do seu desempenho enquanto estiverem na escola!

Estou mesmo a ver os nossos colegas a voltar à escola.