There’s poverty in the UK, but we are better off calling it inequality
If you think the world is too divided into those who have the cream and those who don’t, you ain’t seen nothing yet.
Setembro 8, 2014
Desigualdades…
Posted by Paulo Guinote under Desigualdade, Inglaterra, Pobreza Infra-Franciscana[2] Comments
Setembro 8, 2014 at 11:28 am
Date: Mon, 8 Sep 2014 10:24:00 +0000 To: angela_faria3@hotmail.com
Setembro 8, 2014 at 12:34 pm
Não tenhamos dúvidas. Digam eles o que disserem, martelem as estatísticas o quanto puderem e encomendem relatórios quantos queiram a “provar” o que eles já sabem, mas a verdade é que o actual modelo económico é gerador de crescente desigualdade que se traduz, na base da escala social, pelo aumento da pobreza.
Enquanto no outro extremo a riqueza tende a acumular-se ao ponto em que, mesmo que vivessem mil anos, os mais ricos não a conseguiriam gastar. Torna-se assim uma riqueza improdutiva, que tende a desmaterializar-se, voando de uns paraísos fiscais para outros e funcionando os seus movimentos especulativos como uma ameaça constante sobre a economia real, a das empresas produtivas, dos trabalhadores e dos consumidores.
Uma economia erigida em torno do conceito da competitividade pura e dura simplesmente não funciona no mundo de hoje, se é que alguma vez funcionou de forma duradoura. Apenas serve para gerar uma multidão cada vez maior de “não-competitivos” postos à margem do sistema.
Capitalismo sem regulação forte não funciona a longo prazo, como toda uma sucessão de guerras, crises e revoluções vêm, desde pelo menos o século XVIII, a demonstrar.
E se é capitalismo que o pessoal quer, convinha ao menos que funcionasse em condições…