Exmos. Senhores Diretores de Escola/Agrupamento de Escolas
Exmos. Senhores Presidentes de CAP
Por solicitação do Senhor Presidente do Conselho Diretivo do IAVE, cumpre-me transmitir a informação infra:
“Caro(a) Diretor(a)
Estando a decorrer o processo de classificação da componente escrita do teste Key for Schools, processo que deverá estar terminado impreterivelmente até ao dia 15 de junho, constata-se que a participação dos professores certificados para o efeito e que integram o grupo de professores classificadores é profundamente desigual. Dos cerca de 1100 professores envolvidos no processo apenas cerca de 400 têm cumprido com regularidade e elevado sentido de responsabilidade as funções de classificação. Aliás, acresce, também com elevadíssima qualidade técnica, situação que cumpre enaltecer.
Num quadro de participação equitativa, estima-se que a classificação fique concluída na data indicada se diariamente cada professor dedicar apenas cerca de 20 minutos às tarefas de classificação. Porém, no contexto atual, a sobrecarga de trabalho que recai sobre os que têm assegurado a classificação será da ordem de 1 hora diária, situação que traduz uma evidente falta de equidade e que deixa transparecer falta de responsabilidade por parte dos classificadores que se têm mantido ausentes do processo, ou cuja participação tem sido pontual e sem expressão quantitativa, tendo em conta o número total e itens a classificar.
Por essa razão foi ontem enviado a todos os classificadores uma mensagem, diferenciada conforme o nível de participação, apelando, nuns casos à manutenção da sua colaboração e, noutros casos, a uma participação ativa no processo, também pelo respeito e essencial princípio de dever de solidariedade profissional dos ausentes face aos colegas que integram o grupo dos cerca de 400 classificadores acima referido.
Damos por este meio conhecimento da situação a todos os diretores, apelando para o seu envolvimento ativo na mobilização dos docentes das suas escolas certificados para a classificação (General Marking – GM) nesta ponta final do processo de classificação.
Relembramos que os professores classificadores tem acesso a formação gratuita e de elevada valia técnica pelo facto de terem aceite participar neste projeto, o que para as escolas onde lecionam, pela sua valorização profissional específica e pelos benefícios que daí poderão advir para as alunos, num futuro próximo, constitui também uma mais-valia que deve ser acarinhada.
No entanto, como não podemos pactuar com a situação de desigual envolvimento atrás referida, não sendo justificável premiá-la igual modo, este Instituto irá avaliar no final do processo o nível de participação dos classificadores, pelo que o acesso ao programa de formação atrás referido será concedido desde que cumpridos critérios mínimos de participação no processo de classificação, os quais terão como referência períodos de classificação concordantes com as dispensas previstas na alínea a) do n.º 2 do art.º 2.º do Despacho n.º 4168-B/2014, de 19 de março.
O Conselho Diretivo do IAVE”
Com os melhores cumprimentos,
José Alberto Moreira Duarte
Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares
Exemplo de mensagem diferenciada de ontem:
Verificámos que ainda não deu início ao trabalho de classificação de itens (General Marking), na plataforma BIM.
Considerando que o processo de classificação deverá decorrer com a maior brevidade, dado que terá de ficar concluído até dia 15 de junho, contamos com a sua participação. Recordamos que, de acordo com o Artigo n.º 3 do Despacho n.º 4168-B/2014, de 19 de março, a classificação de itens é um dos deveres dos professores classificadores e que as tarefas a desenvolver correspondem às vinte horas a que respeita a dispensa da componente não letiva prevista na alínea a) do ponto 2 do Artigo 2.º desse Despacho.
Relembramos que ao garantir a tarefa de classificação, assegura o direito de usufruir do previsto no Art.º 4.º do Despacho referido, nomeadamente «acesso gratuito ao programa de formação a distância promovido pela Cambridge English Language Assessment, da Universidade de Cambridge, que inclui a frequência dos módulos 1, 2 e 3 que conferem a possibilidade de realização do Teaching Knowledge Test», que se traduzirá numa mais-valia para os docentes, para os alunos e, claro, para todo o sistema educativo.
Certos da sua colaboração, agradecemos, desde já, a sua disponibilidade para a tarefa de GM.
Com os melhores cumprimentos,
Junho 5, 2014 at 11:49 pm
“Relembramos que os professores classificadores tem acesso”
Esta parte foi antes da geração da escrita – Iavé criou o mundo mais cedo do que se pensava.
Junho 5, 2014 at 11:52 pm
” constitui também uma mais-valia que deve ser acarinhada.”
Maia-valia para quem? A fazer lembrar o ” Magalhães” .
Junho 5, 2014 at 11:57 pm
“Dos cerca de 1100 professores envolvidos no processo apenas cerca de 400”
E esta foi antes da determinação da respiração, vulgo vírgula.
Junho 6, 2014 at 12:05 am
Os Iavés desnorteados ainda não perceberam bem se hão-de recorrer ao insulto, se à graxa, se à ameaça, e vão entremeando todas três.
Era chegarem-se à frente e assumirem a verdade, precisamos aqui disto corrigido, é importante para nós mas não para vocês, portanto pagamos x por cada teste avaliado, quem precisar de dinheiro que se apresente rapidamente para fazer o serviço.
É que eu também gostava que viessem trabalhar para mim à borla, mas não tenho essa sorte, nem a tem qualquer vulgar cidadão inserido na economia real.
Têm lá 400 a trabalhar para aquecer, uns porque gostam de “desafios”, a maioria provavelmente porque é trabalhador precário lá no colégio e não diz que não às ordens do “chô-director”, e ainda se queixam?
E o Iavé-mor, não se quer candidatar a um “Assestment” qualquer, e assim para o ano também podia dar uma mãozinha a corrigir provas, naquela altura em que o trabalho aperta ainda mais e os professores que dão aulas andam todos verdadeiramente ocupados?…
Junho 6, 2014 at 12:05 am
O meu pedido aos avaliadores, depois deste relambório, é “trabalhar com estes gajos? NUNCA…!”
Junho 6, 2014 at 12:06 am
O primeiro texto parece o guião do Último Tango De Iavé, o segundo é sem margarina.
Junho 6, 2014 at 12:10 am
paguem ou contratem crianças escravas da índia..
Junho 6, 2014 at 12:17 am
Os 400 voluntários deverão mencionar o seu ato no relatório de autoavaliação.
São mais que os 300 …
Junho 6, 2014 at 8:10 am
Parte da minha resposta ao e-mail que recebi do IAVE, dada na terça à noite:
“Agradeço o e-mail informativo sobre os meus deveres como professora-classificadora VOLUNTÁRIA para a tarefa em questão. Como referem, tenho acedido à plataforma com frequência para realizar a classificação. Porque deve haver registo do tempo que cada classificador tem ocupado com esta tarefa, agradecia que me informassem do tempo exato que eu tenho dispendido até ao momento.
Mais recordo que as atividades letivas ainda não terminaram, que há reuniões de avaliação e de natureza diversa ainda a decorrer e que a dispensa da componente não letiva prevista por lei é incompatível com, por exemplo, o cargo de Diretora de Turma, cujo serviço tem que ser igualmente levado a cabo dentro de prazos legais. …foram agendadas sessões de “Speaking” para mim, até à semana passada, tarefa que me “roubou” bastante do meu tempo pessoal, que poderia ter sido destinado a outras tarefas escolares, esta incluída.
Reitero ainda algo que é certamente do V/o conhecimento: o acesso à plataforma BIM tem estado bastante lento, como é referido diariamente pelos e-mails que me são enviados pela “Operations Team” da Cambdrige, e o “loading” das respostas dos examinandos nem sempre aparece corretamente, o que impede que a classificação seja feita com a celeridade que está a ser exigida, situação que não é da responsabilidade dos professores-classificadores.
Aproveito para informar que as folhas de classificação da componente oral dos alunos de 9ºano da Escola Básica _______________________….ainda ontem se encontravam nos cofres da escola, sem que eu ou a Direção tivessemos conhecimento de quando seriam recolhidas e/ou por quem.
..
Junho 6, 2014 at 8:39 am
Na velha tradição do GAVE, processo sempre dinâmico, com regras que nunca são fixas e se vão adaptado ao meio. É a minha contraposição Darwinista ao Creacionismo que para aqui vai!
Junho 6, 2014 at 10:16 am
Meteram-se com estes tipos, agora aturem-nos!
Já nem temos o direito a gerir o trabalho de acordo com a disponibilidade de cada um.
Junho 6, 2014 at 11:22 am
Bem, os profs de inglês parecem não ser uma rebanhada…
Junho 6, 2014 at 2:35 pm
13
Junho 6, 2014 at 2:36 pm
Sempre achei que este grupo inimigo, eram um rebanho de nhonhinhas!
Junho 7, 2014 at 4:29 pm
Estava a pensar divulgar estas missivas, acompanhadas da carta da colega #9, na sala de professores da minha escola ( identificando a fonte, claro). «Somos todos professores (de Inglês)»… Não sei se o Guinote, ou a colega, vêem nisso algum inconveniente.
Junho 7, 2014 at 5:33 pm
#15,
Por mim, no problemo!
Junho 8, 2014 at 10:49 pm
@15, à vontade.
Junho 8, 2014 at 10:58 pm
#15
Não autorizo sem que me seja solicitado; Iavé pertence-me! Pim!