Chegou-me por mail devidamente identificado:

Caro Paulo Guinote,

Apesar do Despacho n.º 4168-B/2014 de 19 de Março referir que adesão à bolsa de professores classificadores seria VOLUNTÁRIA e que esses mesmos professores  receberam formação específica da Cambridge English Language Assessment, o IAVE está a pressionar (leia-se obrigar) as escolas a indigitar professores para serem professores classificadores sem que lhes seja dada a possibilidade de se negarem a tal serviço.

Curioso ainda que o nosso Ministro, em Setembro de 2013,  tenha dito que o exame seria implementado sem qualquer custo para o Estado e depois envie um email aos professores de inglês que se voluntariaram para serem professores classificadores com o seguinte teor:

 

Caros Professores/as de Inglês

Considerando a necessidade da colaboração de um número de professores (Speaking Examiners) que garanta o processo de aplicação do teste Key for Schools, tendo em conta o Despacho n.º 4168-A/2014, de 19 de março, bem como a informação enviada aos Diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, agradecemos que manifestem as vossas disponibilidades de horário para a realização das sessões de Speaking, junto das Direções das Escolas onde exercem funções. Relembra-se que, de acordo com o Despacho referido, constitui dever dos professores que se voluntariaram e realizaram a formação promovida pelo IAVE e por Cambridge English participar no processo de classificação e de avaliação do Speaking, não estando prevista a figura de desistência do processo após terem sido suportados pelo MEC os custos inerentes à sua formação.

Agradecemos ainda, caso ainda o não tenham feito, que concluam a vossa certificação na plataforma do Cambridge. Para acederem à plataforma, podem usar a palavra de acesso que vos foi enviada. Caso não tenham a palavra-passe, podem solicitá-la através do vosso Team Leader.

Se por qualquer razão não puderam frequentar a sessão de formação presencial, poderão ainda fazê-lo, em Lisboa ou no Porto, numa das sessões que estão a ser agendadas para o dia 11 de abril, sexta-feira. A certificação através da plataforma tem lugar após a sessão presencial.

Recordamos que devem levar para as sessões de speaking o código de Examiner, para poderem preencher devidamente as grelhas.

Com os melhores cumprimentos,