Escola continua com amianto após obras de 6,5 ME
Estabelecimento de ensino de Alverca foi requalificado, mas orçamento não contemplou mudança de cobertura dos balneários.
(…)
As obras de requalificação da escola Pedro Jacques de Magalhães foram inauguradas a 10 de setembro último pelo ministro da Educação e Ciência.
Nuno Crato disse na ocasião que a renovada EB 2,3 «é um estabelecimento de ensino sem luxos, mas com tudo o que é necessário» num estabelecimento de ensino. A escola tem no corrente ano letivo 1.100 alunos, distribuídos por 38 turmas.
A EB 2,3 Pedro Jacques de Magalhães é uma das 22 escolas de Vila Franca de Xira a funcionar no concelho que contêm fibrocimento, segundo uma lista enviada à Lusa pelo município na semana passada.
Março 21, 2014
Março 21, 2014 at 8:38 pm
À “boa maneira portuguesa”…
Março 22, 2014 at 11:47 am
Não havia nenhuma empresa de um amigalhaço do PS que vendesse telhas de bronze ou de prata….
Março 22, 2014 at 12:06 pm
a sociedade de consumo levada ao limite um dia levará a isto…a continuar assim ..
Março 22, 2014 at 5:31 pm
A notícia não é minimamente esclarecedora, limita-se a informar que em parte da escola foram feitas obras mas que a cobertura dos balneários (não intervencionada) se mantém em fibrocimento (que tem amianto). Para se perceber se o projecto de obra foi ou não o correcto era fundamental informar qual o estado de conservação do fibrocimento dessa cobertura e se essa cobertura está ou não em contacto directo com o interior dos balneários ou existe uma outra cobertura (placa de betão ou tecto falso, por exemplo) que proteja a queda de fibra de amianto para o interior dos balneários.
Aliás, este é um erro generalizado às notícias sobre o amianto. Muitas vezes (como aqui) fazem-se listas de escolas com cobertura de fibrocimento (que constituem a esmagadora maioria das escolas construídas no final dos anos 70 e nos anos 80 e 90) e não listas de escolas onde, devido à degradação do fibrocimento e ao contacto directo do mesmo com o interior do espaço fechado, possa haver risco para a saúde dos utilizadores das instalações.