Lançado ontem… é obra de peso a todos os níveis como disse o João Esteves, um dos seus directores e a alma danada (a par da professdoa Zília Osório de Castro e das coordenadoras mais “executivas”) que conseguiu colar as partes de um projecto de anos, tudo por entre um horário de aulas de professorzeco, no que isso tem de profundamente digno.

Tenho por lá seis textos de âmbito temático (“advogadas”, “funcionalismo público feminino”, “operárias”, “prostituição”, “regentes escolares” e “telefonistas”), quase todos resultantes de investigações intermédias entre o mestrado e o doutoramento e já com uns anos. Outros poderiam ter sido feitos, mas o tempo (são textos reescritos quase todos ali a partir de 2007-08) e o espaço (o dicionário tem mais de 900 páginas e os meus textos são dos mais longos) não o permitiram.

IMG_3910

Como também disse o João, tem qualidades e defeitos. Que não se esqueçam as primeiras por parte de quem terá todo o direito de corrigir os segundos. Se possível, fazendo e não apenas enunciado.