Boa tarde
Exmº Sr. Presidente do Conselho de Escolas

Venho Por este meio pronunciar-me relativamente  a Noticia lida sobre a Falta de Docentes em EDUCAÇÃO ESPECIAL . Ora venho por este meio informar que não existe falta de docentes Especializados e Devidamente Formados em Educação Especial mas sim uma falta de vontade do Ministério da Educação em colocar os Docentes dos Quadros neste Grupo.

Ora passo a expor:
Sou Docentes do QZP1 e desde o ano 2005 que tenho a Pos-Graduação e Mestrado em Educação Especial com 18 valores. Sempre tive vontade de lecionar neste grupo e por isso todas as vezes em que me foi permitido concorri para mudança de grupo , mas infelizmente nunca fui colocada devido as poucas vagas que o ministério atribui para professores do quadro e devido ao facto de apenas permitir aos docentes do quadro concorrer uma vez de 4 em 4 anos para mudança de grupo.

Se o Ministério permitisse estes docentes concorrer mais do que uma vez para mudança de grupo e caso não ficassem colocados concorreriam uma segunda vez para entrada , existiriam imensos professores de educação especial formados, especializados e com bastante experiencia a lecionar neste grupo.

Neste momento existem milhares de professores do quadro que tem a devida formação e estão impedidos de concorrer a educação especial porque o sistema não permite…Assim ano apos ano estes lugares são ocupados por docentes contratados e tal como se tem visto ainda existem lugares sem docentes…

Peco a sua Ex.ª que interceda para que o ministério autorize os docentes dos quadros a concorrerem anualmente a estas vagas ou a serem destacados para a ed.especial pois assim muitos agrupamentos ficariam com a situação resolvida da falta de docentes em ed. especial !

Infelizmente sou docente do quadro com Mestrado em Ed. Especial e não me e permitido estar na educação especial porque sou docente do quadro , se hoje fosse contratada já estaria neste grupo que tanto gosto e investi em formação há vários anos .

Atentamente ,

Com os cordiais cumprimentos
docente Liliana Soares
Põs-Graduada e Mestre em Educação Especial desde 2005
mas sem colocação neste grupo (por ser professora do Quadro)