Tenho hesitado em falar aqui da vergonha que considero ser o que se está a passar com as consequências da implementação das novas metas de aprendizagem na reformulação dos manuais de Português e Matemática de 5º ano, o que implicou que os manuais adoptados no ano passado para um período de 6 anos tivessem de ser substituídos e não possam ser reutilizados.
Ou seja, os manuais adoptados o ano passado e comprados pelos alunos já não servem para nada e podem ser deitados fora, pois as metas definidas a destempo e de forma desarticulada fazem com que centenas de milhar de exemplares adquiridos o ano passado tenham perdido qualquer utilidade para os alunos do ano lectivo presente e possam ir directamente para a guilhotina ou a reciclagem.
Este é um daqueles casos em que os representantes das famílias – a começar pelo valentinesco pai ascensão que apoia ao voto nulo em Gondomar – poderiam aparecer a dizer qualquer coisa de útil e não de meramente instrumental para o MEC.
Setembro 18, 2013 at 5:04 pm
Idem aspas para o manual de Português de 7.º Ano.
Só espero que não inventem mais para que cessem as “adoções” antes do fim o prazo de validade!
Setembro 18, 2013 at 5:26 pm
Já só falta o AO ser mandado “às urtigas” e voltar a haver manuais novos. Os nossos governantes são uns mesmo uns iluminados!!!!
Setembro 18, 2013 at 6:15 pm
Mais uma para reforçar o “exame” de Cambridge
“Governo acaba com inglês obrigatório no 1º ciclo “
Setembro 18, 2013 at 7:01 pm
O problema é fácil de resolver: acabar com os manuais e passar tudo a automático.
Setembro 18, 2013 at 7:04 pm
O mesmo para a Matemática do 7º ano.
Setembro 18, 2013 at 7:56 pm
Em reuniões de Port e Inglês temos andado a articular as metas com o programa previsto nos manuais de 5º ano. Não há assim tanta coisa a mudar, apenas alguns acertos.
Em Matemática, não sei se têm novos manuais ou não, mas amanhã pergunto como estão a fazer.
Setembro 18, 2013 at 7:57 pm
#3, só para esclarecer: o Inglês nunca foi obrigatório no 1º ciclo.
Foi sempre uma AEC.
O programa de 5º ano é de iniciação à língua e nunca mudou.
Setembro 18, 2013 at 8:29 pm
e os pais das famílias numerosas, calam-se?
Setembro 18, 2013 at 8:43 pm
Têm medo de se pronunciar. Se dessem a conhecer que eram plurais era a reptação das mães que ficava em dúvida.
Setembro 18, 2013 at 9:14 pm
reb, a oferta sempre foi obrigatória..agora que há exames deixa de o ser..
Setembro 18, 2013 at 9:36 pm
No que respeita à Matemática, os livros antigos podem usar-se sem nenhum problema. Os conteudos do novo programa são os mesmos e qualquer professor de Matemática que nao seja preguiçoso ao ponto de “seguir um manual” está em condições de desenvolver os conteúdos de acordo com as estratégias sugeridas pelas metas. Mesmo sendo preguiçoso, o mec disponibilizou um manual muito útil.
Não sei o que se passa a Português, mas quanto àMatemática, não teria sido necessário eliminar os manuais antigos.
Setembro 18, 2013 at 9:38 pm
A imbecilidade dos governantes é a primeira causa da situação em que nos encontramos. Enquanto a educação for objeto de arremesso político só pode piorar, os políticos colocam os rebentos na segurança da escola privada e transformam a pública numa casa de malucos, para justificarem os salários que recebem, mais valia irem dormir, literalmente, nos gabinetes, fariam menos mal aos alunos, que são as maiores vítimas desses alucinados.
Setembro 18, 2013 at 9:53 pm
#11
Ó Helena Mendes, vê lá se o cuspo não te cai em cima. Deixa lá de insinuar que um professor que use o manual é preguiçoso. Fica-te mal fazer insinuações maldosas sobre os teus colegas e logo depois dizeres que não sabes o que se passa com o Português. Sabes tão bem como eu que tens obrigação profissional de conhecer os programas de todas as disciplinas, desde o 1º ciclo até ao 12º ano.
Dou-te duas razões que considero muito válidas para os professores usarem o manual:
1- Justifica-se a despesa que os EE fazem,
2 – Facilita-se a sistematização dos conhecimentos e a organização dos recursos.
Setembro 18, 2013 at 9:55 pm
usem tablets e escola virtual…
Setembro 18, 2013 at 9:57 pm
O prof poderia optar por fazer o seu próprio manual.
Ou a escola. Era mais autonómico.
Setembro 18, 2013 at 10:17 pm
Pelo que fui informada, a nível de Português de 7º ano. o manual do ano anterior é bem diferente do deste ano. Mais, há ainda manuais do ano passado que continuam a ser vendidos aos alunos.
Setembro 18, 2013 at 10:18 pm
Em muitas escolas, a maioria, a oferta de Inglês a nível das AEC é obrigatória.
Setembro 19, 2013 at 12:06 am
O mesmo acontece nos manuais do 1º ciclo. 6 anos?? Poucos devem ser os manuais que estão em vigor h’a 6 anos. Os MEC não dão tempo com tantas alterações, ele é objectivos, a seguir competências, e agora metas. E as editoras vão aproveitando todas estas deixas. Vergonhoso! Agora se percebe a Porto Editora patrocinar o exame de inglês. Só o que já ganharam com estas trocas. É que os bancos de livros espalhados pelo país e a reutilização de livros pelas escolas, devem ter baixado os lucros de algumas editoras.
Setembro 19, 2013 at 12:41 am
Colegas,
Em relação aos manuais e ao(s) programa(s)resto é só ter em atenção a politica dos Rs: reciclar, ….
Na verdade, uma pessoa cansa-se desta “fantochada”. Ora competências, ora objetivos gerais e específicos, ora mmetas, …
Será que vou (ainda) ver um M. da Ed. que entenda de Educação?! Nem chegando aos 100, pois não?
Setembro 19, 2013 at 12:42 am
digo,
Em relação aos manuais e aos programas é só ….
Setembro 19, 2013 at 2:57 am
#7,
Se é verdade que o programa de 5º ano de Inglês é o de uma língua de iniciação, também é verdade que a AEC de Inglês segue documentação com Orientações Programáticas para a leccionação da língua no 1º ciclo do ensino básico.
Mais ainda, é de referir as inúmeras reuniões de articulação vertical dos agrupamentos de escolas entre o 1º e o 2º ciclo a nível não só do Inglês, mas também de Ed. Visual e Ed. Física, muito defendidas por direções e inspeções e avaliações de escola.
De ano para ano, os alunos foram tendo AEC de Inglês desde o 1º ano da escola básica.
Tentar agora dar a volta à coisa, tal como acontece em tanta coisa incluindo a grande novidade da “obrigatoriedade” da escolha do Inglês no 2º ciclo, não é transparente nem honesto.
Mas isto não é nada que nos espante e que não nos continue a espantar enquanto a narrativa continuar. Por muito que a reb tente sempre dar a isto tudo um retrato de normalidade normal.
Nada disto é normal.
Setembro 19, 2013 at 3:03 am
#6,
Pois, no 5º ano , a Português, parece que as diferenças não são muitas e os professores contornam-nas facilmente (ainda que com a ajuda de material fotocopiado suplementar).
No 7º ano, as coisas são bastante piores. E estou curiosa em saber qual a reação de pais e EEs.
Mas, isto agora talvez não interesse para nada!
São peanuts.
Viva o MEC!
Viva Nuno Crato!
Viva Portugal!
Setembro 19, 2013 at 3:11 am
#13,
Agora são os professores de Matemática que são preguiçosos?
Francamente! E mais não digo para não perder a compostura.