COMUNICADO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 4 DE ODIVELAS
COMUNICADO
PROFESSORES PREOCUPADOS COM A ESCOLA PÚBLICA
Com a presença de duas forças sindicais (FENPROF e FNE), na terça-feira, dia 28 de maio, reuniram-se na sede do AE4O-Agrupamento de Escolas nº4 de Odivelas, professores de escolas do concelho, preocupados com o futuro da Escola Pública e com a sua situação profissional.
Com a presença de cerca de oitenta pessoas, a reunião foi convocada por professores da Escola Secundária de Odivelas, com o intuito de se refletir e debater a atual situação da educação em Portugal, à luz das medidas governamentais recentemente vindas a lume. Os docentes manifestaram-se disponíveis para lutar pelos seus direitos e contra a degradação das condições de trabalho nas escolas públicas, através, se necessário, de greve às avaliações e aos exames.
As forças sindicais presentes mostraram-se igualmente preocupadas com o futuro da Escola Pública, enfatizando um aspeto comum: o aumento significativo do desemprego na classe docente, se a situação se mantiver. A FENPROF deu relevo ao facto de não existir excesso de docentes, tendo havido uma diminuição da oferta educativa e uma redução da carga letiva em várias disciplinas. A FNE sublinhou que um sindicato executa os que os seus associados decidem, frisando que um país não se pode dar ao luxo de desistir de uma política de educação.
Durante o debate que se travou, destacou-se a necessidade de manter viva a luta dos professores, nomeadamente, mobilizando cada docente para a manifestação nacional de 15 de junho e para a greve nacional do dia 17 do mesmo mês. A greve aos conselhos de turma de avaliação foi ainda preconizada, remetendo os sindicatos para os respetivos canais informativos, onde se poderão esclarecer dúvidas de carater mais específico.
.
Odivelas, 28.05.13
Maio 31, 2013 at 9:28 am
Na minha escola, iremos reunir na 4ª feira para ver quem é quem, como se irá processar a greve, etc.
Maio 31, 2013 at 10:24 am
Adoro o saber quem é quem principalmente no dia da greve.
Junho 6, 2013 at 3:41 pm
Mas isto é um comunicado do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 4 DE ODIVELAS ou de um grupo de professores do agrupamento?