Tertúlias IPP:
Ciclo “Dobrando o Tempo, Dobrando uma Esquina”

É possível poupar na educação (básico e secundário) melhorando os resultados escolares e a aprendizagem?

Esta iniciativa do IPP reúne um conjunto de pessoas que, em diversas áreas, se têm debruçado, em livros, estudos ou na imprensa, sobre alguns problemas estruturais da sociedade portuguesa. Partilham alguns valores essenciais: Portugal necessita de mais liberdade, mais transparência, mais responsabilidade, mais ética individual, mais deliberação pública, mais cidadania.

A próxima sessão terá lugar já no próximo dia 17 de Maio, onde conversaremos sobre o tema da Educação que nos irá ser apresentado por:

Paulo Guinote

O mais proeminente blogger português na área. O seu blogue A Educação do Meu Umbigo, a partir do qual foi já publicado um livro epónimo, é seguido por uma legião de professores e paragem obrigatória para qualquer interessado nas questões da educação. Licenciado em História, mestre em História Contemporânea e doutor em História da Educação, com diversas obras publicadas, é actualmente professor do 2.º ciclo do Ensino Básico.

Ver mais: Blogue A Educação do Meu Umbigo | Artigo na revista “XXI, Ter Opinião” da FFMS

A discussão inicial ficará a cargo de:

Alexandre Homem Cristo

Já marcou presença numa das nossas anteriores Tertúlias, na sessão de Maio de 2011, “Os Jovens e a Política”. Co-fundador da revista de política educativa 20/20. Cronista do jornal i, é também muito popular na blogosfera (O Insurgente). Escreve sobre o desenvolvimento de pesquisas em torno da educação e do seu significado na prática e na política. É licenciado em Ciência Política (UCP) e mestre em Política Comparada (ICS-UL).

Ver mais: Blogue O Insurgente | Entrevista ao Conselho Europeu de Associações Nacionais de Escolas Independentes | Debate online na FFMS com Paulo Guinote

Como habitual, encontro marcado às 21h00, onde após as intervenções iniciais, se abre o debate. A sessão termina (oficialmente…) às 23h00. Esperamos por si na Ler Devagar, com espírito aberto, crítico e dialogante.