Haverá quem pense que eu estou a gozar e é bem verdade.

  • O tempo de serviço para efeitos de aposentação não é o mesmo que o tempo se serviço para efeitos de progressão na carreira que, por sua vez, não é o mesmo que o tempo de serviço para efeitos de concurso.
  • Ao longo do tempo, tem havido bonificações com efeitos para a aposentação mas não para a progressão, sendo igualmente válido o inverso, ou seja, tem havido bonificações com efeitos para a progressão mas não para a aposentação.
  • A ordenação dos docentes de um grupo disciplinar não se faz pela ordem de chegada à escola ou agrupamento, sendo que o primeiro ou último a chegar não são, necessaria e respectivamente, o primeiro ou último da lista graduada (seja para efeitos de progressão ou concurso).
  • Ainda existe a tradicional divisão em grupos disciplinares mas a distribuição da carga horária  do segundo ciclo em diante faz-se a partir de totais para áreas disciplinares, com valores mínimos para cada disciplina.

Faculto estas informações, assim em termos gerais, pelas vantagens que elas podem ter para quem elabora teorizações, ou mesmo lamentações, concretas sem conhecimentos suficientes para tal.

Há outros esclarecimentos potencialmente muito úteis mas por hoje acho que já chega.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA