Não me meto nos conteúdos, que não são assunto sobre o qual perceba o suficiente.
Mas gosto de uma coisa: a unificação do programa dos 2º e 3º ciclos… Como eu gostava que em História fizessem o mesmo, em vez de apresentarem para o 2º ciclo uma coisa sem qualquer novidade e para o 3º um plano de estudos para um curso superior dos antigos.
Março 7, 2013 at 6:36 pm
Ora, acho que a parte final do 8º ano de Ciências naturais é lirica e vaga. Dá para vários cursos de doutoramento.
Março 7, 2013 at 6:49 pm
História com inicial maiúscula se não se importa.
Março 7, 2013 at 6:53 pm
Já para 2013/2014?
Março 7, 2013 at 6:57 pm
por suposto.
Março 7, 2013 at 7:29 pm
Não tendo lido ainda com muita atenção, interrogo-me sobre a não inclusão (pelo menos para já) do 9º ano nas metas de CN. Há vários conteúdos no 2º Ciclo que estão muito relacionados e se aprofundam no 9º…
Março 7, 2013 at 7:34 pm
Preferia que houvesse uma verdadeira revisão dos conteúdos programáticos para o EB e ES. Mas isso era pedir demais. E, depois, as editoras e tal…
Março 7, 2013 at 8:05 pm
Continua tudo igual só mudaram a ordem no 7º ano e no 8º esqueceram-se de dar destaque ás poluições e problemas ambientais. lá vamos nós ter que adaptar as metas aos nossos conteudos. mas a me ver a razão deles deixarem vagas alguns objectivos tem a ver com a dificuldade de objectivar alguns conteudos. Mas é simples: recusos naturais, poluições e problemas ambientais, gestão dos recusos. ir pesquisar instituições de protecção do ambiente parece-me inutil. mais vale que estejam no livro tal como os tratados e cartas de protecção. na zona, dão enfase á zona, para mim é fácil que tenho aqui um parque natural.
Março 7, 2013 at 9:39 pm
É mandá-los à meta mais as suas ideias fabulosas!
Opera-se o sucesso baseado em critérios/parâmetros fátuos, largamente inexequíveis, para em verdade se formar toda uma bela fornada de bons executantes, néscios, de’formados e ignorizados! A bem da nação, não era?
Março 7, 2013 at 9:59 pm
Estive a ler (na diagonal as metas de geografia) o que está lá escrito não é novidade, pois aquilo já estava antes. novidade, novidade é o uso do google earth e do gps (será que as escolas vão comprar os aparelhos e quais são as empresas que vão ganhar com essa venda – alguma amiga dos ministros ou secretários de estado??). há ainda uns descritores mirabolantes (um deles é de Definir gráfico termopluviométrico) não seria antes analisar gráficos termopluviométricos e também construir gráficos termopluviométricos??? enfim tudo como dantes…..no reino….
Março 7, 2013 at 10:12 pm
Só uma coisa… porque não há metas para CN do 9º ano. Será que no futuro não haverá esta disciplina, ou foi um erro ou um lapso por parte do MEC? Fica aqui a dúvida…
Março 7, 2013 at 10:25 pm
#10,
As de História também só chegam ao 8º… deve ter sido para testar o terreno… e apresentar serviço.
No caso das de HGP, o pessoal lá da escola fazia aquilo em duas tardes de 4ª feira.
Mas com muito menos “reflexão”, por certo.
Março 7, 2013 at 10:28 pm
#11
ok… mas o texto refere:
“As propostas de metas para o 9.º ano das disciplinas de História e de Geografia serão disponibilizadas futuramente, sendo então aberto um período específico para a discussão pública.” e CN?
Março 8, 2013 at 10:33 am
#10 Isso não pode ser, considero os conteúdos do 9ano de CN como essenciais para formar qualquer cidadão, jà acho uma falha incrível certos cursos CEF não terem disciplina nenhuma em que as crianças aprendam como funciona o seu corpo.
Março 8, 2013 at 10:47 am
Mas o que interessa para este governo se é importante ou não? Tudo pode ser cortado, desde que se poupe dinheiro para pagar aos credores.
Março 8, 2013 at 11:19 am
A estratégia de agregar metas de CN de 2º com 3º ciclo pode ir no sentido de cortar o 9º. Porque as metas relativas ao corpo estão lá. O problema é o grau de conhecimentos adquiridos até lá e a imaturidade de uma criança de 6º ano para tratar certos temas. Isto só faz sentido se criarem uma disciplina de saúde para o 9º. Mas com os cortes de 4000 milhões ….
Abril 21, 2013 at 5:40 pm
Não posso concordar com o desaparecimento das ciências naturais do 9ºano visto ser um programa cujos conhecimentos são básicos para a vida saudável de um cidadão.Lembro que os alunos não voltam a ter umas ciências humanas em nenhuma outra disciplina do ensino secundário… E os conhecimentos da nossa saúde, do nosso corpo ainda são importantes, ou não?