Iniciativa da Ana Mendes da Silva:

.

Ex.mo Senhor Ministro da Educação e Ciência

No âmbito da implementação do AO, os …………… da Escola Secundária ………….. abaixo assinados, vêm por este meio chamar a atenção de V. Exa para os seguintes pontos:

  1. 1.   Neste momento, coexistem em Portugal três grafias: a pré AO1990 (cf. Manual de Português de 10ª ano, Plural, da Raiz Editores), a do AO1990 e uma a que chamaremos “mista” em que se utilizam concomitante e indistintamente as duas grafias referidas anteriormente, de acordo com “critérios” próprios (por exemplo, o jornal Correio da Manhã que, utilizando o AO desde 1 de Janeiro de 2013, continua a grafar “pára”);
  2. 2.   O facto de Angola, Moçambique e agora o Brasil não terem implementado o AO1990, situação que deixa os utilizadores do Português de Portugal praticamente isolados no contexto da CPLP;
  3. 3.    A multiplicação de testemunhos que dão conta da grave perturbação a nível da escrita e da compreensão e análise de textos redigidos com o AO 1990 (exemplos: para/pára; tomamos/tomámos):
  4. 4.   A multiplicação de tomadas de posição a rejeitar a utilização do AO1990 (CCB, SPA, entre muitos outros).

Tendo em conta o acima exposto, e por forma a NÃO prejudicar o superior interesse dos alunos nem fazer deles cobaias em experimentações de duvidoso valor científico e pedagógico, vimos requerer a suspensão da entrada obrigatória do AO nos exames nacionais  no ano lectivo de 2014/15.

Escola/Agrupamento………….,… de ………… de 2013

Gratos pela atenção dispensada, os ……………..:

Nome                                                                                              BI/CC