Centro Novas Oportunidades público em risco de fechar já certificou mais de 350 pessoas e ainda tem mais de 600 pessoas em espera

Apesar das dificuldades que o ano de 2012 trouxe ao seu funcionamento, e com um horizonte de continuidade ainda em dúvida e dependente de decisões centrais, o Centro Novas Oportunidades de Darque continua a trabalhar e vai certificar competências a mais 22 adultos. Um deles vai ter reconhecido o 4º ano e os restantes o 9º e 12º ano.

O Centro Novas oportunidades funciona desde Novembro de 2008 na Escola EB23 Carteado Mena, em Darque (e desde o início de 2012 está sob o risco de fechar por falta de financiamento comunitário).

Esta escola pública dimensionou-se para essa tarefa de aumentar a formação e certificar para prosseguimento de estudos os 1350 adultos que estão inscritos.

A maioria, no passado, fruto das crises da sua vida e das dificuldades familiares e do país, não teve acesso à educação formal que as novas gerações frequentam na mesma escola (que, recorde-se, existe há apenas 22 anos).

Com financiamento comunitário até 2012 foram utilizados múltiplos processos, com intervenção rigorosa e exigente de professores da escola, para garantir a qualidade da formação e certificação produzida.

Os resultados podem ser testemunhados nas sessões de júri, para que vos convidamos, a realizar na Escola Carteado Mena, em Darque (junto ao Centro de Saúde) nos dias:


20 de Dezembro, Quinta Feira, pelas 15h30m
21 de Dezembro, Sexta Feira, pelas 17h30m

Como diria Camões é preciso ver claramente visto. E assim se poderá fazer justiça à realidade. É para isso que vos convidamos e mesmo sabendo que as decisões que, sobre nós, estejam a ser tomadas, podem pôr fim àquilo que tentamos fazer, servindo a população desta zona do concelho de Viana do Castelo.

 

Contactos sobre este assunto: Luís Sottomaior Braga (Director do Agrupamento)

Marina Queirós – coordenadora do CNO – 258320370/ 258320375