… numa Secundária do Médio-Alto Alentejo onde ainda há aulas de substituição. identidades omitidas por razões processuais e eventualmente judiciais:

Caros colegas da Área Curricular de Educação Física e Desporto (com conhecimento de alguns outros  – privilegiados – amigos/companheiros/palhaços deste estabelecimento escolar):

Na sequência do documento que acabo de receber, constato que acabamos de ser promovidos a uma nova categoria de profissionais nesta nossa casa, os “ACOMPANHANTES DE ALUNOS DESOCUPADOS”…
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Proponho assim, em primeira mão, um conjunto de atividades altamente aliciantes que, estou certo, irão convencer os referidos alunos a optar, sempre que possível, pela nossa companhia em detrimento de qualquer outra opção disponível na mesma data e horário:
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1. Serviço de CLAQUE/CHEERLEADING, como estratégia de motivação de quaisquer outras turmas que estejam a fazer VERDADEIRAS aulas de Educação Física nesse momento;
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2. Apoio no serviço de JARDINAGEM (limpeza de ervas indesejadas nos campos desportivos), PINTURA (marcação de campos exteriores), CARPINTARIA (arranjo das tabelas de basket exteriores) e SERRALHARIA (ajuda ao Sr. Pé-Leve na soldagem de postes, balizas, etc, na sua oficina móvel);
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3. Realização de “TESTE DE COOPER adaptado“, com duração e intensidade adequada à condição física e equipamento desportivo da turma em questão. Proponho, como critério mínimo de sucesso, a capacidade de passar os 90′ a dar voltas à pista, sem parar, à velocidade de “devagar, devagarinho, parado”…
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4. Treino de uma COREOGRAFIA DANÇADA, para exibição na “Récita de Gala” da Tuna (no 1ª Dezembro) e no “ESecundária (…) em Palco” (no final do ano letivo), de forma a que todos os encarregados de educação (pais e avós babados) possam apreciar o magnífico resultado, com altíssimo valor pedagógico, das horas passadas na nossa companhia…
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5. Prática intensiva, cronometrada, visando diminuição dos tempos gastos pelos alunos na prática da modalidade desportiva recentemente criada pelos horários atualmente em vigor: o “EQUIPA E DESEQUIPA EM 5 MINUTOS“. No que respeita aos praticantes do sexo masculino, poderemos aplicar uma especialização na componente do parte do “esfrega, lava, apanha o sabonete” – eliminando, sempre que desejado, a parte do referido sabonete, que seria então substituído por gel de duche – com óbvias implicações na salvaguarda da integridade física das partes baixas (obviamente, quem quiser insistir no sabonete, está à vontade… quem somos nós para criticar as opções dos nossos alunos ;o )
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6. Enchimento de bolas “à boca”, para desenvolvimento da capacidade cardiopulmonar… Que se lixe a bomba elétrica, isso é fácil demais!!
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7. No caso de se verificarem condições climatéricas adversas, proponho o treino de DANÇAS TRADICIONAIS e/ou DANÇAS DE SALÃO no polivalente da escola, com música em alto e bom som, para animar os restantes docentes e pessoal operacional que se encontrem, de momento, verdadeiramente desocupados (a beber o cafezinho, chazinho, etc)… Tendo em conta que na 6ªf à tarde não está prevista qualquer atividade na escola (docente ou discente), o que faz com que seja uma autêntica tristeza deparar-se com tamanho desaproveitamento de oportunidades de ocupação de tudo e todos, proponho que sejam realizadas “matinés dançantes“, de forma a motivar todos os elementos da comunidade escolar a esta nova forma de “SER Escola Secundária (…)”!!!!!
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Como é natural, estou verdadeiramente ansioso e expectante no que respeita às inovadoras propostas e sugestões que irão seguramente surgir por parte dos nossos colegas de infortúnio, a cumprir pena de “acompanhamento de alunos desocupados” no espaço da Biblioteca!
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Em primeira análise, ocorrem-me desde já algumas propostas tão aliciantes quanto as nossas, como alinhar os livros através de critérios absolutamente absurdos mas inovadores, como “cor das lombadas”, “altura do livro”, “quantidade de pó acumulado”, etc… Mas outras propostas melhores surgirão, inevitavelmente!!
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Agora, na verdade, o que me questiono é se, após tantas proposta de alta qualidade, passaremos a ser considerados (pelos nossos colegas que ficaram isentos desta benesse e pelos alunos da nossa instituição), meros acompanhantes ou subiremos a um novo patamar de excelência, o de “ACOMPANHANTES DE LUXO”??!!
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E pronto, termino esta minha missiva dando por muito bem OCUPADO este tempo que dispendi na sua elaboração e partilha convosco…
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Bem haja! Sinto-me realizado… mas, acima de tudo, SINTO-ME Escola Secundária(…)!!

E ainda não bebi nada hoje… LOOOOL!!

P.