Caro MR
Não posso ser categórico. Uma coisa é o que pretendemos, outra é como quem lê interpreta. A resposta é afirmativa para as duas primeiras questões e negativa para a outra. No essencial, tentei centrar-me na dimensão ideológica e na função social do ensino da história, na perspectiva de quem aborda essas matérias a partir de experiências de sala de aula. Não pensei apenas no caso do ensino da história, mas também no ensino em geral e, não menos, na condição da cidadania. O texto ficou pronto em inícios de 2011, antes das eleições. Nas revisões posteriores que fiz até à presente edição não procedi a alterações substantivas (descontando pormenores de escrita e pequenos ajustes, por exemplo, de 28 para 30 alunos). Tento fazer análises para além da «espuma dos dias». Espero ter conseguido.
Cumprimentos
Ps. Obrigado Paulo pela divulgação.
Outubro 21, 2012 at 7:07 pm
De que trata o livro de GMR?
Metodologia do ensino da História?
Análise da situação actual do ensino da História?
História do ensino da História?
Outubro 21, 2012 at 7:53 pm
Caro MR
Não posso ser categórico. Uma coisa é o que pretendemos, outra é como quem lê interpreta. A resposta é afirmativa para as duas primeiras questões e negativa para a outra. No essencial, tentei centrar-me na dimensão ideológica e na função social do ensino da história, na perspectiva de quem aborda essas matérias a partir de experiências de sala de aula. Não pensei apenas no caso do ensino da história, mas também no ensino em geral e, não menos, na condição da cidadania. O texto ficou pronto em inícios de 2011, antes das eleições. Nas revisões posteriores que fiz até à presente edição não procedi a alterações substantivas (descontando pormenores de escrita e pequenos ajustes, por exemplo, de 28 para 30 alunos). Tento fazer análises para além da «espuma dos dias». Espero ter conseguido.
Cumprimentos
Ps. Obrigado Paulo pela divulgação.
Outubro 21, 2012 at 9:41 pm
# 2:
Agradecido.
Como compro quase todos os livros pela Net sem conhecer o conteúdo, por vezes, quando os recebo, não é o que esperava em termos temáticos.