… conseguem ver mais longe.
Consumos de álcool e droga aumentam aos 14 anos
1/4 dos alunos do secundário embebedaram-se em 2011
Outubro 19, 2012
… conseguem ver mais longe.
Consumos de álcool e droga aumentam aos 14 anos
1/4 dos alunos do secundário embebedaram-se em 2011
Outubro 19, 2012 at 3:45 pm
Com a sociedade e o governo a desinvestirem cada vez mais na Educação, dados sobre a juventude como estes só surpreenderão os menos atentos.
De resto, é sintomático que o debate sobre a educação e o ensino se venha centrando quase exclusivamente em questões como o “sucesso”, os “exames”, o “ensino técnico e profissional”, “o mercado de trabalho”.
O factor essencial e propriamente humano da Educação – ou não fosse ela a operação fundamental pelo qual o Homem se produz e reconhece ccomo Homem -, a transmissão e discussão de valores, sobretudo nos domínios da ética e da cidadania, tem cada vez menos peso nas preocupações dos governos e das sociedades, que só vêem e incentivam o lado instrumental daquela.
A isto vem somar-se a dramática situação económico-social, com a coesão social a abeirar-se da rotura, onde os mais novos vêem o seu horizonte pessoal, familiar e social mais estreito dia a dia, e em que a busca de sentido para a sua vida tem cada vez mais dificuldade em encontrar referenciais ou respostas à altura do que sonharam para si.
Estamos perante uma sociedade bloqueada no seu imaginário vital – servida por uma cultura de pechisbeque e de pronto a (g)usar, uma “gigantesca Disneylândia”, como diz Eduardo Lourenço -, incapaz de de ter para si uma imagem ou um projecto de futuro, debatendo-se e consumindo-se nas suas contradições – fracasso que o projecto emancipatório das Luzes já trazia potencialmente no seu seio -, ao não conseguir articular politicamente o sentido do colectivo e do bem comum (da” igualdade”) com as causas do individualismo, dos “direitos”, a que o sonho apressado e pueril de um “admirável mundo novo” das tecnologias empresta a configuração final de pesadelo nas novas formas de alienação.
Outubro 19, 2012 at 4:19 pm
Muitos bons ainda saiem os jovens, com tudo o que se passa por aí!
Estes números ainda são só uma amostra do que está para vir.
Outubro 19, 2012 at 4:24 pm
E quando chegarem os sul americanos.. ui, ui…
Outubro 19, 2012 at 4:32 pm
Para citar o excelente texo do Farpas, este é o “admirável mundo das novas tecnologias” que está ao serviço da juventude:
“O grupo hacker Anonymous identificou várias pessoas suspeitas de serem responsáveis pelos abusos que conduziram uma adolescente canadiana de 15 anos ao suicídio.
Amanda Todd, recorde-se, suicidou-se semanas depois de ter publicado no YouTube um vídeo a denunciar o assédio de que fora alvo durante três anos. Um pedófilo terá convencido a adolescente a mostrar os seios através da internet quando esta tinha apenas 12 anos, utilizando depois a imagem para chantagear a vítima. Amanda não cedeu, e o criminoso acabou por divulgar a fotografia por familiares, amigos, colegas de escola da jovem e por toda a internet”.
Outubro 19, 2012 at 5:13 pm
não sei com é que muitos miúdos se aguentam neste mundo frenético do ter, ter, ter…..
enquanto os políticos e os “donos” do mundo não perceberem que o importante é o ser…………..
aqui em casa dá-se primazia ao ser,
feliz,
realizado,
ser amigo,
ser filho….
se os meus filhos não podem confiar em mim……. em quem vão confiar….
temos que ter os olhos, ouvidos e o sexto sentido sempre alerta.
Outubro 19, 2012 at 5:20 pm
aqueles inquéritos eram feitos com muita pouca vontade e muita pouca seriedade…ninguém me contou! fui eu que vi…
mas que as há, há…claro! infelizmente
Outubro 19, 2012 at 7:33 pm
Perspectivas muito sombrias de futuro para este mundo.
E a culpa principal é dos mais velhos, da corja que nos tem desgovernado!
Outubro 19, 2012 at 7:43 pm
Olhando à volta, o que é que a juventude encontra?
Se até o Passos Coelho os manda emigrar! Depois admirem-se de eles se refugiarem nessas coisas “proibidas”, que são as mais apetecidas.
E na escola quem tem que gramar com isto tudo, enxovalhados e mal pagos, somos nós.
Outubro 19, 2012 at 8:07 pm
Com esta crise, com as pessoas cada vez mais desesperadas e infelizes, com os jovens sem nenhumas perspetivas, preparem-se para a onda de choque nas escolas.
Os nossos filhos desde há muitos anos que são os primeiros a ter piores perspetivas de vida que as nossas. Com tanto desemprego como é que esta geração pode levantar a cabeça e pensar em ter família?
Outubro 19, 2012 at 8:41 pm
É beber para esquecer, mas eles deviam antes revoltar-se a sério contra a quadrilha que tomou conta do país.
Perdidos por perdidos…
Outubro 19, 2012 at 10:09 pm
#6 Os inquéritos não devem andar muito longe da verdade.
Em qualquer caso, parecem apontar uma tendência inequíoca. Isso é que nos deverá fazer reflectir.
Outubro 19, 2012 at 10:09 pm
inequívoca
Outubro 19, 2012 at 10:33 pm
Eu acho é que se aqueles números pecam, é por defeito, basta a gente estar atenta.
Outubro 20, 2012 at 3:02 am
O consumo de álcool (parece que) tem vindo a diminuir, talvez seja o que de positivo resulta da Educação para a Saúde (se é que se pode estabelecer causalidade entre ambos). Mas o consumo de drogas é extremamente preocupante, 10% em tão tenra idade.