… e o seu papel na validação das políticas educacionais do engenheiro foi uma das constantes mais constantes da sua acção presidencial de promulgação.
Incluindo aquelas em que os professores passaram a trabalhar mais horas e em mais funções em troca de uma sucessiva degradação das suas condições laborais. Aquelas em que a sua dignidade profissional foi sendo torpedeada diariamente, anos a fio, enquanto o senhor Presidente defendia, em público e nos bastidores, quem mais nos aviltou nos últimos anos, aceitando fazer inaugurações em acções de propaganda política do governo de então, em alguns casos de obras que sabemos como foram conduzidas pela Parque Escolar, esse interessante recurso para agilizar processos.
Ouvi-lo (ou lê-lo) em passagens como a seguinte provocam-me pensamentos que não devo explicitar na sua extensão mais extensiva porque seria possível alguma falta de civilidade, a qual sei dever à sua pessoa enquanto ser humano e em virtude das funções que desempenha.
Vai-me desculpar que, por isso mesmo, passe sem especial interesse sobre as suas múltiplas referências à necessidade de dignificar o que faço, quando durante anos, por omissão ou assinatura explícita, permitiu que me ofendessem do ponto de vista profissional, de modo simbólico ou material.
Tenho 47 anos, ganharei neste ano lectivo menos do que quando entrei para a carreira (e posso esticar a coisa até ao ano da profissionalização, ali por 2000) e trabalho mais horas, ou minutos como agora se mede (de forma tão digna) o meu trabalho.
Há muito que faço mais com menos. Posso documentar, se isso for necessário.
Agradeço, portanto, que se tenha lembrado de mim – tão tarde! – por palavras, que se juntam às do actual MEC – exerço a profissão mai’linda do mundo – e do ministro Gaspar – pertenço ao melhor povo do mundo – mas, se me permite, agradeço apenas formalmente, nas palavras, que não nos pensamentos e em actos.
Assim como, há que dizê-lo com frontalidade e sem receios, o senhor Presidente apenas tem valorizado os professores em palavras, de quando em vez, mas não em actos. Quanto aos pensamentos, a cada um os seus. Os meus, neste exacto momento, não são da melhor estirpe…
Outubro 5, 2012 at 7:03 pm
O Zr. Presidente já estava neste estado quando o elegeram pela primeira vez. Mas a escolha era entre um cérebro ou fígado decadentes.
Outubro 5, 2012 at 7:06 pm
Os professores serão os construtores do futuro. Ele bem o confessa. Enquanto não puser a malta toda a trabalhar nas obras não descansa.
Outubro 5, 2012 at 7:16 pm
Senhor Presidente, não sei se o senhor é o pior presidente do mundo, mas não é, seguramente, o melhor. Longe disso…
Outubro 5, 2012 at 7:21 pm
Nem o ouvi. Não me interessa, nadinha, do que o PR diz.
Outubro 5, 2012 at 7:21 pm
Raios parta o homem !
Terapia da fala,já!
Outubro 5, 2012 at 7:22 pm
E ele não se interessará, eventualmente, por nada do que eu pense sobre ele.
Outubro 5, 2012 at 7:23 pm
“partam” ,bem partidinho !
Outubro 5, 2012 at 7:23 pm
Pois eu que nã sô prof,digo assim uma á moda do taxi: – ÓH SILVA VAI BADAMERDA-!!!! Ai Buiça, pá……
Outubro 5, 2012 at 7:24 pm
Depois, aquela postura rígida, aqueles discursos sem nenhum conteúdo, vulgares, serôdios… não há saco!
Outubro 5, 2012 at 7:26 pm
Saudades de Ramalho Eanes.
Outubro 5, 2012 at 7:31 pm
Aquele cabelo empastado,aquele escalope ,aquela Maria,aquele…etc
Outubro 5, 2012 at 7:36 pm
Ouvir este presidente dizer as palavras que o Paulo transcreve é um insulto à Escola, aos professores e à democracia. Talvez o Sr. residente não leia blogues mas se ler este gostava de lhe deixar uma mensagem muito sincera, vinda do fundo do coração: Demita-se porque é um dos responsáveis, por acções e omissões, pela situação em que nos encontramos. Ouvi-lo a dizer isto é como ouvir um criminoso a falar da importância da polícia na prevenção dos crimes e na seguraça das populações. Em resumo, ouvi-lo a dizer isto dá-me asco. Demita-se e abandone o País.
Outubro 5, 2012 at 7:37 pm
13
Outubro 5, 2012 at 7:46 pm
Absolutamente de acordo… cá, por casa, já proferi uma vintena de impropérios…
Terão que fazer um esforço para compreender o discurso num contexto do ” a bem nação” (atenção, não dos portugueses), de sacrifícios para todos (os que lá estavam foram todos de bicicleta ou no seu carrito com gasolina paga do seu bolsinho), a bem do “Portugal de amanhã” (que alguém tem que voltar para trabalhar e aqui descontar para sustentar as mordomias de tantos lordes… se bem que já estejam aviados… mas, mais um quanto é justo para pagar a dignidade dos cargos)… ´
.
.. ele estava é a referir-se aos do superior (ficou assim no discurso para não ser tão fracturante… para não parecer tão hipócrita… para coiso e tal…)… afinal, este sr. deu a bênção, a presença e o aval a todas as mentiras, má fé, ilegalidades e malfeitorias que os governos de sócrates conduziram contra os professores e as escolas.
Outubro 5, 2012 at 7:48 pm
Eu deixei de ouvir esse e outros senhores, não aguento mais tanta hipocrisia. GOVERNO E PRESIDENTE DA REPUBLICA AO CONTRÁRIO, OLHEM Á VOSSA VOLTA. DEMITAM-SE POR FAVOR, CONVOSCO ATÁ O AR DE TORNA IRRESPIRÁVEL
Outubro 5, 2012 at 8:04 pm
O meu contributo comemorativo, na sempre exaltante memória da ética republicana:
Outubro 5, 2012 at 8:31 pm
Na “mouche” Guinote…
Demita-se este presidente… Corte-se em mais este cargo! Estamos fartos de consensos, de apartidarismos, de cinzentos, de neutrais… Para isto, estar neste cargo um “cara de pau” ou um toco é a mesma coisa!
Já agora, há muito que sinto que somos nós professores que seguramos este descalabro a nível social, económico, cultural e humano. Entramos na escola cada vez mais revoltados, mas está nas nossas mais profundas entranhas… Apesar das vezes sem conta que dizemos a nós próprios “somos funcionários publicozecos, nem mais uma hora, nem mais um minuto…” perante os nossos alunos tudo se esquece, Aborrecemo-nos com a má educação, corrigimos… Redobramos a paciência ao repetir, ao explicar, ao mudar de estratégias, para que o nossos alunos aprendam o que vem nos livros e o que vem na vida, Damos o afago, o sorriso… E até, quantas vezes, o pão.
Zangamo-nos com os seus desvarios, alegramo-nos com os seus sucessos,
Saímos da escola, o cérebro amarfanhado, acompanhados pelos risos inconsequentes dos nossos alunos, angustiados por eles, por nós. A sensação de dever cumprido só no fim do ano… E mesmo assim.
Não é a profissão “mai’ linda não”… (vá pr’o caraças Sr. Crato com as visões aparvoadamente românticas) É das mais difíceis, das mais desgastantes, das que tem maiores responsabilidades.
Recompensas? Medalhas de cortiça e aquilo que eu chamo de “profunda solidão” perante o desconhecimento ou a apatia de quem não sabe o que é ser Professor.
Outubro 5, 2012 at 8:31 pm
E enquanto o Anibal diz as suas baboseiras republicanas….Dom Duarte faz o verdadeiro discurso do 5 de Outubro:
http://estadosentido.blogs.sapo.pt/2249452.html
http://estadosentido.blogs.sapo.pt/2249957.html
http://estadosentido.blogs.sapo.pt/2249501.html
Para quando a restauração monárquica?
Outubro 5, 2012 at 8:42 pm
#18,
Quando arranjarmos um candidato a rei como deve ser falamos nisso?
Outubro 5, 2012 at 8:53 pm
Candidato a rei como deve ser?….Querem lá ver que o Paulo Guinote é mais um dos que, juntamente com Nuno da Camara Pereira, defendem que o verdadeiro herdeiro da coroa portuguesa é o Duque de Loulé?
Outubro 5, 2012 at 8:55 pm
O Dom Duarte tem apenas uma qualidade:
-ter sido multado (em simultâneo comigo) na zona do Estádio Nacional,por excesso de velocidade.
Tudo o resto,esquece.
Gosto muito de ti “mor “,diz o “rei ” à Zabelinha.
Outubro 5, 2012 at 9:11 pm
O REI SIANOUK PODE SER???
Outubro 5, 2012 at 9:16 pm
#20,
Não, não sou um legitimista.
Apenas quero um rei com bigode simétrico.
Outubro 5, 2012 at 9:16 pm
Bom….princesa todo poderosa Portugal já tem!
Outubro 5, 2012 at 9:25 pm
#24,
CAnto superior esquerdo ou “cacha”?
😆
Outubro 5, 2012 at 9:31 pm
Bom…de facto não falta quem diga que o Mário Soares é assim a modos que o Rei desta III República. Isso faria de Maria Barroso uma espécie de rainha.
Outubro 5, 2012 at 9:41 pm
Rainha-trisavó.
Outubro 5, 2012 at 9:46 pm
http://bulimunda.wordpress.com/2012/10/05/deixo-me-ir-como-me-apraz-indo-por-ai/
Outubro 5, 2012 at 10:31 pm
Sr. Cavaco Silva tenho vergonha de o ter como Presidente da República.
Outubro 5, 2012 at 10:37 pm
Sr. Cavaco Silva você é o Comandante Supremo das Forças Armadas, sabe o que fez hoje?
Hasteou a bandeira de Portugal ao contrário e o que fez quando se apercebeu?
Sorriu!
Se estivesse no seu lugar, voltava a içar a bandeira…correctamente.
Assim se medem os Estadistas.
Sabe o que significa hastear a bandeira como o fez?
Capitular ao inimigo.
Irónico, não é?
Faço-lhe um pedido:
Demita-se!
Não me envergonhe mais!
Outubro 5, 2012 at 11:31 pm
#12
Completamente de acordo!
Outubro 6, 2012 at 12:18 pm
#0
#12
Certíssimo!
Já não há paciência para escutar os discursos cínicos e hipócritas deste PR!
Mais valia estar calado, como fica sempre em que importaria que falasse. 😦
Outubro 6, 2012 at 12:57 pm
Quando ouvi os “elogios” à educação e me lembrei do meu CEF, que está na aula como se estivesse no WC, e de um aluno que em vez de dizer a ficha disse a p*****….disse para mim, realmente a escola está muito bem. Há muito ambiente de trabalho! Claro que desliguei logo o rádio. Ninguém quer ver a realidade…
Outubro 6, 2012 at 2:20 pm
#12 concordo plenamente….
Apoiado!!!!
A classe mais humilhada e rebaixada a todos os níveis com o consentimento desses cínicos/hipócritas …são de tão baixo nível, que depois, fazem este tipo de discurso…dá vómitos tanta indignação!!!!
Outubro 6, 2012 at 2:54 pm
Só para apoiar o conteúdo do texto do Paulo Guinote, bem como o #17. Sentimento absolutamente partilhado! FORA com estes crápulas todos! Trabalho, trabalho, e mais trabalho e recompensa nenhuma- à exceção da dos alunos. Não posso deslocar-me mais do que as pernas me permitem, porque não tenho dinheiro para mais! PORRA! Isto é indigno e humilhante!
Outubro 6, 2012 at 3:40 pm
http://margarida-alegria.blogspot.pt/2012/10/aimagem-do-dia-de-ontem-5-de-outubro.html
Outubro 6, 2012 at 4:13 pm
Eu se fosse o Cavaco Silva pintava a cara de preto e cavava um buraco bem fundo para me enfiar lá dentro.
Hastear a bandeira ao contrário, não dar por ela e ainda continuar a rir-se como se nada fosse??
O Cavaco das anonas, das vaquinhas, da reforma que é pouca e não chega, há muito que ultrapassou todos os limites, mas o episódio de ontem é de uma… (é melhor não adjectivar porque o que me vai na alma não é nada civilizado)
Claro que já se devia ter demitido há muito.
Mas melhor seria se nunca tivesse sido reeleito. Mas foi.
Poi eu acho que aquele candidato com quem tantos gozaram seria um presidente melhor, porque pior do que este é impossível.
Outubro 6, 2012 at 4:14 pm
E prefiro nem comentar as coisas que diz.
Outubro 6, 2012 at 7:28 pm
Agora é que Sua Excelência se lembra da importância do papel dos professores em Portugal!…
Quem se não lembra do apoio dado às insidiosas políticas de MLR e WL de menorização do papel dos professores!…
Tenhamos memória!…
Outubro 7, 2012 at 5:28 pm