O problema é que mesmo quem percebe de números, nem sempre acerta nas contas e nos métodos. Este é o relatório mais recente sobre o financiamento da educação pública nos EUA.
Embora clicando se aceda ao relatório completo, eu seleccionei dois singelos quadros para demonstrar como em 20 anos (incluindo administrações democratas e republicanas) o investimento por aluno duplicou e como a estrutura dos encargos com salários não é muito diferente da nossa.
Na pátria do liberalismo mais liberal.
Também é interessante para comparar as fontes de financiamento, entre o estado federal, os estados e as autoridades locais.
Claro que as emílias laranjas podem – na esteira da cegueira da festa do chá -contra-argumentar com a minha prática profissional, com o desempenho escolar da minha filha, com o tema do meu doutoramento, mas isso só revela nervosismo.
A antecipação das conclusões de um estudo alegadamente a ser feito para o MEC revela outra coisa: que as fugas de metano e o muro de silêncio são muito selectivos.
Se o ministro lesse blogues, ainda acreditaria que fossem relvices. Como não lê acredito que é apenas alguém que, com inside information, a usa de forma abusiva. O que, de certa forma, é a essência da relvice.
Setembro 23, 2012 at 5:02 pm
Não sei se simplifica demasiado a questão, mas creio que tudo se resume a uma frase dita e redita muitas vezes:
Se a educação é cara, experimentem a ignorância…
Setembro 23, 2012 at 5:30 pm
Ninguém me tira da cabeça que a Dona Emília ficou muito chateada com a divulgação do antro que é o Grupo “G.do PS”:
Corrupção, filh@ da putice, tudo à conta do meu dinheiro e da comida que não entra na boca do meu filho.
Eu se fosse ministro fechava-lhe a torneira de hoje para amanhã.
Estes pseudos liberais de algibeira são um espectáculo.
Ver este vídeo revela muito do que para aqui grassa.
Giro é ver logo no vídeo onde fica e o que faz uma fundação que se vem a saber é do Montepio Geral.
E fecham o fim do vídeo: são 40 e acreditem que não vai extinguir nenhuma.
21 SET 2012
Duração: 53 min
Onde para o monstro da despesa pública?
Entre observatórios, institutos e fundações, há milhares de organismos que vivem à custa do Estado sem nunca terem sido fiscalizados.
Na semana em que o governo decidiu extinguir 40 fundações, o “Sexta às 9” foi investigar o que fazem e para que servem … e descobriu autênticas instituições-fantasma.
Setembro 23, 2012 at 5:32 pm
E vejam o fim do vídeo.
Enfim…
Setembro 23, 2012 at 5:33 pm
Fecham? Fechar o quê.
Setembro 23, 2012 at 5:33 pm
Setembro 23, 2012 at 5:34 pm
O país pseudo liberal da Dona Emília:
Setembro 23, 2012 at 5:35 pm
Setembro 23, 2012 at 5:35 pm
Ó Dona Emília eu sei o que o Nuno Crápula anda com ideias, mas, ele que esqueça:
Fica se dentes.
Setembro 23, 2012 at 6:12 pm
E depois ainda tenho de aturar estes cromos a chamarem sempre calão ao povo.
A culpa do país estar assim é do povo, ó cromo?
Chamam-nos de piegas, calões, etc.
Um dia destes as “elites” levam com um pau na cabeça, vocês pensam que o povo é manso e burro de carga.
Portugal «país de muitas cigarras e poucas formigas», diz Miguel Macedo
Publicado hoje às 15:34
Em Vouzela, o ministro da Administração Interna disse ter feito esta referência à fábula da cigarra e da formiga como uma «pedagogia para os tempos difíceis».
(…)
Ler mais:http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=2786361
Setembro 23, 2012 at 6:17 pm
Ministro diz que há poucos portugueses trabalhadores
(…)Talvez agastado pelos protestos e vaias de um grupo de elementos da comissão de luta contra as portagens nas auto-estradas A24, A25 e A23, o ministro Miguel Macedo, que já foi líder parlamentar do PSD, disse diante de uma plateia de bombeiros em Campia, Vouzela, que Portugal “não pode continuar um país de muitas cigarras e poucas formigas”. Traduzindo, o ministro disse que o país não pode continuar a ser um país de muitos que vivem na “boa vida” e poucos que trabalham.
(…)
Ler mais:http://www.esquerda.net/artigo/ministro-diz-que-h%C3%A1-poucos-portugueses-trabalhadores/24738
Setembro 23, 2012 at 6:45 pm
Ministro Macedo: “Portugal não pode ser um país de muitas cigarras e poucas formigas!”.
– Difícil com um governo de papa-formigas, que papam tudo…
Extorquido ao Américo Mascarenhas no facebook
http://aventar.eu/2012/09/23/zoologia/
Setembro 23, 2012 at 6:49 pm
LIVRESCO CONTA-LHE AO MACEDO ESTA HISTÓRIA SOBRE ESSES ANIMAIS…outra versão…
Setembro 23, 2012 at 6:49 pm
Ó Dona Emília a Directora Regional de Educação do Centro deu uma entrevista:
“Há muitos estabelecimentos de ensino em Coimbra”
(…)
A diminuição de turmas nos colégios ligados à Igreja é uma política a prosseguir nos próximos anos letivos?
Essa medida, referente apenas às turmas financiadas pelo ministério, foi o cumprimento de um acordo que já tinha sido estabelecido em 2011, na altura ainda com o anterior Governo. Para todos, pois não há distinção alguma por serem de inspiração católica ou não. O objetivo, à época, era reduzir progressivamente os contratos de associação, até à sua extinção total no caso de três colégios em Coimbra. Com a entrada em funções do atual Governo, foi assinado em agosto de 2011 um protocolo com as associações representativas destes estabelecimentos de ensino e que lhes permitiu corrigir apenas 50 por cento do inicialmente previsto no acordo. Uma medida a dois anos e que acabou por ser cumprida no atual ano letivo.
Como é que se processava?
No caso do Colégio Rainha Santa e São Teotónio, a redução inicial era de 15 turmas (em contrato de associação). Ambos teriam que cumprir a redução de sete turmas em dois anos letivos. Em 2011/12, a redução incidiu em três turmas, pelo que, em 2012/13, nos termos do protocolo, deveriam reduzir quatro turmas. Ambos mantêm oito turmas financiadas pelo ministério e o compromisso de reavaliar até final deste ano letivo toda a rede do particular e cooperativo.
Que comentário lhe merece a crítica feita pelos responsáveis dos colégios?
Os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo assinaram o protocolo. As responsáveis do Colégio Rainha Santa reuniram comigo e confirmaram que sabiam desta redução. Ao contrário, os responsáveis do Colégio S. Teotónio mostraram-se surpreendidos. Em abril, comunicámos por escrito aos estabelecimentos que se iria dar cumprimento aos acordos e protocolos. Em inícios de agosto comunicámos a rede aprovada pelo secretário de Estado. A reacção causou-me alguma estranheza. Compreendo melhor a reacção dos encarregados de educação, pois não estariam na posse de toda a informação e foram apanhados de surpresa, mas estiveram sempre de boa fé.
Isso significa que a rede escolar do ensino público e privado será revista?
Eu julgo que a rede escolar de Coimbra merece uma análise aprofundada. Muita gente fala, conhece, discute, mas são poucos aqueles que se juntam para tomar decisões. Uma decisão que não caberá unicamente ao ministério, mas também à cidade e aos agentes educativos, sejam privados ou públicos.
Existem ofertas semelhantes de ensino público e privado em certas áreas da cidade?
Há muitos estabelecimentos de ensino em Coimbra e nós temos vindo a assistir a alguma redução da população escolar. Coimbra deixou de atrair os alunos como há alguns anos atrás. Os concelhos à volta de Coimbra também construíram a sua oferta e fixaram mais as suas populações. Isto levou a que Coimbra tivesse perdido alguma da sua capacidade de atração de alunos de fora do concelho. Por outro lado, as intervenções da Parque Escolar aumentaram o número de salas nessas escolas. Estes factores, aliados à quebra da natalidade e emigração, acentuam o desequilíbrio entre os equipamentos e as reais necessidades.
O problema é só de Coimbra?
Não, é de toda a região Centro. Na área da DREC, registamos no presente ano letivo a diminuição de 3.500 alunos em relação ao ano anterior no pré-escolar e no 1.º ciclo.
(…)
Ler mais:http://www.asbeiras.pt/2012/09/ha-muitos-estabelecimentos-de-ensino-em-coimbra/
Setembro 23, 2012 at 6:51 pm
#12:
Os tipos cada vez que abrem a boca espalham-se, é o que dá serem um governo de iletrados.
Setembro 23, 2012 at 6:52 pm
Não sei porquê, mas talvez haja alguma relação entre esta notícia e a questão da educação, dos seus custos (materiais, sociais, humanos), nos States ou noutos lados…
“EUA: Jovens de 13 anos matam idosa e vão comer pizza
Dois adolescentes de 13 anos, de Wisconsin (EUA), mataram brutalmente uma idosa, roubaram-lhe o dinheiro e foram comprar pizza, divulgou o ‘New York Daily News’. A vítima, de 78 anos, era bisavó de um dos rapazes.” (CM).
E também não sei bem a que propósito, se foi pelo valor da educação, veio-me à memória este provérbio espanhol: “Cria corvos e eles comer-te-ão os olhos”.
👿 👿
Setembro 23, 2012 at 7:49 pm
Quem é a emília que agora aparece em todos os posts? o que é que me está a escapar? 🙂
Setembro 23, 2012 at 8:09 pm
Com certeza algum ser do pântano
Setembro 23, 2012 at 11:17 pm
16
… um qualquer “pamonha” masoquista, armado em chico-esperto do sistema, lacaio à espera do reconhecimento do seu senhor pelos serviços prestados, que engoliu uma cassete (das pequeninas) cuja digestão lhe estará a entupir o “cérebrozito” …
Setembro 23, 2012 at 11:25 pm
A Emília tem GPS? 😀
Setembro 23, 2012 at 11:28 pm
#19
Acho que é mais o GPS a tê-la a ela…
😆
Setembro 23, 2012 at 11:32 pm
#16
Emília Zapata.
Setembro 23, 2012 at 11:37 pm
#21
Não falta no Zapata um “u” em vez de um “a”?
😀
Setembro 23, 2012 at 11:41 pm
😆