Se tivesse de escolher um artigo favorito do novo Estatuto do Aluno e Ética Escolar, o artigo 21º estaria certamente no top 3.
Não apenas pela extensão e muito deficiente formulação, mas muito em especial pelo delicioso efeito de cascata que se encontra nos seus quatro primeiros e antológicos parágrafos/números…
O nº 1 dá-se ao requinte de remeter para o número anterior, um hipotético mas inexistente nº 0. Pode pensar-se que remete para o último nº (o 11) do artigo 20º, mas nada nos garante que assim seja, até porque esse eventual número anterior remete, por sua vez, para os nºs 3 e 9 dess’outro artigo, o 20º.
Já o nº 2 remete para o nº 1 (o tal que remete para um indeterminado anterior), enquanto o nº 3 remete para o nº 2 e o nº 4 remete, primeiro, para os nºs 1 e 2 e, logo a seguir, para o nº 3.
Claro que tudo isto poderia ter sido escrito de forma clara, enunciando de forma explícita do que se trata, mas depois como é que os DT, os coordenadores de DT, os Conselhos Pedagógicos e, quiçá, as Direcções, ocupariam parte do seu tempo em leituras e debates, antes de pedirem à respectiva DRE (ou a alguém especializado em Artes Divinatórias e Obscuras Do Juridiquês Educativo na estrutura do MEC) o esclarecimento com a interpretação verdadeira e legítima do linguajado exposto?
Setembro 10, 2012 at 6:11 pm
“Claro que tudo isto poderia ter sido escrito de forma clara, enunciando de forma explícita do que se trata, mas depois como é que os DT, os coordenadores de DT, os Conselhos Pedagógicos e, quiçá, as Direcções, ocupariam parte do seu tempo em leituras e debates, antes de pedirem à respectiva DRE (ou a alguém especializado em Artes Divinatórias e Obscuras Do Juridiquês Educativo na estrutura do MEC) o esclarecimento com a interpretação verdadeira e legítima do linguajado exposto?”
Ocuparão parte do seu tempo nisso….e em muitos casos mostrarão grande empenho em arrastar interminávelmente essas discussões. O que não falta são DT, coordenadores de DT e Conselheiros Pedagógicos que se comprazem em analisar aprofundadamente este tipo de documentos. O Ministério da Educação sabe bem disso….
Setembro 10, 2012 at 6:21 pm
Digo mais, têm orgasmos.
Setembro 10, 2012 at 6:46 pm
Para quem queria lutar contra o eduquês…
Setembro 10, 2012 at 7:07 pm
Tudo isto poderia ter sido feito com pés e cabeça…mas não era a mesma coisa. 🙂
Setembro 10, 2012 at 7:09 pm
#3
Ia dizer a mesma coisa 😀 Há outras pérolas eduquesas saídas desta jóia de equipa liderada por alguém que se dizia anti coisa e tal.
Setembro 11, 2012 at 2:06 am
Há tanta idiotice no articulado do novo Estatuto do Aluno (com cujos princípios concordo na generalidade) que me parece que há um grupinho (com alguns juristas incluídos, obviamente) a tentar tramar o Crato. Bem sei que são textos diferentes mas a clareza (por exemplo) das metas de Matemática não se compara com a “embrulhada” dos textos de algumas normas do Estatuto.