“Desenvolver soluções criativas no âmbito das casas portáteis, aplicando princípios básicos da engenharia” – é sugerida a elaboração de exercícios em que o aluno
idealize e execute uma maqueta de uma habitação nómada,
valorizando os materiais sustentáveis.”
É um sinal que no futuro todos podemos ter uma zona de conforto em qualquer local do mundo.
#1-Arlindovsky:Aqui há uns anos (tenho de procurar isso)o ME apresentava como exemplo (de uma prova a ser elaborada na escola para um exame de equivalência à frequência de EVT) que seria realizavel numa cadeira de 12º…Este foi feito em cima dos joelhos…
Gosto do “cavalinho”…Para quê as plicas?
Uauuu! a tinta da china está metas curriculares, vou ver se lá encontro o tira-linhas
não resisti e li mais um bocadinho, a geometria volta em peso ao 3º ciclo (como previsto)
… e há exercícios propostos e bizarrias como a “isométrica de circunferências” para moer os miúdos e ver se odeiam tanto a disciplina como a matemática
mas nem percebi se a perspectiva isométrica é para dar, já a cavaleira e a dimétrica têm lá o seu lugar… mais bizarrias (mantêm as preferências do programa)
e às vezes deixaram o “c” na perspetiva outras vezes não… detalhes
falam no traçado da bissetriz e nada da mediatriz…. preferências
quando ler isto com atenção vou ficar mesmo doente
Continuando… se isto é mesmo tudo para dar… é absurdo, é tornar uma disciplina prática numa disciplina teórica… não clarifica a salgalhada do programa de EV (e de ajustamento) do 3º ciclo. Quem fez as metas não faz a mínima ideia do ritmo de aprendizagem dos alunos.
“Procura-se privilegiar um raciocínio orientado para o
que se quer significar, distinguindo as obras que evidenciam uma pré -informação, que retomam informação que ainda está presente na
memória, e as obras que antecipam informação que irá ser referida e
discriminada mais tarde.”
oDa, não haverá exame, mas prepara-te para inspeção pedagógica, porque ela está efetivamente prevista e as equipas móveis da inspeção estão a constituir-se para avançarem a todo o vapor. O acompanhamento das equipas das D’sRE acabou. Agora é mais a sério.
EVT é : Originalidade, Criatividade, Inovação, etc….
EV e ET (com estas metas) são: Disciplinas Rígidas, sem incentivo à critica/autocrítica onde 2+2 tem que ser 4… 😦
Alguém que diga a este Mate(Crato) que nem só de coisas concretas vive um ser humano, muito menos uma criança…
Enfim…
Destroi-se o que de melhor tinha o curriculo do 2º ciclo.
Acho que as meta curriculares para o 2º ciclo estão excessivamente ambiciosas.
No que diz respeito às metas para o 3º Ciclo, concordo com a metodologia. Mas questiona-se duas coisas:
1º – Os materiais e as respectivas faltas de material??? O papel dos E.E. e da escola para colmatar essas lacunas?
2º – A disciplina? Como gerir turmas de 30 alunos numa vertente prática e a várias velocidades se continuar a bandalheira e a indisciplina?
De resto concordo com a essencia. Já é tempo de deixarmos de brincadeiras e de lirismos. Eu sei muito bem o que é ter alunos da área de artes no ensino secundário que em EV pouco ou nada aprenderam como pré-requisitos. No ensino básico têm de ser aprendidas as coisas básicas mas que são essenciais. As casas têm de ser construidas pela base. E a base não pode ser uma “brincadeira” onde ninguém se entende.
Junho 29, 2012 at 7:29 pm
Gosto mais do último exemplo de exercício.
“Desenvolver soluções criativas no âmbito das casas portáteis, aplicando princípios básicos da engenharia” – é sugerida a elaboração de exercícios em que o aluno
idealize e execute uma maqueta de uma habitação nómada,
valorizando os materiais sustentáveis.”
É um sinal que no futuro todos podemos ter uma zona de conforto em qualquer local do mundo.
Estas metas parecem um livro de receitas.
Junho 29, 2012 at 7:35 pm
resta saber quem é o dono do terreno onde coloca a casa
Junho 29, 2012 at 7:36 pm
Receitas ?
Metas ?
E que tal fazer um bife ?
Junho 29, 2012 at 8:24 pm
Ui… cheguei só ao 4.2
4.2: Identificar diferenças entre cor e pigmento (teoria aditiva e teoria
subtrativa).
se calhar são as diferenças são entre a luz e o pigmento (ambas têm a ver com a cor)… teoria aditiva e subtrativa? Talvez mistura ou síntese
Não posso ler mais que ainda fico doente
Junho 29, 2012 at 8:31 pm
Só falta um exame às duas disciplinas.
Junho 29, 2012 at 8:48 pm
#1-Arlindovsky:Aqui há uns anos (tenho de procurar isso)o ME apresentava como exemplo (de uma prova a ser elaborada na escola para um exame de equivalência à frequência de EVT) que seria realizavel numa cadeira de 12º…Este foi feito em cima dos joelhos…
Gosto do “cavalinho”…Para quê as plicas?
Junho 29, 2012 at 8:52 pm
Uauuu! a tinta da china está metas curriculares, vou ver se lá encontro o tira-linhas
não resisti e li mais um bocadinho, a geometria volta em peso ao 3º ciclo (como previsto)
… e há exercícios propostos e bizarrias como a “isométrica de circunferências” para moer os miúdos e ver se odeiam tanto a disciplina como a matemática
mas nem percebi se a perspectiva isométrica é para dar, já a cavaleira e a dimétrica têm lá o seu lugar… mais bizarrias (mantêm as preferências do programa)
e às vezes deixaram o “c” na perspetiva outras vezes não… detalhes
falam no traçado da bissetriz e nada da mediatriz…. preferências
quando ler isto com atenção vou ficar mesmo doente
Junho 29, 2012 at 9:09 pm
Continuando… se isto é mesmo tudo para dar… é absurdo, é tornar uma disciplina prática numa disciplina teórica… não clarifica a salgalhada do programa de EV (e de ajustamento) do 3º ciclo. Quem fez as metas não faz a mínima ideia do ritmo de aprendizagem dos alunos.
Junho 29, 2012 at 9:18 pm
e muda tudo, tudo está mudando
que mundo este em que tudo muda
e quando muda o nosso minedu
só nos baralha mais do que ajuda
Junho 29, 2012 at 9:18 pm
#1
Isso é para dotar os jovens de competências que lhes permitam emigrar em toda a sua plenitude!
Junho 29, 2012 at 9:19 pm
Eu já disse, falemos de coisas sérias.
Junho 29, 2012 at 9:27 pm
“Procura-se privilegiar um raciocínio orientado para o
que se quer significar, distinguindo as obras que evidenciam uma pré -informação, que retomam informação que ainda está presente na
memória, e as obras que antecipam informação que irá ser referida e
discriminada mais tarde.”
Chuif….
Junho 29, 2012 at 9:45 pm
E vai tudo dar em doido em Setembro quando forem conhecidos os programas.
Junho 29, 2012 at 9:56 pm
oDa, não haverá exame, mas prepara-te para inspeção pedagógica, porque ela está efetivamente prevista e as equipas móveis da inspeção estão a constituir-se para avançarem a todo o vapor. O acompanhamento das equipas das D’sRE acabou. Agora é mais a sério.
Junho 29, 2012 at 9:56 pm
#11-Sim? Enforque-se o ministro.
Junho 29, 2012 at 10:20 pm
Não entendo :se as metas são assim tão importantes porque é que não há metas para outras disciplinas ?
Junho 29, 2012 at 10:32 pm
EVT é : Originalidade, Criatividade, Inovação, etc….
EV e ET (com estas metas) são: Disciplinas Rígidas, sem incentivo à critica/autocrítica onde 2+2 tem que ser 4… 😦
Alguém que diga a este Mate(Crato) que nem só de coisas concretas vive um ser humano, muito menos uma criança…
Enfim…
Destroi-se o que de melhor tinha o curriculo do 2º ciclo.
Manel
Junho 29, 2012 at 11:38 pm
17:Claro…Estavas à espera de quê?
Junho 30, 2012 at 1:29 am
Caro Guinote, o termo “material riscador” ou “meio riscador” sempre foi usado em “Desenho”!
Junho 30, 2012 at 1:52 am
Acho que as meta curriculares para o 2º ciclo estão excessivamente ambiciosas.
No que diz respeito às metas para o 3º Ciclo, concordo com a metodologia. Mas questiona-se duas coisas:
1º – Os materiais e as respectivas faltas de material??? O papel dos E.E. e da escola para colmatar essas lacunas?
2º – A disciplina? Como gerir turmas de 30 alunos numa vertente prática e a várias velocidades se continuar a bandalheira e a indisciplina?
De resto concordo com a essencia. Já é tempo de deixarmos de brincadeiras e de lirismos. Eu sei muito bem o que é ter alunos da área de artes no ensino secundário que em EV pouco ou nada aprenderam como pré-requisitos. No ensino básico têm de ser aprendidas as coisas básicas mas que são essenciais. As casas têm de ser construidas pela base. E a base não pode ser uma “brincadeira” onde ninguém se entende.
Junho 30, 2012 at 10:28 pm
http://margarida-alegria.blogspot.pt/2012/06/metas-e-lecas-ainda-educacao.html