Exmº Senhor

Director da Escola Secundária ***********

************, professora do quadro de escola do grupo 600, Artes Visuais, vem solicitar a demissão do cargo de coordenadora de grupo, no seguimento da conversa havida na passada semana.

Conforme então expus, existem importantes razões para tal pedido:

  1. Os cargos de coordenação pedagógica intermédia pecam por indefinições funcionais e consequente desvalorização.
  2. Esses cargos, se limitados a aspectos burocráticos ou executivos, são um factor de desresponsabilização colectiva. Cumprindo-se este modelo de gestão, os cargos que se exercem por nomeação esvaziaram-se da legitimidade democrática que lhes deu representatividade. São meros instrumentos de comunicação vertical, tendo-se empobrecido e minimizado.
  3. O tempo disponível para o cargo tem sido igualmente desvalorizado – noventa minutos da componente não lectiva, dos quais quarenta e cinco de presença obrigatória na sala de professores, (no caso do horário que me foi atribuído este ano, outros quarenta e cinco sobrepondo-se ao tempo superveniente para apoiar alunos ou projectos de índole pedagógica).
  4. O contexto que descrevi agudizou-se com as responsabilidades acrescidas, que justificam um maior esforço profissional – o trabalho com os alunos, as coordenações de curso, o desenvolvimento de projectos educativos, de voluntariado, a própria vida familiar e a participação cidadã.
  5. Prosseguir com um cargo que reputo de grande esforço para poucos resultados, tem significado um grande desgaste psicológico, provocando efeitos nefastos na consecução do que é fundamental – o trabalho com e para os nossos alunos.
  6. Creio ter desempenhado as minhas funções, nos últimos anos, como eleita ou nomeada, com igual respeito pelos princípios que devem nortear o serviço público de educação.
  7. Com o mesmo respeito, venho assegurar-lhe, deferido o meu pedido, a mesma disponibilidade na construção e desenvolvimento do nosso projecto educativo.

Com os melhores cumprimentos

Vila Nova de Gaia, 24 de Outubro de 2011