Para participar pela manhã no 1oº encontro do FLE e à tarde numa reunião de um centro de estudos da FCSH a que pertenço.

Qualquer das actividades relaciona-se com a Educação ou a minha área disciplinar de origem, a História. Mas nada disto tem um espaço próprio para eu justificar a falta às aulas, para as quais deixei os respectivos materiais de apoio aos colegas que eventualmente me substituam. Nem como formação, nem como nada.

Para participar nestas iniciativas devo faltar e descontar um dia nas minhas férias.

O mesmo se passava com as conferências na Buchholz ou outras actividades em que tenho estado (e continuarei a estar) envolvido.

Assim como nada disto tinha ou tem cabimento de forma positiva nos modelos de ADD.

Durante muito tempo, criticaram-se os professores por se fecharem na docência, nas escolas e na sua sala de aula, salvo as passeatas tradicionais em que se visitavam coisas já conhecidas (mas que não pelos alunos, é verdade). Que deveriam trocar experiências, manter-se em permanente actualização, aprofundar os seus conhecimentos. Que deveriam ser capazes de ver para além do seu quintal (nos primeiros tempos deste blogue recebi uns mimos desse tipo).

Afinal… tudo agora é o inverso do que já foi. Licenças para especializações (mestrados, doutoramentos) são cada vez menores e há mesmo alguns opinadores que consideram isso um luxo. O país está pobre, devemos enveredar pela mediocridade global.

Dispensas para participação em iniciativas deste tipo deixaram de existir há vários anos, ficando por conta e risco dos interessados ou apenas pelos fins de semana.

Restam os 102. Amanhã vou dar uso ao primeiro dia de falta ao meu serviço lectivo. E vou gostar. E vou aprender alguma coisa. E vou fazer tudo aquilo que há uns anos se dizia ser essencial para o lifelong learning de um professor, para a sua valorização.

Agora já não é nada assim: formação ao nível de escola, fora do horário, em período pós-laboral, roubado à família e ao lazer. Trabalho de investigação desaconselhado, se não for paroquial. Participação em eventos só se for em reuniões sobre reuniões sobre reuniões ou

Da docência andam a retirar tudo o que lhe dava forma. Restará o esqueleto.

E ainda querem resultados?

 

Anúncios