Testemunho chegado por mail com a devida identificação de quem remeteu:

Paulo,

Vive-se um verdadeiro “lamaçal” nas escolas. Como é possível uma escola ter mandado professores a DACL e agora serem lá colocados outros DACL´s? Estou a falar do meu agrupamento, onde o diretor mandou 2 professoras do 1º CEB a DACL, e agora vejo que hoje foi colocada lá…também uma DACL para uma vaga que existia…ainda continuam a faltar professores…mas as colegas que eram do quadro de escola, entretanto movidas para quadro de agrupamento, foram à vida…Isto está a bandalheira! Principalmente porque era do conhecimento de todos o “amor” do diretor pelas pessoas em questão…Querem dar mais autonomia na escolha dos docentes? Pelo amor de Deus…hoje eles, amanhã nós!!! Haja transparência! Uma das colegas é sindicalizada, mas ninguém faz nada…

Cumprimentos.

R.

Há algum tempo atrás dei apoio a uma reclamação e depois recurso hierárquico para a respectiva DRE que protestava quanto a uma situação equivalente.

A Direcção alegou o desconhecimento, à data da elaboração dos horários, do número exacto de turmas que iriam abrir no ano lectivo seguinte (o que era corrente, no agrupamento em causa, ser falso) e a DRE fez por engolir e considerou improcedente o recurso.